Вы находитесь на странице: 1из 6

A Seda e a Criana do Pr escolar

Ana Raquel Alveirinho * Helena Margarida Toms** Maria Dolores Alveirinho** Paula Peres Esteves** * Aluna do mestrado integrado em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Lisboa **Escola Superior de Educao/Instituto Politcnico de Castelo Branco

Propomo-nos apresentar, nesta comunicao, uma estratgia de ensino/aprendizagem realizada no mbito da Educao de Infncia, na temtica Cincia e Conhecimento do Mundo. Subordinada ao tema Os Materiais na Educao Pr-Escolar e tendo por base a Seda como material a ser explorado numa viso integradora Cincia, Tecnologia e Arte, a estratgia foi desenvolvida, nos dois ltimos anos lectivos, com crianas de Jardins-de-infncia da cidade de Castelo Branco. Em termos metodolgicos salientamos o Ensino Experimental das Cincias pela Resoluo de Problemas. nossa convico que o processo de ensino/aprendizagem implementado poder contribuir para proporcionar s crianas uma educao que lhes permita desenvolver conceitos, competncias manipulativas e de comunicao, o sentido da preciso e do rigor, atitudes e valores, bem como o gosto por aprender, imprescindveis compreenso do mundo que as rodeia.

Introduo
De acordo com as Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interaco com o mundo que os rodeia. () A curiosidade natural das crianas e o seu desejo de saber a manifestao da busca de compreender e dar sentido ao mundo que prpria do ser humano e que origina as formas mais elaboradas do pensamento, o desenvolvimento das cincias, das tcnicas e, tambm, das artes. (M.E., 1997, p.79). A nossa estratgia de ensino/aprendizagem, subordinada ao tema Os Materiais na Educao Pr-escolar, e tendo por base o material Seda, foi desenvolvida numa perspectiva inter- e multidisciplinar, partindo do geral para o particular (Ausubel, 1980, citado por Santos, 1991, p.80). A estratgia foi implementada por alunas do curso de Educao de Infncia da Escola Superior de Educao de Castelo Branco (ESECB), no mbito das disciplinas de Cincias da Natureza e Experimentais e de Expresso Plstica / Didctica, nos ltimos dois anos lectivos e na forma de atelis. Estes decorreram nas instalaes da ESECB e em Jardins-de-infncia da cidade de Castelo Branco, com grupos de crianas dos 3 aos 5 anos de idade. A opo pelo material seda teve por base a utilizao da seda natural como matria-prima indispensvel no bordado de Castelo Branco. Com esta opo procurmos levar, quer as crianas, quer as nossas alunas/futuras educadoras, a consciencializarem-se do valor cultural da seda e do bordado de Castelo Branco e a compreenderem o seu reconhecido valor no patrimnio regional, nacional e internacional. Em termos metodolgicos salientamos o Ensino Experimental das Cincias pela Resoluo de Problemas. Tendo em conta que as crianas desta faixa etria se encontram, no que respeita ao seu desenvolvimento cognitivo, no estdio pr-operatrio de Piaget (Loureno, 2002), nossa convico que o processo de ensino/aprendizagem implementado contribuir para o desenvolvimento de conceitos, de competncias manipulativas e de comunicao, o sentido da preciso e do rigor, atitudes e valores, bem como o gosto por aprender, que lhes proporcionar as ferramentas necessrias tomada de decises informadas e abordar, ao longo da vida, os seus problemas do dia-a-dia de forma crtica e activa. De acordo com Vygotsky (1978), referido por Joaquim S (2004, p.37) () aquilo que a criana for capaz de realizar hoje com a ajuda de outros ser capaz de fazer amanh sozinha.

No que respeita s nossas alunas, futuras Educadoras de Infncia, o desenvolvimento dos atelis no mbito das disciplinas curriculares referidas, permitiu-lhes integrar saberes cientficos, tecnolgicos sociais e culturais, bem como constatarem a pertinncia das palavras de Harlen (1984), citado por S (2004, p. 97), () os professores que tenham vivenciado o interesse e a excitao de descobrirem sobre as coisas pela sua prpria actividade sabem justamente o que esto a tentar que as crianas faam.

