Вы находитесь на странице: 1из 29

MARIA MARGARIDA TEODORO MLLER

FACULDADES INTEGRADAS TERESA DVILA FACULDADES DE LETRAS

A tradio oral Africana na figura do contador de histria Griot.

Lorena,2009

MARIA MARGARIDA TEODORO MLLER

A tradio oral Africana na figura do Contador de histria, O Griot.

Monografia apresentada ao Curso de Letras das Faculdades Integradas Teresa Dvila como Trabalho de Concluso de curso. Orientadora: Prof. Snia Gonalves Siqueira

LORENA, NOVEMBRO DE 2009

M958t

Mller, Maria Margarida Teodoro A tradio oral africana na figura do contador de histria, Griot. Lorena: Maria Margarida Teodoro. 2009. 28 f. Monografia (Graduao em Letras) Faculdades Integradas Teresa Dvila, 2009. Orientador: Sonia Maria Gonalves Siqueira 1. Tradio oral, 2. Literatura africana. 3. Griots CDU-896

MARIA MARGARIDA TEODORO MLLER

A tradio Oral Africana na figura do contador de histria, Griot.


Monografia apresentada ao Curso de Letras das Faculdades Integradas Teresa Dvila como Trabalho de Concluso de Curso. Orientadora Prof. Snia Gonalves Siqueira

Banca Examinadora

Lorena, Novembro de 2009

Dedicatria

Aos meus filhos, pela compreenso e apoio incansvel durante todos estes anos e por acreditarem em mim, amo vocs. As mestras Professoras Efignia Freitas e Jeane Lucas pelo apoio incondicional.

AGRADECIMENTOS

A Deus por toda pacincia que me concedeu nos momentos de aflio e agonia, por no ter dinheiro para continuar meu estudos. Da mesma maneira estendo meus agradecimentos a todos os mestres que participaram de minha formao acadmica.

Epgrafe

Sou negro e me glorifico deste nome, sou orgulhoso do sangue negro que corre em minha veias...(Du Bois).

Resumo

A funo de contar histrias um importante meio de conservao e propagao da cultura dos homens, assim como as histrias, contos, e causos se constituem relevante instrumento de acesso cultura geral. Diante da narrativa e da tradio oral com o advento da escrita, o trabalho faz uma retrospectiva histrica da figura do contador de histria e sua funo social, e busca fazer o resgate da tradio oral atravs do registro do contador africano Griot. A Literatura africana carregada de oralidade e todos vo aprender com a histria deste povo to sofrido, mas, que ao mesmo tempo com valores muito forte.

Palavras-chave: Tradio Oral - Literatura Africana - Griots

Abstract

The function of storytelling is an important means of preservation and spread of human culture,as well as stories, tales and causos are important tools for accessing general education. Given the narrative and oral tradition as the advent of writing, this work is a historical retrospective of the figure of storyteller and his social function, an seeks to rescue the oral tradition through the register of the African Griot storyteller. The African Liteature is full of orality and everyone will learn from the history of this long-suffering people but at the same time with very strong values.

Keywords: Oral tradition - Storyteller - Griot.

Sumrio
Introduo..................................................................................................................10 Escrita e Oralidade....................................................................................................12 O mundo da Oralidade..............................................................................................13 Os Aedos gregos e a transmisso da Oralidade........................................................17 Da Grcia para a frica.............................................................................................18 GRIOTS.....................................................................................................................22 Consideraes Finais.................................................................................................27 Referncias................................................................................................................28

10

Introduo
Meu trabalho surgiu da necessidade de tratar da temtica do negro, no caso da tradio oral africana especificamente sobre a figura do Griot, contador de histrias para os africanos, ele transmite o valor do homem na sociedade africana na sua oralidade. A palavra se reveste de valor moral e sagrado, o Griot transmite os relatos lgicos e os histricos de sua cultura. Para fundamentar meu trabalho recorro ao autor africano, Amadou Hampat B.
um mestre contador de histria africana no se limita a narrar histrias, podia tambm ensinar (...) porque um conhecedor nunca era um especialista (...) o era compartilhado. O mesmo ancio (...) podia ter conhecimentos profundos sobre religio ou histria, como tambm cincias naturais e humanas de todo tipo. (...) segundo a competncia de cada um, uma espcie de cincia da vida, considerada como uma unidade em que tudo interligado, interdependente e interativo; em que a materidade e o esprito, (...) e o ensinamento nunca sistematizado, mas deixado ao sabor das circunstncias, segundo os momentos favorveis ou a ateno do auditrio.( B, 2003, p.174-175).

