Вы находитесь на странице: 1из 20

Aula 1 Curso de Discursiva Prof.

. Fernando Gama Pessoal, com satisfao que inicio com vocs mais um curso a distncia. Entretanto, diferentemente dos outros cursos que j dei pela web, onde bastava ao aluno ler os textos ou assistir aos vdeos, onde sua participao era um tanto quanto passiva, neste curso o aluno vai ser convidado a construir o curso junto comigo. Devo dizer que a minha primeira experincia com aulas de redao e produo de textos pela web. J dei aulas para algumas turmas de redao e produo de texto de forma presencial, aqui em Cuiab. Lecionar aulas de produo de textos, com alunos em sala, muito bom. O professor interage, o aluno escuta, retruca, discute e o professor ensina. Eu gosto muito. Mas, pela web o assunto um pouco mais embaixo. A interao assncrona, isso quer dizer que nem o professor nem todos os alunos esto conectados ao mesmo tempo, o que exige muita disciplina e vontade para que o curso funcione. Alm da participao constante, diligente e ativa de todos vocs no nosso grupo de e-mails, gostaria de pedir vocs que no compartilhem esse material com outros colegas que no fazem parte do nosso grupo. Em primeiro lugar, por uma questo de direito autoral mesmo. Vocs sabem que os cursos vendidos por a tm preo muito elevado. Eu fiz de tudo para que o preo desse curso fosse bem razovel. Pelo valor que pagaram, alm do curso, ainda vo ganhar o livro de minha autoria e a correo das cinco propostas de redao. No coloquei nenhum tipo de alerta, trava ou dispositivo pegadinha de segurana para amedrontar os alunos em caso de cpias ilegais, mas sinceramente espero que vocs entendam que isso aqui um trabalho duro que custa tempo e dinheiro. Em segundo lugar, eu pretendo vender esse material para outro pblico futuramente sem a correo das redaes obviamente de modo que diferentemente dos outros cursos que fiz e deixei disponvel gratuitamente no EVP e na web, este no poder ser assim.

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Por fim, gostaria de fazer alguns alertas. Aprendi que estes alertas so necessrios quando estamos lidando com um pblico exigente, inteligente e especializado, que est estudando para concurso. Em primeiro lugar, quem vai ser avaliado o aluno na prova de concurso, no o professor. Portanto, no esperem que eu resolva todos os gabaritos e todas as provas antes de voc mesmo tentar faz-los. Em segundo lugar, o professor humano e, portanto, sujeito a erros. Mas parece que o professor de redao est obrigado a no cometer nenhum tipo de erro de portugus, gramtica, entre outros. E o aluno vira dono da situao e diz que no fez boa redao porque o professor escreveu na pgina 24, da aula 9, o por que separado quando a norma culta exige que seja escrito em uma nica palavra. lgico que nesse curso, eu vou ter muito mais cuidado na hora de escrever qualquer coisa, mas convenhamos que erros podem acontecer quando estamos preocupados em ensinar algum ponto especfico. O importante que concentremo-nos no essencial e no principal e no em pequenas coisas e picuinhas. Vamos, ento?

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama I Orientaes iniciais Em todo curso de discursiva que eu comeo, eu explico algumas coisas que acredito que so essenciais para o aluno. A maioria das pessoas no gosta de escrever. Alm disso, a maioria tem grande dificuldade em escrever. Quase todos ns tivemos o primeiro contato com a escrita e com a produo de textos na escola. Entretanto, a nossa escola muito voltada para a produo de pessoas para o mercado de trabalho. Nossas escolas produzem pessoas que no podem errar, pessoas que tm sempre que saber o que fazer. Somos produtos e produtores de alunos que tm pouca viso crtica, que esto habituados a marcarem xis em provas. Em todo nosso tempo na escola, fomos orientados a aprender que devemos marcar xis em alguns lugares para sermos aprovados e passarmos de ano. Algumas pessoas conseguem desenvolver um raciocnio muito apurado e viram exmias marcadoras de xis e ainda acham que sabem muito. Outros tm dificuldade de marcar xis, mas o fato que a vida escolar marcada por um modelo, a meu ver, ultrapassado. A aula expositiva, o professor centralizador do poder e do discurso em sala de aula, os alunos, em forma passiva, esperando que o conhecimento venha sem muito esforo e a exigncia do xis em quase tudo. Acredito sem nenhuma base cientfica que o xis um grande problema para a formao dos nossos alunos. Talvez seja um resqucio dos modelos de produo em massa, tpicas do capitalismo ps-revoluo industrial. Queremos produzir alunos em massa, mas como isso exige trabalho, discusso, tempo e dinheiro, melhor produzir marcadores de xis. De repente, crescemos, o mundo muda e algum muito iluminado resolve a comear exigir a elaborao de textos em vestibulares. Ns, alunos marcadores de xis, somos obrigados, de uma hora para outra, a termos capacidade de argumentao, de discusso, devemos ter conhecimento de vrios assuntos. Eu tenho certeza de que a grande maioria de ns teve o primeiro contato com a produo de textos de verdade quando fez o vestibular. Fez uma redao meia-boca, passou, ficou feliz e achou que nunca mais ia ter que enfrentar o drama de novo. Acontece que a m notcia vem agora.

