Вы находитесь на странице: 1из 17

F.

Martins Sarmento e a Questo do Celtismo


Amlcar Guerra1
Revista de Guimares, Volume Especial, I, Guimares, 1999, pp.179-192

1. A celticidade dos antigos habitantes da Galcia constituiu, na opinio mais popularizada, uma incontestvel evidncia. A vinculao da Galiza actual e, por extenso, de todo o noroeste, a uma antiga ascendncia celta tem uma longa tradio entre os estudiosos e encontra-se profundamente inculcada na opinio geral. Por isso, seria fastidioso enumerar os autores que aceitam este postulado. Tornar-se-ia interessante, para constatar at que ponto esta ideia se entranhou nas mentalidades, levantar os mltiplos exemplos do quotidiano que assentam neste pressuposto, mas seguramente inconclusivo, do ponto de vista deste trabalho. Apesar de o cidado comum o ter como um dado adquirido, essa circunstncia no tem relevncia cientfica e radica, muitas vezes, em argumentos pouco consistentes, na maioria dos casos desconhecidos por parte de quem se limita a aceitar este postulado. Quem se dedicou s questes de Histria Antiga desse territrio, sentiu quase sempre a necessidade de definir a sua posio em relao a este problema, apontando, na generalidade, no mesmo sentido da ideia geralmente difundida. Uma das primeiras e mais notrias excepes a esta perspectiva representada pela figura sob cujos auspcios se realiza este Colquio. De facto, Francisco Martins Sarmento constitui, ainda hoje, a figura mais relevante da nossa Arqueologia que assumiu frontalmente uma posio contrria communis opinio, sem ter medo de enfrentar o peso da tradio ou de ser perturbado pela sonoridade dos nomes que apoiavam a interpretao contrria.
1

Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

Pode, todavia, dizer-se que a sua postura em relao a este problema acabou por no ter grande repercusso na tradio historiogrfica, mas essa circunstncia no retira qualquer mrito sua perspectiva, nem enfraquece os seus argumentos. Ao contrrio, a validade de muitos aspectos da sua interpretao transparece nas anlises mais recentes sobre esta questo, nas quais podem, sob certos aspectos, encontrar-se os traos que nortearam o seu pensamento. A contestao ou pelo menos a dvida sobre o celtismo das populaes galaicas, hoje dominante no meio cientfico, assenta, em primeiro lugar, na impossibilidade de estabelecer qualquer vnculo especial entre a cultura material do noroeste peninsular e as regies das etnias que habitualmente se apontam como celtas. Deste modo, haveria que abandonar a tradicional ideia e desligar os antigos habitantes desta regio de um qualificativo tnico infundado ou, pelo menos, muito problemtico. Este contributo visa, acima de tudo, apresentar o seu posicionamento face ao problema da identificao dos galaicos (e lusitanos), em particular na suas relaes com o mundo cltico. Uma vez que esta questo se encontra ainda sem uma soluo unanimemente aceite, exporei igualmente a minha opinio a esse respeito. 2. Numa carta dirigida ao ilustre arquelogo vimaranense, Hbner (Correspondncia, p. 201), passada j a fase de desconfiana ao relao ao seu dedicado correspondente hispnico, tece algumas consideraes acerca das suas qualidades, tendo em conta especificamente a demonstrao dada na questo que o opunha a Adolfo Coelho: vous tes un debateur de premier rang et jadmire la multitude de livres en toutes les langues que vous avez lus. O amplo conhecimento que Martins Sarmento evidencia da produo cientfica europeia deveria, de facto, causar algum espanto, atendendo posio perifrica, tambm neste domnio, da realidade portuguesa e, em especial da pessoa em questo, que habitava uma pequena cidade profundamente rural. A outra componente do elogio deve ser enquadrada numa poca em que entrar em polmica era salutar e sustentar as causas em que se acreditava uma obrigao. Vistas distncia, as consideraes de Hbner a este respeito poderiam constituir simultaneamente um elogio e uma crtica.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