O autor mostra que a palavra poderosa em preservar os ensinamentos porque tem uma energia vital muito grande, com capacidade de criar e transformar o mundo que vivemos. A tradio oral prioriza sobre a importncia da frica dentro deste contexto oral. Os Griots so pessoas que possuem o ofcio de guardar e ensinar dentro de sua comunidade a memria cultural. Ele armazena segredos de geraes, suas crenas, seus costumes, suas lendas e as lies de vida. B (2003, p. 225) ainda fala da existncia da Griote, que durante seu canto, arranca lgrimas at dos mais insensveis. A tradio oral alm de ser vista como um tipo de ensinamento e saberes, ainda auxiliam homens e mulheres, dos mais jovens aos mais velhos. A oralidade tem o objetivo complexo, como a escrita, porque usa da improvisao e gestos para expressar-se. Salienta tambm que, a escrita uma forma de fazer com que, nossa memria seja preservada, porm, no a nica capaz de reforar os nossos conhecimentos. Nas narrativas orais africanas os hbitos e os valores esto presentes na memria do ser humano. So preservados na cultura os contos, as lendas e as fbulas.

11

Aproveito tambm para mostrar a oralidade antes da escrita, nas sociedades gregas na figura do aedo e rapsodo. Utilizo ainda dos autores, Havelock, Ong, Zumthor e Bussato para tratar da oralidade. importante ressaltar que a tradio oral tem sua concepo e seu lugar no universo A sociedade oral possui um elo de ligao forte entre o homem e a palavra, concebe a fala como um dom de Deus. A cultura africana permanece enraizada em nossa cultura, se materializa na literatura representada pelos mitos, a influncia africana grande, quando chegaram aqui os escravos, se tornaram guardies e guardis, recontando fatos sobre seus ancestrais nos ensinando que a palavra tem poder de agir em nossa vida. Ainda hoje, para muitos, a frica continua sendo terra de bichos selvagens e africanos negros, mas, a frica cheia de mistrios e graas a nova exigncia imposta pela Lei n. 10639/03; obrigando assim o Ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira no Currculo Oficial de Ensino e da regulamentao da Lei. Para que a Lei saia do papel , preciso que os educadores incentivem cada vez mais seus alunos a leitura, principalmente narrando para eles os contos de tradio oral, partilhando destes conhecimentos eles passem a respeitar a diversidade presente em frica.

12

Escrita e Oralidade
Segundo Champagne (1977- 1978), podemos denominar a escrita como um sistema primrio anterior linguagem falada. A escrita pode prescindir a oralidade e mostrar mundos maravilhosos que se abrem atravs dela, mas ainda assim, a palavra falada resiste e vive, porque os textos escritos devem estar diretos ou indiretamente relacionados ao mundo sonoro.
A linguagem to esmagadoramente oral que, dos milhares de lnguas existentes, dezenas de milhares faladas no curso da histria humana, cerca de 106 estiveram submetidas a escrita num grau suficiente para produzir literatura, a maioria jamais foi escrita ( Edmonson, 1971,p.322-33).

Podemos confirmar a importncia da oralidade para ns e verificar seu poder dentro das sociedades primitivas. A expresso oral pode existir sem a escrita na maioria das vezes, mas nunca sem a oralidade. A cultura escrita tornou possvel o registro e procurou tornar a cultura oral atrativa. Marcuschi, (1993, p. 4), fala que o texto escrito no mais soberano e que tanto a escrita como a fala tem seu prprio jeito de se organizar, desenvolver e transmitir as informaes necessrias e isto permite que seja tomado como fenmeno especfico.

13

O mundo da Oralidade
A oralidade derivada do oral, que significa o procedimento verbal, ou seja, tudo o que se faz verbalmente. Tecnicamente no implica na inexistncia de qualquer escrita, que venha fixar o que feito pela palavra falada. A oralidade exprime o modo originrio porque se procede em certos atos oralmente, para que, se distinga do que se faz por escrito originalmente. Entretanto, antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. A memria auditiva e visual eram os nicos recursos de que dispunham as culturas orais para o armazenamento e a transmisso do conhecimento s futuras geraes. Por isso, a inteligncia estava intimamente relacionada memria. Os ancies eram os mais sbios, devido ao conhecimento acumulado, e eram os responsveis pela transmisso dos ensinamentos aos mais jovens. A fora da oralidade incontestvel, porque da natureza dos grupos humanos. Contudo, ao longo do curso da histria ocidental, notamos o quanto preterimos nossa imanente oralidade em virtude do status adquirido pela escrita, que lhe foi, em grande parte atribuda por causa do pressuposto seguido cegamente por muitos historiadores, de que, as fontes documentais seriam as mais confiveis. Giovannini (1987), afirma: O alfabeto nasce onde o homem sente a sua necessidade e onde as circunstncias favorveis contribuem para transformar esta necessidade numa realidade, surgindo uma classe mdia e economicamente autnoma, que precisava da escrita, portanto, precisava aprend-la. Sabe-se que a palavra escrita surgiu devido necessidade do homem de marcar suas propriedades, suas posses, o poder centralizado nos palcios com acesso reduzido populao. Alm desse uso relacionado ao registro da movimentao do poder pela Igreja e pelo Estado, a escrita era como um controle de poder para que poucos conseguissem decifr-la, porque o alfabeto era um enigma e no havia segundo Giovannini (1987) interesse de que muitas pessoas tivessem acesso aos dados administrativos da sociedade, o clero que dava forma escrita e a usava como convinha, isto fez com que a escrita fosse usada desde o incio para fins religiosos. A relao entre o interesse do Estado e a disseminao da escrita permaneceu durante muito tempo como privilgio dos sacerdotes, como uma aura mgica. Encarada por muitos como primitiva (no sentido negativo ou depreciativo da palavra), a

