Вы находитесь на странице: 1из 5

SUPER GLOBO QUMICA LTDA

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUIMICA FISPQ


Nome do Produto N de Revises - Data N de Pginas

ALVEJANTE PERFUMADO SANTA CLARA


Telefone

1 16/08/2010

(31) 3363-8884

SEO 1: IDENTIFICAO DA EMPRESA E DO PRODUTO Nome do comercial: Alvejante Perfumado Santa Clara Lavanda Nome da Empresa: Super Globo Qumica Ltda. Endereo: Rua Jos Maria de Lacerda, 2055 Cidade Industrial CEP: 32210-120 - Contagem/MG Tele fax: (31) 3363-8884 Aut. Func./M.S. 3.00387-2 Registro M.S. n 333870002 SEO 2: COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES Nome qumico: Soluo de Hipoclorito de Sdio 2,0% a 2,5% p/p Nome qumico comum ou nome genrico: gua Sanitria, Branqueador domstico, gua de Lavanderia Famlia Qumica: Inorgnica Formula Qumica: NaClO Registro no Chemical Abstrat Servise (nCAS): 7681-52-9 (Hipoclorito de Sdio) 7732-1-5 (gua) Principais Usos do Produto: Alvejante.

SEO 3: IDENTIFICAO DE PERIGOS Riscos: O hipoclorito de sdio libera cloro gasoso somente quando entra em contato com algum tipo de cido ou soluo acida. O manuseio do produto puro ou diludo em gua no libera cloro gasoso. Este gs um produto txico e os dados contidos na tabela I abaixo, mostram limites de exposio e tolerncia do gs cloro. Tabela I Nome Qumico Hipoclorito de Sdio gua % (Teor) 12,0 a 14,0 qsp Limites de Limite de Tolerncia Exposio 0,8ppm ou 2,3 mg/m 1ppm de cloro (Cl2) N.A. N.A.

GAQ 001 V 1 Impresso em 17/08/10 Pg. 1/5

SUPER GLOBO QUMICA LTDA


Efeitos Potenciais do produto sobre a sade: Rotas de Entrada no Organismo: Inalao e ingesto Sistemas e rgos Afetados: Vias respiratrias, sistema gastrintestinal, pele e olhos Irritaes: O produto na forma de liquido, vapor ou neblina pode ser irritante para olhos, pele e vias respiratrias. Capacidade de Sensibilizao: Nenhum efeito conhecido. Efeitos na reproduo: Nenhum efeito conhecido. Efeito Carcinognico: Nenhum efeito conhecido. Efeitos adversos a sade humana: Olhos: Irritante para os olhos; Contato do lquido com os olhos pode causar lcera na crnea; Exposio ao vapor pode causar ressecamento, conjuntivite qumica e queimaduras. Pele: Provoca irritao seguindo vermelhido, contato prolongado pode causar queimaduras graves; Inalao: Pode causar irritao da via respiratria, membranas mucosas, resultando em tosse, sensao se queima na garganta e edema pulmonar; Ingesto: Pode causar queimaduras s mucosas da boca, garganta, esfago e estomago. Efeitos ambientais: Perigos fsicos e qumicos: Contato com metais pode liberar gs. Perigos especficos: A estabilidade da soluo de Hipoclorito diminui com concentrao de calor, presena de luz, diminuio do pH e contaminao com metais pesados como Nquel, Cobalto, Cobre e Ferro que agem como catalisadores liberao de Oxignio . SEO 4: MEDIDAS DE PRIMEIROS - SOCORROS Olhos: Lavar imediatamente com gua corrente por pelo menos 15 minutos. Manter as plpebras abertas durante a lavagem. Se a irritao, dor e inchao, lacrimejamento ou fotofobia persistir procure imediatamente um Oftalmologista. Pele: Remover as roupas e sapatos contaminados, debaixo do chuveiro de emergncia ou outra fonte de gua limpa em abundncia. Lavar as partes afetadas sabo e gua. Se a irritao persistir depois da lavagem da rea afetada, procure ateno mdica. Inalao: Remover a vitima para local ventilado. Caso haja dificuldade de respirao, administrar oxignio. Assegure-se de que a vitima esteja completamente em posio de descanso no permita nenhum esforo fsico. Obtenha ateno mdica se sintomas persistirem. Ingesto: No induzir o vomito. Nunca faa a vitima ingerir qualquer coisa caso esteja perdendo a conscincia rapidamente ou caso esteja inconsciente ou em convulso. Faa a vitima lavar a boca com gua. Faa a vitima beber 300 mL de gua. Caso Haja leste disponvel, administre depois da gua. Se o vmito ocorrer naturalmente, faa a vitima inclinar-se para frente para reduzir o risco de aspirao. Repita a administrao de gua. Informaes para Mdico: Alcalino com pH~12,0, a base de Hipoclorito de Sdio com concentrao entre 2,00 a 2,50% p/p.

