Вы находитесь на странице: 1из 7

ARTIGO

ORIGINAL

Caminhos para Aproximar a Formao de Profissionais de Sade das Necessidades da Ateno Bsica
Ways the Attune Training of Health Professionals with Basic Health Care Needs
Francisco Eduardo de Campos1 Jos Roberto Ferreira2 Laura Feuerwerker3 Roseni Rosangela de Sena4 Joo Jos Batista Campos5 Hsio Cordeiro6 Lus Cordoni Jr.7
DESCRITORES - Educao mdica tendncias; - Sistemas de Sade; - Integrao docente-assistencial. RESUMO

A partir da considerao de que o Sistema nico de Sade, por mandato constitucional, deveria ordenar o processo de formao profissional na rea da sade e com base na importncia da fora de trabalho que ele absorve, os autores exploram as possibilidades de integrao do processo de aprendizagem rede de servios de sade. Na busca de reorientar a formao, tratam de estimular uma atuao interdisciplinar multiprofissional por meio da construo de um novo modelo pedaggico que equilibre a excelncia tcnica e a relevncia social, com mtodos de ensino-aprendizagem centrados no aluno e desenvolvidos como processo permanente, com base nas relaes de parceria da universidade com os servios de sade, com a comunidade, com as entidades e outros setores da sociedade civil. Os autores propem um sistema de incentivos s instituies de ensino superior, visando maior sintonia com o paradigma da integralidade. Para isto, estabelecem um mecanismo de acompanhamento classificatrio que congrega os distintos eixos de um processo de mudana da organizao de uma instituio de ensino na direo proposta, que incluem: a orientao terica predominante na instituio, a abordagem pedaggica e os cenrios de prticas, cada um deles abrindo-se em trs vetores que marcam o grau de avano nas mudanas em curso. Com isto, conformam uma tipologia e um perfil radial de avaliao da tendncia a alcanar o paradigma proposto. No se avalia com este instrumento a qualidade da instituio ou do programa, seno sua posio em relao ao SUS.

DESCRIPTORS - Medical education trends; - Health System; - Teaching care integration

ABSTRACT

Considering that the Brazilian Constitution mandates the countrys Unified Health System (SUS) to organize the professional training process in the health field and based on the importance of the work force the SUS absorbs the authors explore the possibilities for integrating the learning process into the health care system. Seeking to reorient the training process, they attempt to stimulate interdisciplinary multiprofessional action by constructing a new pedagogical model balancing technical excellence and social relevance.

Recebido em: 02/05/01 Aprovado em: 08/06/01


1. Professor Adjunto, Faculdade de Medicina da UFMG. 2. Ex-Coordenador do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Opas. 3. Coordenadora do Programa UNI/Kellogg, Doutoranda da FSP/USP. 4. Professor Adjunto, Escola de Enfermagem da UFMG. 5 Professor, Vice-Coordenador do Colegiado do Curso de Medicina da UEL. 6. Consultor da Fundao Cesgranrio. 7. Professor Adjunto, Centro de Cincias da Sade da UEL.

53

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA Rio de Janeiro, v .25, n 2, maio/ago. 2001 v .24, n 3, out./dez. 2000

ARTIGO

ORIGINAL

The teaching-and-learning process should be centered on the student and developed as a permanent process, based on partnership between university and health services, community, NGOs, and other sectors of the civil society. The authors propose a system of incentives for encouraging institutions of higher learning to further approach the integrality paradigm. They establish a mechanism of classificatory follow-up which assembles the various lines in a process of change in the direction they propose, including: the institutions predominant theoretical orientation, the teaching approach, and the range of health care practices, each comprising three vectors characterizing the degree of progress in actual changes. Thus, they shape a typology and a radial profile of evaluation in the thrust to reach the proposed paradigm. The instrument does not evaluate the quality of the institution or program, but its position in relation to the SUS.

reforma realmente democrtica, apoiada na mobilizao de expressivos setores sociais (Noronha e Levcovitz, 1994; Mendes, 1994), tem recursos estratgicos para intervir ativamente no cenrio da formao profissional. Assim, extremamente necessrio e oportuno um papel indutor do SUS, em suas vrias instncias, para estimular as mudanas na formao profissional em sade de acordo com seus interesses e necessidades. Isso vai possibilitar que se d direcionalidade ao processo de mudana das escolas, facilitando que a formao profissional se aproxime do necessrio para uma assistncia sade mais efetiva, equnime e de qualidade.