14

oralidade foi deixada em segundo plano, pois era interpretada como um aspecto brbaro, neste ponto, o debate tambm engloba o conflito entre barbrie e civilizao. Essa ltima, por sua vez consagrando ideais iluministas, apresenta escrita como uma das condies para atingir o progresso, a evoluo, a educao e a razo. Mas, como no considerar que a palavra essencialmente um som, (Ong, 1998, p.89). O autor ainda fala da questo da problematizao das palavras no serem signos, eles chama a ateno para o fato de que leitor, em verdade, depara-se com um conjunto de smbolos codificados pelos quais pode evocar em sua conscincia palavras reais, num som real e imaginado. impossvel escrita ser mais do que marcas em uma superfcie, a menos que seja usada por um ser humano consciente, como uma pista para palavras soadas, reais ou imaginadas, direta ou indiretamente. (Ong, 1998, p. 89).
O fato de os povos orais comumente e muito provavelmente em todo o mundo julgarem a palavras dotadas de uma potencialidade mgica, est ligado, pelo menos inconscientemente, a sua percepo da palavra como necessariamente falada, proferida e, portanto, dotada de um poder. Os povos profundamente tipogrficos esquecem-se de pensar nas palavras como primariamente orais, como eventos e, logo, necessariamente portadores de poder, para eles, as palavras tendem antes a ser assimiladas a coisas, l, em uma superfcie plana. Essas coisas no so to prontamente associadas magia. Pois no constituem aes, mas, num sentido radical, esto mortas, embora passveis de ressurreio dinmica. (Ong, 1998.p. 43).

Nas sociedades africanas a palavra era empossada de valores morais e carter sagrado, diz B (1993, p. 182) Quando algum empenhava sua palavra e depois voltava atrs sofria grandes castigos, pois a mentira considerada uma doena, a lepra moral. Paul Zumthor, (1993), diz que alguns especialistas admitem que a oralidade advm da transmisso da memria, que a mensagem potica da improvisao, a verdade que nunca se tentou interpretar essa oralidade, apenas a observou, e deste contexto, que surgiu o preconceito de que a escrita forma dominante da linguagem. Ong (1998) estabelece uma distino entre o que denomina oralidade primria e Oralidade secundria. . A primeira refere-se oralidade das culturas intocadas pelo letramento ou por qualquer

15

forma de escrita ou da imprensa, ou ainda, a das pessoas totalmente no familiarizada com a escrita. Por sua vez, a oralidade secundria refere-se atual cultura de alta tecnologia, em que, uma nova oralidade sustentada pelo telefone, rdio, televiso e outros meios eletrnicos que para, existirem e funcionarem depende da escrita e da imprensa. Para ele, na atualidade no existe cultura de oralidade primria no sentido restrito, na medida em que todas as culturas conhecem a escrita. Nas sociedades orais, h um grande investimento de energia na transmisso da cultura de gerao a gerao. O conhecimento tem que ser continuamente repetido para que, as novas geraes possam aprender arduosamente.
O conhecimento exige um grande esforo e valioso, e a sociedade tem alta conta os ancios e ancis, sbios que se especializam em conserv-lo que conhecem e podem contar as histrias dos tempos remotos. Pelo fato de armazenar o conhecimento fora da mente, escrita, quando expressa deprecia as figuras do sbio ancio, repetidor do passado, em favor de descobridores mais jovens de algo novo. (Ong, 1998, p. 52).

Para ele, as culturas orais no gastam energia com novas especulaes; pois a mente predominantemente utilizada para conservar, denotando assim, segundo ele, falta de originalidade, essa originalidade no consiste, no interior dessas culturas, na criao de novas histrias, mas na maneira que as velhas narrativas so contadas em interao com as audincias e como ser discutido... a cada narrao, deve-se dar as histrias um tom nico, pois nas culturas orais, o pblico deve ser levado a reagir em muitas vezes intensamente. Os narradores sempre introduzem novos elementos nas histrias tradicionais. Na tradio oral, haver tantas variantes quantas forem as repeties dele para aumentar indefinidamente. Cook-Gumperz e Gumperz (1981) identificam trs grandes momentos na histria humana quando se enfoca a relao entre oralidade e escrita. O primeiro a distncia entre oralidade e escrita, j que somente pequeno grupo tinha acesso alfabetizao. Para eles at o sculo passado, o letramento tinha status, j que era confinado a grupos privilegiados, os materiais escritos eram caros e de difcil obteno. No primeiro momento, a aprendizagem em habilidades letradas era mais prxima de formas de contatos pessoais, familiares e processos de socializao informais. Outro exemplo mencionado foi o latim, que at o final da Idade Mdia

