Вы находитесь на странице: 1из 3

Escola Bsica ________________________

Nome: ___________________________________________________ n: ______ Turma: 9___ Prof: _________________ Classificao: ___________________


1. Actualmente, existem diversos processos designados por mtodos contraceptivos, que permitem o planeamento familiar. Estabelece a correspondncia entre a coluna I e a coluna II. Preenche nos espaos das letras A, B e C.
Coluna I A- Mtodos qumicos B- Mtodos hormonais C- Mtodos fsicos ou de barreira Coluna II 1- Plula 2- Preservativo 3- Espermicidas 4- Diafragma 5- Laqueao das trompas 6- Vasectomia 7 - DIU

Teste de Cincias Naturais - 9 Ano (200_/200_)

A- _______________

B- _______________C-_______________

2. Mtodos anticoncepcionais - % de mulheres que engravidam durante o primeiro ano de utilizao.


Mtodo Caracterizao % de mulheres que inesperadamente engravidam durante o 1 ano de utilizao Uso perfeito Uso c/ (1) esquecimento (2) 85% 85% 0% 0%

Nenhum Abstinncia absoluta Esterilizao cirrgica - Vasectomia

Ausncia de utilizao de um mtodo contraceptivo Ausncia absoluta da prtica de relaes sexuais

- Consiste na remoo de uma poro dos vasos deferentes. A produo de espermatozides continua nos testculos mas so fagocitados. D-se a produo normal de testosterona logo no afecta o apetite sexual. - Corte de uma poro das trompas de falpio de forma a que o ocito secundrio no possa passar para as trompas. - A plula ajusta os nveis hormonais, interferindo no desenvolvimento folicular ou na implantao do ovo no tero. - Um dispositivo intrauterino (DIU) um objecto feito de plstico, cobre ou ferro... que inserido na cavidade uterina que impede a implantao de um ovo fertilizado.

0,1 %

0,15%

- Laqueao das trompas de Falpio Mtodos hormonais - Contraceptivos orais Dispositivos intrauterinos

0,4%

0,4%

0,1%

3%

0,6%

0,8%

Espermicidas

Cremes e geleias injectados no fundo da vagina, no colo do tero que destroem os espermatozides. Este mtodo mais eficiente quando conjugado com o diafragma ou um preservativo.

6%

26%

Mtodos barreira -preservativo masculino - Cobertura de latex no porosa colocada sobre o pnis prevenindo que o esperma atinja o sistema reprodutor feminino. - membrana de borracha de forma concva que se adere s paredes da vagina, devendo ser usado em conjungao com um espermicida Abstinncia peridica Mtodo temperaturas Coitus interruptus das data da ovulao a temperatura da mulher baixa 5 dcimos e nesta data produzido um muco abundante claro e gelatinoso. A viglia destes sinais indicadora da prtica de uma abstinncia peridica. Remoo do pnis da vagina antes da ejaculao. Contudo a emisso de esperma antes da ejaculao um facto que contribui para a falha deste mtodo. 3% 14%

- Diafragma

6%

20%

2%

20%

4%

18%

Legenda 1- Falha do mtodo quando usado correcta e consistentemente. 2- Falhas quando os casais se esquecem de utilizar o mtodo.

2.1. Com base nos dados apresentados, comente a seguinte afirmao Nenhum mtodo anticoncepcional 100% eficaz, com excepo da abstinncia sexual.

2.2. Portugal um dos pases da EU com maior incidncia de mes adolescentes. Poder o problema social das mes adolescentes ser explicado por estas informaes? Como se poder combater este problema?

2.3. Qual o mtodo anticoncepcional que evita a transmisso da SIDA? Justifica a tua resposta.

3. Os rgos que constituem o sistema circulatrio, e os fluidos que nele circulam, estabelecem uma comunicao rpida e eficiente entre o meio externo e o meio interno dos seres vivos. Faz corresponder os elementos da coluna I s definies da coluna II. Coloca os nmeros nos espaos designados para o efeito.

Coluna I
A- sangue B- linfa intersticial C- corao D- artrias E- Veias F- capilares sanguneos 2- fluido que banha as clulas.

Coluna II
1- vasos sanguneos que transportam sangue na direco do corao . 3- vasos sanguneos de paredes finas onde ocorrem as trocas de substncias. 4- vasos sanguneos que transportam o sangue a partir do corao. 5- fluido que circula no interior dos vasos sanguneos. 6- rgo que fornece energia para a circulao

A-________________ B-________________ C-________________ D-________________ E________________ F-________________

4. Selecciona do seguinte conjunto de palavras, e coloca na sequncia correcta as que correspondem a: Ventrculo direito, aorta, pulmes, aurcula direita, aurcula esquerda, veias cavas, veias pulmonares, ventrculo esquerdo, tecidos(clulas), artria pulmonar. 4.1. Circulao sistmica.

4.2. Circulao pulmonar.

4.3. Que lado do corao apresenta parede do miocrdio com maior espessura? Justifica.

4.4. Refere as trs fases do ciclo cardaco.

Вам также может понравиться