IMAGEM-OBJETIVO A SER ALCANADA


O que se busca a interveno no processo formativo, para que os programas de graduao possam deslocar o eixo da formao centrada na assistncia individual prestada em unidades hospitalares para um processo de formao mais contextualizado, que leve em conta as dimenses sociais, econmicas e culturais da populao, instrumentali-

INTRODUO
Apesar de a Constituio Federal de 1988 j indicar que o SUS deveria cumprir o papel de ordenar o processo de formao profissional na rea da sade, isso no se tem traduzido numa prtica institucional. Os instrumentos de poder de que dispe o sistema de sade para orientar o processo de formao e a distribuio dos recursos humanos no pas at o momento no foram utilizados. A desarticulao entre as definies polticas dos ministrios da Sade e da Educao tem contribudo para acentuar o distanciamento entre a formao dos profissionais e as necessidades do SUS. Embora o SUS constitua um significativo mercado de trabalho para os profissionais de sade, tanto nos servios pblicos quanto nos contratados, este fato no tem sido suficiente para produzir impacto sobre o ensino de graduao na rea de sade. A insero parcial dos hospitais universitrios na rede do SUS refora esse distanciamento, agravando as distores. Todos os esforos prvios de integrao do processo de ensinoaprendizagem rede de servios tiveram baixa sustentabilidade, pois dependiam de uma adeso ideolgica de docentes e estudantes, e, mesmo estando institucionalizados, mostravam-se vulnerveis s conjunturas polticas locais. Assim, os deslocamentos para ambulatrios perifricos, a superviso de internatos rurais, a participao em atividades comunitrias, entre outras atividades, sempre representaram um pesado nus para aqueles que as assumiam e as levavam frente (Marsiglia, 1995; Teixeira e Paim, 1996; Teixeira, 1995). necessrio assumir que no se pode ficar merc da transformao espontnea das instituies acadmicas na direo assinalada pelo SUS. A sade, como nico setor do Estado que vem sofrendo uma

zando os profissionais para enfrentar os problemas do processo sade/ doena da populao. Isto implica estimular uma atuao interdisciplinar, multiprofissional, que respeite os princpios do controle social e do SUS e que atue com responsabilidade integral sobre a populao num determinado territrio (Rede Unida, 1998). A construo de um novo modelo pedaggico deve ter como perspectiva o equilbrio entre excelncia tcnica e relevncia social, como princpios que devam nortear o movimento de mudana, que deve estar sustentado na integrao curricular, em modelos pedaggicos mais interativos, na adoo de metodologias de ensino-aprendizagem centradas no aluno como sujeito da aprendizagem e no professor como facilitador do processo de construo de conhecimento (Feuerwerker e Sena, 19) 99. As novas interaes devem estar sustentadas tambm em relaes de parceria entre as universidades, os servios e grupos comunitrios, como forma de garantir o planejamento do processo de ensino-aprendizagem centrado em problemas sanitrios prevalecentes. As mudanas impem uma nova estrutura de administrao acadmica, orientada por um sistema de controle que considere as novas categorias da prtica pedaggica/assistencial (Feuerwerker e Sena, 1999). A educao deve ser entendida como um processo permanente, iniciado durante a graduao e mantido na vida profissional, por meio das relaes de parceria da universidade com os servios de sade, a comunidade, as entidades e outros setores da sociedade civil. Como tal, ela envolve uma importante reorientao pedaggica, centrada no desenvolvimento da aptido de aprender, transformando o conhecimento num produto construdo por meio de ampla e total integrao com o objeto de trabalho (Ferreira, 1986).

