Вы находитесь на странице: 1из 3

7 ANO 1-

Cidade estado

Depois da morte de Egeu, Teseu (...), tal como havia planeado, reuniu os habitantes da tica em volta de um nico centro urbano e fez surgir um povo nico de uma cidade um conjunto de populaes, at ento dispersas(...)".
Plutarco, Vida de Teseu

1.1 Completa o texto: A parte mais elevada da cidade estado chamava-se __________________ e nela ficavam situados ________________________. Havia ainda a ________________ Local destinado ao comrcio, convvio e manifestaes cvicas e religiosas. 1.2 Refere a forma de organizao poltica dos gregos aps a sua formao. 2 Explica os factores da emigrao dos Gregos para outras regies das margens do Mediterrneo. 3 L os textos: O cidado tem a satisfao de poder contribuir para a resoluo dos assuntos pblicos como membro da assembleia popular, como juiz ou como membro do governo. Em tempo de guerra, ele pega nas suas armas e torna-se num soldado, para defender os seus familiares, a sua casa e as suas culturas.
Tucdides, Histria da Guerra do Peloponeso

Ns devemos interessar-nos pelos metecos (estrangeiros) porque eles so a nossa principal fonte de rendimento; na verdade, eles alimentam-se a si prprios, no recebem nenhum salrio da cidade e ainda pagam taxa de residncia.
Xenofonte, Econmico

3.1 Caracteriza cada um dos grupos sociais referenciados no texto. 4 L os textos seguintes: Doc. A A nossa constituio no procura imitar as leis dos nosso vizinhos. No os imitamos, somos antes um exemplo para eles. O seu nome Democracia.
Discurso de Pricles Sc. V a.C.

Doc. B Existem, na espcie humana, seres inferiores aos outros, tal como o animal em relao ao homem. A guerra um meio legtimo de adquirir escravos. Uma famlia completa compe-se de homens livres e de escravos.
Pseudo-Xenofante, Governo dos Atenienses

4.1 Explica o funcionamento da democracia ateniense. 4.2 Partindo do Doc. B, justifica a afirmao: A democracia ateniense era imperfeita 5 Os Gregos eram politestas. Refere as caractersticas dos deuses gregos. 6 Descreve os principais aspectos da educao dos jovens atenienses. 7 - Assinala as afirmaes verdadeiras com um V e as falsas com um F

A plis, formada pela unio de vrias tribos, era um importante centro poltico, religioso e militar, com governo prprio e independente do das cidades vizinhas Todas as colnias gregas conservaram os costumes, a lngua e os deuses da metrpole, mas eram politicamente independentes da Grcia. A tirania constituu um rude golpe para o poder da aristocracia e representou um importante passo para a instaurao da democracia. Drcon e Slon foram tiranos. A democracia em Atenas foi instaurada no sc. V a.C. por Scrates.

1 Qual era a situao poltica na Palestina na altura em que Jesus Cristo nasceu? 2 L os documentos: DOC. A Quando Jesus estava em casa comendo, eis que muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se mesa de Jesus e dos seus discpulos. Vendo isto, os Fariseus diziam aos seus discpulos: Porque que o vosso mestre come com os publicanos e os pecadores? Mas ele, que tinha ouvido, replicou: No so as pessoas sadias que precisam de mdico, mas os doentes. Ide aprender o significado desta palavra: a misericrdia que desejo e no o sacrifcio. Com efeito, no vim chamar os justos mas os pecadores.
Evangelho de S. Mateus (IX, 10-18)

DOC. B Vs despojastes-vos do homem velho com as suas obras e revestistes-vos do novo, o que caminha para o verdadeiro conhecimento renovando-se imagem do seu criador. Aqui no h grego, nem judeu, nem circunciso, nem incircunciso, nem brbaro, nem cita, nem escravo, nem livre; no h seno o Cristo que tudo o que est em todos.
Epstola de S. Paulo aos Colossenses (3, 9-12)

2.1 Resume o significado de dilogo transcrito no documento A 2.2 Resume o significado da citao de S. Paulo transcrita no documento B. 2.3 Com base nos documentos A e B, explica a novidade da mensagem crist. 2.4 Quem eram os cristos? 2.5 Indica como estava dividido as tribos Judaicas. 2.6 Como se explica a rpida difuso do cristianismo? 2.7 O que era o Tora? 2.8 Qual o livro sagrado dos cristos? 2.9 Como reagiram as autoridades romanas face ao cristianismo? 2.10 Mostra a importncia do dito de Milo para o cristianismo. 3 Define os seguintes conceitos: Evangelhos________________________________________________________ Messianismo_______________________________________________________ Monotesmo________________________________________________________ Apstolos__________________________________________________________

4 Os imperadores Constantino e Teodsio vo tomar medidas fundamentais para o desenvolvimento e a expanso da religio crist. Indica essas medidas. Constantino__________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Teodsio____________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Вам также может понравиться