Вы находитесь на странице: 1из 24

CADERNO DE QUESTES CADERNO DE QUESTES

o N. DE ORDEM: o N. DE INSCRIO:

NOME DO CANDIDATO:

IINSTRUES PARA A REALIIZAO DA PROVA NSTRUES PARA A REAL ZAO DA PROVA


o o 1. Confira os campos N. DE ORDEM, N. DE INSCRIO e NOME, conforme o que consta na etiqueta fixada em sua carteira.

2. Confira se o nmero do gabarito deste caderno corresponde ao constante na etiqueta fixada em sua carteira. Se houver divergncia, avise, imediatamente, o fiscal. 3. proibido folhear o caderno de provas antes do sinal, s 14 horas. 4. Aps o sinal, confira se este caderno contm 40 questes objetivas e/ou qualquer tipo de defeito. Qualquer problema, avise, imediatamente, o fiscal. 5. Durante a realizao da prova, proibido o uso de dicionrio, de calculadora eletrnica, bem como a consulta a qualquer material adicional. Tambm proibido o uso de bon, de relgio, de celulares, de bips, de aparelhos de surdez, de MP3 player ou de aparelhos similares. 6. A comunicao ou trnsito de qualquer material entre os candidatos so proibidos. A comunicao, se necessria, somente poder ser estabelecida por intermdio dos fiscais. 7. O tempo mnimo de permanncia na sala de 2 horas aps o incio da prova. 8. No tempo destinado a esta prova (5 horas), est includo o de preenchimento da Folha de Respostas.

9. Transcreva as respostas deste caderno para a Folha de Respostas. A resposta ser a soma dos nmeros associados s alternativas corretas. Para cada questo, preencha sempre dois alvolos: um na coluna das dezenas e um na coluna das unidades, conforme exemplo ao lado: questo 13, resposta 09 (soma das proposies 01 e 08). 10. Se desejar, transcreva as respostas deste caderno no Rascunho para Anotao das Respostas constante abaixo e destaque-o, para receb-lo hoje, ao trmino da prova, no horrio das 19h15min s 19h30min, mediante apresentao do documento de identificao. Aps esse perodo, no haver devoluo. O caderno de provas no ser devolvido. 11. Ao trmino da prova, levante o brao e aguarde atendimento. Entregue ao fiscal este caderno, a Folha de Respostas e o Rascunho para Anotao das Respostas 12. A desobedincia a qualquer uma das determinaes dos fiscais poder implicar a anulao da sua prova. 13. So de responsabilidade nica do participante a leitura e conferncia de todas as informaes contidas no CADERNO DE QUESTES e na FOLHA DE RESPOSTAS.

Corte na linha pontilhada. ...........................................................................................................

RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS RASCUNHO PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS
o N. DE ORDEM:

NOME: 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

01

02

03

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

UEM Comisso Central do Vestibular Unificado

GABARITO 1

MATEMTICA Formulrio
Geometria Plana e Espacial Comprimento da circunferncia: C = 2R
2 rea do setor circular: A = R 2 Progresso Aritmtica (P. A.): Progresso Geomtrica (P. G.): a a 1q n a n = a1 + (n 1)r Sn = 1 a n = a 1q n 1 ,q 1 1 q (a + a n ) n a Sn = 1 2 S = 1 , | q |< 1 1 q

rea do crculo: A = R2

Progresses

Converso de unidades

1 m3 = 1000 l

FSICA Formulrio e Constantes Fsicas


s = s 0 + v 0 t + 1 at 2 2
v = v 0 + at
2 v 2 = v 0 + 2as

F=mv r P = mg f a = N

E c = 1 mv 2 2

p = mv I = F t = p

F=G

m1m 2 d2

E p = mgh
E p = 1 kx 2 2

= Fdsen
P= W t

T = 2 L g

FR = ma

W = Fd cos

W = E c

T = 2 m k
Ug = Gm 1m 2 d

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

REDAO
Leia atentamente, desde o ttulo at o final, o texto que vem a seguir. O que escrita? ... na atualidade, a escrita faz parte de nossa vida, seja porque somos constantemente solicitados a produzir textos escritos (bilhete, e-mail, lista de compras, etc, etc.), seja porque somos solicitados a ler textos escritos em diversas situaes do dia a dia (placas, letreiros, anncios, embalagens, etc., etc.). Que a escrita onipresente em nossa vida, j o sabemos. Mas, afinal, o que escrita? (...) h muitos estudos sobre a escrita, sob diversas perspectivas, que nos propiciam diferentes modos de responder a questo em foco. Apesar da complexidade que envolve a questo, no raro, quer na sala de aula, quer em outras situaes do dia a dia, nos depararmos com definies, tais como: escrita inspirao; escrita uma atividade para poucos privilegiados (aqueles que nascem com dom e se transformam em escritores renomados); escrita expresso do pensamento no papel ou em outro suporte; escrita domnio de regras da lngua; escrita trabalho (...) no qual o sujeito tem algo a dizer e o faz em relao a um outro (o seu interlocutor/leitor) com um certo propsito. Nessa concepo interacional (dialgica) da lngua, tanto aquele que escreve como aquele para quem se escreve so (...) sujeitos (...) que (...) se constroem e so construdos no texto. Assim que, por exemplo, dependendo do gnero textual a ser produzido, do assunto a ser tratado, de quem seja o interlocutor, dos lugares em que se situam como interlocutores (escrever para um chefe, para um professor, para um amigo, para um namorado), dos conhecimentos pressupostamente compartilhados, do maior ou menor grau de intimidade, familiaridade existente entre esses interlocutores, a escrita pode se constituir mais formalmente ou mais informalmente.
(Texto adaptado de KOCH, Ingedore V. & ELIAS, Vanda M. Escrita e interao. In: Ler e escrever estratgias de produo textual. So Paulo: Editora Contexto, 2009. p.31-36).

GNERO TEXTUAL 1 RESPOSTA INTERPRETATIVA/ARGUMENTATIVA Com base no que as autoras, Koch e Elias, apresentam no texto adaptado O que escrita?, responda, com suas palavras e com argumentos que justifiquem a sua interpretao, a pergunta: O QUE ESCRITA? Ateno! A resposta deve ser organizada de forma que, quem a ler, no precise da pergunta para compreend-la.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

