Вы находитесь на странице: 1из 17

FACULDADE BRASILEIRA GRADUAO EM ENGENHARIA CIVIL

DANIELE ROSSONI FELIPE GERNIMO GUILHERME VENTORIM GUSTAVO FERNANDES

ESTRUTURAS APORTICADAS PARA EDIFICAES

VITRIA-ES 2012

SUMRIO
1 1.1 1.2 1.3 2 3 3.1 3.2 3.3 4 5 6 7 8 INTRODUO ............................................................................................................... 03 CONCEITOS GERAIS .................................................................................................... 03 VANTAGENS .................................................................................................................. 03 DESVANTAGENS .......................................................................................................... 04 VIGAMENTOS PARA PISO .......................................................................................... 04 ELEMENTOS DE UM SISTEMA ESTRUTURAL ........................................................... 05 FUNDAO .................................................................................................................... 05 PAREDES ....................................................................................................................... 06 COBERTURA ................................................................................................................. 08 INSTALAES ELTRICAS E HIDRO-SANITRIAS .................................................. 09 DETALHES TPICOS DAS LIGAES ......................................................................... 10 TIPOS DE CARREGAMENTOS SOLICITANTES ......................................................... 12 FORMAS DE GARANTIR A ESTABILIDADE ............................................................... 15 REFERNCIAS .............................................................................................................. 16

3.2.1 LIGAES DOS ELEMENTOS DAS PAREDES ........................................................... 07

1. INTRODUO 1.1 CONCEITOS GERAIS Utilizada h muitos anos em pases da Europa e Amrica do Norte, as estruturas aporticadas para edificaes, tambm conhecidas como Wood frame ou construo energeticamente sustentvel consiste em uma tecnologia muito simples e vantajosa na execuo de uma obra. A edificao formada por prticos de madeira fixados e contra ventados de forma que garantam um bom desempenho estrutural. Este sistema foi trazido para o Brasil somente em 2010 com a ajuda de instituies como o SENAI e FIEP. O Wood frame um sistema de edificao industrializada, onde as peas podem ser montadas na fbrica ou in loco, possibilitando um menor tempo de execuo em relao a uma obra convencional, as madeiras utilizadas so painis de OSB e o PINUS. O pinus trata-se de uma madeira reflorestada que proporciona boa resistncia e leveza, j os painis de OSB so formados por fibras de madeira orientadas perpendicularmente e coladas com resina, oferecendo boa resistncia aos esforos e intempries.

Fig. 1.1 Vigas de PINUS

Fig. 1.2 Chapas de OSB

1.2 VANTAGENS Algumas das principais vantagens so: Melhor organizao no canteiro de obras; Maior rapidez na execuo; Uso reduzido de gua em relao a uma obra convencional; Funciona como um excelente isolante trmico; Boa flexibilidade no projeto arquitetnico; Permite a utilizao de vrios materiais no acabamento.
3

1.3 DESVANTAGENS Algumas das principais desvantagens so: Grande limitao na altura da edificao; Risco de agentes agressores (cupins, fungos...); Falta de mo de obra qualificada; Maior cuidado na seleo da madeira para no comprometer sua resistncia.

Fig. 1.3 - Exemplo de construo com sistema Wood Frame.

2 VIGAMENTOS PARA PISO A estrutura do piso da construo em Wood Frame consiste em barrotes de madeira fixados em longarinas que transmitem as cargas para a fundao. Na parte superior dos barrotes so fixadas as chapas OSB, que podem ser secas ou cimentcias, de acordo com a necessidade. As ligaes desse sistema so feitas com parafusos e pregos tipo ardox. No caso de pavimentos superiores, a estrutura composta por painis e vigas, geralmente mistas, sendo a alma de OSB e a mesa de PINUS, que recebem as cargas do piso e as transferem para a estrutura da parede. Na montagem do piso tambm deve ser considerado o efeito da vibrao, pois o emprego de materiais inadequados ou uma m execuo pode gerar uma situao desagradvel ao usurio da edificao, e at mesmo levar ao rompimento da estrutura. Portanto, o uso de materiais resistentes e o travamento da estrutura so fundamentais para evitar esse tipo de dano.
4

Fig. 2.1 Vigamento de piso superior.

Fig. 2.2 - Chapa cimentcia sobre o OSB.

Fig. 2.3 Esquema de fixao das peas.

Fig. 2.4 - Exemplo de travamento entre barrote.

3. ELEMENTOS DE UM SISTEMA ESTRUTURAL E SUAS FUNES 3.1 FUNDAO A fundao para o sistema Wood frame deve ser decidido de acordo com o tipo de solo em que a edificao ser construda. Todavia para construes leves e distribuio uniforme da carga so utilizadas lajes do tipo radier ou sapata corrida.

Fig. 3.1 - Exemplo de construo do radier.

Fig. 3.2 - Esquema de construo de sapata corrida (baldrame).