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Provavelmente voc passou no vestibular, no em razo de ser um exmio escritor, mas porque naquela poca da vida os seus colegas eram to imaturos quanto voc e escreveram ainda mais abobrinhas. Assim, a banca, em determinado momento, viu que tinha que aproveitar alguns e voc foi um dos que escreveu menos pior. A brincadeira na verdade um exagero, mas fato que as redaes em vestibulares so um desastre. A maioria dos alunos que vo ao vestibular no tem a menor conscincia do que esto fazendo l, tem pouca leitura, poucas informaes sobre a realidade em que vivem e s vezes so confrontados com questes polticas, filosficas para o qual no esto preparados. Da, a banca resolve buscar outras qualidades para aprovar algum, tal como criatividade, domnio das regras gramaticais, entre outros aspectos. claro que existem muitos alunos que escrevem bem, j na poca do vestibular. Mas isso uma rara exceo. A m notcia que se voc podia ser aprovado no vestibular sem saber escrever muito bem, enchendo linguia, fazendo discursos indignados sobre a situao do pas, no caso de redaes para concurso, o negcio bem mais embaixo. Aqui ningum est preocupado se voc criativo, se voc tem espinhas na cara ou se voc est indignado com a situao do pas. Aqui, os examinadores no querem aproveitar os menos piores. O objetivo eliminar. Em muitos concursos h menos candidatos aprovados do que vagas. Portanto, o objetivo tem que ser aprender, definitivamente, a fazer bons textos. A maioria dos professores acredita que para fazer bons textos preciso conhecer bem o assunto sobre o qual est escrevendo. Isso, para mim, apenas parcialmente verdade. Como veremos na aula sobre planejamento de textos, possvel escapar ileso de uma prova em que voc no sabe tudo sobre o tema proposto. Em outras situaes isso no possvel, verdade, mas, por outro lado, o conhecimento sobre um assunto no garante um bom texto se no houver um bom planejamento. Nesse curso, tenho certeza de que vocs aprendero a fazer excelentes textos, mas acredito que algumas orientaes so to bsicas que no podem ser deixadas de lado, logo aqui no nosso incio:

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama II Orientaes bsicas para a produo de bons textos Evite escrever sentenas ou oraes muito longas. Uma orientao que dou para os alunos para que aprendam a ordem natural de uma orao e apenas mude caso seja muito necessrio ou por questo de estilo. Uma orao tem a seguinte estrutura:

SUJEITO

VERBO

PREDICADO

Pronto! Quando voc comea a criar oraes longas demais, voc comea a ter problemas na articulao dessa estrutura. Alm disso, voc comea a ter problemas de pontuao, concordncia, regncia entre outros, j que uma orao em que os termos que devam, por exemplo, concordar entre si esto distantes, o erro mais comum. Evite inverter a ordem da orao. Pelos mesmos motivos acima, evite inverter a ordem da orao, a no ser que tenha um bom motivo. Ao inverter a ordem natural, os erros so mais comuns. Seja objetivo e no use palavras rebuscadas demais. O uso de palavras desconhecidas ou rebuscadas no vai contribuir para voc escrever melhor. Talvez apenas denote que voc est tentando mostrar que sabe escrever quando na verdade no sabe. Tente usar as palavras mais simples e seja objetivo. No fique enrolando para falar algo. V direto ao assunto. O examinador saber quando voc est enrolando e talvez no tenha pacincia com o seu texto. No tente enganar o examinador. Ele est preparado para isso. Encher linguia no vai funcionar como funcionou no vestibular. Seja claro e objetivo. Ficou claro? Ttulo em geral no obrigatrio. H muita gente que perde muito tempo elaborando um ttulo criativo para a sua redao. H aqueles, inclusive, que do o ttulo antes de comear a escrever. como se o pai desse o nome ao filho sem saber o sexo. Vamos l! Ttulo, em geral, no obrigatrio, a no ser que disposto de modo contrrio. Portanto, eu no coloco. Se voc quiser se arriscar a colocar um ttulo na sua redao quando isso no exigido, seja

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama coerente com o que escreveu. No v inventar algo que no tenha nada a ver com o que est escrito, okay? No se deve colocar ponto final no ttulo, j que no uma frase, um ttulo somente. No use o senso comum. No se indigne. Quando algum pede para voc fazer uma redao cujo tema a pobreza no Brasil, voc no precisa meter o pau nos polticos, falar que o prefeito ladro, que a culpa dos Estados Unidos. Voc no est ali para resolver os problemas do mundo nem para se indignar. Basta voc escrever o que pertinente em relao ao tema, o mais friamente possvel. Se possvel, sem qualquer tipo de emoo. O que se quer um texto objetivo, limpo, transparente. Isso no quer dizer que voc no possa se posicionar a respeito de determinado assunto. s vezes, isso at necessrio, quando a banca solicita a sua opinio sobre o tema. Mas, regra geral, no necessrio falar mal de toda a casta de polticos, juzes, dos portugueses que colonizaram o Brasil para discutir a pobreza do pas. Seja objetivo, imparcial, claro, objetivo e conciso. No descuide da letra. Quem trabalha, sabe que ao final do dia, estamos cansados, sem pacincia para muita coisa. Imagina se o chefe chega com um relatrio de 20 pginas para a gente ler. Chato, n? Voc provavelmente vai ler com m vontade e no vai ter a ideia legal do que o texto quer passar. E se o texto, alm disso, estiver com letras midas ou com falhas de impresso. Voc vai jogar aquilo no canto para ler para o dia seguinte. Agora, imagine-se na situao da banca, corrigindo milhares de prova. Chega a sua, o cara est cansado e.. voc escreve meia dzia de garranchos incompreensveis a olho nu. Ele vai, com boa vontade tenta ler, mas como ele humano vai acabar por falar: Ah, vou dar qualquer nota para esse caboclo aqui porque eu ainda tenho 1000 provas para ler hoje. Pronto! Voc danou. No cometa erros de gramtica, sintaxe, ortografia. Preciso comentar isso? Acho que com essas orientaes iniciais em mente, j podemos seguir adiante para o prximo passo: comear a estruturar o nosso texto!

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama III Planejando um bom texto Meus amigos, vou dizer duas verdades que talvez vocs no saibam. Textos, assim como dinheiro, no caem do cu. A segunda verdade que voc no mdium. Voc um aluno tentando aprovao em um concurso. Portanto, no adianta dar uma de Chico Xavier na hora da prova que no vai funcionar. O texto no vai vir de outro mundo e parar escrito, bonitinho, na sua prova, para voc ser aprovado. Para um texto ou qualquer outra coisa na vida dar certo preciso planejamento. Voc no pode contar com a sorte de estar inspirado no dia, de baixar o esprito do escritor na sua cabea, nem de o examinador estar de bom humor. preciso se planejar para que tudo d certo, independente das condies adversas. E como se planeja um bom texto? Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que eu sou contra a tese de muitos professores de letras e de redao (eu sou engenheiro, no sou formado na rea, portanto, leiam com cautela o que eu vou dizer ) de que preciso ler muito e escrever muito para aprender a escrever bem. Escrever mil vezes besteiras e coisas erradas, a meu ver, no vai acrescentar em nada. Talvez voc ganhe um patrocnio da BIC, fique com calos nos dedos, mas a tese da repetio para mim no agrega muito, neste caso. claro que quem escreve bem, melhora com o tempo, pois incorpora novas tcnicas, mais vocabulrio e acaba conhecendo sobre mais assuntos. Mas, repetir por repetir no acrescenta muito. Eu lembro bem que no pr-vestibular, o professor Peludo (ele no era peludo ou melhor, aparentemente, no , esse o nome dele, famoso no Rio de Janeiro, onde estudei na dcada de 90...faz tempo hein ) dizia que voc precisava treinar toda semana para aprender a escrever bem. Eu treinava toda semana e s me ferrava. No havia regularidade. E quando tinha uma nota boa, no sabia o que tinha feito de diferente para ter conseguido ir melhor. E na semana seguinte, l vinha outra paulada. Em segundo lugar, para escrever bem preciso entender para quem voc est escrevendo o texto. O seu destinatrio, o seu receptor quem manda. Ele o rei. Ele o centro das atenes. Ele igual o fregus da loja. Geralmente o examinador da banca. Portanto, no tente engan-lo, faz-lo

