Вы находитесь на странице: 1из 9

No risk, no fun!

10 de abril de 2012

Quando estive na Austrlia, em frias, e para conhecer meu neto, em uma conversa com meu genro, ele exclamou: - No risk, no fun! Ou seja, onde no houver risco, no haver emoo. Esta frase me fez pensar em duas coisas. Em primeiro lugar, o que risco? Risco uma probabilidade de um evento qualquer que, ao ocorrer, pode causar algum tipo de dano. O risco pode acontecer em qualquer momento do nosso cotidiano sendo que, muitas vezes, nem o percebemos. Um exemplo tpico atravessar um rua fora da faixa de pedestres. Neste caso existe o risco de ser atropelado. O risco pode ser avaliado e/ou medido quando, por exemplo, recebemos uma promoo, mudamos de emprego, comeamos um novo relacionamento, etc. Imagine-se, leitor ou leitora, em um barco a remo. Voc pe fora nos remos e, em uma superfcie sem ondas, tranquila, o barco desliza suavemente. Seus movimentos so repetitivos. No existem obstculos a serem superados. Sua travessia no apresenta risco algum at o seu trmino.

Agora, imagine-se em um caiaque praticando rafting. Voc vai por uma corredeira e ter que superar inmeros obstculos como pedras, quedas dgua, a fora do rio, o que natural neste tipo de esporte. S que, neste caso, voc ter muitos riscos at o seu trmino. Imaginou-se nas duas situaes? Ento responda: em qual das duas situaes voc se divertiu mais? Se voc respondeu que foi na primeira situao, pode ser que voc seja uma pessoa mais racional, previsvel, acomodada e que tenha um certo medo de correr riscos. Se voc respondeu que foi a segunda situao, voc ciente que, para alcanar um objetivo preciso correr riscos. Existem autores que afirmam que a palavra RISCO vem do latim RISICU, que significa OUSAR, isto , atuar perante o perigo. E, para ousar, ter uma atitude empreendedora, necessria uma srie de competncias como criatividade, flexibilidade, destemor, foco e persistncia, entre outras. Qualquer caminho, qualquer jornada, qualquer aventura que desejamos seguir ou vivenciar, apresenta obstculos a serem superados e riscos que podem nos levar ao fracasso. O que faz um rio quando encontra um obstculo em seu caminho? Ele para? Fica esperando algum remov-lo? No. Ele simplesmente procura contorn-lo e seguir adiante. Esta uma lio que deveria servir de exemplo a todos ns quando a insegurana, o medo de fracassar ou a vontade de desistir comecem a se manifestar para abortar a nossa jornada. Para vencer os obstculos, e os riscos a eles inerentes, necessrio desenvolver, durante a jornada, uma atitude de prudncia. s vezes preciso recuar um passo para poder se avanar dez passos, ttica semelhante usada por exrcitos em guerra. E voc, certamente, quer vencer esta guerra. Correr riscos faz parte da nossa Vida. Diariamente estamos correndo uma srie de riscos: assalto, sequestro, quedas e fraturas sseas, sofrer uma frustrao, etc. Augusto Cury, em seu livro As quatro armadilhas da mente e a inteligncia multifocal (Ediouro, 2009), nos diz: Eliminar todos os riscos da humanidade geraria pessoas autoritrias, individualistas, ensimesmadas, agressivas, deprimidas, entediadas. O risco implode nosso orgulho, esfacela nosso egocentrismo, nos une, nos estimula a criar laos e experimentar a difcil arte de depender uns dos outros.