Numa poca que cultivava a polmica, como componente essencial da confrontao das ideias, o brilhantismo e a vivacidade do texto de Martins Sarmento e a sua argumentao, ampla e muitas vezes slida, no deixa de se apresentar com um exemplo aos olhos do seu ilustre correspondente. Contudo, ainda que Hbner no o afirme, nem sequer o insinue, a polmica que o ope a Adolfo Coelho pode assumir aspectos pouco condizentes com as normas de cavalheirismo que a poca tanto apreciava. No restam dvidas, de facto, que o contedo das crticas e a natureza das afirmaes abandonam, muitas vezes, o terreno do debate cientfico e no s se transferem para o plano estritamente pessoal, como atingem, neste domnio, nveis menos dignos das figuras envolvidas. O insulto -mais ou menos (por vezes muito pouco) subtil- est longe de ser excepo e poderia ser a razo pela qual Hbner, sem se querer pronunciar sobre a questo de fundo, como a diplomacia impunha, se reporta a essa qualidade do seu amigo, a respeito da qual seria admissvel, eventualmente, a dupla interpretao a que se aludiu. Em defesa de F. Martins Sarmento se pode invocar, desde logo, a circunstncia de no ter sido ele a iniciar o conflito e a fixar o nvel da discusso. De facto, no revela dignidade um professor universitrio de mrito reconhecido iniciar a sua anlise com consideraes deste tipo: O sr. Sarmento chegou muito tarde aos estudos histricos e a proposito das suas exploraes das Citanias, que se tornaram para elle o que os psychologos chamam -um orgo de appercepo- de tudo o mais; no faz ideia clara dos methodos da critica applicaveis aos textos classicos, dos principios mais elementares da sciencia da linguagem, das bases das sciencias ethnicas; um trabalhador isolado numa pequena cidade de provncia, rodeado de pessoas bem intencionadas, mas sem competncia para discutirem as suas opinies, que aceitam incondicionalmente. Jacob Grimm falou algures da coragem de errar e H. Steinthal achou para um estado psychologico que infelizmente vulgar a maravilhosa expresso heroismo da leviandade (Coelho1889: 129). O docente do Curso Superior de Letras recorda aos leitores que, as ideias que o erudito vimaranenese ultimamente defendia representam precisamente o oposto das que sustentou at determinado momento, ironizando a respeito da grande revoluo no esprito do Sr. Sarmento que ditou esta mudana (Coelho 1889: 1301).

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

Ignorncia generalizada, mas atrevida, provincianismo, falta de ideias prprias, inconstncia nas opinies, apego a propostas de autores dimportancia secundaria ou a velhas teorias so algumas das verberaes do seu crtico. A postura arrogante e doutoral de Adolfo Coelho suscitou, por isso, uma reaco irnica do seu opositor, pontuando a sua resposta de inmeros comentrios e aluses que marcam o tom da polmica e que intercalam, com mais frequncia que o estribilho que serve de mote sua resposta, o debate mais estritamente cientfico. A extenso das intervenes e a diversidade de assuntos poderia dar a ideia de que, entre eles, pouco ou nada de comum se pode identificar. Ao contrrio, porm, uma outra perspectiva de anlise leva a pensar que, afinal, o que os separa no muito. Toda a divergncia reside, em ltima anlise, numa questo que , em primeiro lugar, de terminologia, mas que, por respeitar a um nome de etnia, envolve problemas de natureza histrico-cultural. 3. A discusso centra-se, essencialmente num problema de etnogenia, o de saber se os lusitanos (e galaicos2) so lgures ou celtas. Assumindo ambos que uma classificao exclui a outra, todo o problema reside em saber quais os elementos lingusticos, arqueolgicos e tnicos que sustentam a atribuio a um ou outro mbito. Adolfo Coelho movimenta-se num mbito muito diverso e a sua perspectiva da questo est marcada desde logo por uma concepo determinada de quem so os lgures, o seu territrio e a sua lngua. Trata-se de uma populao relativamente circunscrita, que habita uma regio ribeirinha do Mediterrneo, ocupando genericamente o territrio actual do sul da Frana, em especial a ocidente do Rdano, e Norte de Itlia, segundo a proposta de Cartaillac, invocada em sua defesa (Coelho 1890: 155). Ao contrrio, para Martins Sarmento e as fontes de que depende neste particular, inaceitvel esta noo restritiva, alinhando as suas posies por outros estudiosos, nomeadamente dArbois de Jubainville (1889: especialmente 383-4), que do desta entidade uma geografia