54 Rio

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA de Janeiro, v .25, n 2, maio/ago. 2001

ARTIGO

ORIGINAL

Tambm deve haver a reorientao das pesquisas desenvolvidas na rea da sade, no apenas nos aspectos tcnico-operacionais, mas especialmente com a incluso do aspecto poltico-institucional e da avaliao da incorporao de novas tecnologias no repertrio das linhas de investigao. Especialmente este ltimo aspecto est relacionado com a promoo da pesquisa estratgica, aplicada a situaes concretas que demandam resultados a curto prazo que possam ser incorporados mesma realidade em que se realiza o trabalho. Os hospitais universitrios e de ensino, as instituies de ensino superior e os gestores do SUS devem buscar sua insero mais orgnica e efetiva no sistema, criando condies reais de exercer sua misso e retribuir com a qualidade tcnica na assistncia, no ensino, na pesquisa, na educao continuada e permanente, e na avaliao da incorporao de novas tecnologias. Graas a essa pactuao, os hospitais podem tornar-se mais abertos influncia externa na definio do perfil profissional a ser formado para o mercado, em especial para o SUS, e na integrao efetiva, potencialmente tornando-se referncia terciria regional para o Sistema nico de Sade.

respostas s necessidades concretas do SUS na formao profissional, na produo do conhecimento e na prestao de servios, objetivos finalsticos e indissociveis das instituies acadmicas, bem como de um servio articulado e comprometido com o processo de formao dos profissionais de sade. As primeiras situaes sempre so as mais tradicionais e conservadoras. As demais tentam projetar cenrios de avano gradual, que nem sempre se daro em suave transio, mas que neste momento servem para definir tipologias que possam estimular e orientar o processo de transformao desejado, como se ver mais adiante.

EIXO 1: ORIENTAO TERICA


Este eixo comporta trs vetores, que dizem respeito, respectivamente, produo de conhecimentos e oferta de ps-graduao e de educao permanente. Pode-se constatar que a pesquisa cientfica vem sendo dirigida pela dinmica e pela lgica estabelecidas pelos pases desenvolvidos. H, porm, necessidades imperiosas da ateno primria que no vm sendo corretamente respondidas, em especial quando se consideram as necessidades nacionais e regionais dos pases menos

SISTEMA DE GRADAO DAS MUDANAS


Nos ltimos anos, especialmente nas reas de medicina e enfermagem, houve movimentos expressivos no sentido de promover a reflexo crtica sobre os modelos tradicionais de formao profissional e de estimular as escolas a buscarem a transformao desse processo (Conferncia, 1986; Ferreira, 1988; World, 1994; OPS, 1997; (Sena-Chompr e Egry, 1998). Apesar de haver muito debate e um grau significativo de mobilizao, aparentemente faltam elementos para que se desencadeiem nas escolas processos efetivos de mudana. Apenas algumas escolas conseguiram iniciar processos profundos de mudana orientados de acordo com os princpios acima definidos (Cinaem, 1997; Feuerwerker, 1998). Nesse cenrio, seria muito oportuno que os atores e instncias do sistema de sade (em permanente processo de mudana) pudessem intervir ativamente, ajudando as escolas a se transformarem no sentido de orientar o processo de formao s necessidades do sistema de sade e de um modelo de ateno mais integral. Prope-se, ento, um sistema de incentivos s instituies de ensino superior que adotem prticas de ensino, pesquisa e assistncia sintonizadas com o paradigma da integralidade. A tendncia de que os processos de mudana se dem simultaneamente em distintos eixos (Almeida, 1999). No impossvel, mas pouco provvel, que uma escola que assuma um slido compromisso com a mudana pedaggica na graduao siga privilegiando apenas o ambiente hospitalar como cenrio de prtica. Apenas para fins classificatrios, e sujeitos crtica, identificamse a seguir distintos eixos de um processo de mudana em direo a uma imagem-objetivo que antev uma academia integrada e que d

