Вы находитесь на странице: 1из 15

Mdulo: Educao Bsica de Adultos (EBA) e Desenvolvimento

Ensaio

Tema: Funcionalidade da educao bsica de adultos em especial para a mulher Docentes: Domingos Buque (Mestre) Antnio Espada (Mestre)

Estudante: Leovigildo Faite (leovigildo.faite@gmail.com)

Maputo, Setembro de 2010

NDICE 1. Ttulo....2 2. Introduo2 3. Problema, Justificao.........2 4. Objectivos (Geral e Especfico)...3 5. Reviso da Literatura...3 6. Apresentao da Entrevista e interpretao dos seus resultados.9 7. Metodologia...10 8. Referncias Bibliogrficas....12 9. Anexo (grelha de entrevista)..14

1. TTULO: Funcionalidade da educao bsica de adultos em especial para a mulher 2. INTRODUO O presente trabalho constitui uma das exigncias para apresentao do ensaio final para a cadeira de Educao Bsica de Adultos e Desenvolvimento (EBA). De acordo com os dados disponveis no senso do Instituto Nacional da Alfabetizao ano 2007, apesar dos esforos do Governo em maximizar as taxas de analfabetismo em Moambique a realidade manda dizer que este ainda um desafio com enormes barreiras por ultrapassar. Seno vejamos, a provncia de Cabo Delgado regista actualmente a maior taxa de analfabetismo com 66.6%, Tete 56.2%, Sofala com 43.3% e Gaza com 38.5%. Afim de fornecer uma contribuio no contexto da educao bsica de adultos, o trabalho retratar uma estria de vida de uma mulher que pode confirmar ou desconfirmar a ligao entre: educao bsica de adultos e desenvolvimento e para isso recordamos a definio da educao de adultos segundo alguns autores: uma actividade intencionalmente desenhada com o objectivo de proporcionar conhecimentos queles cuja idade, regras sociais, auto-percepo os define como adultos Merriam e Brockett (1997). a educao dirigida para adultos de forma isolada ou em grupo, cujo objectivo conferir nestes, conhecimentos e aptides, capacidades e competncias de ordem intelectual, efectiva, fsica, artstica, profissional e social (MINED, 2001)

3. PROBLEMA, JUSTIFICAO O problema geral contextualizao da Educao Bsica de Adultos e Desenvolvimento em Moambique versus aplicabilidade na prtica.

4. OBJECTIVOS (GERAL E ESPECFICO) a) Objectivo geral Contextualizao entre os aspectos tericos da educao bsica de adultos e desenvolvimento e a realidade prtica. b) Objectivo especfico Retratar uma estria de vida de uma mulher que pode confirmar ou desconfirmar a ligao entre: educao bsica de adultos e desenvolvimento 5. REVISO DA LITERATURA Em Moambique, a maioria da populao de origem Bantu, e uma minoria de origem asitica e europeia. A lngua oficial o Portugus, o qual falado por cerca de 40% da populao (INE, 1997). Segundo Caccia-Bavia e Thomaz (2001), a comunicao diria efectuada nas lnguas maternas, e somente 8,8% da populao fala a lngua portuguesa. Esta situao deve-se a fraca penetrao da lngua portuguesa no meio rural, na medida em que, no perodo colonial, era destinada a uma elite (os colonos e os assimilados). Aps a proclamao da independncia, a FRELIMO adoptou a lngua portuguesa como lngua oficial, de forma a garantir a afirmao da igualdade e identidade de todos os moambicanos dos mais diferentes grupos tnicos (ibidem). Por seu turno, Gmes (1999) alerta que a escolha da lngua portuguesa como lngua de ensino, lngua desconhecida pela maioria da populao, priva-se, partida, da possibilidade de adquirir os cdigos mais adequados para ler o seu mundo e sua realidade scio-cultural. Para Mrio e Nandja (2005), um dos factores que contribui para a fraca participao e os elevados ndices de desistncia dos programas de alfabetizao e educao de adultos em Moambique o facto de a grande maioria da populao, de origem Bantu, no dominar a lngua portuguesa, a lngua oficial e de ensino do pas.