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama de trouxa ou consumir o tempo dele com abobrinhas. Escreva o que foi pedido. No invente, no aumente. Coopere com ele. Em terceiro lugar, preciso conhecer a estrutura de um bom texto. Algum que vai construir um prdio precisa conhecer bem a estrutura dele. Ou seja, preciso projetar. Alm disso, quem projeta tem que conhecer como o funcionamento e o interligamento entre as diversas partes do prdio: fundao, base, acabamento. a mesma coisa em um texto. Precisamos conhecer bem como um texto para comear a elaborar os nossos prprios. Um texto estruturado em trs partes bsicas e todo mundo j sabe quais so: introduo, desenvolvimento e concluso. O problema que as pessoas simplesmente aplicam essa diviso de forma mecanicista, como se fosse uma receita de bolo. A diviso do texto no precisa (e acho que nem deve) ser explcita, mas deve ser algo suave, de modo a delicadamente ligar as diversas partes. Tem gente que j chega de sola, anunciando as partes do texto: conclui-se, portanto, de incio bom lembrar. Outros escrevem partes totalmente isoladas entre si. A introduo nada tem a ver com o desenvolvimento e este nada tem a ver com a concluso. Portanto, cuidado! O texto precisa ser harmnico e gostoso de ler.

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama IV Tipos de texto em concurso H vrios tipos de texto que podem ser produzidos. Os textos podem ser narrativos, descritivos e dissertativos. Em concursos, em geral, temos que elaborar textos dissertativos. H quem diga que os textos dissertativos so meramente expositivos de uma situao. quando a banca pergunta algo e voc tem que responder de modo objetivo, relatando, expondo a situao. Se for essa a sua interpretao, teramos quer criar uma nova categoria, a dos textos argumentativos. Nos textos argumentativos, existe uma inteno da pessoa que redige o texto de convencer o leitor de alguma coisa. Esse tipo de texto tambm comum em concursos, quando a banca pede para o candidato se posicionar sobre determinado assunto. J que ele tem que se posicionar, ele tem que explicar o motivo, certo? E para justificar o motivo, preciso argumentar. Exemplos: (CESPE/ANATEL/2009) Considerando que o texto acima tem carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema. O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO EM QUESTO Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: penitencirias: fbrica de crime ou caminho para a recuperao; crime: a deciso de punir ou vingar reinsero social do presidirio: o grande desafio. Embora a banca tenha pedido para que o candidato elaborasse um tema dissertativo, ela orienta o candidato a se posicionar sobre diversos assuntos: penitencirias: fbrica de crime ou caminho para a recuperao, crime: a deciso de punir ou vingar, reinsero social do presidirio: o grande desafio. claro que ela (a banca) no quer que voc apenas conte a histria da carochinha, mas sim, ela quer saber seu real conhecimento sobre esses assuntos polmicos. Ento, voc vai ter que argumentar. Trata-se, portanto, de solicitao para a realizao de um texto argumentativo. Assim, no faz sentido a distino que alguns autores fazem de que o texto dissertativo apenas

