Вы находитесь на странице: 1из 23

A SANO PENAL NO SISTEMA DA LEI 9.

6905/981

Francisco Antonio Romanelli

Sumrio: 1. Introduo 2. Legislao penal ambiental brasileira no tempo 3. Introduo Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 4. Evoluo das penas na histria 5. Evoluo das penas no Brasil 6. Das penas vigentes na legislao brasileira 7. Das sanes aplicveis aos delitos ambientais 8 . Concluso 9. Referncias bibliogrficas.

1. Introduo A partir de um determinado ponto na histria da evoluo da espcie humana, a ocupao do territrio planetrio passou a representar um risco iminente e de acentuada gravidade. De fato, a populao de indivduos da espcie saltou, a partir de meados do sculo XIX, em um curto espao de cerca de 150 anos, de 1 bilho e meio para quase 6 bilhes e meio de habitantes. Apenas nos ltimos 40 anos, dos conturbados anos 60 aos perigosos dias atuais, de cerca de trs bilhes para os atuais nmeros. Como qualquer espcie que ocupa o planeta, a humana necessita de se utilizar dos servios ambientais providos pela natureza para se sustentar no plano da existncia fsica e permanecer como forma complexa de vida no vasto sistema natural. Ao se utilizar de tais servios, tambm como qualquer espcie, agente de transformao do ambiente que ocupa e, nos processos de transformao e ocupao, provoca devastaes do ambiente natural e degradao ambiental.

Trabalho apresentado em setembro de 2005, como requisito para concluso do mdulo Direito Penal Ambiental no curso de Especializao em Direito Ambiental perante a PUC-RS.

A acelerada proliferao humana, resultado da aplicao eficiente de estratgias de adaptao adequadas, providas pela capacidade cerebral complexa que lhe permitiu descortinar mundos tecnolgicos inacessveis s demais espcies, acentuou o processo de transformao e degradao em nveis que hoje se demonstram extremamente perigosos prpria sobrevivncia da humanidade. O grande avano e a agilidade da ocupao humana deixam atrs de si um rastro de devastaes que dificultam aos processos naturais de recuperao espontnea adequar-se e manter o equilbrio funcional do sistema natural. Por ora, essa forte presso para o caos, com tendncias a despertar graves riscos iminentes a todo o equilbrio planetrio, predominantemente humana, em um verdadeiro processo de entropia e desarticulao do sistema natural. Grandes reas verdes foram devastadas, imensas quantidades de resduos lquidos e slidos foram produzidas e depositadas no solo e nas guas; volumes assustadores de gases originrios de processos humanos de existncia e elaboraes tecnolgicas foram liberados na atmosfera, dando partida a um ciclo de envenenamento perverso do ar, das guas e do solo. A partir dos anos 60 do sculo XX, h um tmido despertar da conscincia humana quanto necessidade de preservar o ambiente para possibilitar a continuidade da espcie. Apesar desse fio de conscincia vir cada vez mais se tornando um expressivo volume de interesses, a situao se agravou sobremaneira no perodo posterior. Isso no s pelo excessivo crescimento demogrfico que superou o ndice de 100% no peso da ocupao, como pelas conseqncias que advieram desse significativo aumento, principalmente nos processos industriais e agropecurios necessrios manuteno da massa acrescida, seja quanto ao consumo de alimentos (em quantidade e em reas de plantio), como pela necessidade de se acomodar a todos em nichos e aglomerados sociais. Alm disso, aumentou a busca idealizada de um utpico padro de qualidade de vida tecnolgica condizente com a necessidade de um conforto estabelecido como bsico. A no se esquecer, ainda, o aumento da expectativa de vida pela melhoria dos sistemas de preservao e manuteno da sade.

As relaes humanas, desde quando a espcie, gregria, buscou o convvio social para satisfazer suas necessidades, tiveram que ser reguladas por leis, que em um processo mais elaborado, deu origem s normas jurdicas que vm ditando as regras de vivncia comum e as punies para o seu descumprimento h milhares de anos. Ignorando at recentemente que a espcie humana causava danos de alto potencial destrutivo ao ambiente, as normas pretritas que regulavam as questes ambientais, tinham um cunho predominantemente econmico. A partir dos perodos dos confrontos blicos mundiais e do confronto psicolgico pela hegemonia de naes no planeta, conhecido por guerra fria, comearam a brotar, em cantos alternados e distantes, de maneira tmida e de pouca eficcia, normas que visavam proteger o patrimnio natural. Tanto assim que chegam os j invocados anos 60, em pleno auge da guerra fria, com poucas normas efetivas de proteo ambiental. No Brasil, raros textos normativos cuidavam de ordenar o tema, e a punio penal se restringia a alguns dispositivos de lei. No entanto, face crescente explorao econmica e ocupao desordenada, frutos de um capitalismo perverso que amplia exageradamente a riqueza de alguns grupos enquanto causa severos danos sociais maioria da populao planetria, da resultando desastrosa gama de ofensas graves integridade ambiental e, por conseqncia, prpria vida planetria, chegou-se a um ponto em que uma proteo eficaz do ambiente se tornou impossvel sem a aplicao de normas rgidas. Da, a emergente necessidade de se buscar a colaborao do Direito Penal e a penalizao criminal dos delitos ambientais de maior gravidade2. A evoluo legislativa prosperou, vindo culminar com a hierarquizao constitucional da proteo ao meio ambiente, inserida no artigo 224 da Carta Magna do Pas. As leis penais pertinentes proteo ambiental foram final e praticamente consolidadas na Lei 9.605/98, de 12 de fevereiro de 1998, remanescendo a cargo de outros diplomas legais apenas algumas contravenes e alguns crimes ambientais especficos, como se anotar adiante.
2

MUKAI, Toshio. Direito Ambiental Sistematizado. Rio-So Paulo: Forense Universitria, 2004, 4. edio; pg. 79.

