Вы находитесь на странице: 1из 4

ESQUADRA CORROIOS CORROIOS - AVAC

V.1 - FONTES TRMICAS ESP.TEC. N 16 CHILLER


Unidade do tipo chiller arrefecido por ar, com o fluido verde ecolgico R 407 C, um circuito frigorfico independente, um compressor scroll, um escalo de capacidade, ventiladores de baixa rotao e obrigatoriamente de duas velocidades (poupana de energia) velocidades, controlo por microprocessador do tipo P.I.D. A performance da unidade deve ser estabelecida de acordo com as indicaes da EUROVENT e deve ser certificada por esta, os nveis sonoros da unidade deve ter sido estabelecidois de acordo com a norma internacional ISO 3746. A estrutura do chillers deve ser em ao galvanizado, pintura por sistema electrosttico sobre cada elemento individual (espessura 50 m) As unidades devem ser obrigatoriamente projectadas, fabricadas e testadas numa fbrica certificada pela ISO 9001, ISO 140001 (Gesto do meio ambiente), devem ser testadas na fbrica. Devem cumprir com as seguintes directivas europeias: Directiva da maquinaria 98 / 37 CE, modificada Directiva de baixa tenso 73/23/CE, modificada Directiva de compatibilidade electromagntica 89 / 336 / CEE, modificada e com as recomendaes aplicveis das normas europeias Segurana de mquinas, equipamento elctrico de mquinas, regulamentos gerais: EN 60204-1 Emisses electromagnticas : EN 50081-1 Emisses electromagnticas conduzidas : EN 50081-2 Imunidade electromagntica : EN 50082-2 COMPRESSOR Deve ter um compressor do tipo scroll, com apenas trs elementos movveis, motor elctrico de dois plos arrefecido pelo gs aspirado, com proteco contra sobrecargas atravs de termstato interno ou rel trmico. Carga de leo requerida para o seu bom funcionamento, com visor do nvel de leo. O compressor deve ser montado de fbrica, em borrachas anti-vibrteis, de forma a eficincia do isolamento no seja inferior a 95%. Os compressores devem vir equipados de fbrica, com resistncia de crter, com o fim de controlar a diluio do leo, durante a paragem. Devem ser protegidos com pressostato diferencial de leo, com leitura de presso no microprocessador. A velocidade do compressor no deve exceder as 1450 R.P.M. Os motores elctricos dos compressores devem dispor das seguintes proteces: - Termstato de segurana do gs na descarga permite detectar uma temperatura anormal do gs na descarga. - Disjuntor magneto-trmico de alta capacidade protege os motores dos compressores contra sobrecargas.

41

ESQUADRA CORROIOS CORROIOS - AVAC - Carta electrnica que impede o compressor de arrancar em caso de a resistncia de crter estar avariada. - Deteco de falha de corrente terra que evita a contaminao do circuito frigorifico, em caso de falha do motor elctrico. O nmero de ciclos de arranque dos compressores no deve exceder os 6 por hora. Evaporador (Permutador de calor refrigerante / gua) Deve ser do tipo de placas, em ao inoxidvel, com ligaes soldadas a cobre, com um circuito frigorfico. Isolamento trmico que dever ser totalmente isolado, com prancha de borracha esponjosa de 19 mm, munida de barreira de vapor. Proteco contra o congelamento durante o funcionamento, atravs de interruptor de caudal e durante a paragem at uma temperatura de 10 C, atravs de resistncia elctrica de apoio. Deve ser testado em fbrica, no lado da gua e no do refrigerante para as presses mximas admissveis de acordo com as normas em vigor na Comunidade Europeia. Condensador (permutador de calor Ar / Refrigerante) Com uma serpentina vertical, deve ter integrado um subarrefecedor, alhetas em alumnio, tubos de cobre, sem costura e com grelhas de proteco em ao com revestimento a polietileno. Deve ser testado em fbrica, no lado da gua e no do refrigerante para as presses mximas admissveis de acordo com as normas em vigor na Comunidade Europeia. VENTILADOR Tem um ventilador do tipo Flying Bird, deve ser de transmisso directa, axial do tipo ps-multiplas, em plstico, descarga vertical, com grelhas de proteco em ao e revestidas de PVC. A rotao dos ventiladores no devem exceder as 900 rotaes por minuto na primeira velocidade e as 470 rotaes por minuto na segunda velocidade, a velocidade na periferia da hlice, no dever exceder 29 m/s. A hlice ser do tipo ps mltiplas, com um mnimo de 15 ps. A hlice ser do tipo monobloco, constituda por material composto, moldvel e reciclvel. As ps devem ter um ngulo de incidncia varivel desde o meio at parte exterior. O motor do ventilador deve ser de duas velocidades e deve ter a sua prpria proteco contra sobre intensidades. Componentes do circuito frigorifico O circuito inclui: - Vlvula na linha de liquido, vlvula de corte na linha de liquido, vlvula de drenagem do refrigerante, vlvula de expanso termosttica. - Visor de liquido e de humidade. - Sensores de presso e de temperatura. - Pressostato de alta presso de rearme manual.