Por outro lado, verificou-se que maioria dos adultos interessados em frequentar as turmas de alfabetizao em lngua portuguesa era do sexo masculino, concentrada na zona urbana. Neste contexto, em 1991, o Governo introduziu o Programa de Alfabetizao em Lnguas Moambicanas, no mbito do Projecto de Educao Bilingue de Mulheres. Na fase inicial, foram seleccionadas duas lnguas do norte (Emakhwa e Nyandja), duas do centro (Sena e Ndau) e uma do sul (Changana). De modo semelhante, a Estratgia do Subsector de Alfabetizao e Educao de Adultos 2001-2005 preconizava a reviso, adequao e multiplicao de materiais instrucionais j existentes, principalmente nas lnguas portuguesa, Emakhuwa, Changana, Rhonga, Nyanja, Mwani, Sena, Ndau, Makonde e Yao, e a elaborao de materiais em mais lnguas moambicanas, nomeadamente, Lomw, Nyungwe, Tewe, Brue, Copi, Tonga, Tshwa, e Chuwabo, evidenciando assim a relevncia que as lnguas nacionais possuem nos diferentes contextos de aprendizagem.

Paulo Freire (1987), em Pedagogia do Oprimido, afirma: Ningum educa ningum, nem ningum aprende sozinho, ns homens (mulheres) aprendemos atravs do mundo Em Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) diz: Ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo ou a sua construo O conceito de adulto defendido por Oliveira (1998) , de forma simplificada e resumida, o de um indivduo maduro o suficiente para assumir as responsabilidades por seus actos diante da sociedade. Adulto aquele indivduo que ocupa o status definido pela sociedade, por ser maduro o suficiente para a continuidade da espcie e auto-administrao cognitiva, sendo capaz de responder pelos seus actos diante dela. A educao de Adultos a educao dirigida para adultos de forma isolada ou em grupo, cujo objectivo conferir nestes, conhecimentos e aptides, capacidades e competncias de ordem intelectual, efectiva, fsica, artstica, profissional e social (MINED,2001). De acordo Lind (1988) citada por Rungo com uma herana de cerca de 93% de analfabetismo aps a independncia em 1975, o Governo moambicano comprometeu-se a tornar a educao acessvel para todos os cidados nacionais e como forma de operacionalizar esse objectivo 4

nacionalizou a educao, e em 1978 promoveu a campanha nacional de alfabetizao como forma de prover a educao quelas populaes que outrora no tiverem acesso. Rungo citando o Relatrio do PNUD (2000) refere que a conjugao de vrios factores, designadamente, a guerra civil, as polticas do Fundo Monetrio Internacional e do Banco Mundial, associado a problemas de natureza pedaggica, como por exemplo, fraca formao dos alfabetizadores, a utilizao exclusiva da lngua portuguesa na alfabetizao num contexto em que esta estranha para a maioria, os contedos distantes das vivncias dos adultos participantes da alfabetizao e os horrios inflexveis condicionaram a fraca participao dos adultos das actividades de alfabetizao. Alfabetizao o processo pelo qual as pessoas aprendem a ler e a escrever. Entretanto, esse aprendizado vai muito alm de transcrever a linguagem oral para a linguagem escrita. Alfabetizarse muito mais do que reconhecer as letras e saber decifrar palavras. Aprender a ler e a escrever apropriar-se do cdigo lingustico-grfico e tornar-se, de fato, um usurio da leitura e da escrita. (Cagliari, 1989). UNESCO (2007), admitindo a evoluo do conceito, define alfabetizao, no contexto actual, como a habilidade de identificar, compreender, interpretar, criar, comunicar, usar o computador e materiais associados em diversos contextos. Com este conceito, esta instituio considera que a alfabetizao um processo de aprendizagem contnuo em prol de actualizao de conhecimentos de modo a que cada indivduo consiga enfrentar e vencer os desafios da vida numa comunidade ou sociedade ampla, aberta e com uma constante evoluo tecnolgica. Segundo a UNESCO (1997), a educao de adultos engloba todo o processo de aprendizagem, formal ou informal, onde pessoas consideradas "adultas" pela sociedade desenvolvem suas habilidades, enriquecem seu conhecimento e aperfeioam suas qualificaes tcnicas e profissionais, direccionando as para a satisfao de suas necessidades e as de sua sociedade. A educao de adultos inclui a educao formal, a educao no-formal e o espectro da aprendizagem informal e incidental disponvel numa sociedade multicultural, onde os estudos baseados na teoria e na pratica devem ser reconhecidos 5