2. Legislao penal ambiental brasileira no tempo. A preocupao com a degradao do ambiente e a necessidade de se buscar punies mais severas ao degradador vm de longe. No porque se desse valor ao ambiente, mas sim por motivos econmicos ou em razo da necessidade de se punir a leso a um suposto direito alheio. Nesse compasso, as providncias legislativas penais, relativas ao meio ambiente, tiveram incio, no Brasil, com o Cdigo Criminal de 1.830, arts. 178 e 257, que continham normas penais incidentes na hiptese do corte ilegal de madeira 3. A partir de 14/10/1886, atravs da Lei 3.311, o incndio foi considerado crime4. Aps, em 1934, com a edio do primeiro cdigo florestal, atravs do Decreto 23.793, as infraes penais passaram a ser divididas em crimes5 (art. 83) e contravenes (art. 9, 1., arts. 21, 22 e alneas e 1., art. 23, caput, e 2., arts. 25 a 34, 43 a 45, 51, 54, c/c os arts. 84 e 86). As penas ento previstas, tanto para os crimes como para as contravenes, eram de priso, deteno e multa, conjuncta ou separadamente, a critrio do juiz (art. 71), mas, com a edio do Cdigo Penal de 1940, estatuiu-se que os fatos definidos como crime no Cdigo Florestal, quando no compreendidos dentre as disposies do Cdigo Penal,
3

DOS SANTOS, Celeste Leite. Crimes contra o Meio Ambiente Responsabilidade e Sano Penal. So Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 3 ed., 2002; pgs. 6/8.
4

Idem.

Art. 83. Constituem crimes florestaes: a) fogo posto em florestas do dominio publico, ou da propriedade privada; pena: priso at tres annos, e multa at 1:000$000; b) fogo posto em productos, ou sub-productos florestaes, ainda no retirados das florestas onde foram obtidos ou elaborados; pena: priso at dois annos e multa at 5:000$000; c) damno causado aos parques nacionaes, estaduaes ou municipaes, e s florestas protectoras e remanescentes, ou s plantaes a que se refere o 2 do art. 13, por meio que no o fogo; pena: deteno at um anno e multa at 2:000$000; d) violencia contra agentes florestaes, no exercicio regular de suas funces por aggresso, ou resistencia a suas ordens legaes; priso at um anno e multa at 1:000$000. e) introduco de insectos, ou outras pragas, cuja disseminao nas florestas as possa prejudicar em seu valor economico, conjuncto decorativo, ou finalidade propria; priso at tres annos, e multa at 10:000$000; f) destruio de exemplares da flora, ou da fauna, que, por sua raridade, belleza, ou qualquer outro aspecto, tenham merecido proteco especial dos poderes publicos; pena: deteno at quatro mezes e multa at 1:000$000; g) remoo, destruio, ou suppresso, de marcas ou indicaes regulamentares, das florestas, ou de arvores isoladas; pena: deteno at tres mezes e multa de 1:000$000.

seriam transformados em contravenes. Efetivamente, vrias infraes previstas no Cdigo Florestal, como supresso de tapumes, dano por abandono de animais em florestas, desacato autoridade florestal, foram encampadas pelo Cdigo Penal. Fazem parte do Cdigo Penal, relacionados preservao do ambiente, os delitos previstos nos arts. 161, 163, 164, 250, 1., II, h; 259, 270 e 271. Com a edio da Lei de Contravenes Penais, em 1941, foram enquadradas como contravenes as infraes ambientais previstas em seus arts. 28, 37, 38, 42 e 64. A Lei 4.771 de 15 de setembro de 1965 promulgou o Cdigo Florestal, respeitando os posicionamentos anteriormente abrigados pela legislao. Em 15 de setembro de 1965, foi editada a Lei 5.197, dispondo sobre a proteo fauna (conhecido como Cdigo de Caa). Previu, como contravenes, as infraes dos art. 1., 2., 3., 4. e 8., alneas a, b, c; art. 10, alneas a a m; art. 13 e seu par. nico, art. 14, 3., arts. 17, 18 e 19, por fora do art. 27. Posteriormente, atravs da lei 7.653, de 12 de fevereiro de 1988, aplicouse nova redao ao art. 27 e seus , transformando em crimes as anteriormente previstas contravenes6. Criaram-se, ainda, novas figuras criminosas, relativas a atos de pesca. Ademais, o legislador ainda agravou as penas em geral e aplicou aos crimes ambientais regra de inafianabilidade. Pouco antes, em fevereiro de 1967, atravs do Decreto-lei 221, estabelecera-se o chamado Cdigo de Pesca (dispe sobre a proteo e estmulos pesca), que prev como figuras criminosas, punveis na forma do Cdigo Penal, aquelas tipificadas em seus arts. 9. e 35, alneas c e d (art. 61).

Art. 27. Constitui crime punvel com pena de recluso de 2 (dois) a 5 (cinco) anos a violao do disposto nos arts. 2, 3, 17 e 18 desta lei 1 considerado crime punvel com a pena de recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos a violao do disposto no artigo 1 e seus pargrafos 4, 8 e suas alneas a, b, e c, 10 e suas alneas a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, l, e m, e 14 e seu 3 desta lei. 2 Incorre na pena prevista no caput deste artigo quem provocar, pelo uso direto ou indireto de agrotxicos ou de qualquer outra substncia qumica, o perecimento de espcimes da fauna ictiolgica existente em rios, lagos, audes, lagoas, baas ou mar territorial brasileiro. 3 Incide na pena prevista no 1 deste artigo quem praticar pesca predadria, usando instrumento proibico, explosivo, erva ou sustncia qumica de qualquer natureza. 5

