Вы находитесь на странице: 1из 16

A VOCAO PEDAGGICA DA FILOSOFIA

Ao analisarmos o contexto educacional atual, percebemos que comum ouvir que a educao est em crise. Na verdade, tal crise no novidade. No decurso de toda a histria da Educao possvel constatar educadores que escreveram sobre tal crise. Ela no se deve somente ao fator econmico, e sim, qualidade educacional apresentada. nesse sentido, ento, que se apresenta o tema Filosofia na Educao. Acredita-se que a Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crtico e, conseqentemente, auxiliar a construir uma nova viso de sociedade, onde, pressupe-se que a educao a principal responsvel pelas transformaes da mesma. Historicamente, pode-se ver que a educao vem sofrendo modificaes, as quais, por sua vez, visam torn-la mais adequada realidade. Entretanto, a Filosofia afirma que a partir do convvio e da ao do homem com e sobre a realidade, que ele se forma e se estrutura. Assim sendo, constata-se que o senso comum a respeito da educao o de uma formao fragmentria, incoerente, desarticulada, enfim, totalmente desprovida de certeza. Enquanto na conscincia filosfica acontece o contrrio, pois, uma concepo com total coerncia, unidade e articulao. E ainda fornece educao uma reflexo sobre a sociedade na qual est situada. Entretanto, compreende-se que a educao est aberta a questionamentos. Por isso, acredita-se que a Filosofia uma das muitas alternativas para se tentar pensar a educao como instrumento de transformao social Dessa forma, concorda-se com LUCKESI (1990, p.33) quando afirma que, a reflexo filosfica sobre a educao que d o tom a pedagogia, garantindo-lhe a compreenso

dos valores que, hoje, direcionam a prtica educacional e dos valores que devero orient-la para o futuro. Ento, se constata que a Pedagogia nada mais do que uma concepo filosfica da Educao, a qual deve ser exercida na prxis, para obter seus melhores resultados. A partir destas consideraes, este trabalho tem por objetivo geral pesquisar a importncia e a contribuio da Filosofia para a Educao. Mais especificamente, consistem em apontar as caractersticas do pensamento filosfico, os principais filsofos que contriburam para os fundamentos da Educao e ainda, relatar a importncia do ensino da Filosofia na escola. Por conseguinte, necessrio extrair dados de fontes, onde encontramos os lugares e situaes que precisamos para pesquisar. Ento, para isso, o presente estudo se utiliza de fontes terico-bibliogrfica. Sendo assim, a rea de abrangncia do tema se situa no campo das cincias sociais, voltada para a educao, mais especificamente para a Filosofia da Educao. Em suma, compreendese que no se educa somente para educar, mas tambm para realizar um fim: aperfeioar, despertar o homem para o mundo ou para sua liberdade, ajustar uma natureza, construir o progresso coletivo, inventar, entre muitas outras coisas. Da, a filosofia de cada ser em si.

2 ALGUMAS FILOSFICO

CARACTERSTICAS

DO

PENSAMENTO

Desde o sculo VI a. C., quando ocorreu o surgimento da Filosofia, ela foi posta como uma nova ordem de pensamento. No entanto, no podemos afirmar que o fato de ser uma nova ordem de pensamento seja suficiente para definir a filosofia. Nela, h liberdade de pensamento, portanto, se torna uma tarefa impossvel encontrar uma definio pronta. Encontraremos, sim, uma constante busca pelo aprender a filosofar. Como diz o grande filsofo alemo Emmanuel Kant, No h

filosofia que se possa aprender; s se aprende a filosofar. (In: PILETTI, 1988, p.12). Nesse sentido, importante saber a o sentido etimolgico da palavra Filosofia, que vem do grego philosophein, que em sua estrutura verbal significa amar a sabedoria, entendida como reflexo do homem acerca da vida e do mundo. Assim, entendemos que a filosofia no a sofia mesma, cincia e sabedoria ao mesmo tempo, e sim, o desejo, a procura por essa sofia. Desse modo, PILETTI (1988, p.13) relata:

a filosofia corpo de entendimentos que compreende e direciona a existncia humana em suas mais variadas dimenses.

Em geral, a filosofia est presente em ns o tempo todo, basta que seja despertada e posta em ao. Como diz Lencio Basbaum (In: LUCKESI, 1990, p.23)

A essncia da Filosofia a procura do saber e no sua posse. Se [...] procura e no posse, podemos dizer que o trabalho filosfico um trabalho de reflexo. A palavra reflexo vem do verbo latino reflectere, que significa voltar atrs. Filosofar, portanto, significa retomar, reconsiderar os dados disponveis, revisar, examinar detidamente, prestar ateno e analisar com cuidado.

A filosofia no , de modo algum, uma simples abstrao independente da vida. Ela , ao contrrio, a prpria manifestao da vida humana em sua mais alta expresso. Por vezes, atravs de uma simples atividade prtica, outras vezes no fundo de uma metafsica profunda e existencial, mas sempre dentro da atividade humana, fsica ou espiritual, h filosofia [...]. A filosofia traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. Evidentemente, ele no se alimenta da filosofia, mas, sem dvida nenhuma, com a ajuda da filosofia.

Com efeito, entendemos que a filosofia o meio pelo qual o homem se torna crtico, pois, a partir do momento em que passa a pensar, refletir, analisar os conceitos da sociedade, que se v como um membro com possibilidade de viver e de alterar o funcionamento desta. E, somente assim que conseguimos expor idias novas e interagir sobre o meio em que vivemos. Por conseguinte, no aceitamos exclusiva e unicamente o que nos posto como certo a ser seguido. Sendo assim, quando comeamos ento, a filosofar, comeamos tambm a ponderar a cotidianidade dos seres humanos. Para reforar o exposto acima, informa LUCKESI (1990, p.22):

importante ressaltar o que CORDI (2000, p.18) fala a respeito da grande lio que os filsofos gregos nos deixaram: nunca se conformar com as estruturas existentes como se fossem as nicas possveis. Quem quer ser criativo no seu momento histrico deve refletir atenta e criticamente: preciso filosofar.

