Вы находитесь на странице: 1из 15

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA PR-REITORIA ACADMICA CURSO DE GRADUAO EM ENFERMAGEM

BARBARA NBIA DE MELO FERNANDA FONSECA MACEDO SANDOVAL SILVA DE JESUS

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM SADE E SEGURANA DO TRABALHADOR DA CONSTRUO CIVIL

Belo Horizonte

2012

BARBARA NBIA DE MELO FERNANDA FONSECA MACEDO SANDOVAL SILVA DE JESUS

ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM SADE E SEGURANA DO TRABALHADOR DA CONSTRUO CIVIL

Monografia apresentada ao curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira, campus Belo Horizonte como parte dos requisitos para a concluso do curso. Prof Orientadora: Carla Cruz e Lucinete Duarte

Belo Horizonte 2012

SUMRIO

1- INTRODUO..................................................................................................... 4 2 - OBJETIVOS....................................................................................................... 5 2.1- OBJETIVOS GERAIS........................................................................... 5 2.2- OBJETIVOS ESPECFICOS............................................................... 6 3 - METODOLOGIA.............................................................................................. 8 4 - JUSTIFICATIVA.................................................................................................9 5 -FUNDAMENTAES TERICAS ....................................................................10 6 DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 7- CONCLUSO .................................................................................................... 8 ANEXOS .......................................................................................................... 8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................................

INTRODUO

O presente trabalho nasceu da iniciativa de se elaborar uma explanao acerca de constataes de uma visita tcnica feita por Acadmicos de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira e prestao de cuidados de Enfermagem para conscientizar aos profissionais e futuros profissionais a respeito da comunidade de trabalhadores do ramo da construo civil como um grupo especfico de risco consequente da profisso, trazendo consigo agravos a sade e doenas exclusivas devido ao seu estilo de vida e no s por condies adversas de trabalho. Objetiva-se tambm, visar a reduo dos acidentes e doenas relacionadas ao trabalho atravs de intervenes e da promoo da sade. Busca-se ento questionar e compreender qual ser o papel da enfermagem nesse processo.

Diante do exposto surge o seguinte questionamento: possvel um maior envolvimento e atuao do profissional da Enfermagem em parceria com a Enfermagem do trabalho para a melhoria do atendimento e consequente qualidade de vida do trabalhador da Construo Civil?

Segundo o Manual de Segurana e Sade no Trabalho do SESI - SP, A atividade da indstria da construo civil, em todo o mundo, devido s suas caractersticas, considerada perigosa e expe os trabalhadores a variados riscos ocupacionais. certo que os hbitos de vida cotidianos do trabalhador tambm inferem diretamente em sua sade, portanto a alimentao e doenas
4

relacionadas podem associados a fatores, gerar a incapacitncia do mesmo para o trabalho e acarretar perdas impossveis de serem reparadas, como a vida de pais, filhos, irmos ou maridos. Diante disso objetiva-se demonstrar como aes voltadas sade do trabalhador da construo civil, para a reduo e eliminao do adoecimento resultantes das condies de trabalho e riscos ambientais, visa o aprimoramento da assistncia sade dos trabalhadores.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS: Apresentar comunidade acadmica a relevncia do olhar direto da Enfermagem para a assistncia segurana e a sade do trabalhador da construo civil, essencialmente ligado ao papel profissional do Enfermeiro por meio da educao continuada, deteco de doenas ocupacionais e orientaes acerca de seguridade na rotina de trabalho em que se encontram, tendo em vista os presentes desafios presentes do mundo do trabalhador da construo civil no Brasil. 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS:

Caracterizar a responsabilidade do Profissional de Enfermagem na constatao dos diferentes aspectos de vida do paciente trabalhador de construo civil, gerando um maior envolvimento por parte dos graduados em enfermagem com a sade e qualidade de vida do Trabalhador de Cv, criando assim um elo diferenciado entre os novos profissionais da rea e os profissionais de Enfermagem do trabalho para se obter um alto desempenho na diminuio de danos a sade do trabalhador.

A amostragem de informaes colhidas aps interveno dos discentes de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira no ano de 2011, sobre o estado de sade geral de 25 trabalhadores da construtora MRV Engenharia- Regional Castelo.
6

Apresentar comunidade acadmica a classificao dos fatores de risco para a sade e segurana do Trabalhador da Construo Civil.

3 METODOLOGIA

Para

desenvolver

presente

trabalho,

realizaram-se

pesquisas

bibliogrficas baseadas na Poltica Nacional de Segurana e Sade do Trabalhador, reparada em 9/12/2004, que se desenrola sobre a premissa de uma Melhoria da qualidade de vida, realizao pessoal e social dos trabalhadores e sem prejuzo para sua sade, integridade fsica e mental. E baseado no projeto anteriormente elaborado no ano de 2011 no intento de inflamar a nova safra de profissionais de enfermagem aonde quer que venham a trabalhar futuramente atentarem e detectarem as necessidades especifica dos trabalhadores de construo civil. Projeto no qual foi realizados atravs de aula expositiva de 30 minutos de durao orientaes acerca de orientaes gerais de sade, alimentao e mecnica corporal, e a importncia da utilizao do equipamento de proteo individual- EPI, no espao do refeitrio do prprio campo de obras. Seguido de verificao de Presso arterial aferida com os mesmos sentados, e Glicemia capilar, a fim de fazer um rastreamento parcial de Hipertenso e Diabetes Melittus segundo valores padro da OMS Organizao Mundial de Sade, gerando fichas provenientes dos resultados da consulta para obteno de estatsticas de quantos possveis hipertensos e diabticos existem no local de aplicao do projeto e para que em seguida feitas as orientaes adequadas e o encaminhamento Unidades e Postos de Sade no mnimo uma vez ao ano, se em grupos de risco para avaliao e investigao.
7

