Вы находитесь на странице: 1из 22

ATLAS BSICO DE ANATOMIA

TERMINOLOGIA ANATMICA ATUALIZADA


Revisada em: MAIO/2012

SISTEMA NERVOSO
NOME: R.A. :

Arnaldo F. Silva
LABORATRIO DE ANATOMIA

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com
APOSTILAS, TUTORIAIS, TESTES, JOGOS, VDEOS, ETC.

NORMAS DO LABORATRIO DE ANATOMIA


(NORMAS DE BIOSEGURANA - no sero abertas excees). O Formol, comprovadamente, um produto txico, cancergeno e teratognico (m formao fetal)

USO OBRIGATRIO:
JALECO OU AVENTAL BRANCO DE MANGAS COMPRIDAS (FECHADO!) SAPATOS FECHADOS DE COURO OU MATERIAL SIMILAR CALAS COMPRIDAS CABELOS PRESOS, QUANDO LONGOS LUVAS QUANDO MANIPULAR MATERIAL FORMOLIZADO

PROBIDO:
GRVIDAS E CRIANAS NO LABORATRIO. USAR CELULARES E/OU GRAVADORAS DE IMAGENS (crime federal) ALIMENTAR-SE ( Inclusive lquidos ) COLOCAR BOLSAS OU MOCHILAS SOBRE AS BANCADAS BRINCAR OU FAZER PIADAS COM AS PEAS CADAVRICAS (crime federal) USAR CANETAS PARA APONTAR ESTRUTURAS REMOVER PEAS ANATMICAS PARA FORA DO LABORATRIO (crime federal) DESRESPEITAR PROFESSORES, MONITORES OU FUNCIONRIOS

Os infratores sero punidos conforme o regimento disciplinar.


"Ao manipular a pea anatmica cadavrica, parte de um cadver desconhecido, lembre-se que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela f e pela esperana daquela que em seu seio o agasalhou. Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianas e dos jovens. Por certo amou e foi amado, esperou e acalentou um amanh feliz e sentiu saudades dos outros que partiram. Agora jaz na fria bancada de estudo, sem que por ele se tivesse derramado uma lgrima sequer, sem que tivesse uma s prece. Seu nome, s Deus sabe. Mas o destino inexorvel deu-lhe o poder e a grandeza de servir humanidade. A humanidade que por ele passou indiferente" (Rokitansky, 1876) Adaptao feita por Arnaldo Fernandes.

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com 2

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

SISTEMA NERVOSO
As funes orgnicas, bem como a integrao ao meio ambiente esto na dependncia de um sistema especial denominado sistema nervoso. Isto significa que este sistema no s controla e coordena as funes de todos os sistemas do organismo como tambm, ao receber os devidos estmulos, capaz de interpret-los e desencadear respostas adequadas a eles. Desta forma, muitas funes do sistema nervoso dependem da vontade (caminhar, por exemplo, um ato voluntrio) e muitas outras ocorrem sem que se tenha conscincia delas (a secreo de saliva, por exemplo, ocorre independentemente da vontade). O sistema nervoso dividido em duas partes fundamentais que so o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso perifrico(SNP). O sistema nervoso central a poro de recepo de estmulos, de comando e desencadeadora de respostas, sendo formado pelo encfalo e pela medula espinal. A poro perifrica est constituda pelas vias que conduzem os estmulos ao sistema nervoso central ou que levam at aos rgos efetuadores as ordens emanadas da poro central, sendo formado pelos nervos cranianos e espinais, pelos gnglios e pelas terminaes nervosas.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL


O sistema nervoso central formado pelo encfalo e pela medula espinal, protegidos, respectivamente. pelo crnio e pela coluna vertebral. Esta proteo reforada pela presena de lminas de tecido conjuntivo, as meninges. Elas so, de fora para dentro: dura-mter, aracnoide-mter e pia-mter. A dura-mter a mais espessa delas, sendo que no crnio est associada ao peristeo da face interna dos ossos. A pia-mter a mais fina e est intimamente aplicada ao encfalo e a medula espinal. Entre a dura e a pia-mter est a aracnoide-mter, da qual partem fibras delicadas que vo a pia-mter, formando uma rede semelhante a uma teia de aranha. A aracnoide-mter separada da pia-mter pelo espao subaracnoideo, onde circula o lquido cerebrospinal ( lquor), o qual funciona como absorvente de choques. O encfalo dividido em crebro, cerebelo, mesencfalo, ponte e bulbo, sendo estes trs ltimos conhecidos em conjunto como tronco enceflico. A maior parte do encfalo corresponde ao crebro, constitudo por duas massas, os hemisfrios cerebrais, unidos por uma ponte de fibras nervosas, o corpo caloso e separados por uma lmina de dura-mter, a foice do crebro. Na superfcie dos hemisfrios existem depresses, os sulcos que delimitam giros. Os hemisfrios podem ser divididos em lobos, correspondendo cada um aos ossos do crnio com que guardam relaes, existindo, portanto, os lobos frontal, occipital, temporal e parietal, h tambm o lobo Insular que mais profundo em relao aos outros. O crebro responde pelas funes nervosas mais elevadas, contendo centros para interpretao de estmulos bem como centros que iniciam movimentos musculares. Ele armazena informaes e responsvel tambm por processos psquicos altamente elaborados, determinando a inteligncia e a personalidade. O cerebelo atua, basicamente, como coordenador dos movimentos da musculatura esqueltica e na manuteno do equilbrio. O tronco enceflico, alm de ser a origem de dez dos doze nervos cranianos, sede de vrias funes ligadas ao controle das atividades involuntrias e das emoes. A medula espinal formada por trinta e um segmentos, cada um dos quais d origem a um par de nervos espinais. Ela atua como um caminho pelo qual passam impulsos que vo ou vem do encfalo para vrias partes do corpo. A observao atenta de um corte de qualquer rea do SNC permite reconhecer reas claras e escuras que representam, respectivamente, o que se chama de substncia branca e substncia cinzenta. A primeira est constituda, predominantemente, por fibras nervosas arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

mielnicas e a segunda por corpos de neurnios. No crebro e no cerebelo a estrutura geral a mesma: uma massa de substncia branca, revestida externamente por uma fina camada de substncia cinzenta e tendo no centro massas de substncia cinzenta constituindo os ncleos (acmulos de corpos neuronais dentro do SNC). Na medula, a substncia cinzenta forma um eixo central contnuo envolvido por substncia branca, enquanto no tronco enceflico a substncia cinzenta central no contnua, apresentando-se fragmentada, formando ncleos.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


O sistema nervoso perifrico composto por terminaes nervosas, gnglios e nervos. Estes so cordes esbranquiados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo e que tm por funo levar (ou trazer) impulsos ao (do) SNC. As fibras que levam impulsos ao SNC so chamadas de aferentes ou sensitivas, enquanto que as que trazem impulsos do SNC so as eferentes ou motoras. Os nervos so divididos em dois grupos: nervos cranianos e nervos espinais.

NERVOS ESPINAIS
O nervo espinal formado pela fuso de duas razes: uma ventral e outra dorsal. A raiz ventral possui apenas fibras motoras (eferentes), cujos corpos celulares esto situados na coluna anterior da substncia cinzenta da medula. A raiz dorsal possui fibras sensitivas (aferentes) cujos corpos celulares esto no gnglio sensitivo da raiz dorsal, que se apresenta como uma poro dilatada da prpria raiz. Como o nervo espinal formado pela fuso destas razes, ele sempre misto, ou seja tem fibras aferentes e eferentes. Logo aps sua formao pela fuso das razes ventral e dorsal o nervo espinal se divide em dois ramos: ramo dorsal, calibroso e que inerva a pele e os msculos do dorso e ramo ventral, mais calibroso e que inerva os membros e a poro ntero-lateral do tronco. Os ramos ventrais que inervam os membros se anastomosam amplamente formando os plexos, dos quais emergem nervos terminais, de tal forma que cada ramo ventral contribui para formar vrios nervos e cada nervo contem fibras provenientes de diversos ramos ventrais. J no tronco no h a formao dos plexos; cada ramo ventral segue seu curso isolado.

NERVOS CRANIANOS
So doze pares de nervos que fazem conexo com o encfalo. Os dois primeiros tm conexo com o crebro e os demais com o tronco enceflico. Os nervos cranianos so mais complexos que os espinais, havendo acentuada variao quanto aos seus componentes funcionais. Alguns possuem um gnglio, outros tem mais de um e outros, ainda, no tem nenhum. Tambm no so obrigatoriamente mistos como os nervos espinais. Os nervos cranianos recebem denominaes prprias, bem como tambm so numerados em sequncia SUPERO-INFERIOR ( I ao XII).

TERMINAES NERVOSAS E GNGLIOS


As terminaes nervosas existem na extremidade de fibras sensitivas e motoras. Nestas ltimas, o exemplo mais tpico a placa motora. Nas primeiras, as terminaes nervosas so estruturas especializadas para receber estmulos fsicos ou qumicos na superfcie ou no interior do corpo. Assim, os cones e bastonetes da retina so estimulados somente pelos raios luminosos; os receptores do ouvido apenas por ondas sonoras; os gustatrios por substncias qumicas capazes de determinar as sensaes de doce, azedo, amargo, etc.; na pele e nas mucosas existem receptores especializados para os agentes causadores de calor, frio, presso e tato, enquanto as sensaes dolorosas so captadas por terminaes nervosas livres, isto , h uma estrutura especializada para este tipo de estmulo.

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

Enquanto acmulos de neurnios dentro do SNC so chamados de ncleos, fora do SNC so chamados de gnglios e se apresentam, em geral, como uma dilatao. Do ponto de vista funcional pode-se dividir o sistema nervoso em SN somtico e SN visceral. Este o conjunto de estruturas nervosas, centrais e perifricas, que se ocupam do controle do meio interno, enquanto o SN somtico, tambm formado por estruturas centrais e perifricas, tm por funo a interao do organismo com o meio externo. Assim, de uma forma geral, pode-se afirmar que o SN somtico cuida das atividades voluntrias enquanto o SN visceral o faz das involuntrias.

SISTEMA NERVOSO AUTNOMO


Tanto o SN somtico quanto o SN visceral possuem uma parte aferente e outra eferente. Denomina-se sistema nervoso autnomo (SNA) a parte eferente do SN visceral. O SNA por sua vez dividido em duas partes: o sistema simptico e o sistema parassimptico. O simptico estimula as atividades que ocorrem em situaes de emergncia ou tenso, enquanto o parassimptico mais ativo nas condies comuns da vida, estimulando atividades que restauram e conservam a energia corporal. O simptico tem origens nas regies torcica e lombar da medula espinal, enquanto o parassimptico as tem em pores no tronco enceflico e nos segmentos sacrais da medula espinal. Ambos possuem fibras pr-ganglionares que fazem conexes com gnglios (acmulo de neurnios fora do SNC) e dos quais partem fibras ps-ganglionares que vo at os rgos efetuadores; contudo as fibras pr-ganglionares simpticas so curtas e as ps-ganglionares so longas, enquanto no parassimptico ocorre o contrrio. Existem vrias outras diferenas, como no tipo dos mediadores qumicos, que fogem ao objetivo desta apostila.

SISTEMA NERVOSO

SNC

SNP

ENCFALO

MEDULA

SOMTICO

VISCERAL AUTNOMO

SIMPTICO

PARASSIMPTICO

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

O Sistema Nervoso Central


O SNC divide-se em encfalo e medula. O encfalo corresponde ao telencfalo (hemisfrios cerebrais), diencfalo (tlamo e hipotlamo), cerebelo, e tronco enceflico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos.

Aqueduto do mesencfalo*

No SNC, existem as chamadas substncias cinzenta e branca. A substncia cinzenta formada pelos corpos dos neurnios e a branca, por seus prolongamentos. Com exceo do bulbo e da medula, a substncia cinzenta ocorre mais externamente e a substncia branca, mais internamente. Os rgos do SNC so protegidos por estruturas esquelticas (caixa craniana, protegendo o encfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula - tambm denominada raque) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteo esqueltica: dura-mter (a externa), aracnoide-mter (a do meio) e pia-mter (a interna). Entre as meninges aracnoide e pia-mter h um espao preenchido por um lquido denominado : lquido cerebrospinal* (lquor).

* ( conforme a TA 1 edio - IFAA) arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

CRTEX CEREBRAL

4 7 6 1 2 3 11 13

5 5

6 7

2 3 10 10 8 13 11

12
1 - SULCO CENTRAL 2 - GIRO PR-CENTRAL 3 - GIRO PS-CENTRAL 4 - FISSURA LONGITUDINAL 5- GIRO FRONTAL SUPERIOR 6 - GIRO FRONTAL MDIO 7 - GIRO FRONTAL INFERIOR

9
8- SULCO PARIETOOCCIPITAL 9 - SULCO CALCARINO 10 - LBULO PARIETAL SUPERIOR 11 - LBULO PARIETAL INFERIOR 12 - POLO OCCIPITAL 13 - SULCO INTRAPARIETAL

HEMISFRIOS CEREBRAIS ESQUERDO E DIREITO

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

GIROS E SULCOS

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

Seio sagital superior

Plexo Coriideo* (3 ventrculo) tlamo

tronco do corpo caloso

Aqueduto do mesencfalo

Joelho do corpo caloso

septo pelcido

pednculo cerebral (mesencfalo)

ponte foice do cerebelo bulbo plexo coriideo* (4 ventrculo) frnice giro do cngulo aderncia intertalmica

hipotlamo

esplnio do corpo caloso colculos

quiasma optico

hipfise

confluncia dos seios cerebelo

* ( conforme a TA 1 edio - IFAA) arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

VERMELHO= Giro pr-central AZUL= Giro ps-central

LARANJA= Lobo frontal AZUL= Lobo parietal VERDE= Lobo occipital AMARELO= Lobo temporal

CINZA= Hemisfrio cerebelar direito


rea motora da linguagem (Brocca) rea de compreeno da leitura rea sensorial da linguagem (Wernicke)

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com Seio sagital superior A. pericalosa A. pr-cuneal A. frontopolar Joelho do corpo caloso

A. cerebral anterior direita Septo pelcido A. orbitofrontal medial Quiasma optico Talamo A. parieto-occipital

Confluncia dos seios

Seio reto

Fornice

Mesencfalo

Sulco do cngulo Giro frontal medial Lbulo paracentral Giro do cngulo Giro paraterminal Sulco parieto-occipital Sulco calcarino

Medula espinal

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

A. Comunicante anterior

A. Cartida interna

A.Cerebral anterior

A. Comunicante posterior

A. Cerebral mdia

A. Cerebral posterior

A. Cerebelar superior AA. da ponte A. basilar

A. do labirinto A. Cerebelar inferior anterior A. espinal anterior A. vertebral

CRCULO ARTERIAL DO CREBRO


( Crculo ou polgono de Willis)

A. Comunicante anterior AA. Cerebrais anteriores AA. Cartidas internas AA. comunicantes posteriores AA. Cerebrais posteriores

arn4ldo@gmail.com

Sulco pr-central Giro frontal superior

Lbulo paracentral

Sulco ps-central Sulco parietoccipital

Ventrculo lateral

Sulco calcarino

Frnice Tlamo

2 3
Quarto ventrculo

1 - POLO FRONTAL 2 - POLO OCCIPITAL 3 - POLO TEMPORAL Septo pelcido Joelho do corpo caloso Cabea do ncleo caudado

Putame (ncleo lentiforme)

Tlamo

Plexo corioideo do ventrculo lateral

Cornos anterior e posterior do ventrculo lateral

Esplnio do corpo caloso

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

XII N. hipoglosso

XI N. acessrio X N. vago IX N. glossofarngeo VIII N. vestibulococlear VII N. facial e intermdio VI N. abducente V N. trigmeo IV N. troclear III N. oculomotor
Pednculo cerebral

Hipfise

Quiasma ptico

Trato ptico II (N. ptico) Trato olfatrio

Bulbo olfatrio (N. olfatrio)

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

NERVOS CRANIANOS

I - N. OLFATRIO II - TRATO PTICO

III - N. OCULOMOTOR TBER CINRIO IV - N. TROCLEAR CORPOS MAMILARES V - N. TRIGMEO

PEDNCULO CEREBRAL

n. oftlmico n. maxilar n. mandibular


VI - ABDUCENTE

VII - FACIAL e PONTE

n. intermdio
VIII - VESTIBULOCOCLEAR

PEDNCULO CEREBELAR MDIO

n. vestibular n. coclear

OLIVA PIRMIDES DECUSSAO DAS PIRMIDES XII - HIPOGLOSSO

IX - GLOSSOFARNGEO

X - VAGO XI - ACESSRIO

arn4ldo@gmail.com

NERVOS CRANIANOS
Funo
Sensitivo Sensitivo Motor Motor Misto Motor Misto Sensitivo Misto Misto Motor Motor

Nervo
Percepo do olfato. Percepo visual. Controle da movimentao do globo ocular, da pupila e do cristalino. Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos movimentos da mastigao (ramo motor); Percepes sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial). Controle da movimentao do globo ocular. Controle dos msculos faciais mmica facial (ramo motor); Percepo gustativa no tero anterior da lngua (ramo sensorial). Percepo postural originria do labirinto (ramo vestibular); Percepo auditiva (ramo coclear). Percepo gustativa no tero posterior da lngua, percepes sensoriais da faringe, laringe e palato. Percepes sensoriais da orelha, faringe, laringe, trax e vsceras. Inervao das vsceras torcicas e abdominais. Controle motor da faringe, laringe, palato, dos msculos esternoclidomastideo e trapzio. Controle dos msculos da faringe, da laringe e da lngua.

I - OLFATRIO

II - PTICO

III - OCULOMOTOR

IV - TROCLEAR

V - TRIGMIO

VI - ABDUCENTE

VII - FACIAL

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

VIII - VESTBULOCOCLEAR

IX - GLOSSOFARNGEO

X - VAGO

XI - ACESSRIO

arn4ldo@gmail.com

XII - HIPOGLOSSO

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

Dentritos

Axnio

Corpo celular

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

CEREBELO VISTA SUPERIOR


VERMIS CEREBELAR SUPERIOR Fissura primria Fissura horizontal

Lbulo semilunar inferior

VERMIS CEREBELAR INFERIOR

LOBO ANTERIOR LOBO POSTERIOR LOBO FLCULO-NODULAR

CEREBELO VISTA INFERIOR


PEDNCULO CEREBELAR SUPERIOR VERMIS CEREBELAR SUPERIOR PEDNCULO CEREBELAR MDIO PEDNCULO CEREBELAR INFERIOR FLCULO NDULO TONSILA QUARTO VENTRCULO

VULA FISSURA HORIZONTAL VERMIS CEREBELAR INFERIOR

FISSURA SECUNDRIA

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

MEDULA ESPINAL

PLEXO CERVICAL

PLEXO BRAQUIAL NERVOS INTERCOSTAIS

NERVO SUBCOSTAL CAUDA EQUINA PLEXO LOMBAR FILAMENTO TERMINAL PLEXO SACRAL NERVO ISQUITICO

SUBSTNCIA CINZENTA SUBSTNCIA BRANCA FILAMENTOS DA RAIZ DORSAL RAIZ DORSAL DO NERVO ESPINAL

FILAMENTOS DA RAIZ VENTRAL

GNGLIO ESPINAL

RAIZ VENTRAL DO NERVO ESPINAL

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

MEDULA ESPINAL MENINGES

RAMOS COMUNICANTES CINZENTO E BRANCO AO TRONCO SIMPTICO

DURA-MTER

ARACNOIDE-MTER

FILAMENTOS DA RAIZ DORSAL PIA-MTER (RECOBRINDO A MEDULA ESPINAL)

LIGAMENTO DENTICULADO

ARACNOIDE E PIA-MTER RECOBRINDO O CRTEX CEREBRAL

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

arn4ldo@gmail.com

http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com

APOSTILAS DE ANATOMIA

1 - SISTEMA ESQUELTICO 2 - SISTEMA ARTICULAR 3 - SISTEMA MUSCULAR 4 - SISTEMA CIRCULATRIO 5 - SISTEMA RESPIRATRIO 6 - SISTEMA DIGESTRIO 7 - SISTEMA URINRIO 8 - SISTEMA GENITAL 9 - SISTEMA NERVOSO 10 - GLNDULAS ENDCRINAS 11 - TEGUMENTO COMUM 12 - SISTEMA LINFTICO 13 - RGOS DOS SENTIDOS AS APOSTILAS DIGITAIS SO GRATUITAS
COLABORE COM ESSA INICIATIVA:
DEPOSITE OU TRANSFIRA QUALQUER QUANTIA:

BANCO 033 - AG.: 0062 C/C : 01068372-5 MUITO OBRIGADO.

VISITE O BLOG:
http://laboratoriodeanatomia.blogspot.com
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Вам также может понравиться