Вы находитесь на странице: 1из 9

PROPRIEDADES COLIGATIVAS Presso de vapor Conceito Presso de vapor de um lquido a presso exercida pelos vapores liberados pelo lquido

o aps atingido o equilbrio. Tambm chamado presso mxima de vapor.

Observe a tabela abaixo de presso de vapor de trs lquidos.

Caractersticas de presso de vapor Quanto mais voltil o lquido, maior sua presso de vapor. A uma mesma temperatura o ter apresenta presso de vapor maior que a gua, pois o ter mais voltil. Quanto maior a temperatura, maior a presso de vapor. A presso de vapor da gua de 4,6 mmHg a 0C e de 760 mmHg a 100C.

Presso de vapor e mudana de estado Um lquido entra em ebulio (ferve) temperatura em que a sua presso de vapor iguala-se presso atmosfrica local. Assim, a 100C, as pores de vapor formadas no interior do lquido tm presso de vapor igual a 1 atm, ou seja, a presso de vapor no interior do lquido se iguala presso externa, fazendo com que o vapor consiga atravessar o lquido e chegar superfcie.

-1-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS A maioria dos slidos funde-se com expanso de volume. O gelo uma das poucas excees, fundindo-se com contrao de volume. Tanto que se voc esquecer uma garrafa cheia de gua no congelador, h o risco de ela se quebrar, o lquido congelado ocupa todo o espao de seu interior e, quando descongela, aparece um espao vazio na garrafa.

O ponto de fuso (PF) quase no sofre com a variao da presso, porque no equilbrio slido-lquido no h participante gasoso. Para a maioria dos slidos, o PF aumenta com o aumento da presso, exceto o PF do gelo, que aumenta com a diminuio da presso. O ponto de ebulo (PE) se modifica conforme a variao da presso, porque no equilbrio lquidovapor h participante gasoso e, quanto maior a presso, maior o PE.

Ponto triplo Ponto triplo de uma substncia a demonstrao do equilbrio entre os trs estados fsicos slido lquido vapor. Somente a uma determinada temperatura e presso, que variam de uma substncia para outra, esse equilbrio triplo estabelecido. No caso da gua, esse equilbrio se estabelece a, e somente a, 0,01C e 4,58 mmHg.

No existe lquido a uma presso inferior do respectivo ponto triplo. Assim, no existe gua lquida a uma presso menor que 4,58 mmHg. A uma presso inferior do ponto triplo, ocorre somente o equilbrio slido presso ambiente (1 atm ao nvel do mar). Exemplo: gelo seco ou CO2 (s). vapor (sublimao). A substncia que sublima presso ambiente tem a presso do ponto triplo acima da

-2-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS Tonoscopia

Conceito No estudo desta propriedade se sobressai o cientista francs Franois Marie Raoult (1830 1901) que analisou a relao entre a presso de vapor e a concentrao de uma soluo, chegando a Lei de Raoult conhecida nos dias de hoje. Tal enunciado diz que: "A presso de vapor de uma soluo (P2) igual ao produto da presso de vapor do solvente (P0) pela frao molar do solvente (x2) na soluo".

Ento: P2 = P0. x2 Lei de Raoult Esta propriedade coligativa corresponde diminuio da presso de vapor de um lquido provocada pela presena de um soluto no-voltil (sal, acar, etc). Tudo se passa como se as partculas dispersas do soluto "segurassem" as molculas do lquido, impedindo-as de passarem para a fase de vapor.

Crioscopia

Conceito A crioscopia tambm uma propriedade coligativa e indica o abaixamento do ponto de congelamento de um lquido, provocado pela presena de um soluto no voltil. A gua dos oceanos, uma soluo que contm diversos solutos, dentre os quais o cloreto de sdio. Rios e lagos de gua doce tambm possuem solutos, mas em bem menor concentrao. A temperatura de incio de congelamento das guas dos oceanos MENOR que a temperatura de incio de congelamento das guas de rios e lagos porque h mais soluto dissolvido nos oceanos que nos rios.