desenvolvidos (Rifkin et al., 1988). Estudos clnico-epidemiolgicos, ancorados em evidncias, que possam avaliar criticamente e redirecionar protocolos e intervenes podem ser realizados com a capacidade ora existente. Devem ser ainda investigados componentes gerenciais do SUS, que possam estabelecer boas prticas de gesto, visando alimentar um processo de tomada de deciso e estimular a conformao de redes de cooperao tcnica horizontal. As prioridades atualmente adotadas no campo da investigao na academia permitem caracterizar pelo menos trs tipos de perfil institucional. O primeiro engloba instituies que desenvolvem investigaes predominantemente no campo biomdico, com nfase na apropriao tecnolgica e atuao autnoma especializada, dirigidas a produzir respostas para a ateno individual e a cura de doenas. Um segundo grupo de instituies adota orientao mais inovadora e procura um melhor equilbrio entre o biolgico e o social, desenvolvendo tambm investigaes no terreno da preveno das doenas, da promoo da sade e das aes coletivas, propiciando aos estudantes oportunidades de participarem desse tipo de investigao ao longo de toda a carreira. Finalmente, pode-se considerar a existncia de uma terceira abordagem, na qual os fatores reconhecidos como determinantes da sade constituem a base da fundamentao de um novo modo de produo do conhecimento, integrando aspectos da ateno individual e coletiva, compondo um novo paradigma que integra promoo e preveno com a prtica curativa. Em relao oferta de oportunidades educacionais alm da graduao, pode-se notar que em expressivo nmero de IES a determinao da oferta dos quantitativos de especialistas se d de acordo com uma

55 Rio

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA de Janeiro, v .25, n 2, maio/ago. 2001

ARTIGO

ORIGINAL

lgica interna presso de grupos de poder, influncias das corporaes e no segundo necessidades epidemiolgicas e sociais. O corolrio desta situao a baixa oferta de educao ps-graduada em reas necessrias, como a ateno bsica e a educao permanente dos profissionais da rede (Feuerwerker, 1998; Sena-Chompr e Egry, 1998). ainda necessrio articular cada vez mais a oferta de oportunidades de formao depois da graduao com as necessidades dos profissionais e do sistema de sade. As atividades de educao permanente devem ser dirigidas oferta regular de atividades com o objetivo de capacitar a fora de trabalho no setor, em consonncia com as necessidades assistenciais (Teixeira e Paim, 1996). Deve ser incentivada a incor-

VETOR 3: PS-GRADUAO E EDUCAO PERMANENTE


Grau 1: Autonomia completa na definio da oferta de residncias e de outras modalidades de especializao e ausncia de oferta de psgraduao na rea da ateno bsica e da educao permanente aos profissionais da rede SUS. Grau 2: Conformao intermediria, em que haja esforos para a oferta de educao permanente relacionada nosologia prevalecente, porm sem que isso interfira no perfil de oferta de residncia mdica, mestrados e doutorados, que seguem a lgica dominante, essencialmente corporatva. Grau 3: A lgica da oferta de oportunidades educacionais de ps-

porao de modalidades de ensino no presencial e distncia e a oferta graduao definida em estreita articulao com os gestores do SUS, de vagas de cursos de ps-graduao para reas estratgicas e/ou carentes de profissionais qualificados para o SUS. havendo reviso dos quantitativos e da qualidade da formao de acordo com as necessidades assistenciais, existindo, em conseqncia, um trabalho em estreita articulao com os Plos de Capacitao em Sade

VETOR 1: PRODUO DE CONHECIMENTOS PARA NECESSIDADES DO SUS


Grau 1: Escolas com limitada produo sistemtica de investigao, predominando as pesquisas na rea da ateno hospitalar e de alta

da Famlia.

EIXO 2: ABORDAGEM PEDAGGICA


Este eixo comporta igualmente trs vetores, relacionados respectivamente com a estrutura currricular, a mudana didtico-pedaggica e a