Descrio da Estratgia
Para implementarmos os atelis desenvolvemos uma planificao que teve como ponto de partida a abordagem da Seda num contexto real e que possibilitou s crianas envolvidas, no decorrer de todo o processo de ensino/aprendizagem, uma participao activa, quer cognitiva, quer psico-motora, quer de atitudes e de valores. A estratgia foi ancorada numa visita de estudo ao Centro Sericcola da Associao Portuguesa de Pais e Amigos do Cidado Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco, a qual constituiu tambm motivao para o tema. A visita foi planificada de forma a que as crianas tivessem oportunidade de contactar directamente com tudo o que envolve o material Seda produo, extraco e transformao da fibra e aplicaes do fio de seda e possibilitou, ainda, a transferncia, para a sala de aula, das principais fases de transformao do fio de seda e a compreenso de algumas das propriedades desta fibra que determinam a sua utilizao. Todo o processo se desenvolveu em torno de questes-problema levantadas pelas crianas com a ajuda das alunas/futuras educadoras, pois estamos convictas de que a resoluo de problemas com base na problematizao, no desenvolvimento de actividades experimentais controladas, na elaborao de previses, na observao de resultados e no seu registo constitui uma situao privilegiada para que as crianas efectuem as suas aprendizagens. Nesta comunicao sero apresentadas apenas algumas actividades da estratgia, nomeadamente a visita de estudo, a extraco artesanal do fio de seda e o seu entranar, com missangas, para obteno de pulseiras.

Visita de estudo ao Centro Sericcola da APPACDM de Castelo Branco


O Centro Sericcola da APPACDM de Castelo Branco resultou de um projecto que fez renascer, na nossa cidade, uma actividade tradicional que veio permitir suprir a dificuldade de obteno da seda natural necessria ao Bordado de Castelo Branco. Simultaneamente, possibilitou ocupar os alunos do Centro de Reabilitao Profissional desta instituio. Esta visita permitiu s crianas, alm da descoberta da seda, o contacto/interaco com jovens portadores de deficincia mental o que, esperamos, contribua para a sua sensibilizao para a diferena. Ao mesmo tempo, as crianas puderam recolher algum material indispensvel realizao das actividades prticas na sala de aula.

Imagem 1 No pomar de amoreiras, as crianas exploraram o alimento do bicho-da-seda (cor, textura, odor, )

Imagem 2 J nas instalaes, as crianas exploraram as etapas do ciclo de vida do ovo da borboleta ao casulo do bicho-da-seda

Imagem 3 No decorrer da visita, as crianas observaram as transformaes do casulo bobina de fio de seda

Imagem 4 e do fio de seda ao produto final: xailes e outros acessrios 100% seda!

Na sala de aula
Ainda a propsito da visita
J na sala de aula as crianas relataram, umas s outras, as suas opinies e aps um registo individual da visita construram, colectivamente, um registo pictogrfico. Foi gratificante observarmos a forma empenhada e espontnea com que as crianas aderiram a estas actividades.

Imagem 5 Na construo colectiva do pictograma foi evidente a motivao e o empenho das crianas

Extraindo o fio de seda do casulo


A extraco do fio de seda foi realizada utilizando os casulos que as crianas trouxeram do Centro Sericcola. Colocado o problema inicial Como de um casulo de forma oval, podemos extrair o fio de seda?, as crianas foram levadas a sugerir hipteses de como fazer e a indicar o material necessrio. Com a orientao das nossas alunas/futuras educadoras e relembrando a visita de estudo resolveram testar a importncia da temperatura da gua em que se mergulham os casulos a fim de se extrair a fibra de seda. Iniciou-se, assim, a actividade experimental com o respectivo controlo de variveis. A sequncia fotogrfica que se apresenta ilustra os passos seguidos.

Imagem 6 Seleccionado o material e escolhidos os casulos, as crianas iniciaram a experimentao para responderem ao problema

Em dois copos iguais as crianas colocaram a mesma quantidade de gua e o mesmo nmero de casulos de igual tamanho e cor. A gua de um dos copos ficou temperatura ambiente (20 C) e a do outro copo foi aquecida numa placa elctrica at temperatura de 70C. Depois das crianas terem efectuado as previses: mos obra! Utilizando um tronquinho seco que descobriram no jardim, com os devidos cuidados, iniciaram o processo de extraco da fibra de seda (Imagem 7).

Imagem 7 Na gua fria no conseguimos tirar o fio do casulo porque se parte, mas na gua quente o fio sai do casulo e no se parte, disse o Joo. O Andr respondeu: Os fios colam-se ao pau por causa da gua quente

Imagem 8 Foi assim que o Joo, de 5 anos (figura central no seu desenho) registou a maior quantidade do fio de seda a ser extrado dos casulos mergulhados na gua quente e a pouca quantidade de fio e partido extrada dos casulos da gua fria. Registou ainda outros aspectos que vivenciou no ateli.

A certa altura uma das crianas questionou: Como vamos fazer para enrolar o fio se no temos mquinas? Depois de alguma discusso, e do relembrar da visita de estudo, as crianas acordaram em utilizar uma rodinha da gaiola do meu hamster em substituio da dobadoira.