3 FILOSOFIA E EDUCAO: PRINCIPAIS FILSOFOS QUE CONTRIBUIRAM PARA OS FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS A filosofia sempre esteve ligada Educao, como ordem de pensamento que visa tornar o homem um ser preocupado em esclarecer e participar da realidade em que vive. Em tal caso, consideramo-la como sendo uma reflexo (radical, rigorosa e de conjunto) sobre os problemas reais apresentados no mbito educacional. Ento, com relao ao papel filosfico na educao, cabe salientar que, consiste

Filosofia um corpo de conhecimento, constitudo a partir de um esforo que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. [...] Desse modo,

tambm nessa reflexo sobre os problemas que a realidade educacional apresenta. Ento, assim como na realidade social, na educacional o papel da filosofia tambm o de despertar o senso crtico das pessoas. Demerval Saviani (1989) nos aponta que a construo do pensamento se inicia pelo emprico, passando pelo abstrato e assim, chegando ao concreto. Do mesmo modo, segundo ele, em termos de concepo de mundo, se d a passagem do senso comum conscincia filosfica. A correspondente passagem do homem do mundo obscurecido em que vive, para o novo mundo visvel e real que pode, certamente, proporcionar a si mesmo e consequentemente ao seu semelhante. Conforme, afirma SAVIANI (1989, p.13):
Conclui-se que a passagem do senso comum conscincia filosfica condio necessria para situar a educao numa perspectiva revolucionria. Com efeito, esta a nica maneira de convert-la em instrumento que possibilite aos membros das camadas populares a passagem da condio de classe em si para a condio de classe para si. Ora, sem a formao da conscincia de classe no existe organizao e sem organizao no possvel transformao revolucionria da sociedade.

processo que vincula um sujeito ao seu meio ambiente prximo, a um sistema de sociedade, de cultura e de valores (no qual tomam lugar as instituies educativas) e lhe permite integrar-se. Essa dimenso formadora-fundadora o desafio de uma realizao, de uma liberdade, do sentido da prpria empresa educativa, objetos da reflexo filosfica.

A educao uma questo que vem sendo debatida desde os tempos antigos at a atualidade, por filsofos e educadores, partindo do ponto que ela responsvel pelo processo de formao das faculdades intelectuais, morais e fsicas do ser humano. Logo, exponhamos que o papel educacional da filosofia, se concentra no desenvolvimento do senso crtico, aumentando a conscincia reflexiva do homem, dirigida a si e ao mundo. De acordo com isso, MORANDI (2002, p.17) nos coloca um conceito para a educao, associado conscincia filosfica:

A educao: este termo exprime o princpio gerador dos comportamentos individuais culturais e sociais, assim como saberes inscritos em cada um. A educao designa o

Nesse sentido, levamos ao conhecimento, que no podemos falar em educao sem falar de ser humano. Ento, percebemos que, em qualquer sociedade h uma concepo diferenciada de homem, pois, cada uma projeta nele uma imagem ideal, ou seja, o homem ideal para fazer parte dela. A educao sistematizada se originou na Grcia, por meio do mtodo dialgico. Sendo assim, destacamos o primeiro grande educador da histria: Scrates. Segundo ele, o conhecimento est dentro de cada homem, s necessita ser despertado. Ento, para isso, ele usa do seu mtodo dialogado, onde proporcionava dilogos crticos com seus interlocutores, fazendo com que, atravs das interrogaes feitas por ele, pudessem dar a luz as suas prprias idias. Afirma ainda que o educador no deve dar a resposta dvida do educando, e sim, estimul-lo para que procure dentro de si essa resposta. Scrates diz que cada um de ns pode ser filsofo. Contudo, para que isso acontea, devemos ser conhecedores da nossa prpria ignorncia e, estarmos em constante busca pelo verdadeiro conhecimento, que se d para alm das aparncias das coisas materiais, no mundo das idias, imutvel e perfeito. Plato, discpulo de Scrates, pode ser considerado o fundador da teoria da educao. Afirmava que s possvel chegar ao conhecimento verdadeiro atravs do mtodo que props: a dialtica. Esta era um meio de refutar as afirmaes propostas pelas pessoas. Para ele, o verdadeiro conhecimento se encontra no mundo das idias, o qual, s atingimos quando deixamos para trs o mundo sensvel. Em suma, diz que, o que sabemos foi contemplado pela alma no mundo das idias. No entanto, a educao proposta por Plato visava a formao moral do homem perante o Estado.

Aristteles, outro grande filsofo grego, possua uma viso bem diferente de Scrates e Plato, discordando do idealismo platnico. Desenvolveu uma teoria voltada para o real. Segundo ele, a finalidade da educao no ser humano a sua busca pela felicidade ou pelo bem, que est no mais alto grau do funcionamento da natureza humana, ou seja, na razo, que exerce a funo de direcionar a conduta humana. Santo Agostinho e Santo Toms de Aquino aperfeioam tais teorias: a platnica, o primeiro, e a aristotlica, o segundo. Todavia, levam em considerao o lado religioso. Com relao ao ensino, ambos admitem que Deus seja o verdadeiro mestre que ensina dentro de nossa alma, porm sublinha a necessidade da ajuda exterior. Joo Ams Comnio, tambm acreditava em Deus, mas inovou no pensamento filosfico-educacional dando mais importncia didtica, dimenso que a educao medieval no levava em conta. Afirmou que o objetivo educacional deve ser alcanado pelo domnio de si mesmo, o qual assegurado pelo conhecimento de si mesmo e de todas as coisas teis. Mais tarde, surge o Iluminismo, um movimento que procurava levar as luzes da razo por todos os lugares, no se prendendo a o dogmatismo e sim, a racionalidade. A educao iluminista, assim como a sua cientificidade, era livre de influncias religiosas, permitia a liberdade de pensamento. No auge desse movimento, Jean Jacques Rousseau, inaugurou uma nova fase na educao. Foi o principal precursor da Escola Nova, promovendo uma volta natureza, de forma que o aluno no precisava s ser instrudo, mas tambm caberia a ser, naturalmente livre, sem represses, restringindo-se as experincias. Nesse sentido, caberia ao professor conduzir o aluno ao caminho que ele deve seguir, o professor no ensina, organiza as idias e as repassa, fazendo com que os alunos aprendam. Joo Henrique Pestalozzi evidencia seu desejo em juntar o homem natural e a realidade histrica.

