Вы находитесь на странице: 1из 11

EEP Escola de Engenharia de Piracicaba Engenharia Mecnica - Noturno

Eletrnica Industrial Relatrio 1

CAROLINA MARTURANO CARLOS HENRIQUE GERMANO FBIO ALEXANDRE NARDELLI FERNANDO ANTONIO FINI LUIZ ROBERTO DA SILVA LEME

1-OBJETIVO
O objetivo da presente experincia apresentar os circuitos integrados digitais e a maneira de projetar circuitos com operaes lgicas. Sero apresentados as portas lgicas e os blocos combinatrios bsicos. Alm disso, os testes implementados no decorrer desta, colaboram para que os conceitos fundamentais dos assuntos abordados sejam mais facilmente absorvidos. Em todos os testes sero utilizados circuitos integrados TTL, pois estes apresentam maior robustez a surtos de tenso e eletricidade esttica. A famlia TTL est disponvel no mercado desde a dcada de 60, em duas sries (comercial e militar), e ainda hoje so largamente utilizadas.

Piracicaba, Maro 2010

2-INTRODUO
As portas lgicas so os componentes bsicos da eletrnica digital. Elas so usadas para criar circuitos digitais e at mesmo circuitos integrados complexos. Por exemplo, circuitos integrados complexos podem ser um circuito digital completo pronto para serem usados : processadores e microcontroladores so os melhores exemplos, mas internamente estes circuitos integrados foram projetados usando vrias portas lgicas. Em eletrnica digital apenas dois nmeros so permitidos, 0 e 1. Zero representa tenso de 0 V, enquanto que 1 representa uma tenso de 5 V ou de 3,3 V, no caso de circuitos integrados mais novos. Podemos pensar nos nmeros 0 e 1 como uma lmpada sendo acesa ou apagada quando voc liga ou desliga o seu interruptor. Uma letra, tambm conhecida como varivel, representa um nmero binrio. Assim, A pode ser 0 ou 1. Se A estiver conectado a um interruptor, A ser 0 quando o interruptor estiver desligado e 1 quando o interruptor estiver ligado. Um trao sobre o nome da varivel significa que o seu valor deve ser invertido. Por exemplo, se A = 0, /A ser 1, e se A = 1, /A ser 0. Em processadores de texto, pela dificuldade em se desenhar uma linha sobre uma letra, substitumos o trao sobre a varivel por uma barra. O comportamento das portas lgicas conhecido pela tabela verdade.

Piracicaba, Maro 2010

Figura 1- Tabela simbologia de Portas Lgicas e suas respectivas Tabelas Verdade

Piracicaba, Maro 2010

3-DESCRIO DA PRTICA
Neste experimento, iremos efetuar as seguintes atividades: Medir a tenso de alimentao da fonte +5V fixo. Testar o jogo de chaves. Para cada C.I.: Gerar todas as combinaes das variveis de entrada; Medir as sadas para todas as combinaes geradas; Montar a tabela verdade; Reconhecer a funo lgica equivalente.

3.1-MATERIAIS E EQUIPAMENTOS Fonte de Alimentao; Conjunto de Chaves liga / desliga; Cabos de Ligao; Circuito Integrado n 7400; Circuito Integrado n 7402; Circuito Integrado n 7404; Circuito Integrado n 7408; Circuito Integrado n 7410; Circuito Integrado n 7432; Multmetro Digital.

Piracicaba, Maro 2010

4- APRESENTAO E ANLISE DE REULTADOS


Primeiramente, medimos a tenso na fonte DC +5V fixo, em seguida, testamos o jogo de chaves e para cada CI, montamos os esquemas conforme as ilustraes abaixo: Esquema 1 Fonte DC, placa de chaves e CI 7400 com a Funo NAND, conforme a Figura 2, obtivemos os seguintes resultados na tabela verdade e a tenso medida foi de 3,56V em todas as combinaes geradas.

Figura 2- Ilustrao esquema 1

Esquema 2 - Fonte DC, placa de chaves e CI 7402 com a Funo NOR, conforme a Figura 3 obtivemos os seguintes resultados na tabela verdade e a tenso medida foi de 3,65V em todas as combinaes geradas.

Piracicaba, Maro 2010

Figura 3- Ilustrao esquema 2

Esquema 3 - Fonte DC, placa de chaves e CI 7404 com a Funo NOT, conforme a Figura 4 obtivemos os seguintes resultados na tabela verdade e a tenso medida foi de 3,4V em todas as combinaes geradas.

Figura 4 Ilustrao esquema 3

Piracicaba, Maro 2010

Esquema 4 - Fonte DC, placa de chaves e CI 7408 com a Funo AND, conforme a Figura 5 obtivemos os seguintes resultados na tabela verdade e a tenso medida foi de 3,45V em todas as combinaes geradas.

Figura 5 Ilustrao esquema 4 Esquema 5 - Fonte DC, placa de chaves e CI 7410 com a Funo NAND, conforme a Figura 6 obtivemos os seguintes resultados na tabela verdade e a tenso medida foi de 3,58V em todas as combinaes geradas.

Figura 6 Ilustrao esquema 5

Piracicaba, Maro 2010

Esquema 6 - Fonte DC, placa de chaves e CI 7432 com a Funo OR, conforme a Figura 7 obtivemos os seguintes resultados na tabela verdade e a tenso medida foi de 3,95V em todas as combinaes geradas.

Figura 7 Ilustrao esquema 6

Piracicaba, Maro 2010

5-CONCLUSO
Analisando os resultados obtidos nas tabelas verdade de cada de cada CI com suas determinadas Funes, conclumos que existe equivalncia entre os circuitos apresentados.

Piracicaba, Maro 2010

10

6-Bibliografia
Bignell, James W, Eletrnica Digital, ed McGraw-Hill do Brasil. Ltda,1995 http://pt.wikipedia.org/wiki/Porta_l%C3%B3gica http://www.ee.pucrs.br/~decastro/pdf/ED_C1.pdf http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1139 Notas de aula do Laboratrio de Eletrnica, Professor Marcos Antonio Bergamaschi

Piracicaba, Maro 2010

11

Вам также может понравиться