Вы находитесь на странице: 1из 18

Meteoro MB 120/400/800/5000

Manual do Proprietrio
Desenvolvido pelo Especialista de Produtos Eduardo Parronchi

Contedo

Incio /Apresentao.................................................................................3

Notas Importantes....................................................................................4

Descrio do painel..........................................................................5,6,7,8

Ligando oMB120.......................................................................................9

Dicas de regulagem........................................................................10,11,12

Conexes - Loop de Efeitos.....................................................................13

Soluo de Problemas..............................................................................14

Especificaes Tcnicas..................................................................15,16,17

Incio

Parabns por adquirir um produto Meteoro Amplifier! Nossos amplificadores so submetidos a um controle de qualidade cuidadoso, onde so revisados todos os detalhes com carinho e ateno. Todos aprovados pela SGS Group, CE e INMETRO. A linha MB para contrabaixo, veio para expandir uma sonoridade ampla, verstil e profissional. A linha MB pode ser utilizada desde pequenas apresentaes grandes palcos, mantendo o brilho, qualidade e versatilidade. Foram desenvolvidos usando a mais alta tecnologia. Todo o projeto foi testado passo a passo at o final para que pudesse ter o timbre e a qualidade dos amplificadores Meteoro. Antes de ligar o aparelho, no deixe de ler a seo Notas Importantes deste manual. Qualquer dvida ou sugesto, entre em contato comigo, o Especialista de Produtos.

Eduardo Parronchi - Especialista de Produtos parronchi.meteoro@uol.com.br

Notas Importantes
Suprimento de Energia
Todos os amplificadores Meteoro saem de fbrica com a voltagem em 220v. Verifique a voltagem no seu local e se necessrio, mude a chave para 127v. (A chave seletora de voltagem encontra-se no painel traseiro). Antes de fazer conexes com outros aparelhos (Pedais, Efeitos etc.), desligue todos os aparelhos. Isso evita danos e mau funcionamento. No retire do cabo de fora o pino do terra do plug de AC. Ele serve para evitar possveis choques eltricos e reduzir rudos provenientes da rede eltrica.

Manuteno
Para a limpeza diria, utilize um pano limpo, seco e macio ou use um pano umedecido com gua. Para remover manchas, use um detergente neutro e suave, no abrasivo e seque em seguida com um pano limpo e seco. Nunca use nenhum tipo de solvente como lcool, benzina, thinner ou leo. Eles podem danificar seriamente o produto.

Cuidados Essenciais
No exponha o amplificador direto ao sol, nem coloque-o prximo a emissores de calor. Evite tambm deix-lo dentro de um carro ao sol ou em outros extremos de temperatura. Quando conectar os cabos na sada de caixas, verifique se os mesmos so especficos (Cabo paralelo). Isso evita danos ao aparelho e aos falantes. Ao conectar e desconectar cabos desligue o aparelho. Nunca segure no fio, segure nos Plugs. Isso evita danos ao Jack do aparelho e principalmente aos cabos.
4

Descrio do painel MB120


01.Input - Conexo/entrada para instrumento 02. -10 db Chave que altera a impedncia da entrada (Indicada para baixo com captao ativa ou para uso com pedaleiras que emitem sinais altos) 03.Volume Controle que regula o volume do pr amplificador; 04.Contour Controle que modifica as freqncias dos mdios, produzindo uma varredura nesta mesma freqncia; 05.Hi Middle Controle que ajusta a equalizao de mdio agudos para mais ou para menos; 06.Low Middle - Controle que ajusta a equalizao de mdio graves para mais ou para menos; 07.Treble - Controle que ajusta a equalizao de agudos para mais ou para menos; 08.Bass - Controle que ajusta a equalizao de graves para mais ou para menos; 09.Master Controle que regula o volume total do amplificador; 10.Send Sada do som do pr amplificador para conexo de efeitos; 11.Return Entrada direto na potncia /retorno do som do pr amplificador com efeito; 12.Line Out Sada de linha para conexo em mesa de som (Mixer). PAINEL TRASEIRO 13.Force Entrada do cabo de fora do amplificador; 14.Fuse Compartimento de fusvel, que tem a funo de proteger o amplificador de alguma sobrecarga eltrica; 15.127v~220v Chave para ajuste de voltagem em 127v ou 220 v 16.Speakers 4 ohms- Sadas para as caixas (Utilize cabo paralelo).

