Вы находитесь на странице: 1из 32

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

4. DIAGRAMA UNIFILAR 4.1 CONSIDERAES GERAIS O diagrama unifilar um desenho que utilizando simbologia especfica, representa graficamente uma instalao eltrica, indicando, sobre a planta arquitetnica: os pontos de luz e as tomadas; a posio dos eletrodutos; a localizao dos quadros de distribuio; a diviso dos circuitos; o nmero e a caracterizao dos condutores dentro dos eletrodutos.

Tanto aspectos do circuito eltrico como do caminhamento fsico da instalao so contemplados no diagrama unifilar. 4.2 CIRCUITO ELTRICO Quanto ao circuito eltrico, o diagrama unifilar deve indicar para cada carga (ponto de luz, tomada, ou aparelho especfico), os correspondentes elementos bsicos: fonte (ponto de suprimento ou quadro de distribuio); circuito parcial a que pertence; pontos de comando (interruptores e chaves associados); condutores associados.

Para ilustrar esse conceitos, considera-se uma fonte (fase e neutro) e uma lmpada, que deve ser comandada por um interruptor, conforme mostrado na figura 4.1.

23

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

N
Figura 4.1- Circuito Eltrico

Nota-se que, embora a primeira vista o interruptor (1-2) poderia inserir-se no trecho do circuito Fase/Lmpada (entre os pontos F e 3) ou no circuito Neutro/Lmpada (entre os pontos N e 4), obrigatrio, por norma, inseri-lo no trecho que contm a fase (F). Isto ocorre para que se garanta maior segurana na manuteno da luminria, mantendo-a com o potencial do neutro, quando o interruptor estiver aberto. Caso se interrompesse o neutro, o potencial da lmpada seria sempre igual ao da fase, o que no conveniente. H uma nomenclatura prpria para os trs condutores que constituem os trs trechos do circuito: O condutor do trecho F/1, designado por condutor FASE ou simplesmente FASE e est sempre no potencial da fase (110V, 115V, 127V ou 220V); O condutor do trecho N/4, designado por condutor NEUTRO ou simplesmente NEUTRO, e est no potencial do neutro quando a lmpada est desligada e muito prximo dele quando a lmpada esta energizada. O condutor do trecho 2/3, designado por retorno e ora est no potencial do neutro quando a lmpada esta desligada, ora est no potencial da fase quando a lmpada estiver acesa.

24

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Nota-se que podem ocorrer situaes particulares em que circuitos so alimentados por duas fases, ao invs de uma fase e um neutro. Neste caso, esses dois trechos so designados por fase, e necessariamente h a interrupo de uma fase pelo interruptor. 4.3 CIRCUITO FSICO Fisicamente a fonte um quadro de distribuio, a lmpada est no teto de um certo ambiente, o interruptor deve ser localizado em uma parede desse ambiente e os condutores devem ser fixados em eletrodutos na parede e teto. O problema que se coloca : como isso feito e como se representa de maneira prtica e objetiva ? A figura 4.2 apresenta essa situao e uma soluo para o problema, atravs da utilizao de eletrodutos e caixas.

FN

Figura 4.2- Circuito fsico

Os condutores so acondicionados em eletrodutos, cujo caminhamento respeita condicionantes fsicos e econmicos. O traado dos eletrodutos deve ser estudado de forma a minimizar as quantidades de material empregado, evitando-se interferncias com outras instalaes prediais e elementos estruturais da edificao. Deve-se tambm atentar aos problemas de execuo e de manuteno futuras, por exemplo evitando-se o excesso de eletrodutos e condutores em caixa de passagem, reduzindo os cruzamentos de condutores no interior de paredes e lajes, e posicionando as caixas em lugares de fcil acesso. Em captulo especfico, esta apostila trata de recomendaes e diretrizes que devem ser respeitadas na fase de execuo dessas instalaes.

25

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

4.4 SIMBOLOGIA Todos os elementos que compem o diagrama unifilar de uma instalaso eltrica so representados por simbologias especficas, determinadas pelas Normas Brasileiras. Alm dessa simbologia existem outras que, embora no sejam padronizadas por norma, tm uso corrente. A tabela 4.1 apresenta as principais simbologias utilizadas.

Tabela 4.1 - Simbologia

26

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Particularmente, o circuito tratado no item anterior poderia ser representado pelo diagrama unifilar da figura 4.3.

2 do Quadro de distribuio

100 a 2 2

Figura 4.3- Diagrama Unifilar

A caracterizao do diagrama unifilar no mbito do projeto consiste em representar o diagrama da figura 4.3 sobre a planta do projeto arquitetnico, como mostra a figura 4.4.

