Вы находитесь на странице: 1из 7

Pedido de providncias no 000484-25.2012.2.00.

0000 Relator : CONSELHEIRO WELLINGTON CABRAL SARAIVA Requerente(s) : CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA Requerido(s) : TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20a REGIO (SE)

PEDIDO DE PROVIDNCIAS. TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20a REGIO (SE). ATO NORMATIVO. RESIDNCIA DOS JUZES FORA DA SEDE DA VARA DO TRABALHO. CONSTITUIO, ART. 93, VII; LOMAN, ART. 35, V; RESOLUO CNJ No 37/2007. AUSNCIA DE EXCEPCIONALIDADE E CRITRIOS. INVALIDAO DO ATO DO TRIBUNAL. 1. Pedido de providncias instaurado para anlise de legalidade de ato administrativo editado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20a Regio, em cumprimento Resoluo no 37, de 6 de junho de 2007, do CNJ, que dispe acerca da obrigatoriedade de os tribunais regulamentarem os casos excepcionais em que os juzes poderiam residir fora da sede da respectiva unidade judiciria. 2. O ato administrativo do tribunal estabeleceu como regra a residncia de todos os juzes na capital, ainda que exeram a jurisdio em varas do trabalho do interior. 3. Sem embargo do nmero reduzido de varas de trabalho no interior e da constatao de no se situarem a grande distncia da capital, a ausncia da caracterstica da excepcionalidade no ato normativo afronta os artigos 93, VII, da Constituio da Repblica, e 35, V, da Lei Orgnica da Magistratura, e apresenta-se contrria Resoluo no 37/2007, do CNJ. 4. Invalidao do ato e fixao do prazo de 60 dias para que o tribunal edite novo regramento, luz das normas aplicveis, e estabelea requisitos objetivos que caracterizem a possibilidade excepcional da autorizao para que o juiz resida fora da cidade onde se situe a vara do trabalho em que exera a jurisdio. Procedncia do pedido.

RELATRIO
Trata-se de pedido de providncias (PP), instaurado por deliberao da Presidncia deste Conselho, nos autos do processo de acompanhamento de resoluo no 0200924-13.2007.2.00.0000, que tem por objeto verificar o cumprimento

da Resoluo no 37, de 6 de junho de 2007, deste Conselho. A norma dispe acerca da obrigatoriedade de os tribunais regulamentarem os casos excepcionais em que os juzes podem residir fora da sede da respectiva unidade judiciria. Neste caso, o procedimento analisa a situao especfica do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20a REGIO (TRT/20a REGIO) e a necessidade de controle do ato normativo correspondente (Desp2). Instado a manifestar-se, o tribunal informou que editou a Resoluo Administrativa no 24, de 7 de agosto de 2007, a qual autoriza magistrados a residir na capital, Aracaju, desde que observadas designaes mnimas de audincias conforme o nmero de processos remanescentes de cada vara do trabalho. Ressalta que apresenta situao peculiar, pois conta com apenas com 6 Varas do Trabalho em cidades do interior, que distam da capital de 35 km a 120 km (Inf6, fls. 1). Em informaes adicionais, esclareceu que, com fundamento nesse ato, atualmente 5 magistrados residem fora da cidade sede da vara em que so titulares (Inf11, folha 1). o relatrio.