Imagem 6 A forma como as crianas substituram a dobadoira

Entranando o fio de seda com missangas


J na fase final da estratgia havia que levar as crianas a pensarem nas aplicaes que poderiam ser dadas aos fios de seda obtidos e cujas propriedades (por exemplo, a resistncia) tinham sido exploradas em actividades experimentais anteriores.

Imagem 7 As crianas testaram a resistncia da seda: um fio/vrios fios

Com a ajuda das nossas alunas/futuras educadoras as crianas foram orientadas para a seguinte questoproblema: Como podemos fazer uma pulseira com o fio de seda? Tendo em conta os resultados observados, e as concluses obtidas nas experincias realizadas (resistncia do fio da seda), as crianas compreenderam a necessidade de agrupar vrios fios de seda para fazerem as pulseiras. Para facilitar o processo, foram utilizados fios de seda j tintados que as crianas seleccionaram, de acordo com as cores que mais gostavam, e que agruparam para entranarem. Embora o entranado dos fios de seda tenha sido realizado pelas nossas alunas/futuras educadoras, as crianas participaram activamente nesta actividade, desenvolvendo a sua motricidade fina enquanto enfiavam missangas de madeira coloridas nos fios de seda. Foi surpreendente a persistncia que algumas crianas revelaram perante a dificuldade que esta operao apresenta para crianas desta faixa etria. A sequncia fotogrfica seguinte ilustra as etapas envolvidas na produo de uma pulseira uma obra arte.

Imagem 7 A interajuda adulto/criana e a persistncia das crianas resultou no orgulho e na alegria da realizao das obras de arte:

Anlise Reflexiva do Processo de Ensino/Aprendizagem


Como Bettencourt e Mata tambm defendemos que Uma interveno produtiva no acontece por acaso, ela resulta de organizao e planeamento (Bettencourt & Mata, 1998, p.29). Com esta estratgia de ensino/aprendizagem as crianas vivenciaram caminhos para dar resposta aos problemas formulados, experimentando, ajudando a seleccionar o material, controlando variveis, fazendo previses, realizando actividades, registando os resultados e concluindo. A motivao escolhida teve um impacto muito positivo, quer em relao ateno das crianas, quer em relao sua constante participao em todos os atelis em que estiveram envolvidas. Ao longo da visita fizeram comentrios e levantaram questes que foram fundamentais pois permitiram-nos proceder a algumas alteraes nas actividades que foram realizadas posteriormente em sala de aula. As crianas vivenciaram com prazer todos os diferentes momentos dos atelis, mostrando-se muito receptivas, concentradas, interessadas, colaboradoras, curiosas e empenhadas em querer saber mais procurando, sempre que solicitadas, explicar os como e os porqu. Com a estratgia implementada, conseguimos, tambm, levar as crianas a desenvolverem atitudes de autonomia, esprito crtico e persistncia, o ouvir o outro e o trabalho em equipa. Quanto s nossas alunas/futuras educadoras de infncia os seus comentrios, que abaixo ilustramos com breves excertos, so elucidativos das aprendizagens conseguidas: A nossa conduta no Ensino Experimental das Cincias foi enriquecida na realizao deste projecto, ainda que modesto, ao adquirirmos novos conhecimentos e melhor compreenso do nosso papel no processo de ensino/aprendizagem. (Patrcia) E o nosso grande desafio constou essencialmente em participar no processo de aprendizagem, vivenciando os processos de investigao e construo de conhecimentos em interaco com as crianas. (Florinda). () e participarmos na continuidade das nossas tradies contribuindo desta forma tambm para a produo da seda e do Bordado de Castelo Branco to presente no nosso meio. (Iolanda) Concluindo, podemos afirmar que deste processo resultou, quer para as crianas, quer para as alunas/futuras educadoras, ganho em auto-estima pois foram as suas protagonistas.

Bibliografia
Bettencourt, C. & Mata, P. (1998). Educao Para Todos Mais Cientistas de Palmo e Meio. Partilha de uma Experincia. Lisboa: Editorial do Ministrio da Educao. Loureno, O. (2002) Psicologia de Desenvolvimento Cognitivo: Teoria, dados e implicaes. Coimbra: Livraria Almedina. Ministrio da Educao (1997). Orientaes Curriculares para a Educao Pr-Escolar. Lisboa: Ministrio da Educao, Departamento de Educao Bsica. S, J. (2004). Crianas Aprendem a Pensar Cincias. Uma abordagem interdisciplinar. Porto: Porto Editora. Santos, M. E. (1991). Mudana Conceptual na Sala de Aula. Um desafio pedaggico. Lisboa: Livros Horizonte.

Вам также может понравиться