Вы находитесь на странице: 1из 8

RIBEIRO DAS NEVES 2012

28 A 30 DE SETEMBRO

SHOWS/OFICINAS/MOSTRA DE VDEOS WORKSHOPS/DEBATES INTERVENES DE TEATRO E DE DANA

www.festivalpanapedra.org

O FESTIVAL_
Festival de artes integradas que acontece em Ribeiro das Neves no ms de Setembro, que prev shows, intervenes de teatro e dana, mostra de vdeos, caricaturas personalizadas, varal de poesias, feiras de artesanato e alimentao, seminrios, debates, oficinas, workshops e transmisses ao vivo pela internet. O P na Pedra o maior evento de artes integradas de Ribeiro das Neves e de grande destaque na Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2011 o festival contou com cerca de 50 atraes e em 2012 o evento completa o seu terceiro ano, ganhando cada vez mais corpo e notoriedade. O Evento funiciona como ponto de encontro para os cidados de Ribeiro das Neves, para discutir temas e aes relacionados a cidade. Este ano o Festival prope a discusso o seguinte tema: E voc, o que faz por Neves?. Que um amadurecimento do tema de 2011 que era O que voc sabe sobre Neves? que buscava resgatar um pouco da histria da cidade, em 2012 o objetivo identificar pessoas e solues que j acontecem para a construo de uma cidade melhor.

CIRCUITO MINEIRO DE FESTIVAIS_

O Festival P na Pedra est inserido no Circuito Mineiro de Festivais independentes, ao do Fora do Eixo Minas, que ocupa o segundo semestre de cada ano, em praticamente todas as regies do Estado. So 11 cidades, 12 festivais e a maior rota do cenrio independente de Minas. O Circuito Mineiro de Festivais Independentes, ou CMFI, como conhecido, a plataforma que aproxima os processos de gesto e produo dos festivais independentes mineiros, com o intuito de promover a circulao de artistas, fomentar os cenrios locais e difundir a cultura paralela aos mecanismos de massa, formando pblico e agentes culturais pelo Estado.

EDIES ANTERIORES_
Favela Groove - Santa Luzia (MG)

2010
Desde o incio o festival acontece com formato diversificado, artes integradas, oficinas e debates. Buscando proporcionar no somente o livre acesso cultura e ao entretenimento, mas colocando em discusso os assuntos pertinentes a eles. Neste ano foram trs dias de programao, sexta, sbado e domingo. O primeiro dia foi para os workshops de guitarra e bateria, que aconteceram na Casa de Cultura da cidade e atraiu o pblico jovem. As atividades do sbado comearam com os debates; Painel Semifusa e Circuito Fora do Eixo e A Cultura em Ribeiro das Neves, com agentes culturais de BH e regio. A mostra de vdeos divulgou os produtores locais e do pas, atravs de documentrios, filmes e animaes independentes. O ltimo dia foi destinado msica, shows na praa central com bandas nevenses e de Minas.
workshop de Guitarra com Gilberto Lopes

Slim Rimografia e Tiago Beats - So Paulo (SP)

2011
Cia Falak Fusion Ribeiro das Neves (MG)

O evento ganhou mais abrangncia, ocupou novos espaos e colocou artistas locais em um patamar mais interessante. O tema; O que voc sabe sobre Neves?, foi um incentivo pesquisa da histria da cidade e busca de uma identidade social. As diversas aes deixaram a semana repleta de atividades, em 9 dias aconteceram 12 oficinas, 16 shows musicais, 9 apresentaes de teatro e dana, 4 debates que promoveram encontros de agentes culturais, pesquisadores, jornalistas e cidados. Redes de ensino receberam o P na Escola, que consistiu em exibio de vdeos de produtores locais e do pas para os estudantes.

COLETIVO SEMIFUSA_
O Coletivo Semifusa, grupo formado por artistas e agentes culturais de Ribeiro das Neves, surgiu em 2009 com o objetivo de fomentar e consolidar a cultura na cidade. Desde o princpio, todas as aes esto voltadas para a criao e crescimento do mercado cultural do municpio, se baseando em prticas cooperativistas e solidrias. O Semifusa o ponto de Ribeiro das Neves do Circuito Fora do Eixo, a maior rede de produo cultural do Brasil.

