Вы находитесь на странице: 1из 4

PROF GESIEL OLIVEIRA papojuridiques.blogspot.

com
1- (UNIVERSA 2011) Nos ltimos anos, as taxas de crescimento urbano da Amaznia foram bastante elevadas. Segundo o Censo 2000 (IBGE), 70% da populao da regio vive em ncleos urbanos.

Fonte: Adaptado do IEPA/ZEE/2002. I - Os n. 1 e 2 representam os municpios onde avana a fronteira agrcola, com alto ndice de mecanizao e a letra B representa a regio de maior concentrao de reas indgenas do Estado. II - Os n. 1 e 3 representam os municpios que fazem fronteira internacional e interestadual, respectivamente, e a letra A representa a regio com menor interveno na cobertura vegetal do Estado. III - Os n. 1 e 3 representam os municpios onde foram instalados os dois primeiros grandes projetos na Amaznia e a letra A representa a regio de maior concentrao de castanha-do-brasil do Estado. IV - Os n. 2 e 3 representam os municpios onde foram instalados os dois primeiros grandes projetos de minerao na Amaznia e a letra B representa a regio de maior concentrao dos processos de uso e ocupao do Estado. Esto corretos apenas os itens (A) I, II e IV. (B) II, III e IV. (C) I e III. (D) II e III. (E) II e IV. 3 (Prof.Gesiel_2012) A figura abaixo representa um importante monumento geogrfico e turstico da cidade de Macap. Durante certo perodo do ano se torna mais atraente e pessoas de vrios lugares vm presenciar o fenmeno natural que ocorre neste local.

I Trata-se do equincio, ponto da rbita da Terra em que a durao do dia e da noite igual; ocorrem nos meses de maro e setembro. II Trata-se do solstcio, posio que a Terra ocupa no dia 22 de junho e 22 de dezembro, quando comea o vero ou o inverno, no hemisfrio sul ou norte. III decorrente do movimento de translao da Terra, onde, no plano da eclptica, a posio da Terra coincide com o mesmo nvel do plano do equador solar. IV Trata-se do solstcio, ponto da rbita da Terra, em que a durao do dia e da noite igual; ocorre nos dias 21 de maro e 23 de setembro. Esto corretos apenas os itens (A) I, II e IV. (B) II, III e IV. (C) I e III. (D) II e III. (E) II e IV. 4-(UNIVERSA_2012) O ritmo do desmatamento da Amaznia acelerou-se com o processo de integrao desencadeado principalmente a partir de dcada de 60. Esse ritmo de desmatamento e maior.

Entre as causas que melhor justificam esse crescimento, correto citar:

a) A instalao da zona franca de comrcio em Manaus e a construo da Rodovia Transamaznica. b) O esgotamento da capacidade de absoro de mo-de-obra dos grandes centros da Regio Sudeste e a migrao de suas indstrias para a rea de Carajs. c) As altas taxas de natalidade no meio rural, que obrigam parte dos filhos dos agricultores a procurar meios de sobrevivncia nas cidades de minerao. d) As polticas de ocupao da Amaznia, a ampliao da fronteira agropecuria e a adoo do modo agroindustrial de produo. e) O fato de o solo da regio amaznica ser pobre e incapaz de produzir altas quantidades de alimentos, o que obriga as pessoas a migrar para as cidades. 2 (Prof.Gesiel_2012) Observe os mapas e responda

Fonte: Site Governo do Estado do Amap Sobre este fenmeno natural, analise os itens abaixo:

a) Em Estados como Amazonas, cuja economia basicamente de carter extrativo vegetal e onde se verifica uma grande quantidade de grandes projetos econmicos. b) Ao longo das rodovias que cortam a regio, o que demonstra o papel destas vias de circulao no processo de ocupao do espao regional. c) Na parte setentrional da regio, devido ao intenso processo de aproveitamento econmico, que se justifica pela diversidade das espcies vegeteis existentes nessa rea. d) Ao longo dos rios e igaraps, onde se localizam grande parte dos projetos agrcolas, devido a importncia das vias fluviais para o escoamento de produo.

