Вы находитесь на странице: 1из 6

Era Vargas Durante o governo de Getlio Vargas, ocorreram diversas transformaes nacionais: a industrializao progrediu de forma substancial, as cidades

cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurada uma nova relao com os trabalhadores urbanos. Enquanto permaneceu no poder, Vargas foi chefe de um governo provisrio (1930-1934), presidente eleito pelo voto indireto (1934-1937) e ditador (1937-1945). Ao tomar posse em 1930, Getlio Vargas discursou que o seu governo era provisrio, mas to logo comeou a governar, tomou uma srie de medidas que fortificaram o seu poder. Dissociou todos os segmentos que compunham o poder legislativo, assim exerceu o poder legislativo e o executivo simultaneamente. Vargas suprimiu a constituio estabelecida, exonerou os governadores e, para substitu-los, nomeou interventores de sua confiana. Vrios deles eram militares ligados ao tenentismo. Os tenentes no papel de interventores substituram os presidentes de estados exonerados e cumpriram a tarefa de neutralizar as possveis resistncias dos velhos poderes locais ao novo governo, a fim de consolidar a revoluo. A Era Vargas contou com uma poltica intervencionista ferrenha, atravs disso o poder pblico contemplou outros interesses sociais, superando a viso arcaica que a oligarquia tinha das funes do Estado. A Era Vargas foi um perodo de modernizao da Nao brasileira, mas tambm foi um perodo conturbado pela:

Revoluo Constitucionalista de 1932. Constituio de 1934. Criao da Ao Integralista Brasileira (AIB) e Aliana Nacional Libertadora (ANL). Poltica econmica e administrativa do Estado Novo. Poltica paternalista varguista. Transformao social e poltica trabalhista com a criao da Consolidao das Leis Trabalhistas (CLT). Criao do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), rgo responsvel pela censura do perodo. Constituio de 1937. Consequncia da Segunda Guerra Mundial. Decadncia do Estado Novo. Ascenso e crise do Segundo Governo de Vargas (1950 1954). Getlio Vargas governou o Brasil por quase vinte anos. Chegou ao poder atravs da Revoluo de 1930, abrindo um perodo de modernidade voltada para os aspectos polticos, econmicos e sociais brasileiros, at ento nunca trabalhados. O forte esprito nacionalista de Vargas fez com ele fosse considerado o mais importante e influente nome da poltica brasileira do sculo XX.

A chamada Era Vargas est dividida em trs momentos: Governo Provisrio, Governo Constitucional e Estado Novo. O perodo inaugurou um novo tipo de Estado, denominado Estado de compromisso, em razo do apio de diversas foras sociais e polticas: as oligarquias dissidentes, classes mdias, burguesia industrial e urbana, classe trabalhadora e o Exrcito. Neste Estado de compromisso no existia nenhuma fora poltica hegemnica, possibilitando o fortalecimento do poder pessoal de Getlio Vargas. Governo Provisrio ( 1930/1934 ).

Aspectos polticos e econmicos No plano poltico, o governo provisrio foi marcado pela Lei Orgnica, que estabelecia plenos poderes a Vargas. Os rgo legislativos foram extintos, at a elaborao de uma nova constituio para o pas.

Desta forma, Vargas exerce o poder executivo e o Legislativo. Os governadores perderam seus mandatos por fora da Revoluo de 30 seu nomeados em seus lugares os interventores federais ( que eram escolhidos pelos tenentes ). A economia cafeeira receber atenes por parte do governo federal. Para superar os efeitos da crise de 1929, Vargas criou o Conselho Nacional do Caf, reeditando a poltica de valorizao do caf ao comprar e estocar o produto. O esquema provocou a formao de grandes estoques, em razo da falta de compradores, levando o governo a realizar a queima dos excedentes. Houve um desenvolvimento das atividades industriais, principalmente no setor txtil e no de processamento de alimentos. Este desenvolvimento explica-se pela chamada poltica de substituio de importaes.

REVOLUO CONSTITUCIONALISTA DE 32 Movimento ocorrido em So Paulo ligado demora de Getlio Vargas para reconstitucionalizar o pas, a nomeao de um interventor pernambucano para o governo do Estado (Joo Alberto). Mesmo sua substituio por Pedro de Toledo no diminuiu o movimento. O movimento teve tambm como fator a tentativa da oligarquia cafeeira retomar o poder poltico. O movimento contou com apoio das camadas mdias urbanas. Formou-se a Frente nica Paulista, exigindo a nomeao de um interventor paulista e a reconstitucionalizao imediata do pas. Em maio de 1932 houve uma manifestao contra Getlio que resultou na morte de quatro manifestantes: Martins, Miragaia, Drusio e Camargo. Iniciou-se a radicalizao do movimento, sendo que o MMDC passou a ser o smbolo deste momento marcado pela luta armada. Aps trs meses de combates as foras leais a Vargas foraram os paulistas rendio. Procurando manter o apoio dos paulistas, Getlio Vargas acelerou o processo de redemocratizao realizando eleies para uma Assemblia Constituinte que deveria elaborar uma nova constituio para o Brasil.