De acordo com Torres (2002) as Necessidades Bsicas de Aprendizagem (EBA) se satisfazem (a) em diversos mbitos: na comunidade, na escola, nos centros educativos fora do sistema escolar, centros culturais e recreativos, no local de trabalho nos meios de comunicao social e na vida diria; (b) atravs de vrios agentes (pblicos e privados): na famlia, na comunidade local e na sociedade nacional; (c) atravs de vrios meios, incluindo a educao (formal, no formal e informal) e atravs da formao/capacitao, no aprendizado experimental, utilizando meios meios modernos como tradicionais e em modalidades presenciais como a distncia, em tempo real e virtual; e (d) ao longo da vida, no unicamente em um perodo da vida dessas pessoas porque as EBA so numerosas, mudam ao longo do tempo e requerem actualizao a medida que as realidades e o conhecimento tambm alteram (Comisin de las Comunidades Europeas 2000; Council of the European Union 2001). Alfabetizao considerada, por um lado, a aquisio de noes bsicas de leitura, escrita e clculo e, por outro, um processo que estimula a participao nas actividades sociais, polticas e econmicas e permite uma educao contnua e permanente (DNEA, 2003). Lind (2008) defende a ideia de que a alfabetizao ideolgica, o que significa que ela existe e o seu conceito depende do contexto. Estar alfabetizado pressupe conhecer as letras, mas no s isso. No caso da lngua portuguesa, significa compreender como essas letras se combinam e que relaes podem estabelecer entre fala e escrita, ou seja, compreender o funcionamento do sistema alfabtico de escrita (Professora Elisiani Vitria Tiepolo. Lind (1988) distingue motivos individuais e motivos sociais e colectivos. Segundo o estudo o seu estudo sobre as campanhas de alfabetizao em Moambique, primeiro existia um entusiasmo colectivo para participar nas aulas de alfabetizao, mas depois de algum tempo muitas pessoas desistiram. Sobre os motivos, Borges Mansson (1995) apresenta trs tipos de motivos: instrumentais integrativos e expressivos.Motivos instrumentais so os relacionados com ler e escrever cartas e ler 6

o destino do autocarro. Motivos integrativos tm a ver com a integrao com as outras pessoas e motivos expessivos com a aquisio de conhecimento em geral. Seja qual for a classificao, adultos aprendentes precisam de uma motivao muito forte para ultrapassar as dificuldades que encontram quando assistem s aulas (Lind, 1988, Lind e Johnston, 1990). Na teoria de educao de adultos, estas dificuldades so chamadas barreiras de aprendizagem. Existem barreiras externas ou situacionais, que se referem a factores pessoa, e barreiras internas ou disposicionais que se referem a factores intrsecos pessoa (Merriam e Caffarela, 1999.) Para Rogers (1984b: 55-75) o facilitador deve partir do princpio de que o grupo tem condies para poder desenvolver as suas prprias potencialidades e as dos membros que dele fazem parte. Neste sentido, o grupo pode ser perspectivado como um organismo que tem o sentido da sua prpria direco. De acordo com a Declarao Mundial sobre Educao para Todos (1990): Cada pessoa criana, jovem ou adulto deve satisfazer estar em condies de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer as suas necessidades bsicas de aprendizagem. Essas necessidades compreendem tanto os instrumentos essenciais para a aprendizagem (como a leitura e a escrita, a expresso oral, o clculo, a soluo de problemas) quanto aos contedos bsicos da aprendizagem (como conhecimentos, habilidades, valores e atitudes), necessrios para que os seres humanos possam sobreviver desenvolver plenamente as suas potencialidades, viver e trabalhar com dignidade, participar plenamente do desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida, tomar decises fundamentadas e continuar aprendendo A Sexta Conferncia Internacional de Educao de Adultos (CONFINTEA VI) realizada na cidade de Braslia, Brazil, refere no Marco de aco de Belm que : a educao de jovens e adultos A educao de jovens e adultos permite que indivduos, especialmente as mulheres, possam enfrentar mltiplas crises sociais, econmicas e polticas, alm de mudanas climticas. Portanto, reconhecemos o papel fundamental da aprendizagem e educao de adultos 7

na consecuo dos Objectivos de Desenvolvimento do Milnio (ODMs), da Educao paraTodos (EPT) e da agenda das Naes Unidas pelo desenvolvimento humano, social, econmico, cultural e ambiental sustentvel, incluindo a igualdade de gnero (CEDAW e a Plataforma de Aco de Pequim). No contexto Alfabetizao o mesmo documento assume o compromisso de: (a) Assegurar que todas as pesquisas e levantamentos reconheam a alfabetizao como um continuum; de dados