tecnologia, com nfase nas aes curativas. Grau 2: Escolas que produzem espectro mais amplo de investigao, incluindo, alm do anterior, as investigaes clnico-epidemiolgicas e baseadas em evidncias que possibilitem avaliar criticamente e redirecionar protocolos e intervenes. Grau 3: Escolas que, alm das investigaes no terreno biolgico, na rea de ateno hospitalar e de desenvolvimento de tecnologia complexa, desenvolvem pesquisas no campo da ateno bsica e da gesto do SUS, contribuindo para que seja possvel a tomada de decises com base em informao relevante e o estabelecimento de melhores prticas. orientao programtica. Em relao estrutura currcular, o padro mais freqente atualmente o da extrema fragmentao do conhecimento e do desenvolvimento isolado das disciplinas que compem o plano de estudos (Cinaem, 1997). Existem tambm currculos que incluem distintas modalidades de articulao, alguns de modo incipiente, outros chegando articulao inter e transdsciplinar. Predominam as orientaoes tradicionais no que diz respeito s metodologias de ensino-aprendizagem, havendo poucas oportunidades para a participao ativa do aluno no processo de produo do conhecimento. Na grande maioria das escolas, persiste tambm a separao entre teoria e prtica, e entre os ciclos bsico e profissionalizante (Cinaem, 1997). No entanto, o processo de educao de adultos pressupe a utilizao de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, que proponham Grau 2: Escolas que buscam criar oportunidades de aprendizagem, tendo em vista algum equilbrio entre o biolgico e o social, seguindo a orientao da preveno primria, secundria e terciria (paradigma de Leavell e Clark). Grau 3: Escolas que definem as oportunidades de aprendizagem de acordo com a importncia dos fatores determinantes da sade, incluindo as necessidades da ateno bsica. Para tanto, desenvolvem uma forte interao com os servios de sade, enfocando articuladamente aspectos relativos promoo, preveno e cura. concretamente desafios a serem superados pelos estudantes, que lhes possibilitem ocupar o lugar de sujeitos na construo dos conhecimentos e que coloquem o professor como facilitador e orientador desse processo (Bordenave e Pereira, 1994). Considerando-se a velocidade vertiginosa com que se produzem e disponibilizam conhecimentos e tecnologias no mundo atual, um dos objetivos fundamentais de aprendizagem do curso de graduao o de aprender a aprender. Aprender a aprender envolve o desenvolvimento de habilidades de busca, seleo e avaliao crtica de dados e informaes disponibiliza-

VETOR 2: DETERMINANTES DE SADE


Grau 1: Escolas que valorizam, na orientao da formao, exclusiva ou predominantemente, os aspectos biomdicos voltados ao diagnstico, tratamento e recuperao de enfermos.

56 Rio

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA de Janeiro, v .25, n 2, maio/ago. 2001

ARTIGO

ORIGINAL

dos em livros, peridicos, bases de dados locais e remotas, alm da utilizao das fontes pessoais de informao, incluindo a advinda da prpria experincia profissional. Outro conceito-chave de um modelo pedaggico inovador o de aprender fazendo, que pressupe a inverso da seqncia clssica teoria/prtica na produo do conhecimento e assume que ele ocorre de forma dinmica por intermdio da ao-reflexo-ao. Pretende-se a completa integrao entre os atuais ciclos bsico e clnico e a adoo de um currculo integrado, organizado em mdulos interdisciplinares, compostos por problemas relevantes, prevalecentes de sade. A resoluo dos problemas que orientar a busca da cincia bsica que respalde as intervenes para enfrent-los (Marques, 1997; Demo, 1998; Lck, 1994; Rede Unida, 1998; Brasil, 1997).

Grau 2: Embora prevalea a precedncia da teoria sobre a prtica, em algumas disciplinas so desenvolvidas atividades prticas centradas nas competncias laborais, buscando orientar a formulao da teora i. Grau 3: Ensino baseado majoritariamente na resoluo de problemas, em grupos pequenos, com nfase na realidade de sade, abordada nos servios e nos espaos comunitrios.