20 mm 2

QD

1.5 mm2

100 a2

20 mm
2

1.5 mm

Figura 4.4 -Diagrama unifilar sobre planta

27

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

4.5 TIPOS DE COMANDO Em uma instalao eltrica predial h vrios tipos de comandos que controlam os pontos de luz, destacando-se: comando simples; comando de vrios pontos de luz de um s ponto; comando de um ponto (ou mais pontos) de luz por 2 pontos; comando de um (ou mais pontos) de luz por mais de 2 pontos,

os quais passam a ser descritos a seguir, supondo-se que a fonte constituda por uma fase e neutro: a) Comando Simples o comando mais utilizado, sendo composto por um interruptor simples que comanda um ponto de luz. O circuito e o diagrama unifilar correspondente so apresentados na figura 4.5.
N 100 F
a 2

Sa Figura 4.5 - Comando simples

b) Comando de Vrios Pontos de Luz por um s Ponto Empregam-se chaves interruptoras duplas ou triplas, inseridas em circuitos anlogos aos do item (a). A figura 4.6 apresenta, a ttulo ilustrativo, 3 pontos de luz de um salo comandados por apenas um ponto.

28

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Neutro

Fase

60
2 a

60
2 b

60
2 c

Sabc

Figura 4.6 - Comando de vrios pontos de luz por um s ponto

c) Comando de Um Ponto de Luz a partir de Dois Pontos Este tipo de aplicao utiliza os interruptores paralelos, conforme ilustrado no circuito eltrico da figura 4.7.

29

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Neutro

Fase

100

Sp

Sp

Figura 4.7 - Comando Paralelo

Note que o circuito da figura 4.8, apesar de funcionar, no deve ser utilizado, uma vez que no respeita a norma, pois em certos estados dos interruptores, a lmpada permanece desligada submetida tenso de fase. Alm disso, a diferena de potencial nos terminais do interruptor, em determinadas situaes, igual d.d.p. fase/neutro, transgredindo as suas especificaes.

30

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Fase

Neutro

Figura 4.8 - Comando paralelo com ligao errada

d) Comando com Um (ou mais) Pontos de Luz por 3 ou mais Pontos A utilizao conjugada de interruptores two ways e paralelos permite o comando de um ponto de luz por 3 ou mais pontos, conforme mostra a figura 4.9. Note que a medida que se insere mais um interruptor two ways nos circuitos dos retornos, obtm-se mais um ponto de comando.

31

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

F Sp Si Sp Si Sp

100 T

Si

Si Sp

Figura 4.9 - Comando por mais de 2 pontos

32

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

5. PROJETO DE INSTALAES PREDIAIS 5.1 NORMAS E SMBOLOS A norma que rege as instalaes eltricas de baixa tenso, inclusive no aspecto dos projetos, a NBR 5410 - Instalaes Eltricas de Baixa Tenso. As recomendaes para nveis de iluminamento mnimos constam da NBR 5413 - Iluminao de Interiores. A simbologia empregada nos desenhos a padronizada pelas normas ABNT (NBR 5446, NBR 5553), sendo entretanto bastante difundido o uso de outros smbolos. 5.2 COMPOSIO DE UM PROJETO Um projeto de instalaes eltricas composto dos seguintes documentos: a) Desenhos Conjunto de plantas, esquemas e detalhes, contendo as indicaes necessrias para a compreenso geral do projeto, bem como a identificao, localizao e interconexo de todos os materiais e equipamentos eltricos. A escala usualmente utilizada nos desenhos de planta baixa de 1:50, e de 1:25 para os detalhes de instalao. Os esquemas eltricos e desenhos de prumadas no so, usualmente, realizados em escala. comum se utilizar o prprio desenho arquitetnico como matriz para as plantas das instalaes eltricas, contendo, porm, apenas as informaes estritamente necessrias (alvenarias, portas, caixilhos e pilares). interessante se dispor de um jogo de plantas dos desenhos de formas e armaes para consulta.

33

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

b) Memorial Descritivo Apresenta uma viso sucinta dos sistemas projetados, complementar os desenhos ou facilitar a sua compreenso. visando

Deve incluir os critrios bsicos e normas que nortearam a sua concepo e justificativa de solues adotadas. c) Memria de Clculo Resumo de todos os clculos efetuados como os de iluminao, cargas instaladas, demandas e correntes, quedas de tenso e curto circuito. d) Especificaes Tcnicas dos Materiais Descrio dos materiais a serem empregados, fixando-se os requisitos mnimos quanto ao seu desempenho, qualidade da matria prima, processo de fabricao, acabamento, testes e ensaios. e) Especificaes Tcnicas dos Servios Instrues referentes montagem das instalaes, fixando as condies gerais para a execuo da obra e os cuidados necessrios para a aplicao dos materiais e equipamentos, alm de recomendaes sobre a sequncia dos servios. f) Quantificao de Materiais e Oramento Lista dos materiais com as respectivas quantidades previstas, mo de obra e preo estimado. No levantamento dos materiais devem ser previstas folgas nas quantidades de materiais a serem utilizados, tais como:

fios e cabos eletrodutos buchas e arruelas curvas

10% 5% 3% 3%
34

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

As unidades adotadas para a relao de materiais so:


eletrodutos............................. barras de 3 metros fios........................................ rolos de 100 metros cabos..................................... metros demais materiais.................... peas