Martins Sarmento uso o termo lusitano para qualificar a realidade tnica do ocidente peninsular, incluindo nesta designao as populaes do noroeste. A base para esta acepo do termo um passo de Estrabo que reflecte uma entidade administrativa romana de perodo augustano, na qual, sob o apelativo de Lusitnia, se englobava igualmente a Callaecia e a Asturia.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

mais ampla, a qual se estenderia por outras regies, entre elas toda a Glia, boa parte da Pennsula Itlica e a Pennsula Ibrica. Partindo, portanto, de noes substancialmente diferentes a respeito de determinada entidade tnica, inevitvel que o desentendimento se estenda a todos os aspectos conexos, nomeadamente s questes de natureza lingustica e arqueolgica. A acepo sustentada pelo arquelogo de Guimares assenta, em primeiro lugar, numa determinada interpretao dos textos clssicos, em particular em alguns passos da Ora maritima. Entre eles sobrelevam as referncias aos lgures que habitariam terras mais setentrionais (AVIEN. ora 132, 135, Cfr. Berthelot 1934: 58-64; Ferreira 1992: 45), o que deu origem a uma interpretao divergente da expresso sub nivoso maxime septentrione a que se atribui o pernix ligus (AVIEN. ora 198). Enquanto Mllenhoff remete de novo para as costas europeias setentrionais, o erudito vimaranense defende que esta referncia, cuja vinculao aos lgures se torna igualmente muito controversa, os colocaria em mbito peninsular. Aparentemente mais segura seria a conhecida citao do problemtico lacus Ligustinus (AVIEN. ora 284), cuja localizao em territrio tartssico se confirmaria em Estevo de Bizncio. No plano da cultura material, o escavador de Briteiros, entende que a tradio em que se insere a ocupao dos castros mergulha no mundo do Bronze e pertenceria mesma civilizao construtora dos meglitos, o que implicaria com realidades etnicamente lgures (Sarmento 1933: 371-2). Neste aspecto, A. Coelho (1890: 155) remete essencialmente para as auctoritates: para Cartaillac, como defensor da ausncia de uma especificidade da cultura material prhistrica deste povo; e para Schrader e Max Mller, que sustentariam indirectamente a impossibilidade de o bronze ser introduzido no contexto peninsular por antigas populaes indo-europeias, o que contrariava a hiptese da origem ariana do lgures de Martins Sarmento. Por fim, uma divergncia substancial quanto questo lingustica. Partindo, como se disse, de uma base divergente, discutese, em primeiro lugar, se o lgure era, ou no, uma lngua indoeuropeia (aria, segundo a expresso do tempo) ou, mais especificamente, se pertenceria ao grupo cltico. A respeito desta questo dispe-se do contributo importante de I. Milln Gonzlez-

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

Pardo (1983), que explanou exaustivamente os fundamentos da posio de Martins Sarmento. Em breves traos, o pensamento do arquelogo que aqui se homenageia segue os passos seguintes: 1. a arqueologia aponta para uma grande antiguidade da habitao nos castros; 2. se os celtas s se expandiram para ocidente apenas numa data posterior ao sc. VII, ento os seus habitantes no podem ser classificados como tal; 3. neste caso, como as fontes levam a admitir e algumas autoridades o sugerem (Mlhenhoff, dArbois), sero verosimilmente lgures; 4. no quadro das evidncias observveis, nomeadamente de lingustica, seria aceitvel uma generalizao do tipo: o que se pode atribuir a uma fase anterior ao sc. VII lgure, se posterior, celta; 5. da anlise dos materiais correspondentes ao mundo lusitano seria desde logo possvel separar alguns elementos caractersticos que se poderiam atribuir ao primeiro contexto cultural; 6. o estudo do material lingustico antigo (e no classificvel como celta, portanto, certamente lgure) leva a concluir que corresponde, de qualquer modo, a uma lngua indo-europeia (seguindo DArbois de Jubainville). Na realidade, a posio do arquelogo vimaranense tem como principal mrito o de ter postulado razes remotas para a cultura castreja, que poderiam recuar pelo menos Idade do Bronze. Na sua perspectiva, seriam inaceitveis quaisquer explicaes que implicassem uma origem relativamente mais tardia desse fenmeno, porque contrrias s evidncias. Analisado a uma distncia de mais de um sculo, o seu contributo teria, como principal problema, o da escolha do termo lgure para classificar o que representava o contexto cultural mais antigo, uma vez que essa classificao tnica hoje inaceitvel. Feita essa substituio, a estrutura do seu pensamento apresenta-se com uma grande actualidade. Desde logo no que respeita tendncia geral para recusar ou, pelo menos evitar, os adjectivos celta ou cltico para designar genericamente as antigas populaes do noroeste, a sua lngua ou cultura material.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