42

ESQUADRA CORROIOS CORROIOS - AVAC - Carga de refrigerante R 407 C - Silenciador de gs na descarga - Todos os componentes do circuito frigorfico esto soldados de forma a garantir uma estanquecidade total. Quadro de controlo dos circuitos de alimentao e controlo. O quadro de controlo acessvel atravs de uma porta, inclui um interruptor principal, fusveis e interruptores, contactares dos compressores, ventiladores e bomba de gua, rels trmicos, transformador do circuito de controlo (alimentao trifsica sem neutro) e sistema de controlo do tipo Pro - Dialog . Chassis Fabricado em chapa de ao galvanizado, com pintura em polister com secagem em estufa, com cor cinza (RAL 7035). Painis desmontveis. Mdulo Hidrulico Mdulo hidrulico integrado, que inclui, filtro desmontvel, vaso de expanso, uma bomba centrifuga de gua (bomba dupla opcional), com motor trifsico Constitudo por bomba de gua, vaso de expanso, flow switch, vlvula de regulao. Microprocessador Sistema global de regulao numrica que deve supervisionar todos os parmetros de funcionamento da unidade (temperaturas e presses) e controlo dos componentes activos: compressores, ventiladores e vlvulas reversveis. Deve permitir uma comunicao fcil com o operador, tendo para isso um painel de comando fcil de utilizar e um sistema de auto diagnstico evoludo. O sistema de superviso dever proteger preventivamente o chiller e aumentar a sua fiabilidade, assegurando: - Eliminao dos tubos capilares e dos componentes de regulao manual (excepto rgos de segurana) - Optimizao dos ciclos de descongelamento por cada circuito, de forma a minimizar a perda de capacidade de aquecimento. O Microprocessador controla todos os parmetros de segurana, para que, em caso de alguma falha e em funo da sua gravidade, possa mandar parar um dos dois circuitos frigorficos ou mesmo toda a unidade. Sempre que isto se verifique deve aparecer imediatamente um cdigo no display numrico. O painel de controlo do Microprocessador deve ser acessvel, sem haver necessidade de abrir o painel elctrico. Dever dispor de indicadores, tipo LED e um display numrico, com segmentos luminosos, de fcil leitura, tais como:

43

ESQUADRA CORROIOS CORROIOS - AVAC Funcionamento da unidade, nmero de compressores em funcionamento, temperatura de sada da gua, modo de funcionamento, arrefecimento ou aquecimento. Botes posicionados no quadro sinptico devem dar um acesso rpido temperatura da gua, sada, setpoint da gua sada, temperaturas e presses na aspirao e descarga do compressor, temperatura do ar exterior, nmero de horas de funcionamento dos compressores. Requerimentos elctricos A unidade dever estar de acordo com as da comunidade europeia e para directivas. Isso dever incorporar o smbolo CE. A unidade dever funcionar com 380 V, 3 fases e 50 Hz.

ESP.TEC. N 17 CALDEIRA PRESSURIZADA DE PRODUO DE GUA QUENTE A 80 C


A caldeira de produo de gua quente a 80 C dever ser de cmara de combusto pressurizada e equipada com queimador prprio para gs natural. Dever ser fornecida com todos os equipamentos prprios para queima de Gs Natural. Os principais componentes sero: Elementos em chapa de ao; Isolamento exterior em l mineral com revestimento em chapa de ao esmaltado; Colector e circuito de fumos especialmente desenhado para provocar um escoamento em regime turbulento dos mesmos; Queimador para gs natural e respectivos acessrios; Quadro de regulao e controlo equipado com todos os rgos necessrios para um funcionamento totalmente automtico, tais como; Interruptor de tenso; Termohidrmetro; Termostato de regulao; Termostato de segurana; Piloto de sinalizao de tenso.

Chamin das Caldeiras


A evacuao de fumos da caldeira ser efectuada por uma Chamin pr-fabricada, em ao Inox AISI 316 no interior, isolamento em l mineral com 25mm de espessura, e revestimento exterior em ao Inox AISI 304, como as SM da DECFLEX. Os componentes devem ser fabricados segundo ISO 9002. O interior em ao 316, deve ser livre de expandir e contrair consoante as variaes de temperatura dos gases da combusto, o isolamento de 25mm, de densidade constante e condutividade 0,052W/m/K a 100C confere-lhe uma elevada resistncia trmica, uma rpida estabilizao da temperatura e baixa temperatura da sua superfcie exterior. O revestimento exterior ser o elemento estrutural, em ao 304. A ligao e vedao entre os vrios elementos deve ser feito por unio macho/fmea de encaixe com rotao de 1/8 de volta, e com uma Abraadeira de Unio de fecho rpido, no revestimento, de modo a obter-se uma forte resistncia estrutural. Em caso de fogo, a chamin deve manter a estabilidade e integridade por pelo menos 2 horas conforme BS476 Part. 20:1987, de modo a evitar a propagao do fogo de um compartimento a outro. A chamin deve ser fornecida com todo o conjunto de peas e acessrios no s de ligao como

44

Вам также может понравиться