So utilizados formulrios que apresentem no mnimo as seguintes informaes:


ITE M 1 2 3 4 DESCRIO Fio isolado em PVC 2.5 mm2 Cabo tipo Sintenax Eletroduto esmaltado com dimetro 21mm Curva esmaltada 120 graus, dimetro 21mm UNIDAD E Rolo M Barra Peas QUANTIDAD E 10 280 08 06

A obteno do oramento decorre da lista de materiais, acrescida de algumas colunas que indicam o preo unitrio referente ao material, a mo de obra, para instalao e montagem alm do preo total correspondente a cada um dos itens presentes, como mostra a tabela abaixo.
ITE M DESCRIO UNIDAD E QUAN T. CUSTO (R$) Unitrio Mat. M.O. Total 20,00 15,80 35,80 Total 358,0 0

Fio isolado de PVC 2.5mm2

Rolo

10

Em projetos simples, a documentao escrita pode ser resumida, emitindose apenas memorial que contenha informaes sobre os clculos, materiais e servios necessrios. 5.3 ETAPAS DO PROJETO As atividades tcnicas relativas a confeco de um projeto de instalaes eltricas, podem ser divididas nas seguintes etapas principais, que sero descritas nos itens subsequentes:

35

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

locao dos pontos de consumo traado e diagrama unifilar clculo das correntes dimensionamento dos condutores definio da proteo e do aterramento elaborao dos desenho e demais documentos

O adequado desenvolvimento dessas atividades requer que haja uma estreita interao entre o projetista e o cliente, atravs do estabelecimento e anlise de: - Critrios Bsicos Reunies nas quais o projetista e o cliente consolidam as definies de carcter geral, como por exemplo: tipo de iluminao e dos condutos e a maneira em que sero instalados, forma de alimentao, pontos de consumo e cargas a serem previstas, etc. - Anteprojeto Verso preliminar das plantas, contendo a marcao dos pontos e o traado dos eletrodutos, contendo ainda um memorial resumido com a conceituao geral dos sistemas - Projeto Bsico Apreciao das plantas, esquemas e documentaes complexas, por parte do cliente, com objetivo de sua aprovao final. - Projeto Executivo Projeto bsico acrescido dos desenhos de detalhes que esclarecem aspectos de instalao e possibilitam a integrao da instalao eltrica com os demais sistemas, compatibilizando as interferncias.

36

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

6. LOCAO DOS PONTOS DE CONSUMO Consiste na marcao em plantas, em escalas adequadas, dos quadros de distribuio, pontos de iluminao, tomadas de uso geral, tomadas para aparelhos especficos e interruptores. 6.1 PONTOS DE LUZ Os pontos de luz devem ser locados com base no projeto luminotcnico do ambiente. No caso de instalaes simples, onde o nmero de luminrias reduzido, o projeto de luminotcnica pode ser dispensado, valendo-se apenas da experincia do projetista e do arquiteto. Entretanto para a determinao das cargas de iluminao em unidades residenciais pode ser adotado o seguinte critrio: em cmodos ou dependncias com rea igual ou inferior a 6m2 deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA; em cmodos ou dependncias com rea superior a 6m2 deve ser prevista uma carga mnima de 100 VA para os primeiros 6m2, acrescida de 60 VA para cada aumento de 4m2 inteiros.

6.2 TOMADAS As tomadas denominadas especficas so aquelas destinadas ao suprimento de aparelhos determinados, geralmente no portteis, tais como: chuveiros, geladeiras, condicionadores de ar, etc. As demais tomadas, destinadas a ligao dos demais aparelhos, so denominadas de uso geral. As tomadas devem ser previstas nas seguintes quantidades mnimas, conforme o local, nas instalaes residenciais: Nas unidades residenciais e acomodaes de hotis, motis e similares, o nmero de tomadas de corrente para uso no especfico (tomadas de uso geral) deve ser fixado de acordo com o critrio seguinte: em banheiros, pelo menos uma tomada junto ao lavatrio; em cozinhas, copas e copas-cozinhas, no mnimo uma tomada para cada 3,5 m, ou frao de permetro, sendo que acima de cada bancada com
37

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

largura igual ou superior a 0,30 m deve ser prevista pelo menos uma tomada; em subsolos, varandas, garagens e stos, pelo menos uma tomada; nos demais cmodos e dependncias, se a rea for igual ou inferior a 6m2, pelo menos uma tomada; se a rea for superior a 6m2, pelo menos uma tomada para cada 5m, ou frao, de permetro, espaadas to uniformemente quanto possvel. As tomadas de uso especfico devem ser instaladas no mximo a 1,5 m do local previsto para o equipamento a ser alimentado. s tomadas de corrente devem ser atribudas as seguintes potncias: para as tomadas de uso especfico, a potncia nominal do equipamento a ser alimentado; para as tomadas de uso geral em banheiros, cozinhas, copas, copacozinhas, reas de servio, lavanderias e locais anlogos, no mnimo 600 VA por tomada, at 3 tomadas e 100 VA por tomada, para as excedentes; para as tomadas de uso geral nos demais cmodos ou dependncias, no mnimo 100 VA por tomada.

