Вы находитесь на странице: 1из 10

BALSTICA FORENSE

ESTUDA AS ARMAS DE FOGO, MUNIES, OS FENMENOS E OS EFEITOS DOS DISPAROS, COM O FIM DE ESCLARECER QUESTES DE INTERESSE DA JUSTIA PENAL E CIVIL. A balstica forense uma disciplina integrante da criminalstica que estuda as armas de fogo, sua munio e os efeitos dos tiros por elas produzidos, sempre que tiverem uma relao direta ou indireta com infraes penais, visando a esclarecer e provar sua ocorrncia. A balstica forense se divide em balstica

interna, externa e balstica dos efeitos.

A balstica interna trata do funcionamento das armas, da sua estrutura e mecanismo, e da tcnica do tiro. A balstica externa estuda o trajeto e a trajetria, desde sua sada da arma at seu impacto ou sua parada. E a balstica dos efeitos ou balstica do ferimento, manifesta-se sobre os efeitos produzidos pelo projtil disparado, incluindo, entre outros, os ricochetes, os impactos e as leses e danos sofridos pelos corpos atingidos, sejam eles animados ou inanimados. No que tange identificao das armas de fogo, esta pode ser direta ou indireta. DIRETA quando A IDENTIFICAO FEITA NA PRPRIA ARMA. E INDIRETA quando feita atravs de ESTUDO COMPARATIVO DE CARACTERSTICAS DEIXADAS PELA ARMA NOS ELEMENTOS DE SUA MUNIO. Na identificao direta, levam-se em conta os chamados de qualificao, representados pelo conjunto de caracteres fsicos constantes de seus registros e documentos, como tipo da arma, calibre, nmero de srie, fabricante, escudos e brases etc. Na identificao indireta, usam-se mtodos comparativos macro e microscpicos nas deformaes verificadas nos elementos da munio da arma questionada ou suspeita. Dentre eles, o mais importante o projtil, quando se trata de arma de fogo raiada. J nas armas de alma lisa, a identificao indireta feita nas deformaes impressas no estojo e suas espoletas ou cpsulas de espoletamento. Portanto, restou evidente que possvel estabelecer-se uma interligao entre a arma de um crime e o mesmo atravs de elementos sutis que possam ser encontrados na cena do crime e bem analisados por um profissional competente. CONCEITO DE ARMAS DE FOGO So engenhos mecnicos destinados a lanar projteis no espao pela ao da fora expansiva dos gases oriundos da combusto da plvora. CLASSIFICAO: Eraldo Rabello (1995, p.40) Quanto ALMA DO CANO (parte interna do cano); So armas leves de porte individual. Lisa No possuem raias Raiada Quanto ao nmero de raias: pares e mpares Quanto ao sentido: dextrogiras e sinistrogeras Quanto ao sistema de carregamento: de antecarga; de retrocarga. Quanto ao funcionamento: De tiro unitrio De repetio automtica; semi-automtica Quanto mobilidade: Fixas; Semiportteis; Portteis. As raias so sulcos produzidos na alma dispostos de forma helicoidal, cuja finalidade imprimir ao projtil um movimento de rotao ao redor de seu prprio eixo centro-longitudinal. As de alma raiada utilizam cartuchos de munio com PROJTEIS UNITRIOS. Podem ser curtas (revlveres, garruchas, pistolas) ou longas (carabinas, espingardas, fuzis, mosqueto). As armas de cano de alma lisa UTILIZAM CARTUCHOS MLTIPLOS so geralmente usadas em caa. REVLVER: Arma curta de repetio, no automtica, cano nico, com vrias cmaras de combusto (culatra), variando em relao ao comprimento, capacidade do tambor e tamanho. O disparo ocorre a presso do gatilho impulsiona a mola real, provocando a percusso do co na base do cartucho e rotao do tambor (ao dupla).

