Вы находитесь на странице: 1из 9

Qual o papel do Tcnico em Segurana na sade mental dos trabalhadores ?

As questes relacionadas a organizao do trabalho e a complexidade dos fatores e sua origem que influenciam na saude mental - que inclui a vida fora do trabalho - esto sendo estudadas e vemos a dificuldade dos profissionais do sesmt para estabelecer os valores e parametros para o limite de exposio ocupacional, o nexo com o trabalho. Conheo alguns casos de pessoas que tiveram dificuldades nas pericias do INSS, para comprovar que o disturbio est relacionado ao trabalho. Com isso as aes preventivas ficam prejudicadas, pois os programas so implantados sem muito criterio, apenas para cumprir uma meta ou atender objetivos, mas sem um resultado definitivo para o problema. Para iniciar, o Tcnico deve realizar uma avaliao dos riscos psicossocias. Os metodos so variados: lista de verificao, questionarios, entrevistas, analise de indices de absenteismo. Para isso pode solicitar apoio de outras reas da empresa para elaborao desse material, forma de anlise e emisso do relatorio. Alguns exemplos das medidas de controle (Lilian Guimares): - reduzir a monotonia das tarefas; - estipular qual a sobrecarga de trabalho razovel, prazos e demandas; - estabelecer uma boa comunicao e reportar problemas; - encorajamento da equipe de trabalho; - monitoramento e controle de trabalho em turnos ou de horas extras; - reduzir ou monitorar sistema de pagamento dos que trabalham por hora; - proporcionar treinamento adequado.

Carlos

Um em cada cinco trabalhadores sofre de alguma condio mental, como depresso ou ansiedade, e essa situao est afetando cada vez mais a produtividade nos espaos de trabalho, segundo um relatrio da Organizao de Cooperao e de Desenvolvimento Econmico (OCDE). A OCDE descobriu que pessoas com doenas mentais geralmente faltam ao trabalho por motivos mdicos, e entre 30% e 50% de reivindicaes por benefcios atualmente so devido sade mental debilitada.
__._,_.___

Legisladores precisam encontrar novas formas de combater esse problema social e econmico, disse o relatrio, pois os fatores que causam esses distrbios, como estresse no trabalho, devem aumentar. "O aumento da falta de segurana do emprego e a presso hoje em dia nos espaos de trabalho devem agravar os problemas de sade mental nos anos frente", diz o relatrio. "A porcentagem de trabalhadores expostos ao estresse ou situaes de tenso no trabalho tem aumentado na ltima dcada em toda a OCDE. E diante da atual conjuntura econmica, cada vez mais pessoas esto preocupadas com a segurana no emprego." A depresso j uma grande causa de mortes, deficincias e fardo econmico em todo o mundo, e a Organizao Mundial de Sade prev que at 2020 esse ser o segundo maior fator para as doenas mundiais em todas as idades. Estudos recentes revelaram que o custo anual de distrbios neurolgicas de quase 800 bilhes de euros.

12/12/2011 13h19 - Atualizado em 12/12/2011 13h19 Sade mental de trabalhador piora e afeta produtividade, afirma OCDE Relatrio alerta para doenas e distrbios como depresso e ansiedade. At 50% das reivindicaes por benefcios so ligadas condio mental. Da Reuters Comente agora Um em cada cinco trabalhadores sofre de alguma condio mental, como depresso ou ansiedade, e essa situao est afetando cada vez mais a produtividade nos espaos de trabalho, segundo um relatrio da Organizao de Cooperao e de Desenvolvimento Econmico (OCDE) nesta segunda-feira (12).

A OCDE descobriu que pessoas com doenas mentais geralmente faltam ao trabalho por motivos mdicos, e entre 30% e 50% de reivindicaes por benefcios atualmente so devido sade mental debilitada. saiba mais

Conhea as doenas mentais mais comuns e saiba onde procurar ajuda Centro psiquitrico no Brasil tem at 'cabeleireiro-terapeuta' para pacientes

Legisladores precisam encontrar novas formas de combater esse problema social e econmico, disse o relatrio, pois os fatores que causam esses distrbios, como estresse no trabalho, devem aumentar. "O aumento da falta de segurana do emprego e a presso hoje em dia nos espaos de trabalho devem agravar os problemas de sade mental nos anos frente", diz o relatrio. "A porcentagem de trabalhadores expostos ao estresse ou situaes de tenso no trabalho tem aumentado na ltima dcada em toda a OCDE. E diante da atual conjuntura econmica, cada vez mais pessoas esto preocupadas com a segurana no emprego." A depresso j uma grande causa de mortes, deficincias e fardo econmico em todo o mundo, e a Organizao Mundial de Sade prev que at 2020 esse ser o segundo maior fator para as doenas mundiais em todas as idades. Estudos recentes revelaram que o custo anual de distrbios neurolgicas de quase 800 bilhes de euros.

