Вы находитесь на странице: 1из 5

Eclipse

Significado de Eclipse extrado do dicionrio. s.m. Astronomia. Desaparecimento de um astro pela interposio de um corpo celeste entre ele e o observador ou entre o astro e o Sol que o ilumina. (O eclipse pode ser total, parcial ou anular.)

Como tudo comeou


Os eclipses so fenmenos celestes e refere-se ao obscurecimento da luz, quando se observa o Sol ou a Lua durante o fenmeno. Ao observarem os eclipses, povos de diferentes pocas relacionaram o evento extraordinrio interferncia de figuras mitolgicas, o que faz tradio at hoje as pessoas se reunirem para verem eclipses e algumas muitas vezes celebram. Ao observar a sombra circular da Terra sobre a Lua, Pitgoras, e posteriormente Aristteles, no sc. IV a.C., apontavam este fato como prova de que a Terra era esfrica. O que um eclipse? Um eclipse o obscurecimento parcial ou total de um astro, pela interposio de um outro astro. Como fonte luminosa do Sistema Solar, o Sol ilumina a Terra e a Lua, e, em decorrncia disto, a Terra e seu satlite projetam sombras no espao.

Eclipse Lunar
A terra fica entre o sol e a lua, exatamente na linha de interseco de sua rbita com a da lua, a chamada linha dos nodos, e sempre que a lua est na fase de lua cheia ou na fase de lua nova. Durante o ciclo lunar de 29,5 dias, a Lua apresenta suas fases em relao Terra. Na fase Nova, acontece um alinhamento Sol-Lua-Terra, e o observador terrestre no pode ver a face iluminada da Lua, pois ela no est voltada para o nosso planeta. como se o satlite estivesse "de costas" para a Terra, com a frente iluminada. A fase Cheia acontece quando a Terra toma a posio mediana do alinhamento. Alinham-se SolTerra-Lua e, desta forma, a face iluminada do satlite volta-se para a Terra. Todo o disco lunar fica visvel e temos as belas noites de Lua Cheia. Os eclipses lunares ocorrem sempre na fase Cheia, pois nesta ocasio que a Terra est posicionada entre o Sol e a Lua. Mas h um fato que impede de haver um eclipse lunar a cada Lua Cheia. a inclinao da rbita lunar.

O movimento que a Lua realiza em torno da Terra e o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, no se do no mesmo plano. O plano de rbita lunar tem uma inclinao de 5 graus em relao ao plano de rbita da terrestre. Estas rbitas tm dois pontos de contato: os nodos lunares. Quando a Lua, em seu movimento, alinha-se com a Terra e o Sol e est prxima aos nodos ocorrem os eclipses, pois, nestas ocasies, os astros esto praticamente num mesmo plano e as sombras que projetam no espao podem atingir o outro astro. Dependendo da fase lunar, veremos ento ou o Sol ou a Lua eclipsados. Os eclipses solares ocorrem durante a fase Nova, e os lunares, durante a Lua Cheia. Durante a Lua Cheia, quando nosso satlite est prximo a um dos nodos de sua rbita, a sombra projetada pela Terra pode atingir a Lua de trs maneiras diversas, ocasionando um eclipse penumbral, parcial ou total. O eclipse total acontece quando a Lua mergulha totalmente na sombra cnica da Terra. O parcial ocorre quando apenas parte do disco lunar eclipsado pela sombra da Terra, e o penumbral, quando apenas a penumbra terrestre atinge o satlite. Pela sua beleza, o eclipse lunar total o mais notvel dos trs.

Eclipse Solar
O eclipse solar um fenmeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta, fazendo com que esse perca a iluminao dada pelo Sol. Ao contrrio desse, ocorre a eclipse lunar quando o planeta se coloca em linha reta sobre o Sol e a Lua. Eclipse Solar Total: Esse tipo de eclipse acontecer quando o tamanho aparente da Lua for maior que o Sol. Nesse caso o cone de sombra lunar produzir sobre a superfcie da Terra uma sombra escura. O observador que se encontrar na regio de alinhamento do Sol com a Lua (T) ver durante alguns minutos a Lua encobrir por completo o Sol. Para o observador nas regies (P) e (Q) ele ver sempre o eclipse como parcial, ou seja o disco lunar encobre parcialmente o Sol.

Eclipse Solar Anular: Esse outro tipo de eclipse ocorre quando a Lua est mais distante da Terra e seu tamanho aparente menor que o tamanho aparente do Sol, ou seja, a Lua no cobre totalmente o Sol (regio A). Quando estivermos no auge do eclipse, ns veremos um anel luminoso em volta da Lua, que nada mais do que o prprio Sol (veja a figura abaixo). Igualmente os observadores na regio (P) e (Q)vero a fase parcial desse eclipse.

Eclipse Solar Parcial: Quando o alinhamento Sol - Lua no interceptar a superfcie terrestre, um observador ver somente a fase parcial do eclipse. Somente uma parte do disco solar ser obstruda pela Lua. Nesse caso somente a regio de penumbra intercepta a superfcie da Terra.

Fontes:
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solareslunares.htm http://www.planetario.ufrgs.br/eclipselunar.html

Trabalho de Fsica
Tema: Eclipses Solar e Lunar 13/10/2011 Ana Beatriz Rossato Siqueira 02 Prof Maria Irma 2A

Вам также может понравиться