Вы находитесь на странице: 1из 12

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

FORRAGEIRAS PARA EQINOS


Rodolfo Pedro Victor1 Luiz Carlos Assef2 Valdinei Tadeu Paulino3
1

Estagirio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrio Animal e Pastagens (CPDNAP)/IZ-APTA, e-mail: rpv_zoo@hotmail.com
2 3

Pesquisador do CPDNAP/IZ-APTA, e-mail: assef@iz.sp.gov.br

Pesquisador do CPDNAP/IZ-APTA, e-mail: paulino@iz.sp.gov.br

ABSTRACT This paper present a brief report about the importance of equine in Brazil and some forages (grasses and legumes) for pasture. Rates of total oxalate and calcium contents are presented.

Key-words: Grasses, legumes, equine, oxalate

INTRODUO As pastagens sempre foram o alimento natural dos eqinos, onde eles desenvolveram-se durante sculos. Eram formadas por diferentes espcies vegetais que serviam para uma dieta completa, escolhidas livremente pelos animais. Atualmente, com o avano do conhecimento em nutrio, as pastagens continuam a ser fundamentais, mesmo na criao intensiva.

A pastagem de boa qualidade tem condies de suprir as necessidades nutritivas dos eqinos, para as categorias menos exigentes, por exemplo, cavalos adultos em descanso, potros de ano e guas na primeira fase da gestao. Quando os animais so submetidos a algum trabalho, a pastagem de boa qualidade permite que a alimentao tenha custos menores, uma vez que menor o gasto com suplementao. Quando se fala em pastagem de boa qualidade, fala-se, especialmente, em manejo e fertilidade, alm da escolha correta da espcie vegetal. Podemos incluir aqui as leguminosas, que h alguns anos foram

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

utilizadas

em

consorciao,

especialmente

soja

perene

trevo,

gradativamente foram desaparecendo das pastagens de uso mais intensivo, talvez por deficincia de manejo.

O eqino um animal herbvoro, monogstrico e com ceco e clon funcionais, ambos com digesto microbiana, ou seja, neste segmento do intestino ocorre a transformao das fibras dos alimentos em energia e protena e a escolha da dieta na pastagem feita entre seus diferentes componentes, sempre que houver oportunidade para livre escolha. Essa livre escolha sofre a influncia de diversos fatores como demanda nutricional, compostos txicos nas plantas, disponibilidade de forragem, interao social e risco dos predadores.

No Brasil, a criao de eqinos est associada com as atividades da pecuria e desenvolve-se predominantemente em pastagens prprias. H tambm uma tendncia de crescimento da utilizao do cavalo de lazer e especialmente do cavalo de esporte. No caso destes animais, a criao se d atravs do fornecimento de alimentos volumoso, em geral pastagem e feno, complementados por rao e minerais. Neste segmento, ganham destaque a criao dos cavalos que utilizam pastagens especialmente para ginstica funcional. Alm disso, a pastagem atua na manuteno do equilbrio psquico do cavalo, serve para o relaxamento muscular e para a sntese de vitamina D. Para estes animais, as pastagens devem ter topografia mais plana, com vegetao que cubra o terreno e seja o mais resistente possvel ao pisoteio.

H criadores que preferem ver especialmente os potros soltos o tempo todo no campo, para benefcio da estrutura ssea, conseguindo maior densidade, tamanho, resistncia e elasticidade dos tendes, alm de evitar os problemas respiratrios tpicos dos animais confinados em baias e as clicas, evitadas pela ingesto contnua de volumoso nas pastagens.

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

Segundo a Confederao Nacional da Agricultura (CNA, 2006), o Brasil tem o terceiro rebanho eqino do mundo, atrs apenas da China e do Mxico. A eqinocultura responsvel por 641 mil empregos diretos, aproximadamente 2,5 milhes de empregos indiretos e movimenta anualmente volume superior a R$ 7,3 bilhes. As Figuras 1 e 2 mostram a evoluo do rebanho eqino entre 1990 e 2004, no Brasil e nos principais Estados criadores.

Figura 1- Evoluo da tropa eqina no Brasil de 1990 a 2004. (Fonte: IBGE, 2006).

