Вы находитесь на странице: 1из 10

Wellington Luiz Zaguine

Teologia da Cruz

Maring-PR 2011

Wellington Luiz Zaguine

Teologia do da Cruz

Trabalho apresentado na FATEP, com a finalidade de abordar em forma de dissertao o tema Teologia da Cruz. Orientao: Prof. Dr. Laudemar Lacerda Gomes

Maring-PR 2011
2

INTRODUO
Pois a mensagem da cruz loucura para os que esto perecendo, mas para ns, que estamos sendo salvos, o poder de Deus. Pois est escrito: Destruirei a sabedoria dos sbios e rejeitarei a inteligncia dos inteligentes. Onde est o sbio? Onde est o erudito? Onde est o questionador desta era? Acaso no tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo no o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crem por meio da loucura da pregao. Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; ns, porm, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, escndalo para os judeus e loucura para os gentios. Mateus 1.18-23, Nova Verso Internacional

Segundo o Dicionrio da Lngua Portuguesa, da Editora Porto, cruz : i) figura formada por duas hastes ou dois traos atravessados um sobre o outro; ii) instrumento de crucifixo, suplcio pelo qual os condenados eram fixados cruz com os braos abertos; iii) smbolo da religio crist por ter sido o instrumento do suplcio e morte de Cristo; iv) tormento e aflio (figurado).

Conforme a definio acima parece existir somente perda, dor e derrota na Cruz. A cruz escndalo para os judeus e loucura para os gentios, pois estes vem a Cruz como tormento, sofrimento e escrnio, mas nela foi demonstrado todo o amor ilimitado de Deus, um amor verdadeiro que foi revelado numa aparente fraqueza.

A teologia da Cruz prega que a salvao vem pela graa, pois nenhum homem merecedor de sua salvao, dada a sua natureza humana corruptvel. a Cruz a maior esperana para o pensamento cristo. Somente quando entendemos e aceitamos o sacrifcio feito na Cruz vemos que nada somos e por mais que faamos obras, caridade e sejamos honestos, no poderemos comprar nossa salvao, pois no temos como pagar algo que j foi pago com o Sangue de Jesus, o Deus que se tornou homem, viveu como homem e morreu por todos os homens.

1. CONTRIBUIO DE MARTINHO LUTERO


No podemos falar sobre a teologia da Cruz sem fazer meno Martinho Lutero (1483-1546). Eles so intimamente ligados. Lutero nasceu em um perodo em que a paixo pela verdade estava apagada e o Evangelho entediava cada vez mais as pessoas. Trs problemas srios colocavam o cristianismo europeu em perigo: cristos inquietos, igrejas mundanas e reformadores moralistas. Segundo Timothy George, o sculo XVI foi uma poca de ansiedade. Trs aspectos caracterizavam tal ansiedade: o medo das doenas e da morte (ansiedade fsica); o medo da culpa e da condenao e as respostas inadequadas da Igreja a esses terrores (ansiedade moral); e o medo de que a vida no tivesse nenhum sentido e nem propsito (ansiedade existencial). A teologia popular dizia que combater essas ansiedades era uma tarefa simples: se esforar ao mximo e esperar pelo melhor. Esse pensamento colocava o poder de ser liberto nos esforos da prpria pessoa, no pelo sacrifcio de Cristo.

Leo X (1475-1521) foi eleito papa em 1513. Ele era sincero em sua f, mas tinha fraquezas, como todo ser humano. Uma de suas maiores fraquezas era o que dizia respeito s finanas. Ele gastava muito dinheiro patrocinando artes, msica e teatro e com isso o dinheiro do papado comeou a acabar. A sada que ele encontrou para a falta de dinheiro, que para ele era o nico e real problema da igreja, foi cobrar indulgncias (receber dinheiro para diminuir a estada de uma pessoa no purgatrio). Isso precipitou a Reforma Protestante. Ele excomungou Martinho Lutero em 1520, mesmo sem nunca ter analisado a profundidade ou o impacto de seu protesto.

Quando Lutero se formou em direito na Universidade, em 1505, ele reuniu seus amigos em um bar para comemorar e l ele anunciou que no iria exercer a profisso e iria para um monastrio. Seus amigos riram e pensaram que era mais uma piada. Mas Lutero estava falando srio. Durante uma tempestade ele quase

foi morto por um raio, o que serviu para lembr-lo de sua mortalidade. Ele fez uma promessa para Santa Ana, e como havia sobrevivido ele decidiu pagar tal promessa. Ele procurava descanso para sua alma, mas no o encontrava. Por mais que ele praticasse exerccios religiosos para acalmar sua conscincia atribulada, no obtinha efeito algum. Ele no tinha nenhuma segurana.