16

na Europa, era uma lngua para a escrita, diferente da expresso oral. Em um segundo momento, a escrita passou a ser vista predominantemente como um registro da oralidade. Nesse momento as narrativas orais ganharam fora e passaram a ser divulgadas maciamente pela escrita, isso propiciou a aproximao entre oral e a escrita. Para os autores, a leitura substituiu a audincia da performance oral, e a escrita foi utilizada para listar as coisas. Nesse sentido, a escrita no estava fortemente associada s caractersticas de descontextualizao atribudas a ela. Para a maioria da populao, o letramento no era essencial para sobrevivncia. No terceiro momento, ainda segundo os autores, teria havido um novo afastamento entre a oralidade e escrita, quando esta ltima passou a assumir outro aspecto, tornando-se burocratizada. Para Zumthor (1993), ningum pode negar o papel importante que a tradio oral tem na histria da humanidade e que graas ela, civilizaes arcaicas sobrevivem at hoje. Ele tambm nos mostra os trs tipos de oralidade: Primeira: que denomina primria e imediata, no estabelece contato algum com a escrita, encontrando apenas em sociedades desprovidas de simbologia grfica ou nos grupos sociais isolados e analfabetos. Segunda: Em segundo lugar, haver uma oralidade mista em que, o oral e escrita coexistem, mas, a influncia da escrita permanece externa, parcial e atrasada, se recompe com base na escritura e tende a esgotar os valores da voz no uso e na memria. Pertence a cultura letrada. Terceira: quando um poeta conta ou recita. O prestgio da tradio contribuiu para sua valorizao. O que integra o valor da voz.

17

Os Aedos gregos e a transmisso da Oralidade


Nas sociedades grafas, como no existia a separao entre o escrito e o falado, a palavra possua um estatuto bem diferente daquele que lhe atribudo aps o surgimento da escrita. Na atualidade o contador surge como profisso, ligado ao teatro e aos palcos ou refugiados em bibliotecas. Desta forma, Pierre Lvy, (...), prefere fazer a distino entre oralidade primria, na qual a palavra por ser o nico canal de informao, responsvel pela gesto da memria social; e a oralidade secundria em que a palavra falada tem uma funo complementar da escrita (e posteriormente dos meios eletrnicos), sendo utilizada basicamente para a comunicao cotidiana entre as pessoas. Segundo Finley (1972), o ponto culminante de uma tradio oral a Ilada e a Odissia, esta tradio perpetuada pelos bardos profissionais em todo o mundo grego. No canto VIII da Odissia, o rei dos feaces recebe com honras um homem desconhecido, o aedo, que o rei mandou buscar, vem conduzido por um arauto, porque estava cego, a musa, o privara da viso em troca tornou mais doce e suave seu canto. Depois de alimentado, a musa o impele a cantar a glria dos homens e elevar aos cus a peleja entre Ulisses e Aquiles, filhos de Peleu. O aedo inspirado pela musa, fala da Guerra de Tria, repetindo assim atravs da transmisso oral os feitos dos deuses gregos. Os aedos gregos e os bardos tinham uma certa semelhana na tradio oral, pois eles enriqueciam seus poemas com episdios novos, os aedos competiam entre eles, em festivais onde enalteciam seus deuses. A histria tradicional era verdadeira, eles conheciam e o pblico queria ouvir.

18

Da Grcia para a frica


O aparecimento e a difuso da escrita esto essencialmente relacionados revoluo da memria. As grandes civilizaes, como Mesopotmia, Egito, China e Amrica pr-colombiana, usaram a memria escrita como smbolo de progresso evolutivo. Para Le Goff (1996), com a passagem da memria oral memria escrita fica difcil sua compreenso, como exemplo fala do acontecimento na Grcia antiga, onde havia a figura do Mnemon, responsvel em guardar a lembrana do passado, em vista de uma deciso judicial. Mnemosyne, que era a representao da memria em grego, era a deusa me das musas e das divindades responsveis pela memria e inspiradoras da imaginao de poetas e artistas. O Mnemon era uma espcie de heri que acompanhava e lembrava sem cessar a ordem divina, onde o esquecimento levaria a morte, O Mnemon tambm tinha funo de magistrado, conservando na memria tudo aquilo que fosse til para religio e para atos judiciais. Os mnemones, as memrias vivas, transformaram-se em arquivistas com o desenvolvimento.
A memria aparece ento como um dom para os iniciados e a anamnesis, a reminiscncia, como uma tcnica asctica e mstica. Tambm a memria joga um papel de primeiro plano nas doutrinas rficas e pitagricas. Ela o maior Antdoto do esquecimento. No inferno rfico, o morto deve evitar beber no Letes, mas, pelo contrrio, nutrir-se na fonte da memria, que fonte de imortalidade. (Le Goff, p. 438).

