Вы находитесь на странице: 1из 4

O filme Os sem-Floresta (Ttulo original: Over the Hedge, dirigido por Tim Johnson e Karey Kirkpatrick, ano de lanamento

2006) tem como enredo central pequenos animais coletores que se veem aprisionados em um pequeno fragmento de floresta em meio a um condomnio construdo durante sua hibernao e so levados a consumir os alimentos dos seres humanos. Nele pode-se observar a apropriao e transformao do espao natural em espao urbano, separando os territrios dos humanos (apresentados como de alto poder aquisitivo) dos espaos reservados aos animais, caracterizados como enclaves. Entretanto, tudo mostrado como se decorresse de comportamentos individuais inadequados e no contradies prprias da forma de metabolismo social atuante. No filme Os sem-Floresta, percebemos a abordagem de problemas ocasionados em virtude do crescimento desordenado em uma sociedade moderna que no demonstra empenho em cumprir com seus compromissos ticos. O roteiro do filme promove uma reflexo em torno das consequncias da derrubada de uma rea considervel da floresta para a construo de residncias onde, os animais que antes se consideravam donos do territrio e deles naturalmente retiravam seu sustento, uma vez conhecendo a rotina dos humanos, passam a incorporar em seus hbitos alimentares padres que no lhe so prprios e ideais invadindo as residncias em busca de alimentos. Em busca de conforto e comodidade diversas famlias no medem esforos ou consequncias para adquirir seu bem imvel onde ter suas necessidades familiares previamente supridas. Munidos de egosmo e descomprometimento socioambiental, empresas vem desconsiderando valores ticos relacionados preservao ambiental e suas responsabilidades sociais. Aps a invaso do espao dos animais, observa-se tambm que o filme retrata o descaso com os animais que incompreendidos no recebem nenhuma apoio ou refgio, tendo seus papis invertidos de habitante a intrusos. Ficou evidente que no ouve reao tica por parte da empresa construtora do condomnio. Uma reao tica no significa tomar posio contra o progresso, mas sim no vislumbr-lo a qualquer custo desmerecendo a importncia de seus impactos ambientais.
Fbio Soares Gato | 1

Nalini (2009, p. 289) classifica esse momento como a moral empresarial da parcialidade e escreve:
um discurso seletivo que adota normas mistas de conduta porque no se furta a justificar convenincias oportunistas nas relaes com os outros (aqueles que esto destitudos de cacife), embora exija lealdade nas relaes pessoais (os aliados). A moral da parcialidade um discurso permissivo de cunho exclusivista e, portanto, antitico.

O desenvolvimento sustentvel exige que se promova o bem-estar dos seres humanos (progresso econmico), mas com responsabilidade na inevitvel presso sobre a natureza que no pode ser sobrecarregada de modo a exaurir suas funes de suprimento e/ou fonte de recursos essenciais para a sociedade. A sociedade desenvolve a capacidade de intervir no ambiente e nos processos ecolgico segundo objetivos e modelos prprios. Por isso ela tem a responsabilidade de no destruir a qualidade do ambiente em que vive e age no uso dessa capacidade. Essa e a base da tica ecolgica. Para os seres humanos, o ambiente social tem o mesmo peso que o ambiente ecolgico e ambos concorrem para formar o ambiente humano. A estabilidade desse ambiente depende de um sadio equilbrio entre as condies sociais e ecolgico. Um desajuste entre sociedade e a natureza origina uma crise ambiental. A crise ecolgica aponta para a decadncia do atual paradigma de interveno no meio ambiente e de convivncia entre os seres humanos e destes com a natureza. Uma empresa que adere a responsabilidade socioambiental traa seus projetos considerando as eventuais conseqncias de suas transformaes. O gestor tem um papel importante no contexto da sociedade em relao responsabilidade socioambiental, por isso devem considerar as consequncias de suas aes; no so obrigados a resolver todos os problemas da sociedade, mas so responsveis em ajudar reas relacionadas s suas operaes e aos seus interesses BORGES (2001, p. 40). Portanto, o gestor deve atentar as dimenses interna e externa da Responsabilidade Socioambiental na empresa. Segundo Dias (2009, p. 158) A
Responsabilidade Socioambiental apresenta duas dimenses a interna e externa da empresa:
Fbio Soares Gato | 2

Dimenso interna, as prticas responsveis socialmente dizem respeito primeiramente aos trabalhadores e se referem a questes como investimentos realizados em recursos humanos, a sade e a segurana do trabalho. Dimenso externa, a responsabilidade social das empresas se estende muito alm do permetro das empresas, inclui as comunidades locais e amplo leque de interlocutores: consumidores, autoridades pblicas e ONGs que defendem os interesses das comunidades locais e o meio ambiente.

O gestor que quiser sobreviver neste cenrio deve acima de todos os requisitos e caractersticas inerentes ao lder, posicionar-se de forma tica e responsvel, no apenas para seu cliente, mas perante toda a sociedade e o meio ambiente. Necessitamos de gestores e uma sociedade que encontrem para si o desenvolvimento vivel para o bem estar das necessidades de todos os demais seres da natureza.

Fbio Soares Gato |

REFERNCIAS

BORGES, Fernanda Gabriela. Responsabilidade social: efeitos da atuao social na dinmica empresarial. 2001. 254 f. Tese de Doutorado Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, So Paulo. Disponvel em: < http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=4450> Acesso em: 05 dez. 2011. s 10h40min. DIAS, Reinaldo. Gesto Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 1 ed. So Paulo: Atlas, 2009. NALINI, Jos Renato. tica Geral e Profissional. 7 ed. rev. at. e amp. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais 2009.

Fbio Soares Gato |

Вам также может понравиться