Вы находитесь на странице: 1из 9

Apostila : Teoria Neoclssica da Administrao Apesar da influncia das cincias do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos

autores clssicos nunca deixaram de ser considerados. A Abordagem Neoclssica a Teoria Clssica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizaes modernas.

Principais Caractersticas nfase nos aspectos prticos da Administrao. Pragmatismo (influncia do esprito pragmtico americano). Busca de resultados concretos e palpveis. Reafirmao relativa dos postulados clssicos: Retomada do material desenvolvido pela Teoria Clssica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingncias da poca atual, dando-lhe uma configurao mais ampla e flexvel. Os Princpios de Administrao que os clssicos utilizavam como "leis" cientficas so retomados como critrios mais ou menos elsticos para busca de solues administrativas prticas. Para alguns autores, o estudo da Administrao se baseia na apresentao de princpios como planejar, organizar, controlar etc. Como quase todos autores clssicos, os neoclssicos tambm se preocupavam em estabelecer os princpios gerais de Administrao capazes de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funes (abordagem prescritiva). Os princpios no devem ser abordados de uma forma rgida e absoluta, mas relativa e flexvel (com base no bom senso do Administrador). Toda organizao existe para alcanar objetivos e produzir resultados. em funo dos objetivos e resultados que a organizao deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Um dos produtos da Teoria Neoclssica a chamada Administrao por Objetivos (APO) que ser tratada mais adiante (captulo 10). Enquanto a Administrao Cientfica punha nfase nos mtodos e na racionalizao do trabalho e a Teoria Clssica punha nfase nos princpios gerais da Administrao, a Teoria Neoclssica considera os meios na busca da eficincia, mas enfatiza os fins e os resultados na busca de eficcia. Administrao como Tcnica Social Para os neoclssicos, a Administrao consiste em orientar, dirigir e controlar os esforos de um grupo de indivduos para um objetivo comum. Nesse sentido, o bom Administrador aquele que possibilita ao grupo alcanar seus objetivos com o mnimo dispndio de recursos e de esforo e com menos atritos com outras atividades.

Aspectos Administrativos Comuns s Organizaes (segundo Drucker)

Quanto aos Objetivos As organizaes no vivem para si prprias, mas so meios, so rgos sociais que visam realizao de uma tarefa social.

Objetivo da organizao est fora dela (contribuio especfica para o indivduo e para a sociedade). Se a organizao no definir claramente seus objetivos, no haver possibilidade de avaliar os resultados ou sua eficincia. No h um processo cientfico para estabelecer os objetivos de uma organizao. Tratam-se de julgamentos de valor. Quanto Administrao: Todas as grandes organizaes so diferentes em seus objetivos, em seus propsitos, mas so essencialmente semelhantes na rea administrativa. Todas organizaes tm o mesmo problema de equilibrar os objetivos da instituio com as necessidades e desejos do indivduo. Quanto ao Desempenho Individual: o campo onde h menor diferena entre as organizaes. So os indivduos que fazem, decidem e planejam. As organizaes, por si s, nada fazem, nada decidem, nada planejam.

Conceito de Eficincia

A eficincia est voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (mtodos) a fim de que os recursos (pessoas, mquinas etc) sejam aplicados da forma mais racional possvel. Eficincia = melhor utilizao dos recursos disponveis.

Conceito de Eficcia

Eficcia se preocupa em fazer as coisas corretas para atender s necessidades da empresa. Eficcia = alcance dos objetivos atravs dos recursos disponveis. Eficincia Eficcia nfase nos meios nfase nos resultados Fazer corretamente as coisas Fazer as coisas corretas Resolver problemas Atingir Objetivos Salvaguardar os recursos Otimizar a utilizao dos recursos Cumprir tarefas e obrigaes Obter resultados Treinar os subordinados Proporcionar eficcia aos subordinados Manter as mquinas Mquinas disponveis

Centralizao X Descentralizao Centralizao: maior concentrao do poder decisrio na alta direo de uma empresa. Teoria Clssica (Fayol) defendia a organizao linear com nfase na centralizao da autoridade. CENTRALIZAO. Descentralizao: menor concentrao do poder decisrio na alta administrao da empresa, sendo, portanto, mais distribudo pelos seus diversos nveis hierrquicos. Administrao Cientfica (Taylor) defendia a organizao funcional caracterizada pela descentralizao de autoridade (superviso funcional). DESCENTRALIZAO. Caractersticas da Descentralizao

O grau de descentralizao administrativa depende dos seguintes fatores: tamanho da organizao ramo de atividade tendncias econmicas e polticas filosofia da alta administrao competncia dos subordinados e confiana dos superiores nessa competncia facilidade de informaes que permitam a tomada de decises Vantagens da Descentralizao

Tomadas de deciso mais prximas da ocorrncia dos fatos. Aumenta a eficincia aproveitando melhor o tempo e aptido dos funcionrios. Melhora a qualidade das decises medida que seu volume e complexidade se reduzem. Reduo de gastos com papelrio e coordenao. Possibilidade de maior motivao e participao. Melhor desenvolvimento da capacitao gerencial e profissional. Desvantagens da Descentralizao

Falta de uniformidade nas decises. Insuficiente aproveitamento dos especialistas. Falta de equipe apropriada ou de funcionrios no campo de atividades. Risco de duplicar esforos para executar determinadas atividades. Maior dificuldade coordenao de atividades que envolvem alta interdependncia. Funes do Administrador na Teoria Neoclssica

Para a Teoria Neoclssica, as funes do administrador correspondem aos elementos da Administrao definidos por Fayol (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar) com uma nova roupagem. Esses elementos so chamados de processo administrativo.