Sem riscos a psique no teria poesia, criatividade, intuio, inspirao, coragem, determinao, esprito empreendedor, necessidade de conquista. Sem riscos no conheceramos o sabor das derrotas nem o paladar das vitrias, pois elas seriam um destino inevitvel, no o fruto de batalhas. Sem riscos no erraramos, no choraramos, no pediramos desculpas, no teramos necessidade de humildade em nosso cardpio individual. Para se lograr a liberdade, necessitamos ser ousados. E ousadia significa correr riscos. No tenha medo de correr riscos. Lembre-se que: O risco deriva do fato de voc no saber o que est fazendo. (Warren Buffet) Para o prmio ser grande, a aposta tem que ser arriscada. (Beto Loureiro) Quem triunfa sem risco, sobe no pdio sem glria. (Augusto Cury) Em segundo lugar, o que transformar trabalho em diverso? Gosto muito da frase que diz: quando foi a ltima vez que voc fez algo pela primeira vez? Voc j se fez esta pergunta? Ainda no? Voc faz sempre tudo igual? Vive na sua zona de conforto? Se a sua resposta foi SIM s perguntas acima, no se esquea que tudo est em constante mutao. E voc, alm de no se aperceber desta realidade, continua fazendo as mesmas coisas e do mesmo jeito. Quem quer transformar trabalho em diverso precisa, inicialmente, sentir-se livre. Livre dos mesmos pensamentos, da mesma forma de agir, das mesmas atitudes. E somente quando se livre, nos tornamos mais criativos e inovadores a ponto de nos transformamos e ao nosso entorno. Sei que o caminho no fcil. Mudar no fcil. Mas se voc acreditar em si mesmo, o processo fica facilitado. Veja o que o antroplogo Joseph Campbell (1904-1987) descreveu em seu livro The hero of a tousand faces (O heri de mil faces). Denominada a jornada do heri, ela composta de doze estgios: 1 Mundo comum o mundo normal do heri, a vida do dia-a-dia, a zona de conforto. 2 O chamado da aventura A rotina do heri quebrada por algo inslito, inesperado, incomum.

Algo se apresenta ao heri: uma busca, uma jornada, um problema, um desafio,uma aventura. quando ele e v obrigado a fazer algo novo, a sair da mesmice. 3 Recusa do chamado ou reticncia do heri O heri se recusa ou demora a aceitar o desafio, geralmente por sentir medo. Ele reluta, no quer envolvimentos e prefere seguir sua vida. 4 Encontro com o mentor ou ajuda sobrenatural O heri encontra um mentor que o faz aceitar o chamado, o treinar para a aventura e ser o responsvel para desenvolver as habilidades necessrias para a jornada. 5 Cruzamento do primeiro portal O heri abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mgico, o ponto sem retorno. 6 Provaes, aliados e inimigos Neste novo ambiente o heri enfrenta testes, encontra aliados e enfrena inimigos, de forma que aprende as regras deste mundo novo. Tudo com a finalidade de qualific-lo para vencer. 7 Aproximao O heri se aproxima do seu objetivo, tem xito durante as provaes e segue em frente. 8 Provao difcil e traumtica A maior crise da aventura, de vida ou morte. a luta com o antagonista. onde existe maior tenso. o auge da crise. o momento que pode levar ao xito ou ao fracasso da jornada. 9 Recompensa O heri enfrentou a morte, seu maior desafio, venceu o medo e ganhou uma recompensa (o elixir). 10 O caminho de volta O heri deve voltar ao mundo comum. Mas ainda corre os perigos do mundo novo. Os inimigos continuam de olho nele.

11 A ressurreio do heri Outro teste no qual o heri enfrenta a morte. Deve usar tudo o que foi aprendido para derrubar seu pior inimigo. uma espcie de exame final. 12 Regresso com o elixir O heri volta para casa com o elixir e o usa para ajudar a todos no mundo comum. Ele volta transformado e nunca mais ser o mesmo. Quando voc acreditar que pode mudar algo ou fazer algo pela primeira vez, acredite nessa ideia, v em frente. Mesmo correndo o risco de no dar certo e das opinies dos do contra e daqueles que vo lhe achar maluco ou louco de pedra. Se voc partir para a execuo de sua ideia sabendo de tudo isso, certamente voc ter uma fora interior inabalvel (automotivao) que o levar a atingir o seu objetivo. E, certamente, voc o far sem desespero, sem estresse, sem ansiedade e angstia. Tudo fluir de uma forma bem melhor. E, ao chegar ao final de sua jornada, voc ver que o seu projeto pode at ter lhe dado um trabalho insano, mas voc o desenvolveu de uma forma alegre e divertida. O seu trabalho se transformou em uma grande diverso devido nica e exclusivamente sua atitude, mesmo sabendo que iria correr riscos. Lembre-se tambm destas frases: - A obra sempre parece fcil quando trabalhar um prazer. (Cardeal de Bernis) - Nunca trabalhei em minha vida -era sempre pura diverso. (Tomas A. Edson) - Escolha um trabalho que voc ame e no ter de trabalhar um nico dia de sua vida. (Confucio) Exera sempre seu poder de ser livre. Ouse, corra riscos e divirta-se. No risk, no fun!!!

