Вы находитесь на странице: 1из 5

04/04/12

Efeito Compton - Texto

Radiaoematria EfeitoCompton
EspalhamentoderaiosX
Seumeltronpodeganharenergiaaoabsorverumfton,comoocorrenoefeitofotoeltrico, elepodetambmperderenergiaemitindoftons.Emespecial,umeltronaceleradoporum campoeltricopoder,aocolidircommatria,produzirumouvriosftons.Seadiferena depotencialaceleradorativervaloresnafaixadedezenasoucentenasdekV,o(s)fton(s) produzido(s) tero energia na mesma faixa. Por razes histricas, este tipo de radiao eletromagnticadenominadoraioX. de se esperar que raios X sejam espalhados pela matria, assim como ocorre para qualquer radiao eletromagntica. Dentro do quadro conceitual fornecido pela teoria clssica de Maxwell, a explicao do fenmeno simples. Sob a ao do campo eletromagntico incidente, as cargas eltricas que compem a matria entram em movimento oscilatrio de freqncia igual do campo. As cargas ento passam a atuar comoemissores,queproduzemradiaodefreqnciaigualdoseuprpriomovimento.A caracterstica essencial deste processo ento que as freqncias e portanto os comprimentosdeondadaradiaoincidenteedaradiaoespalhadasoiguais. J numa viso corpuscular, o espalhamento seria interpretado com uma coliso entre um ftonderaioXeumapartculadomaterial.Nestecaso,haveriatransfernciademomentum doftonincidenteparaapartculaatingida.Umapartculainicialmenteemrepousoadquiriria momentum, e portanto energia cintica, na coliso. Por conservao da energia, haveria ento uma diminuio da energia do fton. A nvel ondulatrio, ocorreria portanto uma diminuiodafreqncia,ouainda,umaumentodocomprimentodeonda. Compton1 realizou experimentos nos quais raios X de energia inicial definida eram espalhados por um alvo de grafite. O comprimento de onda dos raios espalhados por um dado ngulo q, medido em relao direo incidente, era determinado utilizandose a difraodeBragg1,2.

EsquemadoexperimentodeCompton.

www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/efCompt/aEfComptonText.htm

1/5

04/04/12

Efeito Compton - Texto

Osresultadosdosexperimentosindicaramque,para qualquerdireodeobservaoquenosejaa direodofeixeincidente,oespectroderaiosX espalhadosexibiaduaslinhas,umadecomprimento deondaigualaodosraiosincidenteseaoutrade comprimentodeondamaior.Adiferenade comprimentodeondaentreasduaslinhas,aumentava comongulodeespalhamento.Estascaractersticas soincompatveiscomavisomeramenteondulatria doespalhamento,equalitativamenteconsistentescom avisocorpuscular.

Espectroobservadono experimentodeCompton,para vriosvaloresdongulode espalhamento.

[1]ArthurHollyCompton,fsicoamericano,18921962. [2]WilliamHenryBragg,fsicoingls,18621942. [2]Esteprocedimentoutilizaumcristalcomoredededifrao.

Teoriadacolisoftoneltron
O prprio Compton desenvolveu a teoria do espalhamento de raios X pela matria, baseandosenasseguinteshipteses: oespalhamentopodeserinterpretadocomoumacolisoentreumftonderaioXe umeltrondomaterialalvo como a energia de um fton de raio X muito maior que as energias cinticas e potenciaisdeumeltronnamatria,podemosdesprezarestasenergiaseconsideraro eltroncomolivreeinicialmenteemrepouso aenergiaeomomentumlinearsoconservadosnacoliso comoaenergiainicialdoftonnomuitomenorqueaenergiademassadoeltron, precisamosutilizaracinemticaEinsteiniana. Lembramos que, na cinemtica Einsteiniana, a velocidade de uma partcula dada, em termosdasuaenergiatotalEedoseumomentumlinearppor (71) Nocasodeumapartculaqueandavelocidadedaluz,comoocasodofton,istoresulta em1,2 (72) Anvelondulatrio,estarelaotraduzsepor

www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/efCompt/aEfComptonText.htm

2/5

04/04/12

Efeito Compton - Texto

(73) ondelocomprimentodeonda. Paraumapartculamassivacomooeltron,cujamassaderepousodenotamosporme,a relaoEinsteinianaentremomentumeenergiatotalfica (74) Acinemticadacolisoestrepresentadanafigura.Antesdacoliso,omomentumdofton temmdulopg.AenergiacorrespondenteEgeocomprimentodeondal.Omomentum inicialdoeltronpe=0eportantoaenergiacorrespondenteEe=mec2.Apsacoliso, omomentumdoftontemmdulopg'efazumnguloqcomadireodomovimentodo fton incidente. A energia correspondente Eg' e o comprimento de onda l'. O eltron atingido recua com momentum pe' numa direo fazendo um ngulo f com a direo de movimentoinicialdofton.AsuaenergiafinalEe'.