No texto O que escrita?, as autoras Koch e Elias estabelecem uma relao entre a escrita e o gnero textual, que diz respeito escolha do assunto e de como produzir um texto nas situaes comunicativas de que participamos. Por isso, sempre devemos estar atentos s situaes de comunicao em que nos envolvemos. Agora, voc deve prestar ateno situao comunicativa abaixo, de que participam voc e seu chefe: Voc est esperando seu chefe chegar ao local de trabalho, para poder ir ao banco pagar algumas contas particulares com vencimento naquele dia. Precisa comunicar sua sada ao seu chefe, mas no quer deixar recado com seu companheiro de trabalho. Tenta entrar em contato com o seu chefe, mas o celular no atende. Como no pode adiar o pagamento e tem de avis-lo de que saiu e de que voltar a fim de passar-lhe os recados recebidos, a nica soluo escrever um BILHETE para o seu chefe. GNERO TEXTUAL 2 BILHETE A partir da situao comunicativa apresentada, produza um BILHETE, considerando: a) o assunto onde voc foi e por que fez isso, antes de o seu chefe chegar ao local de trabalho; b) o seu interlocutor voc vai se comunicar com o seu chefe; c) os conhecimentos que seu chefe tem sobre o que voc foi fazer fora do seu local de trabalho, no horrio do expediente. No se esquea de que o seu chefe deve saber porque a tarefa no poderia ser realizada em outro dia nem em outro horrio; d) o grau de intimidade entre voc e seu interlocutor seu chefe, a quem voc subordinado. Qual o tratamento que voc dispensa a ele; e) a linguagem numa situao como a apresentada, ela precisa ser formal? Pode ser informal? f) a escrita, independentemente de ser formal ou informal, deve obedecer s regras gramaticais; g) a comunicao tem que ser rpida e objetiva, pois voc deve escrever um BILHETE, gnero textual cujo objetivo informar o seu interlocutor, que, no caso, o seu chefe. Por isso, o seu BILHETE deve ser escrito com o mnimo de 20 (vinte) e o mximo de 35 (trinta e cinco) palavras, levando em conta todas elas, independentemente da classe ou da categoria; h) assine o BILHETE com o nome JOO.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

O RESUMO um gnero textual que tem por objetivo passar ao leitor as informaes mais relevantes do texto original, ou seja, aquele que serviu de base para a sua produo. Por isso, o RESUMO cumpre duas funes: a de ser fiel ao texto original e a de motivar o leitor a buscar informaes mais detalhadas no texto original. Dessa forma, voc deve ler com muita ateno o texto original So as crianas pobres que fracassam. So as crianas pobres que fracassam O nmero de alunos que vo sendo reprovados e expulsos da escola, ao longo dos anos, assustador. No entanto, essas reprovaes e abandonos no atingem da mesma maneira crianas de diferentes meios socioculturais. De fato, so sobretudo as crianas provenientes das camadas populares e do meio rural que fracassam na escola e so foradas a interromper seus estudos. Evidentemente, essas crianas constituem a grande maioria da populao de nosso pas e so elas, justamente, as que mais precisam da escola para poder melhorar de vida. So os pais das crianas que fracassam os que fizeram mais sacrifcios para que seus filhos pudessem estudar. Foram eles que passaram dificuldades para comprar cadernos e uniforme. Foram eles que sofreram ao ver seus filhos serem reprovados e obrigados a repetir de ano. E, no entanto, todo esse esforo, todos esses sacrifcios, toda essa esperana no serviu de nada. As crianas pobres so, em sua imensa maioria, excludas da escola, sem qualquer qualificao ou diploma, sem ter aprendido nada de til para sua vida e seu trabalho. Praticamente a nica lio que os anos de escola ensinam a se considerarem a si mesmos como inferiores aos outros, aos que tiveram sucesso. As crianas saem da escola, mas levam consigo a marca e a humilhao do fracasso: saem convencidas de que fracassaram porque so menos inteligentes e capazes do que os outros. H poucas alternativas para os atingidos pela excluso da escola. O destino da grande maioria aceitar os trabalhos mais duros, de remunerao mais baixa e com maior risco de desemprego na hora da crise.
(CECCON; C. OLIVEIRA, M. D.; OLIVEIRA, R.D. A vida na escola e a escola da vida. Petrpolis, RJ : Vozes, 1983, p.30-31).

GNERO TEXTUAL 3 RESUMO A partir da leitura e dos esclarecimentos e informaes sobre o gnero, produza um RESUMO do texto So as crianas pobres que fracassam, com, no mnimo 60 (sessenta) e, no mximo, (80) oitenta palavras e mais trs palavras-chave (aquelas que marcam o assunto-tema) que devem ser colocadas abaixo do texto que compe o seu RESUMO.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

CONHECIMENTOS GERAIS
Questo 01

Questo

03

Nos seres humanos, a velocidade do sangue em um determinado ponto que dista r cm do eixo central de um vaso sanguneo dada pela Lei de Poiseuille,

Assinale o que for correto. 01) O ction Ca2+ importante para a contrao muscular. 02) O elemento ferro um componente da hemoglobina e de enzimas respiratrias. 04) O on K+ est relacionado com a transmisso do impulso nervoso e, em geral, apresenta boa reatividade com elementos pertencentes famlia dos halognios. 08) Os elementos C, H, O e N faziam parte das substncias da atmosfera primitiva. 16) O elemento cloro pertence famlia dos halognios e no tem funo no corpo humano.

V (r ) = C ( R r ) ,
2 2

em que C uma constante no nula, R o raio do vaso, e a velocidade dada em cm/s. Supondo 4 que, para um determinado vaso, C = 1,5 10 e
R = 10 2 cm, assinale o que for correto. 01) A velocidade do sangue no eixo central do vaso sanguneo de 150 cm/s. 02) O grfico que descreve a velocidade do sangue em um vaso sanguneo, pela Lei de Poiseuille, uma parbola com concavidade voltada para baixo. 04) A velocidade mxima do sangue ocorre no ponto mdio entre a parede do vaso e o eixo central. 08) O sangue considerado um tipo de tecido conjuntivo, por apresentar clulas, hemcias, leuccitos e plaquetas, separadas por uma matriz extracelular o plasma. 16) As clulas sanguneas so produzidas pelo tecido hematopoitico, constituinte da medula ssea vermelha, rica em clulas-tronco medulares.

Questo

02

Analise a tabela contendo a informao nutricional correspondente a 100 gramas de arroz cozido somente em gua e assinale o que for correto. Valor calrico Carboidratos Protenas Lipdios Sais minerais Fibra alimentar 154,7 kcal 34,29 g 4,16 g 0,10 g 0,14 g 1,31 g

01) Os carboidratos presentes no arroz so produzidos por meio da fotossntese. 02) Nas clulas, os lipdios e as protenas so constituintes da membrana plasmtica. 04) A energia da fibra alimentar liberada diretamente nas mitocndrias, durante a via glicoltica. 08) Pelas informaes da tabela, a quantidade, em gramas, de lipdios e de sais minerais existentes, respectivamente, em 420 gramas e 300 gramas de arroz, a mesma. 16) De acordo com a tabela, a quantidade total de carboidratos e de fibra alimentar contidos em 100 gramas de arroz de 178 gramas. 5

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

As questes 04 e 05 referem-se ao grfico a seguir, que mostra a variao da quantidade de DNA durante o ciclo celular.

Rascunho

Questo

04

Considerando as fases do ciclo celular, assinale o que for correto. 01) Quando cada cromossomo contm apenas uma molcula de DNA, o grfico fornece uma funo constante em relao s fases do ciclo celular. 02) Durante a fase M, pode-se dizer que o grfico corresponde a uma funo modular. 04) As fases G1, S e G2 compreendem a interfase, perodo em que a clula est metabolicamente inativa. 08) Durante a fase G1, os filamentos cromossmicos permanecem descondensados no interior do ncleo, constituindo a cromatina. 16) A duplicao do DNA ocorre durante o perodo de interfase.