A escrita contrape o discurso, a fixao da linguagem falada em forma permanente. Por meio da escrita, a linguagem pode transcender as condies de tempo e lugar. Bottro, (1995), diz que a escrita tem poder de aprofundar e refletir sobre a mensagem. Sem a escrita, a cultura definida como inteligncia transmissvel, no teria existido de modo rudimentar e no seria reconhecida. A escrita pressupe a existncia falada. O discurso oral consiste na presena da boca que fala e dos ouvidos que ouvem. A durao fugaz, no pode ser retido facilmente. O discurso escrito transcende o espao e a durao. Na Idade Mdia era muito comum encontrar dois tipos arcaicos de narradores annimos: os nmades e os sedentrios. O primeiro grupo so os viajantes, os marinheiros mercantes, os trovadores errantes e os menestris, que faziam histrias de terras distantes.

19

Quando algum faz uma viagem, ento tem alguma coisa para contar, diz a voz do povo. (Benjamin, 1979, p.58). Os lavradores sedentrios que vivendo de seu trabalho conhecem a histria e as tradies de suas terras. Unindo o conhecimento dos dois, surge outro que, incorporado aos arteses, o mestre secundrio trabalha com os aprendizes volantes e todo mestre numa terra, j foi um aprendiz volante. Portanto, esse narrador, tem o conhecimento de terras distantes e tambm de tradies locais. Figura importante para a tradio oral, antes do perodo do domnio da escrita, o aedo uma espcie de poeta-cantor que viajava de um local para outro, levando na bagagem a tradio grega em sua memria. Na verdade, os poemas picos, seriam trabalhos dos aedos ao longo dos sculos da Literatura Oral. Desta maneira sua figura possui equivalncia com o rapsodo, recitador de poemas, da tradio grega e tambm com o Griot africano que,tambm viajava de cidade em cidade recitando, cantando e contando histrias. No estudo das expresses poticas da transmisso oral, a tradio grega antiga importante como um ponto de partida para a reflexo. A tradio grega foi o ponto de partida, para que outros personagens de tradio potica como os cordelistas, repentistas,os cantores de hip-hop,todos so de tradio oral. O texto oral, visto como voz cultural o ato de uma palavra dita, em que a voz potica , sobretudo a memria.
(...) A performance oral efetiva aquilo que o poeta viu e ouviu Rememora e improvisa com sua voz, com seu corpo e sua memria. O poeta projeta uma memria vocalizada, graas a qual a palavra se torna criao, no de um indivduo, mas de uma tradio sustentada pelo trnsito da voz.. (Machado, 1993, p.3).

O contador de contos de tradio oral, precisa conquistar a ateno de quem os ouve e passar credibilidade em suas narrativas de maneira plausvel. Para Hampt BA, (1993, p.182), a tradio oral a grande escola da vida, pois a religio, a arte, a cincia, a histria, o divertimento e a recreao nos levam a uma unidade primordial. Para compreender a realidade, no h necessidade que as partes se separem, isolando assim o conhecimento proveniente da tradio.

20

O autor questiona a primazia da escrita em relao oralidade, quando se trata da maior confiana nos testemunhos dos fatos. Para eles os testemunhos humanos valem o que vale o homem. Segundo ele, a oralidade que fez nascer a escrita, e os primeiros arquivos ou bibliotecas foi o crebro do homem, antes mesmo de existir a escrita. As sociedades de tradio oral partem deste princpio de que a fala no mero elemento de comunicao cotidiana, mas um meio de perpetuar a histria e preservar a sabedoria ancestral. A oralidade quem potencializa, a palavra tem um poder misterioso, pois, ela que cria as coisas. Para a tradio africana a palavra dom de Deus, ela divina no sentido descendente e sagrado no sentido ascendente, expressando vibraes de fora, independente na maneira como ela assumida. por isso que no universo tudo fala e ganhou corpo e forma, proclama B. A tradio oral ao mesmo tempo gera e forma de maneira particular o homem e a mulher, no se atendo apenas em transmitir narrativas ou conhecimentos.
(...) a arte de narrar caminha para o fim. Torna-se cada vez mais raro o Encontro com pessoas que sabem narrar alguma coisa direito. cada vez mais freqente espalhar-se em volta o embarao quando se anuncia o desejo de ouvir uma histria. como se a mais garantida entre todas as coisas segura, fossem-nos retratadas. (Benjamim, 1979, p.57).