A Lei 6.453, de 17 de outubro de 1977 previu, em seus arts. 19 a 27, figuras penais por atos relacionados com atividades nucleares. Tambm a lei sobre parcelamento do solo urbano, Lei 6.766, de 19 de dezembro de 1979, insere no mundo jurdico figuras penais atravs de seus arts. 50 a 52. Em 18 de dezembro de 1987 foi instituda a Lei 7.643, que probe a pesca e o molestamento de cetceos nas guas brasileiras, cominando, em seu art. 2., pena ao infrator. A Lei 7.679, de 23 de novembro de 1988, que dispe sobre a proibio da pesca em perodo de reproduo, taxou de criminosas as figuras previstas em seu art. 1., inciso IV, alneas a e b e expressamente revogou o 4 e suas alneas, do art. 27 da Lei n 5.197, de 3 de janeiro de 1967, alterada pela Lei n 7.653, de 12 de fevereiro de 1988. Em 11 de julho de 1989 editou-se a Lei 7.802, que Dispe sobre a pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao, a propaganda comercial, a utilizao, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins. Prev, em seus arts. 15 e 16, crimes pelo uso inadequado de agrotxicos. A Lei 7.804, de 18 de julho de 1989, deu nova redao ao art. 15 e seus da Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, criando figura de crime pela prtica de poluio (art. 1., VIII). A Lei 8.974, de 05 de janeiro de 1995, que, dentre outras coisas, Regulamenta os incisos II e V do 1 do art. 225 da Constituio Federal, estabelece normas para o uso das tcnicas de engenharia gentica e liberao no meio ambiente de organismos geneticamente modificados, previa, no art. 13 e seus incisos, alneas e pargrafos, uma srie de crimes oriundos das conseqncias do manuseio indevido de material gentico. Essa lei foi revogada, juntamente com outras normas legais pertinentes manipulao gentica, pela Lei 11.105, de 24 de maro de 2005, que passou a prever os crimes respectivos em seu Captulo VIII, arts. 24 a 29. 6

Por fim, decidiu o legislador regulamentar toda a questo criminal dos delitos contra o meio ambiente, o que fez atravs da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. No que pese a boa inteno, falhou em aspectos relevantes. Por no regular a matria completamente, permitiu em alguns casos a vigncia paralela de vrios dispositivos legais similares, como se ver adiante. Ademais, abriu campo controvertido a uma srie de debates jurdicos sobre temas que ali so tratados, dada precria habilidade tcnica de redao e de embasamento doutrinrio.

3. Introduo Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. O projeto, oriundo do poder executivo, tinha, originalmente, a inteno de sistematizar as punies administrativas e unificar o valor das multas. Amplo debate no Congresso Nacional conduziu seus destinos para uma tentativa de consolidar a legislao ambiental no que se referia questo penal7. Note-se que a inteno do legislador era, efetivamente, a de reunir toda punio penal e administrativa da rea federal em um nico dispositivo de lei, que consolidasse toda a legislao anterior em apenas um diploma. Concentraria, com isso, o foco da matria em uma nica norma aglutinadora para que ao tcnico em direito se permitisse viabilizar a manipulao dos tipos penais de um s flego e aos administradores federais a aplicao das punies administrativas atravs de regulamentao nica que tornassem efetivos os atos de impedimento das medidas detratoras ao ambiente, de coero do infrator, bem como da respectiva punio. Essa regulamentao veio atravs do Decreto 3.179, de 21 de setembro de 1999, que especifica as sanes aplicveis s condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Infelizmente, no que pese a boa inteno legislativa, faltou sensibilidade necessria ao legislador para cumprir com fidelidade o esprito com que se pretendeu insuflar o corpo da norma legal. Apesar disso, a vantagem da norma est em promover uma maior sistematizao, focando os aspectos criminais, na maioria,

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Malheiros Editores, 2004, 12. edio; pg. 658.

em apenas um texto legal8. Tratando-se de norma especfica sobre crimes ambientais, revogou expressa ou tacitamente a maior parte dos dispositivos penais lanados em leis esparsas, j que dispositivos destas somente tm aplicao quando da omisso de disposies expressas naquela, regulando a matria, pois a norma especial afasta a geral se se tratar da mesma matria e se for conflitante9 Segundo oportuna relao de dispositivos legais vigorantes apontada por SIRVINSKAS10, das inmeras contravenes anteriormente inseridas no Cdigo Florestal (Lei 4.771/65, art. 26 e alneas), remanesceram vigentes apenas aquelas previstas no art. 26, alneas e, j, l e m11. Tm ainda aplicao paralela Lei dos Crimes Ambientais, por se relacionar matria, as contravenes previstas na Lei das Contravenes Penais em seus artigos 31, 37, 38, 42 e 64. Do Cdigo Penal restaram aplicveis subsidiariamente s ofensas ao meio ambiente, os artigos 163, 164, 250, 251, 252, 253, 254 256, 270 e 271. Os arts. 1. e 2. da Lei 7.643 de 18 de dezembro de 1987, proibindo a e instituindo punio penal para a pesca ou qualquer forma de molestamento intencional de cetceos nas guas brasileiras, tambm subsistiram LCA. No que se refere s atividades nucleares persistem os tipos penais relacionados nos arts. 23, 26 e 27 da Lei 6.453 de 17 de outubro de 1977. Continuam aplicveis as penalidades previstas nos arts. 50 a 52 da Lei 6.766 de 19 de dezembro de 1979, Lei do Parcelamento do Solo Urbano. Vigente, naturalmente, por ser ulterior Lei dos Crimes Ambientais, os dispositivos penais inseridos nos arts. 24 a 29 da Lei 11.105, de 24 de maro de 2005, que dispe sobre a poltica nacional de biossegurana.

