Вы находитесь на странице: 1из 4

Compreenda as pessoas e melhore o seu relacionamento interpessoal no trabalho por Izabel Failde* Em todo grupo de trabalho existem pessoas

que se relacionam com maior ou menor facilidade. J sabemos que o relacionamento interpessoal uma das caractersticas (ou competncias) mais exigidas dos profissionais na atualidade. tambm sabido, por outro lado, o quanto lidar com pessoas pode ser difcil. Abaixo voc ver quatro tipos distintos de pessoas. Longe de encerrar o assunto, o objetivo principal da caracterizao destes perfis auxili-lo (no papel de gestor, facilitador, colega ou o prprio) a estabelecer melhor contato com os profissionais ao seu redor que se assemelham a um tipo (ou uma mistura deles). O conceito que utilizo o reforo positivo incondicional. Traduzindo: incentivar os comportamentos e as atitudes que se quer instalar, ou seja, os verdadeiros, assertivos, positivos, benficos, agregadores. Uma forma simples de compreender isto pensar que, ao invs de pegar no p quando algo no d certo, voc pode incentivar o que est correto. Veja: Sozinho ou Solitrio Muitas pessoas sentem necessidade de ficar s, gostam da sua prpria companhia, apreciam a reserva. Quem curte esta caracterstica sozinho; quem sofre com ela solitrio. Por um motivo ou outro prefere manter-se em seu canto, tem dificuldade de estabelecer comunicao mais profunda e prefere ficar na superficialidade; aprecia o trabalho individual (ou individualista, quando extremo); com facilidade forma seu prprio mundo e vive em funo dele (o que o separa cada vez mais do grupo). Compreenso, respeito reserva e aos limites de indivduo so palavras-chave para lidar com essa pessoa. As comparaes e as presses sobre ele aparecem com frequncia e devem ser evitadas. Por exemplo: - Novamente todos ns fomos tomar um drink, menos voc... - Vamos l. Agora voc vai sair conosco na marra! Vai fazer-lhe muito bem. No papel de Gestor voc pode: aproximar-se devagar, sem impor nada; respeitar a individualidade e o silncio buscando, passo a passo, aumentar a proximidade e a comunicao verbal; aprender a ouvir estas pessoas e o seu silncio. Isto fundamental, pois costumeiramente so muito sensveis; iniciar um dilogo por meio de suas consideraes, j que os sozinhos tm senso de observao apurado. Exemplos: O que voc observou daquele cliente? Vejo que voc sempre muito atento. Se voc fosse um cliente externo, o que voc consideraria interessante ou no neste ambiente? Incentivar cada ideia, cada participao, por menor que seja: Muito bom seu comentrio, Joo.

vezes.

Gostei da sua contribuio, Maria. Quero conversar com voc mais

Tmido Pode ser confundido com o Sozinho ou Solitrio, mas suas caractersticas so diferentes: sente vergonha de se expor preferindo ficar no seu canto; foge dos grupos (em casos extremos, mais de trs pessoas j uma multido); teme ser criticado ou rejeitado; sente-se incapaz mesmo que no o seja; frequentemente percebe-se inferior aos demais; tem baixa autoestima, o mesmo em relao autoconfiana e autoconceito. Sua reserva pode ser entendida como arrogncia ou antipatia, o que o afasta ainda mais do grupo. Compreenso, aceitao, incentivo, suporte, estmulo constante s competncias demonstradas, sorriso aberto e franco e receptividade so estratgias eficazes para lidar com este profissional. No papel de Gestor voc pode: incentiv-lo, a princpio, reservadamente, a cada opinio adequada emitida, cada comportamento assertivo e competente, cada demonstrao de autoconfiana. Aos poucos ele se sentir mais vontade para ser elogiado grupalmente; utilizar palavras positivas e pequenos gestos de aceitao: sorriso, tapinha nas costas, aperto de mo, um obrigado especial; aceitar e compreender a necessidade de reserva deste profissional sem, contudo, incentiv-lo a isto; o dar-lhe tarefas em que voc tem certeza de que ele se sair bem, aumentando paulatinamente o grau de dificuldade de execuo; demonstrar, a cada conquista, sua possibilidade de crescer, evoluir; seu valor pessoal e profissional; o cativar sua amizade, franca e sinceramente. De forma geral o tmido s se sente vontade com quem pode depositar sua confiana. Desconfiado ou Pessimista Sua caracterstica principal a falta de confiana em todos e em tudo ao seu redor. Parece que s o que ele fala ou faz o melhor, aceitvel, verdadeiro. No ponto extremo o desconfiado leva tudo para o mal, podendo at se sentir perseguido. Em vendas, por exemplo, aquele tpico profissional que desconfia que um produto pode fazer tudo aquilo que consta no manual. um tipo que irrita. Como precisa se preparar para todas as argumentaes que surgem, costuma ser timo estrategista. Muitas destas pessoas sofrem pelo elevado grau de desconfiana, pois, bem no fundo, no acreditam em ningum e isto pode gerar muito desgaste emocional e fsico. Ele se v como realista e os outros o veem como pessimista. Para melhor lidar com este profissional importante a compreenso, respeito aos limites e imparcialidade na receptividade dos seus comentrios, pois, se levados para o lado pessoal, podem afast-lo ainda mais do grupo. No papel de Gestor voc pode: trat-lo com igualdade, evitando discrimin-lo por seus comentrios maldosos ou pessimistas (se houver);

