Вы находитесь на странице: 1из 3

CURSO DE EXTENSO Introduo Calatonia de Sndor Docentes: Sandra Maria Greger Tavares e Valquria Lis de Oliveira

OBJETIVO Fornecer subsdios para a compreenso dos princpios do mtodo calatnico desenvolvido por Sndor, por meio do aprendizado e da vivncia da tcnica da Calatonia e de algumas ampliaes, da instrumentao terico-metodolgica bsica e do preparo para iniciar sua utilizao na prtica profissional. ESTRUTURA DO CURSO Carga Horria: 16 h. (2 aulas de 8hs) Perodo: 14 e 21 de maio de 2011. Horrios: sbados (duas aulas ao ms) das 8 s 12 h. e das 13 s 17 h. Nmero de Participantes: Mnimo: 8 / Mximo: 10 PROGRAMAO

1. Encontro:14/05/11 das 8 s 12 h. e das 13 s 17 h. Introduo Calatonia: Fundamentao Terica: - Biografia Sndor - Breve histrico sobre a Calatonia - Fundamentos do Mtodo Calatnico: Psicologia Analtica, Cinesiologia Psicolgica e Psicologia Organsmica (conceitos bsicos). Vivncias e Aplicaes: Preparao para a prtica da Calatonia: - Recomendaes gerais sobre a prtica da Calatonia: posturas, precaues, dicas. - Observao corporal introdutria para todos os exerccios (carimbo) e tcnica para o retrocesso na finalizao da Calatonia e suas ampliaes. - Tcnicas de aquecimento: auto-toques, exerccios com movimento (psicalistnicos e outros), exerccios de integrao grupal (quebra-gelo). - Demonstrao passo a passo da tcnica da Calatonia. - Primeira aplicao da Calatonia em duplas com revezamento. - Exerccios integrativos corporais em grupo.

2. Encontro: 21/05/11 das 8 s 12 h. e das 13 s 17 h O mtodo da Calatonia: aplicaes e ampliaes7Fundamentao Terica: - O Arqutipo do Curador-Doente: a relao de ajuda e seus limites na aplicao da Calatonia.

- A pele, o tnus psicofsico, a imagem corporal e a ressonncia bipessoal do toque na Calatonia. - A funo transcendente e o simbolismo corporal: sua ativao por meio da Calatonia. Vivncias e Aplicaes: - Segunda aplicao da Calatonia em duplas com revezamento (reviso). - Demonstrao da Calatonia nas mos. - Ampliaes da Calatonia: Aplicao de descompresso fracionada em algumas partes do corpo em duplas com revezamento. Aplicao da rotao nas articulaes dos dedos em duplas com revezamento. Aplicao do toque de telha em algumas partes do corpo em duplas com revezamento. - Sugestes para acolhimento das observaes e reaes ativadas pela aplicao da Calatonia (imagens calatnicas). - Reviso da teoria e da prtica (exemplificaes e esclarecimento de dvidas). - Exerccios integrativos corporais em grupo. Material Didtico: - Apostilas elaboradas pelas docentes. Populao-Alvo: - Estudantes e profissionais das reas da sade, educao, artes e afins. Certificao: - Ser fornecido certificado pelas docentes Investimento: - R$ 600,00 (pode ser pago em dois cheques de R$300,00) Currculo das Docentes SANDRA MARIA GREGER TAVARES: CRP: 06/26425-6 Psicoterapeuta corporal com referencial junguiano (consultrio particular, instituies pblicas de sade e comunidades). Especializao em Cinesiologia Psicolgica (Calatonia) pelo Instituto Sedes Sapientiae. So Paulo Mestre em Psicologia Clnica pela USP. Doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP. VALQUIRIA LIS DE OLIVEIRA: CRP: 06/53426-1 Psicoterapeutacorporal com referencial junguiano (consultrio particular). Curso de Integrao Fsio-Psquica: Jung e o Corpo - USP(tcnicas do Dr. Petho Sandor). Especializao em Cinesiologia Psicolgica (Calatonia) peloInstituto Sedes Sapientiae.- So Paulo Ps graduao em Psicossomtica - Instituto Brasileiro de Homeopatia IBEHE. Trabalhocorporal com gruposem atendimento clnico e de preparao de atores. Local: Rua Dr. Paulo Vieira, 63, Sumarezinho, So Paulo (prximo ao metr Vila Madalena).

Inscries: - Pelo telefone 92215800 (com Sandra) ou pelo email (gregerusp@gmail.com).

Вам также может понравиться