Вы находитесь на странице: 1из 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E COMPUTAO

ADRIANA QUEMELLI MAGIONI BRUNA MARCHETE BRUNO CARVALHO COSWOSK FLVIA DANTAS LOSS TAIN VETTORAZZI VARGAS

AS TEORIAS DA ADMINISTRAO NO CONTEXTO DA ORGANIZAO INDUSTRIAL

So Mateus Maro de 2012

Sumrio

1. Introduo ............................................................................................................................... 3 2. Justificativa ............................................................................................................................. 3 3. Objetivos ................................................................................................................................. 3 4. Metodologia ............................................................................................................................ 3 5. Referencial Terico ............................................................................................................... 4 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 5.8 5.9 Teoria Cientfica (1903) ................................................................................................. 4 Teoria Clssica (1916) .................................................................................................. 5 Teoria das Relaes Humanas (1932) ....................................................................... 6 Teoria Burocrtica (1940) ............................................................................................. 7 Teoria Estruturalista (1947) .......................................................................................... 8 Teoria Neoclssica (1954) ............................................................................................ 9 Teoria do Comportamento Organizacional (1957) ................................................. 10 Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962) ............................................... 11 Teoria da Contingncia (1972)................................................................................... 12

6. Consideraes Finais.......................................................................................................... 13 7. Referncias Bibliogrficas .................................................................................................. 13

1. Introduo
Existem muitos conceitos e diferentes sentidos para a palavra administrao, o que mostra o seu carter interdisciplinar. A administrao praticada de diversas formas desde os primrdios da civilizao. No contexto da administrao de empresas, observa-se que at ocorrer a Revoluo Industrial, no h ainda evidncias da existncia de indstrias. Na Revoluo Industrial que comeam a surgir fbricas, desencadeando um processo social que afeta a vida das pessoas. A administrao, como cincia, comeou a ser estruturada, no incio do sculo XX, a partir dos estudos de Taylor. Em seguida, Fayol props um modelo cartesiano da organizao e do gerenciamento. Esses dois estudiosos marcaram a gnese das chamadas teorias da administrao. Aps estes passos iniciais, muitos pesquisadores comearam a investigar o mundo organizacional. A administrao passou a ganhar cada vez mais importncia na sociedade. O modo da organizao, do trabalho, e do prprio comportamento humano foi se adequando aos cenrios emergentes. Com isso, diversas escolas e teorias foram sendo criadas para responderem aos desafios apresentados no decorrer da histria.

2. Justificativa
Embora alguns estudiosos digam que a administrao uma rea nova, a moderna teoria geral da administrao formada por conceitos que surgiram e vem se reciclando h muito tempo. Por esse motivo se d a importncia de conhecer as teorias gerais da administrao, estas que influenciam as idias dos administradores at os dias atuais.

3. Objetivos
Conhecer as teorias gerais da administrao, entendendo as semelhanas e diferenas entre cada uma delas. Especificamente, compreender as teorias gerais da administrao em seus respectivos contextos scio-econmicos, dando importncia a nfase, enfoque, precursores e caractersticas de cada uma delas.

4. Metodologia
Este trabalho foi realizado com base em pesquisas bibliogrficas.

5. Referencial Terico
5.1 Teoria Cientfica (1903)

A abordagem tpica da Escola da Administrao Cientifica a nfase nas tarefas. Esse nome foi dado devido tentativa de aplicao dos mtodos da cincia aos problemas da Administrao, a fim de alcanar elevada eficincia industrial. Os principais mtodos cientficos aplicveis aos problemas da Administrao so a observao e a mensurao (CHIAVENATO, 2003). Esta teoria teve origem na Revoluo Industrial, e trouxe um novo sistema produtivo, a industrializao. As mquinas eram rudimentares e havia uma fraca habilidade dos trabalhadores no manuseio das mesmas. Com a evoluo das mquinas, empregavamse mais trabalhadores, porm, no qualificados, com tarefas simplificadas. tentativa de racionalizar a mo-de-obra substituindo mtodos rudimentares por mtodos cientficos deu-se o nome de organizao cientfica do trabalho (CHIAVENATO, 2003). Taylor foi o primeiro a fazer a abordagem cientfica do trabalho. Seu trabalho se deu no cho de fbrica, junto ao operariado. Ele constatou que a produtividade baixa era resultado da falta de orientao dos trabalhadores que perdiam muito tempo na execuo de suas tarefas. Ele verificou tambm que os trabalhadores que realizavam trabalho suplementar no recebiam qualquer contrapartida, no tendo assim motivao para aumentarem a produo. Taylor preocupou-se com a organizao cientfica do trabalho e a necessidade de incentivos salariais, pois acreditava que a satisfao dos trabalhadores aumentava a produtividade e prosperidade da empresa (CHIAVENATO, 2003). Segundo Taylor, as tarefas deveriam ser divididas, pois uma vez simplificadas exigiria menor qualificao de mo de obra. Alm disso, ele defendia a individualidade nas tarefas, pois assim cada funcionrio realizaria a tarefa mais compatvel com sua aptido, melhorando a produo e reduzindo tempo. Taylor pretendia definir princpios cientficos para a administrao das empresas (CARAVANTES,1998). A proposta dessa teoria tornou-se til no aprimoramento do desempenho organizacional. Era, porm, demasiadamente modesta para ajudar a entender a organizao como um todo e permitir avanos mais significativos (CARAVANTES,1998).