A arte de contar histrias deve-se na insistncia da repetio, na rememorao para ser conservada quando esgotam as fontes de onde ela provm, antes que seja resgatada pelo ancestral. At parece que contar histria hoje pura perda de tempo, pois o contador surge como um profissional ligado as artes teatrais, aos palcos ou simplesmente atrs de livros em bibliotecas.
A voz potica assume a funo coesiva e estabilizante sem a qual o grupo social no poder sobreviver. Graas ao vaguear de seus intrpretes, no espao, no tempo e na conscincia de si, a voz potica est presente em toda parte, conhecida de cada um,integrada nos discursos comuns,e para eles,referncia permanente e segura. (Zumthor, 1993, p.139).

Vemos, portanto que a narrativa sempre acompanhou a vida do homem em sociedade desde os primrdios. O contador de histria se firma como um importante meio de construo da cultura dos

21

indivduos. Bussato (2006), diz que as histrias existem para serem contadas e ouvidas, e que so responsveis por permitir que a humanidade tenha acesso a ela. Devemos preservar o ato de contar histrias e passar isso para nossos filhos, assim estaremos embutindo neles o desejo de conhecer suas razes mais profundas e o melhor de tudo fazendo com que os fatos passados sejam resguardados para que, no futuro ele possa mostrar tambm para seus filhos e netos.

22

GRIOTS
O chamado pensamento mgico, a despeito dos aspectos teolgicos, desempenha a funo mnemotcnica nas sociedades sem escrita. O mito encarna, atravs dos deuses, dos feitos de seus heris e ancestrais, as principais representaes de uma comunidade. Segundo Lvy, esse tipo de narrativa era a melhor estratgia de codificao disposio das Culturas que no possuam outro instrumento de inscrio alm da prpria memria.
As representaes que tem mais chance de sobreviver em um ambiente composto quase que unicamente por memrias humanas que so aquelas que esto codificadas em narrativas dramticas, agradveis de serem ouvidas, trazendo uma forte carga emotiva e acompanhadas de msicas e rituais diversos (Lvy, 1993, p.83).

Le Goff (1996), histria e memria tm uma ligao estreita, porm, com advento da escrita, a memria ganha mobilidade, para ser modelada, ou seja, passa a ter a possibilidade de ser registrado os fatos e os acontecimentos que interessam aos grupos dominantes, passando a ser a histria oficial. Entre os africanos um dos responsveis pela transmisso dos saberes o Griot. A palavra Griot de origem francesa, no masculino Griot, no feminino Griote e no Portugus Gri, que significa criado, servente. Para melhor compreendermos preciso primeiramente saber sobre as sociedades baseadas no dilogo entre os indivduos e na comunicao de grupos tnicos ou considerados de tradio oral. A denominao Griot mais usada no ingls, alguns advogados preferem o termo Jeli, como Bakari Sumano, conhecido por sua importncia na sociedade africana, dirigente da associao dos Griots Bamako, de 1994-2003.
O papel do Griot foi crucial (...) porque o poeta (...) exprime a tradio de h centenas de anos que lhe pode ajudar a contribuir de forma singular aos tipos de mudanas sociais muito necessrios para a sobrevivncia hoje de muitos africanos. (HALE&STOLLER, 1985, p. ).

Ele tem a funo de cantor espiritual, msico errante, um repositor da tradio oral africana, eles percorrem as savanas na tarefa de transmitir, educar e difundir o conhecimento sagrado so entre outras coisas, autores sociais. Por sua fala, atravs da tradio viva que representa, ele tem o reconhecimento dos valores do continente que mesmo oprimido e

23

desqualificado, sobrevive e constri a prpria histria. Segundo Hale (1981), so os principais responsveis pela sabedoria verbal presentes nos ritos iniciativos da comunidade, possuem uma imagem poltica e so muito respeitados, possuem uma memria prodigiosa sendo capaz de exteriorizar sobre eventos recentes ou fatos histricos. Eles so solicitados por reis para fazer estudo ou levantamento sobre a genealogia da realeza e para serem professores ou conselheiros de prncipes, iniciando-os na arte, no conhecimento de plantas, de histrias e das tradies de seu povo
H povos que se servem da linguagem escrita para fixar o passado, mas acontece que esta inveno matou a memria entre os homens, eles j no podem ter o calor da voz humana.(Zumthor,1993,p.65).

Muitos povos de sociedades tradicionais da frica no falam apenas com a boca, todo o corpo expresso, a transmisso da informao e a mensagem que chega em movimento,externalizando os sentimentos completando assim o poder mgico da palavra. Ao escrever, tentamos reconstruir o que foi falado fielmente, mas a modalizao da voz ficou perdida, porque o oral estado puro, sua voz e seu corpo na narrativa so importantssimos porque transmitido ao ouvinte atravs da inflexo da voz, o meneio do corpo e os gestos do Griot naquele momento retrata sua cultura, os fragmentos fticos da voz como, ai, ax, o silncio, os intervalos na escrita desaparecem, quando transcrito a perda irreparvel. Segundo Barthes (1981), a escrita economiza muito, faz do assndeto, que figura cortante, que para a voz insuportvel, uma castrao. Na tradio oral a palavra tem o poder e um significado de compromisso com a verdade e com seus ancestrais e o Griot traz no sangue o poder de brincar e enfeitar a palavra. Os Griots fazem parte de uma linhagem casta e s se casam entre eles, aqueles que no so no executam as mesmas funes. Toda famlia Griot acompanhada de uma famlia de guerreiros-reis, chamados Jatigi, e na cultura tradicional proibido ao Griot estar sem seu Jatigi, pois eles so inseparveis e um no tem valor sem o outro. Essa tradio herdada foi passada atravs de geraes, atravs de sua fala ele tem o poder de recriar as histrias do passado, mantendo-a viva na memria de um povo. O primeiro Griot e fundador da Linhagem Kouyat foi Balla Fassk, que foi dado ao