-3-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Ebulioscopia

Conceito A ebulioscopia a propriedade coligativa correspondente elevao do ponto de ebulio de um lquido provocada pela presena de um soluto no-voltil. Ela no depende da natureza das partculas dispersas no soluto, mas unicamente do nmero de partculas por unidade de massa do solvente. Assim, solues de mesma molalidade de solutos no-volteis diferentes tm o mesmo PF e PE, desde que sejam moleculares e o solvente seja o mesmo. A Lei de Raoult diz que: "A elevao do ponto de ebulio de um lquido, provocada pela presena de um soluto no-voltil, diretamente proporcional molalidade da soluo". Vejamos nessa tabela, levando-se em conta a volatilidade: quanto mais voltil for o lquido, maior ser sua presso de vapor e, conseqentemente, menor o seu ponto de ebulio.

-4-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS Osmose

Conceito Osmose o fenmeno que permite a passagem de um solvente para a sua soluo ou a passagem do solvente de uma soluo mais diluda para uma soluo mais concentrada atravs de uma membrana semipermevel. Assim, para ocorrer osmose, as concentraes das partculas de soluto devem ser diferentes nos dois lquidos.

Uma membrana semipermevel uma barreira fina que permite a passagem de certas espcies atmicas, mas de outras no. Ela permite a passagem de molculas de solvente em ambas as direes, mas impermevel para partculas de soluto.

No entanto, possvel aplicar uma presso externa ( ) sobre a soluo, conforme o desenho, capaz de equilibrar as diferenas de presses iniciais, sem que ocorra passagem de molculas de solvente para a soluo. Essa presso denominada de presso osmtica (p) e depende apenas da temperatura e da quantidade de soluto presente na soluo. Presso osmtica de uma soluo a presso mnima que, aplicada soluo, impede a osmose quando o solvente e a soluo esto separados por uma membrana semipermevel.

CURIOSIDADES Em cidades como So Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Braslia e outras que no esto ao nvel do mar, a gua ferve abaixo de 100C. Quanto maior a altitude local, menor a presso atmosfrica, o que diminui a temperatura de ebulio do lquido. Para fazermos carne seca, adicionamos sal carne. O cloreto de sdio (sal de cozinha - NaCl)

-5-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS retira a gua da carne por osmose, impedindo o crescimento de microorganismos. As panelas de presso so projetadas para reter boa parte do vapor de gua, aumentando a presso interna. A gua permanece lquida, acima de 100C e, em virtude da alta temperatura, os alimentos cozinham mais rpido. A gua ferve sem necessidade de aquecimento em grandes altitudes. A 27.000 m de altitude, a gua entra em ebulio a 100C. Quando patinamos no gelo, de fato os patins deslizam sobre uma fina camada de gua lquida. Essa camada se forma devido presso exercida pelas lminas dos patins, que provoca a fuso do gelo. Coloca-se sal na gua para cozinhar o macarro porque isso eleva a temperatura de ebulio, reduzindo substancialmente o tempo de cozimento da massa. Dessa maneira, a pasta fica, como dizem os italianos, al dente. Esse fenmeno chamado de ebulioscopia. Uma aplicao prtica do abaixamento da temperatura de congelamento a utilizao de gua e etilenoglicol no radiador de carros em pases de clima frio. Essa mistura pode baixar a temperatura de congelamento para at -35 C, enquanto com gua pura a temperatura mnima seria de 0C. A adio de sal (NaCl) ao gelo picado facilita o congelamento, pois forma uma mistura euttica (isto , uma mistura que, no processo de fuso, como exceo, comporta-se como se fosse uma substncia pura - a temperatura mantm-se inalterada do incio ao fim da fuso), que se funde temperatura constante de -22C. No contato do gelo com o sal, uma parte do gelo se funde porque a temperatura deste est mais alta que a do ponto de fuso da mistura euttica, e como esse processo endotrmico (ou seja, absorve calor do meio externo), isso ajuda a baixar a temperatura da mistura gelo + sal.