Foi tambm abordada a classificao dos fatores de risco para a sade e segurana do Trabalhador da Construo civil, enquadrando-se os riscos fsicos, qumicos e biolgicos, abrangendo ainda os riscos ergonmicos e os de acidentes. Consideram-se como Riscos Fsicos os rudos, vibraes, som muito alto, frio e calor. Riscos Qumicos: Poeira, fumos, gases, vapores de tinta e solvente. Riscos Biolgicos: Bactrias, fungos, animais, esgoto, lixo domstico, dejetos, picadas de insetos e mordidas de animais. Riscos Ergonmicos: Posturas inadequadas, trabalhos em turnos, falta de treinamento, ateno movimentos repetitivos, levantamento e transporte de peso excessivo. Acidentes: Equipamentos perigosos, falta de protees e dispositivos de Segurana, cansao, desateno, possibilidade de incndio e exploso, falta de organizao no ambiente, armazenamento inadequado, etc. Bem como a interveno com ao preventiva a fim de intervir em suas aes do dia a dia, para mudana de comportamento dos mesmos tendo em vista uma vida mais saudvel e a conscientizao sobre a importncia do autocuidado que podem se prestar para melhor qualidade de vida, como: - A importncia das 8 horas de sono para o organismo, para a mente e melhor concentrao no trabalho a fim de evitar acidentes e demais transtornos. - Mecnica corporal. - Aumento da ingesta hdrica de acordo com cada trabalhador. - Aumento da ingesta de fibras e em quais alimentos as mesmas podem ser encontradas. - Orientar quando ao consumo de frituras e carboidratos de acordo com a necessidade calrica de cada trabalhador. - A importncia do tempo de laser para manter se em bom humor.
(ISSO TUDO DO INICIO AO FIM DE VERMELHO EU QUERIA ARRANCAR.... TIRAR A CLASSIFICAO DE RISCOS DAQUI E
COLOCAR NO DESENVOLVIMENTO....MOSTRANDO A RELEVANCIA DE NS COMO ENFERMEIROS DETECTARMOS ESSES RISCOS EM ENTREVISTAS COM OS MESMOS E EM ATENDIMENTOS SEJA EM REDE PARTICULAR OU PUBLICA EM POSTOS DE SADE COM ORIENTAES A TRABALHADORES QNDO VIEREM CONSULTAR NO POSTO...E COISAS DO TIPO.. PORQUE ISSO FAZ PARTE DO

CONTEUDO DO TRABALHO MESMO...APESAR DE PODER SER METODOLOGIA TB PQ FOI UTILIZADO ISSO L NA APRESENTAO NA OBRA... )

E por fim foi oferecido aos funcionrios um caf da manha nutritivo e para reforas as orientaes feitas anteriormente com a entrega de uma cartilha didtica sobre o assunto. Foram abordados 25 funcionrios dentre eles pedreiros, ajudantes de pedreiro, serventes de pedreiro, carpinteiros, apontadores, ajudantes de bombeiro, operador de betoneira de uma da Construtora MRV de nmero 3.107 da Regional Castelo, disponibilizados pelo Engenheiro Responsvel Tcnico Alexandre Rodrigues carvalho e pelo Tcnico de Segurana Sirley Rodrigues Pereira para tal atividade no dia 25/10/11, relacionando assim formao acadmica e a contribuio para a sociedade, foi tambm entregue uma carta de apresentao direcionada aos responsveis com a assinatura do Coordenador(a) do curso, para que seja ento validada a realizao do trabalho.

4 JUSTIFICATIVA:

A construo civil um ramo que no para. Desde a dcada de 40 na era Vargas, o Brasil se tornou importante detentor da tecnologia do concreto armado. Durante o regime militar de 70 predominou-se um maior financiamento no setor, visando diminuir o dficit de moradia. E dos anos 90 para c tem havido uma maior preocupao com a qualidade do produto final. Tendo em vista essa realidade, e a grande demanda nacional e de Belo Horizonte devido a Copa do Mundo de 2014, notamos ser necessria uma abordagem e interveno por parte dos alunos da Faculdade Salgado de Oliveira, junto comunidade acadmica, como um alerta da crescente demanda de trabalhadores e respectivamente de pacientes que insurgem desse ramo aos nossos cuidados, pois muitas vezes esses trabalhadores ficam o dia inteiro no trabalho, portanto tem(encontram dificuldades de participar das atividades do centro de sade como o programa HIPERDIA , muitas vezes no conseguem comparecer as consultas para controle de doenas como o Diabetes e Hipertenso, que mais atingem o brasileiro, ento cabe a ns Profissionais e futuros profissionais uma ateno qualificada prestada em toda a rede de servios de sade em nosso campo de trabalho, sem negligenciarmos a demanda sob a prerrogativa de que esse cuidado, deteco e orientaes especificos para o trabalhador da construo civil sejam uma delegao apenas da Enfermagem do trabalho especializada.