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama expositivo e no argumentativo. Pelo menos para o CESPE, isso no faz sentido. E quando vamos encontrar uma discursiva expositiva? Quando a banca faz uma pergunta fechada sobre determinado tema. Nesse caso, os argumentos que voc colocar no so seus, oriundos da sua opinio, mas de fatos, de questes j amplamente discutidas. No est sendo pedida a sua opinio sobre o caso, mas o conhecimento seu sobre determinado assunto. Para que servem as classificaes da receita e da despesa pblica? Quais so as classificaes existentes hoje em dia? Quais as alteraes recentes na classificao da receita e da despesa e porque elas foram feitas? Assim, ningum quer saber a sua opinio, mas o que voc sabe sobre esse assunto. E qual a importncia de fazer essa distino. muito simples: voc precisa saber que texto vai escrever ANTES de comear a escrever. E isso, fazemos na fase de planejamento. Se voc no souber que tipo de texto vai escrever, para quem vai escrever, seu planejamento estar comprometido. Embora os dois tipos de texto tenham incio, meio e fim (como tudo na vida), o desenvolvimento de cada um deles diferente. No texto argumentativo, voc expe uma tese ou hiptese que o seu ponto de partida sua ideia central. Depois, voc vai construir as ideias secundrias que so os seus argumentos. E por fim, vai concluir com base nos argumentos se a hiptese pode ser confirmada. J no texto expositivo, voc deve comear j no incio a responder a pergunta que est sendo feita, de modo objetivo e claro. Responda o que foi perguntado. No enrole. No invente. Responda. No para responder sim ou no, certo ou errado, mas para responder de forma objetiva. Depois v construindo seus argumentos com base no seu conhecimento sobre o assunto (nesse caso, como no se trata de opinio, voc tem que ter estudado o assunto, certo?). Vamos trabalhar um texto, ento?

10

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama

Expositivo O tema mais fechado. O candidato deve responder a uma pergunta em forma de texto dissertativo. A opinio colocada em segundo plano. O que Tema tpico importa o conhecimento sobre determinada questo. Exemplo: O oramento pblico no Brasil impositivo ou autorizativo? O candidato deve responder a questo em forma dissertativa, sem rodeios, sem deixar dvidas. Embora objeto de grandes controvrsias Introduo recentes, principalmente depois do advento da Constituio de 1998, o STF j se posicionou firmemente sobre a natureza jurdica do oramento pblico, indicando que no Brasil

Argumentativo um tema aberto para discusso e argumentao do candidato. O candidato deve responder a proposta e se posicionar, argumentando. Exemplo: Elabore um tema dissertativo em que seja abordada a natureza jurdica do oramento pblico. no primeiro pargrafo que o candidato expe sua tese, que dever ser confirmada ou rejeitada ao final. Exemplo: A natureza jurdica do oramento pblico sempre foi objeto de vrios debates no meio jurdico e acadmico nacional, j que lacunas na legislao no permitiam uma interpretao segura se

11

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Expositivo vige o modelo autorizativo de oramento. Observe que o candidato no pode fazer rodeios. Ele responde a pergunta e parte para o abrao. Aqui, a ideia principal no a problemtica. Argumentativo o nosso pas segue o modelo autorizativo ou o impositivo de oramento pblico. Observe que a tese ou a ideia principal a prpria discusso. a problemtica. Seria o oramento pblico de um jeito ou de outro? isso que o candidato dever responder e argumentar. Ele pode at se posicionar sobre qual modelo acha mais justo ou correto, mas no pode fugir da discusso, que o tema central desse texto. No desenvolvimento de um texto expositivo, o candidato deve apresentar as provas do que afirmou na Desenvolvimento introduo. No so opinies dele, mas informaes que ele extraiu do que aprendeu, estudando. Diferentemente do No desenvolvimento do texto argumentativo, cabe ao candidato expor, argumentar sob as diversas faces da polmica trazida para ele. No modelo impositivo, o oramento visto como lei e como tal deve ser cumprida em sua