Karl Marx e Friedrich Engels colocam que a educao deve ser igual para todos, operrios e burgueses. Antonio Gramsci, tambm com uma viso marxista, compreende que o ser humano s constri sua personalidade digna pela capacidade de produzir a prpria existncia por meio do trabalho. Sendo assim, afirma que a escola pode alienar o individuo a sociedade, dando vantagem ao capitalismo. John Dewey priorizava a experincia como o principal fator de interesse em aprender. Afirmou que a educao escolar deve ser realizada ao mximo junto com a prpria vida, pois, esta uma constante experincia e, consequentemente uma aprendizagem, e, o papel da escola de proporcionar rapidez nesse processo. Ento, nesse caso, o professor somente deveria orientar o aluno naquilo que tem interesse, incentivando-o a experimentar. Maria Montessori expe que no se deve ajudar diretamente uma criana a sair de uma dificuldade, nem tampouco censurar o trabalho feito; a atividade, segundo ela, deve ser intensa e interessante. Quanto ao professor sovitico Anton Semionovich Makarenko, PILETTI (1991, p.165) nos relata:
[...] Makarenko prope a substituio da escola burguesa baseada nos mtodos ldicos o jogo pela escola baseada no trabalho produtivo. A escola deve ser uma comunidade (um coletivo) a servio da produo de bens econmicos. De acordo com Makarenko os educadores s tm sentido como membros da comunidade, e sua liberdade est condicionada aos interesses do grupo, o qual, por sua vez, faz parte de uma comunidade maior.

Para o professor francs Clestin Freinet a atividade natural da criana se desenvolve no grupo em cooperativa, e, no devemos interromper esse ciclo natural, mas tambm no podemos entreg-la por completo atividade espontnea do jogo. Seu mtodo procura, acima de tudo,

oportunizar a criana de exteriorizar seus pensamentos e seus sentimentos por meios de expresso com a mxima liberdade possvel. O escocs Alexander Sutherland Neill, prope uma escola onde a autoridade substituda pela responsabilidade e a disciplina, pela liberdade, e afirma que, s num ambiente no repressivo a criana manifestaria sua criatividade. No Brasil, segundo assegura PILETTI (1991) o movimento escola novista vinha se impondo desde 1920, mas, seu grande marco foi com o Manifesto dos pioneiros da Educao Nova, cujos principais signatrios foram Fernando de Azevedo, Ansio Teixeira e Loureno Filho. Sendo algumas de suas propostas: nfase para a educao pblica, a escola nica e a co-educao, a laicidade, a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar, descentralizao do sistema escolar, ensino ativo, uso da psicologia na educao e a renovao metodolgica. Fernando de Azevedo emprega a questo de que o indivduo deve se adaptar ao grupo social que pertence e que, cabe ao ensino elementar fornecer a base para tornar possvel a coeso social. Ansio Spinola Teixeira defende a escola nica, aberta a todos, sem qualquer espcie de distino e, deve servir de instrumento para a reconstruo social. Manuel Bergstrn Loureno Filho. Este segue a vertente mais psicologista da Escola Nova. Tal vertente procura reduzir os problemas sociais a questes tcnicopedaggicas e at psicolgicas. Para ele a escola psicopedagogicamente adequada significa j a democratizao social. Ressalta PILETTI (1991, p.178)

4 FILOSOFIA E SEU ENSINO: A IMPORTNCIA DESTA NA ESCOLA A educao dentro de uma sociedade no se manifesta como um fim em si mesma, mas sim, como um instrumento de manuteno ou transformao social. Porquanto, necessita de meios que orientem os seus caminhos. Enfim, toda sociedade possui valores norteadores de sua prtica educacional, logo, no esta que estabelece os seus fins, mas a reflexo filosfica que se encontra dentro de determinada sociedade. LUCKESI (1990) Ainda sobre a questo enfatiza LUCKESI (1990, p.31): As relaes entre
Educao e Filosofia parecem ser quase naturais. Enquanto a educao trabalha com o desenvolvimento dos jovens e das novas geraes de uma sociedade, a filosofia a reflexo sobre o que e como devem ser ou desenvolver estes jovens e esta sociedade.

Em suma, a filosofia sempre esteve presente na educao, dando-lhe direcionamento por meio de seus pressupostos e influenciando as prticas exercidas pelos professores. So os pensadores da educao que, ao critic-la, propiciam que ela avance no sentido de buscar a transformao da sociedade.

CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS CORDI, Cassiano. Et al. Para Filosofar. So Paulo: Scipione, 2000. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: para uma Gerao Consciente. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educao. So Paulo: Cortez, 1990. MORANDI, Franc. Filosofia da Educao. So Paulo: EDUSC, 2002. 10 PILETTI, Claudino. Filosofia da Educao. 3 ed. So Paulo: tica, 1991. PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e Histria da Educao. 6 ed. So Paulo: tica, 1988. SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 6 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. SAVIANI, Demerval. Educao:do senso comum conscincia filosfica. 9 ed. So Paulo: Cortez, 1989.

Conclui-se ento, a partir do estudo realizado que desde a sua criao, o papel fundamental e base da filosofia o de tornar o ser humano um ser inconformado com o que lhe posto, um ser crtico que, a partir da liberdade que possui, (pois todo homem livre, basta que desperte isso dentro de si), construa e seu prprio pensamento e suas prprias concluses sobre o meio e a realidade a qual vive. Desse modo, constatamos que as concepes filosficas so compostas por uma enorme pluralidade e riqueza. Pois a filosofia no um mundo fechado, pronto e perfeito, mas um mundo aberto, em pleno desenvolvimento. (COTRIM, 1992) E assim, com base no que foi pesquisado at ento, percebemos com clareza a tamanha importncia que a filosofia possui para com a educao, sendo que esta, como principal responsvel pela transformao da sociedade necessita formar cidados crticos e construtivos, o que na certeza, ressaltado pela filosofia, pois um ser no filsofo tambm pode se considerar um ser no social. Porque um indivduo que no faz filosofia, consequentemente no faz sociedade. Ento, cabe a escola desde cedo influenciar na vida do ser humano, tentando o despertar do sono padronizado que lhe imposto, para assim, acordar, construir e fazer parte de uma sociedade livre para pensar e agir