10

*ESTATISTICAS DO PROJETO REALIZADO: RESULTADO FINAL (NO SEI ONDE USAR OU SE USAR) SALDO TOTAL: Saldo total de possveis Diabticos: - 1 entre 10 funcionrios possivelmente Diabtico - 1 pr-diabtico entre 10 funcionrios. *Tendo sido avaliados atravs dos valores de glicemia ps prandial segundo a OMS. Saldo total de possveis Hipertensos : - 5 Hipertensos, sendo 3 deles anteriormente diagnosticados e j em uso de medicao para controle e 2 deles sem uso de medicao e sem cincia do fato. - 10 dos 25 funcionrios propensos a hipertenso, tendo sido encontradas diastlicas grandemente alteradas segundo valores padro e sistlicas tambm com algumas alteraes drsticas.

11

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1 - A Constituio Federal e o Acidente de Trabalho: interpretao do art. 7, inciso XXVIII, da C. F. de 1988. 2 - CADERNO INFORMATIVO DE PREVENO DE ACIDENTES. Estudo das condies de sade e higiene do trabalhador da construo civil. v. 16, n.190, p. 32, 1995. 3 - Cartilha de Segurana e Sade do Trabalho na Construo Civil/ES NR-18. 4 - Dicas de Segurana no Canteiro de Obras - INDSTRIA DA CONSTRUO CIVIL EDIFICAES - Coleo Manuais | 2008. 5- LEI N 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Disponvel em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm 6 - Manual de segurana e sade no trabalho - DSST Diviso de Sade e Segurana no Trabalho. 7 - Poltica Nacional de Segurana e Sade do Trabalhador - Braslia Verso pronta aps sugestes 29.12.2004 Includas as sugestes do Seminrio Preparatrio, dos AFTs e das DRTs 8 - http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1146 acesso em 19/09/11. 9 - RAMAZZINI, B. As doenas dos trabalhadores. Tr: Raimundo Estrela. 3. ed. So Paulo: FUNDACENTRO, 2000.

12

10- RIGOTTO, R.M. Sade dos trabalhadores e meio ambiente em tempos de globalizao e reestruturao positiva. Rev. Bras. Sade Ocup., v.25, n.93/94, p.920, 1998.

verificar a partir de

uma reviso de literatura a humanizao e a assistncia de enfermagem ao parto normal. E, mais especificamente examinar as principais condutas na assistncia de enfermagem ao parto luz das melhores evidncias disponveis, bem como explicar porque o despreparo dos profissionais de sade, mais especificamente os enfermeiros podem infringir os iderios do parto humanizado e gerar paradoxos, alm de correlacionar com humanizado. os benefcios do parto

Nos primrdios da civilizao, o parto era um evento solitrio, e puramente fisiolgico. Com o desenvolvimento da cincia da sade houve um crescimento progressivo da medicalizao da parturio, e como isso a fragmentao desse processo em parto e nascimento, o qual perdura at hoje. Na opinio de DAVIM & MENEZES (2001, p. 63), ser humanizado significa ser consciente das caractersticas nicas de ser humano, onde humanizar tornar-se humano como tambm dar condio humana.

Com base no Ministrio da Sade (2001) Para Souza, et al (2006) o cuidado prestado s mulheres, pela enfermagem, visa dar-lhes poder de deciso e ajud-las a passas, da melhor forma e sem intervenes desnecessrias, pelos processos naturais do trabalho de parto.
13

Nota-se que A Portaria n 1067/GM em seu artigo segundo garante Portanto, faz-se necessrio conhecer a viso dos profissionais de sade acerca da assistncia

Neste contexto, h de se questionar porque uma srie de Ora, A Organizao Mundial de Sade OMS (1996) argumenta que ................. (ENNING, 2000). Na opinio de DAVIM & MENEZES (2001, p. 63), ser humanizado significa ser consciente das caractersticas nicas de ser humano, onde humanizar tornar-se humano como tambm dar condio humana.

RIESCO & FONSECA (2002) defendem a introduo na rede pblica de um novo modelo assistencial

Na opinio de CARVALHO (2003), a participao DUARTE (2005) considera como Assim, este artigo cientfico teve como objetivo geral verificar a partir de uma reviso de literatura a humanizao e a assistncia de enfermagem ao parto normal. E, mais especificamente examinar as principais condutas na assistncia de enfermagem ao parto luz das melhores evidncias disponveis,
14

bem como explicar porque o despreparo dos profissionais de sade, mais especificamente os enfermeiros podem infringir os iderios do parto humanizado e gerar paradoxos, alm de correlacionar com humanizado. os benefcios do parto

15

Вам также может понравиться