Вы находитесь на странице: 1из 3

Nvel I FNV II Lio 02

CENTRO DE TREINAMENTO TRANSCULTURAL VIDA NA PALAVRA - NVEL I FUNDAMENTOS DA NOVA VIDA II

LIO 2 - ORAO (PARTE I)

INTRODUO Orao comunho com Deus. A comunho entre Deus e ns completa. Deus nos fala atravs da sua Palavra., a Bblia, e de mensagens, e ns falamos ao Senhor em orao.

I. A.

A ORAO NOS MOSTRA 4 COISAS H um Deus a quem orar (Hebreus 11:6). Este versculo nos mostra claramente que : 1. 2. Deus existe. Deus imparcial e justo.

B.

Deus deseja responder nossas oraes (Jeremias 33:3). Sabemos que o desejo de Deus responder nossas oraes porque Ele nos convida a clamarmos por Ele e Ele mesmo promete nos responder.

C.

Deus cuida de ns e das nossas necessidades (1 Pedro 5:7). Sabemos que Deus cuida de ns e das nossas necessidades porque Ele provou isto quando nos deu seu Filho para morrer na cruz por nossos pecados. Como podemos entregar nossas preocupaes a Deus? Atravs da orao. Algum disse que: "Antes de orarmos, o problema nosso, mas depois que oramos, ele pertence a Deus."

D.

Necessitamos da ajuda de Deus (Joo 15:5). Precisamos de Deus porque somos limitados em nossa inteligncia e habilidades humanas. Assim uma maneira de mostrarmos nossa dependncia de Deus atravs da orao.

Copyright 1983; Revised Edition, Second Version August 1997, Calvary Charismatic Centre Revisado em Portugus, Outubro de 2007

Nvel I FNV II Lio 02

II.

AS MANEIRAS DE ORAR Para sermos efetivos em orao devemos praticar o seguinte :

A.

Atos 12:5. - A maneira correta orar a Deus, o Pai. Nosso Senhor Jesus ensinou seus discpulos a orar ao Pai que est no cu. (Mateus 6:9). Joo 14:6, 13, 14. - O que significa orar no nome de Jesus ? 1. Significa orarmos na autoridade que Jesus nos deu. Nenhum de ns pode ir a Deus no prprio nome ou autoridade. Significa que dependemos de Jesus Cristo para nos levar a Deus. (1 Timoteo 2:5) Jesus o nico meio entre Deus e o homem.

B.

2.

C.

Judas 20. - Como oramos no Esprito? 1. Temos de depender do Esprito Santo que vive em ns para nos mostrar o que orar, para nos dar foras para orar e nos guiar em nossa orao. Temos de entregar nossa mente e nosso novo nascimento espiritual completamente ao Esprito Santo quando oramos. Ele conhece a mente de Deus, ns no. Devemos pedir ao Esprito Santo para orar atravs de ns quando no sabemos orar como devemos. (Romanos 8:26, 27)

2.

3.

D.

Orar conforme a vontade de Deus. (1 Joo 5:14, 15) Toda orao pode ser respondida, menos a orao que for contra a vontade de Deus. Devemos lembrar 2 coisas, se desejamos que a nossa orao seja de acordo com a vontade de Deus . 1. 2. Devemos conhecer a vontade de Deus quando oramos. (I Tessalonicenses 4:3) Devemos submeter-nos vontade de Deus. Somente assim ns oramos conforme a vontade de Deus (Mateus 26:42)

E.

Orar em f crer. (Tiago 1:6) 1. F confiar em Deus e estar muito seguro que Ele ouvir e responder nossa orao, quando ns oramos com o propsito que Ele nos ensina na Palavra. F em orao acreditar que Deus pode fazer muito mais para ns que tudo aquilo que pedimos ou pensamos. (Efesios 3:20)

2.

Copyright 1983; Revised Edition, Second Version August 1997, Calvary Charismatic Centre Revisado em Portugus, Outubro de 2007

Nvel I FNV II Lio 02

F.

Orar verdadeiramente de corao. (Lucas 6:12) O que podemos aprender do fato que o Filho de Deus orou toda a noite ? Este exemplo nos ensina que ns precisamos dar tempo em orao. Esta a verdadeira orao que vem de nossos coraes. No orar em vo. (Mateus 6:5) Verdadeira orao no um espetculo externo. um tempo para buscar a Deus, e no a ns mesmos, um tempo para honrar a Deus e no a ns mesmos ".

G.

CONCLUSO: Compartilhe com o aluno, um ou dois testemunhos de respostas de orao. Pergunte se ele tem algum pedido para orao.

Copyright 1983; Revised Edition, Second Version August 1997, Calvary Charismatic Centre Revisado em Portugus, Outubro de 2007

Вам также может понравиться