6.3 INTERRUPTORES A locao dos interruptores deve levar em conta a posio das portas, a circulao das pessoas e deve ser analisada previamente com o cliente. 7. TRAADO E DIAGRAMA UNIFILAR Esta etapa envolve a definio do percurso dos eletrodutos, definio dos circuitos terminais e elaborao dos diagramas unifilares.

7.1 CRITRIOS GERAIS O traado dos eletrodutos deve ser estudado de forma a minimizar as quantidades de materiais a serem utilizados, e evitando interferncias com as outras instalaes prediais (gua, esgoto, gs, etc) e elementos estruturais da construo. Deve-se tambm atentar para os problemas de
38

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

execuo e manuteno futuros, por exemplo, evitando-se o excesso de eletrodutos e de condutores em caixas de derivao, reduzindo-se os cruzamentos de eletrodutos no interior das paredes e lajes, posicionando as caixas em lugares de fcil acesso, etc. As caixas de passagem prximas dos quadros de distribuio tendem, normalmente, a receber um grande nmero de condutores. Isso deve ser evitado com a instalao de um maior nmero de eletrodutos saindo do quadro de distribuio, podendo-se desse modo aliviar os eletrodutos, dividindo-se os condutores entre eles, conforme mostra a figura 7.1. 7.2 CARGAS DOS PONTOS A definio dos circuitos requer que se conhea as cargas dos pontos de consumo, procedendo-se como se segue. - Cargas de Iluminao Adotar a potncia nominal das lmpadas a serem utilizadas ou as potncias mnimas referidas no item 6.1. No caso de lmpadas de descarga, deve-se considerar tambm as perdas nos reatores. - Tomadas Especficas Adotar a potncia nominal do aparelho a ser suprido pela tomada, utilizando para isso informaes dos fabricantes ou valores tabelados como aqueles da tabela 7.1.

39

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

34

5 2 3 5 6 7 T 1 4

7 T

Concentrao excessiva de circuitos

2 3 5

7 T

Distribuio adequada de circuitos


Figura 7.1 - Distribuio de Circuitos nos Eletrodutos

40

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Tabela 7.1 - Potncias Nominais de Aparelhos


APARELHOS Aquecedor de gua (boiler) 50 a 100 litros 150 a 200 litros 250 litros 300 a 350 litros 400 litros Aquecedor de gua em passagem Aspirador de p Batedeira de bolo Cafeteira Chuveiro Condicionador de ar 7100 BTU/h 8500 BTU/h 10000 BTU/h 12000 BTU/h 14000 BTU/h 18000 BTU/h 21000 BTU/h 30000 BTU/h Congelador (freezer) Exaustor domstico Ferro de passar roupa Fogo residencial (por boca) Geladeira domstica Lavadora de pratos (residencial) Lavadora de roupa (residencial) Liquidificador Mquina de escrever Moedor de lixo residencial Secador de roupa residencial Secador de cabelo porttil Televisor tranistorizado Torradeira Torneira eltrica Ventilador porttil POTNCIA (WATTS) 1.000 1.250 1.500 2.000 2.500 4.000 a 8.000 500 a 1000 100 a 300 1.000 4.000 a 6.500 900 1300 1400 1600 1900 2600 2800 3600 350 a 500 300 a 500 800 a 1.650 2500 150 a 500 1.200 a 2.800 500 a 1.000 270 60 a 150 300 a 600 2.500 a 6.000 500 a 1.500 70 a 300 500 a 1.200 2.800 a 5.200 60 a 100

- Tomadas Gerais em Residncias Em copas, cozinhas e reas de servio deve-se adotar o critrio do item 6.1.
41