PISTOLA SEMI-AUTOMTICAS: Aproveitam a fora expansiva dos gases para alimentao. Cada disparo depende do acionamento do gatilho. PISTOLAS AUTOMTICAS; Aproveitam a fora expansiva para alimentao e novos disparos. ARMAS LONGAS: O cano e a coronha possuem grande dimenso longitudinal, exigindo apoio no ombro e ambas as mos do atirador. So as espingardas, carabinas, rifles, fuzil, mosqueto. CALIBRE: Quando se fabrica o cano, inicialmente se produz uma perfurao at determinado dimetro e na alma raiada ainda feito o raiamento, formando-se os ressaltos e cavados. Existe o calibre nominal que o valor empregado comercialmente para caracterizar a arma e sua munio, e um calibre real que corresponde a medida efetiva do dimetro interno do cano. Nas armas de cano raiado o calibre do projtil sempre um pouco maior que o calibre real. Isso para no haver perda de presso quando o projtil impulsionado. Essa caracterstica faz com que as marcas do raiamento fique impressa nos projteis, servindo posteriormente para identificao da arma. Nas armas de alma lisa o calibre nominal corresponde ao nmero de esferas de chumbo, de dimetro igual ao dimetro interno do cano, necessrias para compor uma libra de peso (454g) ALMA RAIADA SISTEMA AMERICANO 22 32 38 45 SISTEMA MTRICO 5,6 mm 7,65 mm 8,9 mm 11,25mm ALMA LISA CALIBRE NOMINAL 12 20 36 (.410) SISTEMA INGLS 220 320 380 450 CALIBRE REAL 18,50mm 15,70mm 10,40mm

MUNIO So os projteis, plvoras e demais artefatos explosivos com que se carregam as armas de fogo. O Cartucho composto de estojo, espoleta com mistura iniciadora, plvora, projtil e nas armas de alma lisa acrescenta-se o embuchamento. PERCIA EM BALSTICA Exige conhecimentos especializados que nem sempre um mesmo perito pode possuir, sendo necessrio outros. A PERCIA ABRANGE EXAME DAS LESES, DAS VESTES, DA MUNIO E DA ARMA. LESES Uma leso completa por projtil de arma de fogo constituda de trs partes: o ORIFCIO DE ENTRADA, o TRAJETO e o ORIFCIO DE SADA.

a) Orifcio de entrada de projtil nico produzido apenas pelo projtil e dependendo da distncia do tiro, tambm pelos gases provenientes da deflagrao da plvora e por seus anexos. A forma do orifcio est em ntima conexo com a distncia do tiro.
Classificao da distncia do tiro: distncia, queima-roupa e encostados. Nos tiros a distncia atua apenas o projtil que percute a pele, vence sua resistncia e rompe a mesma, provocando uma leso representada por uma fenda. Nos tiros queima-roupa, alm do projtil atuam os gases. Nos tiros encostados, os gases rompem e dilaceram os tecidos moles onde penetram sob tenso, produzindo leses muito irregulares. BALSTICA O formato semelhante a um foguete. Na base, temos o chamado ESTOJO. Dentro do estojo, coloca-se uma mistura com diversos ingredientes, inclusive plvora. Na parte inferior do estojo, no centro do crculo, temos um ponto denominado ESPOLETA. A caixa fechada com uma pea de chumbo (pb) chamada PROJTIL. No primeiro momento, a velocidade do projtil zero. ESTOJO Espoleta Projtil (teto removvel)

O MECANISMO Bato na espoleta. Vai queimar. Produz gases em todos os sentidos. Como o projtil est na parte mais fraca, impulsionado para a frente. CONJUNTO - partculas de plvora - fogo - gs Que tambm vo sair pela frente. RANHURAS A parte interna do cano da arma apresenta uma srie de estrias. Quando o projtil faz o movimento de trs para a frente, gira ao redor do prprio eixo, em movimento circular, como se fosse uma furadeira. O movimento circular faz com que o projtil entre com maior presso no organismo. No movimento, em contato com o cano da arma, o projtil acaba por apresentar ranhuras caractersticas. Tomo a bala que saiu da vtima. Atiro com a arma suspeita. Se as ranhuras coincidirem, a bala que atingiu a vtima saiu da arma examinada. ORIFCIO DE ENTRADA + TRAJETO + ORIFCIO DE SADA Se o orifcio for circular, o tiro foi dado a 90. Se o orifcio formar uma elipse, o tiro foi dado em ngulo diferente. QUAL A SENSAO DA PESSOA AO LEVAR UM TIRO? como uma queimadura de cigarro. uma sensao rpida. A temperatura vai ao redor de 1.000 graus. Portanto, todo tiro estril. DISTNCIA O tiro pode ser : - distncia; - queima roupa - encostado Examino o corpo da vtima e no encontro vestgio do CONJUNTO . Encontro uma ORLA DE ESCORIAO. ORLA DE ESCORIAO Imaginemos o crculo (ou a elipse). S tenho os efeitos do projtil, no os da contuso. Ao redor dele encontraremos (somente no orifcio de entrada): - orla de enxugo - orla de contuso ORLA DE ENXUGO Se houver sujeira na bala, fica a. ORLA DE CONTUSO Qual a distncia? Depende da arma. Guardar um valor: qualquer coisa acima de 40 centmetros. Acima disso chamamos de tiro distncia. Como cai na prova? 0,4m ou 400mm.