A relao da filosofia com a educao existe desde o mundo grego. Os filsofos gregos, em busca da arete humana, foram os que deram incio s discusses sobre a filosofia da educao e seu sentido no mundo. Viam na educao um meio necessrio para o alcance de uma cultura ideal e de uma alma purificada, capaz de elevar o homem ao conhecimento inteligvel, apostando na busca de um ideal artstico de cultura. A busca pela educao ideal representada por Plato na metfora da alegoria da caverna, no momento em que um dos homens presos no fundo de uma caverna consegue se libertar do conhecimento da doxa, enxergando a luz da verdadeira realidade. O caminho da Filosofia, para Plato, era o de conhecer a realidade por conceitos, at perceber que a prpria realidade , ela mesma, o mundo das idias, dos conceitos puros, ou mais exatamente, das formas puras (Ghiraldelli, 2001, p.32-33). Na viso platnica, a filosofia deveria transcender a contingncia histrica, contribuindo para o processo de esclarecimento da verdadeira sabedoria, na superao das falsas crenas, lanando a idia de uma educao para a virtude, uma educao perfeita, com a qual o homem se torna culto e erudito. E, nessa expectativa, a educao acabou tornando-se objeto de estudos e reflexo da filosofia desde os tempos gregos. Pode-se dizer que a filosofia da educao surgiu do forte vnculo entre a filosofia e a pedagogia estabelecido no decorrer dos anos, pois a filosofia, preocupada com as formas do conhecimento perfeito, orientou o homem segundo a razo, inferindo um pensamento pedaggico que busca a perfeio. Assim, percebe-se a disciplina sendo marcada pela histria do pensamento filosfico, com fundamentos e objetivos voltados aos entendimentos da tradio. Entretanto, a filosofia da educao dos ltimos tempos, procurou transcender seus limites conceituais, aventurando-se nas discusses

filosficas contemporneas que propiciam a articulao entre diferentes perspectivas tericas. A disciplina, antes restrita a filosofia do continente, passou experimentar as vantagens e as desvantagens das transformaes filosficas americanas, envolvendo-se na discusso analticos versus continentais. A filosofia analtico pragmtica foi difundida, sobretudo nos Estados Unidos, na Holanda e na Gr-Bretanha, sendo apresentada, inicialmente, com uma fundamentao lgica e relacionada com a cincia, e a filosofia continental difundida na Europa, ligada a pensadores hermeneutas, fenomenlogos, existencialistas e frankfurtianos, com uma fundamentao voltada aos estudos histricos. Presente na dicotomia e na relao que parece anim-la, a filosofia da educao da segunda metade do sc. XX, tematiza o contraste entre cultura cientfica e cultura humanstica. A diversificao, bastante clara nos ltimos anos, permeia de um lado a filosofia de cunho descritivo e, de outro, a filosofia de tipo histrico e ontolgico. Pode-se dizer que as correntes se desenvolvem de forma paralela, com momentos de encontro e desencontro de princpios e estilos. E, na ambigidade, os mal-entendidos so inevitveis. As mltiplas designaes da tarefa do filsofo, explanadas pelas tradies, tm dificultado a compreenso do papel da filosofia na educao, provocando incompatibilidades no ensino acadmico da disciplina. Muitos professores ainda no entenderam claramente o que trata cada tradio, utilizando-se das teorias de Forman paradoxal. Ora seguem um mtodo de filosofar investigativo, ora simplesmente repassam verdades filosficas. E ainda h os professores que assumem utopicamente uma ou outra linha filosfica, iluminando pensamentos alheios s necessidades atuais. Sem dvida, o reconhecimento no elucidado das discusses

filosficas tem demonstrado no campo terico e prtico, uma convivncia conflituosa na atividade da disciplina. Diante disso, emerge a necessidade de se questionar sobre a prpria formao dos professores e rediscutir a tarefa da disciplina atravs de parmetros mais atualizados da cultura filosfica. Considerando que a maioria das instituies educativas no contemplam a especificidade do assunto, torna-se relevante discutir essas questes, aprofundando as investigaes na rea. Em outros termos, a motivao do ensaio reforar os debates no processo de formao de educadores, maximizando as novas abordagens tericas do mundo contemporneo. Atravs do dilogo entre analticos e continentais, o estudo propicia a reflexo das diferentes esferas de indagao, redimensionando a filosofia da educao a partir de entendimentos pragmticos presentes na comunicao. A filosofia da educao, no seu acontecer histrico, esclareceu muitas dvidas, contribuindo para transformaes qualitativas na sociedade. Torna-se importante retomar e discutir o sentido do filosofar nos cursos de formao de professores, para que os futuros profissionais da educao possam atribuir novos significados s prticas docentes. Na medida em que h uma racionalidade que no pode mais simplesmente explicitar o modelo de ensino idealizado ou lgico de filosofia, introduz-se a possibilidade de reconduzir as propostas pedaggicas a partir do reconhecimento intersubjetivo e hermenutico de conjugao entre a filosofia e a prtica educativa. Sob essa lgica, os programas de ensino contemplariam no somente a teoria filosfica, mas a sua reflexo com a problemtica educacional, possibilitando a comunicao e a articulao dos conhecimentos. Para tanto, o currculo ao contrrio de ser um conjunto de conhecimentos a serem ensinados, necessita promover rupturas epistmicas, desenvolvendo discusses seletivas, no qual