Questo

05

Considerando o grfico, assinale o que for correto. 01) Durante a fase G1, a clula haploide, contendo metade do nmero de cromossomos da espcie. 02) A fase M compreende a diviso nuclear e a do citoplasma. 04) Durante a fase M, ocorrem condensao dos cromossomos e a separao das cromtides irms. 08) O grfico da fase G2 pode representar uma funo inversa da funo que representa o grfico da fase G1. 16) Assumindo que, na fase S, o grfico um segmento de reta, pode-se concluir que, nesta fase, ele representa uma parte de um grfico de uma funo logartmica em uma base maior do que 1.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

Questo

06

Questo

08

Assinale o que for correto. 01) Vitaminas hidrossolveis so substncias que podem ser necessrias em grandes quantidades para a atividade enzimtica. 02) Na reao de fotossntese representada pela equao aCO2 + bH2O cC6H12O6 + dO2, aps o balanceamento da equao, o somatrio dos coeficientes a, b, c e d , em menor nmero inteiro, ser 18. 04) Os tomos de hidrognio, oxignio e nitrognio podem ser encontrados nos aminocidos. 08) A interao existente entre um lipdio (leo ou gordura) com a gua do tipo van der Waals. 16) Os elementos qumicos carbono, hidrognio, oxignio e clcio constituem a maioria dos monossacardios.

Considerando os conceitos de energia, correto afirmar: 01) A energia pode ser transformada ou transferida, mas nunca criada ou destruda. 02) A energia est relacionada com a capacidade de produzir movimento. 04) O bombeamento de substncias, atravs da membrana plasmtica, um trabalho celular que utiliza energia. 08) O ATP a molcula mais importante na captura, no armazenamento temporrio e na transferncia de energia, nos processos celulares. 16) No processo de respirao celular, a energia fica armazenada nas molculas de glicdios, na forma de energia potencial qumica.

Questo

07

Questo

09

Considerando os diversos nveis de organizao biolgica, desde o nvel submicroscpico ao planetrio, assinale o que for correto. 01) No nvel submicroscpico, esto os tomos, que formam as molculas orgnicas, como as protenas. 02) Os rgos formados por tecidos so integrados funcionalmente, constituindo os sistemas, como o sistema digestrio. 04) No nvel planetrio, a biosfera a unio dos conjuntos de todos os ecossistemas da Terra. 08) As diversas comunidades biolgicas so elementos do conjunto da populao biolgica. 16) Em um diagrama de Venn, os sistemas devem aparecer representados no interior do conjunto que representa os organismos.

Em humanos, durante a meiose, diviso celular que origina os gametas, ocorrem a separao dos cromossomos homlogos e a formao de clulas haploides. Considerando o enunciado e o comportamento dos cromossomos durante a diviso celular, assinale o que for correto. 01) A funo que fornece a quantidade de tipos de clulas, em relao ao nmero de pares homlogos, exponencial. 02) Os cromossomos homlogos, herdados dos gametas, so iguais quanto ao tamanho e posio do centrmero. 04) A quantidade de pares de cromossomos homlogos nas clulas que originam gametas femininos um mltiplo de 11. 08) Somente os pares de autossomos esto relacionados com a determinao do sexo. 16) A meiose considerada uma diviso reducional porque produz clulas que contm a metade do nmero de cromossomos da espcie.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

Questo

10

Questo

12

Um halterofilista aplica uma fora de 2100 N para levantar uma massa de 200 kg do solo a uma altura de 2,5 metros. Considerando a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2, assinale o que for correto. 01) O trabalho realizado pelo halterofilista de 5500 J. 02) O trabalho realizado pela fora peso nulo, se for considerado apenas o levantamento do peso. 04) A energia potencial gravitacional armazenada, ao levantar o peso, de 5000 J. 08) O levantamento de peso envolve o tecido muscular estriado esqueltico, que tem contrao voluntria. 16) No citoplasma das fibras musculares estriadas esquelticas, so encontradas as miofibrilas contrteis, constitudas pelas protenas miosina e actina.

Sabe-se que a molcula de gua constituda por dois tomos de hidrognio e um de oxignio. Considere o polgono P cujos vrtices so esses trs tomos. Sabendo-se que o ngulo entre as ligaes OH de, aproximadamente, 104,5, e as distncias entre os tomos de oxignio e hidrognio so iguais, assinale o que for correto. 01) O polgono P um tringulo escaleno. 02) Um dos ngulos do polgono P mede, aproximadamente, 37,75. 04) A gua uma substncia molecular e as ligaes qumicas existentes na sua molcula so polares. 08) O segmento que corresponde altura em relao ao vrtice O do polgono P, tambm, uma mediana. 16) As ligaes de hidrognio, formadas entre as molculas de gua, podem explicar por que a gua liquida temperatura ambiente, e o sulfeto de hidrognio (H2S) um gs.

Questo

11

Questo

13

Um determinado combustvel fssil apresentava como impureza 96 quilos de enxofre. Na queima deste combustvel, foi gerado como produto o dixido de enxofre, cuja reao representada pela equao qumica balanceada

S + O2 SO2
O nmero N de mortes de plantas, por semana, em um determinado local, em consequncia dessa queima, uma funo da quantidade mdia de dixido de enxofre medida (A), dada por

N = 76 + 0, 25 A .
Sobre isso, assinale o que for correto. 01) Na reao de queima do enxofre, existe uma relao constante entre as massas dos reagentes e a massa do produto. 02) Morrero 92 plantas, quando A = 16 . 04) O grfico da funo N uma parbola. 08) Na queima de 96 quilos de enxofre, sero produzidos 96 quilos de dixido de enxofre. 16) A funo N polinomial.

Assinale o que for correto. 01) Um angstron equivale a 10-10 metros. 02) A unidade de fora no Sistema Internacional de Unidades m/s2. 04) 50 gramas de um determinado metal apresenta densidade 2,70 g/cm3. A densidade de 200 gramas do mesmo metal ser igual. 08) No modelo atmico de Rutherford, o tomo teria uma organizao semelhante do sistema solar: os eltrons estariam girando ao redor do ncleo como planetas ao redor do Sol. 16) Pode-se afirmar que 72 km/h corresponde ao mdulo de velocidade de 20 m/s, no Sistema Internacional de Unidades.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

Questo

14

Rascunho

Uma mola, na posio horizontal, tem uma de suas extremidades fixa; a outra extremidade livre se encontra na origem de um sistema de coordenadas de uma reta, cuja unidade 1,0 m. A mola se encontra no seu estado relaxado, e sua constante elstica de 103 N/m. Em um determinado momento, a mola comprimida por um bloco de 2 kg at o ponto de coordenada 0,5 do referido sistema de coordenadas. Quando o bloco liberado, a mola o projeta na direo positiva do eixo, sobre uma superfcie sem atrito. Considerando a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando a resistncia do ar, assinale o que for correto. 01) A fora aplicada no bloco pela mola de 500 N, no sentido positivo do sistema de coordenadas. 02) A velocidade do bloco ao deixar a mola de 5 5 m/s. 04) Se o bloco se depara com uma subida, tambm sem atrito, a altura mxima alcanada por ele de 6,25 m. 08) A funo que fornece a fora aplicada no bloco pela mola, em relao ao valor da compresso, uma funo par. 16) A funo que fornece a velocidade do bloco em relao distncia percorrida decrescente.