Cada autor neoclssico adota funes administrativas ligeiramente diferentes, porm todos se baseiam no Processo administrativo da Teoria Clssica. Na realidade, as funes do administrador, ou seja, o processo administrativo, um processo de funes intimamente relacionadas em uma interao dinmica. As funes administrativas quando consideradas como um todo formam o processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, so funes administrativas.

DECORRNCIAS DA ABORDAGEM NEOCLSSICA: Tipos de Organizao

Caractersticas Bsicas da Organizao Formal Diviso do trabalho. Especializao. Hierarquia. Distribuio da autoridade e da responsabilidade. Racionalismo.

Diviso do Trabalho O procedimento de dividir o trabalho comeou a ser praticado mais intensamente com a Revoluo Industrial. A diviso do trabalho, iniciada ao nvel dos operrios com a Adm. Cientfica, foi alcanando os escales mais elevados da organizao com a Teoria Clssica. As conseqncias imediatas trazidas pela diviso do trabalho foram: maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido; maior eficincia da organizao; reduo dos custos de produo (especialmente mo-de-obra e materiais diretos). Especializao Como conseqncia da diviso do trabalho, cada cargo e rgo passa a ter funes especficas e especializadas.

Hierarquia Em toda organizao formal existe uma hierarquia. Uma organizao precisa, alm de uma estrutura de funes, de uma estrutura hierrquica. A misso dessa estrutura hierrquica dirigir as operaes dos nveis que lhe so subordinados. Evidentemente, medida em que se sobe na escala hierrquica, aumenta o volume de autoridade do ocupante do cargo. Quanto maior a organizao, maior tende a ser o nmero de nveis hierrquicos de sua estrutura.

Pirmide Hierrquica

Distribuio da Autoridade e da Responsabilidade A hierarquia da organizao formal representa a distribuio da autoridade e da responsabilidade entre os diversos nveis da estrutura. Autoridade A autoridade investe o Administrador do direito reconhecido de dirigir subordinados para que desempenhem atividades dirigidas para a obteno dos objetivos da empresa. Autoridade formal o poder legtimo, o poder legal e socialmente aceito em virtude do posicionamento na estrutura organizacional.

Responsabilidade Enquanto que a autoridade emana do superior para o subordinado, a responsabilidade a obrigao simultaneamente exigida do subordinado para que este realize tais deveres. Sobre esse assunto h muita discusso. A essncia da responsabilidade a obrigao, ou seja, a obrigao de utilizar a autoridade para exigir que sejam executadas as tarefas.

Organizao

A organizao no um fim, mas um meio de permitir empresa atingir adequadamente determinados objetivos. Todas as empresas possuem uma organizao prpria, especfica e individual.

Tipos de Organizao Organizao Linear Tem origem na organizao dos antigos exrcitos e na organizao eclesistica medieval. A denominao "linear" indica que entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e nicas de autoridade e de responsabilidade. Caractersticas da Organizao Linear Autoridade linear ou nica - autoridade nica e absoluta do superior sobre seus subordinados (decorrente do princpio da unidade de comando). Linhas formais de comunicao - as comunicaes entre os rgos ou cargos so efetuadas unicamente atravs das linhas existentes no organograma. Centralizao das decises - s existe uma autoridade mxima que centraliza todas as decises e o controle da organizao.

