Вы находитесь на странице: 1из 13

Questo 01 Composto dos passos de avaliao, diagnstico, planejamento, implementao, e reavaliao, o processo de enfermagem conhecido como o instrumento de trabalho

o que A) regulamenta as aes gerenciais. B) organiza os instrumentos do trabalho assistencial. C) justifica as aes do cuidar. D) sistematiza as aes assistenciais.

Questo 02 Corresponde a um dos direitos dos profissionais da enfermagem: A) Garantir a continuidade da assistncia de enfermagem. B) Ser informado sobre o diagnstico provisrio ou definitivo de todos os clientes que estejam sob sua assistncia. C) Prestar assistncia de enfermagem clientela, sem discriminao de qualquer natureza. D) Cumprir e fazer cumprir os preceitos ticos e legais da profisso. Questo 03 Incumbe ao enfermeiro, privativamente: A) prestao de assistncia gestante, parturiente, purpera e ao recm-nascido. B) participao na elaborao de medidas de preveno e controle sistemtico de danos que possam ser causados aos pacientes durante a assistncia de enfermagem. C) participao no planejamento, execuo e avaliao da programao de sade. D) consultoria, auditoria e emisso de parecer sobre matria de enfermagem; direo do rgo de enfermagem integrante da estrutura bsica da instituio de sade. Questo 04 O exame fsico parte integrante da consulta de enfermagem. Ao examinar o abdome o enfermeiro inspeciona, palpa e percute a rea heptica. A percusso do fgado normal A) timpnico. B) macio. C) sub-macio. D) ressonante.

UFRN PRH Cargo: Enfermeiro - 106

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 1

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 05 A comunicao conhecida como o instrumento bsico da assistncia de enfermagem porque torna possvel o relacionamento enfermeiro-paciente. Entre as diversas formas de comunicao utilizadas pelo enfermeiro no processo de cuidar, a que melhor transmite sentimentos de empatia e confiana A) a expresso facial. B) o toque. C) a expresso corporal. D) o espao pessoal.

Questo 06 O protocolo assistencial um instrumento de gerncia que tem por finalidade A) dar suporte aos relatrios de produo. B) estruturar as anotaes clnicas. C) padronizar os julgamentos clnicos. D) dar suporte aos cuidados prestados. Questo 07 Na fase pr-operatria o enfermeiro assume um papel importante na orientao do paciente e da famlia objetivando diminuir as suas ansiedades. As informaes que devero ser dadas pelo enfermeiro ao paciente em preparao para cirurgia abdominal, so ensinamentos sobre respirao, tosse, exerccios de relaxamento, mudana de decbito, movimento, controle de dor, medicaes, e sobre A) a tcnica cirrgica. B) o tipo e dosagem de anestesia. C) a equipe de cirurgia e os circulantes. D) as visitas da famlia e amigos. Questo 08 Uma das aes do enfermeiro na fase intra-operatria com pacientes submetidos a cirurgia posicionar corretamente o paciente para o procedimento anestsico e cirrgico, mantendo o alinhamento funcional do corpo. As posies mais usadas para cirurgia do abdome so A) Dorsal Recumbente e Trendelenburg. B) Dorsal Recumbente e Litotmica. C) Abdominotorcica e Litotmica. D) Abdominotorcica e Spinks.