um grupo responsavelmente organizado reconhece e aprecia os saberes necessrios e significativos. Entende-se que a validade da Filosofia da Educao depende da maneira como so efetivados os estudos filosficos. A simples transmisso de pensamentos clssicos ou a discusso superficial de temas desacoplados da prtica pedaggica no efetiva a reflexo e compreenso dos aspectos educativos. necessria uma formao cultural qualitativa de comunicao reflexiva que proporcione o entendimento hermenutico do papel da filosofia na educao. Sendo assim, a apropriao de um entendimento crtico, mediado intersubjetivamente, voltada s inovaes da filosofia contempornea, pode proporcionar o desocultar das implicaes sistmicas e racionalistas, operacionalizando novas competncias nas dimenses da formao humana, assim como a produo de novas vias de esclarecimento no ato de educar. As contribuies pragmtico-lingsticas de Rorty e de Habermas podem clarear as preocupaes desenvolvidas no interior da filosofia da educao, despertando novas significaes para o estudo filosfico na educao. Discutindo os pressupostos prticos da linguagem, os autores desenvolvem pontos em comum, valorizando a vida e as experincias cotidianas. A partir dessas concepes empreende-se o conhecimento como sensvel ao homem, ajudando-o no processo de descoberta do novo, dando finalidades s tentativas de estabelecer uma ordenao nas atividades culturais e educativas. Apesar de algumas discordncias, as reflexes desses autores podem proporcionar modificaes qualitativas na maneira de pensar a Filosofia, persuadindo sobre a importncia da disciplina para o progresso do saber educativo. A aproximao dos autores s referncias tericas do pragmatismo e da hermenutica determina a utilidade e a semntica da teoria para a

atividade humana, viabilizando prticas comunicativas que permitem a produo de entendimentos que vo alm dos meios tradicionais. Atravs de consensos democrticos, Habermas tenciona desenvolver os aspectos comunicativos da racionalidade, produzindo um conhecimento universal voltado aos interesses sociais. Rorty pretende criar uma sociedade tolerante, que acate as reivindicaes dos grupos particulares (gays, prostitutas, etc), admitindo a existncia complexa de diferenas. So alternativas para o conhecimento tradicional, que oferecem como argumento estudos focalizados na aplicao prtica e contribuem para a ressignificao do saber filosfico em educao, alicerando a produo de um mtodo de anlise crtico da realidade de formao. As discusses dos pressupostos da linguagem auxiliam no entendimento crtico da limitao do conhecimento filosfico desenvolvido na educao, permitindo mudanas nas estruturas bsicas da pedagogia. O neo-pragmatismo de Rorty e a Ao Comunicativa de Habermas auxiliam a recuperar a reflexo, a crtica e a problemtica dos fundamentos da educao, justificando a necessidade das transformaes culturais tomarem parte mais ativa no debate pedaggico atual. Em outros termos significa traduzir uma preocupao que oportuniza a possibilidade de se constituir uma Habermas versus Rorty. Rorty e Habermas so autores que discutem o saber ocidental, produzindo consensos e dissensos sobre o papel e a finalidade do conhecimento filosfico, reconhecendo no pragmatismo e na hermenutica a possibilidade de abandonar o modelo mentalista de cultura. Os autores so grandes pensadores da filosofia contempornea que desestruturaram o entendimento filosfico tradicional, propiciando o dilogo entre a filosofia analtica e a filosofia continental. Suas discusses tratam principalmente da crise da filosofia moderna e da necessidade de o

estudo filosfico transcender a metafsica tradicional e a epistemologia. Ambas as teorias compartilham da crtica ao modelo representativo da filosofia da conscincia, oferecendo uma aproximao lingstica para a produo do conhecimento. Os autores utilizam-se dos pressupostos da conversao, acreditando na possibilidade de produzir um saber intersubjetivo, relacionado com o agir e com as aes cotidianas. Assim, Rorty e Habermas propem sadas ao paradigma da conscincia, contribuindo para a reestruturao solidria e democrtica do conhecimento. O debate sobre a verdade refina as teorias precedentes, atendendo s reivindicaes do discurso ocidental preso problemtica da crise da razo. Extremamente crticos s cincias positivistas e ao domnio da filosofia na atividade produtiva do conhecimento, os autores oferecem propostas renovadas de entendimento tcnico-racional e de significao prtica das experincias comuns. Acreditando na fora da linguagem, dizem poder ressignificar a razo moderna, estabelecendo novos rumos para o pensamento filosfico.As tendncias apresentam idias apoiadas no mais na metafsica ou na epistemologia, como abordava a filosofia tradicional, mas na semntica emergida dos jogos de linguagem. Desse modo, a questo sobre a verdade tomou o espao do debate filosfico ocidental, produzindo, alm das similaridades, contrapontos que no deixam de ser importantes para o progresso do conhecimento. Enquanto Habermas acredita na verdade universal e na reconstruo da razo moderna a partir dos pressupostos de um consenso comunicativo ideal, Rorty aposta num saber ps-moderno, emergido das interaes intersubjetivas dentro dos contextos, grupos ou comunidades. Na concepo habermasiana, o termo verdadeiro, diferente do termo

justificado, emerge de comunidades lingsticas ideais, onde todos se entendem intelectualmente e s fazem isso (Gh iraldelli, 2002, p.55). Para Rorty, o termo verdadeiro no seria totalmente diferente do termo justificado, e a justificao no se distinguiria do verdadeiro pelo simples fato de enunciarmos um campo comunicativo ideal. O conhecimento deveria partir das justificaes e das causas das sentenas e no das relaes representacionais. Sob a tica de Rorty, a verdade instituda numa comunidade ideal de entendimento reincide o fundacionismo intil da modernidade, trazendo de volta as metanarrativas. Mesmo com as crticas de Rorty, Habermas est convencido da importncia do campo de entendimento pragmtico ideal na constituio dos consensos universais. Segundo ele, qualquer prtica lingstica requer um campo de entendimento antecipado, isto , um entendimento pragmtico ideal que funcionaria como possibilidade de garantir o acordo vlido. Sua proposta um jogo de razo reconstrutiva, um saber quase transcendental, que possibilita o acordo social e contribui na recuperao dos sentidos prticos e comuns do conhecimento.
Quer este nexo seja tematizado como forma de vida ou de mundo da vida, quer como prtica ou como interao linguisticamente mediatizada, quer como jogo de linguagem ou dilogo, quer como pano de fundo cultural, tradio ou histria dos efeitos, o decisivo que todos esses conceitos common sense ocupam agora uma posio que at aqui estava reservada aos conceitos bsicos epistemolgicos, sem que devam todavia funcionar da mesma maneira como antes. (Habermas,1989, p. 25)