ATIVIDADES

Experincia 1 O objetivo deste experimento a verificao do abaixamento do ponto de congelamento da gua em soluo e ele pode ser feito de forma demonstrativa em sala de aula. O tempo previsto para sua realizao de aproximadamente 20 minutos. Para introduzir a experincia, podemos questionar e tentar explicar se a gua pura e a gua com sal se solidificam mesma temperatura. Materiais e mtodos 3 tubos de ensaio

-6-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS 1 bquer de 250 mL sal (de preferncia grosso) gelo gua Identifique os trs tubos de ensaio. No primeiro, coloque 3 mL de gua; no segundo, 3 mL de soluo saturada de sal e, no terceiro, 1,5 mL da soluo saturada e 1,5 mL de gua pura. Prepare um banho de gelo no bquer com pedaos de gelo e sal na proporo aproximada de 4:1. Introduza os trs tubos de ensaio neste banho, de forma que o contedo deles fique submerso. Deixe-os em repouso por cerca de cinco minutos, retire-os do banho e observe-os. Coloque-os novamente no banho e observe-os a cada cinco minutos. Repita a observao at que possa ser vista a ordem de congelamento da gua nos trs tubos. Sabendo-se o valor da temperatura para o congelamento da gua e seu ponto de ebulio a 1 atm, abre-se uma discusso sobre os fatos observados na experincia. Esse fenmeno denominado de crioscopia e depende da concentrao de partculas do soluto e no da sua natureza. Esse procedimento muito utilizado, principalmente na fabricao de sorvetes, em que o tambor contendo o sorvete a ser fabricado gira dentro de uma soluo saturada de gua e sal, que permanece no estado lquido, a uma temperatura em torno de -20 C.
BIBLIOGRAFIA FELTRE, Ricardo. Qumica. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1982. p. 93-96.

Experincia 2 Neste experimento, pode ser utilizado um ovo para se observar o processo de osmose. O tempo previsto para sua realizao de quatro a cinco dias. Podemos inici-lo perguntando se possvel introduzir ou retirar matria de um ovo sem quebr-lo ou perfur-lo? Materiais e mtodos 2 bqueres (ou copos de vidro incolor) de 300 mL 1 colher de sopa 2 ovos de mesmo tamanho 250 mL de vinagre 250 g de acar Lave um ovo somente com gua e coloque-o num bquer contendo cerca de 250 mL de vinagre. Durante 5 a 10 minutos, observe o que acontece. Ocorre alguma reao qumica? Anote todas as suas observaes. Deixe o sistema em repouso por pelo menos um dia. Ao lado, deixe o outro ovo para comparao. Aps um dia ou mais, observe se houve alteraes no sistema. Quais? Compare o tamanho do ovo