e) Nas reas com elevadas densidades demogrficas como Amaznia ocidental, que receberam um maior nmero de incentivos fiscais, de crditos especiais e de projetos de colonizao. 5- Dentre as formas de apropriao do espao amapaense e uso dos recursos naturais que tem se destacado nos ltimos anos como alternativa para aproveitamento dos cerrados amapaenses, ressaltase a(o): a)Iniciativa desenvolvida pelo projeto Jari, que passou a cultivar arroz (rizicultura) em substituio s rea antes ocupadas pelo cultivo da gmelina arbrea. b)o intenso cultivo de soja, que obteve sucesso tal como nos cerrados do Centro-Oeste, aps a devida correo de acidez do solo. c)Prtica intensiva com emprego de tecnologia avanada e destinada ao abastecimento local de carne e leite. d)Cultivo de pinnus, eucalipto e algumas espcies nativas e frutferas realizada por empresa de grande porte, que na maioria das vezes adquiri terras dos antigos ocupantes a preos irrisrios, provocando muitas vezes desajustes sociais. e)Iniciativa pioneira que faz parte do Programa auto-sustentvel do Governo, em cultivar nos cerrados, mamona e algodo, vegetais de fcil adaptao e que no exigem correo e irrigao do solo. 6- Sobre a economia do estado do Amap, todas as afirmativas esto corretas , exceto: a)A atividade pesqueira utiliza principalmente tcnicas artesanais b)A agricultura e a pecuria conseguem atender a demanda da populao do Estado devido grande concentrao de cabeas de gado ao longo do Rio Araguari, e da agricultura realizada de forma intensiva. c)A explorao de mangans pela ICOMI foi durante muito tempo uma das principais atividades econmicas desenvolvidas no Amap. d)A minerao, via de regra, tem trazido srios problemas de ordem ambientais e scio-econmicas, principalmente quanto a descaracterizao de paisagens naturais, poluio hdrica, evaso de tributos, proliferao de doenas de alto custo social, dentre outros. e)O Setor Tercirio sofreu acentuada dinamizao com a criao Do Estado e da ALCMS, refletido pela abertura de novas lojas comerciais e relativo aumento na oferta de emprego. 7- Analise o texto abaixo e responda: A descoberta de ouro na regio do Contestado acirrou uma disputa que s se encerrou em 01/12/1900, quando da vitria estupenda do Baro do Rio Branco (Jos da Silva Paranhos Jnior), que obteve laudo favorvel tese brasileira, atravs de uma

sentena que efetivou o Rio Oiapoque como limite perene entre o Brasil e Frana. 8- Analise o texto acima e assinale a alternativa que corresponde ao documento descrito no texto: a)Tratado de Ultrecht, assinado em 11 de abril de 1713 b)Tratado de Ultrecht, assinado em 01 de dezembro de 1900 c)Laudo de Paris, assinado em 11 de maio de 1758 d)Laudo de Verna, assinado em 01 de novembro de 1900 e)Laudo Suo, assinado em 01 de dezembro de 1900 9- Na atual fase de globalizao, destacam-se os fenmenos da integrao dos mercados. O Estado do Amap, com 600 Km de fronteira comum Guiana Francesa, possui situao geogrfica que o coloca como um dos atores privilegiados no desenvolvimento da cooperao entre a Frana e o Brasil. Esta uma vantagem do Amap que comea a se tornar uma realidade. ...Esta estrada que me leva, Vai bater em outro pas! Eu quero ver... ...Eu quero ver Madamoselle, ...Requebrando os quadris (Osmar Jnior & Rambolde Campos) Com base no trecho musical abaixo marque a alternativa correta: I-A pavimentao da BR-156 visa integrao de infra-estrutura, ampliao de fronteiras comerciais, ao intercmbio cultural e outros, entre Amap e Guiana Francesa. II-A integrao favorece o desenvolvimento de um plo econmico regional situado no Plat das Guianas. O Estado do AP est tendo uma corrente de relaes cada vez mais intensificada com a Guiana Francesa, Suriname e Guiana atravs de intercmbios cultural, econmico e poltico, apesar dos problemas envolvendo brasileiros clandestinos. III-A pavimentao da BR-156 visa integrao da Capital com o interior do Amap, principalmente em funo do empreendimento da silvicultura realizado nos cerrados. IV-A pavimentao da BR-156 visa integrao da Capital com o interior do Amap, principalmente para favorecer o xodo rural. a)Todas as alternativas esto corretas b)Se somente a I verdadeira c)Se todas as afirmativas esto falsas d)Se somente I e II so verdadeiras e)Se somente II e III so verdadeiras 10-Sobre o Projeto Jar correto afirmar que:

a) um projeto instalado entre terras dos Estados do Par e Amap, que visa principalmente a extrao do Caulim, e secundariamente a Celulose, a bubalinocultura e a rizicultura. b) um projeto estabelecido entre terras dos Estados do Amap e Par e visa principalmente a explorao do Mangans em Serra do Navio, voltando-se para a exportao, principalmente para os EUA. c) um projeto agroflorestal e est instalado entre o Estado do Amap e Par desde 1953, e visa principalmente a produo de pasta de Celulose, que ocorre em sua usina instalado em frente ao Beiradinho, atual Municpio de Vitria do Jar. d) um projeto agroflorestal e est implantado no Amap, s margens do Rio Jar, o projeto cobre uma rea de 1,2 milho de hectares, e tinha como objetivo inicial produzir a rizicultura (arroz), bubalinocultura (bfalos), suinocultura (porcos) e celulose, no entanto s este ltimo vigorou com eficincia. Sua fbrica de produo de Celulose e sua unidade geradora de energia encontram-se em terras amapaenses, onde se extrai tambm o Caulim no Morro do Felipe, na poro meridional do Estado, e posteriormente transportado por um mineroduto sob o Rio Jar at o porto de Munguba-PA. e) um projeto agroflorestal e est instalado em terras amapaenses e paraenses, na poro sudeste do Estado. Para produzir papel, Ludwig comprou uma fbrica no Japo, que foi rebocada em duas etapas (uma plataforma de gerao de energia e outra de produo de Celulose) e instalada s margens do Rio Jar. 11- Sobre o Relevo do Estado podemos afirmar que: a) O relevo do Estado dividido em 2 grandes regies: uma interna, de relevo suavemente ondulado, com alturas mdias de 100 a 200m, mas que podem atingir extremos de 500m, constituda por rochas cristalinas metamrficas e cobertas de floresta densa , e outra regio costeira de plancie,composta por rochas sedimentares, que se estende at o Atlntico e com o Rio Amazonas em sua poro Sudeste e Sul. b) O relevo do Estado dividido em 2 grandes regies: uma externa, ao longo de seu litoral de relevo suavemente ondulado, com alturas mdias de 100 a 200m, mas que podem atingir extremos de 500m, constituda por rochas cristalinas metamrficas e cobertas de manguezais , e outra regio interna constituda em sua grande maioria de plancies de sedimentao, que se estende por toda a regio ocidental do Estado, onde predomina a Floresta Densa de Terra Firme.. c) constitudo em seu litoral por plancies de sedimentao, e em seu interior por rochas cristalinas que compem o Planalto das Guianas e que se formaram no perodo Cambriano h mais de 4,5 milhes de anos.