Tempo e sade: Um casamento perfeito?

10 de abril de 2012 Cheguei ao aeroporto de Guarulhos de madrugada para o check in com destino Austrlia e escala na Argentina para troca de aeronave. So trs horas da manh e, no balco da companhia area, recebo a notcia que o voo para Buenos aires, previsto para as seis da manh, sair com atraso de duas horas. Ao saber disso, o patriarca da famlia que estava atrs de mim comeou a se irritar e a vociferar em voz alta. Primeiro coma esposa e depois com todos os que estavam ao seu redor e que aguardavam pacientemente na fila. Quando chegou ao balco coitado do funcionrio. Este foi obrigado a ouvir uma enxurrada de improprios em um volume que mais parecia o alto-falante de um trio eltrico. Todos estavam estupefatos. s trs horas da manh aquele balco mais parecia o pdio de um candidato eleio de algum cargo. Enquanto um misto de surpresa e indignao atingia a maior parte daqueles que estavam na fila, um outro tipo de sentimento tomava conta de mim: calma e paz interior. Esta situao me levou percepo de como a chamada MODERNIDADE vem influenciando o modo de vida das pessoas e causando nelas uma srie de malefcios fsicos e mentais decorrentes do estresse. E se formos buscar mais profundamente uma das causas do porqu de tudo isso, veremos que a falta de tempo uma das grandes vils. Infelizmente, e desgraadamente, a vida acelerou.

As pessoas j no tem tempo para mais nada, e a impresso que se tem que a Vida se resume a dois Ts: tempo e trabalho. A coisa vem se complicando tanto desde a Era Industrial que, em 1982, o mdico Larry Dorsey criou o termo doena da pressa para designar os sintomas fsicos e mentais que a falta de tempo causa nas pessoas. Para o telogo e filsofo Mario Sergio Cortela tudo se transformou em miojo, tudo rpido, pronto em trs minutos: o estudo miojo, os relacionamentos so miojo Fazer tudo depressa tornou-se a maneira de ser do cidado do sculo XXI porque, para muitos, as vinte e quatro horas do dia tornaram-se insuficientes para fazer tudo. Para muitas pessoas o dia deveria ter mais que vinte e quatro horas e as agendas mais pginas. Todo este caos vivido pelo homem moderno s serve, em resumo, para movimentar cada vez mais a Economia, e de uma forma cada vez mais rpida. Carl Honore chama isto tudo de turbo-capitalismo,ou seja, vive-se para servir a Economia. O Homem, hoje, vive para trabalhar mais, consumir mais, ter mais e acaba se alimentando e dormindo mal, seja em quantidade, seja em qualidade. E as crianas? Ah! As crianas Tambm acompanham este ritmo frentico onde, nas suas agendas constam aulas de idiomas, de msica, de esportes, alm das aulas normais e das atividades que a escola proporciona. E, claro, as consequncias de tudo isso so vrias e no muito saudveis:

fazer tudo muito rpido leva a erros e ao retrabalho; fazer vrias coisas ao mesmo tempo, idem, fazer tudo muito rpido vai lhe estressar e lhe deixar doente, fsica e mentalmente. Insnia, gastrite, bruxismo, aumento da presso arterial, problemas respiratrios,ansiedade, depresso,so sintomas clssicos deste estilo de vida. E sem esquecer que eles podero levar a pessoa ater um infarto agudo do miocrdio, um derrame cerebral e, at, lev-la ao bito. fazer tudo muito rpido tambm se reflete no relacionamento com a famlia. Contamos estrias para os nossos filhos deforma cada vez mais rpida; namorar e fazer sexo se traduzem em uma rapidinha, o perodo de frias passou a ser uma eternidade e a comunicao entre as pessoas da famlia feita por recados deixados em post its grudados na porta da geladeira ou do freezer, ou na tela do computador.

Quanto menos tempo temos, mais descuidamos do nosso corpo e da nossa mente. Tornamo-nos irritados, agressivos, sedentrios e obesos. Dormindo mal e comendo mal vamos ter menos energia para enfrentar as tarefas dirias. E a vamos acabar nos valendo de vrios tipos de drogas estimulantes e que podem levar dependncia com todas as suas nefastas consequncias.