Descrio do painel do 400 MB


01.Input - Conexo/entrada para instrumento; 02.- 10 db Chave que altera a impedncia da entrada, diminui em -10db o sinal (Indicado para baixo com captador ativo ou utilizao de pedaleiras que emitem sinais altos); 03.Volume - Controle que ajusta o volume geral do amplificador; 04.Lo Cut Chave que corta freqncias graves; 05.Mid Contour Chave que aciona o contour de mdios, realando essa mesma freqncia; 06.Hi Boost Chave que acentua o volume do agudo; 07.Treble - Controle que ajusta a equalizao de agudos para mais ou para menos; 08.Hi Middle - Controle que ajusta a equalizao de mdio agudos para mais ou para menos; 09.Lo Middle - Controle que ajusta a equalizao de mdio graves para mais ou para menos; 10.Bass - Controle que ajusta a equalizao de graves para mais ou para menos; 11.Boost Aumenta o volume (Pode ser utilizado para que se destaque o baixo alm do volume utilizado quando necessrio. Exemplo: Quando estiver solando); 09.Master Controle que regula o volume total do aparelho; 10.Boost Preset Entrada para footswitch que liga ou desliga o Boost 11.Led-Indica quando o aparelho est funcionando. 12.Power-Chave que liga ou desliga o amplificador PAINEL TRASEIRO 13.Force Cabo de fora do amplificador; 14.Fuse Compartimento de fusvel, que tem a funo de proteger o amplificador de alguma sobrecarga eltrica; 15.Speakers Sadas para as caixas; 16.Direct Sada de linha para conexo em mesa de som (mixer); 17.Send Sada de Effect Loop direto do pr amplificador; 18.Return Entrada de Effect Loop para a volta do sinal processado.

Descrio do painel do 800 MB


01.Input- Conexo/entrada para instrumento; 02. -10 db Chave que altera a impedncia da entrada, diminui em -10db o sinal (Indicado para baixo com captador ativo ou utilizao de pedaleiras que emitem sinais altos); 03.Volume Controle que regula o volume geral do amplificador; 04.Lo Cut Chave que corta as freqncias graves; 05.Mid Contour Chave que aciona o contour de mdios, realando essa mesma freqncia; 06.Hi Boost Chave que acentua o volume do agudo; 07.Treble - Controle que ajusta a equalizao de agudos para mais ou para menos; 08.Hi Middle - Controle que ajusta a equalizao de mdio agudos para mais ou para menos; 09.Lo Middle Controle que ajusta a equalizao de mdio graves para mais ou para menos; 10.Bass - Controle que ajusta a equalizao de graves para mais ou para menos; 11.Boost Controle que regula o volume de Boost (Pode ser utilizado para que se destaque o baixo alm do volume utilizado quando necessrio. Exemplo: Quando estiver solando); 12.Footswitch Entrada para footswitch que liga ou desliga o Boost; 13.Crossover Ajuste do divisor de freqncias de duas vias; 14.Biamp Chave que aciona a Bi amplificao/Crossover do 800MB separando as freqncias pela sada Hi Master/Speaker Hi (Caixa de agudo) e Lo Master/Speaker Low (Caixa de grave).Desligue o Bi amp quando utilizar apenas uma caixa; 15.Hi Master Controle que regula o volume da sada Hi Master (Speaker Hi); 16.Lo Master Controle que regula o volume da sada Lo Master (Speaker Lo); 17.Power- Chave que liga ou desliga o amplificador. Painel Traseiro 18.Force Cabo de fora do amplificador; 19.Fuse Compartimento de fusvel, que tem a funo de proteger o amplificador de alguma sobrecarga eltrica; 20.Direct Sada de linha balanceada para conexo em mesa de som (Mixer); 21.Send Sada de Effect Loop direto do pr amplificador; 22.Return Entrada de Effect Loop para a volta do sinal processado; 23.Speakers Hi Sadas para as caixas (Agudo).Utilize somente essa sada para conectar uma caixa; 24.Speakers Low Sadas para as caixas (Grave).
7

