Вы находитесь на странице: 1из 4

COGNIO NO PROCESSO CIVILPLENA E LIMITADA - EXAURIENTE E SUMRIA CONCEITUAO

Eduardo Chemale Selistre Pea Mestrando PUC-RS


17.05.04

Cognio, dentro do vocabulrio jurdico, assume dplice sentido: ora empregada para definir a espcie de tutela jurisdicional que tem por finalidade reconhecer a existncia de um direito lesado ou ameaado, ora empresta significado ao que talvez seja a tarefa de maior importncia do magistrado, o exame dos argumentos das partes e das provas produzidas, com o intuito de exarar juzos de valor acerca das questes levantadas no processo, resolvendo-as. Nesta breve exposio, nos ocuparemos, to-somente, de definir com preciso cognio enquanto atividade do julgador. E sendo assim, no podemos deixar de iniciar este trabalho de depurao com a lio de quem por primeiro se preocupou, no Brasil, com acuidade, em conceituar juridicamente o termo, o professor Kazuo Watanabe. Ensina o mestre: A cognio prevalentemente um ato de inteligncia, consistente em considerar, analisar e valorar as alegaes e as provas produzidas pelas partes , vale dizer, as questes de fato e as de direito que so deduzidas no processo e cujo resultado o alicerce, o fundamento do judicium do julgamento do objeto litigioso do processo[1]. Em ensaio publicado dez anos depois, Alexandre Freitas Cmara[2], tambm procurou explicar o sentido de cognio, expondo o seguinte: D-se o nome de cognio atividade do julgador de analisar alegaes e provas com o fim de emitir juzos de valor acerca das mesmas O mesmo autor, porm em sua completa obra Lies de Direito Processual Civil[3], explica em outras palavras o mesmo termo: Cognio a tcnica utilizada pelo juiz para, atravs da considerao, anlise e valorao das alegaes e provas produzidas pelas partes, formar juzos de valor acerca das questes suscitadas no processo, a fim de decidi-las. E aps apresentar este conceito, o autor disseca-o, referindo que a finalidade essencial do processo de conhecimento a obteno de uma declarao, consistente em conferir-se certeza jurdica existncia ou inexistncia do direito afirmado pelo demandante em sua petio inicial. Para prolatar o provimento capaz de permitir que se alcance esta finalidade, preciso que o juiz examine e valore as alegaes e as provas produzidas no processo, a fim de emitir seus juzos de valor acerca destas. A esta tcnica da anlise e valorao que se d o nome de cognio.[4] Importante ressaltar, contudo, que a cognio, embora mais facilmente perceptvel no processo de conhecimento, existe em todas as espcies de tutela, seja na cognitiva, cautelar e mesmo na execuo. No processo cautelar, v.g., o juiz exerce cognio sobre os requisitos de concesso da medida cautelar: periculum in mora e fumus boni iuris. Na execuo a cognio , de fato, bem escassa, mas no inexistente. Observa Cndido Dinamarco que o juiz seguidamente chamado a proferir juzos de valor no processo de execuo seja acerca dos

pressupostos processuais, das condies da ao ou dos pressupostos especficos dos diversos atos a levar a efeito.[5] A tcnica da cognio, conforme preleciona Luiz Guilherme Marioni, permite a construo de procedimentos ajustados s reais necessidades de tutela. [6] A cognio pode ser analisada em duas direes: no sentido horizontal, quando a cognio pode ser plena ou parcial; e no sentido vertical, em que a cognio pode ser exauriente, sumria e superficial. No plano horizontal (extenso ou amplitude), a cognio tem por limite os elementos objetivos do processo (trinmio: questes processuais, condies da ao e mrito). Nesse plano, como ensina Kazuo Watanabe, a cognio pode ser plena ou limitada (ou parcial), segundo a extenso permitida.[7] Ser plena quando todos os elementos do trinmio que constitui o objeto da cognio estiverem submetidos atividade cognitiva do juiz. o que se d, com maior freqncia, no processo de conhecimento, com o que se garante que a sentena resolver a questo submetida ao crivo do judicirio da forma mais completa possvel. Limitada ser, por outro lado, quando ocorrer alguma limitao ao espectro de abrangncia da cognio, ou seja, quando algum dos elementos do trinmio for eliminado da atividade cognitiva do juiz. Alexandre Freitas Cmara traz os seguintes exemplos:
Pense-se numa ao de alimentos, demanda de natureza condenatria (e pertencente, portanto, s aes de conhecimento). O juiz ali analisar questes preliminares [questes processuais, segundo a classificao dada anteriormente] (como, e.g., as referentes regularidade do processo), questes prejudiciais [condies da ao, no entendimento por ns adotado] (como a relao de parentesco entre demandante e demandado) e, por fim, a pretenso condenatria manifestada pelo autor em face do ru.[8]