TIRO QUEIMA-ROUPA
Encontro vestgios do CONJUNTO , que o resultado da exploso, alm das ORLAS DE ESCORIAO. Os efeitos do projtil so somados aos da exploso. Neste caso a arma est numa distncia mxima de 40cm. do corpo da vtima. Na entrada do orifcio causado pelo projtil sero observadas zonas causadas pela exploso. Os EFEITOS DA EXPLOSO, tambm chamados de ZONA so os seguintes : 1) Zona de tatuagem verdadeira 2) Zona de tatuagem falsa (esfumaamento) 3) Zona de queimadura 4) Zona de depresso NO so todos os tipos de zona encontradas. Poder ocorrer apenas uma delas. ZONA DE TATUAGEM VERDADEIRA A tatuagem verdadeira chamada assim porque no sai quando em contato com a gua. resultante dos corpsculos de plvora que no foram queimados e so jogados contra o corpo da vtima, formando pontos pretos.

ZONA DE TATUAGEM FALSA Da mesma forma encontra-se fuligem : a tatuagem de plvora que causa um esfumaamento no local.

ZONA DE QUEIMADURA Na exploso pode haver um lampejo de fogo que sai do cano e queima a pessoa = zona de queimadura. ZONA DE DEPRESSO A zona de depresso mais difcil de ser encontrada. decorrente de um jato de gs sob alta presso, que causa depresso na pele. O tiro queima roupa disparado a menos de 40 centmetros da vtima, mas no est o cano da arma encostado na pessoa. Nesse pequeno intervalo entre o cano e a pessoa, podem ser encontradas essas zonas.

TIRO ENCOSTADO
Nesta modalidade a extremidade do cano deve estar encostada na pessoa. O orifcio de entrada do projtil ter a incidncia tambm dos gases da exploso. A parede do orifcio no tem a mesma resistncia da parede do cano da arma. Ocorrer uma expanso violenta dos gases e as paredes do orifcio ficaro dilaceradas a ponto de no se poder identificar nem orlas nem zonas. Esse efeito chamado EFEITO MINA (blow up). O EFEITO MINA NO POSSIBILITA IDENTIFICAR O QUE ORLA E O QUE ZONA.

TESTE DE PARAFINA OU RESIDUOGRFICO


teste ainda muito usado. Quando o indivduo empunha a arma para atirar, parte da fuligem cai na mo da pessoa, ficando depositada. Pode-se fazer esse teste recolhendo os restos dessa fuligem e analisando-a no microscpio. Porm, SE A PESSOA LAVAR BEM AS MOS NO RESTAR NENHUM VESTGIO. Os criminosos costumam URINAR SOBRE A MO, RETIRANDO OS VESTGIOS DE PLVORA.

