Вы находитесь на странице: 1из 6

CONTEDO DO NEGCIO JURDICO 222.

Contedo do negcio jurdico o conjunto de efeitos jurdicos que so objecto da prpria vontade dos contraentes. Dentro dos negcios jurdicos tm-se os tipos de negcios em sentido estrito, corresponde ao conjunto dos elementos normativos e voluntrios necessrios. Deve-se distinguir ainda asclusulas tpicas, correspondem a certos dispositivos que o Direito trata expressamente e que ficaria disposio das partes que queiram remeter para esses dispositivos (condio termo, sinal). So geridos pelo princpio da autonomia privada, quanto relevncia da vontade na formao do contedo do contrato, manifestando-se sobre dois aspectos fundamentais: A liberdade de celebrao, que se desdobra: Liberdade de celebrao; Liberdade de no celebrao. A liberdade de estipulao. No entanto este princpio sofre restries que podem ter origem convencional ou legal. Se a limitao convencional (ou contratual) tem uma natureza obrigacional. Em regra, as limitaes obrigacionais circunscrevem-se aos bens imveis ou mveis sujeitos a registo. A obrigao convencional de contratar, consiste numa obrigao de contratar, por efeito de um pacto obrigacional existente. A obrigao legal de contratar, consiste numa obrigao imposta por lei, de celebrao de um determinado contrato ou determinado tipo de contratos, dispondo, nesses casos, em regra, tambm sobre o contedo essencial dos contratos cuja concluso impe. A liberdade de seleco do tipo legal envolve vrios aspectos: A liberdade de escolha do negcio; A liberdade de celebrar contratos inominados; A liberdade de reunir no mesmo negcio elementos vrios de mais de um negcio. 223. Papel da lei na formao dos contratos Quando a eficcia do negcio se esgota essencialmente no acto de celebrao, tudo se passa como se os efeitos se produzissem e cessassem imediatamente. Quando a eficcia perdura no tempo no s o sentido da celebrao do contrato pode surgir outros efeitos, pode surgir a modificao do contrato. Quando se fala de eficcia do negcio jurdico, tem de se falar em trs momentos: O momento da produo dos efeitos; O momento da modificao dos efeitos; O momento da cessao dos efeitos. O Cdigo Civil, no regulou estas matrias na parte geral, s quando se ocupou dos contratos, a que se pode encontrar preceitos relacionados com esta matria.

224. Produo de efeitos Consiste na actuao em cada caso concreto das consequncias jurdicas estatudas pela norma, e desencadeadas por um acto praticado pelas partes, preenchendo uma certa previso normativa (ex. art. 879 CC). Quanto ao como (se produz efeitos)? A produo dos efeitos, consiste na mudana de titularidade do correspondente de direito. Quando que o efeito se produz? Em termos gerais esse efeito produz logo que A, e B, preencher os requisitos de compra e venda, produz o efeito da titularidade. O direito de transferncia de A, para B, no um efeito autnomo, uma realidade dinmica porque se liga uma situao jurdica anterior ao negcio para uma posterior ao negcio. H alguns casos em que os efeitos do negcio no se produzem instantaneamente, produzem em momentos diversos. Cada tipo negocial tem as suas modalidades de produo de efeitos. Tm efeitos principais e tambm efeitos secundrios ou laterais. Os efeitos que o negcio jurdico produz mas no se sabe qual a extenso desses efeitos (a oponibilidade dos efeitos negociais) o que interessa ao direito so os efeitos reais ou obrigacionais. 224. Relaes obrigacionais H um importante preceito no Cdigo Civil, situado no campo dos contratos (art. 406/2 CC, contrario sensu) o contrato em princpio s produz efeitos entre as partes. Este preceito resulta, que o negcio no invocvel perante terceiros, s quando a lei o proteja e nos precisos termos que faa, que o negcio produz efeitos para terceiros. As relaes entre as partes acabam por se projectar sobre terceiros, no entanto h uma diferena muito importante entre a eficcia externa dos direitos de crdito e o carcter absoluto dos direitos reais. Nos dois casos haja a possibilidade de identificar uma reserva do sistema jurdico que diz respeito a todos os cidados e a que todos devem respeitar essa relao. No que toca aos direitos reais tem que se assinalar algo mais. Todos ns, por imposio do sistema jurdico temos que respeitar o negcio feito nos direitos reais, ainda o direito universal de respeitar o bem, oponvel erga omnes. A regra que prevalece a prevalncia erga omnes regra da oponibilidade imediata. O art. 408/1 CC, esta eficcia d-se por mero efeito do contrato para que haja uma total oponibilidade no sistema jurdico portugus, o efeito normal do registo, traduz-se na inoponibilidade do sujeito inscrio registral em relao a terceiros, os efeitos entre as partes produzem-se mas a eficcia externa do negcio fica afectada. 225. Modificao dos efeitos do negcio Identificar as alteraes das consequncias do direito que o negcio estava a produzir ou estava apto a produzir.