A CONSTITUIO DE 1934

Promulgada em 16 de novembro de 1934 apresentando os seguintes aspectos: A manuteno da Repblica com princpios federativos; Existncia de trs poderes independentes entre si: Executivo, Legislativo e Judicirio; Estabelecimento de eleies diretas para o Executivo e Legislativo; As mulheres adquirem o direito ao voto; Representao classista no Congresso (elementos eleitos pelos sindicatos); Criado o Tribunal do Trabalho; Legislao trabalhista e liberdade de organizao sindical; Estabelecimento de monoplio estatal sobre algumas atividades industriais; Possibilidade da nacionalizao de empresas estrangeiras; Institudo o mandato de segurana, instrumento jurdico dos direitos do cidado perante o Estado. A Constituio de 1934 foi inspirada na Constituio de Weimar preservando o liberalismo e mantendo o domnio dos proprietrios visto que a mesma no toca no problema da terra. Governo Constitucional (1934/1937). Perodo marcada pelos reflexos da crise mundial de 1929: crise econmica, desemprego, inflao e carestia. Neste contexto desenvolve-se, na Europa, os regimes totalitrios ( nazismo e fascismo) que se opunham ao socialismo e ao liberalismo econmico. A ideologia nazi-fascista chegou ao Brasil, servindo de inspirao para a fundao da Ao Integralista Brasileira (AIB), liderada pelo jornalista Plnio Salgado. Movimento de extrema direita, anticomunista, que tinha como lema "Deus, ptria, famlia. Defendia a implantao de um Estado totalitrio e corporativo. A milcia da AIB era composta pelos camisas verdes, que usavam de violncia contra seus adversrios. Os integralistas receberam apoio da alta burguesia, do clero, da cpula militar e das camadas mdias urbanas. Por outro lado, o agravamento das condies de vida da classe trabalhadora possibilitou a formao de um movimento de carter progressista, contando com o apoio de liberais, socialista, comunistas, tenentes radicais e dos sindicatos trata-se da Aliana Nacional Libertadora (ANL).

Lus Carlos Prestes, filiado ao Partido Comunista Brasileiro foi eleito presidente de honra. A ANL reivindicava a suspenso do pagamento da dvida externa, a nacionalizao das empresas estrangeiras e a realizao da

reforma agrria. Colocava-se contra o totalitarismo e defendia a democracia e um governo popular. A adeso popular foi muito grande, tornando a ANL uma ameaa ao capital estrangeiro e aos interesses oligrquicos. Procurando conter o avano da frente progressista o governo federal - por meio da aprovao da Lei de Segurana Nacional decretou o fechamento dos ncleos da ANL. A reao, por parte dos filiados e simpatizantes, foi violenta e imediata. Movimentos eclodiram no Rio de Janeiro, Recife, Olinda e Natal episdio conhecido como Intentona Comunista. O golpe do Estado Novo No ano de 1937 deveria ocorrer eleies presidenciais para a sucesso de Getlio Vargas. A disputa presidencial foi entre Armando de Sales Oliveira que contava com o apoio dos paulistas e de faces de oligarquias de outros Estados. Representava uma oposio liberal ao centralismo de Vargas. A outra candidatura era a de Jos Amrico de Almeida, apoiado pelo Rio Grande do Sul, pelas oligarquias nordestinas e pelos Partidos Republicanos de So Paulo e Minas Gerais. Um terceiro candidato era Plnio Salgado, da Ao Integralista. A posio de Getlio Vargas era muito confusa no apoiando nenhum candidato. Na verdade a vontade de Getlio era a de continuar no governo, em nome da estabilidade e normalidade constitucional; para tanto, contava com apoio de alguns setores da sociedade. O continusmo de Vargas recebeu apoio de uma parte do Exrcito Ges Monteiro e Eurico Gaspar Dutra representavam a alta cpula militar surgindo a idia de um golpe, sob o pretexto de garantir a segurana nacional. O movimento de salvao nacional que garantiu a permanncia de Vargas no poder foi a divulgao de um falso plano de ao comunista para assumir o poder no Brasil. Chamado de Plano Cohen, o falso plano serviu de pretexto para o golpe de 10 de novembro de 1937, decretando o fechamento do Congresso Nacional, suspenso da campanha presidencial e da Constituio de 1934. Iniciava-se o Estado Novo. O Estado Novo ( 1937/1945 ). O Estado Novo perodo da ditadura de Vargas apresentou as seguintes caractersticas: intervencionismo do Estado na economia e na sociedade e um centralizao poltica nas mos do Executivo, anulando o federalismo republicano. A CONSTITUIO DE 1937