TIRO DISTNCIA
Quando o tiro for disparado havendo uma distncia de 40 centmetros ou mais entre a extremidade do cano e o corpo da pessoa a ser alvejada. No tiro distncia somente o projtil atinge o corpo; no havendo vestgios do CONJUNTO . O EFEITO DO PROJTIL SOBRE O CORPO SER O SEGUINTE : Ao ser atingido pelo projtil (que vem girando em seu prprio eixo adquirindo cada vez mais velocidade), o corpo se flete, abrandando o impacto. O projtil, ao perfurar o corpo, forma uma 1 orla, chamada orla de contuso ou escoriao. A epiderme arrancada. A derme fica com micro pontos hemorrgicos. Uma segunda orla ser formada : orla de enxugo. O projtil, ao girar em torno do prprio eixo limpa toda a sujeira do entorno do projtil, esterilizando-o. O INDIVDUO ENCONTRADO MORTO. Apresenta ferimento de projtil de arma de fogo encostada na regio frontal (ferimento fatal). Apresenta tambm, no antebrao direito um ferimento causado por projtil, classificado como distncia (visualizadas apenas orlas). A pessoa que atirou contra esta vtima alega legtima defesa. Isso possvel? No. AS ORLAS E ZONAS DE CONTORNO O orifcio de entrada, seja qual for distncia do tiro, apresenta uma orla de contuso e uma orla de enxugo. Existem as zonas de contuso, de enxugo, arola equimtica, zona de tatuagem, zona de esfumaamento, zona de queimadura e zona de compreenso de gases. (FVERO, 1994). As orlas e zonas de contorno so marcas caractersticas ou manchas que se encontram em torno do orifcio de entrada de um tiro, variando de acordo com a distncia deste. Estas aparecem porque o projtil ao ser disparado no vem s, mas acompanhado de chama, plvora incombusta e combusta, gases, restos de bucha, impurezas ou sujeiras do cano da arma, tudo isso formando um cone, chamado "cone do tiro". A ORLA DE CONTUSO A orla de contuso tambm conhecida como orla desepitelizada,orla erosiva ou anel uma pequena faixa medindo alguns milmetros que se encontra nas vizinhanas do orifcio de entrada. Resulta da escoriao e do atrito do projtil, que mortifica os tecidos circundantes, visto ser agente da classe dos prfuro-condundentes. formada porque, antes de atravessar a pele, o projtil a deprime. Da a pele exibe, assim, uma pequenina orla escoriada, contundida, de colorao escura. E esta escoriao causada pelo atrito do projtil contra os tecidos que esto sendo contundidos e perfurados. (GRECO, 2009).

A ORLA DE ENXUGO A orla de enxugo tambm conhecida como orla de limpeza, pois se forma porque o projtil ao atravessar o cano da arma, cobre-se de resduos, da quando o projtil penetra na pele, ele se "limpa" dessas impurezas, "enxugando-se" ASFIXIOLOGIA ASFIXIA O FENMENO QUE IMPEDE A FUNO RESPIRATRIA, LEVANDO A VTIMA MORTE. NA GENERALIDADE DOS BITOS A SUPRESSO DOS MEIOS METABLICOS QUE INTERFEREM NA OXIGENAO INDISPENSVEL VIDA, A CAUSA DA MORTE. CONCEITO DE ASFIXIA : (A= no,SPHISIS= pul sar) Termo etnologicamente inadequado, devendo sua origem antiga concepo de que o pul sar das artrias produzia-se por e feito do ar nelas i ntroduzidas nos movimentos respiratrios. Em sentido genrico entende-se ASFIXIA COMO A SUSPENSO DA FUNO RESPIRATRIA POR QUALQUER CAUSA QUE SE OPONHA TROCA GASOSA, NOS PULMES, ENTRE O SANGUE E O AR AMBIENTE. Terminais: conseqentes a vrias doenas que diminuem a rea respiratria. Ex: pneumonias agudas, edemas pulmonares, enfisemas, tumores, laringite diftrica e tc. Primitivas: so aquelas em que o agente atua diretamente numa das partes do aparelho respiratrio. NOES DE FISIOLOGIA: ANOXEMIA: FALTA DE O2; HIPERCAPNIA: ACMULO DE CO2. FASES: dispnia inspiratria; consciente -1 min dispnia expiratria; expiraes violentas, convulses 0,5 min esgotamento: pausa inspiraes espassadas e superficiais 2 a 3 min. perodo terminal- imobilidade 1 a 3 min cronologia passvel de variaes7 min VRIAS CIRCUNSTNCIAS PODEM ALTERAR SEQUNCIA: CONDIES INDIVIDUAIS, RECM-NASCIDOS E CRIANAS (MAIS RESISTENTES) Ultimum moriens: Batimentos cardacos aps a ltima fase Possibilidade de reanimao A ASFIXIA CONSIDERADA MEIO CRUEL, O PROCESSO ASFIXICO SOMENTE PRODUZ A MORTE COM CERCA DE CINCO MINUTOS, SENDO MEIO DEMORADO DE PRODUZIR A MORTE COM SOFRIMENTO DA VTIMA, O QUE NOS MOSTRA O INEQUVOCO DOLO DE MATAR. A MORTE EM LEGTIMA DEFESA ATRAVS DA ASFIXIA MUITO DIFCIL DE SER ACEITA, UMA VEZ QUE VINDO A PESSOA A DESFALECER NO PRIMEIRO MINUTO, TEM O AGRESSOR MAIS QUATRO MINUTOS PARA ARREPENDER-SE E SUSTAR O PROCESSO ASFXICO. A ASFIXIA COMO EXEMPLO EM NOSSO CDIGO REPRESSOR PTRIO FORMA DE QUALIFICADORA DO HOMICDIO, UMA VEZ QUE, PARA MATAR ALGUM POR ASFIXIA PRECISO UTILIZAR-SE DE SURPRESA OU SUPERIORIDADE FSICA.