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Editora Lmen Juris, 2004, 7. edio; pg. 896.
9

SIRVINSKAS, Luiz Paulo. Tutela Penal do Meio Ambiente. So Paulo: Saraiva, 2004, 3. edio; pg. 235. Op. cit, pgs. 236/304

10

11

Relembrando que, conforme anota SIRVINSKAS, op. cit., pg. 236, Luiz Regis Prado (Crimes contra o ambiente, cit., p. 212) e rika Mendes de Carvalho (Tutela Penal, cit. p. 155) sustentam que a alnea j do art. 26 da Lei 4.771/65 teria sido revogada pelo art. 68 da Lei dos Crimes Ambietnais.

4. Evoluo das penas na histria. Segundo se v do relato histrico da existncia humana conhecida, os primeiros sistemas penais eram violentos e desumanos. Presume-se que as primeiras penas utilizadas pela sociedade, para punir o eventual infrator fossem de morte, nos casos mais severos, violncias fsicas, expulso da comunidade e escrnio. Acompanhando a evoluo das penas pelos perodos histricos da humanidade, tem-se 5 perodos12: perodo primitivo, caracterizado por um componente mstico, que indicava a ligao entre o grupo social e divindades desconhecidas. A infrao social era uma ofensa s deidades e a punio, muitas vezes atravs de sacrifcios rituais, ou expulses, era uma maneira de aplacar a ira divina dirigida ao grupo pela ofensa de um indivduo. Era uma represso de natureza coletiva. A evoluo das relaes humanas, no entanto, com a formao de cls unidos por fortes vnculos consanguneos, terminaram por encaminhar as punies para a vingana privada ou a composio. O segundo perodo, chamado de perodo antigo, foi marcado pelo nascimento das primeiras civilizaes e pela criao da figura de um soberano que representava, ou dominava, a coletividade e em seu nome, aplicava sanes aos infratores. Da surgiu a pena de talio: o indivduo recebia de volta o mesmo agravo que cometera a outro. Esse foi o incio do processo de gradao da pena, com sano equivalente gravidade do delito. Esse processo punitivo evoluiu para a pena de priso, com a idia de segregar indivduos que demonstrassem colocar em risco a ordem social. Atribui-se o aprimoramento desse sistema penitencirio igreja, que segregava aqueles que violassem preceitos religiosos para que, atravs de penitncias e oraes, em cela prisional, pudessem se arrepender do mal cometido, acabando por servir de modelo ao sistema prisional da atualidade.
12

MACHADO, Breno Fontenele. O Papel das Penas Alternativas no Processo de Ressocializao do Apenado na Comarca de Fortaleza. Universo Jurdico, Juiz de Fora, ano XI, 05 de ago. de 2005. Disponivel em: http://uj.novaprolink.com.br.

O perodo seguinte, terceiro da lista enumerada, foi o medieval, ainda sujeito influncia da igreja nas formas punitivas. Foi um perodo marcado por crueldades e injustias, onde as classes dominantes se isentavam de punies e as dominadas eram subjugadas de maneira cruel e injusta. Essa crise de comportamento punitivo abriu campo para a evoluo do mpeto punitivo, j que o sistema despertava um forte sentimento de revolta, combustvel para revolues e para o nascimento de novos pensadores. Com isso, o pensamento jurdico criminal evoluiu para os primrdios das filosofias de ressocializao dos infratores, a despeito de a pena continuar tendo sua funo punitiva e retributiva. Adiante, temos o perodo moderno, com as filosofias penais imbudas de idias iluministas, com a valorizao do direito de liberdade do indivduo e a quebra do poder opressor todo poderoso das classes dominantes sobre as dominadas. Foi nesse perodo, em meados do sculo XVIII, que o direito penal foi evolucionado por uma forte corrente doutrinria contra a aplicao de penas de castigo corporal, trabalho forado e de morte. tambm desse perodo, o surgimento do movimento cientfico, que preocupava com o estudo do fenmeno da delinqncia e as causas a ele inerentes. A pena passou a ser enfocada como um instrumento preventivo e ressocializador, destinado defesa do grupo social e reeducao do infrator. Do movimento cientfico, surgiu a disciplina da Criminologia. O ltimo dos perodos evolutivos da pena o perodo contemporneo, vivido nos dias de hoje, com posio mais liberal e com um ideal de recuperao do criminoso, que deve ser preparado para retornar ao convvio social, sem representar risco coletividade. A pena de priso deixa de ser o objetivo principal do sistema de repreenso, substituda por penas que, ao invs de se configurar punio e segregao, permitam a reeducao do infrator. Assim, pretende-se que o encarceramento seja aplicado apenas em casos excepcionais, de necessidade extrema, enquanto a maioria dos mtodos punitivos direcionada para penas que permitam a reincluso social do delinqente. pena e do processo mediante condies etc. Surgem, nesse passo, as formas penais alternativas, como penas restritivas de direito, pecunirias, a suspenso da

10

A idia matriz a de que o Direito Penal deve passar por um processo de descriminalizao e/ou despenalizao das condutas hoje incriminadas, mas que no representam uma ofensa mais grave aos bens jurdicos considerados fundamentais. O excesso de tipologias penais no tem carter preventivo, posto que os delinqentes no se eximem de cometer delitos que tm penas severas.13