Questo

15

Considere um lanamento oblquo de um objeto velocidade inicial de 30 m/s e despreze a resistncia do ar. Suponha que o ngulo inicial para o lanamento mea 45, em relao a um plano horizontal. Considere a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2. Aps, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) O ngulo inicial de lanamento utilizado fornece o maior alcance possvel em um lanamento oblquo. 02) O vetor velocidade do objeto nulo na altura mxima. 04) O mdulo da velocidade horizontal do objeto constante e igual a 15 m/s. 08) A funo que determina a altura do objeto em relao ao tempo injetora. 16) A funo que determina a posio do objeto em relao ao plano horizontal uma exponencial.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

10

Questo

16

Rascunho

Supondo que um determinado frasco A contm em seu interior como quantidade mxima 272 g de sulfato de clcio, assinale o que for correto. 01) Um quarto da massa do frasco A apresenta, no mximo, 68 gramas de enxofre e oxignio. 02) 272 gramas de sulfato de clcio correspondem a 2 mols de sulfato de clcio. 04) Para se ter 1.024 gramas de oxignio, so necessrios 16 frascos com o mesmo volume do frasco A. 08) Se n representa o nmero de frascos de mesmo volume do frasco A, a sequncia numrica a1 , a2 ,..., an ,... , que fornece a quantidade mxima, em massa de enxofre, em n frasco(s) dada por uma Progresso Aritmtica (PA) de razo r = 64 e a1 = 64 . 16) Metade do frasco A apresenta um total de 6,02 1023 nions sulfato.

Questo

17

O quadro a seguir apresenta as temperaturas de fuso e de ebulio de algumas substncias. Substncia I II III IV Temperatura de fuso (C) 93,9 801,0 62,5 182,0 Temperatura de ebulio (C) 65,0 1.413,0 282,0 161,0

Em relao s propriedades fsicas das substncias, assinale o que for correto. 01) A substncia I um slido a 65,7 C. 02) Em qualquer temperatura em que a substncia II seja slida, a substncia III um gs. 04) As propriedades fsicas de uma substncia podem ser utilizadas na sua identificao. 08) Em todas as temperaturas em que a substncia I esteja no estado lquido, a substncia III est no estado slido. 16) Na temperatura igual ao dobro da temperatura de fuso da substncia I, a substncia IV lquida.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

11

Questo

18

Questo

20

Supondo que um determinado recipiente, temperatura ambiente, contenha os ons sdio, magnsio e cloreto dissolvidos em gua, assinale o que for correto. 01) O magnsio pertence famlia dos alcalinos. 02) Ao adicionar uma pequena quantidade de sdio metlico gua, ocorre uma transformao qumica com formao de ons sdio e gs hidrognio. 04) A gua poder ser separada dos ons pelo processo de destilao. 08) O on sdio, ao colidir inelasticamente com a parede do recipiente, retornar com a mesma energia cintica. 16) Supondo que o sistema foi aquecido por um determinado tempo e o mdulo da velocidade inicial do on cloreto era v, aps o aquecimento, passou para uma velocidade 2v, nesta condio, houve uma acelerao escalar mdia do on cloreto.

Um carro de corrida com massa de 700 kg est correndo a uma velocidade escalar constante de 250 km/h em uma pista circular, cujo raio mede 200 m. Nos itens a seguir, despreze a largura da = 3,14 e assinale a(s) pista, considere alternativa(s) correta(s). 01) O percurso total percorrido pelo carro, em cada volta, de, aproximadamente, 1.256 m. 02) A partir do ponto de largada, quando o carro percorre 105 m, ele completa um arco de circunferncia de, aproximadamente, 30. 04) O mdulo da acelerao centrpeta do carro de 312,5 m/s2. 08) O mdulo da velocidade angular do carro de, aproximadamente, 0,35 rad/s. 16) O carro no possui acelerao tangencial, pois o mdulo de sua velocidade constante.

Questo

19

Considere um bloco de massa M sobre um plano inclinado cujo coeficiente de atrito esttico entre as superfcies e . Suponha que o bloco esteja na iminncia de entrar em movimento a uma altura de 3 metros do solo, e sua distncia at o solo ao longo do plano inclinado seja de 6 metros. Considerando a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2, assinale o que for correto. 01) O coeficiente de atrito esttico possui o valor 3. de 3 02) Se aumentar-se o ngulo do plano inclinado, o bloco ir se movimentar. A fora de atrito que ir atuar nesse caso a cintica, que maior que a fora de atrito esttico. 04) Pode-se afirmar que o mdulo da fora normal proporcional ao mdulo da fora peso. 08) Ao percorrer uma distncia de 2 m, o bloco estar a uma altura de 2 m do solo. 16) Ao chegar ao p do plano inclinado, o deslocamento horizontal foi de 4 m.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

12

Questo

21

Questo

22

O planeta Terra apresenta uma variedade de clima, relevo, geologia, fauna e flora, e o ser humano se apropria e transforma os recursos naturais para sua sobrevivncia. Com base nessas afirmaes, julgue os itens subsequentes e assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Entre os sculos IX e XII, houve um aumento da temperatura mdia da Terra e, entre o comeo do sculo XVI e meados do sculo XIX, ocorreu uma baixa na temperatura global, que voltou a elevar-se aps esse perodo. Na atualidade, algumas pesquisas afirmam que est ocorrendo o aquecimento global e outras apontam para resultados inversos, ou seja, que a Terra est outra vez se esfriando. 02) Somente a teoria das placas tectnicas, formulada na dcada de 1960, por Harry Hess e Robert Dietz, suficiente para explicar as etapas da origem dos continentes e a formao do relevo terrestre. 04) O relevo pode ser modificado pelas dinmicas internas e externas da Terra. Entre as dinmicas internas, esto os movimentos tectnicos e, entre as dinmicas externas, o trabalho de eroso e de sedimentao das guas, dos ventos, e as aes antrpicas. 08) A Floresta Araucria um dos ecossistemas do Paran e ocupa reas de maior altitude. Sua explorao econmica ocorreu no final do sculo XIX, representando um grande desenvolvimento para o Estado, mas, por outro lado, trouxe uma devastao acentuada, restando, hoje, cerca de 5% de mata original. 16) A hidrosfera corresponde camada lquida da Terra. De toda a gua disponvel no planeta, a gua doce representa, aproximadamente, 2,7%, mas nem toda ela est disponvel para aproveitamento humano, e a poluio est tornando-a cada vez mais escassa e imprpria para consumo.

Assinale o que for correto, sobre a histria nas pocas antiga e medieval. 01) Na Grcia antiga, Atenas e Esparta representavam dois modelos distintos de educao. Os espartanos valorizavam a atividade fsica e as atividades esportivas, enquanto os atenienses cultivavam as artes plsticas, a literatura, a cincia e a filosofia. 02) A Grcia antiga considerada o bero da civilizao moderna porque tratava todos os seus habitantes como iguais perante a lei. 04) No perodo chamado ps-homrico ou arcaico, a civilizao grega expandiu-se territorialmente, estabelecendo colnias na Pennsula Itlica, no Mar Negro (ento chamado Ponto Euxino) e na sia Menor. 08) Cartago era uma cidade africana de origem fencia que, entre os sculos III e II a.C., disputou com Roma a hegemonia no Mar Mediterrneo. O longo conflito travado entre Roma e Cartago ficou conhecido como Guerras Pnicas. 16) Durante o Perodo Medieval, o uso da moeda desapareceu na Europa Ocidental, que passou a fazer um comrcio na base do escambo. O restabelecimento das trocas monetrias s ocorreu no incio dos tempos modernos, graas grande quantidade de ouro e prata levada da Amrica pelos espanhis.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

13

Questo

23

Para compreender o processo histrico da construo do espao geogrfico, necessrio orientar-se, localizar-se, interpretar o lugar em que se vive e correlacion-lo com outros lugares. A respeito desse tema, considerando o mapa abaixo no que este for pertinente, analise os itens a seguir e assinale o que for correto.