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

- Outras Tomadas Em tomadas em que se conhece a variedade de aparelhos que podem l ser ligados, deve-se dimension-la para a possibilidade que apresentar maior potncia. 7.3 DIVISO DOS CIRCUITOS Aps a fixao das cargas nos pontos de consumo, adotam-se os seguintes critrios para a diviso das cargas entre os circuitos eltricos: Prever circuitos individualizados em funo do tipo de aparelhos que alimentam, como por exemplo circuitos distintos para iluminao, tomadas, motores, etc. Dividir a carga de iluminao, se possvel, em vrios circuitos, que atendem os vrios ambientes da edificao. Prever condutores compatveis com os terminais e com as cargas dos aparelhos e tomadas que iro ser atendidas. Agrupar cargas nos circuitos de modo a respeitar a mxima capacidade de conduo de corrente dos condutores, bem como a sua queda de tenso admissvel, prevendo-se ainda uma margem de segurana para acrscimos de carga (por exemplo de 20%). No caso de quartos de hotis, residncias e similares, permitido o agrupamento, em um mesmo circuito de cargas de iluminao e tomadas, exceto em cozinhas, copas e reas de servio, onde as tomadas devem ser supridas por circuitos exclusivos. Devem ser previstos circuitos independentes para as cargas acima de 1500 VA (porm as de mesmo tipo podem ser alimentadas pelo mesmo circuito). usual fixar-se a carga mxima de 1500 VA nos circuitos em 110 V, objetivando-se o uso de condutor de 1,5 mm2.

42

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

8. DIMENSIONAMENTO DOS CIRCUITOS TERMINAIS) E DE ALIMENTADORES 8.1 CONSIDERAES GERAIS

PARCIAIS

(OU

O dimensionamento tratado neste item objetiva a especificao da seo dos condutores da fase e do neutro que constituem os circuitos alimentadores e os circuitos parciais (terminais), bem como a especificao das caractersticas gerais dos seus equipamentos de proteo e manobra. Alm disso so apresentados tambm os procedimentos para o dimensionamento dos eletrodutos. Os elementos de entrada para esta fase so: o diagrama unifilar elaborado em item anterior. a tabela de carga elaborada no item anterior. as tabelas de capacidade de corrente dos condutores adequados para este tipo de instalaes. as tabelas de correo de nvel de corrente em funo do nmero de condutores em um mesmo eletroduto. as tabelas de queda de tenso em funo da carga e do comprimento dos circuitos. as tabelas de dimensionamento de eletrodutos. as tabelas de caractersticas gerais de disjuntores termomagnticos e de fusveis padronizados. Em funo dos resultados obtidos neste dimensionamento, possvel que haja necessidade de reavaliar alguns aspectos definidos nos itens anteriores, tais como: quantidade de condutores em um mesmo eletroduto, alterao de caminhamento de eletrodutos e a redistribuio de cargas. H dois critrios bsicos que devem ser obedecidos no dimensionamento eltrico dos circuitos de uma instalao predial: capacidade de corrente, queda de tenso admissvel. Estes dois aspectos esto contemplados em disposies de norma e em caractersticas tcnicas dos materiais que os fabricantes garantem.

43

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Com respeito ao tipo dos condutores em instalaes prediais residenciais e comerciais, observa-se que devem ser utilizados condutores isolados de cobre. Algumas excees so admitidas, porm no so tratadas neste trabalho. Os tipos de isolao usualmente utilizados so PVC/70oC ou EPR/XLPE. 8.2 DIMENSIONAMENTO (TERMINAIS) DE CIRCUITOS PARCIAIS

A primeira providncia a ser tomada para o dimensionamento de um circuito identificar o tipo de carga que atende e calcular a corrente correspondente s cargas atendidas. Conforme o tipo de carga, por norma, as sees dos condutores de fase e de neutro devero ser iguais ou superiores aos seguintes valores: iluminao................................................................................... 1.5 mm2 tomadas de corrente em salas, quartos ou similares...................... 1.5 mm2 tomadas de corrente em cozinhas, rea de servio, garagens ou similares................................................................... 2.5 mm2 aquecedor de gua em geral......................................................... 2.5 mm2 mquina de lavar roupa................................................................ 4.0 mm2 aparelhos de ar condicionado....................................................... 2.5 mm2 foges eltricos............................................................................ 6.0 mm2 Nota-se que o condutor neutro deve ter a seo igual a do condutor de fase, salvo em casos especiais que via de regra no ocorrem em instalaes prediais. A seguir deve-se calcular a corrente de carga do circuito, o que usualmente feito a partir da soma das potncias nominais correspondentes s instalaes que so atendidas pelo circuito. De posse da tabela de cargas elaborada no item anterior, possvel, para circuitos monofsicos, calcular a corrente, atravs da expresso:
I= Pmax V cos

onde: Pmax a soma das potncias instaladas no circuito; V a tenso nominal do circuito; cos o fator de potncia.
44