24

fundador do Imprio Mali, Sundjata Keita, pelo seu pai, o rei Nar Maghann Konat, foi Balla que contou os feitos de Sundjata cuja proeza celebrada at os nossos dias. Um Griot chamado Maloom Gaolo tornou-se conhecido por ser um grande genealogista e por sua memria fantstica. Morreu aos 105 anos de idade, ainda trabalhando, e antes de morrer transmitiu seus conhecimentos para seu filho, Mamadou Gaolo, que seguiu os passos do pai. Os Griots so considerados bibliotecas vivas, e seu cargo passam de pai para filhos. Eles ficaram famosos com a frase cada dia se aprende algo novo, basta saber ouvir. Imagina que apenas homens so Griots, mas existem muitas mulheres Griots e todos recebem educao e treinamento para tocar instrumentos musicais, a cora e o bala, memorizam e recitam muitos textos entre as genealogias das dinastias, a histria dos imprios, as batalhas e conquistas. Onde quer que um Griot morra, como se uma biblioteca inteira fosse destruda, o conhecimento tradicional fadado ao esquecimento porque quase nada foi escrito. Nas sociedades orais o maior medo a perda dos bens culturais, porque os arquivos vivos so muito frgeis. Por isso que a morte de um ser mais velho lastimada como algo extremamente valioso, segundo Wondji (1996), h um guardio para os grupos, um mais velho, para auxiliar os jovens diante de algum impasse que possa surgir. Nas sociedades africanas h o tradicionalista, que tem a funo de difundir os ofcios ancestrais e o corpo de conhecimento incluindo os mitos e narrativas de tais tradies, eles so em sua maioria homens que tem conhecimento supremo da dinmica da sociedade, instruem sapateiros, teceles, caadores e tem grande preocupao com a fidelidade que se verbaliza atravs de suas mensagens e carrega consigo na memria o bem da comunidade com seus valores ancestrais. O Griot tem maior liberdade para representar sua narrativa que vem acompanhada de msica e instrumentos que representam sua tradio fielmente, de carter sagrado que para ele representa a epopia de heris que vem do meio do povo, ele interpreta via voz os episdios do passado, so os arqutipos do passado que retornam no tempo de seus ancestrais para resgatar seus valores e atravs deles podemos observar como a tradio valorizada pelos africanos. Mendes de Carvalho (1996) recupera a figura do Griot, os depositrios da histria, ele trata a questo do respeito que os jovens tm pelos mais velhos, respeito pela sua sabedoria e

25

conhecimento acumulado. Segundo Risrio (1996), antigamente nas sociedades africanas, ao amanhecer e ao anoitecer todos se reuniam em volta da fogueira para inserir a oralizao dos chefes e dos sacerdotes. Na sociedade africana, especialmente os contadores de histrias, tm habilidade e o cuidado em narrar os aspectos capazes de gravar na memria dos mais jovens a valorizao das palavras, dos gestos, da ginga e a dramaticidade da expresso oral.
Velhos, adultos e crianas exaltam-se e vibram de emoo, comovem-se e entusiasmam-se, ouvem atentos,choram, riem, querendo sempre mais. volta da fogueira, ou crculo em torno do contador de histrias,
que o povo africano(...) escrita avidamente a histria dos antepassados as mensagens trazidas pelos espritos ou as revelaes do mundo oculto.(Vilhena,1987, p. 90)

O pai escolhe o mais calmo de seus filhos, aquele menos inclinado clera, aquele de quem se diz ser como um tmulo, ou seja, acolhe as palavras, mas no as pronuncia. Por sua atitude manifesta o desejo de aprender. Wondji (1996), diz que aquele escolhido acompanhar o mestre durante muitos anos, aprendendo com ele sobre suas aes, aprender a assistir e se comportar em situaes diferenciadas. O aprendizado no tem tempo determinado, ser o pai que vai avaliar, e quando chegar a hora transmitir a ele parte da Grande Palavra, aquela que narrar a histria de sua famlia. A palavra-dom transmite de gerao a gerao. Os jovens herdeiros da tradio devem ficar com a boca fechada e os ouvidos bem abertos e deixar o ancio falar. Ele se expressa lentamente e em voz baixa, seu discurso tem longas pausas, para que a palavra penetre no jovem herdeiro e se integra a ele. Ainda segundo o mesmo autor, alguns europeus se admiram do silncio destes alunos em sala de aula, demonstrando extremo respeito aos professores. Tudo isto resultado do longo aprendizado da educao antiga, em que o discpulo ouve o mestre sem jamais o interromper. O silncio uma das etapas de preparao do herdeiro da palavra-dom, indispensvel ao seu ensinamento para que exera com sabedoria sua misso de contador de histrias.
Quando falamos de tradio em relao histria africana, referimo-nos a tradio oral, e nenhuma tentativa de penetrar a histria e o esprito dos povos africanos ter validade a menos que se apie nessa