d) constitudo em toda sua extenso por rochas sedimentares formadas pelo processo de deposio tanto dos rios ,quanto da ao dos ventos e chuvas que serviram como agentes de transporte ao longo dos milhares de anos. e) Todas as afirmativas esto incorretas 12- Sobre a Vegetao do Estado do Amap, assinale a alternativa correta: a) O Estado apresenta dois padres principais: as formaes florestadas, com florestas densas de terra firme, florestas de vrzea, manguezais e Cerrados as formaes campestres, com campos inundveis e campos de vrzea. b) O Estado apresenta dois padres principais: as formaes florestadas, com florestas densas de terra firme, florestas de vrzea, manguezais e Matas de Igap e as formaes campestres, com cerrados e campos de vrzea inundveis ou aluviais. c) O Estado apresenta dois padres principais: as formaes florestadas, com florestas densas acicufoliada de terra firme, florestas de vrzea, manguezais e Matas de Igap as formaes campestres, com cerrados e campos de igap inundveis ou aluviais. d) O Estado apresenta dois padres principais: as formaes florestadas, com Floresta Densa de Vrzea, Mata Atlntica , manguezais e Matas de Igap e as formaes campestres, com cerrados e campos de vrzea inundveis ou aluviais. e) O Estado apresenta dois padres principais: as formaes campestres, com florestas densas de terra firme, florestas de vrzea, manguezais e Matas de Igap e as formaes florestadas, com cerrados e campos de vrzea inundveis ou aluviais. 13- Sobre a questo energtica no Estado, assinale a alternativa incorreta: a) A ELETRONORTE administra um sistema de gerao com predominncia termoeltrica. b) A nica usina hidreltrica do Estado, a Coaracy Nunes, foi a primeira hidreltrica instalada na Amaznia, inaugurada em dezembro de 1975, com capacidade de 40MW. c) A predominncia de energia produzida no Estado do Amap, de origem hidrulica, devido ao potencial gerador das turbinas da Hidreltrica Coaracy Nunes, localizada a 130 Km de Macap. d) Uma outra usina hidreltrica est sendo construda no Rio Jar a Hidreltrica de Santo Antnio- para ampliao das capacidade energtica em Laranjal do Jar e no Projeto Jar. e) Existem muitos rios do Estado que possuem um grande potencial energtico que pode ser utilizado para ampliao da capacidade gerado de energia eltrica. 14- Sobre a Reserva do Desenvolvimento Sustentvel do Rio Iratapuru, identifique a alternativa correta:

a) Com 806.184 hectares, a RDS do rio Iratapuru foi criada por meio da Lei Estadual n 0392 de 11 de dezembro de 1997. Situada nos municpios de Laranjal do Jari, Mazago e Pedra Branca do Amapari, a unidade tem o objetivo de promover a conservao e o uso sustentvel da rica biodiversidade. b) administrada pelo GEA em parceria com a cooperativa COMARU, e realiza atividade de produo industrial voltada exclusivamente para o mercado externo dos derivados da Castanha do Brasil e do Ltex das seringueiras. c) Localiza-se na poro sudeste do Estado e visa o manejo, fortalecimento e estabelecimento de infra-estrutura para o beneficiamento da castanha do Brasil e do Aa. d) Localiza-se na poro oeste do Estado e tem como objetivo principal o extrativismo do Aa e seu aproveitamento em vias comercias. e) administrada pela ASTEX-CA (Associao Comunitria de Extrativistas) com recursos do WWF( Fundo para Preservao da Natureza-ONU)-EUA e PPG7.Localiza-se no sul do Estado e utiliza mo-de-obra local (castanheiros) 15-Sobre a rea de Livre Comrcio de Macap e Santana (ALCMS) correto afirmar que: a) apresenta vantagens fiscais como a iseno completa de todos os impostos sobre a comercializao local. b) apresenta vantagens fiscais exclusivas para o consumo e venda interna na rea especial, atuando nos setores do comrcio, indstria de transformao, agropecuria, piscicultura, turismo e servios. c) Representa uma rea de mercado comum onde todas as barreiras alfandegrias foram derrubadas com o objetivo de facilitar um maior volume de comercializao local. d) Representa uma rea onde os incentivos fiscais tm proporcionado a chegada macia de empresa de mdio e grande porte, atrados por estes benefcios. e) uma rea onde todos os impostos foram suspensos provisoriamente para assim proporcionar uma ampliao deste atividade no Estado atravs de vantagens fiscais exclusivas para o consumo e venda interna na rea especial. 16-(Gesiel_2012) Sobre a economia do estado do Amap, todas as afirmativas esto corretas , exceto: a)A atividade pesqueira utiliza principalmente tcnicas artesanais b)A agricultura e a pecuria conseguem atender a demanda da populao do Estado devido grande concentrao de cabeas de gado ao longo do Rio Araguari, e da agricultura realizada de forma intensiva. c)A explorao de mangans pela ICOMI foi durante muito tempo uma das principais atividades econmicas desenvolvidas no Amap.