27/04/2011 06h38 - Atualizado em 27/04/2011 08h52 Conhea as doenas mentais mais comuns e saiba onde procurar ajuda Transtornos ligados depresso e ansiedade so os mais frequentes. Postos e centro de ateno psicossocial so opes para atendimento. Giovana Sanchez Do G1, em So Paulo Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da populao mundial. No Brasil, os cuidados com a sade mental no sistema pblico sofreram uma reforma que comeou h quase 20 anos e que procura evitar as internaes em hospitais psiquitricos, criando mecanismos de diagnstico e tratamento mais amplos, com equipes multidisciplinares. Um dos exemplos da mudana a criao dos Centros de Ateno Psicossocial, os Caps, implantados no Brasil em 1986 e que hoje j somam 1.620 em todo o pas. Apesar das mudanas, especialistas na rea consideram a rede de atendimento pblico ainda insuficiente. Das 436 unidades bsicas de sade do municpio de So Paulo, por exemplo, 122 oferecem atendimento psiquitrico, menos de 30%. Segundo dados da Secretaria Municipal de Sade, nenhum hospital municipal faz atendimento ambulatorial psiquitrico, como consultas agendadas, por exemplo, e apenas sete hospitais e trs prontos-socorros de gesto municipal atendem emergncias. "O resultado disso uma sobrecarga aos servios dos hospitais-escola pela ineficincia do sistema ambulatorial das unidades bsicas de sade. Todos os dias pelo menos 10 pedidos de internao psiquitrica no podem ser atendidos na cidade porque no h vagas", explica Valentim Gentil Filho, chefe do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. Segundo a Associao Brasileira de Psiquiatria, transtornos mentais so a segunda causa dos atendimentos de urgncia. Uma pesquisa da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp) de 2006 realizada no Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (Samu) de Marlia, no interior de So Paulo, mostrou que 16% dos pacientes atendidos apresentaram transtornos mentais e do comportamento.

27/04/2011 06h38 - Atualizado em 27/04/2011 08h52

Conhea as doenas mentais mais comuns e saiba onde procurar ajuda


Transtornos ligados depresso e ansiedade so os mais frequentes. Postos e centro de ateno psicossocial so opes para atendimento.
Giovana SanchezDo G1, em So Paulo
imprimir

saiba mais

Centro psiquitrico tem at 'cabeleireiro-terapeuta' para pacientes

Os transtornos mentais acometem, em algum momento da vida, ao menos 20% da populao mundial. No Brasil, os cuidados com a sade mental no sistema pblico sofreram uma reforma que comeou h quase 20 anos e que procura evitar as internaes em hospitais psiquitricos, criando mecanismos de diagnstico e tratamento mais amplos, com equipes multidisciplinares. Um dos exemplos da mudana a criao dos Centros de Ateno Psicossocial, os Caps, implantados no Brasil em 1986 e que hoje j somam 1.620 em todo o pas. Apesar das mudanas, especialistas na rea consideram a rede de atendimento pblico ainda insuficiente. Das 436 unidades bsicas de sade do municpio de So Paulo, por exemplo, 122 oferecem atendimento psiquitrico, menos de 30%. Segundo dados da Secretaria Municipal de Sade, nenhum hospital municipal faz atendimento ambulatorial psiquitrico, como consultas agendadas, por exemplo, e apenas sete hospitais e trs prontos-socorros de gesto municipal atendem emergncias. "O resultado disso uma sobrecarga aos servios dos hospitais-escola pela ineficincia do sistema ambulatorial das unidades bsicas de sade. Todos os dias pelo menos 10 pedidos de internao psiquitrica no podem ser atendidos na cidade porque no h vagas", explica Valentim Gentil Filho, chefe do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo. Segundo a Associao Brasileira de Psiquiatria, transtornos mentais so a segunda causa dos atendimentos de urgncia. Uma pesquisa da Universidade Federal de So Paulo (Unifesp) de 2006 realizada no Servio de Atendimento Mvel de Urgncia (Samu) de Marlia, no interior de So Paulo, mostrou que 16% dos pacientes atendidos apresentaram transtornos mentais e do comportamento.