Foi outorgada em 10 de novembro de 1937 e redigida por Francisco Campos. Baseada na constituio polonesa ( da o apelido de polaca ) apresentava aspectos fascistas. Principais caractersticas: centralizao poltica e fortalecimento do poder presidencial; extino do legislativo; subordinao do Poder Judicirio ao Poder Executivo; instituio dos interventores nos Estados e uma legislao trabalhista. A Constituio de 1937 eliminava a independncia sindical e extinguia os partidos polticos. A extino da AIB deixou os integralistas insatisfeitos com Getlio. Em maio de 1938 os integralistas tentaram um golpe contra Vargas o Putsch Integralista que consistiu numa tentativa de ocupar o palcio presidencial. Vargas reagiu at a chegada a polcia e Plnio Salgado precisou fugir do pas.

POLTICA TRABALHISTA

O Estado Novo procurou controlar o movimento trabalhador atravs da subordinao dos sindicatos ao Ministrio do Trabalho. Proibiu-se as greves e qualquer tipo de manifestao. Por outro lado, o Estado efetuou algumas concesses, tais como, o salrio mnimo, a semana de trabalho de 44 horas, a carteira profissional, as frias remuneradas. As leis trabalhistas foram reunidas, em 1943, na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT), regulamentando as relaes entre patres e empregados. A aproximao de Vargas junto a classe trabalhadora urbana originou, no Brasil, o populismo forma de manipulao do trabalhador urbano, onde o atendimento de algumas reivindicaes no interfere no controle exercido pela burguesia.

POLTICA ECONMICA

O Estado Novo iniciou o planejamento econmico, procurando acelerar o processo de industrializao brasileiro. O Estado criou inmeros rgos com o objetivo de coordenar e estabelecer diretrizes de poltica econmica. O governo interveio na economia criando as empresas estatais sem questionar o regime privado. As empresas estatais encontravam-se em setores estratgicos, como a siderrgia ( Companhia Siderrgica Nacional ), a minerao ( Companhia Vale do Rio Doce ), hidreltrica ( Companhia Hidreltrica do Vale do So Francisco ), mecnica ( Fbrica Nacional de Motores ) e qumica (Fbrica Nacional de lcalis ). POLTICA ADMINISTRATIVA

Procurando centralizar e consolidar o poder poltico, o governo criou o DASP ( Departamento de Administrao e Servio Pblico), rgo de controle da economia. O outro instrumento do Estado Novo foi a criao do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda ), que realizava a propaganda do governo. O DIP controlava os meios de comunicao, por meio da censura.

Foi o mais importante instrumento de sustentao da ditadura que, ao lado da polcia secreta, comandada por Filinto Mller, instaurou no Brasil o perodo do terror: prises, represso, exlios, torturas etc... Como exemplo de propaganda tem-se a criao da Hora do Brasil que difundia as realizaes do governo; o exemplo do terror fica por conta do caso de Olga Benrio, mulher de Prestes, que foi presa e deportada para a Alemanha (grvida). Foi assassinada num campo de concentrao. O BRASIL E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Devido a presses internas e externas Getlio Vargas rompeu a neutralidade brasileira, em 1942, e declarou guerra ao Eixo ( Alemanha, Itlia, Japo ). A participao do Brasil foi efetiva nos campos de batalha mediante o envio da FEB ( Fora Expedicionria Brasileira ) e da FAB ( Fora Area Brasileira ). A participao brasileira na guerra provocou um paradoxo poltico: externamente o Brasil luta pela democracia e contra as ditaduras, internamente h ausncia democrtica em razo da ditadura. Esta situao, somada vitria dos aliados contra os regimes totalitrios, favorece o declnio do estado Novo e amplia as manifestaes contra o regime.

O FIM DO ESTADO NOVO Em 1943 Vargas prometeu eleies para o fim da guerra; no mesmo ano houve o Manifesto dos Mineiros, onde um grupo de intelectuais, polticos, jornalistas e profissionais liberais pediam a redemocratizao do pas. Em janeiro de 1945, o Primeiro Congresso Brasileiro de Escritores exigia a liberdade de expresso e eleies. Em fevereiro do mesmo ano, Vargas publicava um ato adicional marcando eleies presidenciais para 2 de dezembro. Para concorrer as eleies surgiram os seguinte partidos polticos: UDN ( Unio Democrtica Nacional )- Oposio liberal a Vargas e contra o comunismo.