5.2

Teoria Clssica (1916)

Quase que simultaneamente, na Europa, outro grupo passou a se preocupar com o desempenho organizacional. Esse grupo dava enfoque ao entendimento da organizao a partir da cpula. Com essa viso, eles puderam perceber com mais clareza fatores como a estruturao da organizao e seu funcionamento. Seu estudioso e defensor mais conhecido chama-se Henry Fayol (CARAVANTES, 1998). A preocupao bsica desta corrente era aumentar a eficincia da empresa por meio da forma e disposio dos rgos componentes da organizao e de suas interrelaes industriais. Da a nfase na estrutura e funcionamento na organizao. Assim, a abordagem desta corrente inversa cientfica, uma vez que ocorre do todo (organizao) para suas partes componentes (departamentos) (CHIAVENATO, 2003). Fayol afirmava que toda empresa devia apresentar seis funes: tcnicas, comerciais, financeiras, de segurana, contbeis, e administrativas. Para ele, as funes administrativas coordenavam e sincronizavam as demais funes, estando sempre acima delas (CHIAVENATO, 2003). Ainda que reconhecendo o emprego da palavra Administrao como sinnimo de organizao, Fayol faz uma distino entre ambas. Para ele a administrao um todo do qual a organizao uma das partes (CHIAVENATO, 2003). O estudioso enumerou ainda quatorze princpios bsicos relacionados diviso do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, unidade de direo, disciplina, prevalncia dos interesses gerais, remunerao, centralizao, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionrios, iniciativa e esprito de corpo (FERREIRA et al, 2002). O estudioso, ainda define o ato de administrar como: planejar estabelecendo os objetivos da organizao, comandar fazendo com que os subordinados executem o que deve ser feito, organizar coordenando todos os recursos da empresa alocando-os da melhor forma seguindo o planejamento, controlar estabelecendo padres e medidas de desempenho e coordenar as atitudes e esforos da organizao visando os objetivos traados. E essas no so apenas funes da alta cpula, e sim distribuda proporcionalmente entre os nveis hierrquicos (FERREIRA et al, 2002). .A doutrina de Fayol est muito prxima dos conceitos empregados nas organizaes atuais, sejam indstrias ou comrcio. Estes conceitos so at hoje discutidos e transmitidos nos cursos de Administrao (CARAVANTES, 1998).

5.3

Teoria das Relaes Humanas (1932)