12

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Expositivo modelo impositivo, em que todas as despesas consignadas na lei do oramento pblico so executadas, no modelo autorizativo o oramento visto como mera condio necessria para a realizao da despesa, no havendo obrigatoriedade da execuo integral da pea oramentria. Esse a informao (1). Isso ocorre porque o STF entendeu que o oramento pblico um ato administrativo travestido de lei formal, no contendo todas as caractersticas intrnsecas desse tipo de norma, entre elas, a obrigatoriedade de sua execuo. Essa a informao (2). Alm disso, o STF entendeu que o modelo que opta pela execuo integral da lei de J no modelo autorizativo, a pea oramentria considerada condio necessria, mas no suficiente para a execuo da despesa. um sistema mais balanceado, em que os poderes legislativo e executivo mantm permanente negociao no s durante a fase de elaborao do projeto de lei, mas tambm quando da execuo do oramento. Esse o argumento (2). Percebam que o autor (no caso eu), colocou a sua opinio, em negrito, Argumentativo integralidade, a exemplo das leis penais e tributrias. Essa tese d fora ao Poder Legislativo que v a pea aprovada ser efetivamente cumprida pelo Poder Executivo. Esse o argumento (1).

13

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Expositivo oramento impede o Poder Executivo de fazer ajustes e de administrar o oramento em vigor, retirando-lhe competncias previstas na Carta Magna, razo pela qual tal prtica seria inconstitucional. Essa a informao (3). Observem que para responder a pergunta, eu usei trs informaes que eu conhecia a respeito das razes para o modelo no Brasil ser autorizativo. Na concluso do texto expositivo, apenas necessrio retomar a ideia principal e mostrar que os argumentos apontados levam Concluso resposta correta. Deste modo, no h mais dvidas a respeito de que no Brasil a leitura oficial do texto constitucional no permite outra Na concluso do texto argumentativo, eu vou explicar o motivo de ter sido escolhido o modelo autorizativo, encerrando a questo Chamado a decidir a questo o STF Supremo Tribunal Federal entendeu que o oramento pblico no Brasil segue o modelo autorizativo. Segundo a Argumentativo sobre qual o melhor modelo.

14

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Expositivo interpretao: a pea oramentria apenas condio necessria, mas no suficiente para execuo das despesas. Argumentativo Corte Maior, a imposio da execuo integral do oramento retira do Poder Executivo as atribuies de controlar e administrar a execuo oramentria, o que violaria a Constituio. Alm disso, na viso do STF, o oramento pblico no lei em sentido estrito, mas sim um ato administrativo ou lei meramente formal, que no tem a fora de aplicao tpica de outras leis. Fecho a concluso com os argumentos do STF e o texto est finalizado, de modo simples e claro.

15

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Vamos colocar agora o texto corrido para ficar melhor de ler: Texto expositivo: O oramento pblico no Brasil impositivo ou autorizativo? Embora objeto de grandes controvrsias recentes, principalmente depois do advento da Constituio de 1998, o STF j se posicionou firmemente sobre a natureza jurdica do oramento pblico, indicando que no Brasil vige o modelo autorizativo de oramento. Diferentemente do modelo impositivo, em que todas as despesas consignadas na lei do oramento pblico so executadas, no modelo autorizativo o oramento visto como mera condio necessria para a realizao da despesa, no havendo obrigatoriedade da execuo integral da pea oramentria. Isso ocorre porque o STF entendeu que o oramento pblico um ato administrativo travestido de lei formal, no contendo todas as caractersticas intrnsecas desse tipo de norma, entre elas, a obrigatoriedade de sua execuo. Alm disso, o STF entendeu que o modelo que opta pela execuo integral da lei de oramento impede o Poder Executivo de fazer ajustes e de administrar o oramento em vigor, retirando-lhe competncias previstas na Carta Magna, razo pela qual tal prtica seria inconstitucional. Texto argumentativo: Elabore um tema dissertativo em que seja abordada a natureza jurdica do oramento pblico A natureza jurdica do oramento pblico sempre foi objeto de vrios debates no meio jurdico e acadmico nacional, j que lacunas na legislao no permitiam uma interpretao segura se em nosso pas segue o modelo autorizativo ou impositivo de oramento pblico. No modelo impositivo, o oramento visto como lei e como tal deve ser cumprida em sua integralidade, a exemplo das leis penais e tributrias. Essa tese d fora ao Poder Legislativo que v a pea aprovada ser efetivamente cumprida pelo Poder Executivo.