Figura 2 Evoluo da tropa eqina nos principais Estados brasileiros de 1990 a 2004 (Fonte: IBGE 2006)

FORRAGEIRAS MAIS INDICADAS PARA O ESTADO DE SO PAULO

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

Em funo do hbito de pastejo do eqino, surge a necessidade da escolha da gramnea adequada. Neste caso, as gramneas de crescimento estolonfero so as que mais se adaptam, da no ser uma prtica adequada a utilizao de capineiras em pastoreio direto. Ao escolher a variedade a ser plantada, vrios fatores devem ser considerados, tais como: potencial de produo da espcie, adaptao s condies climticas (chuvas, insolao, temperaturas dentre outras), exigncia de fertilidade do solo, hbito de crescimento, palatabilidade, teores de oxalato, etc...Entre as forrageiras mais utilizadas atualmente, especialmente nas fazendas de criao exclusivas de eqinos destacam-se:

Tifton 85, lanado em 1992, foi desenvolvido por Glenn W. Burton, na Universidade da Gergia. Essa forrageira um hbrido entre uma introduo sulafricana e tifton 68, sendo considerado o melhor hbrido obtido no programa de melhoramento daquela universidade. O tifton 85 uma gramnea de porte mais alto, apresenta colmos maiores, possui folhas mais largas e cor mais escura do que as outras bermudas hbridas. Traz, tambm, uma melhor relao folhacolmo do que o tifton 68, o que lhe confere melhor qualidade, sendo tambm indicado para fenao.

Vaquero uma Bermuda com tima qualidade forrageira, indicada para eqinos e ovinos, cuja produo de matria seca varia de 4,5 a 13,5 t/ha. recomendada para utilizao em pastoreio intensivo, para a produo de feno e para o controle de eroses. Tem boa que facilita o plantio tolerncia maioria das doenas e excelente tolerncia seca. Como trata-se de gramnea de introduo recente, no Brasil, , ainda precisa ser observada em nossas condies, embora mostre boas perspectivas, pelo que se conhece de pesquisas nos Estados Unidos. Tem a grande vantagem de produzir boa quantidade de sementes, o e diminui seu custo.

ries um cultivar hbrido cespitoso, de porte baixo e com boa produo de sementes. exigente em fertilidade do solo, mas tem boa qualidade nutricional e excelente digestibilidade. gramnea indicada para eqinos, ovinos, caprinos e

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

bezerros recm desmamados e sua produo de 18 a 20 t/ha/ano de matria seca e o teor de protena bruta varia de 10 a 15%.

Jiggs, uma das mais recentes introdues no Brasil grama bermuda, selecionada por um fazendeiro do leste do Texas, nos EUA. Suporta bem os perodos de estiagem e apresenta crescimento superior aos demais cultivares de grama bermuda durante esses perodos. uma variedade que apresenta caractersticas interessantes para as condies climticas brasileiras, com um alto potencial de adaptao.

Nos ltimos 50 anos, muito se fez pelo melhoramento de plantas e desenvolvimento de hbridos, com o objetivo de modificar as caractersticas agronmicas e qualitativas das gramas. Esses hbridos so referidos como linhagens melhoradas de bermuda comum, perenes e bem adaptados s condies de clima tropical e sub-tropical, mais produtivos, de melhor qualidade e mais tolerantes ao frio. Todos so estreis e a propagao vegetativa.

Tifton 9 foi desenvolvida utilizando-se como base o cultivar Pensacola e apresentou produo de forragem de 30 a 40% maior, comparada com a Pensacola. Trata-se de gramnea de hbito rasteiro , rizomas curtos e firmemente presos superfcie do solo formando cobertura densa. Esses rizomas apresentam interndios curtos, numerosos e desenvolvem razes em diversos ns, os quais, eventualmente, produzem brotaes e folhas. Seu estabelecimento feito principalmente por sementes. gramnea de boa persistncia, mesmo em condies de pastejo intenso.

Aruana gramnea cespitosa, de porte mdio, proporciona boa cobertura do solo devido a seus colmos finos e flexveis que produzem razes quando em contacto com o solo, permitindo a formao de novas touceiras. Produz ao redor de 14 t/ha/ano de matria seca e consorcia-se bem com as leguminosas soja perene, macrotiloma e estilosantes.