incentiv-lo a cada pequeno gesto de positividade, assertividade, de confiana no outro; dialogar francamente quando surge um conflito, demonstrando que, como gestor, voc est apto a considerar igualmente todas as partes envolvidas; evitar interpretar o que ele diz. Procure saber exatamente o que ele quer transmitir; demonstrar os fatos, imparcialmente. Como dizem os advogados: contra fatos no h argumentos; evitar dilogos vagos e no explicativos, pois do margem a um sem-nmero de interpretaes. Explique o que deseja; utilizar sua argumentao e considerao dos detalhes para auxiliar voc a tomar decises estratgicas; ouvir sua opinio sobre diferentes assuntos dando nfase e incentivo aos comentrios imparciais e objetivos; utilizar, sempre, argumentos profissionais evitando os pessoais e as crticas destrutivas. Veja a diferena neste dilogo: Voc muito desconfiado... at afugentou o cliente. Assim no d! Neste atendimento parece-me que voc demonstrou desconfiana se o cliente poderia ou no arcar com esta despesa. Como voc chegou a esta concluso? Sedutor ou Cnico Por onde passa deixa seu rastro de afetividade e otimismo. O problema que, muitas vezes, no se sabe o quanto disto real e verdadeiro... Adora ser apreciado, valorizado, paparicado, estar no palco. Costuma ter elevadssimos autoconceito e autoestima; confia nele prprio desconfiando dos demais (acredita que os outros podem ter comportamento similar ao dele). Pode aparentar ser desde um conquistador barato at o maior gal do momento. Quando verdadeiro, um excelente amigo e colega de trabalho que realiza suas atividades com empenho, interesse e competncia. So comportamentos estratgicos para lidar com este profissional: compreenso e respeito, principalmente de sua necessidade de aparecer sem, contudo, incentiv-lo; imparcialidade na captao de seus comentrios e observaes; considerao positiva incondicional, o que significa que possvel que ele seja apreciado e valorizado pelo que , sem necessidade de criar nenhum personagem. No papel de Gestor voc pode: dar ateno a ele nas horas em que demonstrar ser ele mesmo, entre uma seduo e outra, por exemplo; evitar levar seus sorrisos e olhares para o lado pessoal. Ele no quer, realmente, conquistar as pessoas sensual e sexualmente; considerar seus abraos, olhares e puxa-saquismo geral como parte do indivduo que ele criou, sem incentiv-lo nem tampouco recha-lo por isto; incentivar os comentrios imparciais, ponderados e objetivos que realizar; estimular seu lado real com pequenos comentrios. Veja algumas possibilidades:

timo conversar com voc desta forma franca e aberta. Muito bom seu comentrio. Suas consideraes imparciais e ponderadas so muito boas para nosso negcio. Disponvel em: < http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/mid/artigos/150304relacionamento_gestores_izabel.shtm> Acesso em: 17 jan. 2011.

Вам также может понравиться