nfase: Pessoas. Precursores: Eltom Mayo (1880/1947), Kurt Lewin (1890/1947), John Dewey, Morris Viteles e George C. Homans. (OLIVEIRA, [s.d]). Foi basicamente um movimento de reao e de oposio Teoria Clssica da Administrao. Surgiu nos Estados Unidos, como consequncia imediata das concluses da experincia em Hawthorne. A origem da Teoria das Relaes Humanas so (OLIVEIRA, [s.d]): 1. A necessidade de humanizar e democratizar a administrao, libertando-a dos conceitos rgidos e mecanicistas da Teoria Clssica e adequando-a aos novos padres de vida do povo americano. 2. O desenvolvimento das chamadas cincias humanas, principalmente a psicologia e a sociologia. 3. As ideias da filosofia pragmtica de John Dewey e da Psicologia Dinmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administrao. 4. As concluses da Experincia em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenao de Elton Mayo. Em 1924 foi realizado um estudo em Hawthorne, no qual se acreditava que variveis como intensidade de iluminao afetavam diretamente o ritmo de produo. Entretanto, esse estudo apenas indicou que o ritmo de produo afetado por fatores psicolgicos. O estudo ento foi prolongado de 1927 at 1932, quando foi parado devido a crise de 1929, constitudo de 3 fases: Sala de provas de montagem de Rels, Programa de Entrevistas e Sala de observaes da montagem de terminais. A primeira fase teve como objetivo realizar um estudo da fadiga do trabalho, e dos efeitos gerados por mudanas de horrios ou introduo de intervalos de descanso no perodo de trabalho. A nfase dada pelos pesquisadores estava em se manter o ritmo de produo, controlando com maior exatido algumas condies fsicas. Na segunda fase o enfoque passou a ser as relaes humanas e no mais a parte cientfica. O objetivo era desvendar os motivos que levavam os funcionrios a adotar posturas to diferentes nos seus departamentos e na sala de provas. A terceira fase visou analisar a organizao informal dos operrios e consequentemente fazer as relaes com a organizao formal da fbrica. Atravs das concluses da Experincia em Hawthorne foi delineado os princpios bsicos da Teoria de Relaes Humanas, dentre os quais pode-se destacar: A organizao tratada como um grupo de pessoas; A nfase nas pessoas; Inspirada em sistemas de psicologias; Delegao plena de autoridade; Autonomia do empregado; Confiana e abertura; Confiana nas pessoas e Dinmica grupal e interpessoal.

5.4

Teoria Burocrtica (1940)

O socilogo alemo Max Weber foi o fundador da teoria e a desenvolveu na administrao, por volta dos anos 40, para descrever uma cultura e estrutura de empresa rigidamente fixadas (NUNES, 2007). A Teoria da Burocracia nasceu da necessidade de definio rigorosa das hierarquias, das regras e regulamentos e das linhas de autoridade como forma de garantir a sobrevivncia em longo prazo. Embora tivesse sido aplicada com relativo sucesso em numerosas organizaes no incio do sculo XX e continue a ser utilizada atualmente em diversas organizaes, a burocracia caiu em desuso devido impessoalidade que lhe est associada, rigidez estrutural que depende (impedindo a inovao e a criatividade) e morosidade que provoca nos processos (NUNES, 2007). Os princpios fundamentais dessa Teoria, segundo Weber so (CHIAVENATO, 1999):
1. 2. 3.

4.

5.

6. 7. 8.

Formalizao: existem regras definidas e protegidas da alterao arbitrria ao serem formalizadas por escrito. Diviso do trabalho: cada elemento do grupo tem uma funo especfica, de forma a evitar conflitos na atribuio de competncias. Hierarquia: o sistema est organizado em pirmide, sendo as funes subalternas controladas pelas funes de chefia, de forma a permitir a coeso do funcionamento do sistema. Impessoalidade: as pessoas, enquanto elementos da organizao, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substitudas por outras - o sistema, como est formalizado, funcionar tanto com uma pessoa como com outra. Competncia tcnica e Meritocracia: a escolha dos funcionrios e cargos depende exclusivamente do seu mrito e capacidades- havendo necessidade da existncia de formas de avaliao objetivas. Separao entre propriedade e administrao: os burocratas limitam-se a administrar os meios de produo - no os possuem. Profissionalizao dos funcionrios. Completa previsibilidade do funcionamento: todos os funcionrios devero comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organizao a fim de que esta atinja a mxima eficincia possvel.

A racionalidade no contexto burocrtico significa eficincia. Uma organizao racional se os meios mais eficientes so escolhidos para a implementao das metas .

5.5

Teoria Estruturalista (1947)