Descrio do painel do MB5000


01.Input - Conexo/entrada para instrumento; 02.- 10 db Chave que altera a impedncia da entrada, diminui em -10db o sinal (Indicado para baixo com captao ativa ou utilizao de pedaleiras que emitem sinais altos); 03.Volume Controle que regula o volume do amplificador; 04.Lo Cut Chave que corta as freqncias graves; 05.Contour Controle que modifica as freqncias dos mdios, produzindo uma varredura nesta mesma freqncia; 06.Hi Boost Controle que regula e acentua o boost (Presena dos agudos ); 07.Treble Controle que ajusta a equalizao de agudos para mais ou para menos; 08.Hi Mid Freq - Controle que ajusta a equalizao de mdio agudos para mais ou para menos; 09.Hi Mid level- Controle que regula o volume da equalizao de mdio agudos; 10.Lo Mid Freq- Controle que ajusta a equalizao de mdio graves para mais ou para menos; 11.Lo Mid Level- Controle que regula o volume da equalizao de mdio graves; 12.Bass Controle que ajusta a equalizao de graves para mais ou para menos; 13.Boost Controle que regula o volume de Boost (Pode ser utilizado para que se destaque o baixo alm do volume utilizado quando necessrio. Exemplo: Quando estiver solando); 14.Master Controle que regula o volume total do aparelho; 15.Footswitch Entrada para footswitch que liga ou desliga o Boost; 16.Line Out Sada de linha para ligao em mesa de som( Mixer) 17.Phone- Sada para fone de ouvido 18.Power- Chave que liga ou desliga o aparelho. Painel Traseiro 19.Fuse Compartimento de fusvel, que tem a funo de proteger o amplificador de alguma sobrecarga eltrica; 20.A C Cabo de fora do amplificador; 21.Speakers Sadas para as caixas com impedncia de 4ohms (Mnimo); 22.Direct Sada de linha para conexo em mesa de som com a mesma funo de um DIRECT BOX; 23.Send Sada de Effect Loop direto do pr amplificador; 24.Return Entrada de Effect Loop para a volta do sinal processado.
8

Ligando a linha MB
Para melhores resultados a Meteoro aconselha o uso das caixas 210BS e 212BS para o MB120,115 BS e 410 BS(Alumnio ou papelo) para o MB400 e MB800 e 115BS e 410BS MB 5000 para o cabeote MB5000. Quando conectar os cabos na sada de caixas, verifique se os mesmos so especficos (Cabo paralelo). Isso evita danos ao aparelho e aos falantes . Ao ligar o amplificador, comece com o volume do MASTER no 5 e v adicionando volume medida que for conhecendo o amplificador. Para comear a tocar coloque os controles de equalizao (Hi Middle, Lo Middle, Bass, Middle e Treble,etc ) no meio, regulando de acordo com sua sensibilidade para chegar no timbre desejado.

BiAmp(MB 800) O MB800 possui Bi amplificao e Crossover ativo de duas vias, proporcionando duas opes de controle do cabeote sobre as caixas, ou seja, podemos ter o agudo e o grave misturados nas duas caixas(Bi amp desligado), ou quando ligarmos o Biamp, separar o agudo para o Speaker Hi, controlando o volume pelo Hi Master, e o graves para o Speaker Lo sendo controlado pelo Lo Master.

Dicas de Regulagem MB120

Conduo

TONE CONTROL

Volume Contour

Hi Middle

Lo Middle

Treble

Bass

Master

Slap
TONE CONTROL

Volume Contour

Hi Middle

Lo Middle

Treble

Bass

Master

Jaco(Groove)
TONE CONTROL

Volume Contour

Hi Middle

Lo Middle

Treble

Bass

Master

10

Dicas de Regulagem: MB400


Slap Volume Voicing Filters Lo Mid Hi Cut Contour Boost Hi Treble Middle Lo Middle Bass Boost Master

-10db Jaco Volume

-4.0KHz+ -1.0KHz+ -250 Hz+ -60Hz+

Voicing Filters Treble Lo Mid Hi Cut Contour Boost

Hi Middle

Lo Middle

Bass

Boost Master

-10db Pop Rock Volume

-4.0KHz+ -1.0KHz+ -250 Hz+ -60Hz+

Voicing Filters Treble Lo Mid Hi Cut Contour Boost

Hi Middle

Lo Middle

Bass

Boost Master

-10db

-4.0KHz+ -1.0KHz+ -250 Hz+ -60Hz+

Dicas de Regulagens: MB800


Slap
Volume Voicing Filters Lo Mid Hi Cut Contour Boost Treble Hi Middle Lo Middle Bass Boost Crossover Hi Lo Master Master

-10db

-4.0KHz+ -1.0KHz+

-250 Hz+ -60Hz+

100

1.0k

100W 300W Biamp

11

Jaco
Volume Voicing Filters Lo Mid Hi Cut Contour Boost Treble Hi Middle Lo Middle Bass Boost Crossover Hi Lo Master Master