EIXO 3: CENRIO DE PRTICAS


Este eixo se compe de outros trs vetores: locais de prtica, mbito escolar e abertura dos servios prprios das instituies acadmicas s necessidades do SUS e grau de participao dos estudantes

VETOR 4: ESTRUTURA CURRICULAR


Grau 1: Ciclos clnico e bsico completamente separados e organizados em disciplinas fragmentadas. Grau 2: Existncia de disciplinas-atividades integradoras ao longo dos primeiros anos, mas mantida a organizao por disciplinas e a separao entre contedos bsicos e clnicos.

nas atividades prticas. Na maior parte das escolas, os hospitais e, principalmente, as enfermarias continuam o local privilegiado para o treinamento prtico dos estudantes (Cinaem, 1997). No entanto, os movimentos atuais de reorganizao da prtica mdica indicam uma tendncia progressiva des-hospitalizao, j que grande parte das prticas assistenciais pode se desenvolver de maneira mais eficiente e com menores custos nos

Grau 3: Currculo majoritariamente integrado, sem disciplinas isoladas, j que os contedos so organizados em mdulos, sem a precedncia cronolgica do ciclo bsico. Os temas so abordados de modo que as reas bsicas funcionem como efetiva base e referncia para a busca dos conhecimentos para a soluo de problemas.

ambulatrios, na comunidade e nos domiclios. Os cenrios de ensino, portanto, devem ser diversificados, agregando-se ao processo, alm dos equipamentos de sade, os equipamentos educacionais e comunitrios (Rede Unida, 1998; Feuerwerker e Sena, 1999; Demo, 1998). Muitos servios prprios das instituies acadmicas esto estruturados de acordo com uma lgica prpria e interna, mais vinculada s

VETOR 5: MUDANA PEDAGGICA


Grau 1: Ensino centrado no professor, realizado por meio de aulas expositivas para grandes grupos de estudantes e com processos de avaliao baseados em testes e provas. Grau 2: Ensino realizado em pequenos grupos de no mximo 15 estudantes, adotando processos de avaliao interativos, mas ainda restritos a menos de 20% da carga horria. Grau 3: Aprendizagem ativa com orientao tutorial permanente, desenvolvendo-se em mltiplos cenrios e utilizando mltiplas fontes de conhecimento, como as bibliotecas, a comunidade, os laboratrios de simulao, os rgos de processamento de informaes de sade, etc. Avaliao formativa e somativa de todos os aspectos da formao do estudante: conhecimentos, atitudes e habilidades.

demandas da pesquisa e do ensino que s demandas reais para funcionar como referncia e contra-referncia rede do SUS. Perpetua-se assim a ateno a uma clientela cativa, cujos problemas poderiam ser resolvidos na rede de ateno bsica, mas que bloqueiam o acesso dos que tm indicao para utilizar estes sofisticados recursos. Este eixo de mudana potencialmente produz dois impactos positivos: aumenta a representatividade da nosologia prevalecente nos servios prprios e disponibiliza ao SUS referncias terciria e quaternria. A interao ativa do aluno com a populao e profissionais de sade dever ocorrer desde o incio do processo de formao, proporcionando ao aluno trabalhar sobre problemas reais, assumindo responsabilidades crescentes como agente prestador de cuidados, compatveis com seu grau de autonomia.

VETOR 6: ORIENTAO PROGRAMTICA


Grau 1: A teoria precede a prtica, havendo grande nfase nas aulas expositivas e alguma prtica tanto em laboratrios bsicos como em servios hospitalares. Incipiente definio de necessidades de aprendizagem.

VETOR 7: DIVERSIFICAO DE CENRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM


Grau 1: As atividades prticas durante os dois primeiros anos do curso esto limitadas aos laboratrios da rea bsica. Ciclo clnico com prticas realizadas majoritariamente em hospitais tercirios.

57 Rio

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA de Janeiro, v .25, n 2, maio/ago. 2001

ARTIGO

ORIGINAL

Grau 2: Atividades extramurais uniprofissionais em unidades do SUS durante os dois primeiros anos do curso, com a participao de professores da rea de sade coletiva correspondendo a menos de 10% da carga horria. Ciclo clnico majoritariamente baseado em atividades ambulatoriais em servio pertencente instituio de ensino, com central de marcao de consultas prpria, ou em ambulatrios conveniados cuja administrao seja apartada da gesto da rede do SUS. Grau 3: Atividades extramurais em unidades do SUS, equipamentos escolares e da comunidade ao longo de toda a carreira, com graus crescentes de complexidade. Durante os dois primeiros anos de graduao, combinam-se as atividades extramurais multiprofissionais com experincias de integrao em laboratrios de problematizao, com participao de docentes de reas bsicas e clnicas em pelo menos 20% da carga horria. Esta mesma tipologia pode ser apresentada num perfil radial de avaliao. Apresentamos na figura um exemplo que inclui os dados de uma simulao.