VOTO
Trata-se de procedimento instaurado para anlise da legalidade da Resoluo Administrativa no 24, de 7 de agosto de 2007, do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20a REGIO (TRT/20a REGIO), em cumprimento Resoluo no 37, de 6 de junho de 2007, deste Conselho Nacional de Justia, que dispe acerca da obrigatoriedade de os tribunais regulamentarem os casos excepcionais em que os juzes poderiam residir fora da sede da respectiva unidade judiciria. Eis o teor da norma do TRT/20a REGIO (Resol3, evento 4):
Art. 1o. Os juzes titulares das Varas do Trabalho do interior esto autorizados a fixar residncia em Aracaju. Art. 2o. Aos Juzes titulares das Varas do Trabalho do interior impe-se a designao de, no mnimo, duas sesses de audincias por semana, desde que a Vara apresente saldo de processos remanescentes de meses anteriores igual ou inferior a 120; trs sesses de audincias semanais, no mnimo, naquela em que o saldo de processos remanescentes de meses anteriores se situe entre 121 e 200; e quatro sesses de audincias semanais, no mnimo, na Vara em que o saldo de processos remanescentes de meses anteriores seja superior a 200 (art. 200 do Provimento no 05/2004 da Corregedoria deste Regional). Art. 3o. A autorizao de fixao de residncia fora da respectiva Comarca pode ser revogada pelo Tribunal quando se verificar que, em sua decorrncia, houve prejuzo efetiva prestao jurisdicional. Pargrafo nico: A apurao da hiptese prevista no caput deve se dar mediante instaurao de procedimento administrativo disciplinar. Art. 4o. A residncia do magistrado fora da Comarca nos casos em que a referida autorizao for revogada caracterizar infrao funcional, sujeita a procedimento administrativo disciplinar Art. 5o. Revoga-se a Resoluo Administrativa no 22/2005.
PP 000484-25.2012.2.00.0000 2

Art. 6o. Esta Resoluo entra em vigor na data da sua publicao. Sala de Sesses, (tera-feira), 07 de agosto de 2007.

Depreende-se do exame da resoluo que o TRT fez da exceo a regra. Vale dizer, estabeleceu como padro a residncia de todos os juzes do trabalho na capital, Aracaju, ainda que exeram a jurisdio em varas do trabalho do interior do Estado. Limitou-se a estabelecer, como aparente condicionante, nmero mnimo de audincias conforme o nmero de processos remanescentes e a possibilidade de revogao da autorizao no caso de prejuzo atividade jurisdicional. Realizar nmero mnimo de audincias no deveria ser permissivo para residir fora, pois consiste em dever do juiz, sobretudo em um ramo com intensa demanda de realizao de audincias de instruo e julgamento, como a Justia do Trabalho. certo que o TRT/20a REGIO conta com apenas seis varas do trabalho no interior do Estado, conforme se infere da seguinte ilustrao:

Fonte: Stio eletrnico do TRT/20 Regio. Disponvel em: < http://ven.to/jY9 > ou < http://www.trt20.jus.br/index.php?comp=institucional&var=1117834511 >. Acesso em: 3 maio 2012.

Reconhece-se, outrossim, que, no caso da 20a Regio, as varas do trabalho distam, no mximo, 113 quilmetros da capital, conforme a seguinte

PP 000484-25.2012.2.00.0000

relao1:
Vara do Trabalho de Estncia: 66km Vara do Trabalho de Itabaiana: 51 km Vara do Trabalho de Lagarto: 76 km Vara do Trabalho de Maruim (sede provisria em Carmpolis): 45 km Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glria: 113 km Vara do Trabalho de Propri: 99km

Sem embargo, contudo, do nmero reduzido de varas de trabalho no interior e da constatao de que no se situam a grande distncia da capital, entendo que a ausncia da caracterstica de excepcionalidade no ato normativo afronta os artigos 93, VII, da Constituio da Repblica e 35, V, da Lei Orgnica da Magistratura Nacional, que dispem:
Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: [...] VII o juiz titular residir na respectiva comarca, salvo autorizao do tribunal; (Redao dada pela Emenda Constitucional no 45, de 2004) [...] Art. 35. So deveres do magistrado: [...] V residir na sede da Comarca salvo autorizao do rgo disciplinar a que estiver subordinado; [...]

Resoluo

no

A autorizao ampla do TRT tambm se apresenta contrria 37/2007, do CNJ,2 que preceitua:
RESOLUO No 37, DE 6 DE JUNHO DE 2007

A PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA, no uso de suas atribuies, e Considerando que o disposto no inciso VII do art. 93 da Constituio Federal e no inciso V do art. 35 da Lei Orgnica da Magistratura Nacional LOMAN determinam aos Juzes que residam nas respectivas comarcas, salvo autorizaes expressas dos Tribunais; Considerando o que foi decidido no Procedimento de Controle Administrativo no 152 e nos Pedidos de Providncias no 559 e 883, que tramitaram neste Conselho; Considerando que alguns Tribunais ainda no expediram os atos administrativos regulamentando a matria;
Dados disponveis em: < http://www.portaledesergipe.com/distancias.htm >. Acesso em:27 abr. 2012. 2 Disponvel em: < http://ven.to/jXZ > ou < http://www.cnj.jus.br/atosadministrativos/atos-da-presidencia/323-resolucoes/12152-resolu-no-37-de-06-de-junho-de2007 >. Acesso em: 2 maio 2012.
1

PP 000484-25.2012.2.00.0000

Considerando que a competncia para as autorizaes, em face do novo texto constitucional, de cada Tribunal, por meio de seu Pleno ou rgo Especial, onde houver; Considerando que o controle da atuao administrativa e do fiel cumprimento do Estatuto da Magistratura atribudo a este Conselho pelo 4o do art. 103-B da Constituio Federal, com a redao da Emenda Constitucional no 45/04; RESOLVE: Art. 1o. Determinar aos Tribunais que ainda no o tenham feito que, por seus rgos Plenrio ou Especial, no prazo de 60 (sessenta) dias, editem atos normativos regulamentando as autorizaes para que Juzes residam fora das respectivas comarcas. Art. 2o. Explicitar que tais autorizaes s devem ser concedidas em casos excepcionais e desde que no causem prejuzo efetiva prestao jurisdicional. Art. 3o. Registrar que a residncia fora da comarca, sem autorizao, caracterizar infrao funcional, sujeita a procedimento administrativo disciplinar. Art. 4o. Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao.

Embora tanto o art. 93, VII, da Constituio, quanto o art. 35, V, da LOMAN, permitam a residncia fora da sede do juzo com autorizao do rgo competente, quer-me parecer que em ambos os casos a finalidade da norma, sua teleologia, a de que isso ocorra apenas em casos minoritrios, nos quais haja, por exemplo, grande proximidade entre a unidade judiciria e a residncia do magistrado, como no caso de localidades contguas ou conurbadas. Outras situaes poderiam justificar tal autorizao, como absoluta ausncia de residncia digna para o juiz, a falta de estabelecimento de ensino para os filhos do(a) juiz(za), a necessidade de tratamento de sade especfico sem possibilidade na localidade do juzo, a acumulao de juzos, a convocao para exerccio de funes especiais no tribunal etc. A proximidade da sede do juzo com o local de preferncia do juiz no lhe confere direito subjetivo a neste residir. Os preceitos constitucional e legal buscam manter, tanto quanto possvel, o juiz na sede de sua jurisdio, precisamente com a finalidade de que ele a partilhe a vida com seus concidados e conhea as peculiaridades locais, a fim de distribuir justia com maior equidade. Ademais, a presena quotidiana do juiz na comunidade aumenta a respeitabilidade do prprio Poder Judicirio e transmite mais tranquilidade aos muncipes, que passam a ter a importante sensao de presena contnua do poder pblico. Nos comentrios aos Princpios de Bangalore de Conduta Judicial, esse aspecto da convivncia do juiz com a comunidade foi corretamente exposto:
Contato com a comunidade necessrio 32. Como um juiz no deve ficar hermeticamente fechado em sua casa depois do trabalho, ele se expor s foras formadoras de opinio e poder at mesmo formar opinies como uma conseqncia da exposio a amigos, colegas e mdia. De fato, o conhecimento do pblico essencial para a competente administrao da justia. Um juiz no meramente enriquecido pelo conhecimento do mundo real, a natureza da lei moderna requer que o juiz viva, respire, pense e tome parte de opinies no mundo. Hoje a funo do juiz se estende para alm da resoluo da disputa. Cada vez mais, o juiz convidado a se
PP 000484-25.2012.2.00.0000 5

dirigir a temas de largo valor social e direitos humanos e a decidir temas moralmente controversos em uma sociedade crescentemente pluralstica. Um juiz desatualizado menos provvel de ser eficaz. Nem o desenvolvimento pessoal do juiz nem o interesse pblico sero bem atendidos se o juiz ficar indevidamente isolado da comunidade em que serve. Padres legais freqentemente necessitam da aplicao do teste da pessoa razovel. O processo judicial de determinar os fatos, uma importante parte do trabalho judicial, reclama a avaliao das evidncias luz do senso comum e da experincia. Conseqentemente, um juiz deve, tendo em vista a extenso em que consiste o seu especial papel, permanecer intimamente em contato com a comunidade.3