GAQ 001 V 1 Impresso em 17/08/10 Pg. 2/5

SUPER GLOBO QUMICA LTDA


SEO 5: MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Ponto de Fulgor: Produto no inflamvel Temperatura da inflamabilidade no Ar: Limite Superior: No inflamvel Limite Inferior: No inflamvel Meios de Extino: No aplicvel Risco de Fogo e Exploso: No aplicvel SEO 6: MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precaues Individuais: Retirar do local o pessoal no envolvido no atendimento a emergncia. Prevenir da inalao e do contato com a pele, mucosas e olhos: Utilizar botas, roupas e luvas impermeveis, culos de segurana, proteo respiratria. Medidas de Emergncia: Avise imediatamente a Policia Rodoviria, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e rgos de meio Ambiente. No o manuseio de derramamento de produto qumico recomendvel que seja pessoas treinadas. Medidas de Limpeza: Conter vazamento e recolher o produto, em recipiente de PVC ou polietileno para posterior descarte, destruio. Caso seja possvel, recomenda-se dilu-lo com gua abundante. No utilizar nenhum cido para neutralizar o Hipoclorito de Sdio. SEO 7: MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio Medidas Tcnicas: Utilizar equipamentos de proteo individual (EPI) como luvas, culos e proteo respiratria e roupas adequadas, para no ter contato direto com produto. Manipular o produto em local ventilado. Armazenamento Medidas Tcnicas: Armazenar em rea coberta, ventilada em embalagens fechadas, limpas e para produto corrosivo e longe de luz solar e matrias incompatveis. Produtos Incompatveis: cidos, produtos orgnicos, agentes redutores (amnia, ter e outros), metais pesados (nquel, cobalto, cobre e ferro). SEO 8: CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Limites de Exposio: Equipamentos de Proteo Individual Proteo respiratria: Caso haja liberao de gs utilizar mascara facial para gases cidos. Proteo das mos: Luvas de ltex, PVC ou nitrlica Proteo dos olhos: culos tipo ampla viso com lente resistente a impacto, com ventilao. Proteo da pele e corpo: Utilizar roupa trevira quando houver risco de derramamento.

GAQ 001 V 1 Impresso em 17/08/10 Pg. 3/5

SUPER GLOBO QUMICA LTDA


SEO 9: PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS Estado Fsico: Liquido Cor: Amarelo claro esverdeado Odor: Caracterstico pH puro = 12,40+/- 0,01 Densidade absoluta: 1,050g/cm3 (soluo com 2,5% cloro livre a 250C) Solubilidade em gua: Completa Tempo de Decomposio Trmica: o produto instvel a temperatura ambiente, decompondo-se lentamente. Ponto de Fulgor: Produto no combustvel Ponto de Congelamento: No determinado. SEO 10: ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade Qumica: Produto Instvel Reaes Perigosas: cidos, agentes redutores, amnia, ter, metais, orgnicos e calor. Materiais ou substncias incompatveis: Contato com produtos orgnicos, agentes redutores e metais pesados. Produtos perigosos da decomposio: Podem produzir gases que contenham cloro. Reao de Polimerizao: No ocorrem. Comentrios: No armazenar junto com amnia, metais pesados, cidos, alcois e teres. SEO 11: INFORMAES TOXICOLGICAS Informaes de Acordo com as Diferentes Vias de Exposio Inalao: Pode causar irritao em caso de inalao excessiva. Contato com a pele: poder provocar irritao na pele, podendo levar a dermatite. Contato com olhos: irritante para os olhos, podendo causar prurido, vermelhido e lacrimejamento. Ingesto: Este tipo no comum pode causar nuseas e vmitos SEO 12: INFORMAES ECOLGICAS gua: pouco txico. Avise imediatamente o rgo responsvel pelo abastecimento caso atinja os cursos dgua. Solo: Neutralize e se necessrio remova todo material que teve contato com o produto para tratamento e disposio.

GAQ 001 V 1 Impresso em 17/08/10 Pg. 4/5

SUPER GLOBO QUMICA LTDA


SEO 13: CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO O descarte devera ser feito de acordo com legislao aplicvel (federal, estadual e municipal) SEO 14: INFORMAES SOBRE TRANSPORTE Nmero da ONU: No aplicvel Legislao Brasileira: No aplicvel SEO 15: REGULAMENTAES Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo. DOCUMENTO Decreto 79.094 DATA 05/01/1977 ASSUNTO Regulamenta a Lei 6.360 de 23.09.96. Submete ao Sistema de Vigilncia Sanitria os Medicamentos, Insumos Farmacuticos, Drogas, correlatos Produtos de Higiene, Saneantes e outros. Codigo de Defesa do Consumidor Regulamento Tcnico para Produtos Saneantes como gua Sanitria e Alvejante a Base de Hipoclorito de Sdio ou Hipoclorito de Clcio

Lei 8.078 RDC 55

11/09/1990 10/11/2009

SEO 16: OUTRAS INFORMAES MSDS Material Safety Data Sheet de Occidenal Chemical Corporation. Manuais Tcnicos da ABICLOR Associao Brasileira da Indstria de lcalis e Cloro Derivados. Laboratrio Ecolayzer Indstria Carbocloro ANVISA Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria.

GAQ 001 V 1 Impresso em 17/08/10 Pg. 5/5

Вам также может понравиться