nfase: Estrutura Precursores: Amitai Etzioni, Peter Blau, Reinhard Bendix, Robert Prestus, Victor Tompson, Talcott Parsons. (CARVALHO NETO, 2002). A oposio entre a Teoria Clssica e a Teoria das Relaes Humanas criou um impasse dentro da administrao que mesmo a Teoria da Burocracia no teve condies de ultrapassar. A Teoria Estruturalista, proposta em 1947, representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximao a Teoria das Relaes Humanas. Representa tambm uma viso bastante crtica da organizao formal. Atravs da necessidade de uma posio ampla e compreensiva que abrangesse os aspectos que eram considerados pela teoria clssica e omitida pela das Relaes Humanas ou vice-versa, surgiu a Teoria Estruturalista com a finalidade de sintetizar as duas teorias precursoras com o melhor de cada uma. Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada uma sociedade de organizaes. O estruturalismo ampliou o estudo das interaes entre os grupos sociais, iniciado pela Teoria das Relaes Humanas, para o das interaes entre as organizaes sociais. A Teoria Estruturalista concentra-se no estudo das organizaes, na sua estrutura interna e na interao com outras organizaes. As organizaes so concebidas como unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construdas e reconstrudas, a fim de atingir objetivos especficos. As organizaes so caracterizadas por um conjunto de relaes sociais estveis e deliberadamente criadas com a explcita inteno de alcanar objetivos ou propsitos. Enquanto a Teoria Clssica caracteriza o "homo economicus" e a Teoria das Relaes Humanas, "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", ou seja, o homem que desempenha papis em diferentes organizaes. (DUTRA, [s.d.]). Para o estudo das organizaes foi adotada uma abordagem mltipla que envolve (DUTRA, [s.d.]): 1. Organizao formal e informal: tenta relacionar as relaes informais e formais dentro e fora da organizao, procurando o equilbrio dentre os elementos racionais e irracionais do comportamento humano. 2. Recompensas materiais e sociais 3. Diferentes enfoques da organizao: modelo racional e natural da organizao. 4. Nveis da organizao: Institucional, gerencial e tcnico. 5. Diversidade de organizaes: a medida que cresce as organizaes passa-se a exigir uma adequada administrao. 6. Anlise Intra-organizacional e Interorganizacional: preocupao tambm com os fenmenos que ocorrem externamente nas organizaes, mas que afetam os que ocorrem internamente.

5.6

Teoria Neoclssica (1954)

A Teoria Neoclssica surgiu na dcada de 1950 devido a um novo contexto de crescimento exacerbado das organizaes e problemas admi nistrativos decorrentes da poca. Enfatiza a preocupao dos administradores em dar organizao a uma srie de modelos e tcnicas administrativas (Revista Exame, 1999). Os principais autores da Teoria Neoclssica so: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril ODonnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen (Portal do Marketing, 2008). As principais caractersticas da Teoria Neoclssica podem ser observadas nos tpicos abaixo (Portal do Marketing, 2008): 1. nfase na prtica da administrao: Os autores neoclssicos tm como objetivo resultados concretos e mensurveis, visando principalmente a ao administrativa, de forma as desenvolver seus conceitos de forma prtica e utilizvel. 2. Reafirmao relativa dos postulados clssicos: Os Neoclssicos retomam os aspectos da Teoria Clssica adaptando-os a uma nova realidade de acordo com a conjuntura da poca. 3. nfase nos princpios gerais de administrao: Os princpios so reanalisados como critrios mais ou menos elsticos para a busca de solues administrativas prticas. Os princpios gerais so: Planejar, Organizar e Controlar. Esses princpios so apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funes do administrador. 4. nfase nos resultados e objetivos: A organizao deve ser estruturada, dimensionada e orientada. A Teoria Neoclssica busca a eficincia tima atravs da eficcia. Um dos melhores produtos desta Teoria o modelo de Administrao por Objetivos. 5. Ecletismo O ponto fundamental da Teoria Neoclssica o de ser a Administrao uma tcnica social bsica. Isto leva necessidade de o administrador conhecer, alm dos aspectos tcnicos e especficos de seu trabalho, tambm os aspectos relacionados com a direo de pessoas dentro das organizaes (AMBROSIO, 2009).

5.7

Teoria do Comportamento Organizacional (1957)

O comportamento organizacional o ramo que investiga o impacto que indivduos, grupos e a estrutura tm sobre o comportamento dentro das organizaes com o propsito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficcia organizacional. Se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizaes e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas (SOUSA, 2010 ). Teoria proposta por Herbert Alexander Simon, nos Estados Unidos da Amrica, com o lanamento do livro O comportamento administrativo. Alm do autor precursor, alguns autores foram muito importantes para o desenvolvimento da teoria, como: Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris (CHIAVENATO, 2003). Tambm chamada por Teoria Comportamental ou Teoria Behaviorista, surge no ramo da administrao como uma redefinio dos conceitos administrativos e fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Aborda as cincias do comportamento, adotando posies explicativas e descritivas (CHIAVENATO, 2003). Surgiu devido oposio entre a Teoria das Relaes Humanas e a Teoria Clssica. Nesse caso, a Teoria Comportamental passou a representar uma nova tentativa de sntese da teoria da organizao formal com o enfoque das relaes humanas, utilizando conceitos de psicologia organizacional. Representa o desdobramento da Teoria das Relaes Humanas e faz crtica Teoria Clssica. Seu tema fundamental a motivao humana, ou seja, o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivao humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizaes (CHIAVENATO, 2003). Enfatiza o processo de decises, no qual qualquer indivduo capaz de tomar sua prpria deciso, baseando-se nas informaes que recebe do ambiente ao seu redor. Essas informaes so processadas de acordo com convices individuais, levando em conta atitudes, opinies e pontos de vista. Logo, a organizao vista como um sistema de decises, em que todos se comportam racionalmente apenas em relao a um conjunto de informaes que conseguem obter a respeito de seus ambientes (CHIAVENATO, 2003). Portanto, segundo a essa teoria, cabe aos administradores buscar solues satisfatrias tanto para organizao, como para indivduos envolvidos nessa organizao, a fim de reduzir ou eliminar aspectos negativos de conflitos entre objetivos individuais e objetivos organizacionais. A grande crtica feita com relao a essa teoria est no fato dela se preocupar mais em explicar e descrever caractersticas do comportamento do que em construir modelos e princpios de aplicao prtica (ALFAYA, [s.d.]).