Aspecto piramidal - medida que se sobe na escala hierrquica diminui o nmero de cargos ou rgos. Vantagens da Organizao Linear Estrutura simples e de fcil compreenso. Ntida e clara delimitao das responsabilidades dos rgos ou cargos. Facilidade de implantao. Estabilidade, permitindo uma tranqila manuteno do funcionamento da organizao. Mais adequado para pequenas empresas. Desvantagens da Organizao Linear Estabilidade pode levar rigidez e inflexibilidade da organizao. Pode tornar-se autocrtica. nfase exagerada na funo de chefia e comando. Chefe torna-se um generalista que no pode se especializar em nada. Congestionamento das linhas formais de comunicao na medida em que a empresa cresce. Comunicaes demoradas e sujeitas a intermedirios e a distores. Organizao Funcional Tipo de estrutura organizacional que aplica o princpio funcional ou princpio da especializao das funes para cada tarefa. Princpio funcional separa, distingue e especializa: o germe do staff. Caractersiticas da Organizao Funcional Autoridade funcional ou dividida. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, mas autoridade parcial e relativa, decorrente de sua especialidade. Linhas diretas de comunicao. Comunicao efetuada diretamente, sem necessidade de intermediao. Descentralizao das decises. No a hierarquia, mas a especialidade quem promove as decises. nfase na especializao. As responsabilidades so delimitadas de acordo com as especializaes. Vantagens da Organizao Funcional Proporciona o mximo de especializao nos diversos rgos ou cargos. Permite a melhor superviso tcnica possvel. Desenvolve comunicaes diretas, mais rpidas e menos sujeitas a distores. Separa as funes de planejamento e de controle das funes de execuo. Desvantagens da Organizao Diluio e conseqente perda de autoridade de comando. Subordinao mltipla. Tendncia concorrncia entre os especialistas. Tendncia tenso e conflitos dentro da organizao. Confuso quanto aos objetivos. Organizao Linha-Staff Resultado da combinao dos tipos de organizao linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens e reduzir as desvantagens dos dois tipos de organizao. Na organizao linha-staff existem rgo de execuo (linha) e de apoio (staff).

o tipo de organizao mais empregado atualmente. Principais Funes do Staff Servios: atividades especializadas como: contabilidade, compras, pessoal, pesquisa, informtica, propaganda etc. Consultoria e assessoria: assistncia jurdica, organizao e mtodos etc. Monitorizao: acompanhar e avaliar determinada atividade ou processo. Planejamento e controle: planej. e controle oramentrio, controle de qualidade etc. Caractersticas da Organizao Linha-Staff Fuso da estrutura linear com a estrutura funcional, com predomnio da primeira. Coexistncia entre as linhas formais de comunicao com as linhas diretas de comunicao. Separao entre rgos operacionais (executivos) e rgos de apoio (assessores). Hierarquia versus especializao. Vantagens da Organizao Linha-Staff Assegura assessoria especializada e inovadora, mantendo o princpio da autoridade nica. Os servios prestados no precisam ser aceitos com esto recomendados. Atividade conjunta e coordenada dos rgos de linha e rgos de staff. Desvantagens da Organizao Linha-Staff Possibilidade de conflitos entre a assessoria e os demais rgos e vice-versa. Dificuldade na obteno e manuteno do equilbrio dinmico entre linha e staff.

DECORRNCIAS DA ABORDAGEM NEOCLSSICA: Departamentalizao

Especializao Para os autores clssicos, a especializao na organizao pode dar-se em dois sentidos: vertical e horizontal. Ambas, a especializao vertical a horizontal, se completam e dificilmente andam separadas.

Especializao Vertical Caracteriza-se pelo aumento do nmero de nveis hierrquicos (crescimento vertical do organograma). Adotada quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da superviso ou chefia, acrescentando mais nveis hierrquicos na estrutura. uma diviso do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade. Especializao Horizontal Caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma. Adotada quando se verifica a necessidade de aumentar a percia, a eficincia e a melhor qualidade do trabalho em si. Mais conhecida pelo nome de departamentalizao.

uma diviso do trabalho em termos de diferenciao entre os diversos e diferentes tipos de tarefas executadas pelos rgos.

Departamentalizao "Departamentalizao o agrupamento, de acordo com um critrio especfico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais." (Oliveira) Princpio da Homogeneidade O princpio que rege a departamentalizao o princpio da homogeneidade: as funes devem ser designadas a unidades organizacionais com base na homogeneidade de contedo, com o objetivo de alcanar operaes mais eficientes e econmicas. Tipos de Departamentalizao Departamentalizao por Funes: As atividades so agrupadas de acordo com as principais funes da empresa. Trata-se do critrio de departamentalizao mais utilizado pelas organizaes e existe em quase todas empresas, em algum nvel da estrutura organizacional.

Departamentalizao por Produtos e Servios: O agrupamento feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos produtos ou servios da empresa.

Departamentalizao Geogrfica:Usada em empresas territorialmente dispersas. Baseia-se no princpio de que todas as atividades que se realizam em determinado territrio devem ser agrupadas e colocadas sob as ordens de um administrador.

Departamentalizao por Clientes: As atividades so agrupadas de acordo com a necessidade variadas e especiais dos clientes da empresa.

Departamentalizao por Processos: As atividades so agrupadas de acordo com as etapas de um processo. basicamente empregado nos estabelecimentos industriais, especialmente nos nveis hierrquicos mais baixos da empresa.

Departamentalizao por Projetos: As atividades e as pessoas recebem atribuies temporrias. A departamentalizao por projetos baseia-se na definio de projeto. "Projeto um trabalho, com datas de incio e trmino, com produto final previamente estabelecido, em que so alocados e administrados os recursos, tudo isto sob a responsabilidade de um coordenador." (Oliveira)

Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. 6 ed. So Paulo: Campus, 2000.

Вам также может понравиться