Вы находитесь на странице: 1из 4

Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior SBN, Quadra 02, lote 06, Bloco L 3 Andar Caixa Postal 365

5 70040-020 Braslia, DF Brasil

PERGUNTAS FREQUENTES DOS CANDIDATOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE DOUTORADO SANDUCHE NO EXTERIOR- PDSE

Requisitos do Programa de Ps-Graduao 1) Quais as providncias que a Instituio precisa tomar para receber as cotas do PDSE? Se a instituio possui curso de ps-graduao avaliado pela CAPES com nota maior ou igual a 3, poder receber as cotas de bolsa. Para isso, dever entrar em contato com a CAPES e providenciar a assinatura do Acordo de Cooperao. Requisitos do Candidato 2) Um candidato estrangeiro pode se beneficiar de estgio de doutorando PDSE ? No. A bolsa somente para brasileiros natos ou naturalizados e estes devem apresentar comprovao. 3) Existe a possibilidade de o candidato sair para o estgio sem cumprir o item referente ao prazo mnimo de seis meses entre o retorno e a defesa da tese? No. As Pr-Reitorias de Ps-Graduao ou rgo equivalente devem divulgar o programa e as respectivas normas para que os iniciantes no curso de doutorado realizem um planejamento prvio do seu projeto de tese, com vistas adequao das atividades ao prazo regulamentar do curso e s exigncias do PDSE. 4) A bolsa PDSE somente para bolsista CAPES de doutorado no pas? No. O benefcio concedido para no bolsistas vinculados a cursos habilitados ao PDSE, bolsistas CAPES e de outras Agncias. 5) A bolsa de doutorado no Pas dever ser suspensa? Quem tomar essas providncias? O benefcio no Pas tem de ser suspenso a partir da vigncia da bolsa PDSE para no caracterizar acmulo de bolsas. O bolsista dever antecipar providncias para a suspenso junto sua agncia de fomento.

6) Existe restrio para o candidato que possui vnculo empregatcio realizar o estgio de doutorando? No, desde que obtenha autorizao de afastamento do pas pelo empregador, apontando o perodo efetivo da bolsa e constando na redao o apoio da CAPES. Se o candidato for servidor pblico, essa autorizao dever ser publicada em Dirio Oficial da Unio, do Estado ou do Municpio, conforme o vnculo. Caso o candidato seja da iniciativa privada, dever apresentar autorizao do dirigente mximo da Instituio. Teste de proficincia 7) Eu preciso apresentar teste de proficincia no idioma do pas de destino? No. Basta que o orientador brasileiro e o coorientador estrangeiro encaminhe em carta assinada uma declarao de que o aluno possui a proficincia necessria na lngua estrangeira para se comunicar e desenvolver os trabalhos previstos. Prazos 8) Quanto tempo vai demorar para a CAPES implementar a bolsa? A CAPES emitir e enviar a carta de concesso em at trinta dias aps a homologao pela Pr-Reitoria. O aluno ento dever tomar as demais providncias para implementar a bolsa. ATENO: de inteira responsabilidade do candidato as providncias do visto de entrada no pas de destino a tempo do incio das atividades no exterior. O candidato dever ento enviar CAPES a documentao necessria com, no mnimo, 15 dias de antecedncia da data da viagem. Documentao 9) A documentao exigida poder ser enviada via e-mail? No. Toda documentao dever ser enviada em formato pdf pelo sistema eletrnico na pgina do PDSE (http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutoradosanduiche-no-exterior-pdse). Somente sero aceitas as correspondncias oficiais com timbre e assinatura dos representantes das instituies, professores/pesquisadores, envolvidos no processo. 10) A carta do co-orientador estrangeiro pode ser um e-mail? No. Sero aceitas somente as correspondncias oficiais com timbre e assinatura dos professores/pesquisadores. 11) Uma vez recebida a aprovao da bolsa, com o recebimento da carta de concesso, h possibilidade de alterao do perodo do estgio? Sim. Desde que justificada pelo atraso nos trmites para a obteno do visto. Nesse caso, devem ser observados os seis meses mnimos exigidos para o retorno ao Pas antes da concluso do doutorado e a disponibilidade de cotas na IES.

12) O recebimento da carta de concesso assegura ao candidato o estgio no exterior? No. O candidato tem de cumprir a segunda fase de exigncias, que a apresentao CAPES dos documentos necessrios para implementao. Viagem 13) A CAPES exige visto de estudante para quem tem dupla cidadania? No. O candidato dever apresentar documentos comprobatrios. Caso o candidato faa a opo em utilizar a cidadania do pas de destino, a CAPES no se responsabilizar por dificuldades que eventualmente possam ocorrer, como, por exemplo, a abertura de conta em banco. 14) A CAPES compra as passagens de ida? Desde maio de 2010, a Capes no compra a passagem dos candidatos. Aps 10 dias teis da implementao da bolsa, ser pago o auxlio deslocamento destinado aquisio da passagem. A passagem de ida ser paga ainda no Brasil. O valor do auxlio deslocamento consta na carta de concesso. 15) Quanto s passagens de volta? Quando estiver finalizando as atividades no exterior, o candidato dever solicitar o auxlio deslocamento, concedido 60 dias antes do retorno ao Brasil. 16) A compra de passagens dever ser somente pela Agncia credenciada pela Capes? No. Os procedimentos de reserva e compra dos bilhetes so de responsabilidade do prprio candidato, sendo de livre escolha a agncia de viagens e a Companhia area. 17) As passagens podero ser compradas com milhas ou pontos de programas de relacionamento com Companhias Areas? No. A Capes concede o auxlio deslocamento para a aquisio da passagem area e esse recurso deve ser utilizado somente para esse fim, devendo o candidato comprovar a aquisio do bilhete areo. 18) A compra das passagens pode ser antecipada? Sim. Os candidatos podem comprar as passagens de ida e volta antes da liberao do auxlio deslocamento. Entretanto, aconselhamos aos candidatos que somente efetuem a compra quando tiverem uma previso concreta da data da viagem, considerando as regras do PDSE e a liberao do visto. A Capes no arcar com a taxa de remarcao dos bilhetes eventualmente cobrada pelas Companhias areas. 19) Pode-se viajar antes da bolsa ser implementada? No, caso o candidato viaje antes da implementao da bolsa, no sero pagos o auxlio deslocamento de ida e o auxlio instalao.

20) Em quanto tempo ser feito o depsito ou o pagamento dos benefcios em conta corrente? Para os pagamentos realizados na conta do Brasil antes da viagem, so 10 dias teis a partir da solicitao do pagamento pela Capes. O prazo para crdito da primeira remessa da bolsa na conta bancria do exterior de at quinze dias teis, a partir da data do ofcio de pagamento constante do SAC-Exterior. Esses prazos so devidos aos trmites operacionais e bancrios. Contato com a CAPES 21) permitido o contato direto com o tcnico da Capes que acompanha as inscries? No. Contato direto com os tcnicos da Capes deve ser evitado, pois o PDSE um programa institucional, estando as Pr-Reitorias capacitadas e autorizadas a orientarem os alunos.

Вам также может понравиться