-10db

-4.0KHz+ -1.0KHz+ -250 Hz+ -60Hz+

100

1.0k

100W 300W Biamp

Observao: Os nveis de ganho e das freqncias podem ter variaes de um instrumento para o outro. Eduardo Parronchi Especialista de Produtos

Dicas de Regulagem MB5000


Slap

Low Volume Cut Pizzicato

Contour Hi boost Voicing Filters

Treble

Freq Level Hi Mid

Freq Level Lo Mid

Bass

Boost

Master

Low Volume Cut

Contour Hi boost Voicing Filters

Treble

Freq Level Hi Mid

Freq Level Lo Mid

Bass

Boost

Master

On Off Observao: Os nveis de ganho e das freqncias podem ter variaes de um instrumento para o outro. Eduardo Parronchi Especialista de Produtos

12

Conexes Loop de Efeitos


O effect loop atua entre o pr e a potncia permitindo ligar efeitos (Delay, Flanger, Pitch,etc) depois do pr amplificador . Se ligarmos o pedal no Effect loop, o efeito vai agir sobre o baixo timbrado e saturado, definindo o som com qualidade. Veja o grfico abaixo para conectar os efeitos no loop:

13

Soluo de Problemas
O amplificador est com rudo interferncia s vezes temos chiados provenientes da rede eltrica. importante lembrar que muitas vezes a qualidade do cabo, dos captadores e da parte eltrica do instrumento podem comprometer o som com rudos indesejveis. Para evitar esses tipos de problemas, use sempre cabos de qualidade. Interferncias de rdio e TV podem acontecer como em qualquer amplificador do mundo, principalmente se estiver prximo a antenas. Nesses casos, podem ser agravados pelo uso de cabos e captadores de m qualidade. Caso ocorram, diminua o volume do instrumento. Isso ameniza o problema. Tente mudar o amplificador de posio. O amplificador no liga O amplificador est ligado na tomada? O fusvel est com o valor correto conforme descrito no painel? Sendo constatada a queima do fusvel, desligue o aparelho da rede eltrica e efetue a troca por um fusvel de mesmo tipo e capacidade. No est saindo som do amplificador O ajuste do volume no est baixo? Tente ajustar o volume. Toda equalizao (Controle de Volume, Bass, Middle e Treble) est aberta? O amplificador est distorcendo
14

Os controles de equalizao no alteram as freqncias. Na verdade, esses controles alteram o volume das freqncias de grave, mdio e agudo. Algumas dessas freqncias podem distorcer o som do aparelho. Como so volumes das freqncias de grave, mdio e agudo, podem ocorrer em algumas situaes uma freqncia encobrir o som da outra; Quando quiser aumentar o agudo, diminua o grave e o mdio.

Especificaes Tcnicas MB120:


- 01 Entrada /Conexo para Baixo - Potncia 120 watts RMS - Chave 10db para controlar volume de entrada no pr - Sada de linha para conexo em mesa de som ( Mixer) - Peso : 6,9Kg - Dimenses : 480x190x82mm

MB400
- 01 Entrada /Conexo para Baixo com chave 10 db para baixos ativos
15

- Potncia 200 watts RMS - Voicing filters com chaves conjugadas de Lo Cut , Mid Contour e Hi Boost - Treble 10 khz ,Hi Middle 4 khz,Lo Middle 250hz,Bass 60 hz - Loop de efeitos Send Return para ligao de efeitos externos - Sada de linha para conexo em mesa de som (Mixer) - Peso : 6,8 Kg - Dimenses : 440x236x97mm

MB800
- 01 Entrada /Conexo para Baixo com chave 10 db para baixos ativos

- Potncia de 400 watts RMS - Voicing Filters com chaves de Lo Cut,Mid Contour e Hi Boost - Treble 10 khz ,Hi Middle 4 khz,Lo Middle 250hz,Bass 60 hz - Effects Loop Send /Return para adio de efeitos ( Reverb,etc) - Chave 10db para controlar volume de entrada no pr - Sada de linha para conexo em mesa de som (Mixer)

16

- Crossover de duas vias - Dimenses :139x440x236 mm - Peso : 10Kg - Confeccionado em alumnio

MB5000
- 01 Entrada /Conexo para Baixo com chave 10 db para baixos ativos - Potncia 225 watts RMS - Voicing filters Lo Cut , Contour e Hi Boost - Effects Loop Send/Return - Line Out - Direct Out - Sada de fone de ouvido

17

- Entrada para footswitch para boost (Opcional) - Peso : 6,4 Kg - Dimenses : 440x240x100mm

18

Вам также может понравиться