Вы находитесь на странице: 1из 9

Guia Didtico do Professor

Animao Biodiesel

Combustveis A Qumica que move o mundo Qumica 2 Srie | Ensino Mdio

CONTEDOS DIGITAIS MULTIMDIA

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Coordenao Didtico-Pedaggica Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Redao Tito Tortori Reviso Camila Welikson Projeto Grfico Eduardo Dantas Diagramao Joana Felippe Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Objetivo geral: Compreender o processo de produo de biodiesel a partir da reao de transesterificao.

Objetivos especficos: Definir biocombustvel; Saber que o biodiesel j faz parte da matriz energtica brasileira, sendo adicionado ao diesel comum; Citar fontes oleaginosas usadas na produo de biodiesel; Identificar a transesterificao como uma reao qumica responsvel pela converso dos leos em biodiesel; Citar os steres, o lcool e a soda custica como matrias-primas da reao de transesterificao; Descrever objetivamente o processo de transesterificao; Reconhecer as vantagens e desvantagens do biodiesel.

Produo Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro Realizao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Ministrio da Cincia e Tecnologia Ministrio da Educao

Animao (Software) Tema: Biodiesel rea de aprendizagem: Qumica Contedo: Combustveis a Qumica que move o mundo Conceitos envolvidos: biocombustvel, biodiesel, catalisador, decantao, derivados de petrleo, steres, separao de fases, transesterificao, triglicerdeos, vegetais oleaginosos. Pblico-alvo: 2 srie do Ensino Mdio Tempo previsto para a atividade: Consideramos que uma aula (45 a 50 minutos) ser suficiente para o desenvolvimento das atividades propostas. Pr-requisitos: Reaes qumicas, qumica orgnica, processo de separao de misturas.

Introduo
Este guia uma ferramenta auxiliar para ajud-lo a transformar o processo de ensino-aprendizagem em algo atraente e interessante, ao mesmo tempo em que se preocupa com a qualidade da aula. Esperamos, assim, que o guia propicie formas para voc alcanar novas informaes, contribuindo para a construo de outros conhecimentos, alm daqueles apresentados nos livros didticos. No se esquea de reservar com antecedncia a sala de informtica para a realizao da aula. Tambm importante observar os requisitos tcnicos para a utilizao do software: Sistema operacional Windows, Macintosh ou Linux. Um navegador Web (Browser) que possua os seguintes recursos: Plug-in Adobe Flash Player 8 ou superior instalado; Recurso de Javascript habilitado pelo navegador.

Animao | Combustveis a Qumica que move o mundo | Biodisel

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

1.

Apresentao do tema
Nos ltimos anos, muito se tem escutado na mdia a respeito do biodiesel. Converse com os alunos sobre o tema para avaliar o nvel de conhecimento deles acerca do assunto. Pergunte se eles distinguem biodiesel de diesel. A partir desse ponto voc poder desenvolver a aula, explicando o que o biodiesel, de onde vem, como produzido, qual a sua importncia no cenrio atual no que se refere ao aquecimento global, entre outras questes. Lembre-se que a interao do aluno com o grupo fundamental. Por isso, o ideal que a atividade seja realizada inicialmente em duplas ou trios, de modo a estimular a troca de ideias e a discusso entre o grupo. Mantenha, entretanto, um clima positivo de participao para que os alunos possam debater as situaes apresentadas na animao. Verifique se todos os alunos esto envolvidos de alguma forma na atividade, estimulando que cada um possa manusear o recurso. Ao final, proponha que cada grupo apresente suas observaes. Acompanhe a realizao da atividade, permanecendo atento para o esclarecimento de eventuais dvidas. Lembre-se que o desenvolvimento da aula deve ser conduzido pelo ritmo do aluno, cabendo ao professor a mediao atravs de questionamentos e provocaes que conduzam o aluno reflexo.

2.

Atividades Na sala de computadores


Biodiesel: o que ?
O biodiesel um combustvel derivado de fontes renovveis tais como leos vegetais e gorduras animais. Portanto, trata-se de um biocombustvel de material facilmente decomposto, isto , suas propriedades qumicas so menos nocivas ao meio ambiente, ao contrrio do petrleo. Lembre aos alunos que o prefixo bio, do grego, significa vida ou relativo aos seres vivos. Ressalte para a sua turma que esse biocombustvel produzido a partir de matria orgnica biolgica e no fssil, podendo ser reposto na natureza proporcionalmente sua utilizao.

Discuta a imagem apresentada no incio da animao, lembrando que, em 2005, a Presidncia da Repblica props a lei n 11.097, que determinou a adio obrigatria de um volume de 2% de biodiesel ao leo diesel comercializado ao consumidor at o final de 2008, e de um volume de pelo menos 5% at 2013 em todo o territrio nacional. Assim, fica claro que o biodiesel est indo tambm para as bombas de combustvel misturado com o diesel comum derivado de petrleo.