Em relao aos negcios de continuao, os efeitos podem ser alterados (art. 406/1 CC), s podem modificar-se nos termos da lei ou por acordo dos contraentes. S a lei e a vontade dos contraentes pode modificar os efeitos do contrato. A modificao, resulta da vontade das partes. Quando a modificao opera ope legis, a norma jurdica fornece o significado da modificao. A modificao por alterao das circunstncias a mais complexa, durante a eficcia do negcio pode haver alterao nas circunstncias, duas hipteses: Pode assumir uma gravidade tal, que a alterao se venha a traduzir numa impossibilidade superveniente; Quando as alteraes no foram previsveis nem estavam previstas e ultrapassam a rea de risco. As alteraes podem criar uma excessiva onerosidade para uma das partes, de tal modo que o negcio se mostra desconforme com os princpios jurdicos, tem de haver um tratamento diferente nos sistemas jurdico-terico da impreviso. Princpio do cumprimento pontual dos contratos, s afastado de impossibilidade absoluta de atingir o seu fim, esse princpio parece que imporia parte lesada a necessidade de cumprir a obrigao mesmo que tivesse ocorrido uma profunda alterao das circunstncias. (teoria da base do negcio - art. 437 e segs. CC). necessrio que tenha havido uma alterao anormal das circunstncias em que as partes basearam a deciso de contratar (alterao anormal, quando dela resulte um agravamento da obrigao de uma das partes que no esteja coberto pelo risco anormal do negcio e que tome o agravamento, a exigncia dessa obrigao contrria boa f). parte lesada reconhecido o direito de resolver o contrato, ou modificao sobe juzos de equidade. 226. Cessao A cessao pode resultar de factos estranhos ao negcio (anormal), esta cessao anormal, correctamente chama-se resoluo, ou tambm pode haver cessao porque houve uma ineficcia superveniente do negcio. Trs teorias de cessao anormal: Resoluo do contrato; A revogao dos efeitos do contrato; Caducidade. 227. Resoluo O Cdigo Civil, usa-a para classificar os efeitos anormais do negcio, de comum a todas as circunstncias de ineficcia, no resulta um vcio que afecta o negcio mas da verificao de um facto superveniente que veio iludir as expectativas que uma das partes deposita nesse contrato. Pode assumir uma natureza variada e pode resultar de fontes distintas (duas): Fonte legal, o suporte legal no art. 432/1 CC, alteraes das circunstncias que constituem a base do negcio; Fonte convencional resoluo convencional. O regime geral da resoluo do negcio jurdico (art. 433 CC), aproximase um pouco do instituto da invalidade, mas desde logo diferenas: A resoluo pode fazer-se por declarao outra parte (art. 436 CC);

A resoluo s tem em princpio eficcia retroactiva entre as partes (arts. 434/1 e 435/1 CC), no entanto, mesmo entre as partes a eficcia retroactiva da resoluo no se verifica se isso contrariar a vontade das partes ou a finalidade da resoluo (art. 434/1 - parte final). Por outro lado os negcios de execuo continuada ou peridica, a resoluo no abrange as prestaes j efectuadas, excepto se entre as prestaes e a causa da resoluo existir um vnculo que legitime a resoluo de todas (art. 434/2 CC). A resoluo afecta mesmo os direitos de terceiros, se o negcio tiver por objecto bem imveis ou bens mveis sujeitos a registo (art. 435/2 CC).

228. Revogao Caracteriza-se com a cessao dos efeitos do negcio por acto de uma das partes. S pode ter lugar nos casos previstos na lei, porque se assim no for, est-se a afastar o princpio do cumprimento pontual dos contratos (art. 406/1 CC). A revogao unilateral, pode ser livre ou vinculativa: Na livre: a lei deixa uma das partes, a liberdade destruir o acto sem a necessidade de invocar qualquer fundamento. Na vinculativa: s possvel quando ocorrem certas circunstncias prescritas na lei. A revogao opera sempre para o futuro (ex. nunc), no tem eficcia retroactiva. Pode ter efeitos ex tunc se as partes acordarem, mas no em relao a terceiros. 229. Caducidade Verifica-se quando h cessao dos efeitos do negcio ope legis, em consequncia da verificao de um facto sirito sensu, sem necessidade de qualquer manifestao da vontade das partes tendentes a esse resultado (preenchimento de um termo). 230. Condio Clusula contratual tpica que vem subordinada eficcia de uma declarao de vontade a um acontecimento futuro e incerto (art. 270 CC). A clusula condicional um elemento acidental, susceptvel de ser inserido na generalidade dos negcio, por fora do princpio da liberdade contratual (art. 405 CC). Certos negcios so porm incondicionveis, por razes ligadas ao teor qualitativo (pessoa) dos interesses respectivos ou por motivos de certeza e segurana jurdica. 231. Classificao das condies Condio suspensiva, verifica-se quando o negcio s produz efeitos aps a eventual verificao do evento, condio resolutiva, sempre que o negcio deixe de produzir efeitos, aps a eventual verificao do evento em causa. Condies potestativas, casuais e mistas, o critrio o da natureza do evento condicionante, segundo a sua causa produtiva, isto , segundo o evento condicionante procede a vontade de uma das partes ou consiste num acontecimento natural ou de terceiro ou de carcter misto. A