d)A minerao, via de regra, tem trazido srios problemas de ordem ambientais e scio-econmicas, principalmente quanto a descaracterizao de paisagens naturais, poluio hdrica, evaso de tributos, proliferao de doenas de alto custo social, dentre outros. e)O Setor Tercirio sofreu acentuada dinamizao com a criao da ALCMS, refletido pela abertura de novas lojas comerciais e relativo aumento na oferta de emprego. 17- Sobre o Curia podemos afirmar como correto que: a) O Curia dotado de excepcional beleza cnica, graas s presena de lagos florestas e savanas, alm de forte atividade proporcionada pelo ecoturismo e vegetao predominantemente de Manguezais, com enclaves de Floresta densa de Terra Firme e manguezais, onde podemos encontrar um dos ecossistemas mais diversificados do Amap. b) Em agosto de 1995, um parecer da Fundao Palmares recomendou o reconhecimento, pela Unio, destas comunidades como remanescentes de quilombos, garantindo direitos constitucionais assegurados na CF do Brasil ao territrio. c) Para evitar a invaso de terras, ocupao desordenada de recursos naturais, pesca predatria e despejo de lixo em lugares inadequados , O Governo decidiu transformar a regio em uma Reserva Biolgica ( rea de Proteo Ambiental). d) O Curia uma regio prxima do ncleo urbano de Macap onde residem cerca de 500 pessoas de origem africana, que conservam fielmente a tradio atravs da f islmica. formado por cinco comunidades: Curia de dentro, Curia de fora, Ilha redonda ,Casa Grande, e Mucambo. e) formado por cinco comunidades a saber: Curia de dentro, Curia de fora, Casa Grande, Curralinho e Mucambo, onde residem cerca de 1500 pessoas de origem africana, que conservam a tradio atravs de festas, danas, culinria e crenas religiosas. 18-Assinale a alternativa que no possui a correlao correta: a) Florestas Densa de Terra Firme: Ocupa aproximadamente 70%, (em torno de 107.413,92Km) do espao amapaense, concentrandose na poro Oeste do Estado. Destaca-se pela sua alta biodiversidade e pela sustentao de uma massa florestal de alto porte. b) Floresta de Vrzea: configuram um ambiente primrio florestal, de alto porte em plantas trepadeiras e epfitas. Ocorre em toda rea fluvial (orla do Rio Amazonas) do estado do Amap, representado cerca de 4,8% do Estado, compreendendo o canal do Norte do Rio Amazonas e reas dos principais rios da regio sujeitas inundaes por ocasio do movimento das mars, predominando espcies com razes profundas, troncos retorcidos com casca grossa e solos cidos, como: Sucuba, barbatimo,Murici-vermelho, caimb, Caju, Murici-branco.

c) Campo de vrzea (ou inundveis):constituem ambiente influenciado pelo regime pluvial sazonal, e de mars cclicas, representam uma relao ecolgica altamente especializada. Os campos de Vrzea so influenciados pelas guas das chuvas e pelo regime de mars compondo um cenrio de reas deprimidas,interligada por uma intensa rede de canais com inmeros pequenos lagos temporrios ou permanentes. d) Cerrados: um ambiente no amaznico, provavelmente remanescente de um perodo remoto. Sua presena nesta regio conseqncia de drsticas alteraes climticas que marcaram a histria. Sua vegetao do tipo savantica (cobertura vegetal aberta), com vegetao esparsa, constituda de um estrato herbceo bastante denso e um estrato arbustivo-arbreo, formado por elementos isolados de baixo porte. e) Manguezal: Ocupa 2% do Estado. caracterizado pela presena vegetao pneumatfila, em solos halfilos.Ocorre na Costa amapaense de influncia salgada onde predominam espcies tpicas como: mangal, tintal, siriubal,etc... 19- (Gesiel_2012) So exemplos de Rio existentes no Amap: a) Rio Matapi, Ria Araguari e Rio Paru b) Rio Araguari, Rio Oiapoque e Rio Xingu. c) Rio Oiapoque, Rio Jar e Rio So Francisco. d) Rio Araguari, Rio Vila Nova e Rio Paru. e) Rio Vila Nova, Rio Pedreira e Rio Cassipor. 20- (Gesiel_2012) Sobre a localizao do Estado do Amap, assinale a alternativa incorreta. a) Na poro setentrional, faz fronteira com a Guiana Francesa, e em sua poro sudoeste com o Rio Jar e em sua poro nordeste com o Oceano Atlntico e est localizado em 3 hemisfrios. b) Faz fronteira com os seguintes pases: Guiana Francesa, Suriname e Guiana e em sua poro leste com o Oceano Atlntico. c) um Estado que possui influncia de gua doce e salgada, devido sua localizao geogrfica. d) Em sua poro Oeste e sudoeste, faz fronteira respectivamente com Par e Rio Jar e em sua poro Leste e sudeste com o Oceano Atlntico e Rio Amazonas,respectivamente. e) Est localizado na poro ocidental da Amaznia (na desembocadura do Rio Amazonas) e est em 3 hemisfrio 21- (Gesiel_2012) Sobre os aspectos populacionais do Amap correto afirmar que: a) O estado do Amap o mais urbanizado do Brasil, superando importantes unidades federativas, como So Paulo e Rio de Janeiro. b) O territrio amapaense superpovoado, visto que sua densidade demogrfica elevadssima.