Exemplo da segunda espcie, em que a cognio limitada no plano horizontal, restringindo-se assim a anlise do objeto da cognio, o que se tem nas aes possessrias, em que como notrio no se pode examinar a existncia do domnio (vedao da exceo de domnio). Assim, por exemplo, se for proposta uma ao possessria em que figure como ru o proprietrio do bem, este no poder alegar em defesa o domnio. A cognio , portanto, limitada, restringindo-se anlise da posse. Fica aberta, obviamente, a via da ao petitria para que aquele que se considere proprietrio possa fazer valer este direito em juzo.[9]Tambm na ao cambiria tem-se a cognio limitada, j que o devedor, seja em sede de embargos execuo ou de contestao, no pode opor defesa pessoal a terceiro de boa-f, ficando a defesa circunscrita a certos lindes. A doutrina ainda cita o exemplo da desapropriao, em que ao Judicirio vedado examinar se se verificam ou no os casos de utilidade pblica, ou interesse social. Ser, tambm, limitada a cognio no processo de execuo, j que resta extrada do juiz a anlise do mrito da causa. No plano vertical, a cognio pode ser classificada, segundo o grau de sua profundidade, em exauriente (completa) e sumria (incompleta). O primeiro caso ocorre quando ao juiz s lcito emitir seu provimento baseado num juzo de certeza. o que normalmente acontece no processo de conhecimento. De outro lado, tem-se a cognio sumria quando o provimento jurisdicional deve ser prolatado com base num juzo de probabilidade, assim como ocorre ao se examinar um pedido de antecipao de tutela. Srgio Gilberto Porto[10] adere a esta classificao, mas alerta para a necessidade de sua diferenciao para a tcnica dos cortes para sumarizao. Refere o jurista:
No h, outrossim, que confundir a extenso e a profundidade da cognio com a tcnica dos cortes para sumarizao. Com efeito, enquanto de um lado em nvel de cognio, a extenso diz respeito ao plano horizontal, e a profundidade, ao plano vertical; de outro, em nvel de cortes (ou seja, a limitao a ser concretamente imposta), operam-se exatamente em sentido inverso, pois para que haja limitao na extenso, necessrio que se opere um corte vertical no conhecimento, e para que haja limitao na profundidade impe-se traar um corte horizontal neste. A partir deste procedimento, pelo qual se separa sumarizao propriamente dita dos

respectivos cortes para implementao desta, tornam-se compreensveis a proposta e sua tcnica de aplicao.

No se deve confundir, destarte, cognio sumria com sumariedade formal do procedimento. No procedimento comum sumrio, por exemplo, bem assim no mandado de segurana, h sumariedade formal com cognio exauriente. Alexandre Freitas Cmara[11] ainda sugere um terceiro gnero na classificao vertical, chamando-o de cognio superficial (ou sumarssima). Tem-se cognio superficial, segundo o autor, em casos de resto no muito freqentes em que o juiz deve se limitar a uma anlise perfunctria das alegaes, sendo a atividade cognitiva ainda mais sumria do que a exercida na espcie que leva este nome. Posteriormente justifica a necessidade desta nova forma de classificao argumentando:
Tal espcie de cognio exercida, e.g., no momento de se verificar se deve ou no ser concedida medida liminar no processo cautelar. Se nesta espcie de processo (utilizando-se aqui a classificao tradicional dos processos quanto ao provimento jurisdicional pleiteado) a atividade cognitiva final sumria (uma vez que o juiz no verifica se existe o direito substancial alegado pelo demandante, mas to-s a probabilidade dele existir fumus boni iuris), obvio que para verificar se deve ou no ser antecipada a concesso de tal medida atravs de liminar no se pode permitir que o juiz exera, tambm aqui, cognio sumria, sob pena de se obrigar o juiz a invadir de forma indevida o objeto do processo cautelar. Dever o julgador, portanto, exercer cognio superficial. Ao invs de buscar o requisito do fumus boni iuris, dever verificar a probabilidade de que tal requisito se faa presente (algo como fumus boni iuris de fumus boni iuris).