Onde ir Quando observado algum sintoma de depresso, ansiedade ou qualquer outro tipo de confuso mental, deve-se procurar uma unidade bsica de sade com atendimento psiquitrico ou o ambulatrio de psiquiatria de hospitais-escola como o Hospital das Clinicas, em So Paulo. Aps uma avaliao, o paciente poder ser encaminhado, dependendo do caso, para um hospital com atendimento psiquitrico ou para um Caps. A internao reservada a casos graves. As residncias teraputicas so alternativas de moradia para pessoas internadas h anos em hospitais psiquitricos. O programa 'De Volta Para Casa', criado pelo governo federal em 2003, oferece auxlio mensal de R$ 320 para os pacientes que receberam alta hospitalar aps internao psiquitrica. Transtornos comuns As doenas psiquitricas mais comuns na populao so a depresso e os transtornos de ansiedade. Segundo o mdico do departamento de psiquiatria da Unifesp Adriano Resende Lima, aproximadamente 10% das mulheres e 6% dos homens vo ter um episdio depressivo ao longo da vida. "Hoje a depresso o segundo maior problema de sade pblica no mundo, de acordo com dados da OMS [Organizao Mundial da Sade]. importante a populao saber que transtornos depressivos e ansiosos so comuns e causam grande impacto", explica o psiquiatra. Segundo ele, preciso diferenciar sofrimentos emocionais comuns de um transtorno depressivo. "No qualquer tristeza que depresso. No caso da doena, h uma tristeza profunda, o indivduo tem um grande grau de sofrimento, desnimo acentuado e h a perda da vontade e da capacidade de realizar tarefas. Nesses casos, a famlia geralmente fica mobilizada e o indivduo fica inativo, improdutivo." Os transtornos ansiosos so: pnico, com incidncia de 3,5% na populao; e o transtorno de ansiedade generalizada, com 3,4%. A esquizofrenia uma doena considerada rara, que afeta 1% da populao. H duas linhas complementares de tratamento para os transtornos mentais comuns: o farmacolgico, com remdios, e o psicoterapeutico, com diferentes tipos de terapia. Para a depresso e ansiedade geralmente so ministrados antidepressivos, que variam de acordo com a natureza do caso. Caps A reforma do sistema psiquitrico brasileiro criou os Caps e tenta ainda minimizar as internaes psiquitricas. A ideia que a hospitalizao seja realizada apenas em casos graves, ao contrrio do que ocorria antes, quando os manicmios eram uma das poucas opes para quem sofria de doenas mentais. Nos ltimos quatro anos, 6.832 leitos de hospitais psiquitricos foram eliminados. Em 2010 ainda havia 32.735 desses leitos ativos.

Pacientes do Caps Itapeva tm instruo de computao e desenho (Foto: Giovana Sanchez/G1)

Hoje existem em todo Brasil 1.620 Caps, que oferecem tratamento multidisciplinar com psiquiatras, enfermeiros, psiclogos, assistentes sociais, nutricionistas, clnicos gerais e terapeutas ocupacionais. Para casos de dependncia qumica e de lcool e atendimento infantil h Caps especializados. No primeiro Caps aberto no pas, da Rua Itapeva, em So Paulo, se tratam hoje 600 pacientes, que recebem trs refeies, atividades recreativas e corte de cabelo. O centro est capacitado para atender casos de esquizofrenia, transtorno bipolar, depresses graves e transtorno de personalidade. A equipe que trabalha com os pacientes de 50 pessoas. A Regio Nordeste a que tem mais Caps, com 597 unidades para 51,8 milhes de habitantes, seguida pelo Sudeste, com 538 Centros para 80,3 milhes de pessoas. O Norte tem o pior nmero, com apenas 87 unidades para 15,8 milhes. Ao todo h um Caps para cada 151,5 mil brasileiros. Faltam investimentos e faltam Caps. Tambm faltam unidades bsicas de sade com capacidade para atender os transtornos mentais. preciso uma poltica nacional que realmente olhe para o problema de forma abrangente e fornea recursos, diz o psiquiatra Marcel Higa Kaio, diretor tcnico do Caps Itapeva.
8

Вам также может понравиться