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

Desde 1995, o Instituto de Zootecnia de Nova Odessa vem obtendo resultados satisfatrios no pastejo de ovinos e de eqinos

Entre as gramneas tradicionalmente utilizadas em pastagens para eqinos figuram:

Capim Rhodes, excelente para fenao ou para pastagens de pouca durao, pois exige renovao a cada trs anos . Apesar de ser um capim de touceira, tambm se reproduz por estoles ; apresenta hbito de crescimento misto de prostrado e cespitoso. Cresce a uma altura mdia de 1,5 m., devendo ser utilizado como pastagem s depois do primeiro corte. E exigente em esterco de curral para produzir abundantemente.

Capim Kykuiu mais exigente que os anteriores, sua palatabilidade bastante inferior, quando passado, entretanto oferece excelente valor nutritivo e apresenta boa recuperao aps a seca ou geada. Requer solo frtil ou grande adubao de esterco e umidade suficiente; nestas condies, apresenta crescimento agressivo e fornece tambm feno de boa qualidade.

Capim agulha (humidcola) das brachiarias, talvez a mais consumida pelos eqinos, pois possui maior palatabilidade. Tem hbito de crescimento prostrado; uma planta rizomatosa, que cobre totalmente o solo quando adulta, protegendo-o da eroso com bastante sucesso. resistente ao pisoteio e aparentemente pouco atacada pela "cigarrinha das pastagens". O desenvolvimento da B. humidcola, inicialmente lento, em aproximadamente um ano, dar cobertura total ao terreno. Entretanto, sua utilizao para eqinos, apesar de sua aceitao, apresenta srios problemas para a sade e desempenho desses animais.

Coast Cross uma forrageira perene, subtropical, hbrida, desenvolvida na Gergia, EUA. resistente ao frio, tolerando bem geadas. Apresenta bom valor

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

nutritivo (teor protico: 12 a 13%), alta produo (20 a 30 t/ha/ano de matriaseca) e alto nvel de digestibilidade (60 a 70%). Por apresentar alta relao folha/haste e responder vigorosamente adubao, constitui-se em excelente opo para fenao. Comparada com o capim-de-rhodes, apresenta vantagens, pois, alm de ser mais macia, produzindo bom feno, o seu hbito prostrado e estolonfero lhe assegura maior persistncia, podendo ser utilizada em pastejo por bovinos e eqinos.

Grama-batatais possui hbito de crescimento estolonfero-rizomatoso, adapta-se bem a solos de baixa fertilidade. Sua propagao se d tanto por sementes, quanto por mudas e produz de 4 a 8 t de MS/ha/ano. Tem boa tolerncia a perodos secos e resistncia ao pisoteio. As leguminosas tambm tm importncia na alimentao dos eqinos, embora haja necessidade de mais pesquisas em consorciao com as gramneas.

A alfafa uma leguminosa perene, originria da sia Menor e do Sul do Cucaso, que apresenta grande variedade de ecotipos. Sua caracterstica de adaptao a diferentes tipos de clima e solo fez com que se tornasse conhecida e cultivada em quase todas as regies agrcolas do mundo. A alfafa muito nutritiva, apresentando importantes qualidades como forrageira em teores de protena bruta, clcio , fsforo e NDT, nveis muito superiores aos de outras fontes de alimentos habitualmente utilizados, embora a degradabilidade de sua protena, no processo de digesto pelo animal, ocorra em velocidade muito inferior quela da protena de gramneas.

A alfafa, apesar de ser uma planta tpica de clima temperado, apresenta capacidade de adaptao a grande variedade de climas e altitudes, podendo ser cultivada tanto ao nvel do mar, quanto em altitudes elevadas. No Brasil, em regies de alto potencial para o cultivo da alfafa, como a Sudeste, temperaturas altas reduzem o perodo entre cortes, o que pode justificar o decrscimo de produtividade que se observa no vero. Dos fatores que mais interferem na

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

adaptao da alfafa s condies brasileiras, o solo o mais importante. Este deve ter estrutura mdia (areno-argiloso), ser profundo, sem camada de impedimento (compactao), ter boa permeabilidade, ser bem drenado, com lenol fretico situado a mais de 2 metros de profundidade em razo do vasto sistema radicular da planta (fusiforme e penetrante), e de preferncia ser frtil e ter pH neutro. reas cujo solo no preencha esses requisitos tero custos de produo elevados, sendo o processo de escolha da rea para explorao da cultura um dos aspectos mais importantes para o produtor.