UFRN-PRH 2

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 Cargo: Enfermeiro - 106

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 09 O efetivo controle da dor em pacientes no ps-operatrio de cirurgias abdominais se justifica pela intensidade e durao da dor e pela correlao que tem sido observada entre a freqncia de complicaes e a sua localizao.O alvio da dor por meio de opiides recomendado A) aps as primeiras 24 horas. B) durante a recuperao quando solicitado. C) nas primeiras 24 horas. D) durante a hospitalizao at receber alta. Questo 10 No processo de esterilizao por meio qumico lquido, o enfermeiro deve orientar a equipe para A) enxaguar os artigos com gua abundante, observar e respeitar o tempo de exposio indicado, secar os artigos com tcnica limpa. B) enxaguar os artigos com gua estril, observando o tempo de exposio indicado (8 a 12h), secar os artigos com tcnica assptica. C) observar o tempo de 4 a 6 horas, enxaguar os artigos com gua estril, secar o artigo com tcnica limpa. D) preencher o interior das tubulaes e reentrncias com auxlio de seringa, enxaguar artigos submetidos com gua abundante e tcnica limpa, providenciando mltiplos enxagues. Questo 11 Artigos hospitalares que entram em contato com pele no ntegra ou com mucosas ntegras do paciente, so denominados: A) artigos no-crticos. B) artigos semi-crticos. C) artigos crticos. D) artigos contaminados. Questo 12 O profissional de sade, ao sofrer um acidente ocupacional deve seguir os procedimentos recomendados em caso de exposio a material biolgico. Portanto, em uma perfurao percutnea com agulha, deve-se seguir os seguintes cuidados locais: A) lavar a rea exaustivamente com gua e sabo e usar soluo antissptica como o PVPI. B) fazer ordenha de sangue do local afetado, lavar exaustivamente com gua e sabo e usar soluo antissptica como o PVPI. C) fazer ordenha de sangue do local afetado, lavar exaustivamente com gua e sabo e usar solues como o hipoclorito ou ter. D) lavar a rea exaustivamente com gua e sabo e usar solues como o hipoclorito ou ter.

UFRN-PRH Cargo: Enfermeiro - 106

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 3

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 13 Considere as afirmaes seguintes, referentes s sndromes hemorrgicas que podero aparecer na segunda metade da gravidez. I Na placenta prvia, o quadro clnico caracteriza-se por sangramento vaginal oculto, processo indolor e possvel palpao dos contornos fetais. II O descolamento prematuro da placenta caracteriza-se por sangramento que pode ser oculto, abdmen em tbua e doloroso e impossvel palpao dos contornos fetais. III A rotura uterina na 2 metade da prenhez caracterizada por dores no ventre e metrorragia. A palpao revela a presena de duas massas distintas, a matriz e o feto. Assinale a opo que contm as afirmaes corretas. A) I e II. B) I e III. C) I, II e III. D) II e III. Questo 14 O leite de mes de crianas prematuras difere do leite de mes de crianas a termo. As diferenas bsicas so: A) menor teor de lipdios, protenas e calorias; menor teor de lactose; menor quantidade de IgA e lactoferrina. B) maior teor de lipdios, protenas e calorias; maior teor de lactose; maior quantidade de IgA e lactoferrina. C) menor teor de lipdios, protenas e calorias; maior teor de lactose; maior quantidade de IgA e lactoferrina. D) maior teor de lipdios, protenas e calorias; menor teor de lactose; maior quantidade de IgA e lactoferrina. Questo 15 No puerprio, desenrolam-se todas as manifestaes involutivas e de recuperao no organismo da mulher. Assinale a opo correta. A) A crvice, aps 24 horas do parto, est automaticamente reconstituda, embora amplamente permevel ao dedo. B) H uma diminuio significativa granulcitos e neutrfilos. dos leuccitos, custa principalmente dos

C) O rendimento cardaco est aumentado na primeira hora do ps-parto (10%), assim permanecendo durante uma semana. D) O tero sofre uma reduo do seu peso de 1000g no ps-parto imediato para 200g no fim de uma semana.