condio potestativa pode ser, arbitrria, se o evento condicionante um puro querer ou um facto completamente insignificante ou frvolo, no arbitrria, s o evento condicionante no um puro querer, mas um facto de certa seriedade ou gravidade em fazer aos interesses em causa. Condio positiva, o evento condicionante, traduz-se na alterao dum estado de coisas anteriores; na condio negativa, o facto condicionante consiste na no alterao duma situao preexistente. A condio distingue-se de outras figuras como o termo porque este traduz um evento futuro e certo quanto sua ocorrncia. Tambm se distingue do modo porque este prprio dos negcios gratuitos e alm disso implica uma actuao do beneficirio. No negcio em que se estabelece uma condio no se pode dizer que h uma vontade de certo efeito e depois que houve nova vontade de subordinar esse efeito a um certo acontecimento. O que resulta que todo o contedo do negcio jurdico fica tocado por igual, pela condio e obviamente isso tem reflexos no regime, nomeadamente, se acontecer a invalidade da condio, isso acarreta a invalidade de todo o negcio. H casos em que a condio no possvel, a condio tem de ser lcita (art. 271 CC). A regra do art. 271 CC, tem excepes porque em certos casos em vez de determinar a nulidade, determina a nulidade apenas da condio acontecendo isto nos casos pessoas ou familiares no domnio do casamento (art. 1618 CC) e da perfilhao (art. 1852/2 CC). A pendncia da condio cessa pela verificao (ou no) da condio (art. 275/1 CC). Quando se verificar a condio os seus efeitos da condio retroagem-se data da concluso do negcio, sendo a condio resolutiva, o negcio tornarse-ia como no celebrado, e sendo a condio suspensiva o negcio tornar-seia plenamente celebrado ab inicio (art. 276 CC). Segundo o art. 274 CC, no so possveis actos dispositivos de certas posies que esto condicionadas. Se isso acontecer o adquirente fica s equiparado a possuidor de boa f, o art. 277 CC, retira da retroactividade os seguintes pontos: Os contratos de execuo continuada e peridica (n. 1); Os actos de administrao ordinria (n. 2); A natureza de boa f posse do titular que lhe confere direitos aos frutos (n. 3). 232. Termo (art. 278 CC) Clusula acessria tpica pela qual a existncia ou a exercitabilidade dos efeitos de um negcio so postas na dependncia de um acontecimento futuro mas certo, de tal modo que os efeitos s comeam ou se tornam exercitveis a partir de certo momento (termo suspensivo ou inicial) ou comeam desde logo, mas cessam a partir de certo momento (termo resolutivo ou final). 233. Modalidades Termo certo, quando se sabe antecipadamente o momento exacto em que se verificar, incerto, quando esse momento desconhecido. Chama-se prazo, ao perodo de tempo que decorre entre a realizao do negcio e a ocorrncia do termo, embora se possam atribuir outros sentidos quela expresso.

Termo expresso ou prprio, o termo, clusula acessria do negcio jurdico, existe por vontade das partes, so estas que decidem sobre a oponibilidade de termo nos negcios que efectuam. Pode acontecer porm, que o termo exista, no por vontade das partes, mas por disposio da lei termo legal. Deparar-se- ento o termo tcito ou imprprio. Termo essencial, quando a prestao deve ser efectuada at data estipulada pelas partes (termo prprio) ou at um certo momento, tendo em conta a natureza do negcio e/ou a lei (termo imprprio). Ultrapassada essa data, o no cumprimento equiparado impossibilidade da prestao (art. 801 e segs. CC); termo no essencial, depois de ultrapassado no acarreta logo a impossibilidade da prestao, apenas gerando uma situao demora do devedor (arts. 804 e segs. CC).

234. Cmputo do termo As partes podem fixar um momento claro e preciso para o termo na contagem de qualquer prazo, no se inclui nem o dia nem a hora em que ocorreu o acontecimento ou evento a partir do qual o prazo comece a correr. As regras do art. 279 CC, so regras de interpretao e integrao. 235. Modo Clusula acessria tpica, pela qual, nas doaes e liberdade testamentria, o disponente impe ao beneficirio da liberdade um encargo, isto , obrigao de adoptar um certo comportamento no interesse do disponente, de terceiro ou do prprio beneficirio (arts. 963, 2244 CC). 236. Sinal Consiste na entrega a uma parte de uma coisa ou quantia. Se o contrato for cumprido imputado no cumprimento, se no for imputado restitudo. Se no houver cumprimento: Se for pela parte que recebeu o sinal tem de restituir o sinal em dobro; Se for causada por quem o deu perde o respectivo sinal (art. 440 CC).

Вам также может понравиться