5.8

Teoria do Desenvolvimento Organizacional (1962)

Surgiu a partir de 1962, tendo como precursor Leland Bradford, como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organizao e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizaes. um desdobramento prtico e operacional da Teoria Comportamental em direo abordagem sistmica. No se trata de uma teoria propriamente dita, mas de um movimento congregando vrios autores no sentido de aplicar as cincias do comportamento na administrao (CHIAVENATO, 2003). Sua definio de comportamentalismo caracterstico que se refere organizao como um conjunto de atividades diferentes realizadas por pessoas diferentes que trabalham em prol da mesma. O desenvolvimento organizacional se ope a organizaes tradicionais que utilizam a imposio, rigidez, centralizao de poder e opresso como formas de controlar uma organizao. Sua principal funo converter as organizaes a adotarem a unio dos funcionrios, a confiana entre patro e empregado, a responsabilidade compartilhada, a participao de todos os grupos que compem a organizao, a descentralizao do controle organizacional e a soluo de conflitos atravs de negociaes (DANTAS, [s.d.]). O desenvolvimento organizacional resultou dos esforos da Teoria do Comportamento Organizacional para promover mudana e flexibilidade organizacional. Surgiu como uma especialidade da psicologia organizacional e uma continuao do Behaviorismo, sendo um passo intermedirio entre a Teoria Comportamental e a Teoria de Sistemas. Com o desenvolvimento organizacional, a Teoria da Contingncia estabeleceu suas bases definitivas (CHIAVENATO, 2003). Relacionada com os conceitos de mudana e de capacidade adaptativa da organizao mudana que ocorre no ambiente, a teoria possui modelos que se baseiam em ambiente, organizao, grupo e indivduo. Os autores exploram a interdependncia entre essas variveis para diagnosticar a situao e intervir em aspectos estruturais e comportamentais para provocar mudanas que permitam o alcance simultneo dos objetivos organizacionais e individuais. O desenvolvimento organizacional uma resposta s mudanas e s inovaes (CHIAVENATO, 2003). Caracteriza-se por envolver a organizao como um todo para que a mudana possa ocorrer definitivamente, interagir todas as partes da organizao e proporcionar informaes de retorno aos participantes, para verificar se as mudanas estabelecidas esto gerando resultados satisfatrios (PEREIRA, 2007).

5.9

Teoria da Contingncia (1972)

A Teoria da contingncia enfatiza que no h nada de absoluto nas organizaes ou na teoria administrativa. Tudo relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relao funcional entre as condies do ambiente e as tcnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organizao. As variveis ambientais so variveis independentes, enquanto as tcnicas administrativas so variveis dependentes dentro de uma relao funcional (CHIAVENATO, 2003). A teoria surgiu, na dcada de 60, a partir de vrias pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Os resultados surpreenderam, pois indicava que no havia uma forma melhor ou nica, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizaes dependiam da relao com o ambiente externo (MELO et al, 2008). LAWRENCE E LORSCH fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organizao e ambiente que marca o aparecimento da Teoria da Contingncia. Os autores concluram que os problemas organizacionais bsicos so a diferenciao e a integrao (CHIAVENATO, 2003). CHANDLER realizou uma investigao histrica sobre as mudanas est ruturais de grandes organizaes relacionando-as com a estratgia de negcios e examinou comparativamente essas corporaes americanas, demonstrando como a sua estrutura foi sendo continuamente adaptada e ajustada sua estratgia (MELO et al, 2008). TOM BURNS e G.M. STALKER pesquisaram algumas indstrias inglesas para verificar a relao entre as prticas administrativas e o ambiente externo dessas indstrias. Classificaram as empresas pesquisadas em dois tipos: organizaes mecansticas e orgnicas. A concluso de Burns e Stalker que a forma mecanstica de organizao apropriada para condies ambientais estveis, enquanto a forma orgnica apropriada para condies ambientais de mudana e inovao. No fundo, existe um imperativo ambiental: o ambiente que determina a estrutura e o funcionamento das organizaes (MELO et al, 2008). JOAN WOODWARD fez uma pesquisa para saber se os princpios de administrao propostos pelas teorias administrativas se correlacionavam com o xito do negcio. Em resumo ele verificou que, h um imperativo tecnolgico: a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional (MELO et al, 2008).