Soja Perene, planta que exige melhores solos, isto , livre de alumnio, com bom teor de clcio e magnsio. Vai bem em clima ameno e de altitude. Tem florescimento tardio, produzindo boa alimentao at a entrada do inverno. Suporta melhor o frio que a centrosema.

Lablab destaca-se das demais leguminosas pela alta produo e pela adaptao s diversas condies de solo e de clima. de fcil cultivo, pois pouco exigente de solo; porm, no tolera os mal drenados e os excessivamente cidos. Mantmse verde durante a seca, tolera o frio, embora seja afetada pela geada. Tem hbito decumbente e trepador, apresentando desenvolvimento vigoroso aps 40-60 dias depois do plantio.

Centrosema caracteriza-se por vegetao espontnea nas zonas costeiras do Vale do Paraba, no Pantanal e na Amaznia, portando pouco exigente em solo. Adapta-se bem em clima quente mido e livre de geada. Tem crescimento rasteiro e emite estoles . Nas condies climticas citadas, ela desenvolve-se melhor que a soja perene.

Galactia striata encontrada nativa em certas reas do Estado de So Paulo, apresentando crescimento vigoroso, produzindo semente abundante e mantendose verde durante a seca. Resultados obtidos at o momento, indicam que sua

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

produo de matria seca e de protena bruta superior a de outras leguminosas conhecidas, prestando-se, portanto, para produo de feno.

Guat uma leguminosa no muito exigente em fertilidade do solo e que tem boa tolerncia seca e mdia ao frio. indicada para pastejo consorciado e tem alta digestibilidade. Produz entre 5 e 9 t/ha/ano de matria seca e apresenta de 18 a 23% de protena bruta. Como sua palatabilidade no alta, sua persistncia favorecida na consorciao.

Estilosantes so plantas extremamente rsticas, de boa aceitabilidade, que do boa produo de sementes, alm de boa produo de massa verde. H vrias espcies muito abundantes na regio do Cerrado brasileiro. Das cultivares comercializadas atualmente, destacam-se o Mineiro e o Campo Grande. O Mineiro indicado para pastejo e tem palatabilidade e digestibilidade boas, alm de ser altamente tolerante seca. Produz entre 10 e 13 t/ha/ano de matria seca e no exigente em fertilidade do solo.

O cultivar Campo Grande, tambm com baixa exigncia em fertilidade do solo, produz aproximadamente 8 t/ha/ano de matria seca, com 18 a 22% de protena bruta e tem boa aceitao pelos animais.

Java, leguminosa grande produtora de sementes, com mdia a baixa exigncia em fertilidade do solo, apresenta a vantagem de no ter alta palatabilidade , o que favorece sua persistncia em consorciaes. Tem digestibilidade alta e boa tolerncia seca.

Amendoim Forrageiro originrio da Amrica do Sul, indicado para servir como forrageira em consorciao. Extremamente palatvel e pouco exigente em fertilidade do solo, tolerante ao sombreamento e resistente cigarrinha da pastagem. Produz entre 5 e 8 t/ha/ano de matria seca, com teor de protena bruta

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

variando de 15 a 22%. Sua digestibilidade est em torno de 62 a 73% e seu plantio pode ser feito por sementes ou mudas.

OXALATOS E A NUTRIO DE EQINOS

Oxalatos so sais ou steres de cido oxlico, que, na presena de ons de clcio, formam oxalato de clcio, que pouco solvel e tende a se acumular no organismo. Geralmente, os oxalatos so encontrados nas gramneas na forma de cido oxlico, oxalato de potssio, de sdio e de clcio.

