Вы находитесь на странице: 1из 3

Fotossntese

De que se alimentam as plantas? Ser da terra (solo)? Muita gente acha que sim. Antigamente era igual, at os cientistas da poca pensavam o mesmo. Para dar resposta a esta questo Van Helmont, um cientista do sc. XVII, realizou a seguinte experincia: Plantou uma planta jovem num vaso com solo. Pesou previamente a planta e a quantidade de solo que l colocou. Regou a planta com gua da chuva durante 5 anos, voltou a pesar a planta e o solo, e verificou que enquanto a planta tinha aumentado enormemente o seu peso (de 2,25 Kg para 76,1 Kg), a diferena do peso do solo era insignificante (somente 1 grama!). Concluiu que a planta no se alimentou a partir deste.

Ilustrao da experincia de Van Helmont.

Mas se as plantas no se alimentam do solo qual ser o seu alimento? Vamos por partes...

Circulao seiva bruta

As plantas absorvem, atravs das razes, gua que caiu no solo resultante da chuva ou de rega. Esta gua, medida que se vai infiltrando no solo, vai dissolvendo pequenas pores de minerais que l se encontram. Logo, a gua que sugada pelas razes tem sais minerais dissolvidos. Uma vez dentro da planta, esta gua com sais minerais dissolvidos designada de seiva bruta. A seiva bruta transportada por vasos condutores em direo s folhas (circulao ascendente). Os vasos condutores de seiva bruta encontram-se na regio central do interior do caule.

O dixido de carbono captado atravs dos estomas.

Nas folhas (principalmente na pgina inferior) existem umas pequenas aberturas, os estomas, por onde as plantas captam dixido de carbono do ar atmosfrico. Ser ento que a gua com sais minerais dissolvidos (absorvida atravs da raiz) e o dixido de carbono (captado atravs dos estomas) so o alimento da planta? Ser que conseguimos dar j resposta questo inicial? Ainda no. No entanto estas substncias so essenciais, as matrias primas, com que a planta obtm o seu alimento. O alimento das plantas obtido atravs de um processo chamado fotossntese. Neste processo, as plantas fabricam o seu alimento, acares (matria orgnica), a partir de substncias minerais: gua e dixido de carbono. Para que a fotossntese ocorra necessria a energia solar que a planta capta atravs de uma substncia chamada clorofila (a mesma que d a cor verde s plantas). O oxignio um produto final da fotossntese que as plantas libertam para a atmosfera atravs dos estomas.

A fotossntese ocorre essencialmente nas folhas. O alimento produzido depois dissolvido em gua e d origem seiva elaborada. Esta enviada das folhas para as outras partes das plantas atravs de um conjunto de vasos condutores que se situam na periferia do caule (mais prximo da superfcie do que os que transportam a seiva bruta). A seiva elaborada circula no sentido descendente: das folhas para a raiz.

Circulao da seiva bruta e da seiva elaborada.

Вам также может понравиться