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Quando o fator de potncia no o mesmo para todas as cargas do circuito, calcula-se inicialmente as potncias ativa e reativa totais do circuito, obtendo-se o fator de potncia pela relao Pmax = Qmax tan . Tratando-se de cargas trifsicas, utiliza-se 3 .V ao invs de V na expresso acima, sendo V a tenso de linha (tenso entre fases). Conhecendo-se a corrente do circuito deve-se determinar a seo adequada dos condutores do circuito, atravs da pesquisa do cabo de menor seo que suporta a corrente da carga, consultando-se a tabela 8.1 - Capacidade de Corrente de Condutores, cujo contedo foi extrado da Norma NBR 5410, para eletrodutos embutidos em alvenaria.
Seo Capacidade de Conduo de Corrente (A) Nomin Cabos com Isolao PVC Cabos com Isolao XLPE al (mm2) 2 Cabos 3 Cabos 2 Cabos 3 Cabos Carregados Carregados Carregados Carregados 1.5 17.5 15.5 23.0 20.0 2.5 24.0 21.0 31.0 27.0 4.0 32.0 28.0 42.0 37.0 6.0 41.0 36.0 54.0 48.0 10.0 57.0 50.0 74.0 66.0 16.0 76.0 68.0 100.0 89.0 25.0 101.0 89.0 133.0 117.0 35.0 125.0 111.0 164.0 144.0 50.0 151.0 134.0 198.0 175.0

Tabela 8.1 - Capacidade de Conduo de Corrente de Condutores de Cobre Isolados, a Temperatura Ambiente de 30oC, instalados em Eletrodutos. Observa-se, entretanto que essa tabela apresenta as capacidades para cabos com isolao de PVC e de XLPE, operando temperatura ambiente de 30oC, instalados em eletrodutos contendo 2 ou 3 cabos carregados. Em situaes distintas, necessrio aplicar correes sobre os valores de correntes preconizados nessa tabela. As tabelas 8.2 - Fatores de Correo para Temperaturas Ambientes Diferentes de 30oC, e 8.3 - Fatores de Correo para Agrupamentos de Cabos em Eletrodutos, apresentam os fatores de correo pelos quais as correntes da tabela 8.1 devem ser multiplicados para se obter as
45

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

capacidades finais dos condutores quando submetidos a condies diferentes daquelas da tabela 8.1.
Temperatura Ambiente (oC) 10 15 20 25 35 40 45 50 Tipo de Isolao PVC/70 1.22 1.17 1.12 1.06 0.94 0.87 0.79 0.71 XLPE 1.15 1.12 1.08 1.04 0.96 0.91 0.87 0.82

Tabela 8.2 - Fatores de Correo para Temperaturas Ambientes Diferentes de 30oC.


Nmero de Circuitos ou Cabos Multipolares 1 2 3 4 5 6 Fator de Correo 1.0 0.8 0.7 0.65 0.6 0.55

Tabela 8.3 - Fatores de Correo para Agrupamentos de conjuntos de grupos de 2 ou 3 cabos. Aplicar nos valores de capacidade de corrente da Tabela 8.1. 8.3 DIMENSIONAMENTO DE ALIMENTADORES Analogamente ao prescrito para circuitos parciais, o dimensionamento do alimentador principal inicia-se pela determinao da carga que atende. Entretanto neste caso, a considerao simplesmente da soma das potncias das cargas que o alimentador atende pode provocar o seu superdimensionamento, uma vez que a demanda simultnea, correspondente a um grupo de cargas de funcionamento no contnuo, estatisticamente inferior a essa soma.

46

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Esse aspecto da no simultaneidade da ocorrncia da demanda mxima levado em conta atravs da considerao do fator da demanda, definido como sendo a relao entre a demanda mxima provvel de um grupo de cargas de mesma natureza e a correspondente potncia instalada. Assim sendo, a demanda de um alimentador se determina atravs da soma das potncias de todas as cargas que o alimentador atende, ponderadas pelos correspondentes fatores de demanda. Os fatores de demanda so coeficientes empricos, menores ou iguais a um, associados a grupos de cargas de mesma natureza, estabelecidos por norma ou por Concessionrias de Energia Eltrica. As Tabelas 8.4, 8.5, 8.6 e 8.7 apresentam os fatores de demanda mais usuais em projetos de instalaes prediais. Tabela 8.4 - Fatores de Demanda para Grupos de Pontos de Luz e Tomadas1.
RESIDNCIAS POTNCIA - p FATOR DE DEMANDA (kVA) (%) 88 0<P1 75 1<P2 66 2<P3 59 3<P4 52 4<P5 45 5<P6 40 6<P7 35 7<P8 31 8<P9 27 9 < P 10 acima de 10 24

EDIFCIOS DE APARTAMENTOS POTNCIA INSTALADA FATOR DE DEMANDA (kW) (%) Primeiros 20 40 Seguintes 40 30 Seguintes 40 25 Seguntes 100 20 Seguintes 200 15 O que exceder de 400 10
1