Fonte: ANTUNES, Celso. Aprendendo com mapas. So Paulo: Scipione, S/D (Adaptao).

01) A Terra realiza vrios movimentos, sendo que os que apresentam maior influncia na vida do ser humano so os movimentos de translao, responsvel pela sucesso dos dias e das noites, e o de rotao, responsvel pelas estaes do ano. 02) Sabendo-se que 01 h e 20 min no Cairo, situado no fuso horrio a 30 leste de Greenwich, correto afirmar que no Estado do Paran, que est situado no fuso horrio a 45 oeste de Greenwich, so 20 h e 20 min do dia anterior. 04) O avano da tecnologia contribui para a forma de ocupao do espao geogrfico. Um bom exemplo disso encontrado nos sculos XV e XVI, na fase do capitalismo comercial, quando as grandes navegaes foram impulsionadas por novos conhecimentos astronmicos e por novos instrumentos (bssola, astrolbio etc.), que permitiram que mapas fossem traados com maior preciso. 08) O Estado do Paran cortado pelo Trpico de Capricrnio e est localizado totalmente no hemisfrio sul, em relao ao Equador e totalmente no hemisfrio oeste ou ocidental, em relao ao Meridiano de Greenwich. 16) Os pontos A e B, situados na interseco entre paralelos e meridianos, apresentam, respectivamente, as seguintes coordenadas geogrficas: 232730 longitude sul (Trpico de Capricrnio) e 0 latitude (Meridiano de Greenwich) - 232730 longitude norte (Trpico de Cncer) e 0 latitude (Meridiano de Greenwich).

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

14

Questo

24

Questo

25

Os sculos XV e XVI foram marcados por grandes acontecimentos que mudaram de forma substancial os rumos da histria da humanidade. Sobre os acontecimentos ocorridos nesse perodo, assinale o que for correto. 01) Por estar convicto de que a Terra tinha forma esfrica, Cristvo Colombo tentou chegar ao Oriente pela rota ocidental, isto , navegava em direo oeste para atingir o extremo Oriente. Por isso, ele pensou ter chegado s ndias quando encontrou as terras americanas, localizadas a oeste em relao Espanha. 02) Um dos efeitos da descoberta do caminho martimo para o Oriente e da colonizao da Amrica foi o deslocamento do eixo dinmico da economia europeia para a orla atlntica, em detrimento das cidades italianas que, at ento, intermediavam o comrcio com o Oriente atravs do Mar Mediterrneo. 04) O perodo foi marcado por revolues polticas que resultaram na Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado e na instituio do regime monrquico constitucional em pases como Inglaterra, Frana e Alemanha. 08) O estmulo material representado pelas lendrias riquezas do Oriente foi um fator importante nos descobrimentos martimos dos sculos XV e XVI, mas seria um erro tentar entender a expanso europeia da era moderna, sem o componente espiritual representado pelo ideal missionrio da Igreja Catlica e pelas lutas religiosas desencadeadas pela Reforma Protestante. 16) Os descobrimentos martimos desencadearam grandes transformaes econmicas na Europa, mas seu impacto na cultura europeia foi irrelevante.

O territrio que hoje corresponde ao atual Estado do Paran ficou praticamente abandonado ou ocupou posio modesta no conjunto da economia colonial. Somente nos sculos XIX e XX, que ocorreu a colonizao sistemtica de boa parte do seu territrio e, atualmente, o Paran um dos estados mais prsperos do Brasil. A respeito da histria do Paran, assinale o que for correto. 01) Aps o fim da Unio Ibrica, a colonizao sistemtica foi dificultada pela indefinio da soberania poltica sobre partes do territrio paranaense, palco de prolongada disputa territorial entre Portugal e Espanha. 02) Um dos obstculos colonizao sistemtica do Paran, no perodo colonial, foi a instabilidade derivada dos conflitos entre os paulistas preadores de ndios e missionrios jesutas. 04) A maior parte do territrio paranaense est situada na zona subtropical, fator que, nas condies tecnolgicas do perodo colonial, no favorecia o cultivo lucrativo dos gneros tropicais que haviam fornecido a base econmica da colonizao de outras regies do Brasil. 08) A colonizao do Paran, nos sculos XIX e XX, reproduziu integralmente o modelo socioeconmico de regies de colonizao mais antiga, como o Nordeste aucareiro. 16) Pelo que estava estipulado no Tratado de Tordesilhas, a Espanha no tinha qualquer base legal para reivindicar soberania sobre partes do territrio do atual Estado do Paran.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

15

LNGUA PORTUGUESA
Internet, o bem e o mal Lya Luft Com suas maravilhas e armadilhas, a internet faz parte de meu cotidiano h muitos anos: fui dos primeiros escritores brasileiros a usar computador. Com ele, a cada manh comea meu dia de trabalho, buscas e descobertas, pesquisa e comunicao. A internet, que isola os misantropos avessos aos afetos, une os que gostariam de estar juntos ou partilham as mesmas ideias, mas tambm serve para toda sorte de fins destrutivos, que vo da calnia poltica vingana pessoal. Talvez seja uma falha, mas nem tenho site: gosto da minha privacidade, num mundo que adora holofotes e quer ser filmado, fotografado, estar em youtube e orkut, visto por webcams ou celulares indiscretos, por vezes perversos. De um lado, o vulgar: ditas celebridades curtem viver e morrer em cena, e fazem questo de mostrar, se possvel, as entranhas. (...) Ter um blog me cansaria: leio os de jornalistas cuja opinio vai me interessar no curso do dia e dos acontecimentos mais singulares. (...) Minha alegria est em curtir meus amores, os lugares que me encantam ou abrigam, os livros e a msica, e a natureza. Incluo entre meus prazeres as melhores coisas que internet e televiso proporcionam (...). Nos questionamentos sobre crianas e adolescentes que lidam com os meios eletrnicos, tenho uma sugesto: dar-lhes discernimento para que possam entender e escolher. Continua, porm, o drama da involuntria, muitas vezes nem sabida, exposio de pessoas desavisadas maledicncia e calnia, invaso no consentida da privacidade pelas cmeras, s montagens sobre fotos banais, s informaes falsas que alguns julgam engraadas toda sorte de maldade de que as vtimas no podem se defender. (...) Se ingenuidade ou desinformao mandar via internet textos apcrifos de Clarice, Drummond ou Borges (...), atribuir a Fernando Pessoa versinhos derramados, cretino e mau denegrir pessoas que nem sabem o que lhes est acontecendo. (...) Dois defeitos so inatos e incorrigveis no ser humano, e de ambos nos livre o destino: burrice e mau carter. O uso doentio de um instrumento to fantstico quanto a

55

internet, quando no psicopatia, uma conjuno desses dois melanclicos atributos.