Essa incerteza de salvao fazia com que Lutero se tornasse um aplicado estudioso das Escrituras. Em algum momento entre 1514 e 1516, enquanto ele estudava o livro de Salmos e de Romanos, Lutero descobriu que somos justificados somente pela f, isto , Deus nos declara perfeitamente justos aos seus olhos, sem levar em conta nossa condio atual. Quando isso acontece, segundo Lutero, os portes do Paraso pareciam se abrir diante nossos olhos.

Ele agiu rapidamente e compartilhou sua descoberta com os demais cristos ansiosos da Europa atravs das suas Noventa e Cinco Teses que foram pregadas na porta da Igreja do Castelo, em 1517, dando incio Reforma Protestante.

2. CRUZ
O que foi revelado a Lutero atravs de seu estudo da palavra de Deus, foi recebido tambm por Paulo de outro modo. A partir da sua converso e encontro com Jesus a caminho de Damasco, Paulo fez de Cristo a razo de sua vida e o motivo de sua pregao a partir do encontro entre eles. Neste encontro tornou-se claro o significado central da cruz: Paulo compreendera que Jesus tinha morrido e ressuscitado por todos e por ele mesmo. As duas realidades eram importantes: Jesus morreu realmente por todos e Ele morreu por mim tambm. L foi demonstrado o amor gratuito e misericordioso de Deus, amor que Paulo experimentou.

Segundo Shaw, necessrio entender paradoxos para entender a Bblia. Deus gosta de paradoxos, Ele gosta de fazer as coisas usando os opostos. Ele faz algo surgir a partir do nada. Ele ganha quando perde. Ele nos exalta quando nos humilhamos. [...] Ele age de maneira oposta ao que a humanidade espera, segundo a lgica, que um Deus onipotente agiria. (MARK SHAW).

A linguagem da cruz um paradoxo, logo para entender tal linguagem vamos nos aprofundar no sentido literal desta palavra. Paradoxo uma declarao que parece ser contraditria, mas, na realidade apresenta uma grande verdade. Um paradoxo ilustrado em Mateus 10.39 [NVI], quando Jesus diz que quem acha a sua vida a perder, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrar. Pode parecer confuso e contraditrio, mas o que Ele quer dizer claro: para encontrarmos a vida verdadeira devemos abrir mo da nossa vontade, da nossa independncia e entregar nossa vida a Ele, perdendo-a para ns mesmos, pois s assim encontraremos sentido para ela.

A Cruz traz salvao para toda criatura, atravs da graa, pois, ns humanos, no somos merecedores de tamanho presente. A graa o contrrio do que se pregava na poca de Lutero, quando se acreditava que as pessoas poderiam ser libertas atravs de seus esforos pessoais.

Foi na antiga Assria que comearam a utilizar a cruz como forma de tortura, o que os romanos adotaram rapidamente como forma de castigo violento, doloroso, vergonhoso e acima de tudo humilhante para aqueles que se rebelavam contra Csar e o seu imprio.

Quando Paulo experimentou do amor de Cristo demonstrado na Cruz ele deixou de ser pecador e tornou-se crente. A cada dia ele experimentava que a salvao vinha somente pela graa, que tudo derivava da morte de Cristo e no de seus mritos humanos. Tal graa era incompreensvel para os judeus e tambm para os gregos. Os judeus depositavam sua esperana nas obras e assim

esperavam a salvao e para este povo, a Cruz contradiz a prpria essncia de Deus, que sempre se manifestou atravs de sinais prodigiosos. Os judeus rejeitaram a Cruz pela fidelidade que eles tinham ao Deus dos pais. A cruz se opunha sabedoria humana dos gregos, assim, a Cruz morta, loucura. como um alimento sem sal, mais que um erro, um insulto ao bom senso. Os hereges haviam formado uma idia de cristianismo com base no seu prprio modelo de vida.