16

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama J no modelo autorizativo, a pea oramentria considerada condio necessria, mas no suficiente para a execuo da despesa. um sistema mais balanceado, em que os poderes legislativo e executivo mantm permanente negociao no s durante a fase de elaborao do projeto de lei, mas tambm quando da execuo do oramento. Chamado a decidir a questo o STF Supremo Tribunal Federal entendeu que o oramento pblico no Brasil segue o modelo autorizativo. Segundo a Corte Maior, a imposio da execuo integral do oramento retira do Poder Executivo as atribuies de controlar e administrar a execuo oramentria, o que violaria a Constituio. Alm disso, na viso do STF, o oramento pblico no lei em sentido estrito, mas sim um ato administrativo ou lei meramente formal, que no tem a fora de aplicao tpica de outras leis.

17

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Gostaria que vocs, alunos, discutissem os dois textos no grupo. Mas apenas dois aspectos dele: os conectivos entre os argumentos e as ideias. Haveria outros conectivos para melhorar a suavidade do texto? A outra discusso : conseguiram enxergar a diferena entre um tipo de texto e outro? Para escrever um bom texto, como eu j disse, preciso fazer um bom planejamento. E quais perguntas vocs devem fazer para fazer um bom planejamento? Aqui vo elas: a) Qual tipo de texto devo fazer? Em caso de concurso, no h muitas opes: expositivo ou

argumentativo? Isso foi abordado na aula de hoje. b) Qual o meu tema? Na prxima aula (aula 2, prevista para o dia 16/08), nosso objetivo vai ser ensinar a vocs a delimitar o tema. Esse um dos segredos para no falar abobrinhas nada a ver e para saber se safar quando no sabemos muito sobre o assunto que temos que escrever. c) Qual a ideia central? Como desenvolver a minha ideia central? Esse vai ser o objeto da nossa aula 3, prevista para o dia 23/08. Aqui vocs vo aprender a tirar a ideia central a partir da proposta da banca examinadora, evitando comear pelo fim e encerrar pelo comeo o seu texto. Alm disso, essa aula primordial para evitar a fuga ao tema. No adianta delimitar o tema e fugir da ideia central. d) Quais so os meus argumentos (ou ideias secundrias)? Quais so as ideias que sustentam a minha tese? Como buscar essas ideias do enunciado da questo? Como no se perder em tantas ideias? Como delimitar uma ideia por pargrafo? Esse ser o nosso objetivo na aula 4, em 30/08. e) Qual a concluso do texto?

18

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Os argumentos comprovam ou refutam a hiptese inicial? Como concluir um texto o objetivo da ltima aula. Nesta aula, vamos tambm tratar dos conectivos. Ou seja, vamos aprender a juntar todas as ideias e partes do texto no papel. Esse ser o nosso objetivo da ltima aula 5, em 6/9.

19

Aula 1 Curso de Discursiva Prof. Fernando Gama Ao final de cada aula, irei destacar pontos importantes especficos para a prova do MPU. E a dica de hoje sobre os elementos de avaliao da prova.

Dicas especficas para a prova do CESPE/MPU Em uma prova dissertativa realizada pelo CESPE, bom que o candidato fique atento ao fato de que esta banca avalia muito os aspectos estruturais do texto, mais do que especificamente o conhecimento do candidato sobre o assunto. claro que preciso, s vezes at necessrio, que o candidato cite as palavras-chave que o examinador est procurando no seu texto, mas no possvel descuidar dos aspectos importantes da estrutura do texto. Em primeiro lugar, so avaliados aspectos formais: a letra do candidato, o respeito s normas estabelecidas pela direo da prova, tais como margem, observncia do nmero de linhas mximas e mnimas, extenso do texto e dos pargrafos devem valer 10% da prova. O restante da avaliao destinado ao contedo e estrutura do texto, onde avaliada a conciso, clareza e organizao das ideias e o conhecimento exposto sobre o tema.

Prontos para partida? Ento, tripulao, preparar para decolar. Pretendo levar vocs ao sucesso e to sonhada e desejada aprovao. Vamos juntos nessa viagem? Abraos e at a prxima Fernando Gama

20

Вам также может понравиться