Вы находитесь на странице: 1из 10

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio

Visto:

Escolha a nica resposta certa, assinalado-a com um X nos parnteses esquerda. Instruo: Leia o texto a seguir e responda s questes de 01 a 12. Texto I O Discutvel Humor tnico

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37

O Ministrio Pblico Federal (MPF) de Minas Gerais recomendou que fosse tirado do ar o comercial que faz piada, alis, sem muita graa, a respeito da rivalidade entre brasileiros e argentinos. A propaganda de uma marca de cerveja mostra torcedores com a camisa da seleo argentina que, depois de abrirem uma lata, so chamados de maricn. Piadas sobre argentinos so frequentes em nosso pas. No Google existem nada menos que 428 mil referncias a respeito, superando em nmero as 417 mil piadas de portugus. Curte sacanear os argentinos?, pergunta um dos sites, para acrescentar, cmplice: Ns tambm. Essas piadas se enquadram no chamado humor tnico, extremamente difundido em nosso mundo. Nos Estados Unidos so alvos preferenciais os poloneses, considerados pouco inteligentes, os chineses por comerem cachorro, os mexicanos, por usarem carros caindo aos pedaos. Em muitos outros pases, existem ditos e anedotas similares. O humor tnico corresponde _____ um esteretipo, em geral agressivo. O socilogo americano Gordon Allport criou uma escala sobre a agressividade intergrupal, com cinco graus. Assim, um grupo pode ser ignorado ou evitado, pode ser francamente discriminado -Negros no entram-, pode ser fisicamente atacado ou pode ser exterminado: o Holocausto, negado pelo presidente do Ir. Mas tudo, diz Allport, comea com palavras, frases insultuosas, anedotas que constituem o primeiro grau da agresso. Pergunta: tem o humor tnico alguma base na realidade? Pode ter. Os chineses comiam cachorro por falta de outras fontes de protena. Os mexicanos compravam carros velhos porque eram pobres. Os judeus, na Idade Mdia, tornaram-se usurrios porque outros ramos da atividade econmica lhes foram proibidos. Tomem, no Brasil, o caso dos portugueses. Os primeiros que aqui chegaram, os donatrios, por exemplo, no eram objeto de gozao. No sculo XIX, vieram portugueses pobres, incultos, que sobreviviam graas ao trabalho fsico; da as anedotas. Mas depois Portugal entrou no Mercado Comum Europeu, prosperou, e as piadas se foram, substitudas pelas de baiano, que tambm sumiram, felizmente. O fato de alguns argentinos classificarem os brasileiros como macaquitos alude, de maneira grosseira e ofensiva, ___ presena dos negros em nossa populao. A crua observao pode gerar perigoso preconceito quando as pessoas comeam ___ acreditar que o caracterstico est no sangue, que inevitvel, e que, no caso extremo, chega ao extermnio. Humor para ser engraado, para provocar riso, mas pode ser uma coisa problemtica. Na dvida, melhor evitar esse tipo de anedotas ou de ditos, e neste sentido fez muito bem o MPF de Minas. Propaganda de cerveja j coisa muito duvidosa; associada a uma piada ofensiva, fica ainda pior. Piadas sobre argentinos podem ser engraadas, desde que contadas, ou endossadas, pelos prprios argentinos.
(SCLIAR, Moacyr. Zero Hora, 29 de junho de 2010. Texto adaptado.)

Seo Tcnica de Ensino

2/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio

Visto:

01. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 14, 29, e 31, respectivamente.
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

a a a

a a a aa

02. Assinale a alternativa que contm a ideia central do texto.


( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

A rivalidade entre brasileiros e argentinos. A proibio de propagandas de cervejas. A origem e os efeitos do humor tnico. A diferena entre humor e preconceito. O perigo representado pela disseminao de piadas.

03. Assinale a alternativa que no est de acordo com o texto.


( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

O humor tnico tem como base um esteretipo de cunho agressivo. O extermnio de um grupo tnico decorre de piadas preconceituosas. O humor tnico auxilia a disseminar o preconceito. As piadas sobre portugueses originaram-se de fatos da realidade. Existem diferentes graus de agressividade, sendo o mais elementar a propagao de anedotas.

04. Considerando o contexto em que esto inseridas, as palavras exterminado (l. 18), insultuosas (l. 19) e usurrios (l. 22) poderiam ser substitudas, sem prejuzo de sentido e de correo ao texto, respectivamente, por
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

extinto eliminado extinguido extinguido extinto

agressivas infames agressivas infames caluniosas

agiotas comerciantes usurpadores agiotas comerciantes

05. Observe as afirmaes abaixo. No segmento Ns tambm (l. 9), estabelecida uma interao comunicativa baseada em ideias que ficam subentendidas. II. Na frase Curte sacanear os argentinos (l. 8), verifica-se uma linguagem informal utilizada em muitos sites da internet. III. A expresso a respeito (l. 7) refere-se a qualquer piada existente no Google. Qual(is) est(o) correta(s)?
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

I.

Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e II. I, II e III.

Seo Tcnica de Ensino

3/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio

Visto:

06. Nas alternativas abaixo, todos os conectivos foram adequadamente substitudos, sem prejuzo de sentido ao texto, EXCETO:
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

alis (l. 2) a respeito da (l. 2) Assim (l. 16) graas ao (l. 26) desde que (l. 37)

a propsito acerca da Dessa forma em virtude do ainda que

07. Observe o trecho abaixo. O fato de alguns argentinos classificarem os brasileiros como macaquitos (). (l. 2829) A alternativa cuja palavra ou expresso destacada apresenta o mesmo sentido de como na frase acima
(A) (B) (C) (D) (E)

Como mostra o texto, brasileiros e argentinos agridem-se mutuamente. Como brasileiros e argentinos agridem-se mutuamente, estabelece-se uma forte rivalidade entre eles. O preconceito est presente, como exemplo, em anedotas sobre portugueses. Assim como brasileiros insultam os argentinos, os vizinhos castelhanos revidam da mesma forma. Como o preconceito torna-se cada vez mais evidente, so necessrias aes que busquem coibi-lo.

08. Considere as alternativas de reescritura para o trecho destacado abaixo. No sculo XIX, vieram portugueses pobres, incultos, que sobreviviam graas ao trabalho fsico; da as anedotas. (l. 2526) A alternativa abaixo que preserva o sentido e a correo gramatical da frase destacada
(A) (B) (C) (D) (E)

No sculo XIX, chegaram portugueses pobres e incultos, sobreviventes do trabalho fsico; surgiram da as anedotas. Portugueses pobres e incultos, cuja sobrevivncia decorreu do trabalho fsico, vieram no sculo XIX; surgiram, ento, as anedotas. Vieram portugueses pobres, incultos, no sculo XIX. Como sobreviviam pelo trabalho braal; surgiram as anedotas. No sculo XIX, vieram pobres portugueses incultos; eles sobreviviam por trabalharem muito e assim surgiram as anedotas. As anedotas surgiram porque portugueses, pobres e incultos vieram para sobreviver graas ao trabalho braal.

Seo Tcnica de Ensino

4/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio

Visto:

09. Assinale a alternativa em que o sentido expresso pela preposio destacada no foi corretamente indicado.
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

Ministrio Pblico de Minas Gerais (l. 1) Camisa da seleo argentina (l. 4) Tipo de anedotas (l. 34) Piadas sobre argentino (l. 6) Propaganda de cerveja (l. 35)

origem posse modo assunto contedo

10. Observe as afirmaes abaixo sobre a orao tem o humor tnico alguma base na realidade? (l. 20) O verbo ter est na 3 pessoa do singular, por se tratar de uma forma impessoal; sendo assim, a orao no apresenta sujeito. II. Se a orao seguisse a ordem sinttica direta de frase, a forma verbal tem viria logo aps a palavra tnico. III. O segmento o humor tnico poderia ficar entre vrgulas sem prejuzo de correo e de sentido para a frase. Qual(is) est(o) correta(s)?
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

I.

Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e II. I, II e III.

11. Assinale com V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmaes abaixo. ( ( ( ( ) As palavras insultuosas e inevitvel apresentam o mesmo prefixo em sua formao. ) As palavras extremamente e francamente apresentam sufixos que formam advrbios a partir de adjetivos. ) As palavras socilogo e protena so acentuadas graficamente pela mesma razo. ) A retirada do acento da palavra pblico implicaria o surgimento de outra palavra da lngua portuguesa.

A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo, :


( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

FVFV FFFV VVFV VVVF FVVV

Seo Tcnica de Ensino

5/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio

Visto:

12. Em todas as alternativas abaixo, os termos destacados desempenham a funo de ncleo de sujeito, exceto em
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

Essas piadas (l. 10) ditos e anedotas similares (l. 13-14) o humor tnico (l. 14) portugueses pobres, incultos (l. 25) prprios argentinos (l. 37)

Instruo: Leia o texto a seguir e responda s questes de 13 a 21. Texto II Racismo burrice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

O racismo burrice mas o mais burro no o racista o que pensa que o racismo no existe O pior cego o que no quer ver E o racismo est dentro de voc Porque o racista na verdade um tremendo babaca Que assimila os preconceitos porque tem cabea fraca E desde sempre no pra pra pensar Nos conceitos que a sociedade insiste em lhe ensinar E de pai pra filho o racismo passa Em forma de piadas que teriam bem mais graa Se no fossem os retratos da nossa ignorncia Transmitindo a discriminao desde a infncia E o que as crianas aprendem brincando nada mais nada menos do que a estupidez se propagando Nenhum tipo de racismo eu digo nenhum tipo de racismo se justifica Ningum explica Precisamos da lavagem cerebral pra acabar com esse lixo que uma herana cultural Todo mundo que racista no sabe a razo Ento eu digo meu irmo Seja do povo ou da elite No participe Pois como eu j disse racismo burrice Como eu j disse racismo burrice
(GABRIEL O PENSADOR. In: MTV ao vivo. Sony Music, 2003.)