3.2 PAREDES As paredes do sistema Wood-frame so constitudas basicamente de dois materiais, a parte estrutural de PINUS e o fechamento com placas OSB. O fechamento interno feito depois do fechamento externo, pois assim facilita o processo das instalaes hidrulicas e eltricas, j que no h necessidade de quebra de paredes como em construes convencionais de alvenaria. A estrutura das paredes formada por banzos e montantes travados perpendicularmente. Os banzos superiores tem a finalidade de receber as vigas do piso e transmitir para os montantes que funcionam como pilares, os banzos inferiores recebem os montantes e transferem as cargas uniformemente para a fundao. O espaamento entre os montantes considera a dimenso do painel, o posicionamento das traves de pisos e das trelias de cobertura, de modo geral utilizam-se aproximadamente 50 cm, alm disso, o contra-ventamento tambm importante, pois evita-se assim a flambagem, j que os montantes trabalham comprimidos.
6

As placas cimenticias de OSB permitem que as construes tenham acabamentos semelhantes aos de construes em alvenaria, j que aceitam com muita facilidade o emprego trues de gesso, revestimentos, pinturas, etc. Outro item importante de ressaltar a acstica, como entre as placas de fechamento existe um vazio, muito comum o uso de l de rocha ou l de vidro para evitar a passagem de rudos.

Fig. 3.3 Paredes em wood frame frame.

Fig. 3.4 Elementos bsicos da estrutura da parede parede.

3.2.1 LIGAES DOS ELEMENTOS DAS PAREDES As ligaes entre os banzos e os montantes so feitas com pregos tipo ardox ou anelado, que devem ser fixados inclinados para melhor resistncia ao arrancamento. J as ligaes entre banzos e vigas podem ser feitas com chapa ou com outros elementos de fixao A figura 3.5 dem chapas fixao. mostra os esquemas dessas ligaes.

Fig. 3.5 - Ligao montantebanzo banzo para quadros montados in loco loco.

Fig. 3.6 Ligao montante montante-banzo para quadros pr-fabricados.

Pode-se notar que a posio dos pregos das paredes moldadas in loco so diferentes das se paredes pr-fabricadas, j que a pr fabricadas, pr-fabricada permite um manuseio de todas as partes da estrutura podendo aplicar os pregos de fora para dentro. Na parede moldada in loco os pregos devem ser fixados de cima para abai devido ordem de montagem. abaixo

Fig. 3.7 - Elementos de fixao dos quadros entre os pavimentos pavimentos.

3.3 COBERTURA O telhado do sistema Wood frame parecido com um telhado convencional, o que difere so os materiais empregados. Nas tesouras, por exemplo, utiliza se o prprio PINUS e as ligaes utiliza-se so feitas com chapas metlicas, esse sistema permite a adoo de telhas cermicas ou permite placas de OSB cimentcia. O comportamento estrutural tambm no diferente do telhado convencional, as tesouras apoiam-se nos banzos ou nas vigas, transferindo as cargas para os montantes. As ligaes se entre as tesouras e os banzos so feitas com chapas metlicas. as

Fig. 3.8 Elementos bsicos da cobertura

Fig. 3.9 Placa metlica utilizada nas ligaes da cobertura

Fig. 3.10 Exemplo de cobertura com suas ligaes

4. INSTALAES ELTRICAS E HIDRO HIDRO-SANITRIAS Na execuo de instalaes eltricas e hid hidro-sanitrias o sistema Wood frame mais vantajoso que o sistema convencional, pois no h necessidade de quebrar ou fazer rasgos em paredes, evitando entulho e desperdcios. Os vazios formados pelos painis de vedao funcionam como shafts, agilizando o processo de construo e evitando tubulaes expostas.

No caso de paredes pr-fabricadas as instalaes de partes dos condutes podem ser executadas na prpria fbrica.

Fig. 4.1 Instalaes hidro-sanitrias.

Fig. 4.2 Instalaes hidro-sanitrias.

Fig. 4.3 Instalaes eltricas.

5. DETALHES TPICOS DAS LIGAES No sistema Wood Frame as ligaes so de grande importncia para a transmisso dos esforos entre os elementos estruturais. Essas ligaes podem ser feitas atravs de pregos e/ou conectores metlicos e podem ser classificadas de trs formas distintas em relao transmisso dos esforos entre as peas, como ilustrado na figura 5.1.

10

Fig. 5.1 Detalhes tpicos de ligaes para estruturas em Wood Frame.

Transmisso direta: a transmisso que ocorre por contato direto entre as peas, como no caso dos entalhes ou sambladuras. Transmisso por justaposio: a transmisso que possui uma superfcie transpasse comum s peas ligadas, por exemplo, a utilizao de conectores. Transmisso indireta: a transmisso sem a utilizao de transpasse e os esforos so transmitidos por elementos intermedirios que geralmente so metlicos.
11

6. TIPOS DE CARREGAMENTOS SOLICITANTES No sistema de construo em Wood Frame o comportamento das estruturas definido pelo caminho percorrido pelas aes verticais, constitudas pelo peso-prprio e pelas sobrecargas de utilizao do piso e da cobertura, e pelas aes horizontais, constitudas pelas foras de vento. O caminho percorrido pelas aes verticais comea a partir da cobertura, na qual as cargas atuantes so o peso prprio das telhas ou painis, peso prprio da estrutura das tesouras e as cargas acidentais. As cargas das tesouras so transferidas para os banzos superiores da parede em que esto apoiadas. Em seguida, as cargas so transferidas para os montantes que, apesar da pequena seo transversal, recebem cargas reduzidas devido distribuio das mesmas por toda a parede de painis estruturais. So esses painis que impedem a possibilidade de flambagem dos montantes em relao ao seu eixo de menor inrcia. Dos banzos superiores, as cargas so transferidas aos banzos inferiores para, enfim, chegar fundao. No caso de construes com mais de um pavimento, os painis do trreo recebem as cargas dos pisos acima e tambm dos painis superiores.