UFRN-PRH 4

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 Cargo: Enfermeiro - 106

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 16 Lquios so a eliminao de exudados e transudados, misturados com elementos celulares descamados e sangue. A seqncia correta de lquios, no decorrer dos dias de puerprio, A) lquios rubro, fusca e flava. B) lquios fusca, rubro e flava. C) lquios rubro, flava e fusca. D) lquios fusca, flava e rubro. Questo 17 As hemorragias que ocorrem no puerprio podem ser precoces, quando incidem nas primeiras 24 horas, e tardias, aps esse perodo. Qual opo representa, respectivamente, a afirmao? A) Hipotonia e hematomas. B) Hipotonia e lacerao do trajeto. C) Lacerao do trajeto e hipotonia. D) Hematoma e infeco puerperal. Questo 18 O terceiro perodo do parto, tambm chamado de secundamento ou delivramento, caracteriza-se pelo descolamento, descida e expulso da placenta. Esse mecanismo, cuja freqncia de 75% e que se d pela face fetal, denominado A) Baudelocque Duncan. B) Baudelocque Schultze. C) Jacob Dublin. D) Baer. Questo 19 O 4 perodo do trabalho de parto caracteriza-se por fases seqenciais, quais sejam: A) contrao uterina fixa, trombotamponagem, miotamponagem e indiferena mio-uterina. B) miotamponagem, trombotamponagem, indiferena mio-uterina e contrao uterina fixa. C) contrao uterina fixa, miotamponagem, trombotamponagem e indiferena miouterina. D) trombotamponagem, miotamponagem, contrao uterina fixa e indiferena miouterina.

UFRN-PRH Cargo: Enfermeiro - 106

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 5

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 20 Assistir as mulheres no momento do parto e nascimento com segurana e dignidade compromisso fundamental do Ministrio da Sade. As prticas no parto normal, demonstradamente teis e que devem ser estimuladas, so A) liberdade de posio e movimento, oferecimento de lquido por via oral e exame retal. B) liberdade de posio e movimento, uso rotineiro de tricotomia e alojamento conjunto. C) liberdade de posio e movimento, administrao profiltica de ocitocina no terceiro estgio do parto, em mulheres com risco de hemorragia ps-parto, e respeito escolha da mulher sobre seus acompanhantes no trabalho de parto. D) liberdade de posio e movimento, respeito escolha da mulher sobre seus acompanhantes no trabalho de parto, uso liberal ou rotineiro da episiotomia e alojamento conjunto. Questo 21 So sinais de iminncia de eclmpsia: A) hipertenso, dor epigstrica, oligria, torpor e coma, instalando-se a partir da 20 semana de gestao. B) hipertenso, convulso, dor epigstrica, oligria e amaurose, instalando-se a partir da 24 semana de gestao. C) hipertenso, dor epigstrica, oligria, cilindrria e escotomas, instalando-se a partir da 24 semana de gestao. D) hipertenso, dor epigstrica, hemlise, reduo plaquetria e esquisocitose, instalando-se a partir da 20 semana de gestao. Questo 22 A sndrome de Hellp uma complicao obsttrica grave que requer intervenes emergenciais. Qual o quadro clnico e achados laboratoriais correspondentes? A) Hipertenso arterial, hiponatremia, cianose, nusea e/ou vmito e bilirrubina total < 1,2 mg/dl. B) Hipertenso arterial, taquicardia, cianose, nusea e/ou vmito, hipoglicemia e plaquetas > 100.000/mm 3 . C) Hipertenso arterial, nusea e/ou vmito, gengivorragia, ictercia, petquias e plaquetas < 100.000/mm 3 . D) Hipertenso arterial, edema, nusea e/ou vmito, hiponatremia e TGO < 70 U/L.