-7-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS mergulhado no vinagre com o do outro ovo. Com cuidado, para no romper a membrana do ovo, retire o vinagre do bquer segurando o ovo. Observe se o ovo ainda tem casca. Em seguida, lave-o apenas com gua, recoloque-o no bquer e adicione cerca de 250 mL da soluo fria supersaturada de acar. Observe se ocorre alguma reao. O ovo flutua ou fica no fundo do bquer? Deixe o sistema em repouso por pelo menos mais um dia. Aps esse perodo, retire cuidadosamente o ovo da soluo de acar, lave-o e compare seu tamanho com o do outro ovo. Preparo da soluo supersaturada de acar Adicione 250 g de acar a cerca de 250 mL de gua quente e continue aquecendo e mexendo a mistura at que a dissoluo seja completa. A soluo ficar amarelada e viscosa. Na primeira parte desse experimento, aps o consumo da casca do ovo na reao com o cido, o ovo fica envolvido apenas por uma membrana. Essa membrana semipermevel, pois permite a passagem da gua de uma soluo mais diluda (meio hipotnico) para uma mais concentrada (meio hipertnico): esse processo conhecido como osmose. No caso do ovo sem casca imerso no vinagre, a gua da soluo (vinagre) entra no ovo porque a concentrao de solutos dentro do ovo maior do que no vinagre. No caso do ovo inchado com gua, em contato com a soluo de acar, a gua sai do interior do ovo porque a concentrao de solutos no ovo agora menor que na soluo. O processo de osmose est presente em muitos mecanismos de transporte celular, principalmente entre clulas vegetais e microorganismos unicelulares. No caso dos vegetais, ocorre o transporte de gua do solo mido (meio hipotnico) para o interior da raiz (meio hipertnico). No caso de microorganismos unicelulares, geralmente com concentraes de solutos bem maiores que o meio externo (gua doce), ocorre transporte contnuo de gua para o seu interior; para no estourar, o microorganismo precisa bombear para fora o excesso de gua. O contrrio ocorre em microorganismos unicelulares de gua salgada, havendo gasto de energia para repor a perda de gua para o meio exterior mais concentrado, impedindo que o microorganismo murche. Observe: 1 - O carbonato de clcio (CaCO3) da casca do ovo em contato com o vinagre - a reao libera gs carbnico: 2H+(aq) + CaCO3(s) CO2(g) + H2O(l) + Ca+2(aq)

2 - Um fenmeno fsico que tambm pode ser observado no incio do experimento a flutuao do ovo com casca, associada formao de uma camada de bolhas na superfcie. Isso ocorre porque a densidade do conjunto ovo-camada de bolhas menor que a densidade do ovo sozinho. Esse fenmeno chamado de empuxo.

Questes para discusso 1. Comparando um milho-verde cozido em gua com sal com outro cozido somente em gua, que diferena se nota?

-8-

PROPRIEDADES COLIGATIVAS R.: O milho-verde cozido em gua com sal murcha devido perda de gua para a soluo, por osmose. 2. Como o fenmeno da osmose auxilia na conservao de alimentos? R.: A adio de sal carne, por exemplo, faz com que a carne desidrate, ficando imprpria para o desenvolvimento de microorganismos. 3. Do ponto de vista biolgico, por que a membrana do ovo tem que ser permevel? R.: Para permitir a troca de gases (O2/CO2), necessria para a respirao do feto.

Experincia 3 Este experimento tem como objetivo a realizao de uma osmose e a simulao do processo pelo qual as razes das plantas absorvem gua, transportando-a para as regies mais altas da planta. Materiais e mtodos . erlenmeyer . rolha com tubinho de vidro . pote plstico . proveta . acar . corante . cenoura Corte as extremidades de uma cenoura, deixando-a com aproximadamente 7 cm de comprimento. Descasque a cenoura. Com o auxlio de um cano de aproximadamente 2 cm de dimetro, faa nela um buraco de 6 cm de profundidade no sentido longitudinal. No erlenmeyer, prepare 10 mL de soluo aquosa saturada de acar e adicione a ela trs gotas de corante. Coloque essa soluo no buraco aberto na cenoura e tampe-o com a rolha com tubinho de vidro. Coloque a cenoura no pote plstico e adicione gua at 1 cm abaixo da extremidade superior da cenoura. Deixe o sistema em repouso e, aps algumas horas, observe o que aconteceu. Explique. Comentrio: A cenoura funciona como uma membrana semipermevel em que h passagem de gua para o seu interior (regio mais diluda), o que pode ser observado pela elevao do nvel da soluo no tubo de vidro. Essa experincia simula a absoro de gua pelas plantas em geral.
BIBLIOGRAFIA CRUZ, Roque. Experimentos de qumica em microescala. 2. ed. So Paulo: Scipione, 1995. p. 42.

-9-

Вам также может понравиться