5. Evoluo das penas no Brasil. Ainda perseguindo o mesmo filo da histria evolutiva das penas14, v-se que o Brasil foi marcado por trs perodos distintos: perodo colonial, perodo imperial e perodo republicano, com caractersticas distintas. No perodo colonial, os portugueses, colonizadores, trouxeram seu ordenamento jurdico, desconsiderando os sistemas tpicos dos ndios, populao tradicional que ocupava a terra. Para esta, inexistiam regras escritas, mas costumes, transmitidos ritual e oralmente e de forte contedo mstico, com a predominncia de atos de vingana privada e de penas corporais de diversos matizes. Foram aplicadas, mas com pouca eficcia, as Ordenaes Afonsinas e as Ordenaes Manuelinas. Sobrevieram, aps, as Ordenaes Filipinas, estas sim, de ampla aplicao na colnia at 1830. Nelas existia seo especial de direito penal, com previso de punies a quem infringisse as normas ali estipuladas. Os objetivos dessas normas eram castigar o infrator e intimidar o meio social, desestimulando os indivduos s prticas criminosas. Em geral, as penas eram cruis e violentas, predominando a de morte e a de castigo corporal. Com a independncia do pas inicia-se uma nova fase legislativa, conhecida por perodo imperial. A independncia trouxe a necessidade de buscar-se um novo ordenamento jurdico, pelo que o imperador D. Pedro I, por lei, confirmou a vigncia das Ordenaes Filipinas, excetuando penas infamantes e castigos corporais, at que fosse criado um Cdigo especfico. Isso veio a ocorrer em 1830, quando foi editado o primeiro Cdigo Criminal do pas, estipulando as condutas
13

Idem. Idem.

14

11

punveis e as penas que correspondiam s infraes penais. Esse primeiro cdigo penal trouxe a influncia dos cdigos italiano e francs e da Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, imbuda dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. As penas previstas eram de morte por enforcamento, priso com trabalho, priso simples, banimento, multas etc. A aplicao do direito penal, no entanto, privilegiava a aristocracia rural e penalizava com crueldade a classe pobre, principalmente os escravos. Era discriminatria e instrumento de segregao social. O perodo republicano, com a proclamao da Repblica em 1889, trouxe a necessidade de substituio do sistema jurdico penal vigente. Com isso, j no incio do perodo, em 1890, foram institudas novas regras, atravs do Cdigo Penal de 1890, estabelecendo a punio prisional como principal forma de se apenar o infrator, filosofia que permanece ainda em nossos dias. Houve, tambm, a previso de penas de interdio, suspenso e perda de funo pblica, assim como de multa. Representou um grande avano na evoluo legislativa criminal por banir penas desumanas como a pena de morte e a de castigos corporais. Em 1940 foi editado um novo Cdigo Penal, vigente at os dias de hoje, no que pesem as diversas modificaes e transformaes por que passou atravs de leis penais posteriores, merecendo destaque a Lei 7.209, de 11 de julho de 1984, que alterou toda a parte geral do cdigo, desde o artigo 1. at o art. 120. Esta lei representou avano enorme no sistema penal brasileiro, principalmente quando permitiu a adoo de penas restritivas de direitos em substituio pena privativa de liberdade de curta durao.

6. Das penas vigentes na legislao brasileira. Nos moldes da Carta Poltica brasileira, conforme previsto em seu art. 5., XLVI, admite-se no territrio nacional, as seguintes penas: privativa de liberdade, restritiva de liberdade, perda de bens, multa, prestao social alternativa e suspenso ou interdio de direitos. O dispositivo constitucional foi regulamentado 12

pela Lei 9.714, de 25 de novembro de 1998, que alterou o Cdigo Penal em seus artigos 43, 44, 45, 46, 47, 55 e 77. J anteriormente, a Lei 7.209, de 11 de julho de 1984, dera nova redao ao art. 32 do Cdigo Penal, acolhendo, sem maiores dificuldades, as alteraes subseqentes que foram ditadas pela nova ordem constitucional. Assim, nos termos do art. 32, as penas no sistema penal brasileiro passaram a ser: privativas de liberdade, restritivas de direitos e multas. As privativas de liberdade podem ser de recluso ou deteno, com suas caractersticas previstas nos artigos 33 a 42. As penas restritivas de direitos so: prestao pecuniria, perda de bens e valores, prestao de servio comunidade ou a entidades pblicas, interdio temporria de direitos e limitao de fim de semana (art. 43). As penas restritivas de direito, em casos excepcionais e nos delitos de menor porte, passaram a ter o condo de substituir as privativas de liberdade (arts. 44 a 48). A pena de multa est prevista nos arts. 49 a 52. Note-se que a ordem constitucional acatou, excepcionalmente, a pena de morte, em caso de crime previsto no Cdigo Penal Militar, para tempo de guerra declarada (art. 5., XLVII, a). Mesmo prevendo sanes penais em seu prprio bojo, e concedendo o direito de a Unio legislar amplamente sobre matria penal (art. 22, I), a Constituio da Repblica entendeu por bem impedir as penas atentatrias dignidade da pessoa humana (art. 5., XLVII), devendo a pena, ao ser imposta, observar os pressupostos constitucionais que orientam o direito penal15. Na Lei das Contravenes Penais tm-se apenas dois tipos de penas, quais sejam de priso simples e de multa. Nesse ponto, interessante realar que o legislador ptrio previu dois tipos de infrao penal, que so o crime e a contraveno. Em tese, tem-se que o primeiro se direciona a infraes penais de natureza mais grave, a que a lei comina penas de recluso ou deteno; o segundo, a condutas menos gravosas, sujeitando o agente a sanes de menor monta, como priso simples ou multa. Com os processos evolutivos das normas de punio criminal, onde se privilegia atualmente a recuperao do infrator e sua
15

FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2001, 2. edio; pgs. 296/7.