UFRN-PRH 6

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 Cargo: Enfermeiro - 106

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 23 A gravidez resulta em adaptaes do organismo, capazes de assegurar o bom desenvolvimento do feto na vida intra-uterina. Dentre elas, correto afirmar: A) ocorre lordose da coluna lombar e marcha anserina; o volume sangneo aumenta em mdia 50 %; h dilatao dos ureteres e pelves renais e elevao do diafragma. B) ocorre lordose da coluna lombar e marcha anserina; o volume sangneo aumenta em mdia 20 %; h dilatao dos ureteres e pelves renais, elevao do diafragma e presena de nuseas. C) ocorre lordose da coluna lombar e marcha anserina; o volume sangneo aumenta em mdia 50 %; h dilatao da pelve renal, depresso do diafragma e presena de nuseas. D) ocorre lordose da coluna lombar e marcha anserina; o volume sangneo fica inalterado; h dilatao dos ureteres e pelves renais e elevao do diafragma. Questo 24 As distcias relacionadas com o processo de nascimento so constantemente referidas como motor, objeto e trajeto. Assinale a opo que exemplifica essas distcias, respectivamente. A) Apresentao crmica, hipotonia e hipertonia, edema de colo. B) Hipotonia e hipertonia, apresentao crmica e edema de colo. C) Edema de colo, apresentao crmica, hipotonia e hipertonia. D) Hipotonia e hipertonia, edema de colo e apresentao crmica. Questo 25 Na assistncia pr-natal, o enfermeiro deve realizar o exame fsico obsttrico. As manobras de Leopold Zweifel (do 1 ao 4 tempo) determinam, respectivamente, A) delimitao do fundo uterino, explorao da escava, mobilidade do plo que se apresenta em relao ao estreito superior, deteco do dorso fetal. B) delimitao do fundo uterino, mobilidade do plo que se apresenta em relao ao estreito superior, deteco do dorso fetal e explorao da escava. C) delimitao do fundo uterino, explorao da escava, deteco do dorso fetal e mobilidade do plo que se apresenta em relao ao estreito superior. D) delimitao do fundo uterino, deteco do dorso fetal, mobilidade do plo que se apresenta em relao ao estreito superior e explorao da escava. Questo 26 O sinal de Hegar caracterizado por A) amolecimento do istmo uterino, que detectvel entre a 6 e 8 semana pelo toque vaginal ou retovaginal. B) congesto e amolecimento irregular do tero, que ocorrem nas proximidades da rea de implantao e que podem ser detectados com 5 a 6 semanas de gravidez. C) amolecimento da crvice, detectvel entre a 6 e 8 semana. D) colorao azulada visvel nas mucosas da crvice, vagina e vulva, entre a 6 e 8 semana.

UFRN-PRH Cargo: Enfermeiro - 106

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 7

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 27 O enfermeiro deve observar cuidadosamente o uso do oxignio na incubadora, principalmente em recm-nascidos prematuros, pois se sabe que concentraes de O 2 superiores a 40% podem levar a A) cardiopatias. B) dermatopatias. C) neuropatias. D) retinopatias. Questo 28 So caractersticas do recm-nascido ps-termo quando ocorre insuficincia placentria na gestao: A) recm-nascido comprido, franzino, com aspecto de velho, pele seca e rachada. B) recm-nascido franzino, magro, pele fina e olhos proeminentes. C) recm-nascido com peso normal, com aspecto de velho, pele fina, olhos proeminentes. D) recm-nascido franzino, magro, pele fina com acentuada lanugem.

Questo 29 A fototerapia um tratamento importante na ictercia, j que aumenta, na pele, a degradao da bilirrubina no conjugada em produtos no txicos. O enfermeiro deve estar atento aos cuidados com esse tratamento. Assinale a opo que mostra a instalao correta da fototerapia. A) Retirar toda a roupa da criana, exceto a fralda que protege as gnadas, posicion-la a uma distncia de 45 a 50 cm da luz, proteger os olhos do recm-nascido, fazer mudana de decbito, hidratar, verificar a temperatura e usar leos e emolientes para evitar o ressecamento da pele. B) Retirar toda a roupa da criana, exceto a fralda que protege as gnadas, posicion-la a uma distncia de 20 cm da luz, proteger os olhos do recm-nascido, fazer mudana de decbito, observar caracterstica da pele e no usar leo na higiene da criana. C) Retirar toda a roupa da criana, exceto a fralda que protege as gnadas, posicion-la a uma distncia de 45 a 50 cm da luz, proteger os olhos do recm-nascido,fazer mudana de decbito, hidratar e verificar a temperatura. D) Retirar toda a roupa da criana, exceto a fralda que protege as gnadas, posicion-la a uma distncia de 20 cm da luz, proteger os olhos do recm-nascido, fazer mudana de decbito, observar caractersticas da pele e usar leos e emolientes para evitar o ressecamento da pele.