De onde vem o biodiesel


Informe aos alunos que o biodiesel obtido a partir de gorduras animais ou de dezenas de espcies vegetais oleaginosas existentes no Brasil, como mamona, dend, girassol, babau, amendoim, pinho, soja, entre outras. Ressalte que o ponto comum existente entre as fontes de biodiesel que todas possuem gordura. Lembre que o leo uma gordura ou triglicerdeo que se liquefaz em temperatura ambiente. O processo de extrao do leo vegetal dessas matrias-primas compreende a colheita, secagem ao sol, extrao e prensagem das sementes e, por fim, a obteno do leo vegetal. Destaque a imagem da animao que apresenta essas etapas, lembrando que so realizadas na obteno de matria-prima leo vegetal de diversos oleoginosos. Informe que o sebo animal e rejeito de gordura animal tambm podem ser usados como matria-prima. Explique que o processo de produo do biodiesel a partir desses leos vegetais feito atravs de mtodos como o craqueamento, a esterificao e a transesterificao, sendo esta ltima a mais utilizada atualmente.

Para aprofundar o assunto, leia o artigo Biodiesel: Possibilidades e Desafios, de OLIVEIRA, Flavia C.C.; SUAREZ, Paulo A.Z. e SANTOS, Wildson L.P. dos, publicado na Revista Qumica Nova na Escola, n 28, maio de 2008, p. 3-8. Disponvel em http://qnesc.sbq.org. br/online/qnesc31_1/11EEQ-3707.pdf

Dica!
Sugira que os alunos assistam ao vdeo Biodiesel da srie A tem Qumica. Esta srie faz parte do Projeto Condigital, uma produo audiovisual da PUC-Rio em parceria com o Ministrio da Educao. Disponvel em http://www.youtube. com /user/cceadpucrio? blend=1&ob=5#p/ search/0/slw0kgHLAhg.

Animao | Combustveis a Qumica que move o mundo | Biodisel

Explique que o biodiesel substitui o diesel do petrleo total ou parcialmente em motores de caminhes, caminhonetas e automveis, podendo ser usado puro ou misturado ao diesel.

Dica!

Transesterificao
O processo de transesterificao consiste numa reao qumica das matrias-primas oleaginosas com o lcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador substncia qumica fundamental para promover a transformao qumica. Lembre aos alunos que o catalisador indicado nesse processo o hidrxido de sdio, vulgarmente conhecido como soda custica (NaOH). Destaque a tela 3, que mostra essa reao ocorrendo em um laboratrio, e pea que os alunos passem com o cursor sobre os bqueres para que percebam a frmula estrutural das substncias envolvidas. Informe aos alunos que os leos possuem em sua composio os triglicerdeos, que so steres de glicerol. Explique que a reao de transesterificao acontece quando um catalisador promove a recombinao de um lcool e um ster em duas novas substncias. Destaque a tela 4, que mostra a reao em si. No bquer, esquerda, colocada, com uma pipeta, uma mistura de leo, etanol e soda custica (NaOH) que, posteriormente, agitada. Em seguida, tambm com uma pipeta, uma parte dessa mistura transferida para o funil de decantao, preso ao suporte direita. Ressalte que essa reao resulta na produo de um novo ster, que o biodiesel propriamente dito, e de um novo lcool glicerol ou glicerina cujas aplicaes na indstria qumica so diversas, como a produo de sabes, produtos farmacuticos e cosmticos, por exemplo. Destaque a representao da reao qumica na tela 4. A animao mostra uma separao de fases no funil de decantao. Isso demonstra que houve uma reao qumica e que os produtos so novas substncias. Aponte que a separao de fases da mistura ocorre porque a glicerina, formada na reao, mais densa do que os steres. A fase menos densa formada pelos steres, mas tambm pelo excesso de lcool e impurezas. Explique que, aps a transesterificao, realizada a separao da glicerina atravs de centrifugao ou decantao. Destaque que, na animao, o mtodo de separao usado foi a decantao. Lembre aos alunos que, aps a separao, a fase menos densa, contendo os steres, precisa ser purificada para a eliminao dos resduos e a obteno do biodiesel propriamente dito.

Encerre informando que os steres resultantes desse processo so o que chamamos de biodiesel.