4. A questo da celticidade de lusitanos e galaicos constitui, todavia, uma questo ainda em debate, em relao qual se registam divergncia substanciais, o que me leva a expor, em traos largos, a minha posio sobre essa matria. O mais antigo fundamento para a classificao do noroeste como cltico proporcionado pelos autores clssicos e radica fundamentalmente em dois tipos de informao, eventualmente correlacionados. De um lado as fontes literrias mais antigas referem uma migrao de clticos e trdulos para esta regio, a qual teria sido fixada nestas paragens pelas mticas propriedades do rio Lethes. Por outro, a documentao escrita -literria e epigrfica- recorre ao adjectivo de natureza tnica para qualificar algumas realidades geogrficas. So, nomeadamente, cognominados de celtici povos como os Neri, Praestamarci, Supertamarci (PLIN. nat. 4,111), todos adscritos ao extremo noroeste. Para alm disso, numa apresentao de estilo periegtico do ocidente peninsular, Mela (3, 9) considera que a frente costeira do rio Douro at ao promontrio designado como Cltico totam Celtici colunt, enquanto que os rtabros aparecem como Celticae gentis (MELA 3,13). natural que se pergunte qual o valor destas atribuies de natureza tnica reportadas pelos autores clssicos e confirmadas, no caso dos Supertamarci, pela prpria epigrafia. Importaria, pois, determinar o significado ou verdadeiro alcance destas designaes. Saber, por exemplo, se o factor presena/ausncia deste atributivo sempre relevante, ou apenas identifica algumas das entidades a quem ele se adequaria, no decorrendo da que fosse impropriamente aplicado s outras realidades galaicas. Sobre esta questo se pronunciou recentemente J. de Hoz (1997: 105-6), sustentando a primeira das possibilidades e pressupondo, deste modo, que a referidas entidades do noroeste constituiriam uma minoria de origem cltica num contexto maioritariamente constitudo por gentes no integrveis nesta filiao tnica. Ainda que se tomassem como totalmente pertinentes estes qualificativos, importaria reconhecer as contradies e divergncias dos autores clssicos e assumir que essa circunstncia retira alguma credibilidade a uma hiptese como a de J. de Hoz. Se para Mela os clticos ocupam determinado territrio mais extenso e para Plnio s trs entidades de entre elas so classificadas como tal, quem est na

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

posse da razo? O que supostamente apresentaria o mbito mais alargado, abarcando na globalidade todas as entidades, sem especificar nenhuma em particular; ou o que citaria apenas algumas por recorrer, eventualmente, a uma informao mais precisa? Ainda quanto ao problemas de integrao tnica, no deixa de ser significativo que os autores clssicos hesitem na atribuio de Conistorgis, uma cidade dos cnios para Apiano (Hisp. 57 e 58) e dos clticos para Estrabo (3,2,2). Servir, neste caso uma explicao que passasse pela alterao das reas de influncia destas entidades no sudoeste peninsular? Deve reconhecer-se que, nas actuais circunstncias, no vivel uma resposta fundamentada a todas estas questes. Penso, com J. de Hoz (1997: 105), que, na classificao de determinada realidade tnica, deve ter certamente jogado um determinado papel o factor lngua. Nestas circunstncias, a aceitar-se a validade absoluta dos atributos de Plnio ou Mela para o noroeste, dever-se-ia admitir a existncia de lnguas diferentes no mundo galaico. No estado actual dos nossos conhecimentos, porm, nada aponta nessa direco. Pelo contrrio, o que os estudos genericamente acentuam uma relativa unidade, no apenas de todo o mbito galaico, mas entre este e algumas regies confinantes, nomeadamente parte da Lusitnia e da Asturia. Por tudo isto, considero prefervel aceitar que estes qualificativos de natureza tnica, tanto de Plnio como de Mela, no podem sustentar a ideia de que as entidades correspondentes tenham, por esse facto, uma origem ou natureza diferente das suas vizinhas. Ou, por outras palavras, a circunstncia de determinado nome de etnia no vir classificado pelas fontes como cltico no tem qualquer significado, no excluindo, especificamente, a sua integrao desse mbito lingustico. Por outro lado e dadas as mltiplas incongruncias e hesitaes, bem como as dificuldades inerentes determinao de uma origem e classificao tnica, compreensvel que se mantenha sob reserva a fiabilidade desse qualificativo, quando atribudo pelas fontes literrias. Ou, para o dizer de uma forma mais directa, nem tudo o que apelidado de celta ou cltico pelas fontes clssicas oferece garantia de o ser.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