Fig. 6.1 Aes verticais em edificaes de um pavimento em Wood Frame.

12

Fig. 6.2 - Aes verticais em edificaes de mais de um pavimento em Wood Frame.

Quando submetido a aes horizontais, o Wood Frame, devido rigidez das paredes e pisos estruturais, tem grande capacidade de resistir aos esforos do vento, que so indispensveis para o correto dimensionamento estrutural, pois mediante esse tipo de carga, a edificao est sujeita a translao, rotao e deformao, podendo danificar permanentemente a estrutura.

13

Fig. 6.3 Aes horizontais atuando em edificaes em Wood Frame es Frame.

Mediante esforos de ventos tangentes aos painis de fechamento, a estrutura da parede funciona da seguinte forma: os montantes externos atuam como mesas resistindo flexo e mesas, os painis como alma, resistindo aos esforos de cisalhamento, como mostrado na figura 5.4. cisalhamento,

Fig. 6.4 Esforos de vento atuando em edificaes em Wood Frame Frame.

14

Quando a carga de vento perpendicular parede, a funo das peas muda: os painis passam a trabalhar como mesas e os montantes como almas. A estrutura do piso quando submetida ao dos ventos tambm pode ser analisada como uma viga de perfil I, onde os montantes externos atuam como mesas e os painis de piso como almas.

Fig. 6.5 Vista em planta do comportamento do piso mediante esforos horizontais horizontais.

7. FORMAS DE GARANTIR A ESTABILIDADE O fato de uma edificao ser tod construda em madeira ainda causa desconfiana em muitas toda pessoas, principalmente com relao ao ataque de cupins e ao uso de pregos, por aparentar no oferecer resistncia necessria segurana. Porm, o sistema de construo em Wood sistema Frame mostra que alm das ligaes, o travamento e o contraventamento das peas so fundamentais para a estabilidade da edificao, assim como a correta montagem das ligaes, que tem a funo de transmitir esforos de uma pea para outra garantindo resistncia e outra, estabilidade da estrutura. A composio dos painis, formados por tiras de madeira orientados em trs camadas orientados perpendiculares unidos com resina e prensadas sob alta temperatura, tambm um fator que influencia na garantia da estabilidade da estrutura, pois, alm da funo de vedao, tem estrutura, funo estrutural, como o travamento dos montantes, p exemplo. por
15

8. REFERNCIAS Disponvel em:<http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/140/imprime117396.asp>. Disponvel em:<http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame>. Disponvel em:<http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/148/imprime144162.asp>. Disponvel em:<http://www.ppgcc.ufpr.br/dissertacoes/3d0032.pdf>. Disponvel em: <http://www.tecverde.com.br/absoluto/midia/imagens/downloads/arquivos_1285941011/6491_d iretrizes_para_projetar_em_wood_frame_tecverde.pdf>. Figura 1.1-http://www.br.all.biz/g62556/ Figura 1.2-http://lumberportal.com/selloffers.php?keyword=OSB Figura 1.3-http://www.dfgesso.com/construcao.php Figura 2.1-http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/140/imprime117396.asp Figura 2.2-http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/140/imprime117396.asp Figura 2.4-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 3.1 http://www.tecverde.com.br/absoluto/midia/imagens/downloads/arquivos_1285941011/6491_dir etrizes_para_projetar_em_wood_frame_tecverde.pdf Figura 3.2-http://obraitajuba.blogspot.com.br/ Figura 3.3-http://www.buildingscience.com/documents/insights/bsi-018-westford-house Figura 3.4-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 3.5-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 3.6-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 3.7-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 3.8-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 3.9-http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/148/imprime144162.asp

16

Figura 3.10-http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/140/imprime117396.asp Figura 4.1http://www.tecverde.com.br/absoluto/midia/imagens/downloads/arquivos_1285941011/6491_dir etrizes_para_projetar_em_wood_frame_tecverde.pdf Figura 4.2http://www.tecverde.com.br/absoluto/midia/imagens/downloads/arquivos_1285941011/6491_dir etrizes_para_projetar_em_wood_frame_tecverde.pdf Figura 4.3http://www.tecverde.com.br/absoluto/midia/imagens/downloads/arquivos_1285941011/6491_dir etrizes_para_projetar_em_wood_frame_tecverde.pdf Figura 5.1-http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdJYAK/3-trabalho-si Figura 6.3-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 6.4-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame Figura 6.5-http://pt.scribd.com/doc/41883211/Wood-Frame

17

Вам также может понравиться