A TTULO DE CURIOSIDADE PODEMOS OBSERVAR QUE A MORTE POR ASFIXIA ACONTECE EM TORNO DE 5 MINUTOS APS INICIADA A SUPRESSO DA RESPIRAO, E A PERDA DE CONSCINCIA GERALMENTE SE D NO PRIMEIRO MINUTO, FICANDO ASSIM SUPERADA A TESE DE LEGITIMA DEFESA POR ASFIXIA J QUE O "DEFENDENTE" TER EM TORNO DE 4 MINUTOS PARA ENCERRAR O PROCEDIMENTO DE ASFIXIA.

A CONCLUSO DE TER HAVIDO UMA GNESE ASFXICA S SER ALCANADA A PARTIR DO RECONHECIMENTO ESPECFICO DE CADA MODALIDADE DE ASFIXIA. PARTIR DO PARTICULAR PARA O

GERAL, OU SEJA, DIAGNOSTICAR PRIMEIRO A ESPCIE DE ASFIXIA PARA PODER AFIRMAR QUE SE TRATA DE UMA ASFIXIA.

CLASSIFICAO DAS ASFIXIAS


MODIFICAES FSICAS DO AMBIENTE. QUANTITATIVAS DO AR: Diminuio do O2; Aumento do CO2; Aumento da temperatura; Excesso de umidade; Confinamento MODIFICAES FSICAS DO AMBIENTE QUALITATIVAS Ambiente lquido em lugar de gasoso = AFOGAMENTO Ambiente slido em lugar de gasoso = SOTERRAMENTO OBSTCULOS MECNICOS NO APARELHO RESPIRATRIO: Nas aberturas das vias areas (NARINAS, BOCA E GLOTE) = SUFOCAO DIRETA Nas vias areas, por constrio externa devida a lao acionado pela vtima = ENFORCAMENTO Nas vias areas, por constrio externa devida a lao acionado pela fora muscular ou mecanismo equivalente = ESTRANGULAMENTO Devido ao da mo = ESGANADURA OBSTCULO NA OXIGENAO DAS HEMCEAS: ASFIXIA PELO CO Supresso da expanso torcica por contenso externa ( SUFOCAO INDIRETA) = SOTERRAMENTO. ASFIXIAS MECNICAS O fenmeno PRIMRIO DA PRIVAO RESPIRATRIA que constitui um IMPEDIMENTO AO LIVRE EXERCCIO DA RESPIRAO, adquire um CARTER VIOLENTO, interessando medicina legal. ASFIXIAS POR GASES GASES DE COMBATE: LACRIMOGNEOS = Lacrimejamento , (bromoacetona, bromureto de benzila) ESTERNUTATRIOS = Tosse, vmitos, (difenilcloroarsina, cianureto de difenilars) VESICANTES = Ulceras, destruio da traquia e bronquios, broncopneumonia (gs mostarda ou iperita = sulfureto de etila di-clorado) SUFOCANTES = Dispnia, edema agudo pulmonar (cloro e derivados) GASES TXICOS = MORTE FULMINANTE (cido ciandrico e xido de carbono) GASES INDUSTRIAIS: VAPORES NITROSOS; Metano = CH4 ; GRISU (minas de carvo) MONXIDO DE CARBONO = CO GASES ANESTSICOS: CLOROFRMIO, ETER, CLORETO DE ETILA, PROTXIDO DE NITROGNIO GASES DAS HABITAES: XIDO DE CARBONO = CO