Cotrin, Instalaes Eltricas - 3a. Edio 47

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Tabela 8.5 - Fatores de Demanda para Equipamentos de Aquecimento e Mquina de Lavar Roupa(1).
Nmero de Aparelh os FATOR DE DEMANDA (%) Aquecedor Forno Chuveir Torneira de gua de Microond Eltrica, o acumula as Eltrico Mquina de lavar o loua, Aquec. gua Passagem 68 72 71 60 56 62 64 48 48 57 60 40 43 54 57 37 39 52 54 35 36 50 53 33 33 49 51 32 31 48 50 31 30 46 50 30 29 44 50 28 28 42 47 26 27 40 46 26 26 38 45 25 26 36 45 25 24 a 25 32 a 35 45 24 20 a 24 23 a 31 45 23 Mquina de Secar Roupa

2 3 4 5 6 7 8 9 10 a 11 12 a 15 16 a 20 21 a 25 26 a 35 36 a 40
acima de 41 acima de 76

100 100 100 80 70 62 60 54 50 46 40 36 32 26 25 25

Tabela 8.6 - Fatores de Demanda para Aparelhos de Ar Condicionado(1).


NMERO DE FATOR DE DEMANDA APARELHOS (%) 2 88 3 82 4 78 5 76 6 74 7 72 8 71 9 a 11 70 12 a 14 68 15 a 16 67 17 a 22 66 23 a 20 65 31 a 50 64 acima de 50 62 Nota: Em uma unidade residencial com mais de uma aparelho recomenda-se utilizar g = 1.
48

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

Potncia Instalada Residencial 1 - Administrao de prdios de departamentos At 100 kW Acima de 100 kW 2 - Residencial (residncia; colnia residencial; At 200 kW ncleo residencial) Acima de 200 kW

g 0,35 0,13 0,39 0,20

c 0,41 0,29 0,33 0,33

Tabela 8.7 - Valores Tpicos de Fator de Demanda (g) e Fator de Carga (c) para Instalaes Residenciais(1). De posse da demanda mxima correspondente s cargas atendidas pelo alimentador, procede-se de modo anlogo ao dimensionamento de circuitos parciais para se selecionar a seo do condutor mais adequado. Para tanto utiliza-se as informaes das tabelas 8.1, 8.2 e 8.3. 8.4 VERIFICAO DA QUEDA DE TENSO Alm dos alimentadores e dos circuitos parciais apresentarem a suficiente capacidade de corrente para atender a sua carga, o suprimento deve ser feito respeitando limites adequados de tenso, estabelecidos por norma. Os limites mximos de queda de tenso, entre a origem da instalao e qualquer ponto de utilizao deve ser inferior aos valores abaixo, em relao a tenso nominal da instalao:
INSTALAES
A-Alimentadas diretamente por um ramal de baixa tenso, a partir de uma rede de distribuio de baixa tenso. B-Alimentadas diretamente por subestao de transformao ou transformador, a partir de uma instalao de alta tenso. C-Que possuam fonte prpria

ILUMINA O 4% 7% 7%

OUTROS USOS 4% 7% 7%

Notas: a) Nos casos B e C as quedas de tenso nos circuitos terminais no devem ser superiores aos valores indicados em A.
49

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

b) Nos casos B e C, quando as linhas principais da instalao tiverem um comprimento superior a 100m, as quedas de tenso podem ser aumentadas de 0,005% por metro superior a 100m, sem que, no entanto, essa suplementao seja superior a 0,5%. Deste modo, normalmente, a queda de tenso parcial nos circuitos terminais (circuito compreendido entre o quadro de distribuio e a carga circuitos parciais) de iluminao no deve superar 2%. O clculo da queda de tenso ( V ) num trecho de um circuito pode ser efetuado adequadamente, porm, de modo aproximado, atravs da expresso:
V = I .(2l ).( R cos + X sen )

onde: I a corrente passante no trecho considerado; 1 o comprimento do trecho do circuito; R a resistncia do condutor por unidade de comprimento; X a reatncia do condutor por unidade de comprimento; cos o fator de potncia da carga. Em um certo trecho de circuito, em se fixando o cabo (e tambm a forma de sua instalao, que define a reatncia) e conhecendo-se o fator de potncia, possvel tabelar o comprimento 1 em funo da corrente I, para um dado valor de queda de tenso. Com isso possvel verificar se um certo circuito (ou trecho de circuito), com uma determinada corrente, constitudo por um cabo dado no transgride os limites de tenso preconizados por norma. H referncias que apresentam quedas de tenso calculadas para correntes e comprimentos unitrios. A tabela 8.8 (ref.1) por exemplo apresenta as quedas de tenso em V/A.km para 2 valores de fator de potncia (0,80 e 0,95). Assim possvel calcular a queda de tenso a partir da corrente e comprimento. Por exemplo um circuito de tenso nominal 127 V, com fios de seo 2,5 mm2 instalados em eletrodutos, com uma carga de 10 A e comprimento (2l) de 50 m e cos de 0,95 pode ter sua queda de tenso avaliada por: V = 16,8 V/A.km . 10A . 0,05 km = 8,4 V V% = 8,4/127 . 100 = 6,61% As quedas de tenso dos alimentadores e dos circuitos parciais devem ser compostas para a obteno da queda de tenso resultante. Caso os nveis de tenso no forem respeitados com a utilizao do condutor definido anteriormente, deve-se escolher um outro condutor de
50

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

seo maior de modo que esta condio seja satisfeita, observando porm que a troca de seo provocada pelo critrio de queda de tenso muito pouco freqente em instalaes eltricas prediais.

