Вы находитесь на странице: 1из 10

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN ESCOLA POLITCNICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO ENGENHARIA DAS ORGANIZACOES I

ELIZA BEATRIZ ZANELLA LARCIO PAULO FERREIRA

FORMULRIO

TOLEDO 2012

ELIZA BEATRIZ ZANELLA LARCIO PAULO FERREIRA

FORMULRIO

Trabalho apresentado ao Curso de Graduao em Engenharia de Produo, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Professor: Franco Manfroi

Toledo 2012

1 INTRODUCO O formulrio adquiriu uma grande importncia com o crescimento das organizaes, em virtude de se tratar de um excelente veiculo de transmisso das informaes, que se tornam indispensveis para o planejamento, execuo e controle das diferentes atividades desenvolvidas, vale resaltar que quanto mais complexa a empresa tanto mais necessria existncia de mtodos de coleta, analise, e processo de dados. A maioria das organizaes pouco se preocupa com o problema, mas com as organizaes modernas, dependem de um processo otimizado de funcionamento. Tem a necessidade de tratar da papelada com maior lucidez, introduzindo mtodos adequados de implantao, supresso e racionalizao de formulrios, reduzindo, custos operacionais e tornando mais simples os fluxos de trabalho e manipulao de informaes. Tendo um documento que atinja os objetivos propostos, sua criao e racionalizao de ver efetivada por um rgo que tenha condies de estudar sua necessidade verificarem as informaes realmente indispensveis, definir os campos apropriados, identificar seu fluxo e outros aspectos relevantes.

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Data ___/___/_____

Prezado Colaborador

Nossa Poltica da Qualidade se sustenta na evidncia do respeito para com nossos colaboradores. Certos de que as pessoas so nosso grande diferencial competitivo, queremos saber o que voc pensa sobre a sua empresa. Por favor, assinale no quadro abaixo, sua verdadeira e sincera impresso sobre os valores descritos. Sua opinio nos orientar no caminho que escolhemos percorrer. Se obtivermos uma avaliao positiva, lograremos o xito de estarmos coesos. Caso contrrio, buscaremos alternativas para corrigir o que no estiver de acordo com as suas expectativas.

Poltica salarial 1. Forma de pagamento 2. Exatido nos valores da folha de pagamento Oportunidade de carreira 3. Valorizao do esforo 4. Incentivo a qualificao 5. Treinamentos 6. Possibilidade de crescimento Comunicao interna 7. Informao sobre mudanas e melhorias Programa de qualidade 8. Seu conceito e impresso em relao ao programa da qualidade que est iniciando Relacionamento no trabalho 9. Com os colegas 10. Com os auxiliares

Ruim

Bom

Pesquisa de clima organizacional Itens avaliados

Regular

tima

11. Com os supervisores Ambiente de trabalho 12. Limpeza, Ventilao e iluminao na rea onde executo meu trabalho. 13. Condies de segurana (EPIs) maquinrio e equipamentos 14. Recursos materiais e organizao na rea onde executo meu trabalho TOTAL DE PONTOS Responda ao questionrio abaixo assinalando como voc se sente quanto s situaes apresentadas. Coloque um X no espao correspondente figura que melhor represente seu sentimento, ou seja, se voc se sente: CONTENTE 4 QUASE SATISFEITO ?! 3 INDIFERENTE 2 CHATEADO 1

ou

Assinale somente uma das alternativas de cada um dos itens. Faa esse trabalho com sinceridade e sem receio, pois essa pesquisa no identificada. Se voc no assinalar exatamente o que sente, o resultado ser errado e teremos perdido uma tima oportunidade de saber como esto se sentindo os funcionrios da empresa. Por favor, no assinale mais de uma alternativa. Como que voc se sente em relao ao seu chefe imediato? Nosso relacionamento pessoal me deixa: Trabalhar com ele me torna uma pessoa: T-lo como chefe me deixa: A maneira como ele se comunica, d instrues e orientao me faz ficar: A valorizao que ele atribui a mim me deixa: TOTAL DE PONTOS ?!

Sugestes:_____________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

Como que voc se sente em relao Empresa? O ambiente de trabalho me deixa: O trabalho que fao me torna uma pessoa: Em relao satisfao com a funo que exero, eu estou: O nvel de Qualidade da Empresa (produto, atendimento ao cliente, organizao, preciso, limpeza) me deixa: TOTAL DE PONTOS ?!

Sugestes:_____________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

Quanto motivao, escolha umas das quatro respostas para cada questo: Regular Quanto motivao, escolha umas das quatro respostas para tima Bom cada questo: Voc acorda pela manh disposto e pensando nos projetos do dia? Voc tem pelo menos uma idia ou soluo inovadora a cada semana? Voc tem curiosidade em aprender cada vez mais a respeito de seu trabalho? Cada nova conquista motivo de prazer e satisfao? Sente orgulho de dizer para seus amigos o que faz e onde trabalha? Tem interesse em assumir posies mais elevadas e vislumbra esta possibilidade? Recebe espontaneamente reconhecimento de seus superiores pelo seu trabalho? Ruim

Se precisar ficar depois do horrio, fica pelo prazer de mais uma tarefa concluda? TOTAL DE PONTOS

Sugestes:_____________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

NO PREENCHER PONTOS ALCANADOS =______. NDICE ALCANADO EXCELENTE 90 A 100% BOM 70% A 89% 136 PONTOS= 100% %= Pontos alcanados x 100= ______%. 136 REGULAR 41% A 69% INSATISFATRIO <40%

Consideraes finais (Opcional):____________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________.

2 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Qual o nome do formulrio? Pesquisa de clima Organizacional. Qual o objetivo do formulrio? Medir a satisfao dos funcionrios no trabalho e armazenar dados e informaes sobre o histrico da empresa. Quem emite o formulrio? Departamento de Recursos Humanos. Quantas vias? Uma via impressa e uma via digitalizada. Qual o destino das vias? Departamento de Recursos Humanos, Estratgico . Todas as vias so iguais? Sim. Qual o consumo? Semestral. Qual o processo de arquivamento? Arquivo numrico (cada formulrio possui uma numerao), e na forma digitalizada. Por quanto tempo ficar nos arquivos? Um ano. Diretoria da Empresa, Controle

3 CONCLUSO

O formulrio um documento que transita pela organizao por meio de varias pessoas, por varias unidades, tambm pelo fato de ser parte integrante de processos, fica um pouco problemtica a indicao especfica da analise e do desenho dos formulrios. A responsabilidade pelo controle dos formulrios deve ser centralizada, podendo ser evitados inconvenientes, como criao de diferentes modelos de formulrios para um mesmo assunto, sendo que j existe um modelo padro. Contudo, vale resaltar que um formulrio s deve ser criado se possuir finalidade especifica que o justifique, devendo ser mantido, para o alcance de dados concretos. bom sempre manter o formulrio atualizado, para melhor eficcia na avaliao, melhor entendimento de quem esta preenchendo o formulrio, tornando o trabalho mais dinmico.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebolas de, Sistemas e Organizaes & Mtodos: Uma Abordagem Gerencial, 14 Edio Revista e Ampliada.

CURY, Antnio, Organizao e mtodos: uma viso holstica, 7 Edio Revisada e ampliada So Paulo: Atlas, 2000.

Вам также может понравиться