(b) Desenvolver um roteiro com objetivos claros e prazos para enfrentar esse desafio com base em avaliaes crticas dos avanos alcanados, dos obstculos enfrentados e dos pontos fracos identificados; (c) Aumentar a mobilizao de recursos internos e externos e conhecimentos para realizar programas de alfabetizao com maior escala, alcance, cobertura e qualidade promovendo processos integrais e de mdio prazo, para garantir que as pessoas alcancem uma alfabetizao sustentvel; (d) Desenvolver uma oferta de alfabetizao relevante e adaptada s necessidades dos educandos e que conduza obteno de conhecimentos, capacidades e competncias funcionais e sustentveis pelos participantes, empoderando-os para que continuem a aprender ao longo da vida, tendo seu desempenho reconhecido por meio de mtodos e instrumentos de avaliao adequados; (e) Concentrar as aes de alfabetizao nas mulheres e populaes extremamente vulnerveis, incluindo povos indgenas e pessoas privadas de liberdade, com um foco geral nas populaes rurais; (f) Estabelecer indicadores e metas internacionais para a alfabetizao; revisar e reportar sistematicamente os avanos, entre outros, em investimentos e adequao de recursos aplicados em alfabetizao em cada pas e em nvel global, incluindo uma seo especial no Relatrio de Monitoramento Global EPT;

(h)

Planejar e implementar a educao continuada, a formao e o desenvolvimento de competncias para alm das habilidades bsicas de alfabetizao, com o apoio de um ambiente letrado enriquecido. 6. APRESENTAO RESULTADOS DA ENTREVISTA E INTERPRETAO DOS SEUS

Dados Scio Biogrficos Meu nome Rosa, tenho 47 anos, natural de Chibuto, viva e sou residente em Maputo. Tenho 3 filhos e para ganhar a vida tenho uma banca onde vendo produtos que compro nas grandes Machambas (Infulene e outras) e vendo num Mercado da Matola (prximo do cinema 700). Os produtos que vendo na minha banca so essencialmente constitudos por verduras e legumes diverso s (alface, couve, cenoura pepinos entre outros). Necessidades Bsicas de Aprendizagem Sempre achei importante a escola pese embora nunca tenha tido

oportunidade de estudar. Comecei o meu negcio a bastante tempo, muito antes do meu marido falecer. Quando estava vivo o meu marido que era o garante principal da famlia. Ele faleceu a quase 8 anos e foi a que me juntei a umas amigas para melhor um pouco mais os conhecimentos s para saber conduzir melhor os meus negcios (para isso tive que participar de um programa de Alfabetizao que davam l na minha zona). As nicas coisas que me interessavam eram saber ler um pouco, principalmente contar para no ser aldrabada nos trocos com os clientes e poder educar melhor os meus estudos. Acho que consegui atingir os resultados, mas no deu para continuar porque estudar difcil, ocupa tempo e eu preciso de tempo para me dedicar aos negcios e para educar os meus filhos. Utilidade dos conhecimentos da Alfabetizao

De uma maneira geral acho que aprendi essencialmente algumas coisas que me ensinaram a melhor educar os meus filhos e no ser aldrabada nos trocos com os meus clientes. Interpretao das respostas da entrevista A taxa de alfabetizao da Provncia de Maputo, local de residncia da entrevistada cresceu em 0.3 de 2005 a 2007. Seno vejamos, em 2005 o ndice situava-se em 21.7% e em 2007 em 22%. Pelo grau de respostas desta entrevista podemos depreender que a necessidade de participar em programas de aprendizagem (ou alfabetizao) real e pode variar nos factores de motivao. Outrossim e tendo em conta o aumento da taxa da analfabetismo na cidade de Maputo, existem outros factores que podem concorrer para a desmotivao, e que entretanto, no so objecto deste estudo. O resultado da entrevista reala a aprendizagem do cdigo escrito e oral da lngua e de conceitos bsicos de aritmtica como puras tcnicas de sobrevivncia. Os resultados da entrevista mostram igualmente que os esforos do Governo na expanso da alfabetizao tendem a atingir a populao alvo apesar de ainda alguns factores como o incentivo aos alfabetizadores constituir enorme desafio para o sucesso deste trabalho.

