Вы находитесь на странице: 1из 7

Moluscos

Os moluscos so animais que podem viver em ambientes aquticos e terrestres. Alguns so fixos, outros enterram-se e outros, como as lulas, podem nadar por jato propulso. Os cefalpodes apresentam uma bolsa de tinta que uma estrutura defensiva.Os moluscos constituem um grupo muito bem sucedido na natureza. Ocupam vrios ambientes e exibem hbitos de vida bastante diversificados.

Anatomia e Analogia
A biologia dos moluscos estudada pela malacologia, mas as conchas ainda do ponto de vista biolgico, no do ponto de vista dos colecionadores so estudadas pelos concologistas. O filo Mollusca o segundo filo com a maior diversidade de espcies, depois dos Artrpodes, (cerca de 93 000 espcies viventes confirmadas e at 200 000 espcies viventes estimadas, e 70 000 espcies fsseis) e inclui uma variedade de animais muito familiares. Essa popularidade deve-se, em grande parte, s conchas desses animais que servem como peas para colecionadores.

O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos. Os moluscos so variados e diversos, incluindo vrias criaturas familiares conhecidas pelas suas conchas decorativas ou como marisco. Variam desde os pequenos caracis e amijoas at ao polvo e lula (que so considerados os invertebrados mais inteligentes). A lula gigante possivelmente o maior invertebrado, e, excetuando as suas larvas e, para alm de alguns espcimes jovens recentemente capturados, nunca foi observada viva. A lula colossal poder ser ainda maior, uma lula colossal foi encontrada congelada por pescadores, o comprimento da lula chegou a aproximadamente catorze metros e pesando cerca de 450 quilos.

Possuem um sistema digestivo completo (da boca ao nus). Os gastrpodes e os cefalpodes apresentam uma estrutura chamada rdula, formada por dentculos quitinosos que raspam o alimento. Os bivalves apresentam um estilete cristalino, responsvel por colaborar na digesto ao libertar enzimas digestivas. O sistema circulatrio aberto, com exceo dos cefalpodes, que exigem alta presso por se locomoverem rapidamente. Os moluscos tambm possuem uma grande importncia nas cadeias alimentares, sendo detritvoros, consumidores de microrganismos, predadores de grandes presas (peixes, vermes...) e herbvoros (alimentando-se assim de algas e outras plantas).

Reproduo
Os moluscos no so hermafroditas e apresentam sexos separados. Os espermatozoides podem ser liberados na gua ou dentro do corpo da fmea. A fecundao pode ser externa onde o macho solta o espermatozoide e a fmea o vulo, os dois juntam dando origem ao indivduo ou a reproduo interna onde o espermatozoide liberado no corpo da fmea.

Classes
Existem dez classes de moluscos, oito que ainda vivem e duas que s so conhecidas atravs de fsseis.Estas classes contm as mais de 250 000 espcies de moluscos: Caudofoveata (habitantes de guas profundas; 70 espcies conhecidas); Aplacophora (parecidos com minhocas; 260 espcies); Polyplacophora (cabea pequena, sem tentculos nem olhos; 1.200 espcies); Monoplacophora (habitantes de fundos ocenicos; 15 espcies); Bivalvia (ostras, amijoas, mexilhes, conquilhas, etc.; 800 espcies); Scaphopoda (concha carbonatada aberta dos dois lados; 512 espcies, todas marinhas); Gastropoda (corpo protegido por concha e cabea bem definida; entre 40 000 e 50 000 espcies); Cefalpode (lula, polvo, nautilus; 786 espcies, todas marinhas); Rostroconchia (provveis ancestrais dos bivalves;entre outros; cerca de 1000 espcies); Helcionelloida (fsseis; parecidos com caracis).

Вам также может понравиться