Em suma, a informao proporcionada pelos autores clssicos deve ser usada com extraordinria prudncia no momento de determinar o que possui ou determinada integrao tnica ou cultural. 5. Uma ampla tradio centro-europeia fixou essencialmente dois critrios em que basearia a identificao dos Celtas: a existncia, na cultura material, de elementos classificados como de La Tne e a atribuio, pelos autores clssicos, de uma determinada integrao tnica. Penso, contudo, serem plenamente justificadas as objeces que se tm levantado a esta perspectiva e compreendo que se manifestem as reservas em relao classificao de um arte, religio ou cultura material como celta ou cltica (sobre esta questo v., entre outros, Collis 1993, Kurtz 1995, Ruiz Zapatero 1993). Em contrapartida, apesar das dificuldades que podem subsistir em alguns aspectos concretos, h algum consenso no que respeita existncia de um grupo de lnguas que, unidas por um conjunto de traos, se englobariam sobre este qualificativo genrico. A este grupo pertenceria seguramente, de entre as lnguas indo-europeias peninsulares, o celtibrico, discutindo-se, todavia, a integrao do lusitano. Como se sabe, a generalidade dos linguistas tem postulado a sua excluso desse mbito (Tovar 1985: 250-3; Schmidt 1985: esp. 338; Gorrochategui 1987; de Hoz 1993: 379-87; Villar 1996: 498503), contra a posio sustentada por Untermann (1987, 1992), I. Milln (1981: 27-8) e Prosdocimi (1989). Uma postura mais cautelosa, mas tendente a admitir a primeira possibilidade expressa por Evans (1993: 597-602) Idntica discusso se estende aos falares do noroeste, uma vez que relativamente pacfica a grande afinidade entre esta rea e o territrio mais meridional em que ocorrem as trs inscries genericamente definidas como lusitanas. A este respeito, parecemme pertinentes os argumentos que levam C. Ba (1997: esp. 58) a postular a existncia de uma nica lngua indo-europeia no ocidente peninsular, bem como a sua designao como hispnico ocidental. Sobre a celticidade da(s) lngua(s) do noroeste se pronunciou, num estudo lingustico de certo modo percursor para esta regio, A. Tovar (1983). O modelo interpretativo ento proposto no diferia substancialmente do que aplicara a outros territrios hispnicos. Previa a diferenciao das seguintes realidades, reveladoras de um processo

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

de formao estratigrfico, assimilvel, em certa medida, a uma constituio das evidncias arqueolgicas: a) elementos pr-indo-europeus de lngua desconhecida, que corresponderiam a uma fase pr-histrica (Tovar 1983: 248), hoje mal conhecidos, cuja existncia resultaria da circunstncia de admitir algo que precedesse a difuso das lnguas indo-europeias (leia-se, celtas ou afins) e entre os quais se poderiam citar os elementos *cotto, *lama, *penna, *carra, *ganda (Ibidem, p. 277). b) elementos indo-europeus no-celtas, correspondentes aos mais antigos vestgios dessa famlia lingustica no extremo ocidente, e entre os quais se poderiam assinalar elementos como o sufixo -nt-, ou nomes como Nauia, Bletisama, Clunia > La Corua, Ocelum, Toletenses e, naturalmente, aqueles em que se conserva o p etimolgico (p. ex. Compleutica). c) formantes claramente clticos, como briga, ou os que ocorrem nos nomes geogrficos Praestamarci, Supertamarci, Nerium, Nemetobriga, Calubriga, Ebora, Aquae Querquernae, Deua. Em anlises recentes, este quadro mantido, nos seus principais traos, por J. de Hoz (1997: 106-109) e J. Gorrochategui (1997: 16-7, 25, 38-9), divergindo eventualmente nas perspectivas adoptadas para a classificao de determinados elementos. Na sntese de J. Untermann sobre a realidade lingustica galaica (Untermann 1992) apontam-se, todavia, algumas limitaes metodolgicas que tornam de algum modo problemtica a comprovao dessa trplice componente. Sem negar liminarmente a sua existncia, assinala que determinar a existncia segura de uma lngua no-indo-europeia neste contexto exigiria: 1) que o fenmeno fosse circunscrito a um sector bem concreto da rea indo-europeia; 2) que um conjunto significativo de traos encontrasse equivalentes fora deste mesmo mbito. Expe, ao mesmo tempo, os obstculos tericos que se levantam a determinao, nestes contextos, do que so os eventuais elementos no-celtas. O conhecimento muito limitado do lxico das lnguas celtas impede que se possa classificar como exterior o elemento no representado no repertrio conhecido; por outro, mesmo a identificao de fenmenos fonticos divergentes da soluo genericamente consagrada dentro desse grupo, pode no significar necessariamente a sua excluso desse mbito. O caso concreto da perda do -p- etimolgico, inicial ou intervoclico, poderia explicar-se,