AFOGAMENTO

ASFIXIA POR LQUIDOS QUE PENETRAM NAS VIAS RESPIRATRIAS Submerso = imerso de todo o corpo ASFIXIAS SEM SUBMERSO: VTIMAS INCONSCIENTES EPILEPSIA EMBRIAGUZ CRIANAS PESSOAS PRIVADAS DE RESISTIR AFOGAMENTO INTERNO ASFIXIAS COM SUBMERSO: ACIDENTES, SUICDIOS E HOMICDIOS PRAIAS,RIOS, LAGOAS E PISCINAS FISIOPATOLOGIA E SINTOMATOLOGIA FASE DE DEFESA (CONSCIENTE) Dispneia inspiratria Dispneia expiratria FASE DE EXAUSTO (INCONCINCIA) Movimentos respiratrios desordenados, imobilidade EXITO LETAL PARTICULARIDADE (RARO)

PARROT - AFOGADOS BRANCOS PENETRAO DE AGUA FRIA NA RVORE RESPIRATRIA PROVOCA MECANISMO RELEXO QUE LEVA A INIBIO COM BITO LOGO APS A QUEDA, NO HAVENDO O CORTEJO SINTOMTICO REFERIDO LESES EXTERNAS: ANSERINA = PELE ERIADA RETRAO DA PELE DOS MAMILOS E ESCROTO MACERAO = PELE DESTACA-SE FACILMENTE (MOS COMO LUVA) COGUMELO DE ESPUMA: (AR + LQUIDO) , NARINAS E BOCA SOBREVIDA = SEQUELAS PULMONARES, PSIQUICAS E NERVOSAS

SINAIS GERAIS DA ASFIXIA


CIANOSE NA FACE FREQUENTE NO ESTRANGULAMENTO E ESGANADURA; PODE FALTAR NO ENFORCAMENTO, SUBMERSO E ASFIXIA POR GASES. COGUMELO DE ESPUMA, FREQUENTE NA SUBMERSO, PODE FALTAR NOS OUTROS TIPOS PROJEO DA LNGUA E EXOFTALMIA: COMUNS NO ENFORCAMENTO EQUIMOSES EXTERNAS: COMUNS NA ESGANADURA E ESTRANGULAMENTO LIVORES CADAVRICOS (HIPOSTASES) RSEA NA SUBMERSO VERMELHO VIVA CO

ENFORCAMENTO: 1. DEFINIO: " a asfixia mecnica em que existe impedimento a livre entrada e sada do ar no aparelho respiratrio por uma constrio no pescoo feita por lao que acionado pelo peso da prpria vtima".
2. MECANISMO DE AO: MODO DE EXECUO: preso o lao no seu ponto de apoio e passando ao redor do pescoo da vtima e esta projetada no espao. a) Natureza do lao: gravata, leno, toalha, cinta, fio de arame, ramos de rvore (cip). b) N: pode faltar, corredio, frouxo, situado adiante, atrs ou em ambos os lados. c) Ponto de suspenso: prego, batente da porta, porta entre aberta, ramo de rvore. d) Modo de suspenso do lao: completa e incompleta. No enforcamento c ompleto, os membros i nferiores esto suspensos, e os superiores, c olados ao corpo, com os punhos cerrados mais ou menos fortemente. b) Leses externas: sulco conste geral / nico ou mais de 1 ascendente, se interrompe no lugar do n. Este sulco pode estar ausente em si tuaes especiais como nas suspenses de c urta durao,nos laos excessivamente moles ou quando introduzido, entre o lao e o pescoo, um corpo mole. S INAIS ENCONTRADOS NOS SULCOS DOS ENFORCADOS: Sinal de Ponsold: li vores cadavricos, em placas, por c ima e por baixo das bordas dos sulcos. Sinal de Thoinot: zona violcea ao nvel das bordas do sulco;Sinal de Azevedo Neves: livores puntiformes por cima e por baixo das bordas do sulco;Sinal de Neyding: infiltraes hemorrgicas puntiformes no fundo do sulco;Sinal de Ambroise Par: pele enrugada e escoriada do fundo do sulco;Sinal de Lesser: vesculas sanguinolentas no fundo do sulco;Sinal de Bonnet: marcas da trama do lao. SINAIS A DISTNCIA: So si nais encontrados nas asfixias em geral, como c ongesto polivisceral, sangue fl udo e escuro, pulmes distendidos, equimoses vi scerais e espuma sanguinolenta na traquia e brnquios. Mecanismo da morte por enforcamento:Hoffmann fundamenta a morte por enforcamento em 3 pr incpios: *Morte por asfixia mecnica;