VETOR 8: SERVIOS UNIVERSITRIOS ABERTOS AO SUS


Grau 1: Servios prprios isolados da rede SUS, com porta de entrada separada e com clientela cativa e redundante. Grau 2: Servios parcialmente abertos ao SUS, mas preservando algum grau de autonomia na definio do perfil de seus pacientes. Grau 3: Servios prprios completamente integrados ao SUS, sem central de marcao de consultas ou de internaes prprias das instituies acadmicas. Desenvolvimento de mecanismos institucionais de referncia e de contra-referncia com a rede SUS. A instituio simulada corresponde aos seguintes parmetros:

VETOR 9: PARTICIPAO DO ALUNADO NAS PRTICAS


Grau 1: Predomina a observao de prticas de carter demonstrativo. Grau 2: Participao do aluno em atividades selecionadas (anamnese, exame fsico, coletas de material para exames, curativos, etc.). Grau 3: Ampla participao clnica e comunitria do aluno, supervisionada pelos professores.

a desenvolve alguma investigao epidemiolgica orientada ) preveno de doenas; b centra a abordagem da sade no paradigma de Leavell e Clark; ) c articula-se com o SUS por meio dos plos de capacitao do PSF; ) d experimenta alguma integrao entre as disciplinas bsicas; ) e adota ensino em pequenos grupos em parte do currculo; ) ) f enfatiza a transmisso do conhecimento por meio de aulas expositivas;

Conformao das tipologias


Com base na pontuao obtida no sistema de gradao das mudanas, nos nove vetores estabelecidos, possvel agrupar as instituies segundo uma tipologia que procura caracterizar o grau de inovao adotada por cada escola. A porcentagem de pontos obtidos por determinada instituio est referida a um valor mximo de 100%, que corresponde ao grau mximo de aproximao do estado da arte. O quadro seguinte indica valores mdios para esta tipologia:

g utiliza laboratrios de demonstrao e hospitais tercirios; ) h possui servios clnicos prprios, isolados do SUS; ) ) i o aluno participa somente em atividades selecionadas. Em resumo, tal instituio poderia ser caracterizada como uma escola com alguma orientao em direo ao conceito ampliado de sade, com inovao parcial no ciclo bsico e abordagem clnico-hospitalar tradicional, com cerca de 60% de aproximao do estado da arte.

58 Rio

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA de Janeiro, v .25, n 2, maio/ago. 2001

ARTIGO

ORIGINAL

O esquema proposto poderia, eventualmente, servir como roteiro para que se fizesse o acompanhamento e o apoio de programas voltados ao incentivo da reorientao do modelo de formao das profisses da sade. Para ter direito aos incentivos, as escolas teriam que definir termos de compromisso para a mudana, pactuados com os gestores do SUS, que permitissem prever gradualismo na transio entre a situao atual e a imagem-objetivo que se pretendesse alcanar. A adeso a essa proposta seria voluntria e dependeria de projetos a serem apresentados pelas autoridades responsveis em cada instituio de ensino, contando, obviamente, com o respaldo das respectivas congregaes ou colegiados de curso. Os processos de mudana ou inovaes no deveriam ficar restritos a uma ou duas reas acadmicas, mas abranger o maior nmero possvel de reas, significando a constituio de um movimento expressivo de mudana dentro das escolas. Todas essas caractersticas se podem captar por intermdio do esquema avaliativo proposto. H conhecimento acumulado nas vrias reas abrangidas por essa proposta (mudana organizacional, trabalho em parceria multiinstitucional, concepo pedaggica, desenho curricular e metodologias de ensino-aprendizagem, etc.). fundamental que as escolas tenham acesso a esses conhecimentos nas vrias fases do processo: elaborao da proposta, construo e conduo do processo de mudana, implementao da mudana, capacitao pedaggica para os docentes, construo de um projeto poltico-pedaggico, etc. Alm dos recursos financeiros, portanto, para que uma poltica de incentivos realmente contribusse para a mudana da formao profissional, seria indispensvel que ela possibilitasse s escolas apoio tcnico para o acompanhamento e desenvolvimento dos projetos.