7. METODOLOGIA Segundo Bodgan e Biklen (cit in Boaventura, 2007:56) nas Cincias Sociais (especialmente em educao) a investigao qualitativa constitui fonte directa de dados no ambiente natural, em que o pesquisador o instrumento principal. Da que os resultados recolhidos so qualitativos, bastante ricos em pormenores descritivos. Portanto a presente proposta de uma pesquisa qualitativa. A presente pesquisa ser descritiva e tal implica que o pesquisador no manipula os fenmenos do mundo fsico e humano em estudo (Andrade, 2004:20). A presente pesquisa consiste em verificar se as polticas e directrizes de Educao Bsica e Desenvolvimento (EBA) esto em harmonia com os esforos do Governo para expanso deste tipo de ensino. 10

Tcnicas de recolha de dados Para a prossecuo da pesquisa, fez se o uso das seguintes tcnicas: a pesquisa bibliogrfica e anlise documental, a observao no participante e a entrevista estruturada (vide anexo 1). Abordagem tica O pesquisador solicitou autorizao prvia para proceder a entrevista junto a entrevistada. Os objectivos da pesquisa foram previamente explicados a inquirida. A participao da respondente foi de carcter voluntrio. A respondente teve a possibilidade de verificar as respostas registadas na grelha previamente criada para o efeito (pese embora a dificuldade de ler o documento quando ainda se encontrava na fase manuscrita). Ademais, o pesquisador aplicou e respeitou os seguintes princpios.

O princpio da participao voluntria - exige que as pessoas no sejam coagidas a participar na investigao. O pesquisador fundamentou para a entrevistada a razo da realizao de tal estudo a fim de garantir que a mesma se sentisse motivada a participar do evento.

O princpio do consentimento informado - isso significa que a participante da pesquisa em perspectiva foi plenamente informada sobre os procedimentos e os riscos envolvidos na pesquisa. Portanto, este princpio est intimamente com o anterior.

Os princpios da confidencialidade - informaes de identificao no sero disponibilizados para quem no est directamente envolvida no estudo. O princpio do anonimato Intimamente ligado ao princpio anterior

11

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Andrade, M.M. (2004). Como preparar trabalhos para Cursos Ps Graduao: Noes Prcticas. 6 edio.So Paulo: Atlas SA 2. Boaventura, E. M. (2007).Metodologia da Pesquisa: Monografias, Dissertao e Tese. 2 edio. So Paulo: Editora Atlas SA 1. Cagliari, L. C (1989). Alfabetizao e Lingstica. So Paulo: Scipione. 2. Caccia-Bava, E. de C. e & Thomaz, O. R. (2001). Moambique em Movimento: Dados Quantitativos. In: Fry, P. (org). Moambique Ensaios. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 3. Comisin de las Comunidades Europeas (2000) 4. Council of the European Union (2001) 5. Declarao Mundial sobre Educao para Todos (1990) 6. Freire, P. (1987). Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 7. Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 8. Gmes, M. B. (1999). Educao Moambicana: Histria de um Processo: 1962-1984. Maputo: Livraria Universitria. 9. Lind, A. (1990).Adult Literacy Lessons and Promises: Mozambique Literacy Campains. Stockholm.SIDA, 10. Mansson B. (1995). Womens Literacy Question of Dropout. Two Mozambican Case Studies. Stockholm University. 12

11. Merriam, S. e Caffarella, R. (1999) Learing in Adulhood. A Compreesive Guide (2a edio.San Francisco: Jossey Bass 12. Mrio, M & Nandja, D (2005). A alfabetizao em Moambique: desafios da educao para todos. Maputo: UNESCO 13. Oliveira, A. B. de. A Educao de Adultos. Disponvel em http://www.geocities.com/sjuvella/Andragogia.html Acesso em 10/08/2010 14. PNUD. (2000). Relatrio de Desenvolvimento Humano. Moambique Educao e Desenvolvimento Humano: Percurso, Lies e Desafios para O Sculo XXI. Maputo: PNUD 15. Rogers, C. (1984a). Tornar-se Pessoal. Lisboa. Moraes Editora. 16. Rogers, C. (1984b). Grupos de Encontro. Lisboa. Moraes Editora. 17. Torres, R.M. (2002). Aprendizaje a Lo Largo de Toda a Vida. Buenos Aires. 18. UNESCO (1997). Declarao de Hamburgo

13

ANEXO 1: Grelha de entrevista estruturada utilizada no estudo GRELHA DE ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA Categoria Dados Scio Biogrficos Pergunta Resposta Nome Idade Sexo Nr de filhos Como ganha a vida Bsicas de Quando teve a oportunidade de participar num Programa de Alfabetizao? O que lhe levou a participar deste programa? conhecimentos Que importncia atribui a utilidade do conhecimento adquirido pela Alfabetizao?

Necessidades Aprendizagem

Utilidade dos Albetizao

14

Вам также может понравиться