Luiz Guilherme Marioni[12], em que pese no adotar a mesma nomenclatura de Freitas Cmara, parece concordar com a existncia deste terceiro gnero de cognio no plano vertical ao mencionar:
A sumarizao da cognio pode ter graus diferenciados, no dependendo da cronologia do provimento jurisdicional no iter do procedimento, mas sim da relao entre a afirmao ftica e as provas produzidas. Perceba-se, por exemplo, que a liminar do procedimento do mandado de segurana e a liminar do procedimento cautelar diferem nitidamente quanto ao grau de cognio. No mandado de segurana a liminar deferida com base no juzo de probabilidade de que a afirmao provada no ser demonstrada em contrrio pelo ru, enquanto a liminar cautelar concedida com base no juzo de verossimilhana de que a afirmao ser demonstrada, ainda que sumariamente, atravs das provas admitidas no procedimento sumrio.

Anote-se, para concluir, que as diversas modalidades de cognio podem ser combinadas num mesmo processo, sendo possvel admitir-se a existncia de processos com cognio plena e exauriente (como nos processos de conhecimento que seguem o procedimento comum ordinrio ou sumrio); plena e sumria (como no processo cautelar); limitada e exauriente (como no processo de execuo, em que o julgador no pode examinar o mrito cognio limitada mas profere juzo de certeza sobre as questes preliminares cognio exauriente); limitada e sumria (como na ao de separao de corpos, em que a impossibilidade de se discutir a presena de alguma causa para que se dissolva o vnculo matrimonial limita a cognio, e a urgncia com que se necessita do provimento implica a sumariedade da atividade cognitiva). BIBLIOGRAFIA CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil, Volume I, Rio de Janeiro, Editora Freitas Bastos, 1998. ________. O objeto da cognio no processo civil, in Livro de Estudos Jurdicos, n 11, Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Jurdicos, 1995, pp. 207-225 DINAMARCO, Cndido Rangel. Execuo Civil. So Paulo, Ed. RT, 1984. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio Eletrnico, Editora Nova Fronteira.

MARIONI, Luiz Guilherme. A antecipao da tutela. 5 ed, So Paulo, Editora Malheiros, 1999. _________. A Efetividade do Processo e Tutela de Urgncia. Porto Alegre, SAFe, 1994. PORTO, Srgio Gilberto. Coisa Julga Civil. Rio de Janeiro: AIDE, 1998. WATANABE, Kazuo. Da cognio no processo civil, ed. Revista dos Tribunais, 1987.

[1] Da cognio no processo civil, ed. Revista dos Tribunais, 1987, p.41 [2] O objeto da cognio no processo civil, in Livro de Estudos Jurdicos, n 11, Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Jurdicos, 1995, p. 207 [3] Volume I, Rio de Janeiro, Editora Freitas Bastos, 1998, p.249 [4] Ibidem [5] Execuo Civil. So Paulo, Ed. RT, 1984, pp. 95-96 [6] A Efetividade do Processo e Tutela de Urgncia. Porto Alegre, SAFe, 1994, p.15 [7] ob. cit., p. 83 [8] O objeto da cognio no processo civil..., pp. 223-224 [9] Lies de Direito Processual Civil..., p.254 [10] Coisa Julga Civil. Rio de Janeiro: AIDE, 1998, pp. 92-93 [11] O objeto da cognio..., p. 224 [12] A antecipao da tutela. 5 ed, So Paulo, Editora Malheiros, 1999, p. 27.

________________________________ http://www.tex.pro.br/index.htm Acesso em 26/05/2004

Вам также может понравиться