UFRN-PRH 8

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 Cargo: Enfermeiro - 106

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 30 O ABC da reanimao neonatal realizado por passos ordenados, obedecendo seguinte seqncia: A) permeabilizar as vias areas, prevenir a perda de calor, iniciar respirao e/ou estabelecer e manter a circulao. B) prevenir a perda de calor, estabelecer a permeabilidade das vias areas, iniciar respirao, estabelecer e manter a circulao. C) permeabilizar as vias areas, iniciar respirao e oxigenoterapia, estabelecer e manter a circulao e preveno da perda de calor. D) prevenir a perda de calor, estabelecer e manter a circulao, permeabilizar as vias areas, iniciar respirao. Questo 31 A desidratao caracteriza-se pela perda anormal de guas e eletrlitos, importantes para manuteno do equilbrio do organismo da criana. Nesse sentido, quais as aes do enfermeiro para reverter rapidamente o quadro evitando complicaes? A) Realizao do exame fsico com verificao do peso antes, durante e aps a hidratao; controle rigoroso do gotejamento das infuses venosas; e controle das eliminaes quanto quantidade, cor, freqncia e odor. B) Administrao de antidiarricos; controle das eliminaes quanto quantidade, cor, freqncia e odor; e controle rigoroso do gotejamento das infuses venosas. C) Realizao de procedimentos de higiene preventivos contra o desenvolvimento de dermatoses e hiper-hidratao para repor volemia. D) Controle rigoroso do gotejamento da infuso venosa apenas no incio da hidratao e realizao cuidados de higiene preventivos contra o desenvolvimento de dermatoses. Questo 32 O sarampo uma doena infecto-contagiosa transmitida geralmente por contato direto por perdigotos de pessoas infectadas. Quais as aes do enfermeiro com crianas acometidas por essa patologia? A) Orientar isolamento at o 5 dia de exantema, instituir precauo respiratria, orientar repouso no leito no estgio prodrmico e evitar luzes. B) Orientar isolamento at o 3 dia de exantema, evitar calafrios e examinar crnea para pesquisa de ulcerao. C) Orientar isolamento at o 8 dia de exantema, evitar calafrios, usar vaselina nas narinas e manter a pele limpa. D) Orientar isolamento at o 10 dia de exantema, instituir precauo respiratria, orientar repouso no leito no estgio prodrmico e evitar luzes.

UFRN-PRH Cargo: Enfermeiro - 106

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 9

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 33 A meningite meningoccica considerada manifestao de molstia geral, que pode produzir endocardite, artrite, nasofaringite e sepse. Sua transmisso se d A) por contato direto com o paciente ou portador e, de forma indireta, por veculos como gua, alimentos, frutas, verduras, leite, mariscos contaminados com o bacilo de Eberth. B) pelo contato direto com as secrees nasofarngeas dos indivduos infectados e por meio de perdigotos expedidos por estes. C) pelo contato direto e indireto com roedores ou outros mamferos infectados por portadores, em que 50% dos casos so devidos a contatos com os roedores e seus dejetos. D) pelo contato indireto, uma vez que no se evidencia transmisso por meio do contato direto com pessoas infectadas. Questo 34 A desnutrio protico-calrica caracterizada por atrofia dos tecidos, sobretudo a gordura subcutnea, caso em que a criana tem aparncia muito velha, pele flcida e enrugada e mostra-se irritvel, aptica, retrada e letrgica, denomina-se A) intolerncia lactose. B) kwashiorkor. C) marasmo. D) celaca.