*Morte por obstruo da circulao: neste caso o mais importante seria a obstruo ao nvel dascartidas acarretando perturbaes cerebrais pela anxia. *Morte por i ni bio devido compresso dos elementos nervosos do pescoo: a c ompresso seria principalmente sobre o nervo vago.

ESTRANGULAMENTO
1. DEFINIO: a asf ixia mecnica que ocorre uma constri o do pescoo, que causa embarao livre entrada de ar no apare lho respira trio, fe ito por meio de um lao acionado pela fora muscular da prpria vtima ou estranho. 2. MECANISMO DE AO: H ocorrncia da morte: 1. pelo impedimento da penetrao do ar nas vias areas; 2. por morte c irculatria devido a compresso dos grandes vasos do pescoo,que c onduzem para o crebro. 3. por morte nervosa por mecanismo reflexo (inibio vagal). 3. LESES EXTERNAS: O sulco o elemento capi tal da sintomatologia externa. Tem sede, em geral, na laringe. Sua direo tipicamente horizontal. Raramente se apergaminha, c omo ocorre no enforcamento, pois, aps a morte cessa em geral a fora constrictiva, que concorre para a escoriao da pele e o aparecimento desse fenmeno. Este sulco completo, abrangendo todo o pescoo e reproduz o nmero de vol tas que o lao deu, a presena de ns, etc. Sua profundidade uni forme e os bordos apresentam cor vi olcea, que contrasta com a palidez do fundo. A face dos estrangulados quase sempre tumefeita, vultuosa e v i o l c e a A l ngua geralmente faz salincia exteriormente, sendo encontrada entre os dentes. A boca pode apresentar espuma esbranquiada ou branco-sanguinolenta , bem como as narinas. Equimoses de pequenas dimenses na face, nas conj untivas, pescoo e face anterior do trax. Otorragia com ou sem ruptura de membrana timpnica.

ESGANADURA

1. DEFINIO: a constrio da regio anterior do pescoo pelas mos, em que impede a passagem de ar atmosfrico pelas vias respiratrias at os pulmes. 2. MECANISMO DE AO: sempre homicida. impossvel a forma suicida ou acidental.Na esganadura, o mecanismo de morte, se deve pr incipalmente a asfixia pela obturao da glote,graas projeo da base da l ngua sobre a poro posterior da faringe. i mportante tambm os efeitos decorrentes da c ompresso nervosa do pescoo, levando ao fe nmeno de inibio. A obliterao vascular de interesse insignificante. Tudo faz crer que a asfixia o principal elemento responsvel pe lo xi to le tal. Os sintomas so desconhecidos, a vtima cai logo em estado de inconscincia morte 15' - 20'. 3. LESES EXTERNAS: Existem os seguintes sinais: a) Leses Externas distncia: Cianose ou pal idez da face, congesto das c onjuntivas, as ve zes com exol ftalmia, pe tquias na face e no pescoo, c onstitui ndo o pontilhado escarlatiniforme deLacassagne; b) Leses Externas Locais: Os mais importantes so os produzidos pela unha do agressor,teoricamente de forma semil unar, apergaminhadas, de tonalidade pardoamareladas c onhecidas comestigmas ou marcas ungueais. Pode tambm ter a forma de rastros escoriativos. Se o criminoso destro, aparecem essas marcas em maior quantidade no lado esquerdo do pe scoo da vtima. Em alguns casos, podem surgir escoriaes de vrias dimenses e sentidos, devido s reaes da v tima ao defender-se. Fi nalmente, as marcas ungueais podem estar ausentes se o agente c onduziu a constrio do pescoo protegido por objetos (vestes por exemplo).