No toa que o nmero de acidentes de trnsito tem aumentado, os ndices de absentesmo so cada vez mais altos, a indstria farmacutica nunca vendeu tanto remdios tarja preta e muitos vem sua produtividade cair sem uma razo aparente. Quando todos resolvem acelerar para serem cada vez mais rpidos, a sade ser afetada, quer se queira ou no. Para Carl Honore, vivemos hoje a Era da Fria: no af de andar depressa e ganhar tempo, o Homem levado fria do trnsito, fria area, fria das compras, fria dos relacionamentos, fria do escritrio, fria das frias, fria da ginstica. Em resumo: as pessoas esto se suicidando e no esto se dando conta deste fato. Para mudar este quadro necessitamos mudar nossa maneira de ser. E isto inclui nossos pensamentos e nossas atitudes. E como o fazer vem sempre depois do pensar, a primeira coisa diz respeito mente, torn-la mais calma e mais serena. Um dos melhores meios para se alcanar este objetivo atravs da meditao. No importa qual o tipo, mas a sua prtica. Isto traz inmeros benefcios, no s para a mente, mas tambm para o corpo, fatos cada vez mais corroborados por estudos cientficos. Uma pessoa que tem o hbito da meditao diria geralmente tem mais sade, mais concentrao, mais criatividade, so mais reflexivas e menos reativas, so mais relaxadas e menos estressadas, so mais calmas e mais felizes. Tudo isso no significa que devemos abolir a tecnologia e a sua rapidez de nossas vidas. Devemos,sim, us-la com sabedoria a nosso favor e no nos deixarmos dominar por ela a ponto de nos tornarmos seus escravos. Dizia Einstein: os computadores so incrivelmente rpidos, precisos e burros. Os seres humanos so incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes. Juntos tem um poder que supera qualquer imaginao. S para lembrar: atrs do melhor e mais potente computador existente no mundo (ou que ainda venha a ser desenvolvido), est o Homem. E s quando o Homem est com a mente relaxada, existir o espao necessrio para que tudo aquilo que estava guardado, embutido, aflore ao consciente. A meditao uma ferramenta extremamente til para enfrentar a vida moderna e toda a sua correria. Mas tambm no devemos esquecer o corpo. Arranje sempre um tempo para cuidar dele praticando alguma atividade fsica. Para manter a mente calma e,ao mesmo tempo, cuidar do fsico, que tal juntar os dois?

Para isso fuja daquelas academias que s cultuam o corpo cm aparelhos que te deixam pior (cansados, suados e sem energia) e a som de ritmos bate-estaca. Comece a pensar em mudar indo na direo contrria, buscando prticas que acalmam amente e exerciam o corpo. Um bom exemplo disto a prtica da hatha yoga; um conjunto de posturas e tcnicas respiratrias que vo lhe dar maior poder de concentrao, deixar sua mente muito mais relaxada e seu corpo mais flexvel, mais saudvel e menos sujeito a contrair doenas e infeces. Outra alternativa a prtica de artes marciais, como o jud, o carat ou o kung fu. Para se desenvolver rapidez nos golpes, necessrio que a mente esteja relaxada e concentrada. Outra forma de praticar exerccios, mas de forma mais suave representada pela prtica do tai chi chuan. Eu, particularmente, adoro caminhar. Este o meu exerccio favorito para cuidar do corpo e da mente, pois enquanto caminho, pratico exerccios de respirao. Para mais, enquanto caminho, meu poder de percepo aumenta muito. Consigo escutar o barulho do vento, o canto dos pssaros e admirar a beleza e as cores das flores. Coisas que no se consegue fazer quando estamos com a mente cheia ou dirigindo um automvel. tambm caminhando que tenho melhores ideias e clareza de pensamentos. Consigo me concentrar mais e melhor naquilo que necessito fazer. Para o aspecto fsico, meu corpo s tem a lucrar, pois caminhar, alm de gerar mais sade,causa menos danos do que a prtica intensa de exerccios. Sinto-me mais leve e mais saudvel para enfrentar o meu dia a dia. E o que melhor: uma forma natural de se exercitar. No esquea que o Homem s comeou a acelerar quando criou as mquinas como o automvel e o avio. Para mais,caminhar no requer um personal trainner, gratuito e desprovido de efeitos colaterais. Meu ltimo conselho: aprenda a gastar um pouco do seu tempo para ter mais sade fsica e mental. Assim voc no vai gastar tempo e dinheiro com mdicos e medicamentos para cuidar dela. Pense nisso!

Вам также может понравиться