Вы находитесь на странице: 1из 2

1)PESQUISAR SOBRE AS PRINCIPAIS CERTIFICAES DO MERCADO PARA O PROFISSIONAL DE TI

certificao de engenheiro de sistemas da Microsoft (MCSE): A credencial de


Microsoft Certified Systems Engineer a principal certificao para profissionais que analisam as necessidades corporativas, projetam e implementam a infra-estrutura para solues comerciais baseadas na plataforma do Microsoft Windows 2000 e Windows Server 2003. As responsabilidades da implementao incluem instalao, configurao e soluo de problemas em sistemas de rede.

Cisco Certified Network Associate (CCNA): um exame difcil, se comparado a outras


certificaes como Microsoft. Para ser qualificado para a CCNA, no necessrio ter a certificao CCENT, pois esta ainda no foi bem aceita pelo Mercado, sendo a CCNA a certificao inicial. A recente incluso de perguntas prticas tornou-o ainda mais desafiador. Sua primeira tentativa em se tornar certificado pela Cisco exige muito estudo e muita confiana naquilo que voc j conhece sobre redes. Quando estiver pronto para testar as suas habilidades, pr em prtica o que conhece sobre os tpicos avaliados e se preparar para o dia do exame.

Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE): a certificao aceita mundialmente


como a de maior prestgio na indstria de networking. Engenheiros de rede que possuem uma certificao ativa Cisco CCIE so reconhecidos por suas habilidades de peritos de engenharia de rede e domnio de produtos e solues Cisco. A comunidade CCIE estabeleceu uma reputao de lder da indstria de redes e possui conhecimento tcnico profundo em redes. Por conta dessa reputao so, normalmente, convidados a participar de projetos de redes desafiadores.

MCSE: A credencial Microsoft Certified Systems Engineer (MCSE) mostra a clientes e


empregadores que voc pode projetar, implementar e administrar infra-estruturas para solues corporativas baseadas no Microsoft 2000 Windows Server e em outras plataformas de servidor do Windows. As responsabilidades de implementao incluem a instalao, a configurao e a soluo de problemas em sistemas de rede. Essa credencial tambm cobre o Active Directory, que ajuda as organizaes a simplificar o gerenciamento de TI, fortalecer a segurana, estender a interoperabilidade dos sistemas e softwares e, por fim, reduzir os custos. A credencial MCSE vai capacit-lo no s a gerenciar o Active Directory de uma organizao, como tambm a planejar estratgias para futuras melhorias na rede. A credencial MCSE corresponde a uma srie de funes, incluindo engenheiro de sistemas, engenheiro de suporte tcnico, analista de sistemas, analista de rede e consultor tcnico.

Gesto de projetos (PMP): um documento emitido pelo Project Management Institute (PMI)
que atesta profundos conhecimentos nas boas prticas de gerenciamento de projetos, responsabilidade social e tica, baseados na norma PMI-ANSI denominada PMBOK. a mais reconhecida pelo mercado entre as oferecidas pelo programa de Certificaes Profissionais do Instituto e tambm a de maior destaque mundial no que tange Gerncia de Projetos, sendo a primeira organizao a ter o seu programa de Certificao homologado pelo ISO em 1999.

O seu objetivo dar reconhecimento pblico de que o profissional certificado tem excelentes conhecimentos e grande experincia na Gerncia de Projetos na forma preconizada pelo PMI na norma PMBOK. Para obt-la necessrio ao profissional, alm de ser aprovado em um difcil exame de certificao PMP que inclui 200 perguntas de mltipla escolha, comprovar um mnimo de 4.500 horas de experincia em gesto de projetos, aderir ao Cdigo de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e cumprir uma srie de requisitos quanto educao formal em Gerncia de Projeto.

ITIL: um conjunto de boas prticas a serem aplicadas na infra-estrutura, operao e


manuteno de servios de tecnologia da informao (TI). A ITIL busca promover a gesto com foco no cliente e na qualidade dos servios de tecnologia da informao (TI). A ITIL lida com estruturas de processos para a gesto de uma organizao de TI apresentando um conjunto abrangente de processos e procedimentos gerenciais, organizados em disciplinas, com os quais uma organizao pode fazer sua gesto ttica e operacional em vista de alcanar o alinhamento estratgico com os negcios.

Cobit (governana de TI): um guia para a gesto de TI recomendado pelo ISACF


(Information Systems Audit and Control Foundation). O CobiT inclui recursos tais como um sumrio executivo, um framework, controle de objetivos, mapas de auditoria, um conjunto de ferramentas de implementao e um guia com tcnicas de gerenciamento. As prticas de gesto do CobiT so recomendadas pelos peritos em gesto de TI que ajudam a otimizar os investimentos de TI e fornecem mtricas para avaliao dos resultados. O CobiT independe das plataformas de TI adotadas nas empresas.

OCJP (Oracle Certified Java Programmer): um certificado internacional oferecido


pela Sun Microsystems para candidatos interessados em comprovar a proeficincia nos fundamentos de programao Java.

2) QUAIS EMPRESAS OU SEGMENTOS DE TI ESTO MAIS ABSORVENDO ESTES PROFISSIONAIS


As empresas que mais contratam pelo motivo de haver certificados,so as de grandes portes e que atuam a muito tempo no mercado.Ex:Google,Facebook e Microsoft.Contratam por quase todos os segmentos.

3)QUAIS AS CERITIFICAES ESTO COM MAIS RELEVNCIAS NO MERCADO

As certificaes em gesto de projetos, framework e segurana de TI, bem como aquelas da Cisco e Microsoft, esto entre as de maior demanda.Tambm ITIL e PMP.

4) VOC J CONSEGUE IDENTIFICAR O SEU PERFIL PERANTE AS CERTIFICAES PESQUISADAS ? CASO SIM, QUAL LHE CHAMOU ATENO? EXPLIQUE.
Ainda na obtive uma escolha.

Вам также может понравиться