26

herana de conhecimento de toda espcie, pacientemente transmitidos de boca e ouvido, de mestre a discpulo, ao longo dos sculos. (B, 1982, p. 181).

A frica um continente de grande diversidade cultural que se v fortemente ligada cultura brasileira. Percebem-se grandes diferenas em suas raas, origens, costumes e religies. Os africanos prezam muito a moral e acreditam at que esta bem semelhante religio. Acreditam tambm que o homem tem que respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que no sejam punidos pelos espritos com secas, enchentes, doenas, peste e morte. A expresso oral conservou as tradies em forma de magias, preces, esconjuros, passagens da vida de divindades e os mistrios da Integrao dos poderes mgicos, tudo transmitido oralmente atravs de geraes. Junto da transmisso oral da cultura popular africana houve um instrumento de conservao em forma escrita, ele no substitui a oralidade, mas, atua como nemotcno do devoto: o caderno de santeria. Eles continham um variado informe de rituais que os santeiros devem conhecer, renem conhecimentos sobre contedos de transmisso oral, eles antes de se tornarem celebridades eram redigidos por devotos jovens que agrupavam ao redor dos velhos para conseguir informaes orais que os velhos conservavam vivas, nas antigas tradies africanas, os cadernos so muito importantes na preservao da tradio oral.

27

Consideraes Finais
Este trabalho um subsdio para os professores das disciplinas pr-determinadas pelas Diretrizes e Bases da Educao Nacional. O objetivo deste trabalho dar uma pequena contribuio aos professores para que difunda a tradio oral. Este o recorte de um projeto que pode ser mais abrangente afinal a frica um continente fantstico, cheio de belezas a serem desvendado pelo professor juntamente com seus alunos. Os encantos dos contadores de histria sobre as crianas pode ser um caminho produtivo para tratar da oralidade desta literatura. A contao de histria se faz importante, pois novos horizontes se abrem tornando vlido a perspectiva da tradio oral, fortalecendo a identidade cultural de crianas, jovens e adultos. O professor/contador reativa uma cadeia de contadores de histrias que vem do incio das civilizaes at nossos dias. Professores que contam histrias podem acabar estabelecendo um elo de ligao entre a criana e o livro. Ao escutar histria, a criana ativa sua imaginao criadora.

28

Referncias

BENJAMIM, Walter. O Narrador, in: Os pensadores. So Paulo: Abril Cultural, 1979.


BUSSATO, Clo. A Arte de Contar Histrias no Sculo XX: tradio e ciberespao, Rio de Janeiro: Vozes, 2006. GIOVANNINI, Giovanni. Evoluo na Comunicao. Do Slex ao Silcio. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1987.

HAMPAT, B Amadeu. A Tradio Viva. So Paulo: tica, 1993. HAVELOCK, Eric. A Revoluo da Escrita na Grcia e suas conseqncias culturais. So Paulo, Universidade Estadual Paulista, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. LE GOFF, Jacques. Histria e Memria. Campinas: Unicamp, 1996. 4 Ed.
LVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligncia: o futuro do pensamento na era da informtica. Traduo Carlos Irineu Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MUNANGA, Kabengle. Negritude Usos e Costumes. So Paulo: tica, 1998. ONG, Walter. Oralidade e Cultura Escrita: a tecnologizao da palavra Campinas:

Papirus,1998. PADILHA, Laura Cavalcante. Entre a Voz e a Letra: O lugar da ancestralidade na fico angolana do sculo XX. Niteri: EDUFF, 1995.
RISRIO, Antnio. Oriki Orix. So Paulo: Perspectiva, 1996. WONDJI, Christophe. Da Boca do Ancio. Revista Correio da UNESCO n 7, p. 10, 1996.

ZUMTTHOR, Paul. A Letra e a Voz: A literatura medieval. So Paulo: Companhia das Letras, 1993.
< http:// WWW.griots.org.br/porque-griots.asp-acessado em:10 jan.2007. < HTTP:// WWW.casabrasil.gov.br/oficinacontacaohistoriagriot - acessado em 20 fev. 2008. < HTTP:// WWW.apagina.pt/arquivo/artigo - acessado em: 18 abr. 2008.

Вам также может понравиться