Вы находитесь на странице: 1из 4

FARMCIA QUMICA ANALTICA PADRONIZAO DE UMA SOLUO DE NaOH 0,1 mol/L

1. TEORIA

1.1 Solues padro na titrimetria


Solues padro so aquelas que tm a concentrao bem conhecida. So usadas para titular solues problema. Titular significa determinar a concentrao (ou ttulo). Solues padro podem ser obtidas de duas formas: a) Pesando com preciso e exatido uma massa de substncia pura, dissolvendo-a e diluindo a um volume bem conhecido, usando um balo volumtrico. Com a massa exata e volume exato, calcula-se a concentrao exata. Neste caso, a substncia chamada padro primrio. Um padro primrio deve ser puro, de frmula qumica bem definida, estvel, no higroscpico, para que a concentrao da soluo possa ser determinada a partir da massa. b) Quando a substncia no tem essas caractersticas, prepara-se uma soluo com concentrao aproximadamente do valor que se quer e depois faz-se a padronizao. A padronizao pode ser feita de duas formas: 1.) usando massas bem conhecidas de um padro primrio, que reaja quimicamente com aquela soluo; 2.) usando uma outra soluo, que seja padro e reaja com a soluo que se quer padronizar. Solues padro de NaOH so usadas para titular solues cidas como vinagre, cido clordrico. suco de limo, etc..., com as quais reagem quimicamente. O tipo de reao de neutralizao cido-base, que pode ser representada pela equao qumica: H3 0+ + OH-> 2H20 A tcnica de anlise quantitativa que utiliza este tipo de reao, chamada de titrimetria (ou titulometria ou volumetria) cido-base ou de neutralizao. A concentrao de cido da soluo problema determinada medindo o volume da soluo de NaOH padro, consumido para neutralizar um volume conhecido da soluo cida.

1.2 Preparao de soluo padro de NaOH SER PREPARADO PELA TECNICA


Cada grupo prepara uma soluo 0,1 mol/l de NaOH .Como o NaOH no tem caractersticas de padro primrio, a concentrao exata dessa soluo deve ser determinada por meio da padronizao.

1.3 Padronizao da soluo de NaOH


A padronizao feita usando um padro primrio: o biftalato (ou ftalato cido ou hidrogenoftalato) de potssio (representado por BFK). um sal do cido ftlico, com um dos tomos de hidrognio no ionizado, que pode reagir com OH-.

Massas bem conhecidas desse sal so dissolvidas em gua destilada e as solues resultantes so tituladas com a soluo de NaOH a ser padronizada. Representando o nion biftalato por Ar(COOH)(COO-), em que Ar significa anel aromtico, a sua reao com OH- pode ser escrita como: Ar(COOH)(COO-) + OH- -----Ar(COO-)(COO-) + H20

NOTA: Pela equao qumica anterior, pode-se perceber uma grande vantagem de usar o BFK como padro, pois o, H+ que vai reagir com o OHest associado a uma grande molcula e, na forma slida, com o ction K+, tendo por isso uma massa molar muito grande. Ou seja, para pesar uma pequena quantidade de H+, pesa-se uma massa muito maior de BFK, o que reduz muito o erro relativo da pesagem.

PROCEDIMENTO PREPARAR o NaOH - Pesar cerca de 1 g de NaOH em um bquer , dissolver com gua destilada e completar para 250 ml com gua destilada, usando o balo volumtrico. PADRONIZAO DO NaOH

1)Pesar 0,4 g ,em papel manteiga, ANOTAR A MASSA EXATA COM TODAS AS CASAS DECIMAIS de BFK e transferir para um erlenmeyer. Lavar o papel manteiga com gua usando a pisseta para que todo BFK seja arrastado. 2)Dissolver o sal com cerca de 20-30mL de gua destilada. Colocar 2-3 gotas de indicador fenolftalena. 3)Encher a bureta com auxilio de um bquer, com o NaOH preparado.

Encher a bureta e deixar com o nvel acima da marca do zero. Abrindo e fechando a torneira rapidamente, vrias vezes, tirar todo o ar contido na ponta. Com cuidado, mantendo a ponta tocando na parede limpa de um bquer de descarte (lixo), acertar o menisco da bureta na marca do zero.
4)Titular o contedo do erlenmeyer, sob agitao constante, at a viragem da fenolftalena, tomando cuidado para no colocar excesso de titulante. Ler o volume da bureta Cuidado com o paralaxe. Anotar o volume. Obs: Durante a titulao, no deve remover uma gota pendente da bureta com jato de gua. O correto tocar a ponta da bureta na parede do erlenmeyer e lavar essa parte da parede com um jato de gua, para arrastar a gota do titulante para dentro da soluo. (Lavando a ponta da bureta com gua diretamente, vai haver infiltrao da gua na bureta e diluio da soluo contida na parte inferior.) MODELO DE TABELA PARA APRESENTAO DOS DADOS BRUTOS Tabela 1 - Dados obtidos no laboratrio: m1 = massa, em gramas BFK VNaOH = volume da soluo de NaOH, em mililitros, gasto na titulao Repeties 1 2 3 m1 (g) VNaOH (mL)

INSTRUES PARA CLCULOS ATENO: Fazer arredondamento somente no resultado final. Nos clculos intermedirios, usar tantos algarismos quantos possa. Esse procedimento evita erros devidos a arredondamentos, que fariam aumentar a incerteza da anlise e diminuir a preciso. O ideal escrever a expresso completa do clculo e fazer o clculo sem fazer anotaes intermedirias.

NOTA: a frmula do BFK C2H504K e sua massa molar 204,222g/mol (escrever no relatrio). Clculo da molaridade Usando a expresso deduzida, fazer o clculo para todas as repeties e mostrar os resultados em forma de uma tabela, como o modelo seguinte: Tabela 2 - Concentrao molar (MNaOH) calculada para a soluo de NaOH, nas repeties realizadas Repeties 1 2 3 MNaOH (mol/L)

Вам также может понравиться