3. A CRUZ E A VIDA CRIST


Paul Althaus diz, sobre o pensamento de Lutero, que a realidade, a verdadeira realidade no o que o mundo ou a razo pensam que . A verdadeira realidade de Deus e de sua salvao paradoxal. A razo no consegue experimentar isso. Sendo assim, a verdadeira realidade irreal e o seu exato oposto real. S se pode compreender essa realidade verdadeira e paradoxal pela f. Crer significa viver em contradio constante com a realidade emprica e confiar no que no pode ser visto (PAUL ALTHUS). Como Deus estruturou a realidade reflete no princpio do paradoxo da Cruz. A morte conduzir a vida, assim como a sepultura se torna um local de esperana. Essa a ordem que Deus colocou: o primeiro ser o ltimo e o ltimo, o primeiro.

A teoria da Cruz prega que o sofrimento faz parte da vida crist, que Deus nos faz passar por circunstncias dolorosas e humilhantes mesmo aps sermos justificados. Isso acontece porque o padro da Cruz se torna o padro da minha caminhada crist. A experincia de abandono por parte de Deus e o desespero que essa experincia traz ser seguida pela surpresa da graa e pela renovao. quando a Sexta-feira Santa se torna o Domingo de Pscoa.

Deus escolhe estar com seus filhos de formas inesperadas. A Sua presena no visvel, a menos que a vejamos dentro da nossa fraqueza e dor.

Segundo Lutero, nossas vidas no so fceis e livres de problemas porque Deus opera nas vidas de Seus filhos ns e a Cristo humilhando-os para poder exalt-los.

Um cristo precisa confiar que o Deus que o leva para uma Sexta-feira Santa de dor, rejeio e derrota o mesmo que o levar para um Domingo de Pscoa de vitria e alegria. Se voc ignora o significado da dor tambm ignorar a experincia da exaltao. Paulo diz: Se somos filhos, ento somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que tambm participemos de sua glria, em Romanos 8.17 (Nova Verso Internacional), grifo nosso.

3.1 Padro de vida crist


Se por estarmos em Cristo ns temos alguma motivao, alguma exortao, alguma comunho no Esprito, alguma profunda afeio e compaixo, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um s esprito e uma s atitude. Nada faam por ambio egosta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, no somente dos seus interesses, mas tambm dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocs a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, no considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziouse a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilho-se a si mesmo e foi obediente at a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou mais alta posio e lhe deu o nome que est acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos cus, na terra e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para a glria de Deus Pai. Filipenses 2.1-11, Nova Verso Internacional

4. CONCLUSO
O paradoxo da Cruz mostra, indiretamente, como Deus trabalha. Ele demonstra o seu poder por meio de uma fraqueza aparente, sua sabedoria 8

atravs de uma loucura aparente. Ele revela sua divindade paradoxalmente, se revela onde ele est mais oculto.

Althaus diz que:


Toda a verdadeira teologia a sabedoria da cruz; isso significa que a cruz de Cristo o padro para medir todo o conhecimento teolgico genuno, seja a realidade de Deus, de Sua graa, de Sua salvao, da vida crist ou da Igreja de Cristo. A cruz significa que todas essas realidades esto escondidas. A cruz esconde o prprio Deus. Pois ela no revela a fora, mas a impotncia de Deus. O pode de Deus no aparece de forma direta, mas paradoxalmente, aparentando impotncia e solido.

Shaw diz que, no meio da pluralidade deste mundo, a afirmao que somente Jesus o caminho da salvao nos ajuda a reconhecer que Deus no opera como poderamos esperar. Ele no oferece a verdade salvadora da natureza. Ele a sussurra para o mundo de um modo totalmente surpreendente e escandaloso, por meio da Cruz de Cristo. Deus realmente gosta de confundir os sbios com as coisas loucas deste mundo. Ele gosta de paradoxos, do pensamento no-linear. Toda a nossa teologia precisa ser reinterpretada luz da cruz, porque, no fundo, a verdadeira teologia a teologia da cruz (MARK SHAW).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - SHAW, Mark. Lies de Mestre Uma lio sobre a Verdade: Teologia da Cruz de Martinho Lutero. Editora Mundo Cristo, 2004 - www.atosdois,com.br/print2.php?codigo=3078 , acessado dia 24/11/2011, as 18h05 - BENTO XIV, Papa. Audincia Geral Quarta-feira, 29 de outubro de 2008. - Bblia Sagrada, Nova Verso Internacional. Bello Publicaes. 2010.

10

Вам также может понравиться