A proposta de Habermas no desenvolver um conhecimento finalizado, mas um saber estratgico que permite o mtuo

entendimento e a interpretao da totalidade relacionada ao mundo da vida. Atravs da cooperao e da fala de uns com os outros, o autor acredita na possibilidade de orientar pretenses de validade para alm dos contextos particulares, viabilizando probabilidades de fundamentao e de prticas de vida acessveis a todos. De acordo com o filsofo, o processo de argumentao racional, sendo mediado pela comunicao nodistorcida dos indivduos, permite o estabelecimento de acordos, anunciando condies deliberativas para a produo do saber democratizado. Em oposio a Habermas, Rorty diz que a Filosofia na sociedade atual no tem necessidade de uma teoria universal da verdade. O saber filosfico deve estar voltado a valores pragmticos, ajudando a resolver os problemas sociais e polticos dos contextos particulares. Em sua anlise, a filosofia deveria surgir das necessidades, dos desejos e das crenas das comunidades culturais, e no de uma comunidade regida por princpios ideais. A inteno de Rorty utilizar a filosofia para criar uma sociedade igualitria e tolerante, na qual todos tenham oportunidade de fazer escolhas e expor as diferentes opinies. Assim, percebe que o universalismo de Habermas delimita os campos imagsticos e utilitrios dos grupos particulares, trazendo de volta a esperana metafsica dos antepassados. Conforme o autor, a proposta habermasiana de ir alm de uma compreenso contextualista, conduz ao tema da verdade nica, contrariando os propsitos de emancipao e democracia que todos desejamos. Nesse contexto, enquanto Habermas pensa na perspectiva de oferecer conceitos mnimos, um conhecimento comum a compartilhar, Rorty prope a redescrio dos conceitos a partir dos interesses e necessidades particulares, requerendo uma sntese imaginativa na qual a sensibilidade, a dor e a humilhao do outro sejam os determinantes dos acordos.

No argumento utilizado por Rorty, a verdade e o fundacionismo no so to proeminentes, e sim a redescrio dos saberes e vocabulrios teis e aceitveis s comunidades especficas. Ao invs de fundamentao, Rorty fala em comportamento adaptativo, que faz de um indivduo membro de uma comunidade particular. Habermas reconhece o valor da historicidade, enfatizando a necessidade de uma teoria de valor universal, isto , regras de justificao para todo e qualquer contexto real. Atravs da pragmtica universal, Habermas acredita poder levar adiante o projeto da modernidade, reconduzindo os propsitos emancipatrios da racionalidade. Segundo o autor, os conceitos intersubjetivos, produzidos a partir de acordos mtuos, cumprem o destino da razo, dando oportunidades iguais de discurso e argumentao. Abandonar a proposta do iluminismo seria uma iluso equivocada do contextualismo de Rorty. Assim, diferentemente desse autor, a proposta de Habermas visa a transformar os propsitos originais do projeto moderno, desenvolvendo os aspectos comunicativos da razo no reconhecimento dos fatores existentes no mundo da vida. Na obra Teoria da Ao Comunicativa, Habermas explicita os propsitos ideais da comunicao, demonstrando suas expectativas consensuais em relao filosofia. Seguindo seus pressupostos, a filosofia deveria ser posicionada numa base democratizada de entendimentos performativos, engrenados por deliberaes argumentativas, de forma a nivelar os conceitos racionais s aes cotidianas. No ensaio A Filosofia como Guardador de Lugar e como Intrprete da obra Conscincia Moral e Agir Comunicativo, o autor analisa o papel social da filosofia, suspendendo seu papel de guardi da razo. Desse modo, questiona se a filosofia no poderia trocar o papel insustentvel do indicador de lugar pelo papel de um guardador de lugar um guardador de lugar para as teorias

empricas com fortes pretenses universalistas (1989, p. 30). Contrrio a Rorty, ele enfatiza a importncia da fundamentao e levanta a possibilidade comunicativa de a filosofia manter uma certa racionalidade explicativa, valorizando o pensamento cientfico. Segundo ele, a filosofia deveria agir como intrprete da tradio e da cultura, permitindo, por meio da comunicao, o entendimento mtuo e necessrio voltado aos interesses da vida. Em relao ao papel da Filosofia, Rorty insiste na impossibilidade de a Filosofia ficar numa posio mais elevada que as outras reas do conhecimento. Atravs de argumentos metafilosficos, o autor critica a filosofia proposta por Kant, abandonando a idia de indicador de lugar e juiz das cincias, renunciando fora transcendente dos propsitos da verdade. Ao fazer isso, Rorty desenvolve novas semnticas para a filosofia, valorizando os diferentes campos do saber, as autonomias dos grupos comunitrios e a democracia. Almeja uma experincia solidria que reconhea os diferentes tipos de cultura, proporcionando a produo de uma identidade nacional compartilhada, e no preconceituosa. Discordando de Habermas, Rorty diz que a filosofia deveria abandonar suas pretenses de racionalidade, livrando-se da inteno de querer resolver seus problemas. Sendo assim, o conhecimento til necessita ser orientado pelos saberes significativos que emergem das culturas particulares, jamais pelas pretenses de validade ou pelo consenso universal. Em suma, ressalta que preciso construir pensamentos novos, fazer novas descobertas, caminhando para alm das preocupaes da tradio. A meta rortyana abrir o espao conceitual, de maneira a permitir a proliferao das semnticas, evitando a estagnao dos conhecimentos, vocabulrios e conceitos culturais. O autor afirma que atravs de redescries, alargamos o empenho produtivo do

saber, produzindo alternativas de argumentao racional, incorporando-as a conceitos advindos da imaginao, da literatura e da potica. Para ele, os conceitos so temporais e exigem o uso da criatividade e da esttica para produzir sentidos. Em relao filosofia da educao, Rorty prope dissolver o tema da verdade em favor da idia de liberdade. Seus apontamentos revelam que o discurso filosfico o prprio discurso pedaggico que produz caminhos e respostas para as problemticas educativas. Segundo Ghiraldelli, para Rorty, no existem os usos da palavra verdade, como mais um tpico da filosofia, mas sim inmeros usos da palavra verdadeiro, que devem ser vistos e revistos caso a caso (1999, p.20). Tomando o pensamento de Habermas, a filosofia da educao entendida como teoria da pedagogia, ou seja, como fundamento da educao. A tarefa da filosofia da educao, na perspectiva habermasiana, desenvolver consensos universais sobre a educao, mostrando os fundamentos da teoria pedaggica e a legitimidade do discurso educacional. Contudo para ambos os autores, o conhecimento conversao e prtica social, e no representao fiel da realidade ou cpia exata de todas as coisas. Pode-se dizer que nesses os autores, encontramos a possibilidade de pensarmos a filosofia da educao construda a partir de novas noes de racionalidade, desenvolvendo alternativas para os discursos educacionais que vo alm dos meios pedaggicos convencionais.