(Adaptao do texto da Revista Veja, edio 2109 - ano 42 -n 16 22 de abril de 2009. p.26).

Questo

26

10

15

20

Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto classificao dos fonemas representados pelas letras em negrito e sublinhadas. 01) Em A internet, que isola os misantropos avessos aos afetos... (linhas 6-7), as letras destacadas correspondem ao fonema /s/. 02) Em Minha alegria est em curtir meus amores... (linhas 25-26), as letras destacadas correspondem todas a fonemas nasais. 04) Em Nos questionamentos sobre crianas e adolescentes... (linhas 31-32), as letras destacadas correspondem, respectivamente, aos fonemas /k/, /s/, /c/. 08) Em ...leio os de jornalistas cuja opinio vai me interessar... (linhas 22-23), as letras destacadas correspondem ao fonema /j/. 16) Em Dois defeitos so inatos e incorrigveis no ser humano... (linhas 50-51), as letras destacadas correspondem ao fonema /n/.

25

30

Questo

27

35

Segundo a autora, a causa do mau uso da internet deve-se 01) estupidez de alguns usurios. 02) divulgao da vida privada de usurios. 04) m ndole do ser humano. 08) ao exibicionismo das celebridades. 16) a distrbios psquicos do ser humano.

40

45

50

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

16

Questo

28

Questo

30

O ttulo prepara previamente o leitor para o tratamento do tema do texto. Assinale a(s) alternativa(s) que expressa(m) contraste(s) na opinio da autora. 01) Com suas maravilhas e armadilhas, a internet faz parte de meu cotidiano h muitos anos... (linhas 1-3) 02) A internet, que isola os misantropos avessos aos afetos, une os que gostariam de estar juntos... (linhas 6-9) 04) ...tenho uma sugesto: dar-lhes discernimento para que possam entender e escolher. (linhas 33-35) 08) ...um blog me cansaria: leio os de jornalistas cuja opinio vai me interessar no curso do dia... (linhas 22-24) 16) Dois defeitos so inatos e incorrigveis no ser humano...: burrice e mau carter. (linhas 5052)

Assinale a(s) alternativa(s) em que ocorre o emprego da metonmia. 01) ...serve para toda sorte de fins destrutivos, que vo da calnia poltica vingana pessoal. (linhas 10-12) 02) ...num mundo que adora holofotes e quer ser filmado, fotografado, estar em youtube e orkut... (linhas 14-16) 04) ...ditas celebridades curtem viver e morrer em cena, e fazem questo de mostrar, se possvel, as entranhas. (linhas 18-21) 08) Incluo entre meus prazeres as melhores coisas que internet e televiso proporcionam... (linhas 28-30) 16) Se ingenuidade ou desinformao mandar via internet textos apcrifos de Clarice, Drummond ou Borges... (linhas 44-46)

Questo Questo 29
Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto identificao das funes da linguagem dos excertos. 01) Ter um blog me cansaria: leio os de jornalistas cuja opinio vai me interessar no curso do dia e dos acontecimentos... (linhas 22-24) (funo metalingustica) 02) A internet, que isola os misantropos avessos aos afetos, une os que gostariam de estar juntos ou partilham as mesmas ideias... (linhas 6-9) (funo referencial) 04) ... cretino e mau denegrir pessoas que nem sabem o que lhes est acontecendo. (linhas 47-49) (funo potica). 08) Continua, porm, o drama da involuntria, muitas vezes nem sabida, exposio de pessoas desavisadas maledicncia e calnia... (linhas 35-38) (funo conativa) 16) Talvez seja uma falha, mas nem tenho site: gosto da minha privacidade, num mundo que adora holofotes... (linhas 13-15) (funo emotiva)

31

Para a autora, 01) a internet eficiente para aproximar pessoas e para realizar pesquisas. 02) a internet serve para fins negativos como a veiculao de informaes falsas. 04) no h leis que regulamentem punies para usurios mal-intencionados. 08) futuramente as pessoas escolhero como querem utilizar a internet. 16) o ser humano tem uma ndole m e incorrigvel.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

17

Questo

32

A questo a seguir refere-se a um anncio publicitrio de automvel. Mesmo com ar-condicionado de srie, chegamos abafando. Revista Veja, edio 2109 ano 42 n. 16 - 22 de abril de 2009. p. 14. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto ao que se pode compreender do anncio. 01) O verbo abafar refora a necessidade do uso do ar condicionado no carro. 02) O emprego de mesmo sugere que o modelo de carro possui outras vantagens. 04) O ar-condicionado um item presente em todos os modelos de carro dessa marca. 08) O emprego do verbo abafar indica que o modelo de carro se destaca entre outros. 16) O elemento mesmo poderia ser substitudo por at, sem alterao de significado.

LITERATURAS EM LNGUA PORTUGUESA


Questo 33

Leia, atentamente, o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). Fazer pouco fruto a palavra de Deus no mundo pode proceder de trs princpios: ou da parte do pregador, ou da parte do ouvinte, ou da parte de Deus. Para uma alma se converter por meio de um sermo, h-de haver trs concursos: h-de concorrer o pregador com a doutrina, persuadindo; h-de concorrer o ouvinte com o entendimento, percebendo; h-de concorrer Deus com a graa, alumiando. Para um homem se ver a si mesmo, so necessrias trs coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e cego, no se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos, e de noite, no se pode ver por falta de luz. Logo, h mister luz, h mister espelho e h mister olhos. Que coisa a converso de uma alma seno entrar um homem dentro de si e ver-se a si mesmo? Para esta vista so necessrios olhos, necessria luz e necessrio espelho. (VIEIRA, Padre Antnio. Os melhores sermes. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1999, p.21.) 01) No incio do texto, que parte do Sermo da Sexagsima, pregado na Capela Real, em 1655, o narrador revela que a palavra de Deus no frutifica na terra porque os ouvintes (os homens) nunca prestam a ateno devida aos ensinamentos divinos, desobedecendo-lhes sempre. 02) Em seus Sermes, Padre Antnio Vieira procurou adequar o texto bblico realidade da poca: o sculo XVII. 04) O narrador aponta no texto que, para uma alma se converter, so necessrias trs coisas: olhos, espelho e luz, que correspondem ao ouvinte (o entendimento), ao pregador (a doutrina) e a Deus (a graa). 08) Na frase Logo, h mister luz, h mister espelho e h mister olhos, o narrador sugere que a busca pela palavra divina seja feita com base no conhecimento humano. 16) No final do texto acima, o narrador recomenda que o homem deve converter a sua alma olhando para dentro de si mesmo, avaliando as suas atitudes.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

18

Questo

34

Questo

35

Leia, atentamente, este soneto: Ao Mesmo Assunto e na Mesma Ocasio (A Cristo N. S.Crucificado, Estando o Poeta na ltima Hora de Sua Vida) Pequei, Senhor, mas no porque hei pecado, Da vossa piedade me despido, Porque quanto mais tenho delinquido, Vos tenho a perdoar mais empenhado. Se basta a vs tirar tanto um pecado, A abrandar-vos sobeja um s gemido, Que a mesma culpa, que vos h ofendido, Vos tem para o perdo lisonjeado. Se uma ovelha perdida, e j cobrada Glria tal, e prazer to repentino vos deu, como afirmais na Sacra Histria: Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada. Cobrai-a, e no queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glria.
(Antologia Potica de Gregrio de Matos, seleo de Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Ediouro, 1991, p.20)

Sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha, considere o trecho abaixo. De ponta a ponta toda praia rasa, muito plana e bem formosa. Pelo serto, pareceu-nos do mar muito grande, porque a estender a vista no podamos ver seno terra e arvoredos, parecendonos terra muito longa. Nela, at agora, no pudemos saber que haja ouro nem prata, nem nenhuma coisa de metal, nem de ferro; nem as vimos. Mas, a terra em si muito boa de ares, to frios e temperados, como os de Entre-Douro-eMinho, porque, neste tempo de agora, assim os achvamos como os de l. guas so muitas e infindas. De tal maneira graciosa que, querendo aproveit-la, dar-se- nela tudo por bem das guas que tem. Mas o melhor fruto que nela se pode fazer me parece que ser salvar esta gente; e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lanar. (VOGT, Carlos e LEMOS, Jos. Cronistas e Viajantes. Literatura Comentada. So Paulo: Abril, 1982, p.12-23). Vocabulrio: Entre-Douro-e-Minho: regio norte de Portugal. Infindas: infinitas, sem fim. Identifique a(s) alternativa(s) correta(s), de acordo com a leitura do texto. 01) A Carta de Pero Vaz de Caminha no o primeiro documento acerca da terra brasileira: h outros documentos de autoria de viajantes estrangeiros que j revelavam a sua beleza. 02) Sobre a nova terra, os portugueses desejavam saber se havia ou no metais preciosos, como ouro, prata e ferro. 04) Pero Vaz de Caminha, ao descrever a nova terra: De tal maneira graciosa que, querendo aproveit-la dar-se- nela tudo por bem das guas que tem, prope ao rei de Portugal que a terra seja cultivada. 08) Na frase mas o melhor fruto que nela se pode fazer, me parece que ser salvar esta gente, o autor sugere que os primitivos habitantes sejam catequizados. 16) O trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha afirma categoricamente que, por trs do ideal da catequizao e da propagao da f catlica, a verdadeira inteno dos portugueses era, realmente, apreciar as belezas da nova terra.

Vocabulrio: hei: ter; tenho. despido: afasto. sobeja: basta. cobrada: recuperada. Sacra Histria: Sagradas Escrituras; a Bblia. delinquido: que cometeu uma falta; um pecado. lisonjeado: agradado, que d prazer. O soneto transcrito de autoria de Gregrio de Matos e nele se encontram as principais caractersticas da poesia barroca. Identifique o que for correto na(s) alternativa(s) abaixo. 01) O perodo barroco caracteriza-se, dentre outros temas, pela presena da religiosidade por meio de ideias contrrias como pecado e perdo, castigo e arrependimento, e da morte como expresso da fragilidade da vida. 02) A revolta contra Deus uma das principais caractersticas da poesia barroca brasileira. 04) O eu-lrico do texto no se arrepende de seus pecados, mas exige a clemncia de Deus. 08) Identificando-se com a ovelha desgarrada, que na parbola bblica foi recuperada por Deus, o eu-lrico tambm deseja ser perdoado. 16) No soneto acima, pode-se reconhecer o carter de jogo verbal prprio do estilo barroco, relacionado ao arrependimento do poeta pecador.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

19

ESPANHOL
La familia Prez vive en Espaa Arquitecto Se levanta a las 7:30 de la maana, se ducha y hace el desayuno, lleva a los nios al colegio y vuelve a casa a trabajar. Dos veces por semana, los lunes y mircoles, va por la tarde, a las siete, a una escuela para aprender alemn. Los martes y los jueves trabaja como voluntario en Ayuda en Accin: colabora en un proyecto para el desarrollo en un pueblo de la Sierra de Per. Una vez por semana, normalmente los viernes, hace psicoterapia. Los domingos juega al tenis con su mujer. Profesora Se levanta a las ocho menos cuarto y, despus de ducharse y desayunar, toma el tren y va a una escuela donde da clases. A las cinco de la tarde vuelve a casa y est con sus hijos. Prepara la comida del da siguiente. Una vez a la semana, el mircoles, va al gimnasio. Dos das a la semana, los martes y jueves, trabaja como voluntaria, ensea espaol a inmigrantes. Apadrina a un nio de Per. El nio y la nia Estn en el colegio de 9 a 4. A medioda comen en el colegio. La nia hace judo los martes y el nio va todos los jueves a clase de piano. Por la tarde hacen los deberes, ven la televisin, etc. Los sbados comen en casa de los abuelos.

Questo

36

Considerando a rotina da famlia Prez, descrita no texto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A famlia Prez vive de uma forma muito desorganizada e agitada. 02) Os filhos da famlia Prez so um menino e uma menina. 04) Todos os membros da famlia Prez praticam atividades esportivas. 08) A me das crianas volta para casa, s cinco da tarde e fica com elas. 16) O pai e a me das crianas praticam voluntariado.

10

Questo

37

15

20

25

30

Considerando aspectos gramaticais da lngua espanhola, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os dias da semana so precedidos de artigos femininos. 02) Na frase lleva a los nios al colegio (linhas 34), a palavra sublinhada pode ser substituda por escuela, sem necessidade de fazer outras alteraes. 04) As formas verbais vuelve (linha 4) e hacen (linha 29) so verbos da segunda conjugao, ou seja, verbos terminados em er. 08) Na frase va a una escuela donde da clases (linha 17), os verbos va e da correspondem primeira pessoa singular. 16) Na frase La nia hace judo (linha 27), a palavra sublinhada pode ser substituda por practica, sem alterar-lhe o sentido.

(CERROLAZA,Matilde, CERROLAZA, Oscar, LLOVET, Begoa Planeta 1 Edelsa, Madrid, 1998. p. 86).

Questo

38

Sobre o arquiteto, no texto, afirma-se que 01) toma banho e prepara o caf da manh, depois de levantar-se. 02) trabalha perto do colgio das crianas e, por isso, muito cedo, sai com elas de casa. 04) volta do trabalho para casa, muito tarde. 08) estuda alemo, nas segundas e quartas-feiras. 16) aos domingos organiza jogos com toda a famlia.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

20

Questo

39

Cada alternativa contm uma palavra retirada do texto. Assinale aquela(s) que apresenta(m) a traduo correta em portugus. 01) dos (linhas 4 e 21): dois, duas. 02) desarrollo (linha 9): colaborao. 04) despus (linha 16): depois. 08) hijos (linha 19): criana. 16) jueves (linhas 7 e 22): tera-feira.

FRANCS
Texto 1 FAISONS CONNAISSANCE

Questo

40

Sobre a agenda da famlia Prez, correto afirmar que 01) o pai se levanta mais cedo do que a me. 02) a me vai academia nas quartas-feiras e joga tnis aos domingos. 04) eles no tm tempo de se encontrarem hora do jantar. 08) as crianas almoam com os avs aos sbados. 16) trs vezes na semana as crianas vo academia.