Questo 35 A tuberculose um problema de sade pblica antigo, acometendo milhares de pessoas em pases subdesenvolvidos. Leia as consideraes abaixo sobre os cuidados de enfermagem no tratamento de uma criana com tuberculose pulmonar e, em seguida, assinale a opo correta. I - Raramente devem ser isoladas. II - Obrigatoriamente devem ser isoladas. III - Auxlio nos exames radiogrficos e realizao de testes cutneos (PPD). A) Apenas a II est correta. B) II e III esto corretas. C) Apenas a I est correta. D) I e III esto corretas.

UFRN-PRH 10

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 Cargo: Enfermeiro - 106

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 36 Deu entrada no servio hospitalar a criana J. P. F, 3 meses, com sinais clnicos de colorao da pele acinzentada e elasticidade deficiente, mucosas muito secas, pulso aumentado, tempo de enchimento capilar de 2-3 segundos e oligria. Esse quadro caracteriza uma desidratao isotnica de grau A) leve. B) grave. C) moderado. D) agudo. Questo 37 No crescimento e desenvolvimento da criana, ocorrem especificidades em diferentes fases. Assinale a opo que apresenta caractersticas do crescimento e desenvolvimento da criana, descritos por Whaley (1999). A) O lactente, nos primeiros 6 meses, ganha 680g/ms, aumenta em torno de 2,5 cm/ms e o permetro ceflico aumenta em torno de 0,5 cm/ms. O desenvolvimento psicossocial caracterizado pela aquisio do senso de confiana. B) O ablactente ganha 1,8 a 2,7Kg/ano, aumenta 7,5cm/ano. O desenvolvimento psicossocial caracterizado pela aquisio do senso de autonomia e freqentemente atua com negativismo. C) O pr-escolar ganha peso mdio em torno de 3,5Kg/ano, crescimento de 6,75 a 7,5 cm/ano, em geral por alongamento do tronco e no das pernas. O desenvolvimento psicossocial caracterizado pelo senso de produtividade. D) O escolar cresce em torno de 5cm/ano, peso de 2 a 3Kg/ano. O desenvolvimento psicossocial caracterizado pelo senso de autonomia. Questo 38 comum o enfermeiro que atua em maternidades encontrar recm-nascidos com presena de ictercia fisiolgica provocada por imaturidade do A) fgado em produzir as transaminases hepticas, dificultando a eliminao de bilirrubina direta. B) fgado em produzir quantidade suficiente de glicuronil transferase, responsvel por formar bilirrubina direta para ser eliminada. C) sistema hematopotico produzindo deficincia na quantidade de clulas brancas e vermelhas. D) sistema hematopotico em produzir substncias capazes de manter a concentrao ideal de hemcias.

UFRN-PRH Cargo: Enfermeiro - 106

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 11

w ww.pciconcursos.com.br

Questo 39 O Programa Nacional de Imunizaes tem como objetivo o controle de doenas imunoprevenveis por meio de amplas coberturas vacinais. Porm algumas falsas contraindicaes afastam a criana dos servios de sade. Assinale o verdadeiro motivo da no realizao da imunizao com vacinas de bactrias e vrus vivo atenuado. A) Desnutrio. B) Internao hospitalar. C) Antecedente familiar de convulso. D) Imunodeficincia congnita ou adquirida. Questo 40 O recm-nascido, ainda na maternidade, recebe imunizao preconizada pelo Ministrio da Sade para ser administrada ao nascimento. Quais so as vacinas que fazem parte desse esquema, suas doses e vias de administrao, respectivamente? A) BCG, 0,2 ml, intradrmica / Hepatite B, 0,5 ml, intramuscular. B) BCG, 0,1 ml, intradrmica / Hepatite B, 1,0 ml, intramuscular. C) BCG, 0,1 ml, intradrmica / Hepatite B, 0,5 ml, intramuscular. D) BCG, 0,2 ml, intradrmica / Hepatite B, 0,5 ml, subcutnea.

UFRN-PRH 12

Concurso Pblico Aplicao: 17.08.2003 Cargo: Enfermeiro - 106

w ww.pciconcursos.com.br

w ww.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться