Вы находитесь на странице: 1из 14

Microsoft

UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA Faculdade de Cincias da Sade

Epilepsia
Gestos Bsicos em Sade

Ana Sofia Teixeira, n23901 Porto, 6 de Junho de 2011

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Introduo
No mbito da disciplina de Gestos Bsicos em Sade, foi proposta a realizao de uma breve monografia que aborda-se uma das temticas leccionadas em aula. Escolhi desenvolver o tema Epilepsia, visto se tratar de uma doena que actualmente afecta milhes de pessoas em todo o mundo, calculando-se que, em cada mil portugueses, 4 a 7 sofram de epilepsia. Assim, este trabalho tem como objectivos revelar, de modos simples, o que , e o que se esconde por detrs da epilepsia. Quais as causas, as manifestaes, o porqu da ocorrncia, o que fazer, o que no fazer.

Histria da epilepsia
A epilepsia uma das afeces do sistema nervoso conhecidas h mais tempo: foi vista em animais filogeneticamente mais antigos que o homem, sugerindo que j havia animais epilpticos antes que o homem surgisse. As mais remotas descries da epilepsia, porm, so dos egpcios e dos sumrios e datam de cerca de 3.000 anos A.C.. A epilepsia era j representada em papiros e atribuda a uma entidade malfica. Os gregos, criadores do termo epilepsia ( epilhyia = surpresa, ser apanhado de repente); Por volta de 400 a .C., Hipcrates, o pai da medicina, afirmou que a causa da epilepsia no estava em espritos malignos, e sim no crebro; Os romanos designavam-na de "Mal Comicial". Durante a Idade Mdia continuaram as interpretaes sobrenaturais ou a ligao a uma doena mental e contagiosa - tabus que persistem at hoje, devido falta de divulgao de informaes correctas. Naquela poca, frequentemente tentava-se curar o mal por meios religiosos: exorcizavam-se os epilpticos ou praticavam-se benzeduras. Durante largos sculos, estas interpretaes permaneceram, acreditando-se ainda que a epilepsia pudesse ser uma doena contagiosa ou mental, e ainda hoje no raro as pessoas menos esclarecidas discriminarem os epilpticos ou socorrerem-se de medicinas alternativas para combaterem os espritos. Apenas em 1873, o neurologista ingls John Hughlings Jackson estabeleceu que a epilepsia se devia a descargas da substncia cinzenta cerebral.

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

O que a Epilepsia
As crises epilpticas so manifestaes clnicas estereotipadas (alteraes de comportamento e/ou conscincia) que resultam de descargas espontneas e anmalas de neurnios no encfalo. Esta actividade paroxstica geralmente intermitente e autolimitada. A ocorrncia de crises epilpticas constitui clinicamente a epilepsia. "A maior parte das crises epilpticas ocorrem sem qualquer mecanismo precipitante bvio. Alguns pacientes tm crises numas certas

circunstncias, de acordo com ciclos circadianos, ou ciclo menstrual, quando esto tensos, ou por uma sbita retirada de sedativos e alcolicos. Em pequenos grupos de epilpticos, as crises so desencadeadas por um bem definido mecanismo precipitante. O nmero de factores

desencadeantes considervel. Alguns deles so to raros, talvez limitados a apenas uma pessoa,e to bizarros que apenas os mais importantes podem ser discutidos" Takeo Takahashi

Qualquer pessoa pode sofrer um ataque epilptico, devido, por exemplo, a choque elctrico, deficincia em oxignio, traumatismo craniano, baixa do acar no sangue, a no privao de lcool, abuso da cocana. As crianas mais pequenas podem ter convulses quando tm febre; nestes casos, so chamadas "convulses febris", mas no representam epilepsia. Uma crise isolada tambm no corresponde a um sinnimo de epilepsia. Este termo apenas se emprega quando as crises tm tendncia a repetir-se, espontaneamente, ao longo do tempo. Pode iniciar-se em qualquer idade, mas mais comum at aos 25 e depois dos 65 anos.

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Manifestaes da doena
A epilepsia caracterizada por crises epilpticas repetidas e no contagiosa. Por vezes, o epilptico manifesta alteraes de conscincia, da emoo e da percepo, podendo no entanto experimenta apenas pequenos movimentos corporais ou sentimentos estranhos, manifestando alteraes do comportamento e motoras. Porm, sintomas menores no significam que a crise seja de menor importncia. Se as alteraes epilpticas ficam restritas a uma parte do crebro, a crise chama-se parcial; se o crebro inteiro est envolvido, chama-se generalizada.

Causas
Existem vrias causas para a epilepsia, pois muitos factores podem lesar os neurnios ou o modo como estes comunicam entre si. Os mais frequentes so traumatismos cranianos, provocando cicatrizes cerebrais, traumatismos de parto, infeces cerebrais, abuso de certos txicos, drogas e lcool, interrupo do fluxo sanguneo cerebral causado por acidente vascular cerebral ou problemas

cardiovasculares; doenas infecciosas ou tumores que so acontecimentos relevantes na origem da epilepsia, ainda que possam se passar dias, semanas ou anos entre a ocorrncia da leso e a primeira convulso. Quando se identifica uma causa que provoque a epilepsia, esta designada por "sintomtica", quer dizer, a epilepsia apenas o sintoma pelo qual a doena subjacente se manifestou; em 65 % dos casos no se consegue detectar nenhuma causa, a chamada epilepsia "idioptica". Emprega-se o termo epilepsia "criptognica" quando se suspeita da existncia de uma causa mas no se consegue detectar a mesma. Embora possa ser provocada por uma doena infecciosa, a epilepsia, no contagiosa, ningum a pode contrair em contacto com um epilptico. Tambm, na maioria dos casos, no pode ser transmitida aos filhos: para que estes a possam herdar, a tendncia para a doena j deve existir antes que uma pessoa sofra de epilepsia.

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Alguns factores podem desencadear crises epilpticas:

Mudanas sbitas da intensidade luminosa ou luzes a piscar (alguns doentes tm ataques quando vem televiso, jogam no computador ou frequentam discotecas)

Certos tipos de rudo Leitura prolongada Privao de sono Ingesto alcolica Hipoglicemia (baixo nvel de acar no sangue) Febre Ansiedade Cansao Drogas ilcitas Determinados medicamentos ou ingredientes alimentares que podem interagir com as antipilpticas e provocar crises

Diagnstico
O diagnstico de epilepsia puramente clnico, faz-se apenas pela descrio das crises, pelo que muito importante ter uma descrio pormenorizada destas por quem as observa. Um indivduo com suspeita de epilepsia deve ser observado, pelo menos uma vez, por um neurologista ou um neuropediatra com experincia na doena. O electroencefalograma (EEG),

mtodo para medir a actividade elctrica do crebro, pode ser til para detectar um aumento dessa actividade. Em alguns casos, apenas para se identificar a doena que pode estar a causar a epilepsia, pode ser necessrio recorrer-se a exames de imagem Tomografia Axial

Computorizada (TAC) ou Ressonncia Magntica Nuclear.

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

No entanto, nenhum destes exames auxiliares faz o diagnstico de epilepsia; muitas vezes posto o diagnstico de epilepsia a pessoas que nunca tiveram nenhum ataque epilptico, sendo o dito diagnstico apenas baseado num EEG "anormal" ou "com actividade epileptiforme". No h epilepsia sem ataques epilpticos; um EEG "anormal", na ausncia de crises, no faz o diagnstico de epilepsia. Por outro lado, uma pessoa com epilepsia pode ter um EEG normal. O EEG mede a actividade elctrica cerebral, podendo ser normal quando a actividade elctrica anormal se processa na profundidade do crebro. Para um tratamento correcto necessrio um bom diagnstico, que feito em trs etapas:

Diagnstico diferencial

As manifestaes de epilepsia muitas vezes so difceis de interpretar; 10 a 20% dos doentes que vo consulta no tm critrio para o seu diagnstico. Na fase adulta, as situaes que mais se confundem com a epilepsia, so as crises psicognicas e as sncopes. Menos frequentemente pode-se confundir a enxaqueca com aura, episdios de hipoglicemia, narcolepsia, cataplexia e acidentes hisqumicos transitrios. Nas crianas, o diagnstico diferencial considera tiques, lipotimias, enxaqueca, arritmias cardcas e parassnias. A histria clnica do indivduo deve incluir o que acontece antes, durante e depois do episdio de crise.

Diagnstico etiolgico

Qualquer leso cerebral um factor potencial para a ocorrncia de epilepsia. Quando as crises ocorrem na sequncia de uma leso cerebral identificvel, como por exemplo, no caso de neoplasias, traumatismo e infeces, temos uma epilepsia sintomtica. Quando a causa desconhecida, ideoptica. Nestes casos, sendo a eplipsia presumivelmente sintomtica, denomina-se criptognica. Na etiologia muito importante o factor idade, onde devem ser recolhidos dados sobre factores de risco para a epilepsia:

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Convulses febris na infncia AVC Alzheimer Infeco do sistema nervoso central Antecedentes de traumatismo cranioenceflico Certos medicamentos (anestsicos, antibiticos, analgsicos e antidepressivos)

Tambm o alcoolismo e estupefacientes, esclerose mltipla, factores de risco para AVC, depresses e demncias constituem um aumento de risco de epilepsia.

O que um ataque epilptico?


Os ataques ou crises epilpticas arrastam consigo uma carga psicolgica e social muito intensa, o que provoca nos doentes e nas suas famlias um medo e ansiedade muito grandes. O crebro um rgo complexo que controla e regula todas as nossas aces: os movimentos, as sensaes, os pensamentos, as emoes e a sede da memria e regula a actividade dos outros rgos do corpo humano. As clulas cerebrais, os "neurnios", trabalham em conjunto e comunicam atravs de sinais elctricos. Ocasionalmente d-se um "curto-circuito" no crebro, e parte ou todas essas clulas se descarregam anormalmente, da resultando um ataque epilptico.

Quais so os tipos de ataques epilpticos?


A classificao dos diferentes tipos de ataques epilpticos depende das funes dos neurnios onde se d a dita descarga elctrica anormal, bem como se a descarga se circunscreve apenas a um grupo de clulas ou se propaga a outros, ou inclusive, se atinge simultaneamente todos os neurnios. Assim podemos distinguir dois tipos fundamentais de ataques (ou crises) epilpticos: os "generalizados", envolvendo todo o crebro, e os "parciais", em que a 7

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

descarga se limita a uma rea cerebral. Quando uma descarga comea numa zona circunscrita e, posteriormente, atinge todo o crebro, ento designa-se por "crise parcial com generalizao secundria". De todas as "crises generalizadas", as mais frequentes e conhecidas so as "tnico-clnicas" (tambm conhecidas por crises de grande mal): na fase tnica, o doente perde subitamente o conhecimento, cai, e o corpo torna-se rgido; na clnica, todo o corpo percorrido por convulses. Segue-se uma fase de relaxamento muscular, em que pode haver perda de urina, e a conscincia recupera-se lentamente. Frequentemente, h mordedura da lngua. No mesmo grupo ainda h a considerar: "as ausncias" (ou crises de pequeno mal), prprias da infncia, caracterizadas por uma breve interrupo da conscincia, sem outros sisais acompanhantes, excepto um breve pestanejar, habitualmente descritas como "paragens", de que o prprio no se d conta; "atnicas", com quedas sbitas, sem perda do conhecimento; "mioclnicas", constando de contraces musculares dos membros, surgindo aps o acordar, referidas como "estices". As crises parciais podem subdividir-se em "simples" e "complexas". Nas "simples", no h alterao da conscincia e constam de convulses de um membro ou parte do mesmo, ou de sensaes de formigueiros ou picadelas percorrendo um membro, sensaes abdominais, percepo de gostos ou cheiros esquisitos, fenmenos auditivos e visuais; muitas vezes so designadas por auras. Nas "complexas", h alterao do estado de conscincia, o doente apresenta-se confuso ou faz gestos automticos de mastigao ou continua a desempenhar a tarefa que estava a executar automaticamente; outras vezes, estes "automatismos" consistem em esfregar as mos, deambular, mexer sem nexo na roupa e manipular indevidamente os objectos circundantes. Crise generalizada Tnico-Clnica (Grande Mal)

Manifesta-se segundo uma queda sbita, rigidez, depois convulses, paragem da respirao, face arroxeada, possvel perda de urina e/ou mordedura da lngua, tudo durante menos de 5 minutos. Posteriormente, reaparece a respirao. possvel o paciente sentir confuso e/ou fadiga antes do retorno normalidade. Habitualmente, pode ser confundida como uma crise cardaca ou um acidente vascular.

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Durante uma crise, deve-se deitar o doente no cho, de lado, tirar-lhe os culos, desapertar a gravata, o colarinho e o cinto. Deve-se tentar proteger a cabea de se traumatizar e afastar objectos que possam magoar o doente. Deve-se verificar se traz alguma identificao mdica. A hospitalizao s necessria: se uma convulso durar mais de 5 minutos ou se as convulses se seguirem ininterruptamente sem recuperao da conscincia entre elas; se a mulher estiver grvida, sea pessoa for diabtica ou se se tiver magoado ou ferido. Ausncia (pequeno mal)

descrita como uma paragem sbita, durante segundos, mais comum em crianas. Costuma ser por vezes acompanhada por pestanejo ou movimentos mastigatrios. Apresenta recuperao rpida, com amnsia do doente para estes episdios. Quando no reconhecida, origina problemas na aprendizagem. No senso-comum, confundida como um estado de desateno, de "sonhar acordado" ou quando se se age como ignorncia deliberada das instrues dos adultos. Em caso de crise, no necessria ajuda. Porm, aquando da primeira crise, deve-se recorrer ao mdico. Crise Mioclnica

Caracteriza-se pela apresentao de contraces musculares sbitas e macias atingindo todo o corpo ou partes do mesmo. O doente pode atirar com o que tem nas mos ou cair de uma cadeira. No deve ser confundida como uma coordenao motora deficiente, falta de jeito ou mesmo uma atitude reivindicativa. Crise atnica

descrita como uma queda sbita, sem perda de conhecimento, em crianas ou adultos. Geralmente, 10 a 60 segundos depois, possvel pr-se de p e andar. No deve ser confundida como uma coordenao motora deficiente ou mesmo falta de jeito. Durante a ocorrncia, esta no necessita de nenhuma ajuda especial. Aquando da primeira crise, deve-se recorrer ao mdico.

10

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Crise Parcial Simples

descrita atravs da visualizao de convulses limitadas a uma rea do corpo, mas que podem estender-se a outras reas, sem haver perda do conhecimento. Estas podem generalizar-se e provocar uma crise de grande mal. O atingido costuma ter uma sensao de formigueiros ou picada percorrendo uma ou mais reas corporais ou a visualizao ou audio de coisas ou sons que no esto presentes. Descreve uma sensao inexplicvel de medo ou prazer, cheiros ou gostos desagradveis, sem nada haver que os provoque. Sente-se uma sensao "esquisita" no estmago. Geralmente interpretada como uma representao para chamar a ateno dos outros, um comportamento bizarro. Pode ser entendida como histeria, uma doena mental ou ento uma experincia mstica ou parapsicolgica. Neste caso, no necessria ajuda, excepto quando a crise evolui para convulses generalizadas. Basta sossegar o doente e dar-lhe apoio. Aquando da primeira crise, recorrer ao mdico. Crise Parcial Complexa

descrita como uma paragem seguida de movimentos mastigatrios e automatismos, constando de gestos desajeitados de mexer na roupa, agarrar ou manusear objectos ou mesmo despir-se. O afectado pode deambular. Pode resistir quando agarrado. A crise tem a durao de alguns minutos. H confuso aps a crise que pode ser mais longa e amnsia para o ataque. No deve ser interpretada como uma bebedeira, uma toxicodependncia, uma doena mental ou um desmando da conduta. Deve-se falar calmamente e sossegar o doente e os circunstantes. Tentar afastar suavemente o paciente dos perigos. Deve-se permanecer junto ao doente at este estar completamente recuperado e, se for caso disso, oferecer-se para o levar a casa. No se deve tentar agarrar o doente, a no ser que este possa sofrer algum perigo, impedi-lo de fazer os automatismos, gritar, ou mesmo esperar que obedea s suas instrues.

10

11

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Estado de Mal Epilptico

uma situao em que as convulses se seguem umas s outras sem haver, entre elas, recuperao da conscincia. Necessita de hospitalizao e tratamento mdico imediato, pois pode ser mortal ou provocar leses cerebrais

Sndromes Epilpticos
Sndrome: "Conjunto de sinais, de sintomas, de leses, de modificaes funcionais ou bioqumicas, por vezes aparentemente dspares, que formam uma entidade identificvel devido sua associao constante, a uma causa sempre igual ou ainda porque traduzem a afeco de um rgo ou de um sistema bem definidos. muitas vezes difcil e arbitrrio fazer a distino entre sndrome e doena. As sndromes tomam sempre o nome dos autores que as descreveram" Epilepsia mioclnica juvenil

Sindrome idioptico generalizado com incio no final da infncia ou pela puberdade. caracterizado por crises com abalos mioclnicos irregulares, arrtmicos, repetitivos ou isolados, bilaterais, predominando nos braos. Os abalos podem causar quedas sbitas dos doentes, mas no se nota perturbaes da conscincia. A doena pode ser hereditria e a distribuio por sexos igual. H muitas vezes crises tnico-clnicas generalzadas e, menos vezes, ausncias. As crises acontecem usualmente muito cedo aps o acordar e so precipitadas pela privao do sono. Os doentes so, frequentemente, fotossensveis. Sndrome de Lennox-Gastaut

um sndrome grave de epilepsia da criana com atraso mental e com diversos tipos de crises. Caracterizam-se por serem abalos mioclnicos, crises atnicas sbitas, crises tnicas e ausncias atpicas com m resposta teraputica. Mais tarde surgem crises generalizadas tnico-clnicas. Manifesta-se em crianas com 1 a 8 anos de idade mas aparece principalmente na idade pr-escolar. As crises mais comuns so as tnicas axiais, atnicas, e as ausncias, mas esto frequentemente associadas a outros tipos 11

12

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

(crises mioclnicas, CTCG, crises parciais). A frequncia das crises alta e os estados de mal epilptico so frequentes (estados estuporosos com mioclonias, crises tnicas e atnicas). As crises so de difcil controlo e o desenvolvimento muitas vezes desfavorvel. Em 60% dos casos este sndromo surge em crianas com encefalopatia prvia, mas primrio noutros casos. Sndrome de West

um sndrome generalizado, sintomtico ou idioptico com incio entre os 4 e 7 meses de vida. Usualmente, o Sndromo de West consiste numa trade: espasmos infantis, paragem do desenvolvimento psicomotor e hipsarritmia, embora um destes elementos possa faltar. Os espasmos podem ser em flexo, em extenso, simples estremees ou acenos de cabea, mas frequentemente so mistos. A crise apenas dura segundos, mas elas rapidamente se associam a outros ataques havendo um atraso mental e retrocesso intelectual. O incio tem o pico entre os 4 e os 7 meses de idade e ocorre sempre antes do primeiro ano de idade. Os rapazes so mais comummente afectados. O prognstico usualmente reservado e parece ser baseado parcialmente na teraputica precoce com hormona adrenocorticotrpica ou esterides orais.O sndromo de West pode dividir-se em dois grupos: o grupo sintomtico caracterizado pela existncia prvia de sinais de leso cerebral (atraso mental, sinais neurolgicos, sinais radiolgicos, ou crises de outros tipos) ou por uma etiologia conhecida; o grupo criptognico, mais pequeno, caracterizado pela falta de sinais prvios de leso cerebral ou de etiologia conhecida. Epilepsias mioclnicas progressivas

Caracterizadas por crises mioclnicas generalizadas, tnico-clnicas e disfuno neurolgica progressiva (demncia e ataxia cerebelosa). A maioria das epilepsias so hereditrias com origem num erro metablico.

12

13

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Tratamento

Ilustrao 1 Imagens crebro humano

Quando se fala em epilepsia, impossvel falar em dados ou probabilidades sem associ-los ao tipo de crise em questo. Certos tipos de crises desaparecem com o tempo e a medicao pode ser suspensa enquanto outros pacientes precisam de tratamento a vida inteira para controlar as crises, e outros h ainda que no respondem bem aos medicamentos. Da mesma forma, a eficcia do tratamento medicamentoso depende de pessoa para pessoa e do tipo de crises que ela tem. Em geral, cerca de 50% tero seus ataques totalmente controlados, 30% tero seus ataques reduzidos em frequncia e intensidade a ponto de poderem levar vidas normais, e os outros 20% ou sero resistentes medicao, ou precisaro de uma dose to alta de remdio que ser melhor aceitar um controle parcial. Uma dieta rica em lipdios e calorias, a dieta cetognica, tem sido utilizada em especial nas crianas, mas deve ser muito bem acompanhada pelo mdico e estritamente seguida. O metabolismo criado pela preparao cuidadosa dessa dieta pode aumentar o limiar convulsivo em alguns indivduos. A cirurgia torna-se uma soluo, quando a medicao falha e quando apenas uma parte do crebro afetada, de forma que ela possa ser removida com a segurana de no causar prejuzo personalidade ou a outras funes. Paralelamente ao tratamento mdico, uma vida saudvel tem efeitos benficos sobre a epilepsia. Isso inclui dieta equilibrada, exerccios, descanso, reduo de stress e de depresso e a no utilizao de lcool e drogas ilegais. 13

14

Gestos Bsicos em Sade: Epilepsia

Concluso
A epilepsia caracterizada por crises epilpticas repetidas e no contagiosa. As crises epilpticas so manifestaes clnicas estereotipadas (alteraes de comportamento e/ou conscincia) que resultam de descargas espontneas e anmalas de neurnios no encfalo. Uma crise isolada tambm no corresponde a um sinnimo de epilepsia. Este termo apenas se emprega quando as crises tm tendncia a repetir-se, espontaneamente, ao longo do tempo. Qualquer pessoa pode sofrer um ataque epilptico. Sculos se passaram, conceitos, conhecimentos e tratamentos mudaram, evoluram, mas preconceitos e desinformao ainda existem, como existiam no passado.

Bibliografia
Dr. Jos Sousa Ramos, Dr. Pedro Ponce e Dra. Maria da Graa Freitas - Lidel MANUAL DE TERAPUTICA MDICA

Pginas da internet visitadas:


Organizao Mundial de Sade: www.who.int/ Liga Portugesa contra a Epilepsia: http://www.lpce.pt/ Associao Brasileira de Epilepsia: www.http://www.unifesp.br/dneuro/abe/ www.wikipdia.com

14

Вам также может понравиться