6. Consideraes Finais
A Revoluo Industrial afetou a vida das pessoas ao redor do mundo. Com isso, surgiu a necessidade de desenvolvimento de novos aspectos da administrao pblica, desencadeando uma nova tendncia. A partir desse fato, muitos pesquisadores comearam a estudar e propor teorias para investigar possveis problemas no meio organizacional e tentar resolv-los, surgindo assim as teorias da administrao. Ento, as teorias da administrao foram criadas para responderem aos desafios apresentados no decorrer da histria mundial, apresentando nfase em tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia.

7. Referncias Bibliogrficas
1. ALFAYA, T. V. Teoria Geral da Administrao. Faculdade de Tecnologia e Cincias. [s.d.]. Disponvel em: <http://www.ead.ftc.br/portal/upload/bacharelado/ adm/03-TeoriaGeraldaAdministracao.pdf>. Acesso em: 26 de maro de 2012. 2. AMBROSIO, F. D. P. Teoria Neoclssica. 2009. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teoria-neoclassica/29753/ >. Acesso em: 19 de maro de 2012. 3. CARAVANTES, G. R. Teoria Geral da Administrao. 4 ed. Porto Alegre: Age, 1998. 4. CARVALHO NETO, S. A contribuio da administrao para o desenvolvimento das organizaes. Revista Eletrnica de administrao, Franca, v. 1, n. 1, jul./dez. 2002. 5. CHIAVENATO, I. Introduo teoria geral da administrao. Edio compacta. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 6. CHIAVENATO, I. Introduo teoria geral da administrao. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 7. DANTAS, G. C. S. Desenvolvimento Organizacional. Brasil Escola. [s.d.]. Disponvel em: <http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/ desenvolvimento- organizacional.htm>. Acesso em: 26 de maro de 2012. 8. DUTRA. G; BARRETO. W. Abordagem Estruturalista - Teoria Estruturalista [s.d.]. In: Portal do Administrador. Disponvel em: < http://www.portaladm.adm.br/Tga/ tga93.htm>. Acesso em: 18 de maro de 2012.

9. FERREIRA, A. A.; REIS, A. C. F.; PEREIRA, M. I. Gesto Empresarial: de Taylor aos nossos dias. So Paulo: Thomson, 2002. 10. MELO, A. S.; ALVES, C.; SILVA, I.; PEREIRA, J.; DIAS, R. Teoria da Contingncia. Taguatinga, 2008. Disponvel em: < http://www.administradores. com.br/informe-se/artigos/teoria-da-contigencia/26432/>. Acesso em: 20 de maro de 2012. 11. NUNES, P. Conceito de Teoria da Burocracia. 2007. Disponvel em: <http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/burocraciateoriada.htm >. Acesso em: 19 de maro de 2012. 12. OLIVEIRA, C. Escolas de Relaes Humanas. [s.d]. Disponvel em: <http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Teoria%20das%20relacoes%20huma nas.pdf>. Acesso em: 18 de maro de 2012. 13. PEREIRA, M. T. N. Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Portal do Administrador, 2007. Disponvel em: <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/ portaldoadmin/modules/news/article.php?storyid=692>. Acesso em: 26 de maro de 2012. 14. PORTAL do Marketing. A Teoria Neoclssica. 2008. Disponvel em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos_Administracao/Teoria_Neoclassic a.htm>. Acesso em: 20 de maro de 2012. 15. REVISTA Exame. Origem da Teoria Neoclssica. 1999. Disponvel em: <http://nutep.adm.ufrgs.br/adp/neoclassica.html>. Acesso em: 20 de maro de 2012. 16. SOUSA, K. G. Comportamento Organizacional. Web Artigos, 2010. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/artigos/comportamento-organizacional/47042/>. Acesso em: 26 de maro de 2012.

Вам также может понравиться