13. Assinale a alternativa que apresenta uma ideia comum ao Texto I e ao Texto II.
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

Piadas so uma forma de propagar preconceitos. Preconceitos baseiam-se em conceitos estereotipados. A histria explica a origem dos preconceitos. Discriminao algo que se aprende na infncia. O racismo uma herana cultural passada de pai para filho.

Seo Tcnica de Ensino

6/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio 14. Observe as afirmaes abaixo.

Visto:

I. Racismo inerente s pessoas consideradas burras. II. Negar a existncia do racismo uma demonstrao de ingenuidade. III. Piadas sobre racismo demonstram a ignorncia da sociedade. Qual(is) est(o) de acordo com o Texto II?
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e II. I, II e III.

15. Todas as afirmaes abaixo esto corretas, EXCETO:


(A) (B) (C) (D) (E)

O texto consiste em um rap, gnero musical que agrega ritmo e poesia fala rpida do cantor. O texto alia elementos da poesia, da narrativa e tambm da argumentao. O uso de termos coloquiais restringe o pblico-alvo da msica, que se dirige especialmente a jovens. O arranjo de palavras confere ritmo e agilidade msica. A msica procura influenciar seu pblico a tomar conscincia sobre o tema tratado.

16. Considere as seguintes propostas de alterao no texto. I. Substituir o pronome lhe (l. 8) por a voc. II. Substituir a expresso de pai para filho (l. 9) por de gerao para gerao. III. Deslocar j (l. 24) para depois de racismo (l. 24). Qual(is) mantm(m) o sentido e a correo do texto?
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e II. I, II e III.

17. Assinale a alternativa em que a relao de sentido expressa pelo conectivo em destaque no foi corretamente indicada.
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

mas o mais burro no o racista (l. 1) oposio porque tem cabea fraca (l. 6) causa Se no fossem os retratos da nossa ignorncia (l. 11) condio Pra acabar com esse lixo (l. 17) finalidade Ento eu digo meu irmo (l. 20) explicao

Seo Tcnica de Ensino

7/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio 18. Observe as afirmaes que seguem sobre o fragmento abaixo. Todo mundo que racista no sabe a razo (l. 19). I.

Visto:

Se fossem colocadas vrgulas para isolar a orao que racista, a frase sofreria alterao de sentido. II. Se um artigo precedesse a palavra mundo, no haveria alterao de sentido nem de correo gramatical. III. O verbo sabe poderia ser empregado tambm no plural, j que se refere a uma ideia de coletividade. Qual(is) est(o) correta(s)?

( ( ( ( (

A) B) C) D) E)

Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e II. I, II e III.

19. Observe as afirmaes que seguem sobre o fragmento abaixo. () o racismo passa Em forma de piadas que teriam bem mais graa Se no fossem os retratos da nossa ignorncia (l. 911) Se a forma verbal passa fosse substituda por passado, o emprego da voz passiva estaria de acordo com a norma padro da lngua. II. A utilizao da forma verbal fossem indica que o autor refere-se a uma possibilidade. III. Se a palavra piadas estivesse no singular, seriam alteradas outras trs palavras. Qual(is) est(o) correta(s)?
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

I.

Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e II. I, II e III.

20. Todas as afirmaes que seguem esto corretas, EXCETO:


(A) (B) (C) (D) (E)

A palavra retratos (l. 11) e a expresso lavagem cerebral (l. 17) so usadas com sentido figurado. A presena constante de formas negativas como - nenhum, no, ningum ratifica a inteno do autor em negar o racismo. A palavra brincando (l. 13) poderia ser substituda por enquanto brincam, sem alterao de sentido na frase. A forma se propagando (l. 14) est empregada na voz reflexiva. A expresso meu irmo (l. 20) poderia ser isolada por vrgulas sem prejuzo de sentido ao texto.
8/11

Seo Tcnica de Ensino

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio 21. Considere o seguinte fragmento. () o racista na verdade um tremendo babaca que assimila os preconceitos porque tem cabea fraca (l. 56)

Visto:

Em todas as alternativas que seguem, o termo em negrito exerce a mesma funo sinttica que o termo destacado acima, EXCETO:
(A) (B) (C) (D) (E)

() mas o mais burro no o racista o que pensa que o racismo no existe (l. 12) O pior cego o que no quer ver (l. 3) (...) o racismo passa Em forma de piadas que teriam bem mais graa () (l. 910) () pra acabar como esse lixo que uma herana cultural (l. 1718) Todo mundo que racista no sabe a razo (l. 19)

Instruo: Leia o texto a seguir e responda s questes de 22 a 25. Texto III

(QUINO. Toda a Mafalda. So Paulo: Martins Fontes, 1993.)