CinemticadoespalhamentodeCompton.

Nanotaovetorial,aequaodeconservaodomomentumlinearfica (75) deondetiramos (76) Aconservaodaenergiatomaaforma (77) ou (78) ouainda,expressandoasenergiasemtermosdosmomentacomaajudadarelaes(72)e (74): (79) Desenvolvendooladodireitodestaequaoeefetuandoalgumassimplificaes,obtemse (710) Subtraindoaequao(710)daequao(76)edividindopor2,chegamosa (711)

www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/efCompt/aEfComptonText.htm

3/5

04/04/12

Efeito Compton - Texto

Conseguimosassimeliminaromomentumfinaldoeltrondasequaesdeconservao, obtendo,paraumdadomomentuminicialdofton(ouseja,umadadaenergia),umarelao entreomomentumfinaldoftoneongulodeespalhamento.Dividindopeloprodutodos momentaereorganizandoostermos,podemosreescreverestarelaonaforma: (712) Vale notar que at este ponto, o desenvolvimento foi inteiramente baseado na cinemtica relativstica de partculas. Para deduzir o resultado ondulatrio desejado, qual seja, a expresso da modificao do comprimento de onda no espalhamento, basta multiplicar a equao(712)pelaconstantedePlanckeinvocararelao(73)oresultado: (713) Vsequeoaumentodocomprimentodeondanoespalhamentoumafunosimplesdo ngulodeespalhamentoeindependentedocomprimentodeonda(oudaenergia)inicial. Aescaladodeslocamentodeterminadapelaquantidade (714) oassimchamadocomprimentodeondadeComptondoeltron,cujovalor (715) Aquinsdeparamoscomumfatoimportante:aointroduzirumaescaladeao,epecificada pelaconstantedePlanck,afsicaqunticaassociaacadapartculaumaescalaintrnseca decomprimento,inversamenteproporcionalmassa. Valenotarqueateoriadesenvolvidaacima,emboraprincipalmentedestinadaaexplicaro segundopiconoespectrodosraiosXespalhadosnumdadongulo,fornecetambmuma explicaodoprimeiropico,cujocomprimentodeondaigualaodofeixeincidente.Paraos eltrons mais ligados num material, a energia de ligao pode chegar a dezenas de kilo eletronvolts.Nestecaso,oeltronatingidopeloftonnopodeserconsideradocomolivre, eotomocomoumtodoquerecuaparaabsorveromomentumtransferidopeloftonna sua mudana de direo. Substituindose a massa do eltron na frmula pela massa do tomo,dezenasdemilharesdevezesmaior,obtemseumdeslocamentodecomprimentode onda inobservvel. Assim, neste caso, a interpretao quntica do espalhamento leva ao mesmoresultadoqueateoriaclssica:ocomprimentodeondadaondaespalhadaigual aocomprimentodeondadaondaincidente. [1]Conformeatradio,utilizamosaletragparareferimonsaumfton. [2] Vale lembrar que a mesma relao entre a energia e o momentum associados a uma onda
eletromagnticapodeserderivadadateoriadeMaxwell.

ProduoderaiosX
RaiosXpodemserproduzidosnumtuboderaioscatdicos,aplicandoseumaaltavoltagem dezenasdekiloeletronvoltsentreoanodoeocatodo.OsraiosXsoproduzidospelos impactosdosraioscatdicossobreumalvo,quepodeserconstitudodediversosmateriais.

www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/efCompt/aEfComptonText.htm

4/5

04/04/12

Efeito Compton - Texto

AparelhoderaiosX.

O espectro dos raios X produzidos apresenta um contnuo, assim como linhas para comprimentos de onda bem definidos, que discutiremos aps ter estudado a estrutura qunticadotomo.Aoseremfreadospelamatria,oseltronsdosraioscatdicosperdem energia e produzem radiao, por isso denominada radiaodefreamento, responsvel pela parte contnua do espectro. Uma caracterstica notvel deste espectro que ele se extendeapenasatumcertovalormnimolmindocomprimentodeonda,quedependeda voltagem V aplicada ao tubo mas no da natureza do material utilizado para o alvo. Evidentemente,deacordocomateoriadeEinstein,estaradiaoconstitudadeftons,e Einsteinfoilogocapazdeexplicarocortenoespectroecalcularovalordelmin,supondo que corresponde ao caso no qual toda a energia adquirida pelo eltron ao atravessar a diferenadepotencialperdidanaemissodeumnicofton.Obviamente,istofornecea maiorfreqnciapossvelnmaxparaoftonderaioX, (716) eportantoomenorcomprimentodeonda, (717) Inserindoosvaloresdasconstantesfundamentais,estarelaopodeserreescritanaforma conveniente: (718) comVemvolts.

www.if.ufrgs.br/~betz/iq_XX_A/efCompt/aEfComptonText.htm

5/5

Вам также может понравиться