10

15

20

25

30

Comment tappelles-tu? Je mappelle Mlanie mais ma famille et mes amis mappellent Nina. De quelle nationalit es-tu? Je suis franaise. O es-tu ne? Je suis ne le 19 mars 1975 Marseille. O est Marseille? Marseille est une ville situe au sud-est de la France, sur la cte mditerranenne. Cest une ville de combien dhabitants? Il y a 1 million 300 000 habitants. Cest la troisime plus grande ville de France. Tu aimes vivre dans cette ville? Bien sr, cest une ville cosmopolite et trs dynamique! O habites-tu exactement Marseille? Actuellement, jhabite dans le 6me arrondissement. Quelle est ton adresse? Jhabite au 5 de la rue des Amoureux, dans le quartier Vauban, prs de la clbre cathdrale Notre Dame de la Garde. Le week-end, quest-ce que tu aimes faire? Jaime rencontrer mes amis. Je fais de lescalade et du cheval. Quest-ce que tu fais dans la vie? Tu travailles ou tu tudies? Jtudie la biologie la Facult des Sciences et je travaille dans un restaurant 20h00 par semaine.

(Adaptao do texto baseado em: http://www.bonjourdefrance.com/n12/qcm/a11.htm Acesso realizado em 03/08/2009).

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

21

Questo

36

Questo

39

No texto, foram dadas respostas positivas a todas as perguntas feitas. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s), se essa(s) resposta(s) fosse(m) negativa(s). 01) De quelle nationalit es-tu? (linha 04) Je ne suis pas franaise. 02) Tu aimes vivre dans cette ville? (linha 14) Non, je naime pas vivre ici. 04) Tu travailles ou tu tudies? (linhas 27-28) je ntudie la biologie. 08) Le week-end, quest-ce que tu aimes faire? (linha 24) Je naime rencontrer pas mes amis. 16) Cest une ville de combien dhabitants? (linha 11) je ne sais pas exactement.

Uma das personagens do texto trabalha em um restaurante (linha 30). Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto s funes desempenhadas num restaurante. 01) comptable, boulangre. 02) cuisinire, serveuse. 04) mdecin, caissire. 08) serveuse, caissire. 16) patissire, menuisire.

Questo

40

Questo

37

No texto, h um nmero parcialmente escrito por extenso: __Il y a 1 million 300 000 habitants. (linha 12). A esse respeito, assinale as alternativas cujos nmeros em negrito estejam escritos corretamente por extenso. 01) Je suis ne le 19 mars 1975 Marseille. (linha 07) dix-neuf. 02) Il y a 1 million 300 000 habitants. (linha 12) trois cent milles. 04) __Actuellement, jhabite dans le 6me arrondissement. (linha 18) siziemme. 08) Jtudie la biologie la Facult des Sciences et je travaille dans un restaurant 20h00 par semaine. (linhas 29-31) vingt. 16) jhabite au 5 de la rue des Amoureux,... (linha 21) cinq.

Analisando-se a maneira como as personagens se comunicam no texto, pode-se dizer que a interao diz respeito a 01) uma conversao entre adultos que no se conhecem. 02) um dilogo entre pessoas que estudam numa mesma escola. 04) um dilogo formal. 08) um dilogo informal. 16) um dilogo entre pessoas com idades parecidas.

Questo

38

Assinale a(s) alternativa(s) na(s) qual(ais) a pergunta tem o mesmo significado da frase: Comment tappelles-tu? (linha 1) 01) Comment est-ce que tu tappelles? 02) Tu appelles comment? 04) Comment vous appelez-vous? 08) Comment vous appelez? 16) Comment vous appelles?

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

22

INGLS
Texto 1 Learning about Planets Everyone knows that Earth, Mars and Jupiter are planets. At least, they are for now. For many years, Pluto was considered a planet too. But astronomers began to question Plutos status when they started to find celestial bodies near Pluto that were similar in size and composition. In 2006, astronomers at a meeting of the International Astronomical Union, known as the IAU, debated the definition of a planet. Eventually, they decided on a new definition one that did not include Pluto. Suddenly, the solar system was down to eight planets instead of nine. Pluto was reduced to a dwarf planet. Mars, however, is still the fourth planet from the sun and the next planet beyond Earth. It is, on average, more than 142 miles from the sun. Mars is about one-sixth the size of Earth. Mars is known as the Red Planet. It gets its red color from the iron in its soil. A few other characteristics of this planet are: Mars is named for the ancient Roman god of war. The Greeks called the planet Ares. The Romans and Greeks associated the planet with war because its color resembles the color of blood; Mars has two small moons. Their names are Phobos and Deimos. They are named for the sons of Ares, the Greek god of war. Phobos means fear, and Deimos means panic; Mars has about one-third the gravity of Earth. A rock dropped on Mars would fall more slowly than a rock falls on Earth. Mars atmosphere has much less oxygen than the atmosphere of Earth. Its atmosphere is mostly carbon dioxide; Today, three spacecraft are orbiting Mars. The spacecraft are using scientific tools to collect information like temperature and the kinds of minerals on Mars. They are also taking images and searching for water.

Questo

36

Conforme o texto 1, correto afirmar que Marte 01) tem cor avermelhada por causa de sua superfcie vulcnica. 02) tem cor avermelhada por causa da quantidade de ferro em seu solo. 04) tem duas luas. 08) tem molculas de gua em sua atmosfera. 16) no tem gravidade por causa do dixido de carbono na atmosfera.

Questo

37

10

15

Observando o texto 1, correto afirmar que 01) um texto narrativo. 02) um texto de gnero informativo. 04) o texto apresenta somente caractersticas do gnero notcia. 08) o texto foi elaborado por um rgo governamental. 16) um texto veiculado na mdia tecnolgica.

20

Questo

38

25

30

Ao ler o texto 1, correto afirmar que 01) a frase Pluto was reduced to a dwarf planet (linhas 14-15) est na forma ativa. 02) spacecraft (linhas 39-40) um vocbulo plural. 04) o vocbulo because (linha 26) implica explicao. 08) a preposio near (linha 6) indica proximidade. 16) o oposto de more slowly than (linha 35) faster than.

35

Questo

39

40

(Baseado em textos disponveis em <http://www.nasa.gov/planets>. Acesso em 11/11/2009).

De acordo com o texto 1, 01) no h mais nove planetas no sistema solar. 02) h trs mdulos espaciais pesquisando Marte no momento. 04) Jpiter foi classificado como planeta ano. 08) tanto os gregos quanto os romanos chamavam Marte de Ares. 16) se Marte o quarto planeta, a Terra est mais longe do Sol.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

23

Texto 2 Thats life

(Internet: <http://comics.com>)

Questo

40

Observando os aspectos verbais e no-verbais do texto 2, correto afirmar que 01) cachorros de gravata tm entrada livre em restaurantes. 02) o homem est tentando entrar em um restaurante. 04) o homem quer que seu co entre no restaurante com ele. 08) o maitre disse ao homem que o cachorro no poderia entrar. 16) o homem quer que o maitre cuide de seu cachorro enquanto ele janta.

GABARITO 1

UEM/CVU PAS/2009 1. Etapa Caderno de Questes

24

Вам также может понравиться