6 Demo P. Desafios modernos da educao. Petrpolis, RJ: Vozes, . 19. 98 7 Ferreira JR. Avaliao prospectiva da educao mdica. Educ. Med. . Salud. 1986; 20 (1). 8 Ferreira JR. El anlisis prospectivo de la educacin mdica en Am. rica Latina. Educ. Med. Salud. 1988; 22 (3). 9 Feuerwerker LCM, Sena R A. Construo de novos modelos acad. micos de ateno sade e de participao social. In: Almeida MJ, Feuerwerker LCM, Llanos MA. Educao dos profissionais de sade na Amrica Latina: teoria e prtica de um movimento de mudana. So Paulo: Hucitec; 1999. p. 47-83. 1. Feuerwerker LCM. Mudanas na educao mdica e residncia 0 mdica no Brasil. So Paulo: Hucitec/Rede Unida, 1998. 1. Lck H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos terico-metodol1 gicos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. 1. Marques LAR. Currculo: bem mais que um documento. Olho 2 Mgico. 1997; (12): 3. 1. Marsiglia RG. Relao ensino/servios: dez anos de integrao 3 docente assistencial (IDA) no Brasil. So Paulo: Hucitec, 1995. 1. Distrito sanitrio: o processo social de mudana das prticas sani4 trias do Sistema nico de Sade. So Paulo: HUCITEC, 1994. 1. Noronha JC, Levcovitz E. AIS SUDS SUS: os caminhos do 5 direito sade. In: Sade e sociedade no Brasil, anos 80. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. p. 73-111. 1. OPS. Encuentro continental de educacin mdica. Montevideo: OPS/ 6 OMS, 1997. 514 p.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1 Almeida MJ. Educao mdica e sade: possibilidades de mudan. a. Rio de Janeiro: ABEM, 1999. 2 Bordenave JD, Pereira AM. Estratgias de ensino-aprendizagem. . Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. 3 Brasil. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Edu. cao Superior. Edital no. 4/97. O MEC, por intermdio da SESU torna pblico e convoca as Instituies de Ensino Superior a apresentar propostas para as novas Diretrizes Curriculares dos cursos superiores, que sero elaboradas pelas Comisses de especialistas da SESU/MEC. Dirio Oficial da Unio de 12/12/97, p. 26920, seo III. 4 Cinaem. Relatrio final da segunda fase, 1997. (mimeo). . 5 Conferncia mundial de educao mdica: seis temas principais para . as reunies nacionais. Rev. Bras. Educ. Md. 1986; 10 (3): 157-169.

1. Rede Unida. Contribuio para as novas diretrizes curriculares nos 7 cursos de graduao da rea da sade. Olho Mgico. 1998; (16): 112. 8 1. Rifkin SB, Muller F, Bichmann W. Primary health care: on measuring 8 participation. Soc. Sci. Med. 1988; 26 (9): 931-40. 1. Sena-Chompr Roseni R, Egry Emiko Y. A enfermagem nos proje9 tos UNI: contribuio para um novo projeto poltico para a enfermagem brasileira. So Paulo: Hucitec, 1998. 2. Teixeira CF, Paim JS. Polticas de formao de recursos humanos 0 em sade: conjuntura atual e perspectivas. Divulgao em sade para debate. 1996; (12): p.19-23. 2. Projeto Montes Claros: a utopia revisitada. Rio de Janeiro: 1 ABRASCO, 1995. 2. World summit on medical education, Edinburgh, 1993. Med. Educ. 2 1994; 28 (suppl.1).

59 Rio

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAO MDICA de Janeiro, v .25, n 2, maio/ago. 2001

Вам также может понравиться