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

10

na sua perspectiva, admitindo que esta particularidade, ocorrida em determinado momento da histria desse grupo lingustico, no tivesse atingido esta rea marginal. Deste modo, haveria bons argumentos para sustentar tambm a celticidade das lnguas do ocidente, que assim ocupariam uma posio paralela ao celtibrico, com o qual, de resto, apresentam muitas afinidades. Na minha opinio, inquestionvel, em primeiro lugar, que os elementos onomsticos conhecidos apresentam frequentes afinidades com os que se conhecem dentro desse grupo e, ao contrrio, no se apontou, nas lnguas locais, nenhum fenmeno que comprovadamente seja incompatvel com uma explicao dentro desse mesmo contexto. Parece-me, por isso, que, at melhor prova, se deveria partir do princpio de que a(s) lngua(s) do ocidente hispnico pertenceria(m) ao grupo cltico. 6. Nesta perspectiva, poder-se-ia retomar a questo da classificao das populaes do noroeste como clticas, acompanhando-a, contudo, de alguns esclarecimentos adicionais. Como se disse, a realidade lingustica constitui o nico aspecto em relao ao qual se estabeleceram, com alguma preciso, critrios de atribuio do adjectivo celta. Sob esta perspectiva, aceitar-se-ia, portanto, uma classificao das populaes do noroeste como clticas, desde que esse adjectivo equivalesse a povos falantes de uma lngua celta, sem outras implicaes, nomeadamente no domnio da cultura material ou da origem tnica. Compreende-se, por isso, a perspectiva de F. Calo (1993: 60-65) acerca da questo em anlise, considerandoa um problema que diz essencialmente respeito aos linguistas, a ser resolvida por eles. Portanto, neste aspecto estritamente considerado, a proposta de Martins Sarmento careceria de razo. A lngua dos lusitanos , muito provavelmente, celta. Todavia, tendo em conta o significado especfico atribudo por ele para o termo lgure, logo a sua argumentao recobra um outro sentido. Atendendo ao facto de a sua recusa do celticidade de galaicos e lusitanos decorrer de um postulado, aceite no seu tempo, de que uma presena celta no ocidente no poderia ser anterior ao sc. VI a. C., compreende-se bem a sua postura. No plano lingustico, constata-se, de facto, a natureza claramente arcaica dos falares ocidentais. Infelizmente, este facto, ainda que se torne perfeitamente compatvel com a atribuio de uma

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

11

cronologia anterior que ento se estabeleceu para a chegada de falantes de lnguas pertencentes quele grupo ao ocidente hispnico, possui uma fora probatria muito limitada. Enfim, a continuidade sem rupturas significativas no domnio da cultura material, desde o Bronze Final aos tempos romanos (Martins & Jorge 1992-93: 362-4), constitui, sob certa perspectiva, um apoio para o que Martins Sarmento defendia com tanta veemncia e consagra o pioneirismo dos seus estudos. Ao mesmo tempo poderia dar alguma credibilidade s hipteses que defendem a grande antiguidade deste estratos lingustico no ocidente hispnico, geralmente admitido, mas que encontra o seu principal problema na fixao concreta de uma cronologia, tarefa sempre arriscada. Todavia, a necessidade metodolgica de separar os fenmenos da linguagem da das observaes de natureza arqueolgica impem restries drsticas a este tipo de ilaes. Em suma, no noroeste hispnico, parece clara uma relativa unidade lingustica, correspondente a uma realidade integrvel no grupo cltico, de natureza bastante arcaica, cujas afinidades com o que designado como lusitano podem sustentar a hiptese de se tratar de um lngua nica, eventualmente marcada por variantes dialectais cuja diversidade no possvel, de momento, estabelecer. 7. Importaria, por fim, comentar um aspecto especfico, relativamente marginal, mas que tradicionalmente se tem associado a toda esta questo. Quando Bosch Gimpera definiu uma periodizao para as movimentaes clticas, estabeleceu que, em determinado momento da Idade do Ferro, se teriam fixado em mbito peninsular, populaes de origem gaulesa, retomando uma ideia j bem presente na investigao anterior. De facto, j dArbois de Jubainville (1904: 10812), por exemplo, tinha salientado a provenincia gaulesa de determinados topnimos hispnicos, especialmente do nordeste, que continham o elemento -dunum3. Ao mesmo tempo, como prova da extenso desse tipo de influncia ao noroeste, citava-se inevitavelmente o caso de Caladunum, situado em lugar incerto da Callaecia Bracarensis.