ltimas Consideraes A pesquisa no pretende estabelecer duas maneiras diferentes de formar professores de filosofia, mas busca despertar a reflexo sobre as duas grandes correntes tericas mais discutidas no mundo e suas implicaes educativas. Pretende repensar o sentido da filosofia na educao, tendo por base as ltimas discusses desenvolvidas nas controvrsias entre Rorty e Habermas, esclarecendo as idias significativas existentes nas argumentaes. Enquanto Rorty pensa a filosofia como propulsora da discusso pragmtica dos problemas atuais, sem preocupao com a verdade ou com as questes colocadas pela histria do pensamento filosfico, Habermas privilegia a reconstruo historiogrfica, mostrando uma compreenso mais prxima das disciplinas humansticas. Discordantes em alguns pontos, similares em outros, so literaturas com posies renovadas que se expandem pelo mundo do conhecimento, atraindo a nossa ateno. Ao renunciar a adoo de uma nica corrente terica e utilizar criticamente as contribuies transformadoras dos ltimos debates entre autores importantes da cultura contempornea, tem-se a pretenso de dar novos rumos tarefa filosfica, e no solidificar-se numa crtica dogmatizada sem expectativa de progresso. Apesar de no Brasil j se estar fazendo uma produtiva anlise e avaliao das ltimas variaes ocorridas no espao filosfico mais influente do mundo, Amrica do Norte e Europa, importante ressaltar que a filosofia da educao das instituies est muito presa cultura continental, com dificuldade de reconhecer seu papel na vida prtica. A tradio continental ainda a predominante nas universidades e na maioria dos livros e textos de filosofia.

Com a anlise das funes, limites e estilos desenvolvidos no contexto filosfico ocidental, acreditamos ser possvel, no resolver o problema da identidade da disciplina, mas fomentar as estruturas bsicas de seu modelo de ensino. Esse estudo no pretende ajuizar que a filosofia continental deva ser abolida dos programas das disciplinas, mas que seria interessante tomar o sentido das ltimas discusses filosficas entre americanos e europeus, alicerando novas formas de se relacionar com o conhecimento, dado que o convencional j no mais responde s tarefas necessrias formao. Nesse sentido, estabelecer a comunicao entre a filosofia contempornea e a pedagogia atual pode ser a possibilidade de incorporar crticas nas aes mediadas pelo condicionamento absolutizado das prticas de ensino, respondendo s necessidades da formao democratizada. A partir dos critrios desenvolvidos pela filosofia contempornea em relao cultura, cincia e educao, possvel buscar elementos curriculares de sustentao para a filosofia na educao. A filosofia da educao fazendo a relao de dilogo da filosofia com a educao no pode continuar nos currculos, relacionando a educao somente com questes j ultrapassadas. Em vez de primeiro sistematizar os contedos de forma linear, cumulativa, historicista, porque no o inverso, a organizao dos contedos a partir da perspectiva contempornea, dos problemas vividos, compilando outros temas e correntes que sejam significativos para elucidar a realidade. A montagem de um elenco de contedos com essa perspectiva fornece a incorporao de novas sensibilidades e dispositivos reflexivos que propiciam a atualizao dos procedimentos e das atividades da disciplina.

Tudo indica que, com Habermas e Rorty, podemos delinear alternativas para a filosofia da educao no ambiente acadmico, designando novos olhares para a soluo dos problemas educativos. Pretende-se mostrar que os autores contribuem para a ressignificao do pensamento filosfico, no sentido de incentivar a produo de diferentes formas de conceber o saber em benefcio da vida prtica. Permeando a reflexo sobre as contribuies lingsticas, pragmticas e hermenuticas das transformaes filosficas desenvolvidas a partir da virada lingstica, os tericos acreditam poder substituir os propsitos da racionalidade dominadora pelo conhecimento orientado pela linguagem. Com efeito, a preocupao instaura diferentes posies conceituais para entender o sentido da educao, incentivando modificaes na sistemtica de formao e a produo de justificativas mais interessantes para o conjunto da disciplina. Ao propiciar a interao com os diferentes modos de compreender a filosofia libertamos as instituies dos limites da sistemtica tradicional, situando os professores diante da pluralidade de formas de se relacionar com o conhecimento. Entretanto, importante ressaltar que uma mudana no constitui a soluo dos problemas da educao, mas a recuperao das categorias bsicas dos fundamentos filosficos a serem desenvolvidos na formao. Essa perspectiva, nos permite reconstruir a idia de que a filosofia constitui um conjunto de assuntos histricos a serem aprendidos, desenvolvendo uma filosofia da educao com utilidade na realidade de ensino em que surgem os problemas.