22. Assinale a alternativa que est de acordo com o texto.


(A) (B) (C) (D) (E)

Mafalda e seu pai tm o mesmo posicionamento a respeito da igualdade entre os homens. Mafalda questiona Manolito para contestar o posicionamento de seu amigo. Manolito demonstra tanta convico a respeito de seu posicionamento que Mafalda adere a suas ideias. As expresses faciais de Mafalda demonstram sua indiferena em relao s ideias de Manolito. O posicionamento de Manolito marcado por uma contradio.

Seo Tcnica de Ensino

9/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio 23. Todas as afirmaes que seguem esto corretas, EXCETO:
(A)

Visto:

(B) (C)

(D) (E)

A fala da Mafalda, no 1 quadrinho, corresponde, no discurso indireto, Mafalda perguntou a Manolito se ele acreditava na igualdade entre os homens. Por meio da leitura do texto e das expresses das personagens, percebe-se com clareza o preconceito de Manolito. O ponto final da segunda linha, no 3 quadrinho, poderia ser substitudo por uma vez que, desconsiderando o uso de maisculas e de minsculas, sem prejuzo de correo e de sentido para a frase. A expresso dessa asneira, no 3 quadrinho, refere-se igualdade entre os homens. A expresso No tem jeito!, no 4 quadrinho, poderia ser substituda por Ah! Essa no! sem prejuzo de correo e de sentido para a frase.

24. Observe as afirmaes referentes ao terceiro quadrinho. Se a forma verbal existem fosse substituda por uma forma do verbo haver, o segmento duas pessoas iguais passaria de sujeito a complemento verbal. II. Os adjetivos iguais e igual exercem a mesma funo sinttica na frase. III. O pronome demonstrativo dessa foi corretamente empregado j que se refere a uma ideia anteriormente mencionada. Qual(is) est(o) correta(s)?
( ( ( ( ( A) B) C) D) E)

I.

Apenas I. Apenas II. Apenas III. I e III. I, II e III.

25. Aps a anlise dos trs textos, pode-se afirmar que


(A) (B) (C) (D) (E)

embora se apresentem sob formas textuais diferentes, a temtica abordada comum a todos eles. todos referem-se ao preconceito racial presente na sociedade. em todos os textos, o autor manifesta seu ponto de vista por meio de histrias fictcias. todos os textos objetivam fazer uma crtica social e, ao mesmo tempo, produzir humor. todos conciliam linguagem verbal e no-verbal.

Seo Tcnica de Ensino

10/11

CONCURSO DE ADMISSO 2010/2011 PROVA DE LNGUA PORTUGUESA (Prova 1) 1 Ano / Ensino Mdio PROPOSTA DE REDAO

Visto:

Sabemos que nossa sociedade sofreu enorme influncia da cultura grecoromana. Entre tantos legados deixados pelos antigos gregos, destaca-se o humor. A conhecida expresso latina Ridendo castigat mores, que pode ser traduzida como Pelo riso, corrigem-se os costumes, retrata a importncia do humor para aquela sociedade. Por meio da comdia teatral, criticavam-se os costumes da poca. Pessoas e situaes eram ridicularizadas a fim de se provocar o riso na plateia e, consequentemente, uma reflexo sobre a conduta social. Nos dias de hoje, o humor tambm se faz presente de forma contundente. Seja em programas humorsticos, em stiras televisivas, em piadas, em anedotas, os hbitos e a ideologia que perpassam nossa cultura continuam sendo retratados como forma de desencadear o riso. Mas estaria o humor a servio da correo dos costumes, como ilustra a expresso latina, ou de sua cristalizao? A partir desse questionamento, redija um texto de carter dissertativo para posicionar-se sobre o tema destacado a seguir.

O humor, da forma como se manifesta na sociedade, tende a combater o preconceito ou a fortalec-lo?

Deixe claro seu ponto de vista e selecione argumentos consistentes para fundament-lo. D um ttulo a seu texto, que dever ter, no mnimo, 25 linhas e, no mximo, 30, excluindo a linha do ttulo.

Seo Tcnica de Ensino

11/11

Вам также может понравиться