3 J W. von Humboldt 1990 (1821): 126-7 tinha admitido a natureza cltica de alguns dos nomes em dunum (ou at mesmo de todos), considerando, todavia, que se trata de uma hiptese demasiado insegura, uma vez que este elemento poderia ser igualmente explicado no mbito da antiga lngua basca.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

12

Ainda que a postura invasionista que marcou a investigao passada seja actualmente exorcizada, frequente repetirem-se as propostas de associao deste nome ao conjunto de topnimos a um conjunto de evidncias que reflectiriam os contactos entre o nordeste peninsular e as realidades de alm-Pirenus (Almagro & Lorrio 1992: 114; Lorrio 197: 45-8); ou, no plano lingustico, apresentar-se-iam como elementos britnicos nas lnguas hispnicas (Lomas 1988: 80). A dvida sobre a relao deste conjunto onomstico com os topnimos em -dunum documentados na Btica (Esstledunum e Arialdunum) foi justamente posta em causa por J. Untermann (1985: 25, nota 15). Pelos argumentos que seguidamente se invocam, deve, na minha perspectiva, ser igualmente questionada a integrao neste grupo do topnimo Caladunum. Para alm da atestao literria deste nome de lugar, a epigrafia atesta o que deve ser interpretado como indicao de origo sob a forma Caladunus e Caladuna. Isto , verifica-se que estas ltima ocorrncias so aparentemente anmalas, uma vez que, sendo determinativos, se apresentavam com a mesma forma que o NL de que supostamente derivariam. De qualquer modo, uma explicao poderia ser a de apresent-las como derivados assufixais, como chegou a ser sugerido para explicao de nomes como Bracarus, tendo em conta o NL Bracara. Esta explicao constituiria, aparentemente, um argumento que negaria a hiptese, h algum tempo expressa por Villar, segundo a qual a existncia deste tipo de formaes assufixais se deveria questionar. Penso todavia que esta recente proposta deve manter toda a sua validade, no constituindo objeco pertinente a existncia de Caladunum a par de Caladunus, -a. A explicao alternativa destes nomes deve resultar da circunstncia todos eles serem, na realidade, derivados, com um sufixo em -uno, de uma forma *Caladus, no atestada sob esta forma, mas que seria vivel dentro do que se conhece da realidade lingustica do ocidente hispnico. Poder-se-ia, talvez, aproximar de um hidrnimo Celadus, atestado em Mela (3,10), o qual tem sido frequentemente identificado com o actual Cvado, o que tornaria esta hiptese extraordinariamente sugestiva. O carcter isolado desta ocorrncia serve, bem como as consideraes lingusticas de Villar a respeito da morfologia dos adjectivos determinativos constituem, neste caso, elementos que do credibilidade a este nova interpretao. Aceitando-se esta hiptese

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

13

explicativa, afasta-se qualquer vinculao deste nome realidade gaulesa, de resto difcil de perscrutar entre outras evidncias do noroeste hispnico. Perde-se, enfim, um argumento que sustentava uma suposta movimentao de populaes de origem cltica para o extremo ocidente, mas no contribui em nada para diminuir a fora dos que sustentam a natureza cltica da lngua pr-romana dessa rea.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