1. DEFINIO:

AFOGAMENTO

a asfixia mecnica, produzida pela penetrao de um meio lquido nas vias respiratrias impedindo a passagem de ar at os pulmes

SOTERRAMENTO
DEFINIO: a asf ixia que se realiza pe la pe rmanncia do indivduo num meio slido ou semi-slido, de sorte que as substncias a contidas penetram na rvore respiratria, impedindo a entrada de ar e produzindo a morte.

CONFINAMENTO
DEFINIO: a asfixia causada pela permanncia do indivduo num ambiente restrito e/ou fechado, sem condies de renovao do ar respirve l, sendo consumido o ox ignio pouco a pouco e o gs carbnico acumulado gradativamente.

SUFOCAODIRETA
DEFINIO: a modalida de de asf ixia mecnica produzida pe lo impedimento da passagem do ar respiratrio por meio direto ou indireto. Por sufocao direta se entende os casos devido ocluso dos orifcios ou dos condutos respira trios

SUFOCAO INDIRETA
DEFINIO: a asf ixia mecnica em que a morte sobrevm respiratrio devido compresso do trax ou do abdome. por impedimento

A forma do orifcio de entrada


A forma do orifcio de entrada depende da maneira pela qual o projtil atingiu o alvo, estando, tambm intimamente ligada com a distncia do tiro. Entretanto, no se fala em orifcio de entrada quando o projtil disparado a distncia, atinge a pele de raspo sem perfur-la, produzindo apenas escoriaes alongadas. importante ponderar que o projtil disparado a distncia ao exercer ao perfuro-contusa, produz, em geral um orifcio de entrada aparentemente circular, redondo (tiro perpendicular), redondo (tiro perpendicular) oval, linear ou em fenda (tiro inclinado ou em regio abaulada). Nos tiros queima-roupa, dependendo da incidncia do disparo, o orifcio de entrada assume forma arredondada ou ovalar, circundado por orlas e zonas. Nos tiros encostados, alm do projtil atuam os gases que rompem e dilaceram os tecidos moles onde penetram sob tenso, produzindo, assim, orifcio de entrada irregular, anfractuoso, denteado, e algumas vezes com as margens invertidas , pelo efeito " de mina". Em geral, no h zona, de tatuagem nem de esfumaamento, pois todos os elementos da carga penetram pelo orifcio do projtil e, encontrando o projtil tecido sseo subjacente pele, o orifcio de entrada toma o aspecto tpico, estrelado ou raiado. Entretanto, o mesmo pode se mostrar atpico, como nos casos de "ricochete" ou quando dois projteis sucessivos atingem o mesmo ponto na pele e ainda quando a bala perde sua fora de propulso. (CROCE; CROCE JNIOR, 2010) A dimenso do orifcio de entrada A dimenso do orifcio de entrada depende da distncia do tiro, da resistncia dos tecidos e do prprio projtil, podendo ser igual, maior ou menor do que o calibre do projtil. (GOMES, 1987) O orifcio de entrada , usualmente, menor do que o calibre do projtil que o produziu e com ele guarda proporo direta. (GOMES, 1987) Nos tiros muito prximos, entretanto, o dimetro da ferida maior que o do projtil. (GRECO, 2009)

No que concerne dimenso do orifcio de entrada nos tiros disparados a distncia, produzem orifcio menor que o calibre da bala. Isso porque o projtil, ao perfurar a pele, deprime-a a modo de um dedo de luva, e, ao voltar ela ao ponto primitivo, apresenta retratao das fibras elsticas, o que redunda em reduzir as dimenses do orifcio. (GOMES, 1987) Nos disparos queima-roupa e nos encostados, alm do projtil atuam os gases provenientes da queima da plvora e alguns elementos constitutivos da munio, os quais ocasionam uma verdadeira exploso dos tecidos, determinado orifcio de entrada maior ou igual ao calibre da bala. Alguns outros fatores tambm influem na ocorrncia de fato idntico, tais como : a diminuio da fora viva do projtil, a inclinao do alvo e se antes de percuti-lo o projtil se houver deformado em superfcies resistentes. O orifcio de entrada produzido por projteis esfricos, sobretudo nos tiros disparados queima-roupa, em geral, so maiores que o calibre do projtil, assim, nas cartilagens as dimenses do orifcio de entrada, geralmente, so iguais s do projtil, favorecendo a determinao de seu provvel calibre. (CROCE; CROCE JNIOR, 1998)

Вам также может понравиться