Vrias gramneas indicadas para nosso clima tm oxalato em excesso. O clcio das gramneas na presena desse oxalato forma compostos insolveis e fica, portanto, indisponvel para o animal, o que pode provocar deficincias na formao ssea, especialmente nos animais novos. A cara inchada, que se caracteriza por inchao nos ossos da face, uma das conseqncias, ou seja, a diminuio do clcio no sangue provoca a retirada de clcio dos ossos, clcio que substitudo por tecido fibroso que aumenta o volume da face.

Segundo McKenzie (1988) plantas que apresentam nveis de oxalatos superiores a 0,5% e relao clcio/oxalato inferior a 0,5 so consideradas potencialmente txicas para eqinos.

Nossas pastagens, em geral, no tm minerais nas quantidades corretas para suprir as necessidades dos animais, pois dependem da qualidade do solo (fertilidade, pH, umidade, etc.), da fase vegetativa da forrageira, da forrageira utilizada, etc.

Fato comum, que ocorre em nossas criaes, a utilizao de suplemento mineral formulados para bovinos, onde tambm so criados os eqinos. Esses suplementos no devem ser fornecidos para eqinos, pois so deficientes em clcio e tm excesso de fsforo.

10

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

Outro fator agravante da deficincia mineral o fornecimento de rao concentrada com muito fsforo e pouco clcio. Sabemos que os eqinos necessitam de clcio e de fsforo na proporo j conhecida: no deve estar abaixo de 1:1, nem acima de 3:1.

Algumas medidas podem ser tomadas para minimizar o problema ou mesmo resolve-lo, como a correo e fertilizao do solo, aps anlise desse solo, manejo da pastagem de modo a evitar prejuzos graves ao seu desenvolvimento, rodzio das pastagens e fornecimento, vontade, de sal comum e sal mineral aos animais. Neste caso, como os eqinos no tm apetite por nenhum dos componentes do sal mineral, a este deve ser incorporado um palatabilizante.

Com relao ao consumo mineral dos cavalos, ainda h muita impreciso. Embora o conhecimento sobre os minerais considerados macroelementos seja satisfatrio, especialmente o cloreto de sdio , o clcio e o fsforo, quando se trata dos microelementos, no h o mesmo conhecimento, pois foram poucos os trabalhos realizados at o momento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Alfafa: a grande forrageira, Revista Puro Sangue ingls. n 59-2000, editora Segmento Ltda. Disponvel em: www.bichoonline.com.br. Acesso em:17/07/07. CHAMBLISS, C.G. Tifton 9 Pensacola Bahiagrass, University of Florida, 2000. CONFEDERAO NACIONAL AGROPECURIA DO BRASIL. Disponvel em: www.cna.org.br. Acesso em:18/07/07. COSTA, N.L. et al. Embrapa Amap. Disponvel em: www.agrolink.com.br, Acesso em:17/07/07. DITTRICH, J.R. et al. Comportamento Ingestivo de Eqinos em Diferentes Dossis, Cincia Animal Brasileira , v. 8, n. 1, p. 87-94, jan./mar. 2007. FZEA-USP - Equipe de Eqideocultura/FZEA-USP. Disponvel em: www.criareplantar.com.br Acesso em:17/07/07.
11

Victor et al.

Forrageiras para eqinos

In: http://www.iz.sp.gov.br/artigos.php?ano=2007

McKENZIE, R.A.A Purple pigeon grass (Setaria incrassata): a potencial cause of nutricional secondary hyperpharathyroidism of grazing horses. Australian Veterinary Journal, vol. 65, 10, october, 1988. NUNES, S.G. et al., Problemas com cavalos em pastagens de Humidicola. Embrapa, Comunicado Tcnico n 37, Novembro/90. RASSINI, J.C. et al. Embrapa Pecuria Sudeste, Cultivo da Alfafa, in: Sistemas de Produo. Cnptia.Embrapa.br/FontesHTML/Alfafa/SistemaProducaoAlfafa/ - 13k, acessado em:17/07/07. RESENDE, A. Pastagem de eqinos. Disponvel em: http://pc2.powerline.com.br/jalencar/index.html. Acesso em:17/07/07.

12

Вам также может понравиться