Candeias Rock City - Recife (PE)

Grupo Conversos - Vale do Jequitinhonha (MG)

Debate sobre a cultura em Ribeiro das Neves

Grito Rock 2010

Projeto Teatro na Laje - 2010

P na Pedra 2010

Macaco Bong - Cuiab (MT)

Trabalhos de Rodrigo Martins - Ribeiro das Neves (MG)

Rock Fusion 2010

Expogrito (Grito Rock) - 2012

O FORA DO EIXO_
O Circuito Fora do Eixo uma rede de trabalhos colaborativos de produtores e artistas culturais presentes em 107 pontos espalhados por 26 estados, mais Distrito Federal e sete pases da Amrica Latina, pautados pelos princpios da Economia Solidria e por aes em rede.

Congresso Fora do Eixo

Programa Ps TV

Projeto Cedo e Sentado

So Paulo - 2011

Web TV Fora do Eixo

Belo Horizonte - 2012

P NA PEDRA 2012_
Objetivo
Com a realizao desse festival, espera-se criar um espao para a manifestao de diversas linguagens artsticas; incentivar a produo dos artistas locais; oferecer uma opo de informao e entretenimento para a populao; contribuir para o crescimento intelectual dos profissionais da rea, atravs de oficinas e debates; e dar incio aos dilogos entre as entidades da sociedade civil, sendo um ponto de partida para a organizao do setor.

Pblico alvo
O Evento totalmente gratuito e em espaos pblicos, por isso alcana todas as faixas-etrias, mas o pblico mais efetivo do festival e composto por jovens de 15 a 30 anos de classe C e D. A previso de pblico diretamente atingido durante o perodo do Festival de cerca de 3.000 espectadores. A estimativa sobre o universo atingido indiretamente aponta para um nmero aproximado de 20.000 pessoas.

Detalhamento das aes


Shows, divididos em dois dias de evento, que ira acontecer no parque ecolgico de Ribeiro das Neves; Oficinas de..... Debates sobre o tema E voc, o que faz por Neves?..... Exposio de variados tipos de arte plstica, visuais e poeticas. Acontecer simultneo aos shows dentro de uma tenda montado no mesmo espao dos shows; Mostra de vdeos com vdeos locais e de outras regies de pais; Aes sobre o tema E vc, o que faz por Neves: Sero feitos vdeos e fotos sobre aes e/ou indivduos que contribuem positivamente ou negativamente na construo de uma cidade melhor para todos, (isso ta bom? Rsrs). Os vdeos e fotos sero publicados em redes sociais na internet e as fotos expostas em lugares de grande circulao de pessoas antes do evento e durante o evento dentro da tenda de exposio.

LEI DE INCENTIVO FISCAL_


A Lei Estadual de Incentivo Cultura tem como base o Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e sobre Prestao de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao (ICMS). um mecanismo que tem possibilitado a realizao de importantes projetos culturais em nosso Estado. A inovao dessa legislao, comparada a outros mecanismos de incentivo, que ela a primeira no Brasil a admitir como Incentivador o contribuinte inscrito em Dvida Ativa at 31 de outubro de 2007.

Cultura um bom investimento?


Ao investir em cultura a empresa no s arregimenta positivamente aqueles segmentos de pblico de seu interesse, como tambm atinge, indiretamente e com fora residual no verificada na mdia comum, diferentes nichos do pblico formador de opinio. O mercado cultural possui interfaces com o turismo cultural, gastronomia tpica, educao, rea social, cincia e tecnologia, urbanismo, lazer, sade, comunicao, artesanato e muitas outras reas indispensveis ao desenvolvimento humano, econmico e social.

1
SUA MARCA

Parabns!
A cultura do pas agradece!

1 - Conhecer o projeto e decidir apoi-lo 2 - Repassar a verba via Banco do Brasil para o produtos do projeto 3 - Receber o recibo e anexa-lo ao apurar o IR da empresa no perodo referente.

CONTATOS_
Coletivo Semifusa E-mail: semifusaproducoes@gmail.com

Rodolfo Gullar - Coordenador geral E-mail: rodolfogullar@gmail.com tel.;(31) 8588-3184

REFERNCIAS_
FESTIVAL P NA PEDRA COLETIVO SEMIFUSA www.festivalpanapedra.org www.coletivosemifusa.blogspot.com www.circuitomineiro.org

CIRCUITO MINEIRO DE FESTIVAIS CIRCUITO FORA DO EIXO

www.foradoeixo.org.br

realizao

Вам также может понравиться