14

Referncias ALMAGRO, M. & LORRIO, A. (1992) - Representaciones humanas en el arte cltico de la Pennsula Ibrica, II Symposium de Arqueologa Soriana (Soria, 1989), vol. I, Soria, p. 409-51. BERTHELOT, A. (1934) - Festus Avienus: Ora maritima, 2. ed., Paris. BA, C. (1997) - Dialectos indoeuropeos na franxa occidental hispnica, Galicia fai dous mil anos. O feito diferencial galego. I. Historia, Santiago de Compostela, p. 51-99. CALO LORIDO, F. (1993) - A cultura castrexa, Vigo. COELHO, F. A. (1889-90) - Questes ethnogenicas. Lusitanos, ligures e celtas, Revista Archeologica, 3, 129-77; 4, p. 153-61. COLLIS, J. (1993) - Los celtas en Europa, Los celtas: Hispania y Europa, Madrid, p. 63-76. Correspondncia epistolar entre Emlio Hbner e Martins Sarmento. Arqueologia e epigrafia (1879-1899), Guimares, 1947. DARBOIS DE JUBAINVILLE, H. (1889) - Les premiers habitants de lEurope daprs les crivains de lantiquit et les travaux linguistiques, 2. ed., Paris. (1904) - Les Celtes depuis les temps plus anciens jusquen lan 100 avant ntre re, 2. ed., Paris. DE HOZ, J. (1993) - Testimonios lingsticos relativos al problema cltico en la Pennsula Ibrica, Los Celtas: Hispania y Europa, Madrid, p. 357-407. (1997) - Lingua e etnicidade na Galicia antiga, Galicia fai dous mil anos. O feito diferencial galego. I. Historia, Santiago de Compostela, p. 101-39. EVANS, D. E. (1993) - The identification of Continental Celtic with special reference to Hispano-Celtic, Lengua y cultura en la Hispania prerromana. Actas del V Coloquio sobre lenguas e culturas prerromanas de la Pennsula Ibrica (Colonia, 1989), Salamanca, p. 563-608. FERREIRA, J. R. (1992) - Orla martima. Avieno, 2. ed., Coimbra. GORROCHATEGUI, J. (1987) - En torno a la classificacin del lusitano, Studia Paleohispanica. Actas del IV coloquio sobre lenguas y culturas paleohispnicas (Vitoria, 1985), Vitoria / Gasteiz, p. 77-91.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

15

(1997) - Gallaecia e as linguas prerromanas da Pennsula Ibrica, Galicia fai dous mil anos. O feito diferencial galego. I. Historia, Santiago de Compostela, p. 15-49. KURTZ, W. S. (1995) - Lo celtico en el contexto de la arqueologa europea, Celtas e Trdulos: La Beturia, Mrida, p. 9-48. LOMAS, F. J. (1988) - Las fuentes histricas ms antiguas para el conocimiento de los celtas peninsulares, Historia de Espaa antigua, Madrid, p. 53-81. LORRIO, A.(1997) - Los celtberos, Madrid-Alicante. MARTINS, M. & JORGE, S. O. (1992-93) Substrato cultural das etnias pr-romanas do Norte de Portugal, Paleoetnologa de la Pennsula Ibrica, Complutum, 2-3, p. 347-72. MILLN GONZLEZ-PARDO, I. (1981) - Raices prelatinas de la cultura galega: problemas e datos de lingua e creencias, Vigo. (1983) - El anticeltismo de Francisco Martins Sarmento, I Colquio Galaico-Minhoto (Ponte de Lima, 1981), Ponte de Lima, p. 45-109. PROSDOCIMI, A. L. (1989) - Liscrizione gallica del Larzac e la flessone dei temi in -a, -i, -j. Con un excursus sulla morfologia del lusitano: acc. crougin, dat. crougeai, Indogermanische Forschungen, 94, p. 190-206. RUIZ ZAPATERO, G. (1993) - El concepto de celtas en la prehistoria europea y espaola, Los celtas: Hispania y Europa, Madrid, p. 23-62. SARMENTO, F. M. (1933) - Lusitanos, lgures e celtas, in Dispersos, Coimbra. SCHMIDT, K. H. (1985) -A contribution to the identification of lusitanian, Actas del III Coloquio sobre lenguas y culturas paleohispnicas (Lisboa, 1980), Salamanca, p. 320-41. TOVAR, A. (1983) - Etnia y lengua en la Galicia antigua: El problema del celtismo, Estudios de cultura castrexa e de historia antiga de Galicia, Santiago de Compostela, p. 247-82. (1985) - La inscripcin del Cabeo das Frguas y la lengua de los lusitanos, Actas del III Coloquio sobre lenguas y culturas paleohispnicas (Lisboa, 1980), Salamanca, p. 227-53. UNTERMANN, J. (1985) - Lenguas y unidades polticas del Suroeste hispnico en poca prerromana, De Tartessos a Cervantes, Kln-Wien, p. 1-40.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

16

(1987) - Lusitanisch, Keltiberisch, Keltisch, Studia Paleohispanica. Actas del IV coloquio sobre lenguas y culturas paleohispnicas (Vitoria, 1985), Vitoria / Gasteiz, p. 57-76. (1992) - Anotaciones al estudio de las lenguas prerromanas del noroeste de la Pennsula Ibrica, Galicia: Da romanidad xermanizacin, Santiago de Compostela, p. 367-97. VILLAR, F. (1995) - Estudios de celtibrico y de toponimia prerromana, Salamanca.

Amlcar Guerra | Sociedade Martins Sarmento | Casa de Sarmento

17

Вам также может понравиться