51

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

9. DIMENSIONAMENTO DA PROTEO 9.1 CONSIDERAES GERAIS Devem ser previstos dispositivos de proteo para cada um dos circuitos parciais e cada um dos alimentadores, de modo que nveis de correntes que possam causar danos aos condutores sejam interrompidos em perodo adequado. Fundamentalmente, h duas condies que devem ser provocar a atuao dos dispositivos de proteo: sobrecargas e curto circuito. Os dispositivos de proteo pode ser usualmente constitudos por disjuntores termomagnticos ou por fusveis, devendo apresentar funcionamento adequado, garantido por convenientes valores de: corrente nominal (In) corrente que assegura efetivamente a operao do dispositivo (I2), durante sobrecargas tempo de atuao do dispositivo (t), quando ocorrem curto circuitos. A escolha do dispositivo de proteo contra sobrecarga, para um determinado circuito ou alimentador, se baseia em critrios estabelecidos por norma, que pressupem o conhecimento de: corrente de projeto (Ib), que a corrente mxima, que a carga pode solicitar; capacidade mxima de conduo do condutor (Iz); o tipo de dispositivo que ser utilizado (fusvel ou disjuntor); correntes In (nominal) e I2 (corrente de atuao), do tipo de dispositivo a ser utilizado. A norma NBR 5410 impe 3 condies para a coordenao: a1) Ib < = In, o que normalmente acontece, pois a corrente de carga tem que necessariamente ser inferior ou igual corrente mxima suportada pelo condutor. a2) In < = Iz, o que assegura que, potencialmente o dispositivo de proteo atua antes que se atinja a corrente mxima suportada pelo condutor.

52

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

b) I2 < = 1.45 Iz, o que representa uma margem de segurana, que garanta que o dispositivo de proteo atue quando ocorre uma corrente suficientemente menor que a mxima suportada pelo condutor. Quando se utiliza disjuntores suficiente que sejam verificadas as condies (a1) e (a2), uma vez que I2 menor que 1.45 In. Entretanto nos fusveis devem ser verificadas as trs condies, e pode ser utilizada a seguinte regra para a determinao de I2, em funo da corrente nominal In: para In < = 10 A para 10 A < In < = 25 A para In > = 25 A I2 = 1.90 In I2 = 1.75 In I2 = 1.60 In

Para assegurar que os condutores tambm estejam protegidos contra os efeitos danosos de um curto circuito, necessrio que o dispositivo de proteo tenha capacidade de suportar e de interromper a corrente de curto circuito (capacidade disruptiva), em um intervalo de tempo inferior aquele que danifica o condutor. Para tanto necessrio verificar se a corrente de curto circuito (Icc), suficientemente inferior corrente de curto circuito e o tempo de atuao (t) do dispositivo seja menor do que: t < (k**2 x S**2) / Icc**2 onde: k = 115 para condutores de cobre, com PVC/70; k = 135 para condutores de cobre, com XLPE; S a seo do condutor em mm2; Icc a corrente de curto circuito, em A. 10. DIMENSIONAMENTO DOS ELETRODUTOS As dimenses internas dos eletrodutos e respectivos acessrios de ligao devem permitir instalar e retirar facilmente os condutores ou cabos aps a instalao dos eletrodutos e acessrios. Para isso, necessrio que: a) a taxa mxima de ocupao em relao rea da seo transversal dos eletrodutos no seja superior a: - 53% no caso de um condutor ou cabos; - 31% no caso de dois condutores ou cabos; - 40% no caso de trs ou mais condutores ou cabos.
53

PEA - Eletrotcnica Geral

Instalaes Eltricas Prediais

b) no haja trechos contnuos (sem interposio de caixas ou equipamentos) retilneos de tubulao maiores que 15m, sendo que, nos trechos com curvas, essa distncia deve ser reduzida de 3m para cada curva de 90o. Nota: Quando o ramal de eletrodutos passar obrigatoriamente atravs de locais onde no seja possvel o emprego de caixa de derivao, a distncia prescrita na alnea b) pode ser aumentada, desde que: a) seja calculada a distncia mxima permissvel (levando-se em conta o nmero de curvas de 90o necessrias), e b) para cada 6m, ou frao, de aumento dessa distncia, se utilize eletroduto de tamanho nominal imediatamente superior ao do eletroduto que normalmente seria empregado para a quantidade e tipo dos condutores ou cabos.

54

Вам также может понравиться