Vantagens do biodiesel
Agora que seus alunos j compreendem o que o biodiesel e como obtido, discuta com eles a respeito de suas vantagens e desvantagens. Reforce a informao de que o biodiesel uma alternativa queima de combustveis fsseis, sendo essa, portanto, uma das vantagens de sua utilizao. Informe que o fato de ser ecologicamente correto um dos principais argumentos utilizados a seu favor, pois emite menos gases do que o diesel ou o petrleo. Lembre que o gs carbnico, um dos gases produzidos na queima de combustveis, um dos principais responsveis pelo efeito estufa, consequentemente, do aquecimento global que vem mudando as condies climticas do nosso planeta. Em comparao ao diesel tradicional, o biodiesel reduz as emisses perigosas. Destaque a imagem da animao mostrando que o uso do biodiesel gera um ciclo, pois o gs carbnico (CO2) emitido pela queima do combustvel vai para a atmosfera participar do ciclo do carbono. Lembre que as plantas oleaginosas, ao fazerem a fotossntese, acabam tambm produzindo o leo em suas clulas. Elas sequestram uma parte do gs carbnico resultante da queima do combustvel; a absoro desse gs no ocorre quando usamos os derivados de petrleo, como o diesel comum. Para finalizar, acrescente para a turma que, por isso, o biodiesel uma fonte renovvel de energia. Alm disso, mais seguro do que o diesel e ainda ajuda a lubrificar o motor, diminuindo seu desgaste.

Dica!
Professor, o Portal do Biodiesel poder ajud-lo a adquirir mais informaes para a sua aula: http:// www.biodiesel.gov.br/

Animao | Combustveis a Qumica que move o mundo | Biodisel

Aponte a tela 6 que apresenta uma planta industrial de produo de biodiesel em grande escala. Destaque cada uma das etapas, relembrando a reao apresentada na animao.

Contedos Digitais Multimdia | Guia Didtico do Professor

Dica!
Boas ideias para suas aulas podero surgir com a leitura da monografia de ANDRADE, Giselle Carolina da Fonseca. Biodiesel como tema gerador para as aulas de Qumica no Ensino Mdio. UFMG: Belo Horizonte, p. 58-62, 2007. http://www.cecimig.fae. ufmg.br/wp-content/ uploads/2007/12/monogiselle-carolina-da-fonseca-andrade.pdf

3.
a) b)

Atividades Complementares
Pea aos alunos para fazerem uma pesquisa sobre as condies de produo e utilizao do biodiesel no Brasil. Eles devero escrever e argumentar suas opinies de acordo com o que pesquisaram sobre o assunto. Sugira que os alunos, divididos em grupos, pesquisem sobre um combustvel alternativo para a gasolina. Cada grupo dever apresentar o seu produto indicando as vantagens e desvantagens de sua utilizao. Proponha que os alunos, organizados em grupos, realizem a produo artesanal de biodiesel com leo de cozinha, usado atravs da reao de transesterificao. Sugira que os alunos leiam o artigo Biodiesel: Uma Alternativa de Combustvel Limpo, publicado na revista Qumica Nova na Escola, v. 31, n 1, fevereiro de 2009, e disponvel em http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/11EEQ-3707.pdf. Pea que eles tragam os materiais a serem usados e organize um dia para realizar a atividade prtica.

c)

4.

Avaliao
A avaliao parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Suas estratgias devem ser pensadas e conduzidas de modo que forneam informaes ao longo de todo o desenvolvimento do tema. Assim, ser possvel, se necessrio, redefinir os elementos do planejamento de forma que os objetivos sejam alcanados. Considere que a avaliao muito mais do que apenas estabelecer objetivos, critrios e atribuir conceitos e notas. A avaliao formativa permite que o seu trabalho seja reorientado, tornando as decises, alteraes e reformulaes como parte do processo. Reflita, observando que os momentos de avaliao do grupo constituem, tambm, excelentes oportunidades para avaliar o seu prprio trabalho, assim como os objetivos propostos inicialmente, reformulando e repensando aes futuras.

ANIMAO - SOFTWARE EQUIPE PUC-RIO

Coordenao Geral do Projeto Prcio Augusto Mardini Farias Departamento de Qumica Coordenao de Contedos Jos Guerchon Ricardo Queiroz Auclio Reviso Tcnica Ndia Suzana Henriques Schneider Assistncia Camila Welikson Produo de Contedos PUC-Rio CCEAD - Coordenao Central de Educao a Distncia Coordenao Geral Gilda Helena Bernardino de Campos Coordenao de Software Renato Araujo Assistncia de Coordenao de Software Bernardo Pereira Nunes Coordenao de Avaliao e Acompanhamento Gianna Oliveira Bogossian Roque Coordenao de Produo dos Guias do Professor Stella M. Peixoto de Azevedo Pedrosa Assistncia de Produo dos Guias do Professor Tito Tortori Redao Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson Gabriel Neves Design Amanda Cidreira Joana Felippe Romulo Freitas Reviso Alessandra Muylaert Archer Camila Welikson

Вам также может понравиться