Вы находитесь на странице: 1из 4

Bomba de Combustvel

Bomba de Combustvel

30

Nos sistemas de injeo atuais podem ser encontrados 2 tipos de bombas de combustvel: a) Bombas de recalque b) Bombas de presso
a) Sua funo retirar do reservatrio o combustvel que alimenta a bomba de presso (principal) do sistema. A bomba de recalque necessria quando a principal (de presso) fica num nvel superior ao do tanque. Ou quando a sada do combustvel feita pela parte superior do reservatrio. Geralmente uma bomba centrifuga de palhetas, de baixa presso. encontrada em algumas aplicaes do sistema LE-JETRONIC, nos quais eram utilizadas duas bombas: uma interna ao tanque, de recalque, e outra externa, de presso. b) Este tipo de bomba serve para dar presso ao circuito de combustvel. a bomba principal. Geralmente, no tem poder de suco pelo que deve ser auxiliada por uma outra bomba, ou estar instalada em um nvel inferior ao do tanque para receber alimentao por gravidade. Nos sistemas mais modernos est instalada dentro do prprio reservatrio de combustvel.

Tipos
Existem varios tipos em uso:
- Bomba de roletes ou palhetas: utilizadas como bomba externa - Bomba de engrenagens: pouco utilizadas - Bomba centrfuga: possivelmente a mais utilizada atualmente, como bomba interna

As bombas de roletes e de palhetas so utilizadas nos sistemas que trabalham com presses mais elevadas. As bombas centrfugas so utilizadas em circuitos de alto fluxo e presses menores.

Componentes Principais
Para ilustrar os componentes principais ser utilizado o exemplo de uma bomba de roletes, de uso externo. So tambm denominadas bombas In-Line. Outros tipos de bombas possuem componentes similares. O que varia o elemento que impulsiona o combustvel, ou seja, o tipo de rotor utilizado. Atualmente, as mais difundidas so as bombas centrfugas instaladas dentro do reservatrio. Bomba de Roletes/Palhetas Componentes Externos

Bomba de Combustvel Externa ("in-line")


seta indicadora do sentido do fluxo de combustvel entrada de combustvel

conector eltrico sada de combustvel

203

Bomba de Combustvel
Componentes Internos
- Vlvula de Reteno Est instalada na sada da bomba. Evita que o combustvel da linha retorne ao tanque quando a bomba deixa de funcionar. - Vlvula Limitadora (ou de segurana) Est instalada na entrada da bomba. Evita que a presso gerada pela mesma ultrapasse o valor de segurana, no caso de obstruo da tubulao de sada. Nessa situao, assim que esse valor limite atingido, a vlvula de segurana abre e o combustvel recircula na entrada da bomba.

Bomba de Combustvel Externa ("in-line")


(vista em corte) rotor com roletes induzido vlvula de reteno entrada de combustvel sada de combustvel

- Rotor com Roletes ou Palhetas

o elemento principal que impulsiona o combustvel. acionado pelo induzido. Est mergulhado no fluxo de combustvel o que contribui ao seu arrefecimento.

vlvula de segurana

conector eltrico

- Induzido do Motor

Bomba Centrfuga Tambm denominada turbobomba. Geralmente de duplo estgio e est integrada ao conjunto indicador de nvel. O induzido movimenta o rotor que possui dois conjuntos de palhetas: um estgio interno [2] de perfil lateral, para suco, e um estgio externo [3] de perfil perifrico, para presso. O combustvel aspirado no primeiro estgio de suco atravs da entrada [1] e canal [4], presente no disco de aspirao. Pelo canal, o combustvel flui para o segundo estgio, onde adquire velocidade e presso. O combustvel deixa o disco de aspirao pela passagem [5], atravessa o corpo da bomba, refrigerando o induzido, e sai pela tubulao [6]. Neste ltimo elemento, estinstalada a vlvula anti-retorno. 5 1
2 3 4

Motor Eltrico (induzido)

rotor disco de aspirao

corpo da bomba

204

Bomba de Combustvel
Verificaes
No so muitas as verificaes eltricas que podem ser aplicadas s bombas de combustvel para avaliar o seu correto funcionamento. Basicamente se reduzem a medir a tenso de alimentao e a conexo massa. A medio da resistncia interma no necessariamente uma verificao conclusiva. Outras verificaes, como vazo e presso tem a ver tambm, com o desempenho do resto dos componentes do circuito de alimentao de combustvel. No entanto, estas verificaes pouco dizem sobre o estado mecnico ou o nvel de desgaste da bomba. A visualizao da onda de corrente, atravs do uso de osciloscpio automotivo e ponta de baixa corrente talvez, uma das melhores formas de verificar o estado geral da bomba. Este tipo de verificao permite tambm, antecipar possveis defeitos futuros.

Exemplo de onda de corrente de uma bomba em bom estado de funcionamento, correspondente a um veculo Blazer 4.3 com motor Vortec V6 (injeo multiponto central). Observar os padres de repetio (pontos A e B) a cada 8 ciclos do sinal, e que indicam um giro do eixo da bomba. A grande maioria das bombas utilizadas atualmente possuem 8 polos. No exemplo, os padres se repetem a cada 8,6 mS o que resulta em uma velocidade de rotao de 6800 rpm, aproximadamente. No existindo informaes do fabricante, a velocidade de rotao dever ser avaliada a partir de dados e formas de ondas obtidas na prtica, com bombas similares em bom estado de funcionamento.

12

rotao bomba = 6870 rpm corrente mdia = 10,5 A

2 Amp/div 2 mS/div

Motor funcionando

5
Exemplo de onda de corrente de bomba de combustvel defeituosa e que resulta em motor sem partida, intermitentemente. Observar a forma irregular da onda, a baixa corrente mdia e a baixa velocidade de rotao resultante, possivelmente, de uma alta resistncia no circuito (escovas gastas). Desgaste excessivo no rotor provoca geralmente, o aumento da velocidade de rotao sem aumento aprecivel da corrente. Obstrues na linha de combustvel acarretam aumento do consumo de corrente.

0 Motor sem partida (intermitente)

1 Amp/div 2 mS/div

205

Bomba de Combustvel

206

Вам также может понравиться