c) O ndice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Amap um dos menores da Regio Norte, estando frente apenas dos estados nordestinos. d) De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), o Amap possui 626,6 mil habitantes, sendo o estado menos populoso da Regio Norte. e) O saneamento ambiental no estado exemplar, pois cerca de 50% das residncias do Amap tm acesso gua tratada e rede de esgoto. 22- (FCC) - O Estado do Amap possui nove Unidades de Conservao que representam 18,8% da rea total do Estado. Em qual das Unidades citadas abaixo permitido o uso sustentvel dos recursos? a) Rebio do Lago Piratuba b) Rebio do Parazinho c) Estao Ecolgica do Jar d) Resex do Rio Iratapuru e) Parque nacional do Cabo Orange 23- A rea destacada pelo trao forte no mapa a seguir refere-se:

24 - (Gesiel_2012) Quando se pensava que as descobertas sobre a nascente do rio Amazonas estavam finalizadas, cientistas brasileiros anunciaram a localizao de uma outra nascente deste rio, demonstrada no mapa a seguir. Esta descoberta pode ser estratgica para pases da Amrica do Sul drenados pela bacia amaznica, quanto presena de gua doce em seus territrios.

a) ao projeto Jari pare a produo de celulose em vrias fbricas para, atravs do Porto de So Lus, alcanar os mercados externos. b) ao projeto hidreltrico de Tucuru-Balbina como apoio para a criao de um plo industrial ern Marab. c) ao programa grande Carajs (explorao de minrios, agropecuria e madeiras) com corredor de exportao para o porto de Itaqui em So Luis. d) ao programa agropecurio do Bico do Papagaio, que visa a colonizao regional em pequenas propriedades. e) a ferrovia norte-sul com o objetivo de escoar a produo de gro atravs do porto de Itaqui no Maranho.

De acordo com o texto, com os seus conhecimentos e com a representao do mapa, possvel afirmar que (A) a partir da descoberta da nova nascente, o rio Amazonas ultrapassa o rio Nilo quanto a extenso territorial, entretanto esta descoberta no implica no aumento do potencial de gua doce no Brasil, considerando que a nascente j existia. (B) a antiga nascente do rio Amazonas, localizada no lago Titicaca, dava ao Brasil o destaque de possuir a maior reserva de gua doce do planeta. Com a descoberta da nova nascente, o rio Amazonas passa a destacar-se no contexto mundial como o mais extenso. (C) a descoberta da nova nascente do rio Amazonas aumenta o seu potencial de gua doce, colocando o Brasil em uma posio privilegiada como detentor de um recurso estratgico ao desenvolvimento do pas. (D) com a descoberta da nova nascente do rio amazonas, este passa a englobar na sua bacia o lago Titicaca caracterizando-se como um rio flvio-lacustre, contribuindo para a integrao da Bolvia e do Peru ao Mercosul. (E) a nova nascente do rio Amazonas provoca a modificao no seu aspecto fisiogrfico, o qual passa a ser um rio de planalto e navegvel em toda a sua extenso, contribuindo para o aumento dos fluxos comerciais e migratrios entre Bolvia, Peru e Brasil. papojuridiques.blogspot.com gesiel.oliveira78@gmail.com

Вам также может понравиться