13

ressocializao, dando-se preferncia aplicao das penas alternativas, tem-se que em verdade a diferena entre crime e contraveno depende apenas de a lei definir uma conduta delitiva como crime ou como contraveno16. Importante mencionar-se, ainda, pela importncia relevante que tm sobre a aplicao e a execuo das penas, as inovaes trazidas pela Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995, conhecida como Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais. Objetivando dar maior celeridade soluo das infraes de menor potencial ofensivo, nos casos em que a lei comine pena mxima no superior a 01 (um) ano (art. 61), o legislador previu a substituio da pena privativa de liberdade por uma pena restritiva de direitos ou multa. Esse regime penal geral tem aplicao aos crimes e contravenes cometidos contra o meio ambiente, ressalvando-se que, em caso de penas pecunirias, aplicam-se aquelas dos diplomas especiais, se forem estabelecidas de modo diverso (art. 12 do CP)17.

7. Das sanes aplicveis aos delitos ambientais. A importncia de se adequar as punies legais, de mbito penal, s necessidades que surgem em face das ofensas cometidas contra o ambiente trouxe inovaes legislativas quanto s penas tradicionais, bem como fez com que se procedessem a adequaes de outras normas punitivas, conforme se pode vislumbrar da Lei 9.605/98, Lei dos Crimes Ambientais. Inicialmente, importante que se observe que, cumprindo mandamento constitucional que permite a punio penal da pessoa jurdica por crimes ambientais, a Lei 9.605/98 acatou essa possibilidade atravs do art. 3.. Tal inovao legislativa observa os modernos anseios sociais frente necessidade de se preservar o ambiente contra a ganncia avassaladora de empresas inescrupulosas, que muitas
16

SILVA, Jos Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo Malheiros Editores, 2004, 5 edio; pgs. 304/305.
17

Idem, pg. 62.

14

vezes escondem seus verdadeiros proprietrios sombra de pessoas fsicas de difcil ou de ineficaz punio. No entanto, essa figura jurdica gerou e continua gerando controvrsias das mais variadas amplitudes, desde a defesa da adoo plena e irrestrita do dispositivo legal at a argumentao de que o prprio art. 225, 3. da CRFB, ao permitir a penalizao criminal da pessoa jurdica, conflitou com seus prprios princpios ptreos e imutveis, insertos em diversos incisos do art. 5., tornando-se, por isso, o prprio preceito constitucional, invlido por inconstitucionalidade. Feitas tais consideraes, em preliminar, constata-se que, em dispositivo especfico, a Carta Magna previu que as atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitam os infratores, sejam eles pessoas naturais ou jurdicas, a sanes penais, conjuntamente com punies administrativas e com ressalva da obrigao de reparar os danos causados (art. 225, 3.). Criou-se, como se v, figura penal peculiar ao direito ambiental, de punio pessoa jurdica. Tal direcionamento constitucional foi regulamentado pelo art. 3. da Lei 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. de se mencionar, ainda, que, pelos artigos 15 a 17, a Lei 8.884, de 11 de junho de 1994, anterior, portanto Lei dos Crimes Ambientais, j possibilitava apenarem-se criminalmente as pessoas jurdicas nos crimes de infrao da ordem econmica, buscando sustentao no art. 173, 5., da Constituio da Repblica, combinado com o art. 170, VI, e com o prprio art. 225, 3.. O direito penal deve preocupar-se com as condutas que represente um perigo real e potencial para a humanidade, sejam elas perpetradas por pessoas fsicas ou jurdicas, solidariamente ou no..., reservando-se ao direito administrativo, as sanes que resultem de um mero desconhecimento ao disposto pela autoridade competente em matria de meio ambiente 18. A questo da responsabilidade penal das pessoas jurdicas em matria de infraes contra o meio ambiente ainda tormentosa, tumultuada, confusa e no
18

Idem, pg. 68.

15

pacfica entre os doutrinadores e penalistas ptrios. A definio, naturalmente, deve ficar a cargo do judicirio que, ao apreciar as diversas correntes de pensamento pro e contra, firmar jurisprudncia consistente, fechando a questo. Por ora, bom que se lembre que existem alguns julgamentos pioneiros expressivos a favor da tese que entende serem cabveis as punies penais previstas na Lei dos Crimes Ambientais contra a pessoa jurdica, citando aqui julgamento recente do Egr. Superior Tribunal Federal, por sua Quinta Turma, ao decidir processo instaurado pelo Ministrio Pblico de Santa Catarina contra Auto Posto 1270 (julgamento em junho de 2005, RESP 564960)19. Para a elaborao deste trabalho parte-se, portanto, do pressuposto que a insero no corpo da Carta Magna de dispositivo especfico prevendo a possibilidade de punio criminal da pessoa jurdica, e sua regulamentao em lei especfica, torne absolutamente legtima a figura penal. A aplicao da pena na Lei dos Crimes Ambientais, Lei 9605/98, est inserida no Captulo II, artigos 6. e seguintes. O artigo em foco d os critrios para fixao da pena, que devero ser observados pelo juiz (aqui incorretamente denominado de autoridade competente, j que a nica autoridade competente para aplicar sanes penais o juiz), em face de: I- a gravidade do fato, tendo em vista os motivos da infrao e suas conseqncias para a sade pblica e para o meio ambiente; II- os antecedentes do infrator quanto ao cumprimento da legislao de interesse ambiental; III- a situao econmica do infrator, no caso de multa. Os critrios apresentados pela LCA so insuficientes, sendo mister que o juiz se socorra do art. 59, caput, do Cdigo Penal20 21, sob pena de se sentir tolhido

19

AMARAL, Regina Clia. possvel a responsabilidade penal de pessoa jurdica por dano ambiental.

20

MILAR, dis e COSTA JNIOR, Paulo Jos da. Direito Penal Ambiental Comentrios Lei 9005/98. Campinas: Millenium Editora, 2002; pg. 45.
21

Art. 59 O juiz, atendendo culpabilidade, aos antecedentes, conduta social, personalidade do agente, aos motivos, s circunstncias e conseqncias do crime, bem como ao comportamento da vtima, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime.