Tinha como candidato o brigadeiro Eduardo Gomes; PSD ( Partido Social Democrtico ) era o partido dos interventores e apoiavam a candidatura do general Eurico Gaspar Dutra; PTB ( Partido Trabalhista Brasileiro ) organizado pelo Ministrio do Trabalho e tendo como presidente Getlio Vargas. Apoiava, junto com o PSD, Eurico Gaspar Dutra; PRP ( Partido de Representao Popular ) de ideologia integralista e fundado por Plnio Salgado; PCB ( Partido Comunista Brasileiro ) tinha como candidato o engenheiro Yedo Fiza. Em 1945 houve um movimento popular pedindo a permanncia de Vargas contando com o apoio do PCB. Este movimento ficou conhecido como queremismo, devido ao lema da campanha Queremos Getlio .

O movimento popular assustou a classe conservadora, temendo a continuidade de Vargas no poder. No dia 29 de outubro foi dado um golpe, liderado por Gos Monteiro e Dutra. Vargas foi deposto sem resistncia. O governo foi entregue a Jos Linhares, presidente do Supremo Tribunal Federal. Em dezembro de 1945 foram realizadas as eleies com a vitria de Eurico Gaspar Dutra.

EXERCCIOS 1) (Fac. Med. Marlia-SP)-De profundos reflexos no desenvolvimento da histria poltica do Brasil, existe um episdio conhecido pelo nome de Plano Cohen que consiste: a) na coligao de foras imperialistas que visavam impedir a proclamao da Repblica, nos fins do sculo XIX b) num documento forjado, denunciando uma fantasiosa implantao do comunismo no Brasil, a fim de justificar um golpe de Estado para o continusmo de Getlio Vargas no poder c) no conjunto de propostas feitas pelo generais recm-chegados da Europa, ao fim da Segunda Guerra Mundial, para a volta do Estado democrtico no Brasil, dominado pela ditadura de Vargas d) nas transformaes administrativas necessrias interiorizao da capital federal para Braslia; e) em algo totalmente diferente do que foi escrito anteriormente. 2) (Cesgranrio) O regime poltico conhecido como Estado Novo implantado por golpe do prprio presidente Getlio Vargas, em 1937, pode ser associado (ao) a) radicalizao poltica do perodo representada pela Aliana Nacional Libertadora, de orientao comunista, e pela Ao Integralista Brasileira, de orientao fascista b) modernizao econmica do pas e seu conflito com as principais potncias capitalistas do mundo, que tentavam lhe barrar o desenvolvimento c) ascenso dos militares direo dos principais rgos pblicos, porque j se delineava o quadro da Segunda Guerra Mundial d) democratizao da sociedade brasileira em decorrncia da ascenso de novos grupos sociais como os operrios e) retorno das oligarquias agrrias ao poder, restaurando-se a Federao nos mesmos moldes da Repblica Velha. 3) (FUVEST-SP) A poltica cultural do Estado Novo em relao aos intelectuais caracterizouse: a) pela represso indiscriminada, por serem os intelectuais considerados adversrios de regimes ditatoriais b) por um clima de ampla liberdade, pois o governo cortejava os intelectuais para obter apoio ao seu projeto nacional c) pelas indiferena, pois os intelectuais no tinham expresso e o governo se baseava nas foras militares d) pelo desinteresse com relao aos intelectuais, pois o governo se apoiava nos trabalhadores sindicalizados e) por uma poltica seletiva atravs da qual s os adversrios frontais do regime foram reprimidos. 4) (UFMS)- O queremismo, movimento surgido no final do Estado Novo (1945), tinha como uma de suas finalidades: a) obter o fim da ditadura, afastando Getlio Vargas do poder

b) formar um governo forte, em substituio ao de Getlio Vargas c) introduzir o parlamentarismo para controlar Getlio Vargas d) manter Getlio Vargas no governo, sob um novo regime constitucional e) instalar uma Assemblia Constituinte liderada pela Unio Democrtica Nacional. 5) (Fuvest-SP) O governo de Vargas, no perodo de 1937 a 1945, pode ser considerado: a) presidencialismo autocrtico b) parlamentarismo populista c) presidencialismo democrtico d) parlamentarismo oligrquico

e) ditadura socialista 6) (Vunesp)- A revoluo constitucionalista de 1032 foi impulsionada pela: a) Ao Integralista Brasileira, que procurou mobilizar a sociedade contra o fascismo europeu b) Unio dos estados de So Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro c) Tentativa de reao da velha oligarquia paulista, apoiada, a prncpio, pela oligarquia de Minas Gerais, contra o governo de Vargas d) Reao de base popular, buscando a reconstitucionalizao imediata do pas e) Contestao do Rio Grande do Sul, pelo regime dos interventores estaduais, adotado por Getlio Vargas.

6) C

Вам также может понравиться