Referncias Bibliogrficas : DAGOSTINI, Franca. Analticos e Continentais. So Leopoldo, RS: Unisinos, 2002. GHIRALDELLI, Paulo. A Filosofia na Formao do Educador, Caderno da Linha de Pesquisa Educao e Filosofia da UNESP, Marlia, p. 19-22, 1995. GHIRALDELLI, Paulo; PRESTE, Nadja Hermann. Revista Filosofia, Sociedade e Educao. N I . Marlia, So Paulo: UNESP, 1997. ___. Filosofia da Educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. ___. Neopragmatismo, Escola de Frankfurt e Marxismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. ___. O que Filosofia da Educao? 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. ___. O que Pedagogia? So Paulo: Brasiliense, 1987. ___. Pedagogia e Luta de Classes no Brasil. Ibitinga, SP: Ed. Humanidades, 1991. ___. Richard Rorty A Filosofia do Novo Mundo em Busca de Mundos Novos. Petrpolis, So Paulo: Vozes, 1999. HABERMAS, Jrgen. Dialtica e Hermenutica. Para a Crtica da Hermenutica de Gadamer. Porto Alegre: L&PM, 1987. ___. Conscincia Moral e Agir Comunicativo. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. ___ . O Discurso Filosfico da Modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990. ___ . Pensamento Ps-Metafsico. Rio de Janeiro: tempo brasileiro 1990. ___. Teora de la Acin Comunicativa, I: Racionalidad de la Accin y Racionalizacin Social. Madrid: Taurus, 1987d. Vol. I. ___. Teora de la Acin Comunicativa II: Crtica de la Razn Funcionalista. Madrid: Taurus, 1999. HERMANN, Nadia. Validade em Educao: Intuies e Problemas na Recepo de Habermas. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 1999. MARCONDES, Danilo. Filosofia, Linguagem e Comunicao. 3 ed. So Paulo: Cortez, 2002. PRESTES, Nadja. H. Educao e racionalidade: Conexes e Possibilidades de uma Razo Comunicativa na Escola. Porto Alegre, RS: EDIPUCRS, 1996. ___. Pluralidade e tica em Educao. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. RORTY, Richard. A Filosofia e o Espelho da Natureza. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994. ___. Contra os Chefes, Contra Oligarquias. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. ___. Para Realizar a Amrica: o Pensamento de Esquerda no sc. XX na Amrica. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. TREVISAN, Amarildo L. Filosofia da Educao: Mmeses e Razo Comunicativa. Iju, RS: Ed. Uniju, 2000.

SIGNIFICADO DA FILOSOFIA SEGUNDO LUCKESI Filosofia um corpo de conhecimento, constitudo a partir de um esforo que o ser humano vem fazendo de compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. Corpo de conhecimentos, em Filosofia, significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. Conhecimentos estes que expressam o entendimento que se tem do mundo, a partir de desejos, anseios e aspiraes.] Assim, podemos dizer que, a filosofia cria o iderio que norteia a vida humana em todos os seus momentos e em todos os seus processos. Neste sentido, a filosofia uma fora, o sustentculo de um modo de agir. uma arma na luta pela vida e pela emancipao humana. Em sntese, a filosofia uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepo coerente e sistmica que possibilita uma forma de ao efetiva. Esta forma de compreender o mundo tanto condicionada pelo meio histrico, como tambm seu condicionante. Ao mesmo tempo, pois, uma interpretao do mundo e uma fora de ao. II - Aplicaes da Filosofia da Educao A educao dentro de uma sociedade no se manifesta como um fim em si mesma, mas sim como um instrumento de manuteno ou transformao social. Assim sendo, ela necessita de pressupostos, de conceitos que fundamentem e orientem os seus caminhos. A Filosofia fornece educao uma reflexo sobre a sociedade na qual est situada, sobre o educando, o educador e para onde esses elementos

podem caminhar. O educando, quem , o que deve ser, qual o seu papel no mundo; o educador, quem , qual o seu papel no mundo; a sociedade, o que , o que pretende; qual deve ser a finalidade da ao pedaggica.Esses so alguns problemas que exigem a reflexo filosfica. A Filosofia prope questionar, a interpretao do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretaes de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana. III - Educao como transformao da sociedade No h uma pedagogia que esteja isenta de pressupostos filosficos. possvel compreender a educao dentro da sociedade, com seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de trabalhar pela sua democratizao. Para tanto, importa interpretar a educao como uma instncia dialtica, que serve a um projeto, a um modelo, a um ideal de sociedade. Ela trabalha para realizar esse projeto na prtica. Assim, se o projeto for conservador, medeia a conservao, contudo se o projeto for transformador, medeia a transformao; se o projeto for autoritrio, medeia a realizao do autoritarismo; se o projeto for democrtico, medeia a realizao da democracia. ? Do ponto de vista prtico trata-se de retomar vigorosamente a luta contra a seletividade, a discriminao e o rebaixamento do ensino das camadas populares. Lutar contra a marginalidade, atravs da escola, significa engajar-se no esforo para garantir aos trabalhadores um ensino da melhor qualidade possvel nas condies histricas atuais. O papel de

uma teoria crtica da educao dar substncia concreta a essa bandeira de luta, de modo a evitar que ela seja apropriada e articulada com os interesses dominantes? (in Saviani) A educao como transformadora da sociedade recusa-se tanto ao otimismo ilusrio, quanto ao pessimismo imobilizador. Por isso, propese compreender a educao dentro de seus condicionantes e agir estrategicamente para a sua transformao. Prope-se desvendar e utilizar das prprias contradies da sociedade, para trabalhar criticamente pela sua transformao. Quando no pensamos, somos pensados e dirigidos por outros.

IV - Os Sujeitos do Processo Educativo 4.1. - O Ser Humano O ser humano emerge no seu modo de ser dentro de um conjunto de relaes sociais. So as aes, reaes, os modos de agir, as condutas normatizadas, as censuras, as convivncias sadias ou neurticas, as relaes de trabalho, de consumo etc. que constituem prtica, social e historicamente o ser humano. O ser humano prtico, pois atravs da ao que modifica o ambiente, tornando-o satisfatrio s suas necessidades; e enquanto transforma a realidade, constri a si mesmo no seio das relaes sociais determinadas. O ser humano social na medida em que vive e sobrevive socialmente. A sua prtica dimensionada por suas relaes com os outros.

O ser humano histrico uma vez que suas caractersticas no so fixas nem eternas, mas determinadas pelo tempo, que passa a ser constitutivo de si mesmo. Em sntese, o ser humano ativo, vivem determinadas relaes sociais de produo, num determinado momento do tempo. Como conseqncia disso, cada ser humano propriamente o conjunto das relaes sociais que vivem, de forma prtica, social e histrica. O ser humano se torna propriamente humano na medida em que, conjuntamente com outros seres humanos, pela ao, modifica o mundo externo conforme suas necessidades ao mesmo tempo, constri-se a si mesmo. Assim, enquanto ele humaniza a natureza pelo seu trabalho, humaniza-se a si mesmo. Educador e educando, como seres individuais e sociais ao mesmo tempo, constitudos na trama contraditria de conscincia crtica e alienao interagem no processo educativo. Eles so sujeitos da histria na medida em que a constroem ao lado de outros seres humanos, num contexto socialmente

Вам также может понравиться