16

ou desamparado em sua misso de fixar a extenso da pena. Essa aplicao subsidiria se justifica por fora do art. 79 da Lei 9605/9822 Dada peculiaridade de se punir distintamente as pessoas fsicas e as pessoas jurdicas, ainda que ambas possam responder, na maioria das vezes, pelo mesmo crime, o legislador adotou a tcnica de dividir e distinguir as modalidades punitivas aplicveis a uma e outra. Assim, so penas aplicveis s pessoas fsicas: a) privativas de liberdade, pela prtica dos delitos previstos entre o art. 29 e o art. 69. Observe-se que a pena privativa de liberdade na Lei dos Crimes Ambientais, no que pese a configurao legal inserta nos artigos supramencionados, de aplicao excepcional, considerando-se que, em sua maioria, sempre poder ser substituda por pena restritiva de direito, garantida por fora do art. 7. que, grosso modo, praticamente permite a substituio em todas as figuras penais contidas na lei. Apenas em trs delitos, aqueles previstos nos artigos 35, 40 e 54, 2., as penas superam os quatro anos, marco de tempo para a substituio das penas, independentemente dos fatores que a qualifiquem. Alm do mais, a substituio garantida para os crimes culposos e pode ser concedida pelo julgador quando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e as circunstncias do crime indicarem que a substituio seja suficiente para efeitos de reprovao e preveno do crime. Portanto, somente em excepcionais e rarssimos casos poder o indivduo sofrer, como punio, a privao de sua liberdade. b)- restritivas de direito.

22

Art. 79 Aplicam-se subsidiariamente a esta Lei as disposies do Cdigo Penal e do Cdigo de Processo Penal.

17

Esto previstas entre os artigos 7. e 13 da Lei e, na forma do art. 8., podem ser: I- prestao de servios comunidade; II- interdio temporria de direitos; III- suspenso parcial ou total de atividades; IV- prestao pecuniria; e Vrecolhimento domiciliar. Inexiste uma escala indicativa de preferncia de uma pena sobre a outra, mas, pela simplicidade e economia, a prestao de servios comunidade, ao lado da prestao pecuniria, se apresentam como as mais indicadas23. A prestao de servios comunidade consiste na atribuio ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins pblicos e unidades de conservao, e, no caso de dano da coisa particular, pblica ou tombada, na restaurao desta, se possvel (art. 9.). As penas de interdio temporria de direito so a proibio de o condenado contratar com o Poder Pblico, de receber incentivos fiscais ou quaisquer outros benefcios, bem como de participar de licitaes, pelo prazo de 5 (cinco) anos, no caso de crimes dolosos, e de 3 (trs) anos, no de crimes culposos (art. 10). A suspenso de atividades ser aplicada quando estas no estiverem obedecendo s prescries legais (art. 11). A prestao pecuniria consiste no pagamento em dinheiro vtima ou entidade pblica ou privada com fim social, de importncia, fixada pelo juiz, no inferior a 1 (um) salrio mnimo nem superior a 360 (trezentos e sessenta) salrios mnimos. O valor pago ser deduzido do montante de eventual reparao civil a que for condenado o infrator (art. 12). O recolhimento domiciliar baseia-se na autodisciplina e senso de responsabilidade do condenado, que dever, sem vigilncia, trabalhar, freqentar curso ou exercer atividade autorizada, permanecendo recolhido nos dias e horrios de folga em residncia ou em qualquer local destinado a sua moradia habitual, conforme estabelecido na sentena condenatria (art. 13).
23

SZNICK, Valdir. Direito Penal Ambiental. So Paulo: cone Editora, 2001; pg. 132.

18

c) Multa A pessoa fsica poder, ainda, sofrer a punio atravs da aplicao de multa que, conforme prev o art. 18 da Lei, ser calculada segundo os critrios do Cdigo Penal; se revelar ineficaz, ainda que aplicada no valor mximo, poder ser aumentada at 3 (trs) vezes tendo em vista o valor da vantagem econmica auferida. J as pessoas jurdicas podem sofrer, isolada, cumulativa ou

alternativamente, as seguintes penas, nos moldes do art. 21 da LCA: I- multa; IIrestritivas de direitos; III- prestao de servios comunidade. a)- multa: As regras para a aplicao da pena de multa so as mesmas pertinentes pessoa fsica, inexistindo outro dispositivo a respeito a no ser o j citado art. 18. b)- restritivas de direitos: Para as pessoas jurdicas, as penas restritivas de direito so Isuspenso parcial ou total de atividades; IIinterdio temporria de estabelecimento, obra ou atividade; III- proibio de contratar com o Poder Pblico, bem como dele obter subsdios, subvenes ou doaes (art. 22). A suspenso de atividades ser aplicada quando estas no estiverem obedecendo s disposies legais ou regulamentares, relativas proteo do meio ambiente (art. 22, 1.). A interdio ser aplicada quando o estabelecimento, obra ou atividade estiver funcionando sem a devida autorizao ou em desacordo com a concedida, ou com violao de disposio legal ou regulamentar ( 2.).

19

A proibio de contratar com o Poder Pblico e dele obter subsdios, subvenes ou doaes no poder exceder o prazo de 10 (dez) anos ( 3.). c)- prestao de servios comunidade: Nos termos do art. 23, a prestao de servios comunidade, pela pessoa jurdica, consistir em: I- custeio de programas e de projetos ambientais; IIexecuo de obras de recuperao de reas degradadas, III- manuteno de espaos pblicos; IV- contribuies a entidades ambientais ou culturais pblicas. d)- perda de bens e valores: Conforme previso do art. 24, se a pessoa jurdica tiver sido constituda ou utilizada com finalidades preponderantes de encobrir, facilitar ou permitir a prtica de atos considerados criminosos pela Lei, ter decretada sua liquidao forada e seu patrimnio ser considerado como instrumento de crime e, nesse caso, perdido a favor do Fundo Penitencirio Nacional. A redao desse dispositivo, como em grande parte da norma, vem causando controvrsias acirradas, alm de no deixar clara a maneira pela qual tal forma de punio ser executada, o que, naturalmente, dificulta a utilizao do preceito legal como mecanismo de proteo dos bens ambientais. Independentemente de o sujeito ativo do crime ser uma pessoa jurdica ou uma pessoa fsica, desde que seja verificada a infrao e constatada a ocorrncia do crime, seus produtos e instrumentos sero apreendidos, na forma disposta no art. 25. Em seus 1. a 4., a lei torna clara a destinao que ser dada aos produtos ou instrumentos apreendidos, sendo natural que o infrator perca a propriedade sobre eles. Os crimes ambientais de menor potencial ofensivo podero ser processados perante o Juizado Especial de Pequenas Causas, nos moldes dos arts. 27 e 28 da Lei 9.605/98.

20

H de se observar, entretanto, que a aplicao da pena restritiva de direito, ou da multa, somente ser possvel quando o degradador componha previamente o dano ambiental, salvo em caso de absoluta impossibilidade. Da mesma forma, a aplicao do disposto no art. 89 da Lei 9.099/95 sofrer as seguintes modificaes: a declarao de extino de punibilidade depender de laudo de constatao de reparao do dado ambiental, salvo absoluta impossibilidade de faz-lo, e na hiptese de o laudo de constatao comprovar que a reparao no foi completa, o prazo de suspenso do processo ser prorrogado ao mximo, com acrscimo de um ano, mas suspendendo-se o prazo prescricional.

8 . Concluso. A responsabilidade criminal do degradador tornou-se uma necessidade premente e imperiosa. O processo evolutivo do Direito, face emergncia de se preocupar com a sobrevivncia da espcie e dos demais seres vivos e naturais do planeta, culminou com a indispensvel penalizao do degradador ambiental. Em todos os pases, ao redor do planeta, legislaes especficas foram e esto sendo desenvolvidas, visando coibir as aes danosas ao ambiente e punir as ocorrncias impossveis de serem prevenidas. A despeito de toda a legislao apontar para a educao ambiental do infrator, a sano, como medida punitiva, paralela s medidas educativas, cada vez mais se torna necessria e cabvel, at porque carrega em si mesma a sensibilizao adequada e necessria correta educao. Na esteira do processo evolutivo da legislao penal ambiental, o legislador ptrio tem desenvolvido um sistema de normas cada vez mais abrangente, vindo a culminar na edio da Lei 9.605/98. A despeito das inmeras crticas merecidas que recebe, vem confirmar o impulso de se codificar a matria, aprimorando os mecanismos tanto de avaliao do delito, como de uma eficaz instruo criminal e aplicao justa de uma pena que, sobretudo, dever ter como finalidade a sensibilizao do infrator para que, consciente, desperte para a necessidade de preservar o ambiente, como medida necessria sobrevivncia da prpria espcie humana.

21

Como visto, no mbito dos delitos ambientais, a penalizao em sua quase totalidade se d atravs de penas alternativas s punies prisionais. O caminho trilhado pelo legislador ptrio conduz possibilidade de melhor proteger o ambiente, restaurando os danos e apenando o infrator com medidas educativas e no apenas punitivas. Resta Justia consolidar esse processo em fato concreto e eficiente.

9. Referncias bibliogrficas: AMARAL, Regina Clia. possvel a responsabilidade penal de pessoa jurdica por dano ambiental. Pesquisado em http://www.stj.gov.br. Acesso em 05-09-2005. ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. Rio de Janeiro: Editora Lmen Juris, 2004, 7. edio. DE ARAJO, Suely M. V. G. Apreenso e Confisco do Produto e do Instrumento do Crime Ambiental. Setembro 2000. Nota tcnica da Cmara dos Deputados. Pesquisado em www.camara.gov.br/internet/ diretoria/conleg/notas/008865.pdf . Acesso em 05-09-2005. DOS 2002. FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Saraiva, 2001, 2. edio. MACHADO, Breno Fontenele. O papel das Penas Alternativas no Processo de ressocializao do apenado na Comarca de Fortaleza. Pesquisado em http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas. Acesso em 08 09 2005. MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. So Paulo: Malheiros Editores, 2004, 12. edio. 22 SANTOS, Celeste Leite. Crimes contra o Meio Ambiente

Responsabilidade e Sano Penal. So Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 3 ed.,

MILAR, dis e DA COSTA JNIOR, Paulo Jos. Direito Penal Ambiental Comentrios Lei 9005/98. Campinas: Millenium Editora, 2002. MUKAI, Toshio. Direito Ambiental Sistematizado. Rio-So Paulo: Forense Universitria, 2004, 4. edio. NUNES, Clayton Alfredo. Concurso de Crimes x Concurso de Penas Uma abordagem prtica. Ministrio da Justia. Pesquisado em www.mj.gov.br/Depen/pdf/ concurso_de_crimes.pdf. Acesso em 08-09-2005. PIERANGELI, Jos Henrique. Penas atribudas s pessoas jurdicas pela lei ambiental. Jus Navigandi, Teresina, a. 4, n. 39, fev. 2000. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1688>. Acesso em: 13 set. 2005. SILVA, Jos Afonso da. Direito Ambiental Constitucional. So Paulo Malheiros Editores, 2004, 5 edio. SIRVINSKAS, Luiz Paulo. Tutela Penal do Meio Ambiente. So Paulo: Saraiva, 2004, 3. edio. SZNICK, Valdir. Direito Penal Ambiental. So Paulo: cone Editora, 2001.

23

Вам также может понравиться