Ao julgar requerimento de um juiz para residir fora da comarca, o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justia do Paran fez corretas observaes, por meio de seu Corregedor, o Des. Leonardo Lustosa:
[...] o magistrado tem compromisso moral e tico com a comunidade em que vive e, sobretudo, com os seus jurisdicionados. Desta forma, no apenas questes de ordem operacional presteza e efetividade da jurisdio matizam o postulado constitucional, ao contrrio do que se possa supor. A presena fsica do juiz na comarca de sua titularidade fator determinante para que se estabelea vnculo de confiana entre a sociedade e o Poder Judicirio. O jurisdicionado sente-se mais seguro ao ter conhecimento de que o juiz titular reside em sua comarca. H a presuno de que o magistrado tem cincia dos problemas da comarca e se encontra disposio para interceder pelo bem comum.4

No caso, como se afirmou, a resoluo sob exame transformou o excepcional em regra geral e, com isso, aniquilou o dever constitucional e legal. No penso que deva este Conselho convalidar a norma. Em razo do exposto, julgo procedente o pedido para anular a Resoluo Administrativa no 24/2007, do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 20a REGIO e determinar ao Tribunal que, no prazo de 60 dias, edite novo regramento, luz das normas aplicveis (particularmente a Constituio, a LOMAN e a Resoluo no 37/2007, do CNJ), e estabelea requisitos objetivos que caracterizem a possibilidade excepcional da autorizao para que o juiz resida fora da cidade onde
3 NAES UNIDAS (ONU). Escritrio Contra Drogas e Crime (UNODC). Comentrios aos Princpios de Bangalore de Conduta Judicial. Trad. Marlon da Silva Malha e Ariane Emlio Kloth. Braslia: Conselho da Justia Federal, 2008. p. 51-2; disponvel em < http://ven.to/jYa > ou < http://www.unodc.org/documents/southerncone//Topics_corruption/Publicacoes/2008_C omentarios_aos_Principios_de_Bangalore.pdf >; acesso em: 3 maio 2012. Os Princpios de Bangalore de Conduta Judicial so resultado de trabalho patrocinado pela Organizao das Naes Unidas. Foram elaborados pelo Grupo de Integridade Judicial, constitudo sob os auspcios da ONU com membros de cortes superiores e juzes experientes. A elaborao dos Princpios teve incio em 2000, em Viena (ustria), foram formulados em abril de 2001, em Bangalore (ndia) e oficialmente aprovados em novembro de 2002, na Haia (Pases Baixos). Constituem um projeto de Cdigo Judicial de mbito global, com base em outras normas, nacionais, regionais e internacionais, entre elas a Declarao Universal dos Direitos Humanos da ONU. 4 Conselho da Magistratura do Tribunal de Justia do Paran. Acrdo no 10.543. Relator: Desembargador Leonardo Lustosa (Corregedor-Geral da Justia). 24 abr. 2007, unnime. Disponvel em: < http://ven.to/jYc > ou < http://www.tj.pr.gov.br/cgj/Download%5CConselho%5CAcordao%5CAC-10543.pdf >; acesso em: 3 maio 2012.

PP 000484-25.2012.2.00.0000

se situe a vara do trabalho em que exera a jurisdio. como voto. Intime-se. Em seguida, encaminhem-se os autos Seo de Acompanhamento do Cumprimento das Deliberaes deste Conselho, para a instaurao do procedimento adequado (art. 104 do RICNJ). Braslia, 8 de maio de 2012.
Assinado com certificado digital emitido para WELLINGTON CABRAL SARAIVA (1427). Emitido por AC Certisign-Jus G2. Vlido de 4/9/2011 at 3/9/2014.

WELLINGTON CABRAL SARAIVA Conselheiro

PP 000484-25.2012.2.00.0000

Вам также может понравиться